Módulo: Comercial > Consulta
Aqui, analisaremos as particularidades que constituem a tela Portal de Mov. Internas; seus campos com seus respectivos preenchimentos, os botões e as situações que estes podem e/ou devem ser acionados.
Observação: O parâmetro "Utilizar novo layout para portais - USANOVOSPORTAIS" quando ativado, fará com que os Portais de Compra, Venda ou Movimentação Interna sejam carregados em novos layouts; remos-se a geração dos dados na tela de acordo com Tipo de movimento escolhido. Com o parâmetro desativado, os portais serão exibidos em seu layout habitual.
Importante: A partir da versão 3.24 do Sankhya-OM, a funcionalidade gerada pela ativação do parâmetro USANOVOSPORTAIS será um padrão no sistema, ou seja, mesmo que este se encontre desativado, os portais serão apresentados em novos layouts e não será possível utilizá-los na versão antiga.
Tipo de Movimento | Filtro Personalizado | |
Filtros | Status Documentos | |
Itens | Liberações | |
Parceiros | WMS | |
Grade - Resultado da seleção | Grade - Itens | |
Painel de acesso rápido |
Tipo de Movimento
Quando você acessa o Portal de Mov. Internas, a ação inicial a ser executada é a definição do "Tipo de Movimento" a ser trabalhado, sendo que você poderá escolher uma dentre as seguintes opções:
- Pedido de Requisição;
- Requisição;
- Devolução de Requisição;
- Transferência;
- Canceladas;
- Todos (exceto canceladas).
O botão localizado à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, é denominado "Filtrar Top(s)"; através dele, você pode selecionar o Tipo de Operação - TOP desejado, de acordo com o tipo de movimento definido, por exemplo, sendo escolhido o tipo de movimento Requisição, serão exibidas para escolha, as TOP's cadastradas correspondentes ao tipo de movimento Requisição.
Observação: Quando o Tipo de Movimento estiver filtrando as Notas Canceladas, o Sankhya Om aplicará as regras por Empresa cadastradas na Central de Certificações e vinculadas aos usuários (Cadastro de Usuários, aba Validações), de forma a não permitir que estes visualizem informações da Empresa que foi associada à regra (campo "Permissão" = "Proibido") ou visualize apenas desta Empresa (campo Permissão = "Permitido").
Filtro Personalizado
A seção "Filtro Personalizado" é destinada à construção de filtros específicos de cada processo e/ou usuário.
O acionamento do botão abre o pop-up "Assistente para a Criação de Filtros"; por meio dele, é possível:
- Criar um novo filtro;
- Editar um filtro existente;
- Deletar filtros existentes;
- Editar filtro padrão - o filtro padrão é aplicado a todos que utilizam o sistema e somente o usuário SUP pode alterá-lo.
Uma vez um filtro criado e selecionado para uso, o botão que abre o Assistente para a criação de filtros, assume a coloração vermelha, o que facilita a percepção de que existem filtros personalizados que foram elaborados e encontram-se ativos.
Quando você aciona o botão "Limpar filtros", fará com que a seção "Filtro Personalizado" retorne para o estado inicial "Sem filtro".
Já o botão "Aplicar" faz a junção de todos os filtros criados (personalizados ou não) e apresenta os resultados correspondentes na grade Resultado da seleção.
Filtros
No quadrante "Filtros" temos os campos que irão auxiliar na localização de pedidos, notas etc, de maneira direcionada, rápida e singular.
Inicialmente, é possível que você determine a apresentação dos documentos considerando o período em que estes foram negociados ou movimentados, através dos campos "Data da negociação" ou "Data do movimento", respectivamente. Além da possibilidade de configuração manual, estas duas datas podem ter sua definição previamente estabelecida por meio do botão "Outras Opções...", opção Preferências.
Ao selecionar o Tipo de Movimento "Canceladas", será possível trabalhar com o "Período de Cancelamento" das notas.
O "Número do documento" se refere ao número do pedido, nota etc; você poderá buscar por apenas um documento, informando o mesmo número em ambos os espaços, ou pesquisar por lançamentos efetuados dentro de um determinado intervalo de numerações.
Na tentativa de localizar apenas um documento, faça através do "Número único" da nota; esta é uma numeração gerada interna e exclusivamente para cada documento no sistema.
É possível filtrar os documentos desejados, informando aquele que gerou a nota e/ou aquele para o qual a nota foi gerada, ou seja, "Empresa" e "Parceiro", respectivamente.
Caso sua empresa trabalhe com "Ordem de Carga", você também poderá localizar os documentos que a compõem, informando sua devida numeração.
Visando refinar ainda mais a busca, a marcação "Somente com carta de correção" quando realizada, exibe com base também nos demais filtros, os documentos que possuem carta de correção a eles vinculada.
O quadrante "Filtros" conta com a marcação "Notas com diferença na geração do Livro" que leva em consideração o que é realizado na Geração ICMS/IPI, ou seja, as notas que apresentarem alguma divergência quanto a base de ICMS/IPI na execução da referida rotina, serão apresentadas na grade Resultado da seleção, com base também nos demais filtros.
Por fim, temos o "Status conferência" que está interligado às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência; neste, são disponibilizadas as seguintes opções:
- Todos;
- Aguardando conferência;
- Em andamento;
- Finalizada divergente;
- Finalizada OK;
- Aguardando recontagem;
- Recontagem em andamento;
- Recontagem finalizada divergente;
- Recontagem finalizada OK.
Através do parâmetro "Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS" você pode configurar no Portal de Vendas/Portal de Compras/Portal de Mov. Internas um intervalo em dias para se executar as pesquisas por "Data da negociação" e/ou "Data do movimento". Caso não seja preenchido o filtro por Parceiro, Nº único ou Nº de documento, o prazo configurado neste parâmetro será respeitado. Valores menores que "0" não tem funcionalidade.
Ao executar uma consulta sem informar um prazo nos filtros de Data da negociação e/ou Data do movimento com o parâmetro configurado, a seguinte mensagem será exibida:
"Informe um período de até X dia(s) para "Data da negociação" e/ou "Data do movimento" ou informe um filtro por Parceiro, Número único ou Nro. documento."
É possível ainda que você configure essa mesma funcionalidade de forma específica para o Portal de Mov. Internas, através do parâmetro "Máximo dias sem filtro no Portal de Mov. Internas - MAXDIASPORTMINT".
Nota: Quando o parâmetro MAXDIASPORTMINT estiver configurado, este terá preferência sobre o parâmetro MAXDIASPORTAIS.
Status Documentos
Este quadrante permite que você pesquise os documentos de acordo com o seu status; tem-se aqui, as seguintes opções:
- Status NF-e,
- Status NFS-e,
- Status CT-e.
Itens
Por meio do quadrante "Itens", você poderá pesquisar pelos documentos desejados, considerando os "Produtos" que foram inseridos nos mesmos.
Além disso, na "Situação do item" é possível definir se serão apresentados os documentos que contenham itens "Pendentes", "Não Pendentes" ou em "Ambas" as situações.
Liberações
O quadrante "Liberações" está diretamente ligado à rotina Liberação de Limites e a coluna "Liberação" apresentada na grade Resultado da seleção, pois esta última exibe a situação do documento em relação à rotina mencionada; observe as seguintes opções de marcação:
Sem pendência: Esta situação diz respeito a um documento que não possui liberações a serem feitas pra ele, ou seja, ele segue o fluxo de processos na empresa, sem a necessidade de nenhuma autorização vinda de outras pessoas (gestores);
Reprovado: Temos, neste caso, um documento que passou pela avaliação de um liberador e este não autorizou a solicitação realizada.
Pendente: Um documento se encontra nessa situação, quando alguma solicitação de liberação foi feita pra ele, porém o liberador ainda não avaliou sua concessão.
Aprovado: Ao solicitar alguma liberação para um documento qualquer e o liberador o concede, tem-se o documento com este status.
Parceiros
O quadrante "Parceiros" permite a escolha dos parceiros para os quais se efetuou o lançamento de documentos, de modo a serem filtrados na grade Resultado da seleção.
Ao clicar no botão "Adicionar" será aberto o pop-up "Pesquisando 'Parceiro'" onde você pode buscar os parceiros que terão seus pedidos de requisição, requisições etc verificados.
O botão "Remover" retira o(s) parceiro(s) marcados na caixa da listagem construída.
Por fim, o botão "Limpar" apaga todos os parceiros presentes na listagem, marcados ou não.
WMS
Último local disponível no Portal de Mov. Internas para ser utilizado como filtro, o quadrante "WMS" trabalha com opções ligadas às rotinas de Conferência e o módulo WMS.
O "Status WMS" possui vínculo com os processos de Expedição; você pode defini-lo para filtragem dos documentos, dentre as seguintes alternativas:
- Todos;
- Pedido parcialmente cortado;
- Enviado totalmente;
- Enviado parcialmente;
- Não enviado;
- Não controlado pelo WMS;
- Pedido totalmente cortado.
A "Situação WMS", também relacionada aos processos de Expedição, possui as seguintes opções de definição:
- Todos;
- Prob./Erro confirmação nota;
- Aguardando recontagem;
- Em processo separação;
- Enviado para separação;
- Aguardando separação;
- Armazenado.
- Armazenado parcial;
- Aguardando conferência volumes;
- Conferência validada;
- Aguardando conferência (separação);
- Conferência com divergência;
- Parcialmente conferido;
- Aguardando armazenagem;
- Enviado para armazenagem;
- Pedido totalmente cortado;
- Não enviado;
- Cancelada;
- Pedido parcialmente cortado;
- Aguardando formação de volumes;
- Concluído;
- Em processo conferência;
- Aguardando conferência;
Observação: Para que o quadrante WMS seja apresentado, é necessário que a empresa possua em sua licença o Módulo WMS. Além disso, para sua correta utilização, é necessário que o filtro correspondente a este status esteja dentro das seguintes regras:
- No Tipo de Operação - TOP utilizado para o lançamento, o campo "Configuração p/ conferência" presente na aba Geral deve estar informado;
- No Cadastro do Produtos, a marcação "Excluir do processo de conferência" localizada na aba Geral, não deve estar assinalada; além disso, no lançamento efetuado, o item precisa estar Pendente;
- Se na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" estiver definida como Antes de Faturar, será necessário que o lançamento na Central de Mov. Internas esteja confirmado;
- Caso na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" esteja definida como Antes da Confirmação, é necessário que o lançamento na Central de Mov. Internas esteja liberado para conferência;
- O status da conferência deve estar em concordância ao que for selecionado no Portal de Mov. Internas.
Grade - Resultado da seleção
A grade "Resultado da seleção" é alimentada com os documentos resultantes da configuração previamente realizada nos Filtros Personalizados ou dos Filtros. Um duplo clique sobre qualquer linha da grade, abre a Central de Mov. Internas para visualização detalhada do documento.
Podemos observar no alto da grade Resultado da seleção alguns botões que são essenciais para as rotinas possíveis de serem executadas no Portal de Mov. Internas. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Configuração da Grade: Este botão quando acionado, abrirá um pop-up com este mesmo nome, onde você seleciona as colunas que irão compor a grade Resultado da seleção.
Exportar grade para PDF: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Observação: com o parâmetro "Verifica se tem milhar e no tem decimal - TEMMILHARNTDEC" ligado, ao exportar o relatório no formato planilha, os dados não serão apresentados com casa decimal, mas terão o ponto separador de milhar.
Novo documento: Este botão abre a Central de Mov. Internas posicionando-a para inserção de um novo documento correspondente ao Tipo de Movimento que se encontra selecionado. Você pode também escolher previamente o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, ou ainda o Layout que servirá de base para o novo lançamento.
Duplicar: Através deste botão, você pode efetuar a duplicação (cópia) de um documento selecionado na grade. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Duplicar/Copiar Documento", onde informa-se a TOP, Série, Data de saída, determina-se se o documento em questão irá atualizar preço, além de ser possível Selecionar Itens que irão compor o futuro documento.
Importante: Para que a opção Duplicar se encontre disponível para utilização, o parâmetro "Permite duplicar pedidos/notas? - PODEDUPNF" necessita estar habilitado.
Observação: Habilitando-se o parâmetro "Copiar séries de produtos ao duplicar transferências? - DUPSERIEPROD", ao duplicar uma nota de transferência os números de série de cada item do produto serão copiados para o novo documento.
Nota: O parâmetro "Atualizar Preço na Duplicação de Pedido - ATUALPRECOPVEN" quando ligado, realiza a marcação automática da opção "Atualiza Preço", sendo possível desmarcá-la manualmente.
Ao duplicar um pedido/nota com a marcação "Recalcular preço prod. ao faturar" (Tipo de Operação - TOP, aba Geral) realizada, o sistema atualizará o preço mesmo que a opção Atualiza Preço se encontre marcada; quando o campo Recalcular preço prod. ao faturar estiver desmarcado, o preço será atualizado somente se a opção Atualiza Preço estiver selecionada.
Não há relação entre o comportamento descrito acima e as configurações do campo "Digitação da Nota" localizado no Cadastro de Produtos, aba Venda.
Remover: Este botão procede com a exclusão do documento selecionado na grade, porém, atente-se para as condições de remoção de um documento do sistema, por exemplo, após realizar a confirmação de um documento pode-se excluí-lo somente se o Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento possuir em sua aba Geral, a marcação "Permitir Alteração após confirmar" acionada.
Imprimir: Por meio deste botão, você pode imprimir os dados apresentados na grade, ou definir a opção de impressão de acordo com o documento e/ou processo que está sendo executado. Temos as seguintes opções:
- Imprimir Nota;
- Imprimir Boleto;
- Imprimir Expedição;
- Imprimir Nota Adicional;
- Desvincular Impressoras Substitutas;
- Visualizar Boleto.
Cancelar Nota: O acionamento deste botão invalida o documento. Você pode obter mais informações acerca deste processo nos link's O que é Cancelar uma Nota Fiscal? e Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica: Temos através deste botão, todas as opções acerca das Notas Fiscais Eletrônicas. No uso do Tipo de Movimento "Canceladas", este botão é habilitado caso algum documento seja selecionado na grade Resultado da seleção.
Observação: Ao selecionar uma nota que esteja com o "Status NF-e" = "Aguardando Correção" e clicando na opção "Gerar lote" disponível neste botão, caso a data e/ou hora estejam diferentes da data e/ou hora do servidor, o parâmetro "Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor? - DTNEGSERV" terá o seguinte comportamento:
- Encontrando-se habilitado, será realizada a alteração da data e/ou hora do documento de forma automática.
- Caso encontre-se desabilitado, será apresentado um pop-up te questionando se você deseja manter a data e/ou hora do documento ou se deseja ajustar estas informações para que estejam de acordo com as informações do servidor.
Desta forma, será possível alterar as datas de negociação, faturamento e entrada/saída de acordo com o mesmo comportamento da Central de Vendas ao realizar a confirmação de uma nota com data diferente do servidor.
Importante: Realize a atualização destas datas e horas pois, se um boleto estiver vinculado à estas datas e for efetuado a correção do cadastro dias depois, a nota e o boleto serão recebidos com datas de saídas incorretas, ocasionando a perda do prazo negociado.
Ao clicar na opção "Pendente de Retorno" será apresentada a opção "Marcar como Pendente de Retorno", que ao ser acionada, fará com que as informações da NF-e sejam encaminhadas para outro registro, e esta precisará ser Cancelada após sua aprovação. Dessa forma, uma nova NF-e poderá ser gerada para este lançamento.
Na opção "DANFE de segurança" a alternativa "Marcar como DANFE de segurança" deve ser utilizada apenas em contingência. Ao selecionar esta opção, o DANFE precisará ser impresso em Formulário de Segurança (FS-DA).
Em relação à opção "Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail" disponível neste botão, quando esta for selecionada, será enviado ao e-mail cadastrado o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e, também, o PDF da "Carta de Correção", caso exista alguma gerada.
Nota: Se você utilizar esta rotina sem um modelo de impressão de Carta de Correção inserido na tela Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo "Relatório Carta de Correção", o sistema não encaminhará o PDF no e-mail e não emitirá qualquer mensagem de aviso.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Por meio deste botão, teremos acesso às opções que podem ser utilizadas quando realizado o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Opções para Conhecimento de Transporte Eletrônico: Este botão exibe as alternativas relacionadas ao CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico.
Entregar - Devolv./Estor.: Este botão será modificado à medida em que os diferentes Tipos de Movimento forem selecionados. Você pode acessar os detalhes sobre cada um dos comportamentos destes botões nos link's Entregar e Devolver/Estornar, respectivamente.
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Todas as alternativas de uso apresentadas ao acionar este botão, podem ser acessadas no link Portal de Mov. Internas - Botão Outras Opções.
Sankhya Place: Este botão abre a tela "Sankhya Place", onde podemos visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Mostrar lista de painéis: Localizada no lado superior direito da tela, esta opção exibe a listagem dos painéis que compõem a tela Portal de Mov. Internas. Clicando-se na opção desejada, o sistema direciona o foco para a mesma.
Mapa de atalhos: Além das opções até aqui citadas, que podem ser acessadas via botões, você também poderá fazê-los via atalhos do teclado. Esta opção, assim como a anterior, se encontra no lado superior direito do Portal de Mov. Internas.
Observação: Através da coluna "Ambiente NFS-e (Nota/Pedido)" presente na grade Resultado da seleção, podemos visualizar em qual ambiente NFS-e a nota foi gerada. Essa coluna é alimentada através da configuração efetuada nas Preferências da Empresa, aba NFS-e no campo "Ambiente NFS-e". Esta informação será utilizada apenas na emissão própria de notas fiscais de serviço eletrônica.
Observação: Ao ligar o parâmetro "Mostrar parceiros inativos nos portais - MOSTRARPARCINAT", o sistema irá exibir as notas de parceiros inativos no layout flex, sem a necessidade de criar filtros personalizados para tal ação.
Nota: Para que os valores dos principais campos (listados abaixo) sejam exibidos como totalizadores na grade Resultado de Seleção, é necessário que a marcação "Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?" do pop-up Preferências (botão Outras Opções...) esteja habilitado.
- Vlr. Nota
- Base da Substituição
- Base do ICMS
- Base do IPI
- Base Substituição Sem Redução
- Comissão
- Comissão Gerente
- Custo Total do Produto
- Desc. Total dos itens em Moeda
- Desconto total por item
- Metro Cúbico
- Peso
- Peso Bruto
- Peso liq. dos itens
- Qtd. volumes
- Total Líq. Itens em Moeda
- Valor DIFAL UF Destino
- Valor DIFAL UF Remet.
- Vlr. da Substituição
- Vlr. Destaque
- Vlr. do Frete
- Vlr. do ICMS
- Vlr. do IPI
- Vlr. do Juro
- Vlr. Moeda
- Vlr. ST FCP Interno
Observação: A alteração da marcação acima será aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou na seleção de outro Tipo de Movimento.
Grade - Itens
Na grade "Itens" serão apresentados os itens correspondentes ao documento selecionado na grade Resultado da seleção.
No alto da grade Itens, tem-se o botão "Ações" que permite a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Observação: o campo "Qtd. pendente" será preenchido em uma próxima ação, por exemplo, quando um pedido se transformar em nota ou uma nota for convertida em devolução. Lembrando que, neste caso o movimento de transferência não será considerado.
Painel de acesso rápido
O "Painel de acesso rápido" localiza-se no canto direito da tela e é caracterizado pela variedade de botões que podem ser disponibilizados para uso.
A configuração do painel é acessada através do botão também localizado na região direita da tela, porém na parte superior. Ao pressionar o referido botão, é aberto o pop-up "Configuração do painel de acesso rápido", onde terá disponibilizadas as opções correspondentes ao botão Outras Opções...:
A intenção do "Painel de acesso rápido" é agilizar o acesso às funcionalidades mais utilizadas pelos usuários referentes ao botão "Outras Opções...". É importante mencionar que todas as opções estão disponibilizadas para todos os Tipos de Movimento, porém, o sistema internamente controla a apresentação de cada opção em seu Tipo de Movimento correspondente.
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