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O Balancete de Verificação é um demonstrativo que relaciona cada conta contábil ao respectivo saldo devedor ou credor, de modo que, se os lançamentos foram corretamente efetuados conforme o Método das Partidas Dobradas, o total da coluna dos saldos devedores é igual ao total da coluna dos saldos credores.
O principal objetivo desse demonstrativo é verificar se o método de partidas dobradas, ou seja, a soma de todos os débitos e créditos devem possuir o mesmo total, que é observado pela escrituração da empresa. O balancete também é utilizado como instrumento de decisões gerenciais, pois por meio de balancetes mensais tem-se em mãos um resumo de todas as operações, bem como todos os saldos existentes ao final de cada período. Desse modo, a administração da empresa conhecerá seus resultados financeiros e econômicos ao final de determinado período.
Na parte superior da tela, é apresentado o código juntamente com a descrição da Razão Social da empresa selecionada. Ao aplicar sobre esta descrição, pode-se escolher outra empresa para análise dos dados.
Ao lado dessa informação, teremos o botão "Visualizar Relatório" que deve ser acionado depois que as opções desejadas para geração do relatório forem marcadas.
Inicialmente, defina o "Período de Movimento" em que o relatório será gerado.
Desta forma, teremos:
Seção Conta Contábil | Seção Centro de Resultado | |
Seção Projeto | Seção Parâmetros de Impressão | |
Seção Parâmetros para Resumo do Balancete | Parâmetros que influenciam a rotina |
Nessa seção, tem-se os seguintes campos:
Defina o critério para apresentação das contas contábeis por meio do campo "Considerar". Este dispõe das seguintes opções:
- Todas: Quando essa opção for definida todas as contas serão apresentadas;
- Intervalo: Ao definir essa opção no campo acima, os campos "Inicial" e "Final" serão habilitados, nestes informa-se o intervalo de contas para que o Balancete de Verificação seja gerado com base neste espaçamento informado;
- Conta Reduzida: Por meio dessa opção, será acionado o campo "Cód. Reduzido" que quando preenchido, o Balancete de Verificação será gerada somente em relação a conta aqui informada.
O campo "Conta Resultado" é apresentado conforme a configuração realizada no campo "Conta Contábil de Encerramento de Resultado" da aba Plano de Contas localizado na tela Preferências de Contabilidade da Empresa.
Esta seção será ativada somente se o campo "Utiliza Centro de resultado" na aba Lançamentos da tela Preferências de Contabilidade da Empresa.
Preencha aqui, o intervalo dos Centros de Resultado que deverão ser apresentados no Balancete de Verificação.
A seção Projeto será exibida somente se nas Preferências de Contabilidade da Empresa, aba Lançamentos, a marcação "Utiliza Projeto" estiver realizada.
Informe aqui, o intervalo dos projetos que deverão ser exibidos no Balancete de Verificação.
Por meio da marcação "Imprimir contas sem movimento e com saldo atual igual a zero", serão consideradas no balancete as contas sem movimento, cujo saldo atual é igual a zero.
Com a marcação "Imprimir contas com movimento e com saldo atual igual a zero" definida, ao gerar o Balancete, o sistema irá considerar as contas com movimento e com saldo atual igual a zero.
Ao efetuar a marcação "Imprimir contas sem movimento e com saldo atual diferente de zero", as contas sem movimento que possuírem o saldo atual diferente de zero serão consideradas no Balancete.
Observação: referente às marcações acima, o sistema utilizará a referência que a empresa selecionada se encontra para a busca do saldo atual conforme configuração realizada no campo "Referência" da aba Exercício nas Preferências de Contabilidade da Empresa, de modo que, caso a empresa esteja com a referência de um ano contábil diferente do ano contábil informado no período, o sistema pesquisará pelo saldo da referência atual configurada para a busca do saldo atual.
Imprimir D/C nos saldos: Através desta marcação, serão impressos os caracteres D (Débito) ou C (Crédito) para os saldos das contas.
Saltar folha na quebra de grau 1: Ao ser marcada, essa opção, todas as contas a serem impressas cujo grau 1 for diferente da conta anteriormente impressa, automaticamente ocorrerá um salto de página. Caso contrário, a impressão do relatório será contínua.
Imprimir em ordem alfabética o último grau: Se marcada esta opção, todas as contas a serem impressas cujo grau for igual ao "Grau do Balancete", ocorrerá a impressão por ordem alfabética de suas descrições.
Imprimir o título da conta por inteiro: Com esta marcação efetuada, caso o título da conta seja extenso, o sistema não irá cortar este título, de modo que todo ele será exibido no relatório.
Imprimir Conta: Este campo permite a geração do relatório do Balancete de Verificação visualizando-se as contas contábeis referencias. Tem-se para este campo, as seguintes opções:
- Conta Contábil (opção padrão);
- Conta Reduzida;
- Conta Referencial.
Quando o campo Imprimir Conta for definido com a opção Conta Referencial, ao gerar o balancete a coluna Conta Contábil, assume a descrição "Conta Contábil Referencial", e os dados da coluna serão os referentes às contas contábeis referencias que estiverem vinculadas no Plano de Contas para a empresa da geração do balancete.
Ao vincular uma mesma conta referencial para várias contas contábeis no plano de contas, 1 para N, na geração do relatório o sistema agrupa os valores destas várias contas para uma única conta a que se refere; deste modo, no relatório será demonstrado o valor da conta referencial totalizando os valores das várias contas.
Imprimir conta reduzida: Ao realizar esta marcação, será apresentada uma coluna no balancete contendo a conta reduzida.
Imprimir saldo anterior zerado: Por meio desta marcação, a coluna de saldo anterior será apresentada com os valores zerados.
Desprezar zeramento de contas de resultado: Esta marcação indica se o zeramento das contas será ou não considerado no relatório a ser impresso.
Saltar folha na quebra do CR.: Efetue esta marcação, ocorrerá um salto de folha quando se der uma quebra pelo Centro de Resultado.
Atualizar página do Diário: Ao realizar essa marcação, na impressão do livro em referência a um determinado período, o sistema irá armazenar a última página impressa para iniciar a impressão do período seguinte a partir desta página.
Imprime logomarca?: Esta marcação quando realizada, a logomarca será gerada/impressa no canto superior esquerdo do relatório.
Geração da Assinatura conforme signatários?: Ao ligar essa marcação, na última página do lado esquerdo dos relatórios será exibida a primeira assinatura e assim por diante. A assinatura cadastrada deve pertencer a mesma empresa da geração do demonstrativo; a data de início/fim da assinatura deverá estar contida no período da data que está sendo gerado o demonstrativo e a marcação Gerar Relatórios Contábeis deve estar realizada. Caso essa marcação esteja desligada, as assinaturas padrões serão geradas, incluindo a do sócio e a do contador.
Observação: se não houver signatários cadastrados na aba Signatários da tela Empresa, o balancete será gerado sem as informações dos assinantes.
Importante: caso várias assinaturas sejam impressas, pode ser que o espaço não seja suficiente, por isso serão impressas em outra página. A ordenação das assinaturas geradas será de acordo com o código do signatário.
Quebrar balancete por empresas de origem?: Esta marcação deverá ser utilizada juntamente com a marcação "Usa Empresa Auxiliar" localizada na aba Lançamentos das Preferências da Empresa. Caso encontre-se habilitada, o relatório Balancete de Verificação será apresentado por Empresa de Origem dos lançamentos, ou seja, os saldos apresentados serão demonstrados conforme a Empresa de Origem que gerou os mesmos.
Observação: caso o campo da Empresa de Origem esteja desmarcado, a exibição por empresa de origem não surtirá efeito.
Manter hierarquia de empresa origem?: Ao acionar está marcação, na apresentação do relatório a empresa de origem seja exibida deixando de seguir a conta de grau 1, ou seja, o relatório deixará de ser apresentado seguindo a prioridade "Conta Grau 1 / Empresa Origem".
Através do campo "Opções de visualização" será possível definir a forma de visualizar os relatórios de acordo com as opções abaixo:
- Imprimir linhas zebradas;
- Imprimir com altura 10;
- Imprimir padrão.
Nota: com a opção "Imprimir padrão" selecionada, as contas sintéticas serão apresentadas no Balancete de Verificação destacadas na cor amarela.
Ao efetuar a marcação "Executa rotina de Zeramento?", o sistema realizará antes da geração do relatório, a rotina de zeramento de contas, trazendo assim a posição patrimonial no momento da análise, porém, mantendo os saldos das contas sem modificações.
Nota: a marcação acima encerrará as contas de resultados, porém, sem deletar os saldos, para oferecer a visão de balancete (ativo, passivo e resultado) completa. Para que a marcação funcione corretamente, configure a rotina de zeramento de contas.
Caso haja uma configuração de bloqueio para determinado período na tela Configuração Fechamento Contábil/Fiscal, ao utilizar a referida marcação e selecionar a opção "Visualizar Relatório", o sistema irá gerar o balancete zerando as contas contábeis.
Observação: o parâmetro "Numero de lote p/ zeramento fictício do Relatório Balancete - NUMLOTEFICTICIO" é utilizado para realizar uma falsa rotina de zeramento, pois esta rotina necessita de um número de lote não existente informado. Desta forma, o valor padrão do parâmetro é 9999 e, caso esse seja o número de um lote já existente (com a mesma Dt. Referência, Cód. empresa e Num. Lote), o sistema apresentará a seguinte mensagem no momento da geração do relatório:
"Ajuste o parâmetro 'NUMLOTEFICTICIO', pois seu valor atual se refere a um lote já existente. Configure-o para um número de lote não existente (entre 1 e 32767)."
Data e Hora da Emissão: Neste campo são apresentadas a data e hora atual da emissão do relatório; caso necessário, pode-se modificá-lo manualmente.
Última página impressa: Pode-se informar neste campo, a última página impressa pelo sistema.
Grau do Balancete: É possível aqui, definir em qual grau o relatório deverá ser gerado. Por exemplo, uma conta "1.1.2.03.0004", que possua Grau do Balancete igual a "3", será visualizada da seguinte forma: "1.1.2".
Layout: Por este campo, determine o tipo de quebra do Balancete. Tem-se as seguintes opções:
- Somente Contas;
- Quebrar por CR;
- Combinar hierarquia do CR com a da conta;
- Hierarquia do CR sem as contas;
- Quebrar por Projeto;
- Combinar hierarquia do Projeto com a da Conta;
- Hierarquia do Projeto sem as contas;
- Quebrar por CR/Projeto;
- Quebrar por Projeto/CR;
- Quebrar por CR e combinar Projeto com Conta;
- Quebrar por Projeto e combinar CR com Conta.
Formato da impressão: Por meio da definição realizada neste campo, determine qual a extensão utilizada para impressão do relatório. Tem-se as seguintes opções:
- PDF;
- Excel (.xlsx).
Observação: definindo-se pelo formato "Excel", ao ser solicitada sua visualização, será realizado o download do relatório no referido formato contendo as informações condizentes com sua configuração.
Preenchendo o campo "Livro Diário Nº" com a numeração do livro desejada, será impresso no relatório, ao lado direito, a informação inserida:
Seção Parâmetros para Resumo do Balancete
Nesta seção, você poderá informar se deseja imprimir ou não um resumo do balancete.
Uma vez marcada a opção "Gerar resumo do balancete de verificação", você deverá, obrigatoriamente preencher os campos "Conta grau ativo 1", "Conta grau 1 passivo", "Conta grau 1 receitas", "Conta grau 1 despesas" e "Conta grau 1 custos". Sendo que, as contas apresentadas nestes campos serão contas sintéticas em que é carregado do saldo do respectivo grupo de contas apresentadas no Balancete de Verificação.
Observação: o campo Conta grau 1 custos só será apresentado quando o parâmetro "Usar Conta grau 1 Custo no Resumo do Balancete - CTBCUSRESUMO" estiver ligado.
Teremos a seguir um exemplo do resumo gerado:
Parâmetros que influenciam a rotina
Quando o parâmetro "Forçar o download de relatórios internos? - FORCEDOWNLOAD" for habilitado, fará com que a visualização do relatório seja aberta pelo visualizador nativo do sistema operacional.
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