Módulo: Contabilização > Rotinas
O Agendamento tem a finalidade de automatizar o processo da contabilização. Por meio dessa tela, você poderá agendar a contabilização para o momento desejado, não sendo necessária a intervenção de nenhum usuário para que ela ocorra.
Importante: Serão trabalhados nesta tela, apenas os documentos eletrônicos (NF-e's, NFS-e e CT-e's) que tiverem sido aprovados nos ambientes da SEFAZ de Produção. Documentos gerados em ambiente de Homologação não serão tratados.
Além disso, a configuração do agendamento é feita por empresa, de forma que nos filtros existentes na tela, é essencial que se informe o Código da Empresa do movimento a ser contabilizado, para que a contabilização daquele agendamento tome por base a empresa correta.
Considerações iniciais Aba Horários
Aba Frequência Agendamento Aba Parâmetros
Botões do topo da tela Contabilização para Múltiplas Partidas
Contabilização por Projeto Contabilização de Campos Adicionais
Contabilização de Notas Contabilização de NFS-e
Contabilização de Baixas Contabilização de Cheques Pré-datados
Contabilização de Renegociações Contabilização de Redução Z
Contabilização Direta do Livro Fiscal Contabilização do Juro/Multa Mês
Considerações iniciais
O cabeçalho da tela Agendamento, é composto pelos seguintes campos:
Nro. Agendamento: Esse campo informa o número do agendamento. Será preenchido automaticamente na inserção de um registro.
Descrição: Campo obrigatório onde você deverá cadastrar uma descrição para o agendamento.
Empresa: Campo também obrigatório onde pode ser pesquisada a empresa para a qual a contabilização será executada.
Ativo: Campo para marcação mantendo ativo ou inativo o agendamento.
Tipo Execução: Através deste campo, determine como poderá ser utilizado o Agendamento que está sendo configurado. Tem-se as seguintes opções para escolha:
- Automático: Utilize esta opção, apenas para execução agendada. Ela é comumente empregada após todas as configurações contábeis já terem sido validadas, deixando a cargo do sistema a contabilização de acordo com parâmetros estabelecidos.
- Manual: Será utilizada esta opção apenas para contabilização Manual, através do botão "Contabilizar Agora". É normalmente utilizada em fase de testes, para validação das configurações contábeis.
- Ambos: Por esta definição, a contabilização poderá ser efetuada nas duas modalidades, Automática e Manual.
Importante: Na execução dos agendamentos do tipo execução "Manual", caso o parâmetro "Validar informação dt.Mov. contabilização manual? - CTBZVALIDADTMOV" esteja ativado, ao acionar o botão "Contabilizar Agora", e depois de informar os valores dos filtros criados, será exibida na tela um pop-up denominado "Parâmetros de Execução"; nele os campos "Data de movimento" e "Período para gerar dia a dia" serão de preenchimento obrigatório e não será possível contabilizar sem esta informação. Caso o referido parâmetro esteja desativado, os dois campos mencionados deixarão de ser obrigatórios e mesmo que eles não sejam informados na contabilização do tipo de execução manual, será utilizada a data atual do sistema.
Aba Horários
Esta aba é composta apenas por dois campos, assim, teremos:
Próxima execução em: Nesse campo informe a data e a hora para a execução do agendamento. Esse campo é atualizado de acordo com a configuração realizada na Aba Frequência Agendamento, contudo, pode-se também preenchê-lo manualmente. Após a execução do agendamento, o sistema verificará os horários da Aba Frequência Agendamento e atualizará a próxima data e hora da execução.
Data Final de Execução: Este também é um campo de data e hora onde pode-se limitar a data e hora da última execução do agendamento. A partir da data e hora inseridas neste campo, o agendamento não mais será executado. É uma forma de regular o período de execução.
Nota: O agendamento será executado mesmo que o Sankhya-Om não esteja aberto. Bastando que o servidor de aplicação esteja em execução.
Aba Frequência Agendamento
Nessa aba configuram-se os horários em que os agendamentos serão executados.
Horários: Pode-se escolher horários de 00:00hs à 23:00hs. Estes horários, são informados no campo "1ª execução". Caso seja necessário acrescentar outros horários de execução, clique no botão "Adicionar". Dessa forma a hora será adicionada no campo de horários. O botão "Remover" localizado logo à frente, irá limpar todos os horários.
Meses: Nesta opção, pode-se escolher em quais meses será executado o agendamento, podendo ser em todos os meses ou em meses específicos.
Através dos botões "Diário", "Semanal" e "Mensal" define-se a periodicidade da execução do agendamento.
Aba Parâmetros
Esta aba é dividida em cinco seções. Vejamos:
Seção Geral
Tem-se nesta seção as marcações que irão englobar a Contabilização de modo geral. São elas:
Gravar lançamentos somente após liberação: Habilitando esta marcação, esta rotina encaminhará os dados contábeis gerados através do Agendamento para as Tabelas de Conferência.
Complementar c/ hist. do financeiro: Caso você selecione essa marcação, será utilizado o histórico do financeiro do título a ser contabilizado para complementar com o histórico da contabilidade configurado na TOP de contabilização.
Agrupar pelo total do cheque: Esta marcação servirá para contabilização de Baixas de Pagamento e para Pagamentos efetuados com um cheque para vários títulos. Será utilizado quando a parametrização das operações de baixa de pagamento tiver o campo "Sintetiza" da TOP de Contabilização, marcado para a linha que representa a saída de recurso comissão de cheque.
Na TOP para efetuar esta contabilização deve ser configurado:
- No campo "Fórmula" da TOP de Contabilização a expressão TOTCHE deve ser utilizada somente na linha que corresponda ao desembolso bancário, podendo ser VLRDESDOB para o crédito no caso;
- O campo "Sintetiza" deve estar marcado somente na linha que corresponda ao desembolso bancário, neste caso o débito. Como por exemplo:
Dois títulos de despesa, sendo um de 1000,00 e outro com 2000,00 e a baixa com um cheque de 3000,00. Na contabilização dois movimentos de CRÉDITO, um de 1000,00 e outro de 2000,00 e o de DÉBITO de 3000,00.
Usar custo: Esta opção deverá ser assinalada, quando se estiver contabilizando movimentações, que possuam TOP de contabilização indicando fórmula de custos.
Considerar histórico quando agrupado: Quando marcada essa opção, os lançamentos que forem agrupados na contabilização serão gerados nos históricos destes lançamentos.
Reabrir lote quando fechado (Somente p/ numeração Empresa/Top): Se esta opção estiver indicada, e ao efetuar a contabilização o lote estiver fechado, o lote será aberto e a contabilização efetuada normalmente.
Observação: Esta opção será habilitada apenas quando a marcação "Empresa/Top" na seção "Numeração Lotes" estiver realizada.
Seção Lançamentos
Nesta seção realiza-se as definições referentes ao agrupamento dos lançamentos. Tem-se as seguintes marcações:
- Não agrupar;
- Agrupar por dia;
- Agrupar o lote.
Seção Numeração Lotes
Determina-se nesta seção, como serão numerados os Lotes, dentre as seguintes opções:
- Empresa/Dia: Se esta opção for marcada, os lotes serão numerados no formato dsss sequencial por dia, sendo o primeiro número o dia do mês. Por exemplo: 6001, 7001, 8001 etc. No próximo mês ao contabilizar, o sistema verificará se não existe lote aberto para o dia 6, 7 e 8, conforme o exemplo; caso não exista, gerará os lotes 6002, 7002, 8002 e assim sucessivamente.
- Empresa/Dia/Sufixo: Ao selecionar esta opção, o campo de texto será habilitado para digitar o número do lote fixo do agendamento. Serão permitidos no máximo apenas 3 (três) dígitos. Uma vez configurado o agendamento automático para numeração Empresa/Dia/Sufixo, o sistema levará a informação do campo Empresa/Dia/Sufixo internamente para numerar o lote de acordo com a configuração. Desta forma todos os registros contabilizados por este agendamento terão o número do lote igual a 1+005 = 1005.
- Empresa/TOP: Ao configurar o agendamento automático para numeração Empresa/Top, sistema levará a informação do campo Empresa/Top internamente para numerar o lote de acordo com a configuração, ou seja, os registros contabilizados por este agendamento terão o número da TOP do lançamento contabilizado. Caso o lote já exista com a numeração, este será acrescido dos novos lançamentos.
- Empresa/Mês: Por meio desta opção, a numeração dos lotes será simplesmente sequencial, ou seja, 1,2,3... existindo lote aberto e mais recente o sistema irá gerar os lançamentos neste lote. Caso não exista lote aberto, o sistema irá gerar um Novo Lote.
- Empresa/Lote Fixo: Quando você realizar a habilitação dessa marcação, poderá definir um lote específico para a contabilização dos lançamentos a devedores duvidosos, ou a recuperação desses devedores, em que, quando o número do lote for definido o código da Empresa a ser contabilizada será adicionada.
Seção Processamento dia a dia
O botão "?Ajuda" localizado nesta seção, ao ser acionado abre um pequeno pop-up contendo um exemplo do funcionamento dessa opção. Configure aqui, os campos "Qtde de dias a retroceder em relação a data de processamento" e "Qtde de dias a processar". Assim, considere o exemplo:
Se a data do processamento do agendamento for 13/01, que é a data atual da execução, e a quantidade de dias a retroceder for 5, o processamento começará no dia 08/01. Se a quantidade de dias a processar for 2, serão processados os dias 8 e 9/01. Se a quantidade de dias a processar for 4, serão processados os dias 8, 9, 10 e 11/01. A data base para o processamento é a data atual da execução do agendamento, no qual será encontrada a referência do mês em questão, que neste caso será o mês 01, além disso, os lançamentos deverão estar dentro desta referência.
O sistema utilizará a quantidade de dias a retroceder em relação a data de processamento, para encontrar qual dia se iniciará o processamento da contabilização. E a quantidade de dias a processar é utilizada para definir quantos dias serão processados a partir da data encontrada nos dias a retroceder.
Se forem informadas datas nos filtros, estas serão consideradas somente para a busca dos dados e não para a referência em questão. Mesmo que sejam informados os parâmetros de execução (que são utilizados para Contabilizações manuais) a data de movimento e/ou período para gerar dia a dia, serão consideradas e priorizadas as datas informadas no processamento dia a dia.
Seção Permanência dos Históricos na Contabilização
Esta seção trata do comportamento do sistema, quanto ao histórico da contabilização, tendo-se as seguintes marcações:
- Não limpar histórico de execuções: Com essa marcação realizada, ao contabilizar, o histórico da contabilização e o histórico de erros não serão removidos. Por padrão, esta marcação é apresentada assinalada.
- Somente a última execução: Através desta marcação, todos os históricos serão ser apagados, exceto o correspondente à última execução.
- Manter as execuções em até _ dias: Marcando-se esta opção, os históricos serão ser apagados, de modo que serão preservados apenas os históricos correspondentes a "X" dias de execução, em que X é a quantidade de dias delimitada nesta opção.
Implantadores Sankhya: Optando-se por uma das duas marcações que apagam o histórico, será feita a exclusão tanto dos registros do histórico da contabilização, quanto dos registros do histórico de erros (tabelas TCBHCT e TCBERR, respectivamente).
Seção Contabilização (Devedores Duvidosos / Recup. Dev. Duvidosos)
Se o campo "Dias atraso" não for preenchido, o valor a ser considerado na configuração do agendamento será 180, caso não haja nenhum valor informado no parâmetro Dias considerar atraso de devedores duvidosos - DIASDEVDUVIDOSO. Porém, você pode alterá-lo, se assim desejar.
Seção Contas para contabilização de Devedores Duvidosos e Recuperação de Devedores Duvidosos
Nos campos "Debitar" e "Creditar", informe as contas contábeis que irão receber a contabilização de devedores duvidosos, assim como a contabilização da recuperação de devedores duvidosos.
Com as marcações "Usar Centro de Resultado?" dessas seções habilitadas, o sistema buscará para a geração do lançamento de contabilização de devedores duvidosos, o centro de resultado informado no campo "Centro de Resultado" do Lançamento da tela Movimentação Financeira e, caso esse campo não esteja preenchido, será considerado o valor "0" para a contabilização.
Observação: Caso a conta contábil esteja configurada como "Centro de Resultado Obrigatório" (aba Geral da tela Plano de Contas), é necessário que a marcação acima esteja efetuada.
Importante: A marcação Usar Centro de Resultado? apenas será apresentada quando a marcação "Utiliza centro de resultado" da aba Lançamentos da tela Empresa (Contabilidade > Preferências) estiver habilitada.
O campo "Histórico" defina o código do histórico padrão para a contabilização, sendo este previamente cadastrado na tela Histórico Padrão.
Utilize o campo "Complementos" caso seja necessário incluir informações adicionais ao texto apresentado no histórico. Dessa forma, selecione as variáveis disponíveis no campo "Lista de Variáveis", uma vez que estas, serão inseridas no campo Complemento. Observe a seguir, as variáveis disponíveis:
Dados do Financeiro:
- |HH| Histórico (50 posições);
- |NF| Nota Fiscal;
- |DN| Data da negociação;
- |DV| Data de Vencimento;
- |DM| Data de Movimento;
- |DB| Data da Baixa;
- |NS| Nosso Número;
- |NC| Número Contrato;
- |CE| Código Empresa;
- |DD| Desdobramento.
Dados do Parceiro:
- |NP| Nome/Razão Social do Parceiro;
- |RP| Nome/Razão Social do Parceiro;
- |NO| Nome Parceiro;
- |RS| Razão Social do Parceiro.
Dados Conta Bancária:
- |CC| Conta Corrente;
- |CD| Descrição da Conta.
Dados Contato:
- |CT| Nome do Contato.
Dados Tipo de Título:
- |ED| Espécie de Documento.
Aba Filtros
Importante: Uma vez que a configuração do agendamento é feita por empresa, os filtros de movimento devem ser configurados informando-se o Código da Empresa do movimento que será contabilizado, para que a contabilização daquele agendamento busque a empresa correta.
Além disso, ao informar o código da empresa nas configurações da TOP Contabilização, é necessário que no agendamento, seção "Parâmetros de Contabilização", seja filtrada a empresa da configuração daquele agendamento a ser executado. Vejamos alguns exemplos:
No filtro Movimento foi informado o mesmo código da empresa do agendamento para buscar a empresa dos movimentos:
TOP Contabilização configurada para lançamentos específicos que devem buscar determinada empresa, no exemplo que estaremos utilizando, considere a empresa 1.
No filtro/seção "Parâmetros de Contabilização" informou-se o mesmo código da empresa do movimento e do agendamento para buscar a empresa da configuração da TOP Contabilização:
Na seção "Movimento" serão configurados os filtros para os devidos movimentos:
- Financeiro;
- Notas;
- Baixas;
- Livro Fiscal;
- Mov.Bancário;
- ReduçãoZ;
- Renegociações;
- Juro/Multa mês;
- Juros AVP.
Filtro AVP: Veja informações sobre Contabilização de Financeiros com Ajuste ao Valor Presente acessando o link.
É importante citar que nesses filtros não é possível usar a opção "Variável?". Isto, pela razão que um agendamento poderá ocorrer sem a presença de um usuário. Com isso, só são permitidos valores e não variáveis nos filtros.
Um filtro será automaticamente salvo pelo sistema, quando for alterado.
Observação: Nos filtros de datas pode-se utilizar além das datas normais, as constantes de datas que são:
- ${dia-a-dia}: Utilizada para contabilizar períodos dia-a-dia.
- ${DtInicioMes}: Indicará o início do mês da execução corrente.
- ${DtFimMes}: Indicará o fim do mês da execução corrente.
- ${DtExec}: Indicará a data da execução.
- ${DtInicioMesAnterior}: Indicará o início do mês anterior a execução corrente.
- ${DtFimMesAnterior}: Indicará o fim do mês anterior a execução corrente.
Importante: Em relação a rotina de contabilização automática, considerando a opção de filtro "Baixas" desta aba, tem-se que o sistema não permite que seja utilizada a variável ${dia-a-dia} mais de uma vez neste mesmo filtro. Desta forma, na configuração deste será considerada esta condição.
Exemplo de filtro com uma constante:
(CabecalhoNota.DTNEG >=${DtInicioMes} AND
CabecalhoNota.DTNEG <=${DtFimMes} AND
CabecalhoNota.CODCENCUS=204
Nota: A ligação (movimentação bancária para Conta Contrapartida) serve para que o cliente possa filtrar a empresa da contra partida do movimento bancário utilizando o filtro (ContaBancaria->CODEMP = ?).
Para cada tipo de filtro, um campo do tipo data de alguma entidade (tabela) relacionada deve ser utilizado nessa filtragem. Cada tipo de filtro possui entidades (tabelas) relacionadas. Vejamos abaixo a descrição do tipo de filtro e suas respectivas entidades:
Filtro "Financeiro" > Entidade Financeiro > Tabela TGFFIN
Filtro "Notas" > Entidade CabecalhoNota (Nota/Pedido) > Tabela TGFCAB
Filtro "Baixas" > Entidade Financeiro > Tabela TGFFIN
Filtro "Livro Fiscal" > Entidade MovimentoLivroFiscal (Movimento Livros Fiscais) > Tabela TGFLIV
> Entidade CabecalhoNota (Nota/Pedido) > Tabela TGFCAB
> Entidade TipoOperacao (Tipo de Operação) > Tabela TGFTOP
> Entidade Parceiro Tabela > Tabela TGFPAR
> Entidade EmpresaFinanceiro (Empresa Financeiro) > Tabela TGFEMP
> Entidade TipoNegociacao (Tipo de Negociação) > Tabela TGFTPV
> Entidade Empresa > Tabela TSIEMP
> Entidade Cidade > Tabela TSICID
> Entidade ClassificacaoFiscalOperacao (Classificação Fiscal de Operações) > Tabela TGFCFO
Observação: Para mudar a instância do filtro da contabilização por Livro Fiscal de "Cabeçalho/Nota" para "Movimento Livro Fiscal", o parâmetro "Filtrar contabilização do livro pela TGFLIV? - CTBZLIVFILMVLIV", deve estar habilitado. Ao ativar o parâmetro, os filtros já existentes para a contabilização por Livro Fiscal com a instância Cabeçalho/Nota deverão ser recriados.
Filtro "Mov.Bancário" > Entidade MovimentoBancario (Movimento Bancário) > Tabela TGFMBC
Filtro "ReduçãoZ" > Entidade MovimentoLivroFiscal (Movimento Livros Fiscais) > Tabela TGFLIV
Filtro "Renegociações" > Entidade Financeiro > Tabela TGFFIN
Filtro "Juros/Multa mês" > Entidade JuroMensal (Juro Mensal) > Tabela TGFJUM
> Entidade Financeiro > Tabela TGFFIN
Filtro "Juros AVP" > Entidade AjustaValorPresente (Ajusta Valor Presente) > Tabela TGFAVP
O sistema busca em todas as entidades relacionadas ao tipo de filtro, campos do tipo data para validar a existência de ao menos um no filtro personalizado.
Nota: Ao ligar o parâmetro "Gerar Contra Partida considerando lançamento da TOP Contabilização? - GERCONPARLANTOP", o número do lançamento da TOP Contabilização será considerado caso os parâmetros estiverem configurados para não utilizar rateio para Centro de Custo e Projeto.
Contab. Dev. Duvidosos: Quando você habilitar essa marcação, o agendamento irá contabilizar os devedores duvidosos.
Contab. Recup. Dev. Duvidosos: Ao efetuar essa marcação, o agendamento do sistema realizará a contabilização de recuperação referente aos devedores duvidosos.
Aba Histórico
Esta aba é muito importante para o acompanhamento dos agendamentos; por isso deverá ser constantemente verificada.
Essa aba contém a sequência histórica de cada execução. Nela poderão ser verificados os resultados dos agendamentos. Por exemplo, definindo-se um agendamento para ser executado às 00:00hs, no dia seguinte pode-se verificar o resultado através dessa aba; caso tenha ocorrido qualquer problema na execução, tem-se aqui esta informação. É uma aba composta pelas seguintes colunas:
- Número Único Agendamento;
- Tipo do Agendamento;
- Data da Contabilização;
- Quantidade de Lançamentos;
- Quantidade Contabilizados;
- Quantidade Não Contabilizados;
- Tempo Gasto;
- Tipo de Execução;
- Mensagem;
- Status.
Na coluna "Status" constará um dos 4 possíveis status após a finalização do agendamento, sendo estes: "Liberado", "Pendente", "Processando" e "Gravado". No caso da marcação "Gravar lançamentos somente após liberação" localizada na seção Geral, aba Parâmetros desta tela encontrar-se habilitada, o Status constará como Pendente.
Nota: Caso o lançamento do histórico esteja com o status Pendente ou Processando, o botão "Ver Lançamentos Pendentes" desta aba será disponibilizado para utilização. Assim, ao acionar o mesmo, será apresentada a janela "Lançamentos Contábeis Pendentes de Liberação".
Nesta janela, pode-se efetuar conferências dos lançamentos contábeis antes destes serem efetivados. Desta forma, caso estejam condizentes, estes poderão ser liberados através do botão "Liberar Lançamentos". Caso contrário, bastará realizar o ajuste da origem do lançamento e efetuar o procedimento acima novamente.
Acionando o botão acima mencionado, o sistema verificará primeiramente se o histórico em questão já foi processado. Caso o Status esteja como Processando, será exibido um alerta solicitando que você aguarde sua conclusão. Por outro lado, caso o Status encontre-se Pendente, será verificado na tela Controle de Acessos (Módulos > Contabilização > Rotinas), marcação "Liberar Lançamentos Contábeis Pendentes" se você possui este acesso habilitado.
Observação: Não possuindo este acesso especial, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Seu usuário não tem acesso para liberar lançamentos contábeis, verifique o controle de acessos".
De outra forma, caso você esteja com seu acesso liberado, será exibido um pop-up o questionando se deseja continuar com a liberação. Confirmando a liberação, será informado que a tarefa de liberação dos lançamentos contábeis iniciou-se e será concluída quando possível e, assim, o Status será alterado para Processando.
Importante: Ocorrendo algum erro durante o processo, só será permitido que tenha um Status Pendente ou Processando. Desta forma, caso possua algum histórico em um destes dois Status e seja solicitada a contabilização através do botão "Contabilizar Agora", o sistema colocará o Status deste último histórico como Liberado e deletará os lançamentos Pendentes anteriores para, posteriormente, inseri-los novamente.
Em relação à coluna Mensagem, esta informa se a contabilização foi concluída com sucesso ou se houve algum problema. Seja problema de cadastro do agendamento, problemas de configuração, ou de banco de dados, entre outros que por ventura ocorram durante o processo. Além disso, este campo conta com uma mensagem informativa a respeito do histórico da contabilização quando existirem itens não contabilizados, devido a existência de TOP's configuradas para atualizar a contabilidade, mas que não possuem regras para contabilização definidas. Nesta situação, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
"As seguintes TOPs: X1,X2,X3 não possuem configuração de contabilização e impediram o processamento de X registros: 1, 2, 3..."
Caso exista ao menos algum registro não contabilizado pode-se verificar mais detalhes dando duplo clique no registro ou clicando no botão "Ver Não Contabilizados". Será feito o direcionamento para uma tela com estes registros não contabilizados.
Nessa tela pode-se realizar filtros para facilitar a busca de registros, utilizando-se dos campos Nro. Único, Origem ou TOP.
Ao passar o cursor do mouse sobre a coluna Cód. Parceiro, e clicando-se em algum registro desejado, será aberta a respectiva tela de Cadastro do Parceiro, já posicionada na aba Fiscal, onde pode-se verificar detalhadamente as configurações a respeito das Contas Contábeis deste Parceiro.
Além disso, na coluna Descrição do Problema pode-se visualizar qual contratempo ocorreu na tentativa de contabilização. Como exemplo dos tipos de impedimentos tem-se um erro pela ausência da configuração da conta contábil localizada na TOP de Contabilização. Este campo apresenta várias alternativas de seleção, sendo uma delas a conta contábil do Cadastro do Parceiro (aba "Fiscal") conforme o exemplo abaixo:
Ao se realizar a contabilização, caso seja identificado que o parceiro X está sem a conta contábil Y informada, a coluna Descrição do Problema exibirá a seguinte mensagem:
"O Parceiro Código: X. Está sem conta contábil Y. Conta Reduzida PARC1CTA - Conta Y do parceiro."
Tem-se também botões para navegação entre as páginas, caso existam mais de 500 (quinhentos) registros não contabilizados, sendo este o limite máximo para cada grade. Pode-se através do parâmetro "Número máximo de registros não contabilizados por página - CTBZERROSPORPAG" controlar o número de registros apresentados na grade. Este parâmetro possui o valor padrão de 2000 (dois mil).
Acima da grade, pode-se marcar a opção "Mostrar apenas não contabilizados" para que sejam apresentadas somente as linhas referentes aos registros que devem ser verificados.
A marcação "Ignorar registros com resultado igual à zero" quando realizada, filtra o aparecimento de registros que possuem no campo Descrição do Problema o valor "Resultado da fórmula igual à zero. Registro não contabilizado".
É possível ainda nesta tela, por meio da opção "Visualização do grid", exportar as informações para PDF, Excel ou Cubo.
Observação: Ainda sobre os Registros não contabilizados, ao dar um duplo clique em cada registro selecionado, a tela de origem do registro será aberta, ou seja, serão abertas as Centrais, Movimentação Financeira ou Movimentação Bancária, se o registro não contabilizado tiver como origem uma nota, o financeiro ou um lançamento bancário, respectivamente.
A grade "Parâmetros de Contabilização" exibe um detalhamento do registro não contabilizado que estiver selecionado; tem-se nesta grade, registros que possuem a mesma TOP de Contabilização. Dando-se um duplo clique em algum registro presente nesta grade, este será aberto na tela TOP Contabilização; porém, para fazê-lo, é necessário que os usuários tenham acesso concedido a esta tela. A autorização de visualização à tela aos usuários, é realizada na tela Acessos.
Ao clicar no botão "Voltar", retorna-se a aba Histórico.
Na parte superior da grade da aba Histórico, nota-se também o botão "Ver lotes gerados". Ao selecionar algum registro na grade e clicar nesse botão, será aberto um pop-up de nome "Lotes gerados" contendo a Empresa, o Número do Lote, a Data de Referência dos lotes, bem como o Total do lote, a numeração do Último Lançamento efetuado no lote e a Situação do lote em questão.
Observação: Uma vez posicionado no pop-up Lotes gerados, dando-se um duplo clique em algum registro ali presente, este será aberto na tela Lotes Contábeis; porém, para fazê-lo, é necessário que os usuários tenham acesso concedido a esta tela. A concessão de visualização à tela aos usuários, é realizada por meio da tela Acessos.
Botões do topo da tela
Na parte superior da tela, tem-se o botão que possibilita a realização da contabilização sem a necessidade de espera de execução do agendamento.
Ao clicar neste botão, o sistema abre o pop-up "Parâmetros de Execução", onde informa-se o Número do lote, a Data de movimento e o Período para gerar dia a dia. Para o Número do lote tem-se um limite, sendo permitida a numeração até 32767.
Observação: Na realização da contabilização, a empresa da Contabilização deve possuir o mesmo Plano de Contas da empresa de origem dos lançamentos, caso contrário, será exibido o seguinte alerta na aba Histórico:
"A empresa da Contabilização possui o plano de contas diferente da empresa da origem dos documentos fiscais. Isso pode ser incompatível com EFD Contribuições e ECD/ECF. Verifique!"
O botão irá alternar entre os status "Aguardando" e "Em execução". Quando não estiver ocorrendo nenhuma contabilização, ele estará com o status Aguardando. No momento que a contabilização estiver sendo realizada, ele estará com o status Em execução. Ao clicar no botão Status, será aberto um pop-up contendo as informações do último agendamento ou do agendamento em execução, conforme imagem abaixo:
O Status do agendamento é atualizado a cada 5 (cinco) segundos. Durante essa atualização, o sistema verifica se existe algum agendamento para aquele instante. Caso exista, ele será executado.
O botão "Parar Contabilização" interrompe o processo em execução, de modo que o sistema não contabilizará nenhum registro.
Quando a execução do agendamento for concluída, será exibido o pop-up "Status Agendamento" onde nota-se a opção "Ver registro do histórico" em destaque na imagem abaixo; esta opção irá apresentar a Aba Histórico:
Contabilização para Múltiplas Partidas
O processo de contabilização trabalha a contabilização somente para uma única partida dobrada, ou seja, um fato contábil é contabilizado para um registro a crédito e um registro débito. Através da ativação do parâmetro "Utiliza contabilização para múltiplas partidas - CTBZMULTPART", o lançamento que possui como origem um único fato contábil, poderá contabilizar com múltiplas partidas dobradas. Além de um único fato contábil, o lançamento deve conter:
a)Um registro a débito e um registro a crédito; ou
b)Um registro a débito e vários registros a crédito; ou
c)Vários registros a débito e um registro a crédito; ou
d)Vários registros a débito e vários registros a crédito, quando referentes ao mesmo fato contábil.
Importante: Se na tela TOP Contabilização, aba Parâmetros, a marcação "Sintetiza" estiver realizada para algum dos registros, a contabilização irá ocorrer da forma habitual, ou seja, desconsiderando a ativação do parâmetro citado.
Observação: Com o parâmetro CTBZMULTPART ativado, ao realizar a contabilização, a coluna Sequência será atualizada de acordo com a quantidade de partidas (Crédito/Débito) configuradas na TOP Contabilização; caso o parâmetro esteja desativado, o sistema atualiza por este mesmo critério a coluna Núm. Lançamento. Estas atualizações podem ser verificadas na tela Consulta Lançamentos Contábeis.
Contabilização por Projeto
Para a contabilização utilizando "Projeto" serão necessárias algumas configurações:
- Nas Preferências da Empresa de Contabilidade, aba Lançamentos, deve-se marcar a opção "Utiliza Projeto".
- No Cadastro de Plano de Contas, aba Geral, realiza-se a marcação "Projeto obrigatório".
- Na tela TOP Contabilização, aba Parâmetros, informa-se o "Tipo de Projeto" e o "Código do Projeto".
Importante: Quando for configurada a TOP de Contabilização, cujo Tipo de Projeto seja Variável, ao buscar o Projeto no financeiro, o sistema não fará a contabilização e emitirá a mensagem:
"Financeiro. Projeto obrigatório não informado. Conta Reduzida: XX."
Caso a TOP de Contabilização esteja com o campo Tipo de Projeto configurado como Constante, a mensagem acima descrita não será emitida.
Quando o campo Tipo de Centro de Resultado for definido como Constante, o Tipo de Projeto também deverá ser indicado dessa maneira.
Se o campo Tipo de Centro de Resultado for determinado como Variável e o campo Tipo de Projeto também for Variável, a condição (campos Cód. Centro de Resultado e Cód. Projeto) terá que ser a mesma pois o sistema fará esta validação, isto é, se estiver vazio terá que ser preenchido.
Depois de efetuado a configuração da TOP de Contabilização, pode-se efetuar a Contabilização.
Contabilização de Campos Adicionais
O sistema permite a contabilização usando campos adicionais de algumas tabelas. Na fórmula de contabilização definida na TOP Contabilização os campos adicionais não aparecerão. Você deverá informá-los manualmente, como por exemplo:
XXXNOME_DO_CAMPO conforme criado na tabela. Campo AD_TESTE com a descrição "Teste de Contabilização" criado na tabela do financeiro e na tabela de notas:
FINAD_TESTE;
CABAD_TESTE
Campo AD_DESCONTO com a descrição Desconto Incondicional criado na tabela de Parceiros:
PARAD_DESCONTO.
Na grade da aba Total da contabilização aparecerá com a descrição dele, nos exemplos anteriores na grade seria exibido "Teste de Contabilização" ou "Desconto Incondicional".
Na tela de Agendamento os campos adicionais serão apresentados na lista de cada filtro do tipo de movimento com a descrição do campo cadastrado no Dicionário de Dados.
Contabilização de Notas
Se a nota estiver sem Financeiro, possuir uma Natureza que tenha Conta Contábil e a TOP de Contabilização estiver configurada para contabilizar pela Natureza, a contabilização lerá a Natureza e o Centro de Resultado do cabeçalho, e efetuará a contabilização.
Contabilização de NFS-e
A contabilização de movimentos NFS-e leva para a variável NF do complemento histórico o valor que representa o Número da NFSe (NUMNFSE) destes movimentos. No campo Nro Documento será inserido o valor numérico do NUMNFSE. Por exemplo: o NUMNFSE é T0000003, então, o Nro documento será 3 e a informação NF no complemento histórico será T0000003.
Contabilização de Baixas
Para empresas ("CODEMPBAIXA") que fazem pagamentos de despesas em nome de outra empresa ou pessoa física vinculada, em virtude da falta de caixa da outra, fica sujeita a operação aos aspectos do mútuo. O processo operacional consiste em:
Substitui a empresa que de fato incorreu no gasto ou obrigação, no momento da baixa, para empresa que efetuará o pagamento, considerando assim a conta bancária desta.
A TOP de Baixa, será configurada com partidas de 4ª formula (vários D e vários C) onde os lançamentos:
- D-Débito Tipo da Conta Contábil Variavel/constante = mútuo com partes relacionadas/empresa, onde a formula para o lançamento = if(fincodemp <> codempbaixa; VLRBAIXA,0)
- D-Débito Tipo da Conta Contábil Variavel/constante = Fornecedores/parc/nat/, onde a formula para o lançamento = if(fincodemp = codempbaixa; VLRBAIXA, 0)
- C-Crédito Tipo da Conta Contábil Variável = Conta Contábil da Conta Bancária, onde a fórmula para o lançamento = vrlbaixa.
Na Contabilização, o filtro Baixa:
Financeiro.DHBAIXA >= ?:{entidade=Financeiro;campo=DHBAIXA} AND
Financeiro.DHBAIXA <= ?:{entidade=Financeiro;campo=DHBAIXA} AND
Financeiro.CODEMPBAIXA = ?:{entidade=Financeiro;campo=CODEMPBAIXA}
Isso fará com que contabilizando a Empresa fincodemp = 1 (exemplo) os registros pertinentes a ela (fincodemp = codempbaixa) sejam contabilizados na linha 2 e 3, os lançamentos com fincodemp <> codempbaixa serão contabilizados na linha 1 e 3.
Contabilização dos Cheques Pré-Datados
Deverá ser utilizada uma conta bancária para registrar os cheques (não baixando diretamente na conta bancária da empresa). Desta forma temos:
1ª Contabilização (Realizada pela TOP de Baixa). Contabilização a ser realizada pelo movimento: Baixa.
D -Débito - Fornecedores;
C - Crédito - Conta cheques.
Quando o cheque for descontado, será necessário usar a rotina de transferência de títulos para que o sistema registre a movimentação bancária, trocando então da conta do cheque para a conta do banco. Assim a 2ª contabilização será feita pela TOP de Movimento Bancário
Observação: Para que o sistema registre a movimentação bancária da transferência de despesa, é necessário que o parâmetro "Inclui Mov. bancário p/ transferência de despesa? - 'INCMBCTRANSDESP" esteja habilitado.
2ª Contabilização (Mov. Bancária). Contabilização a ser realizada pelo movimento: Mov. Bancário:
D-Conta cheques;
C-Conta bancária.
Contabilização de Renegociações
Esta opção tem a finalidade de contabilizar "Títulos Renegociados". A contabilização será feita conforme a TOP informada no parâmetro "TOP para contabilizar renegociações - TOPRENEGCTBZ". Você poderá escolher os filtros, onde o sistema buscará os títulos que estão renegociados e a Top para contabilizar cada título.
Nota: O sistema não alterará o Titulo Original para a TOP que foi informada no parâmetro mencionado anteriormente. A contabilização da TOP informada no referido parâmetro deverá ser definida na rotina Top de Contabilização. No campo "Tipo de Data", qualquer data definida diferente de "Vencimento" e "Ent./Saída", fará com que o sistema use a data da renegociação.
Contabilização de Redução Z
Opção utilizada para contabilizar os registros armazenados nos Livros Fiscais referentes às Reduções Z. As regras utilizadas para contabilização das Reduções Z devem ser configuradas em uma TOP, especificamente criada para este fim, sendo o código desta TOP vinculado ao parâmetro "TOP p/contabilizar Redução Z - TOPREDZCTBZ", para que a contabilização aconteça. Cabe ressaltar que esta TOP não deve ser utilizada para registro de qualquer movimentação no sistema.
Contabilização Direta do Livro Fiscal
Utiliza-se essa opção para contabilização direta do Livro Fiscal. Para o processo de Transferência, a letra "S" identificará a origem das movimentações de saída das Transferências, contabilizadas via Livro Fiscal, na tabela TCBINT. É possível utilizar a empresa de negociação na fórmula de contabilização, através do campo TGFCAB.CODEMPNEGOC disponível na query de contabilização de Livros Fiscais. Lembrando que em Notas de Transferência (Central Interna), a empresa de negociação é a empresa de destino.
Para haver contabilização com a empresa de negociação, além das configurações básicas para contabilização, a nota precisa gerar o Livro Fiscal (TOP que atualiza livros) e a contabilização deve ser feita filtrando pela Livro Fiscal desta rotina.
Observação: Os "Livros fiscais" deverão ser gerados antes da Contabilização.
Contabilização do Juro/Multa Mês
Esta opção tem a finalidade de contabilizar o Juro/Multa Mensalmente. O filtro deverá ser sempre feito pela referência (que é o último dia do mês). O sinal deverá ser observado sendo que, se positivo será cobrança, se negativo será estorno.
Este tipo de Contabilização é utilizado por Cooperativas, que precisam contabilizar os juros e multas mensalmente, então, quando o financeiro tiver uma moeda do tipo "Índice", o sistema calculará o juro e multa mensalmente.
Os campos Valor Juro e Valor Multa são acumulados, os campos Valor Juro Mês (VLRJUROMES) e Valor Multa Mês (VLRMULTAMES) serão os valores calculados no mês.
Observação: É necessário que o campo "Tipo de Data" da TOP Contabilização esteja configurado com a opção "Juro/Multa Mês".
Comentários
2 comentários
Estou necessidade de ajuda para configurar um filtro para agendamento de contabilização, contabilizando os lançamentos financeiro pela data de movimento (emissão do cheque pre datado)
Bom Dia Alexandre Silva
Para sanar esta dúvida, faça o registro de vossa demanda através do registro de um ticket.
Acesse ajuda.sankhya.com.br e faça o login.
Aqui você pode abrir e encerrar os seus chamados, além de interagir com os consultores de atendimento sem fila de espera.
Saiba mais em : https://ajuda.sankhya.com.br/hc/pt-br/articles/360046257654
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.