Livros Fiscais > Contabilidade
Esta rotina realiza o bloqueio das movimentações em datas retroativas, certificando-se que, após uma data específica (configurada pelo usuário), os dados relativos às movimentações que afetam a parte contábil e fiscal não serão modificados, ou seja, o fechamento impossibilitará o lançamento, exclusão e/ou edição de documentos em datas passadas, preservando assim, a integridade das informações.
Painel Principal Aba Configurações
Painel Principal
Neste Painel, localizado na parte superior da tela, o usuário deverá definir o "Código Empresa" a ser trabalhada no fechamento e, também, a "Descrição" do evento.
Nota: Serão consideradas no campo Código Empresa apenas as Empresas da Contabilidade.
Sendo assim, definidos os dados da Empresa, todas as demais Configurações e Bloqueios serão realizados considerando as informações apontadas neste Painel Principal.
No botão "Outras Opções..." desta tela, teremos a o botão "Bloquear Movimentos de Períodos Passados", que ao selecioná-lo será exibido um pop de mesmo nome:
Neste pop up você informará o período em que deseja realizar o bloqueio. Após selecionar o botão "Bloquear", o sistema irá bloquear os movimentos do período que foi informado no pop up exibindo a mensagem que o bloqueio dos movimento foi efetuada para o acesso de qualquer usuário.
Aba Configurações
Nesta aba, o usuário terá a opção de configurar 4 tipos de bloqueios, sendo que estes foram divididos por processos, para que os mesmos ocorram de maneira independente e, se necessário, em datas distintas, considerando os processos internos e particularidades dos fechamentos de cada empresa.
Tem-se as seguintes movimentações nesta aba:
- Movimentações Estoque/Custo;
- Movimentações Financeiras;
- Movimentações Contábeis;
- Movimentações Fiscais.
Observação: Cada movimento disponibilizará ao usuário campos com listas de opções, sendo estas:
- Dia específico do mês subsequente;
- Primeiro dia do mês subsequente;
- Último dia do mês;
- Quinzenal;
- 48 Horas.
Nota: Apenas as opções "Dia específico" e "Dia específico do mês subsequente" habilitarão os campos para informar o "Dia do Fechamento" no lado direito da tela.
Importante: Uma vez definidas as configurações, o sistema somente realizará os bloqueios para movimentações futuras, ou seja, para as datas posteriores à rotina.
Por fim, bastará acionar o botão concluir o processo de configuração.
Observação: Após clicar no botão acima, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Deseja continuar com bloqueio do fechamento contábil? Caso confirme, será gerado um bloqueio para todos os movimentos que foram configurados, sendo possível alterações a registros de data anterior apenas com liberação".
Ao confirmar o bloqueio, informa-se ao usuário que os movimentos foram bloqueados com sucesso.
Importante: Ao preencher as datas para fechamento das movimentações financeira (receita, despesa e bancário), o sistema irá bloquear o lançamento de documentos na tela Movimentação Financeira, no período que estiver fechado. Após o fechamento do período contábil/fiscal, o lançamento de documentos apenas será permitido se a data da ação for maior que as datas determinadas na seção Movimentações Financeiras.
Aba Bloqueios
Nesta aba pode-se configurar as regras de bloqueio de acordo com o período de referência. Além disto, na aba em questão serão configuradas as exceções, ou seja, as permissões de liberação para o desbloqueio do sistema.
Importante: Ao realizar a configuração do fechamento contábil, para que sejam bloqueadas as inserções, alterações, deletes e baixas financeiras no período configurado no fechamento, é necessário que o parâmetro "Utiliza Fechamento Contábil? - UTILZFECHACTB" esteja habilitado.
Esta sub-aba será alimentada automaticamente após acionar o botão "Bloquear movimentos" localizado na aba Configurações.
Resumidamente, após as configurações serem realizadas e o bloqueio criado, apresenta-se nesta sub-aba, as datas escolhidas pelo usuário para cada tipo de movimento, de forma que, o sistema irá realizar o bloqueio de movimentações dos períodos cadastrados.
Ao realizar a marcação do campo "Referência Fixa", o sistema irá bloquear todos os movimentos já realizados. Além de que, ao marcá-lo, as informações ficarão preservadas, evitando assim que um determinado usuário possa excluí-las ou editá-las.
Observação: Para solicitar a liberação de notas que foram bloqueadas nesta tela, você poderá acessar a tela Liberação de Bloqueio Contábil.
Nesta sub-aba, realiza-se a solicitação de liberação dos eventos já bloqueados.
Nota: Será necessário inserir o "Cód. Usuário Liberador" para que o mesmo realize ou não a liberação do bloqueio na tela Liberação de Limites.
Neste contexto, liberando ou negando a solicitação, o campo "Status Liberação" será modificado.
Observação: Sempre que uma solicitação for realizada, o liberador poderá receber um e-mail ou SMS, de acordo com a configuração realizada para o evento no Cadastro de Usuários, botão Outras Opções..., opção "Limites para liberação".
Botão Itens Liberação
Você pode desbloquear um ou mais movimentos, por meio do botão "Itens Liberação". Para isso, acione o botão e filtre pelo movimento desejado, através dos campos "Código do Parceiro", "Data de movimento", "Número único", "Número Documento" e "Tipo de Movimentação". Depois, clique no botão "Buscar" para que os registros sejam exibidos.
Feito isso, selecione o movimento desejado e clique em "Gravar". Desse modo, o item indicado será liberado do bloqueio.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.