Módulo: Metas e Orçamentos
Esta rotina permite que você controle e acompanhe as Metas Comerciais e Orçamentos Financeiros através da análise e comparação entre o valor previsto e o realizado. Esse planejamento pode ser feito por diversos critérios de acordo com as necessidades de cada empresa.
O campo "Código" será alimentado de forma automática.
No campo "Descrição da Meta" informe o nome que identificará a meta.
Essa tela será apresentada para utilização no Sankhya-Om, apenas se a empresa possuir em sua licença o produto 30742 - CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E METAS/W e no Jiva Evo, o produto 20422 - JIVA - CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E METAS.
Aba Geral | Aba Propriedades | |
Aba TOP | Aba Liberação Planejamento | |
Aba Restrições por natureza | Aba Campos Substitutos | |
Aba Limitações (Intervalo Único) |
Aba Geral
Você irá configurar aqui os campos responsáveis por iniciar o cadastro da estrutura de cada meta ou orçamento.
No campo "Tipo de Meta" defina qual será a categoria de meta a ser criada, sendo elas:
- Comercial;
- Financeira.
Quando o Tipo de Meta for Comercial, será exibida na aba Propriedades a marcação "Meta por quantidade".
Observação: para metas do tipo Financeira, é possível cadastrar TOP's que não geram impacto financeiro. Nesses casos, é necessário configurar o campo "Receita/Despesa" localizado na aba TOP, informando a equivalência do Tipo de Operação - TOP no contexto da meta.
Além disso, como as notas que não envolvem fluxo financeiro não têm vínculo direto com o financeiro, caso o campo "Tipo de Data" na aba Propriedades esteja configurado como "Baixa", "Vencimento" ou "Movimento", será utilizada a data de "Negociação".
Por meio da opção "Ativo" você indicará se a meta está habilitada ou não.
A data em que foi feita a aprovação da meta/orçamento será descrita no campo "Data da Aprovação".
Por meio do campo "Cód. Usuário Aprovação" teremos o apontamento do usuário que validou a meta/orçamento.
O campo "Cód. Meta anterior" tem seu preenchimento automático, a numeração da meta anterior é exibida aqui.
Nota: os campos Data da Aprovação, Cód. Usuário Aprovação e Cód. Meta anterior não possuem funcionalidade no Sankhya-Om, somente para o MGE.
A opção "Considerar componentes" permite definir se na atualização do realizado o sistema irá considerar ou não os "Componentes do produto" (KIT) no cálculo do realizado.
Com a marcação "Valida alteração do período em vigor" acionada, não será permitida a alteração das metas para o mês atual e meses anteriores. Ou seja, mesmo que não haja dados registrados para a meta, o sistema não realizará a importação de dados para esses meses, pois as informações passadas não podem ser modificadas.
Observação: quando a marcação Valida alteração do período em vigor estiver ligada e o campo "Periodicidade" na aba Prioridades estiver configurado como "Mensal", ao realizar a importação na tela Planejamento de Metas/Orçamentos, o sistema limpará os valores que estão sendo importados. Para permitir a importação, a marcação Valida alteração do período em vigor deve estar desligada. Nesse caso, se houver dados existentes, o sistema substituirá todas as informações do mês atual e dos meses passados.
A marcação "Ignora orçamento não previsto" quando realizada, permitirá definir se o aviso de não planejamento orçamentário será ou não apresentado nas Centrais.
Observação: quando essa marcação for efetuada, e existir campos significativos, apenas existirá validação destes campos que tiveram planejamento, caso não haja planejamento, não será emitido alerta de falta de previsão orçamentária ou solicitação de liberação de orçamento.
Nota: para que o sistema não apresente o pop-up de "Solicitação de Liberação de Orçamento" ao realizar o cadastro de títulos por meio da tela Movimentação Financeira, você deverá ligar o parâmetro "Considera orçamento zerado como não previsto?- METZERONAOPREV". Assim, com este parâmetro ligado, ao criar uma movimentação financeira, os itens referentes ao Planejamento de Metas/Orçamento serão desconsiderados caso não tenham sido preenchidos.
Importante: quando a soma dos campos (PREVDESP + SUPLEMENTODESP + ANTECIPDESP + TRANSFDESP + TRANSFSALDODESP - REDUCAODESP) da tabela Metas/Orçamentos (TGMMET) for igual a zero, o parâmetro Considera orçamento zerado como não previsto? - METZERONAOPREV não irá validar a liberação de Orçamentos. Você pode verificar se será validada com a seguinte query:
SELECT PREVDESP + SUPLEMENTODESP + ANTECIPDESP + TRANSFDESP + TRANSFSALDODESP
- REDUCAODESP TOTPREV
FROM TGMMET MET
WHERE MET.CODMETA = 32
AND MET.DTREF = '01/01/2022'
AND MET.CODEMP = 0
AND MET.CODGER = 0
AND MET.CODVEND = 0
AND MET.CODCENCUS = 0
AND MET.CODNAT = 0
AND MET.CODREG = 0
AND MET.CODPROJ in (20000605) --10001602,
AND MET.CODPARC = 0
AND MET.CODCID = 0
AND MET.CODUF = 0
AND MET.CODPAIS = 0
AND MET.CODTIPPARC = 0
AND MET.CODGRUPONAT = 0
Observação: caso exista na lista de campos significativos o campo "Empresa", o alerta será disparado apenas para a empresa que houver o planejamento.
Aba Propriedades
Nessa aba, são configuradas as propriedades de um orçamento ou meta.
Indique no campo "% p/avisar antes de exceder a Despesa" a porcentagem a ser considerada para que seja avisado antes que se exceda a Despesa.
A marcação "Usar valor Bruto" pode ser utilizada somente em metas financeiras. De forma que, as metas comerciais usam o valor da nota e não irá atualizar o realizado por meio do valor bruto.
Para o cálculo do compromisso orçamentário, a marcação Usar valor Bruto não é considerada.
Desse modo, as metas financeiras utilizam os valores de desdobramento do financeiro e está preparado para somar os valores de outros impostos do cabeçalho da nota e do financeiro. Porém, se o parâmetro "Considerar impostos retidos no valor da nota? - CONSIMPRETNOTA" estiver ligado, o sistema irá aplicar os valores de ISS e INSS, quando retidos, além do IRF.
O campo "Quando exceder a Despesa Prevista" é utilizado para controlar os lançamentos que excedem a previsão no orçamento. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Avisar e Não aceitar o lançamento: Por esta opção, não será permitido efetuar um lançamento de despesas acima do valor previsto;
- Avisar e Aceitar o lançamento: Quando essa opção for selecionada, teremos a autorização de se efetuar o lançamento mesmo quando o previsto for excedido. Sendo que, nesse caso é emitida uma mensagem informando que as previsões estão sendo ultrapassadas.
- Não Avisar e Aceitar: Esta opção tem a mesma funcionalidade da anterior, diferenciando apenas que, nesta situação a mensagem não será emitida, impedindo assim que se visualize quando as previsões forem excedidas.
- Exigir Liberação SEMPRE, mesmo que não exceda o orçamento: Caso está opção seja selecionada, sempre que for lançado um movimento com Tipo de Operação - TOP configurado no orçamento será solicita a liberação deste, independente de ultrapassar o orçado.
Nota: este campo será empregado somente para orçamentos.
No campo "Periodicidade" é configurado o intervalo de tempo em que os dados serão agrupados para análise da meta. Teremos as seguintes opções:
- Diário;
- Semanal;
- Intervalo Único;
- Anual;
- Semestral;
- Quadrimestral;
- Mensal;
- Bimestral;
- Trimestral.
Importante: ao utilizar a opção Diário do campo Periodicidade, não será possível fazer o uso das opções "Cenários" do botão Outras Opções... e do botão "Comparar Cenários" localizado no pop-up Cenários da tela Planejamento Metas/Orçamentos, devido ao grande volume de dados.
Observação: não é possível utilizar as opções "Copiar planejamento anterior" e "Importar Planilha" se as opções Diário e Semanal do campo Periodicidade forem utilizadas.
Por meio do campo "Tipo de Data" informe em qual evento os dados que compõe a meta/orçamento serão filtrados, agrupados e atualizados.
Observação: quando o parâmetro "Utiliza orçamento por data de entrada e saída - UTIORCDTENTSAI" estiver habilitado e for criado um orçamento/meta nessa tela, considerando que o campo acima esteja com a opção "Entrada/Saída" selecionada, ao lançar um registro nas Centrais de Notas ou na tela Movimentação Financeira, o sistema obrigará que a Data de Entrada/Saída seja maior ou igual a Data de Negociação, após de planejadas e executadas as operações, será realizada a Atualização do Realizado, assim, será feita a atualização deste, considerando também, a Data de Entrada/Saída dos documentos.
O campo "Produtos por" é utilizado somente para metas do tipo Comercial e caso o campo Produto seja significativo para a meta, pode-se definir dentre a opção "Quantidade" ou "Peso bruto".
O campo "Tipo de Valor" não possui funcionalidade no Sankhya-Om, somente para o MGE.
O campo "Data início" permite a flexibilização do ciclo de orçamento, ou seja, você poderá escolher quando o ciclo irá se iniciar, de janeiro à dezembro. Considere o exemplo:
caso você deseje começar o ciclo em Março, o período considerado no Planejamento de Metas/Orçamentos será de Março à Fevereiro do ano seguinte porém, a apresentação dos dados relativos à meta continua anual na tela Planejamento de Metas/Orçamentos; sendo assim, para configurar o ciclo é necessário navegar entre os anos.
Nota: o campo Data início ficará indisponível para utilização caso o campo Periodicidade seja diferente de "Mensal".
Observação: esta flexibilização do ciclo de orçamento apenas atenderá as metas comerciais; as metas contábeis (Config. do Controle Orçam. Contábil) ainda não estão preparadas para esta flexibilização.
Quando a marcação "Ver código com a descrição no Planejamento" for acionada, indicará que os Campos Disponíveis que forem indicados como Significativos, terão seu código e sua descrição apresentados juntamente no Planejamento de Metas/Orçamentos. Caso esteja desligada, somente a descrição será apresentada.
Além disso, teremos também as colunas "Campos Disponíveis" e "Campos Significativos" que permitem selecionar quais campos farão parte da estrutura de detalhamento da Árvore de Planejamento.
A marcação "Meta por quantidade" será exibida quando na aba Geral, o campo Tipo de Meta estiver com a opção Comercial selecionada, assim será possível definir se a meta será por valor ou por quantidade.
Nota: caso a marcação seja efetuada, será demonstrada na tela Planejamento de Metas/Orçamentos as quantidades previstas e realizadas, sendo que, o número de casas decimais visualizadas é o número definido no Cadastro de Produtos.
Observação: caso você adicione os campos "Parceiro" e "Nome Parceiro" na grade Campos Substitutos, as informações destes campos serão levados para as referidas colunas na tela Análise de Giro.
Aba TOP
Nessa aba são definidos os Tipos de Operações - TOP que serão considerados para atualizar o realizado das metas ou orçamentos. Sendo que você poderá utilizar somente aqueles que se encontrarem ativos.
No campo "Cód.Tipo Operação" indique o Tipo de Operação - TOP que será utilizado.
Por meio do campo "Receita/Despesa" aponte se a operação atualizará Receitas, Despesas ou se serão empregadas as atualizações do Tipo de Operação - TOP (Usar da TOP) nas metas que a utilizam. Quando a opção "Usar da TOP" for selecionada, o sistema verificará no Cadastro de Tipos de Operação -TOP, aba "Geral", os campos "Atualização do Estoque" e "Atualização estoque MP", conforme a configuração destes executará os seguintes procedimentos:
- Tipo de Operação - TOP de Venda e Pedido de Venda: A opção "Baixar" selecionada, a Receita será atualizada.
- Tipo de Operação - TOP de Compra e Pedido Compra: Com a opção "Entrar" indicada, tem-se a atualização da Despesa.
- Tipo de Operação - TOP de Devolução de Compra: Quando a opção "Baixar" for apontada, o sistema atualizará Receita.
- Tipo de Operação - TOP de Devolução de Venda: Se a opção "Entrar" estiver configurada, a Despesa será atualizada.
Observação: quando for indicada uma TOP de Requisição no campo Cód.Tipo Operação, o campo Receita/Despesa só terá influência na estrutura de metas quando houver financeiro e forem selecionadas as opções "Receita" ou "Despesa".
Observação: TOP's do tipo "J - Pedido de requisição" sempre deverão ser marcadas como "Sim", porque devem ser consideradas como compromisso.
Caso a meta seja do tipo "Financeiro", o sistema irá analisar no Cadastro de Tipos de Operação -TOP, aba "Geral", os campos "Financeiro" e "Atualização do Financeiro" e executará o mesmo procedimento citado acima levando em consideração o financeiro.
A marcação "Compromisso" tem a função de gerar uma obrigação no orçamento para movimentações que geram provisões. Este valor é equivalente a uma "Reserva" do "valor previsto", dessa forma se uma requisição não puder ser totalmente atendida dentro do orçamento, ela não será confirmada. Portanto, compromissos são valores de orçamento já aprovados de "Compras" e "Requisições", aguardando a entrega de Notas Fiscais.
Observação: quando habilitado, o parâmetro "Valida Somente Compromissos Aprovados? - VALCOMPORCAPR" irá considerar somente os pedidos confirmados para a composição do compromisso.
Além disso, no Cadastro de Tipos de Operações - TOP, botão "Outras Opções", a opção "Metas/Orçamentos" quando acionada apresentará um pop-up que possibilitará a vinculação da TOP em uma Meta/Orçamento de maneira rápida e facilitada.
Observação: metas ativas que possuem a marcação "Compromisso" habilitada e ainda com o campo "Produtos por" (aba Propriedades) definido como "Peso Bruto" não podem ser utilizadas em um "Pedido de Requisição" com o Tipo de Operação (TOP) configurado com o "Tipo de Movimento" igual a "J-Pedido de Requisição", ou para um "Pedido de Compra" ou "Nota de Compra" que possua o Tipo de movimento como "O-Pedido de Compra" e/ou "C-Compra", com as seguintes definições:
- Na aba Geral, possua o campo "Financeiro" preenchido como "Despesas" e a marcação "A nota fica como pendente" esteja habilitada;
- Na aba Financeiro o campo "Atualização do financeiro" selecionado com a opção "Provisionar".
Do contrário será exibido o aviso:
"Existe(m) Meta(s) ativa(s) configurada(s) para controle do produto pelo 'PESO BRUTO', e não pode(m) ser utilizada(s) em Pedido de Requisição ou em Pedido/Nota que esteja PENDENTE e PROVISIONE uma despesa no financeiro."
Aba Liberação Planejamento
Por meio dessa aba, informe o(s) responsável(is) pela aprovação e liberação de metas e/ou orçamentos.
Importante: apenas um único usuário liberador realizará a liberação, ou seja, não existe a possibilidade de uma "liberação dupla", a partir do momento em que um dos responsáveis aprovar o orçamento, o mesmo já estará válido.
Quando tivermos um usuário cadastrado nesta aba, na tela Planejamento de Metas/Orçamentos, o botão "Confirmar planejamento" terá seu nome alterado para "Solicitar aprovação", e a meta apenas será efetivada se o usuário vinculado acessar a tela Aprovação Planejamento Orçamentário e liberar a meta.
Aba Restrições por natureza
Por meio dessa aba, configure as exceções por "Natureza" que visam permitir ou proibir a "Suplementação", "Transferência" ou "Antecipação" de metas.
Observação: esta aba será exibida para as metas e orçamentos que tiverem na aba "Propriedades", o campo "Natureza" selecionado como "Campos Significativos" e se um dos parâmetros abaixo estiverem configurados:
NIVAPROVSUPL - Nível p/Aprov. Suplementação de Orçamento;
NIVAPROVANTECIP - Nível p/Aprov. Antecipação de Orçamento;
NIVAPROVTRANSF - Nível p/Aprov. Transferência de Orçamento.
Aba Campos Substitutos
Esta aba é empregada para configurar os lançamentos que serão empregados em registros analíticos e resumidos nos registros sintéticos.
Os "Campos Disponíveis" serão configurados através da aba "Propriedades" desta tela.
Ao clicar no botão "Cadastrar Campo Substituto", o campo acima mencionado será disponibilizado com as opções configuradas anteriormente.
No campo "Campos Substitutos" informe a "Função" que fará a ligação à tabela desejada. Para isto, utilize as seguintes regras:
- Quando o campo "Tipo de Meta", localizado na aba Geral dessa tela, encontrar-se com a opção "Comercial" selecionada, os Campos Disponíveis e Campos Substitutos devem ser registrados, respectivamente, da seguinte forma:
Centro de resultado = TGFCAB.CODCENCUS
Natureza = TGFCAB.CODNAT
Projeto = TGFCAB.CODPROJ
Vendedor = TGFCAB.CODVEND
Parceiro = TGFCAB.CODPARC
Empresa = ITE.CODEMP
Controle = ITE.CONTROLE
Local = ITE.CODLOCALORIG
Produto = ITE.CODPROD
Vendedor Item = ITE.CODVEND
Executante = ITE.CODEXEC
Grupo de Produtos = PRO.CODGRUPOPROD
Marca = PRO.MARCA
- Quando o campo Tipo de Meta, localizado na aba Geral desta tela, encontrar-se com a opção "Financeira" selecionada, os Campos Disponíveis e Campos Substitutos devem ser registrados, respectivamente, da seguinte forma:
Empresa = FIN.CODEMP
Centro de resultado = FIN.CODCENCUS
Natureza = FIN.CODNAT
Projeto = FIN.CODPROJ
Vendedor = FIN.CODVEND
Parceiro = FIN.CODPARC
Grupo Natureza = TGFNAT.CODGRUPONAT
- Em ambas as metas, os campos desta aba deverão ser registrados conforme a seguir:
Gerente = TGFVEN.CODGER
Região = PAR.CODREG
Cidade = PAR.CODCID
Estado (UF) = CID.UF
País = UFS.CODPAIS
Perfil principal = PAR.CODTIPPARC
Nota: ao lançar uma natureza analítica, o sistema fará o cálculo de validações, o campo Campos Substitutos fará o cálculo por meio do campo "Grau" para tornar o Centro de Resultado sintético. Baseando-se nesta consideração, teremos o seguinte exemplo:
Ao utilizar o Campo Substituto = (ROUND(CAB.CODCENCUS/100000,2)*100000) e Grau 5 temos o resultado:
Centro Resultado: 3 1 02 3 01 00
CR CALCULADO PELO CAMPO Subst: 3 1 02 0 00 00
CR CALCULADO PELO GRAU = 5 : 3 1 02 3 00 00
Importante: o Grau informado nesta aba deve ser sempre o resultado do campo substituto, para melhor compreensão considere o seguinte exemplo:
Para utilizar o Grau 3, o campo substituto deverá ser:
TRUNC(FIN.CODNAT/100)*100
Já para utilizar um Grau 1, o campo substituto deverá ser:
TRUNC(FIN.CODNAT/100000)*100000
E assim sucessivamente.
Utilizando a máscara 99\.99\.999;0, por exemplo, temos que:
- Grau 2 = 5 zeros
- Grau 1 = 7 zeros
Ou seja, se tivessemos uma máscara com 4 Graus, teriamos que:
99.\99\.99\.99;0
- Grau 2 = 4 zeros
- Grau 3 = 6 zeros
- Grau 4 = 8 zeros
Temos uma função nativa para truncar valores em bancos SQL Server, sendo a "SNK_TRUNC". Utilize ela dessa forma:
(SANKHYA.SNK_TRUNC(TGFCAB.CODCENCUS/1000000,2)*1000000)
Aba Limitações (Intervalo Único)
Utilize essa aba para controlar os gastos geralmente de uma determinada obra, utilizando uma meta financeira, como por exemplo a compra de materiais utilizados na obra e despesa prevista de produtos, tendo a opção período personalizada, com flexibilidade de prorrogação desse período.
Observação: essa funcionalidade foi criada para trabalhar unicamente com TOPs de Compra, Pedido de Compra, Devolução de Compra e Financeiro.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.