Pedido Web > Parceiro
Nesta tela ficam disponíveis os principais campos para o cadastro do parceiro de forma mais simplificada, é permitida a inclusão, alteração, duplicação e exclusão de registros que necessitem de maior agilidade.
O comportamento desta tela é idêntico ao Cadastro de Parceiros, os dados registrados em ambas as telas estão interligados.
Cadastrando um Parceiro Aba Identificação
Aba Fiscal Aba NF-e/NFS-e/CT-e
Aba Endereço de Entrega Aba Contatos
Cadastrando um Parceiro
Para dar início ao cadastro de um Parceiro acione o botão localizado na parte superior da tela; com isso, teremos os campos habilitados para preenchimento; os campos assinalados com o asterisco vermelho (*) são de preenchimento obrigatório, ou seja, caso estejam em branco, não será possível salvar o cadastro que está sendo realizado.
Informe no campo "Cód. Parceiro", a chave do parceiro no sistema, esta numeração será responsável por identificá-lo em todas as rotinas que ele estiver presente. Você pode inserir o Cód. do Parceiro de forma manual ou através da lupa de pesquisa.
No campo "Nome Parceiro" informe o nome que identifica o parceiro; seu "Nome Fantasia".
Determine no campo "Tipo de pessoa", se o parceiro é pessoa "Física" ou "Jurídica".
Abaixo teremos o detalhamento das abas que compõem esta configuração.
Aba Identificação
Uma configuração extremamente importante diz respeito ao tipo de parceiro, onde são definidas as funções do Parceiro no sistema, que são divididas entre:
- Cliente;
- Fornecedor;
- Transportadora;
- Médico;
O "Vend. Preferencial" diz respeito ao vendedor responsável pelo parceiro nas vendas, caso haja. Este campo será habilitado de acordo com as configurações de acesso ao usuário, opção "Especiais" na tela Acessos.
O campo "CNPJ/CPF" será modificado de acordo com o Tipo do Pessoa; se Pessoa Física, será CPF (11 dígitos); se Pessoa Jurídica, será CNPJ (14 dígitos).
Observação: Este campo será de preenchimento obrigatório se o parâmetro "Aceita CGC/CPF de Parceiro em branco? - ACEITACGCBRANCO" estiver ativado.
Um parceiro pode ser encaixado em diversos perfis, porém no campo "Perfil Principal" você poderá definir um que o caracterize com mais expressividade, evidenciando também seu ramo de atuação.
Informe no campo "Insc. Estadual/ Identidade" caso o Parceiro seja Pessoa Física, seu RG (Registro Geral) e caso seja Pessoa Jurídica, sua Inscrição Estadual referente ao local onde ele está estabelecido.
Observação: No parâmetro "Permite Inscr. Estadual repetida para Transp. - IEREPETTRANSP", você informará os estados dos Parceiros que são transportadoras e possuem CNPJ's e/ou Inscrições estaduais iguais. Sendo que, para isso os parâmetros "Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET" e "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" devem estar habilitados. Observe os seguintes pontos:
- Se o parâmetro Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET se encontrar ligado e o Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET desligado, você poderá salvar a Inscrição Estadual repetida, mas não o CNPJ;
- Ao desabilitar o parâmetro Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET e ligar o Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET, o sistema permitirá que somente o CNPJ seja repetido;
- Caso os parâmetros Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET e Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET estejam desligados e você insira um estado no parâmetro Permite Inscr. Estadual repetida para Transp. - IEREPETTRANSP, o sistema não permitirá que o cadastro seja salvo se houverem Inscrições Estaduais e/ou CNPJ's iguais.
O campo "Seleção" é uma informação adicional utilizada para classificar os Parceiros com o critério desejado. Seu preenchimento não depende de nenhum cadastro prévio.
No campo "Cód. Unimed" informe o código da Unimed para posterior identificação deste no momento da leitura do respectivo cartão pela leitora.
Aba Endereço
O campo "CEP" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Parceiro. Neste campo, você pode acionar o ícone representado pela lupa, assim, será aberta o pop-up "Consulta de CEP" na qual é possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
Selecione o CEP escolhido, clique no botão "Usar CEP selecionado".
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP funciona da seguinte forma:
- Se o CEP estiver vazio, será executada uma pesquisa no site dos Correios com base nos dados de endereço/cidade presentes na tela;
- Se o CEP estiver preenchido, será executada uma pesquisa do CEP no site do Correios;
- Se o CEP estiver vazio e os dados de endereço e/ou cidade também estiverem vazios, será aberta a tela de consultas no site dos Correios.
Importante: O parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP - TIPOCONSULTACEP" permite configurar qual será o tipo de consulta realizada quando o você preencher o campo CEP. Teremos as seguintes opções:
- Não Usa: Ao optar por esta opção, as funcionalidades abaixo não serão aplicadas.
- Usa banco de dados local: Através desta opção, primeiramente será verificado se o CEP informado está configurado no sistema. Se estiver cadastrado, as informações pertinentes ao mesmo serão carregadas; caso não esteja, realize a busca das informações no site dos correios. Sendo que, se as informações contidas no sistema estiverem desatualizadas ao utilizar esta opção, as mesmas não serão atualizadas.
- Usa informações dos correios: Ao selecionar esta opção, ocorrerá sempre a busca das informações no site dos correios para o CEP indicado. Além disso, se o CEP informado não possuir informações no sistema os dados retornados pelos correios serão inseridos automaticamente no seu registro; possuindo informações ocorrerá a verificação e atualização dos dados antigos.
Ainda sobre o parâmetro TIPOCONSULTACEP, a busca das informações se iniciará nos Correios, se o mesmo estiver fora do ar teremos a busca na Republica Virtual, estando ela indisponível ocorrerá a busca na ViaCep.
Informe no campo "Endereço" o endereço do Parceiro. Caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, você poderá incluí-lo através do pop-up "Pesquisa", na qual teremos o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela Endereços para efetuar o cadastro do endereço.
O campo "Número" é destinado a numeração do endereço do Parceiro.
Caso exista, você poderá inserir um "Complemento" do endereço do Parceiro (apartamento, bloco etc).
Informe no campo "Bairro" o bairro do Parceiro. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, você poderá incluí-lo através do pop-up "Pesquisa", onde tem-se o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Bairro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade" informe a cidade do Parceiro. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, você poderá incluí-lo através do pop-up "Pesquisa", onde tem-se o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela Cidades para efetuar o cadastro da cidade.
Informe o "Telefone", o "Ramal (Parceiro)" e o "Celular/Fax", destinados, para contatar facilmente o Parceiro.
Registre no campo "E-mail" o e-mail para contato com o Parceiro.
Observação: A marcação "Utiliza endereço de entrega do contato" é apresentada, caso o parâmetro "Usa endereço de entrega dos contatos - USENDENTREGA" esteja habilitado.
Aba Informações
O campo "Data nascimento/Fundação" deve ser preenchido de acordo com o Tipo do Parceiro, ou seja, se o parceiro for Pessoa Física, informe sua "Data de Nascimento"; se for Pessoa Jurídica, informe a "Data de Fundação" da empresa. Este campo é informativo e pode ser utilizado para mala direta e relacionamento com clientes.
Aba Fiscal
No campo "Classificação ICMS" defina como será classificado o ICMS do Parceiro. Temos as seguintes possibilidades:
- Isento de ICMS;
- Revendedor;
- Consumidor Final Contribuinte;
- Produtor Rural (esta classificação só pode ser utilizada para os Parceiros Pessoa Física e sua Inscrição Estadual deve ser precedida pelo código cadastrado ou caso não possua inscrição Estadual, informar a descrição: ISENTO);
- Usar a da TOP.
- Consumidor Final Não Contribuinte;
Ao marcar a opção "Micro empresário individual (RJ)", a Inscrição Estadual não poderá estar preenchida e a Classificação ICMS do Parceiro deverá ser "Revendedor". Pois, conforme legislação do estado do Rio de Janeiro, o MEI (Micro Empresário Individual) tem a característica de Contribuinte do ICMS (Resolução nº 223/09 - RJ).
Aba NF-e/NFS-e/CT-e
O campo "Tipo do anexo" permite que você escolha, se o e-mail que contém a nota será enviado como "Arquivo normal (Extensão XML)" ou "Arquivo compactado (Extensão ZIP)".
A marcação "Enviar DANFE por e-mail?" quando assinalado, autoriza o envio do PDF da Nota Fiscal Eletrônica aprovada juntamente com o XML por e-mail para o Parceiro.
Na configuração do Tipo de Operação - TOP, caso o campo "Imprimir" (aba "Impressão") esteja marcado como "Na confirmação", ao gerar o lote da nota no Portal de Vendas ou confirmá-la na Central de Vendas, o sistema irá imprimir o DANFE e logo em seguida enviá-lo por e-mail.
Caso o campo Imprimir (tela Tipo de Operação - TOP, aba Impressão) esteja marcado como "Manual", teremos a possibilidade de enviar o e-mail de forma manual, pelo botão "NF-e", opção "Enviar XML da NFe/CC-e e Danfe por e-mail", também presente no Portal de Vendas.
Caso o campo "Ambiente NF-e/NFC-e" esteja configurado como "Homologação" nas Preferências da Empresa, o sistema encaminhará o e-mail para a Empresa e não para o Parceiro.
No campo "E-mail p/ envio NF-e/CT-e" devem ser informados os e-mail's do Parceiro para onde serão enviados os XML's das Notas Fiscais Eletrônicas. Esse campo permite informar mais de um endereço de e-mail. Para separar um e-mail do outro, utilize ponto e vírgula (;) na qual não pode existir espaços entre os e-mail's informados e os separadores. Por exemplo, ao informar três e-mail's, eles ficaram da seguinte forma (atente-se para os separadores entre os e-mail's):
Observação: Tratando de uma NFS-e, a configuração de mais de um e-mail não deve ser realizada; caso contrário, o sistema da prefeitura irá retornar a seguinte mensagem:
"E184 - E-mail do tomador de serviços inválido"
Aba Endereço de Entrega
O "CEP p/ entrega" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Endereço de Entrega do Parceiro. Neste campo, assim como ocorre no campo "CEP" presente na aba "Endereço", você pode acionar o ícone representado pela lupa, na qual será aberta o pop-up "Consulta de CEP" sendo possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP p/ entrega também apresenta o mesmo comportamento do ícone localizado à frente do campo CEP, aba Endereço.
Informe no campo "Endereço p/ entrega", o endereço de entrega do Parceiro. Caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, você poderá incluí-lo através do pop-up "Pesquisa", na qual teremos o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão será aberta a tela para efetuar o cadastro do Endereço.
O campo "Número entrega" é destinado a numeração do Endereço de Entrega do Parceiro.
Caso exista, você poderá inserir um "Complemento entrega" do Endereço de Entrega do Parceiro (galpão, depósito etc).
Informe no campo "Bairro p/ entrega" o bairro correspondente ao Endereço de Entrega do Parceiro. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, pop-up "Pesquisa", na qual teremos o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Bairro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade Entrega" informe a cidade referente ao Endereço de Entrega do Parceiro. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, você poderá incluí-lo através do pop-up "Pesquisa", onde teremos o botão "Cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela Cidades para efetuar o cadastro da cidade.
Aba Contatos
Os contatos do Parceiro no sistema, são as pessoas que se comunicam, se relacionam de alguma forma com a empresa. Estes Contatos são registrados nesta aba.
Sub-aba Geral
Informe o "Telefone" do contato do Parceiro para posterior comunicação com o mesmo.
O "Telefone Residencial" do contato do Parceiro é uma informação importante para efetuar o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, mais conhecido como CRM (Customer Relationship Management).
O campo "Nível p/ Cobrança" está disponível para configuração, mas a rotina que o utiliza não foi migrada para o Sankhya Om.
Informe o "Cargo" do contato do Parceiro. Esta informação é inserida diretamente no campo. Depois de confirmado o cadastro do contato, o cargo inserido estará disponível na tela de pesquisa do campo.
O "Email" deve ser informado, pois é uma informação a ser utilizada no procedimento de impressão de boletas e impressão de notas.
Você poderá também informar o "Apelido" do contato do Parceiro, caso este o tenha.
A "Data Nascimento", pode ser uma informação utilizada para malas diretas ou contatos para relacionamento com o cliente.
Informe o "CPF" do contato do Parceiro; este campo também pode ser apresentado com a descrição "CNPJ"; esta definição é feita através do parâmetro "Permite digitação do CNPJ nos contatos? - PERMCNPJCONTATO", que ao ser ativado, apresentará o campo "Tipo de Pessoa", na qual você determinará se o Parceiro é pessoa Física ou Jurídica, ou seja, informe o CPF ou CNPJ, respectivamente.
Os campos "Cód. Cidade", "Bairro", "Endereço", "Número", "CEP", "Cód. Região", "Complemento", "Fax", "Ramal" e "Celular" referem-se aos dados cadastrais do contato do Parceiro e devem ser preenchidos com a mesma finalidade do preenchimento realizado na aba "Endereço".
Informe no campo "Data Cadastro" o dia e horário de cadastramento do contato do Parceiro.
Se o campo "Prioridade" estiver preenchido com 1 ou 2, este contato só poderá ser excluído por um usuário que tenha em suas permissões de acesso, a marcação "Especiais" efetuada. Para isso, localize a tela Acessos, escolha o módulo "Configurações > Cadastros > Parceiros", selecione o usuário desejado, e marque a opção Especiais.
A marcação "Ativo", define se o contato do Parceiro poderá ou não ser utilizado nas rotinas do sistema, ou seja, esta definição, irá impactar no Portal de Venda e Compra para lançamentos de Notas, Pedidos e Devoluções.
A marcação "Possui Acesso Banco Talentos" possibilitará ao contato do Parceiro, acesso ao Banco de Talentos para análise de currículos e posteriores contratações.
O campo "Cód. Usúario B2B" integra as configurações para cotação e será utilizado no Portal de Cotação Online. Para configurar o acesso do contato ao Portal de Cotação online, primeiramente cadastre um usuário fictício no sistema, e conceda a ele o acesso à tela do Portal de Cotação. Em seguida, este usuário deverá ser vinculado ao Contato do Parceiro no campo "Cód. Usuário B2B"; além disso, insira o "Nome Contato" e seu "Email".
O campo "Recebe Nota por email" é utilizado para casos em que há envio de pedidos/notas pelos Portais e no Tipo de Operação - TOP teremos a configuração para envio de E-mail para o Contato (aba "E-mails da TOP", campo "Tipo"). Se esta opção estiver marcada, será enviado o e-mail; caso contrário, não será enviado.
Marcando-se a opção "Recebe boleto por email", ao efetuar a geração de um boleto pelo menu Impressão de Boleto(s) e o botão "Enviar boleto(s) por e-mail" estiver configurado para mandar para o "Contato"; somente os contatos que estiverem com esta opção marcada terão e-mail's a eles encaminhado com o boleto em anexo. Se desmarcado, não será enviado o boleto por e-mail.
Caso o Contato em questão, seja também "Sócio" no Parceiro, marcar se esta opção.
Os campos "Latitude" e "Longitude", podem ser preenchidos manualmente, de acordo com a cidade e CEP informados; são informações que correspondem ao local correto do Contato do Parceiro.
Caso o Contato seja participante do processo de importação de pedidos, efetue a marcação "Recebe e-mails de importação de pedidos" para que ele possa receber os e-mail's.
Para que o campo "Cód. Usúario B2B" tenha o efeito mencionado em sua descrição, a marcação "Enviar notificações de cotação?" também deverá estar assinalada.
A marcação "Participa plan. entrega cesta" quando realizada, temos que o contato do Parceiro em questão, poderá ser inserido na rotina de Planejamento de Entrega (grade Contatos).
Seguindo a configuração do campo anterior, determine aqui a "Quantidade Cestas" que o Contato irá receber.
Observação: Os dois últimos campos citados são apresentados caso o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas - UTILPLANCESTAS" esteja habilitado.
Sub-aba Perfil do Contato
Podem ser cadastrados nesta sub-aba, por meio do campo "Perfil" os Perfis do Contato do Parceiro; esta informação permite conhecer mais os contatos, visando a melhora nas relações comerciais e pessoais com os mesmos.
Sub-aba Produtos Cotação
Através desta sub-aba, é possível configurar o critério a ser considerado na sugestão dos fornecedores em uma cotação. Temos os critérios de Produto, Grupo de Produto e Classificação do Produto. Deste modo, ao aprovar a cotação será exibido um pop-up contendo os fornecedores sugeridos de acordo com a configuração efetuada.
Sendo que, só é possível configurar umas das opções para apontar o contato responsável.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é acionado através do ícone localizado no alto da tela. Temos aqui, as seguintes funcionalidades:
Importar dados da ReceitaWS
Ao incluir ou mesmo, ao consultar um cadastro já realizado, feito o preenchimento do CNPJ do parceiro, através desta opção, realiza-se a verificação junto a Receita WS (serviço de terceiro que realiza consulta de endereços na base da dados da Receita Federal) dos dados pertinentes ao endereço do parceiro em questão. Será aberto um pop-up de nome "Importar dados da ReceitaWS", contendo o CNPJ informado bem como as informações de endereço a ele vinculadas e presentes na Receita Federal.
No pop-up mencionado, temos o botão "Importar" que ao ser acionado, os dados presentes na Receita Federal e o endereço do parceiro são importados e ao serem confirmados, irão popular a aba "Endereço" no seu respectivo cadastro. Caso existam inconsistências em relação ao endereço cadastrado no sistema e o existente na Receita Federal, tem-se no pop-up a Aba Divergências, onde será possível observar os dados contraditórios e atentar-se para suas devidas correções.
Observação: Quando o parâmetro "Valida o codmunfiscal pela tabela do IBGE. - VALIDARTABIBGE" estiver habilitado, ao realizar a importação e não tiver nenhum cadastro no sistema da cidade do CNPJ informado, ela será inserida; porém é necessário preencher no Cadastro de Cidades em sua aba "Geral", o campo "Mun. Domicílio Fiscal".
Nota: Esta funcionalidade não se aplica para Pessoa física (CPF).
Importante: A Receita Federal não garante que os dados de endereço do Parceiro estejam atualizados. Além disso, não é disponibilizado um serviço de atualização de endereços, portanto, o ERP utiliza um serviço de terceiro gratuito, disponibilizado pelo site Receita Web Service.
Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA
A utilização desta opção, está relacionada ao acionamento do parâmetro "Empresa padrão para utilização do certificado digital. - EMPPADCERTDIG", na qual será informado a empresa padrão que faz uso do certificado digital. Ao acionar esta opção, o sistema atualiza (consulta) a situação do parceiro junto a SEFAZ.
Feita a consulta, serão atualizados os campos "Situação Cadastral SEFAZ", "Data/Hora da Última Consulta SEFAZ", "Situação Cadastral SUFRAMA" e "Data/Hora da Última Consulta SUFRAMA", localizados na aba "Fiscal". Para que esta atualização dos dados seja possível, o campo "Código SUFRAMA" deve estar preenchido, assim como o CNPJ do parceiro deve estar cadastrado na SEFAZ.
Caso seja solicitada a atualização dos dados cadastrais de um parceiro já salvo no sistema, através da ativação do parâmetro "Manter nome do parceiro na importação de dados? - MANNOMEPARCIMP" o nome do parceiro em questão já inserido no Sankhya Om será mantido.
Os dados gerados pela utilização desta opção, irão alimentar a tela Consulta Cadastro SEFAZ (para que esta tela seja apresentada para uso, é necessário que o parâmetro de chave "ARMCONCADSFZ" esteja habilitado).
Atualizar situação cadastral ReceitaWS
Através desta opção, você realizará a atualização cadastral da situação do Parceiro junto a Receita Federal (Receita WS). Utilizando esta opção, os campos Situação Cadastral ReceitaWS e Data/Hora da Última Consulta ReceitaWS localizados na aba "Fiscal" serão automaticamente atualizados.
Suspender validação SEFAZ
Esta opção desconsidera momentaneamente a validação da SEFAZ quanto a situação cadastral do parceiro, pois podem existir casos em que mesmo que uma consulta retorne a situação Não habilitado, não significa necessariamente que o contribuinte se encontre impedido de realizar compras de mercadorias e outras operações sujeitas à ICMS. Quando esta opção for acionada, será aberto o pop-up "Data para nova Consulta", onde será informado a data a partir da qual a validação retornada pela SEFAZ referente ao parceiro será novamente respeitada no sistema.
Importar dados cadastrais da SEFAZ
Por meio desta opção, você realizará a importação dos dados do Parceiro conforme o retornado da SEFAZ. Ao acionar, é realizada uma consulta na SEFAZ, e é apresentada na tela o pop-up denominado "Importar Dados da SEFAZ" com os dados referentes ao Endereço, Bairro e Cidade que foram retornados pela SEFAZ.
Este pop-up comporta os filtros CNPJ / CPF, Insc. Estadual / Identidade e UF que serão empregados na importação dos dados. Além disso, quando for informado apenas o CNPJ e a UF, poderá ocorrer no retorno do XML a existência de mais de uma inscrição estadual ativa. Nessa situação, serão listadas no pop-up as inscrições estaduais, com a situação e endereço de cada uma, permitindo assim a escolha de uma delas.
Esta opção possibilita a atualização dos dados do Parceiro. As opções de pesquisa localizadas à frente dos campos, possibilitam a busca por exemplo, do endereço cadastrado no sistema compatível com o endereço retornado pela SEFAZ. Após preencher o Endereço, Bairro e Cidade e clicar em "Confirmar", os dados do Parceiro serão atualizados de acordo com os dados informados.
Importante: A SEFAZ não garante que os dados de endereço do Parceiro estejam atualizados.
Observação: No processo de importação, teremos as seguintes situações:
- Estados que não possuem o serviço: AL, DF, PA, PI, RJ, RO, SE, TO, RR;
- Estados que permitem a importação em ambiente de Produção e Homologação: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, PR, RS, SP;
- Estados que só permitem a importação em ambiente de Produção: AC, PB, PE, RN, SC.
Sendo que, no parâmetro "UF's não possuem url para consulta de cadastro - UFNAOTEMCONSCAD" deverão ser relacionadas as UF's que não possuem o serviço, sendo separadas por vírgula. Caso uma determinada UF passe a ter o serviço, é necessário apenas retira-lá da lista.
Nota: Para que seja possível realizar a importação dos dados de Parceiros inativos na SEFAZ, é necessário habilitar o parâmetro "Importar cadastro de inativos na SEFAZ? - IMPCADINATSEFAZ".
Observação: O parâmetro "Usa endereços idênticos na imp.cadastral da SEFAZ? - ENDFIELCADSEFAZ" quando habilitado, fará com que somente os endereços idênticos ao resultado da SEFAZ sejam utilizados na atualização dos dados do Parceiro.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.