Neste artigo trataremos sobre as etapas do processo de inventário. Mas antes, é importante ressaltarmos que em muitos casos, o processo de inventário é realizado pelo controlador/estoquista da empresa. Assim, além de liberar os acessos para este responsável no módulo Inventário, é necessário que ele possua acesso às Centrais, de modo que ele possa confirmar as notas de ajuste de estoque.
Primeiramente, você deverá realizar a cópia do estoque através da tela Cópia de Estoque. Para isso, configure os filtros necessários para que sejam copiados somente os produtos desejados. Lembrando que, para que não ocorra divergências no relatório, as marcações "Agrupar por controle" e "Agrupar por local" só serão realizadas se a empresa não utilizar Local e Controle Adicional de Produtos.
Após as configurações acima, gere um relatório para a contagem do estoque por meio da tela Cópia de Estoque, modelo "Cópia" (caso sua empresa não possua este modelo salvo, você poderá solicitá-lo juntamente ao Service Desk Sankhya). Este relatório é impresso sem as informações de quantidade para que o estoquista informe manualmente estas quantidades.
Agora, realize a contagem de estoque através da tela Contagem de Estoque e escolha as opções à medida que forem apresentadas selecionando a cópia realizada inicialmente. Quando posicionado na tela onde são apresentados os produtos, informe as quantidades que foram contadas na segunda etapa. Clique em "Confirmar" para gravar as informações.
Com a contagem de estoque efetuada, faça a geração do relatório com as divergências de contagem por meio da tela Cópia de Estoque, modelo "Divergência" (se a sua empresa não possuir este modelo salvo, pode-se solicitá-lo juntamente ao Service Desk Sankhya). Este relatório trará as diferenças de quantidades entre a cópia e a contagem, e serve para estabelecer um comparativo com as quantidades que serão geradas nas notas de Ajuste de Entrada e de Saída.
Após conferir as divergências de estoque, é necessário realizar o ajuste através da tela Ajuste de estoque, onde será obrigatório informar a "Empresa", o "Preço Unitário", a data da "Cópia" e a data da "Contagem" física.
Observação: Se o ajuste for feito para um produto específico, preencha o campo "Produto"; caso contrário, deixe-o em branco e serão geradas notas de ajuste para todos os itens. É importante também verificar a necessidade da utilização do botão "Gerar Zero", clique no link Ajuste de estoque para saber mais sobre esse botão.
Por fim, confira as notas de ajuste conforme as seguintes condições:
- Se o ajuste for de saída utilize o Portal de Vendas;
- Caso seja de entrada utilize o Portal de Compras.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.