Importante: as configurações aqui descritas estarão disponibilizadas, caso a empresa possua o opcional 30720 - CONSULTA SERASA/W.
O objetivo dessa integração é permitir que a empresa realize consultas no SERASA EXPERIAN, utilizando os serviços:
- Relato Analítico (consulta por CNPJ);
- Credit Bureau (consulta por CPF).
Tais consultas irão ocorrer através do Sankhya-Om, que irá registrar no banco de dados todas as pesquisas realizadas para àquele parceiro e alertar os vendedores no momento da negociação, caso a consulta ao Serasa já esteja vencida.
É possível utilizar a consulta no Cadastro de Parceiros e Prospects, independente da realização de movimentações de pedido ou venda.
Esta integração ocorre com base em algumas configurações essenciais no sistema. Vejamos:
Configuração Serasa Análise de Risco Serasa
Cadastro de Tipos de Operação - TOP Liberação de Limites
Configuração Serasa
Através da tela Configuração Serasa, realizam-se as configurações iniciais que irão possibilitar a consulta ao Serasa Experian. Basicamente, tem-se as marcações que definem quais consultas serão efetuadas, o Usuário e sua respectiva Senha, e se tal consulta será realizada em Ambiente de Homologação.
Importante: é necessário que o usuário e a senha sejam obtidos diretamente com a Serasa. Sendo que, o usuário solicitado deverá ser específico para a integração via STRING HTTPS.
Os detalhes acerca desta tela, podem ser visualizados por meio do link Configuração Serasa.
Análise de Risco Serasa
A tela Análise de Risco Serasa é responsável pela realização da consulta da situação do parceiro junto ao Serasa. Além disso, ela permite atualizações cadastrais em Parceiros e Prospects, bloqueios de vendas a prazo, redefinições de limites de crédito, dentre outras funcionalidades.
Os detalhes acerca desta tela, podem ser visualizados por meio do link Análise de Risco Serasa.
Cadastro de Tipos de Operação - TOP
No cadastro de Tipos de Operação - TOP, na aba Financeiro, tem-se a marcação "Exige análise de crédito":
Se esta marcação estiver realizada, no lançamento de uma venda em que esta TOP for utilizada, será necessário que uma consulta junto ao Serasa Experian seja efetuada para o Parceiro em questão, antes da concretização da negociação.
Liberação de Limites
Como mencionado no tópico anterior, ao trabalhar-se com um Tipo de Operação - TOP com a marcação Exige análise de crédito realizada, será obrigatória a consulta ao Serasa Experian a respeito dos dados do Parceiro, Prospect ou CPF/CNPJ.
Somando-se a isso, tem-se dois casos acerca dessa rotina, em que será necessário proceder com a Liberação de Limites para continuidade no processo (na tela Cadastro de Usuários, deve-se configurar um Usuário Liberador e por meio do Botão Outras Opções..., Limites para Liberação, incluir o evento 77 - Análise de crédito expirada para tal usuário). Observe:
1º caso: Ao proceder com uma venda, pode ser que a Data da consulta realizada em outro momento para o parceiro junto ao Serasa, tenha expirado (Data de Expiração menor que a Data de Negociação), sendo necessário que um Usuário Liberador autorize a continuidade da nova negociação, por meio da Liberação de Limites. Esta solicitação de liberação irá acontecer na tentativa de Confirmação da nota de venda.
2º caso: Na realização de uma venda, pode ser que para o Parceiro em questão, não tenha-se efetuado nenhuma consulta junto ao Serasa; para seguimento na venda para um Parceiro nesta situação, também será necessário que um Usuário Liberador permita a operação através da liberação do evento 77 - Análise de crédito expirada. Assim como a situação anterior, a solicitação de liberação irá ocorrer quando na Confirmação da nota de venda.
Em ambos os casos apresentados, quando o Usuário Liberador der o seu parecer quanto à solicitação, será possível dar sequência ao processo de venda, que pode ser a Confirmação da nota e efetivação da negociação (Usuário Liberador autorizou a venda), ou anulação da venda (Usuário Liberador não permitiu a negociação).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.