Módulo: Configurações > Avançado
Esta rotina permite que você realize a criação de diferentes tipos de menus para o sistema. Sendo que, poderá também torná-los inacessíveis, além de personalizá-los com variados tipos de layouts.
Criando um novo item
Inicialmente, selecione o menu principal ao qual o novo item será adicionado e acione o botão "Criar Novo Item".
Informe a "Descrição" do novo item e se o seu "Tipo" será um "Lançador" ou uma "Pasta". Sendo que, ao selecionar a opção Lançador, você deverá indicar o "Tipo de Lançador" que será utilizado. São disponibilizados os seguintes tipos de lançador:
- Central de notas: Esses lançadores abrem a central já no modo "Consulta de produtos";
- Dashboard: São lançadores que utilizam os dados da tela Construtor de Dashbords;
- Fluxo de processo: É um lançador que aplica os fluxos contidos na tela Fluxo de Processos;
- Relatório personalizado: Serão relatórios extraídos da tela de Relatórios Formatados;
- Tela adicional: Um lançador que usará uma tela adicional, anteriormente criada na tela Construtor de Telas;
- Variação de uma tela: Permitem a criação de configurações diferentes para uma rotina;
- Relatório Hierárquico: Estes lançadores são relatórios que possuem uma hierarquia para sua criação, advindos de rotinas como por exemplo Entradas e Saídas, Movimento Bancário, entre outros;
- Lançador de processos: São processos previamente criados na tela Processos de Negócio. Sendo que, o processo necessitará estar publicado para ser utilizado.
Ao preencher estas informações, clique no botão "Próximo" para continuar com a criação. Sendo que, o próximo passo será exibido de acordo com o tipo de lançador selecionado; abordaremos a seguir o lançador do tipo Central de Notas.
Na próxima tela, você deverá selecionar o layout que o novo menu receberá. Este layout deverá ser previamente configurado na tela Configurador de Layout da Nota. Deste modo, conclua a criação do item clicando na botão "Concluir", retorne a tela anterior através do botão "Anterior" ou pare o processo pelo botão "Cancelar".
Assim que concluída a criação do novo item, este será apresentado na hierarquia do menu selecionado para ele. Clicando sobre o mesmo, é possível:
- Editá-lo, selecionando o botão "Editar Item";
- Copiá-lo, clicando no botão "Copiar Item";
- E também colar o item, que para isso é necessário selecionar a raiz de um outro menu que a opção "Colar Item" seja disponibilizada.
Criando um novo item de Raiz
Ao acionar o botão "Criar novo item de Raiz", será aberta uma tela para nomear o novo item que será inserido na raiz. Deste modo, será criada uma pasta no menu com o nome informado. No exemplo abaixo foi informado o nome "Particular":
É necessário atentar-se que itens padrões do sistema, não poderão ser excluídos. A opção "Remover Item", só ficará disponível para excluir itens que você mesmo criou.
Através das opções "Importar Módulo" e "Exportar Módulo" será realizada a Exportação e a Importação de módulos. Essas funcionalidades flexibilizam e potencializam o uso desse recurso, permitindo o compartilhamento de verdadeiros Módulos Adicionais entre ambientes distintos.
Os itens do menu podem ser inativados. Para isso, selecione o item desejado e clique na opção "Desativar esse Item", e ele passará para o painel "Itens Inativos". Para retorná-lo ao painel Menu Ativo no local de origem, selecione o item inativo, e clique na opção "Restaurar Item ao Local Original".
É possível reativar um item escolhendo um local no menu diferente daquele que o originou, para isso basta selecionar o item a ser reativado e em seguida indicar o local desejado no "Menu Ativo" e acionar o botão "Ativar este Item".
Indisponibilizar temporariamente
Ao selecionar um item de menu ou uma pasta e clicar no botão "Indisponibilizar temporariamente", o sistema irá abrir um pop-up onde você informará o motivo da indisponibilidade do item, após confirmar, o ícone da tela mudará.
Observação: para utilização deste recurso o usuário necessita ter acesso apenas a tela Menu do Sistema.
Além disso, é possível deixar indisponível uma tela por meio das Opções de contexto do sistema; conforme imagem abaixo:
Para visualizar somente os itens ou pastas indisponíveis, basta clicar no botão "Visualizar somente indisponíveis":
Através do botão "Revogar indisponibilidade" é possível desbloquear um ou todos os itens de menu que estão dentro de uma pasta. Outra maneira de revogar a indisponibilidade, é dar um duplo clique sobre o item diretamente na árvore da tela.
Além disso, será possível revogar a indisponibilidade através da própria tela, ao tentar acessá-la o sistema irá avisar sobre a indisponibilidade e permitirá a revogação.
Esta opção aparecerá apenas para o usuário SUP e para o usuário que fez o bloqueio da tela.
Enquanto a tela estiver indisponível, basta posicionar o mouse sobre o item de menu e o sistema mostrará o Motivo, o Usuário e a Data que a mesma foi indisponibilizada.
Criando Variações de Tela
Para que seja possível criar configurações de rotinas diferentes para um tipo ou grupo de usuários vinculados a elas, existe um recurso que permite estender as telas, ou seja, criar cópias que poderão ser configuradas e ter os acessos restringidos de forma diferenciada.
Na criação de um novo item, selecione no campo "Tipo de lançador" a opção "Variação de uma tela".
A variação de tela criada é idêntica à tela que a originou, como pode ter seus acessos configurados normalmente representam uma alternativa para restrição de dados conforme desejar o usuário SUP.
Fechamento do Sistema
Se durante a utilização do sistema você estiver com uma ou mais telas bertas, e a seção sofrer uma queda inesperada ou ocorrer alguma indisponibilidade do sistema, ao acessar novamente, será apresentada uma pequena tela questionando sobre a restauração da sessão anterior:
"Sua última saída do sistema aconteceu inesperadamente, por isso guardamos as telas que estavam abertas. Deseja abri-las?"
Observação: para que este recurso funcione, é necessário ativar/permitir "Cookies" em cada browser (Google Chrome, MozilaFirefox, Safari ou Internet Explorer), pois alguns deles podem ser apresentados com esta opção desmarcada.
Nota: esta funcionalidade irá restaurar apenas telas que são do tipo "Somente leitura", ou seja, telas que podem ser configuradas para serem lançadas ao iniciar o sistema (Opções de contexto > Configurar tela).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.