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A tela telemarketing permite registrar os contatos efetuados com os Parceiros e a agenda de novos compromissos. A grande vantagem deste tipo de controle é que um atendente sempre terá as informações sobre o que aconteceu nos contatos ocorridos anteriormente.
Painel de Filtros Painel Principal
Botões do topo da tela Controle de Acessos
Painel de Filtros
No Painel de Filtros, tem-se disponíveis os seguintes campos:
Número da OS: Filtra os relacionamentos que estão vinculados ao número de OS informado (Campo "Nro. OS" da tela Telemarketing).
Situação: Neste campo, você terá disponível as seguintes opções:
- Em branco: Filtrará registros com situações pendentes e resolvidos;
- Resolvido: Filtrará registros somente com situações resolvidas;
- Pendente: Filtrará registros somente com situações pendentes;
Parceiro: Filtra os registros de um determinado parceiro.
Atendente: Filtra os relacionamentos feitos pelo atendente informado (Campo: "Atendente" da tela de Telemarketing).
Período atendimento: Filtra os relacionamentos no período informado (campo "Data/Hora Chamada" da tela de Telemarketing).
Período agendamento: Filtra os agendamentos no período informado (campo "Data/Hora Agendamento" da tela de Telemarketing).
Seção Links rápidos
Como o próprio nome diz, nesta opção constam link’s que visam agilizar o acesso a determinadas telas ou registros.
Minha agenda
Independente da situação selecionada, a opção "Situação" será alterada para "Pendente" e a opção "Todos os executantes" será selecionada e o sistema fará a consulta automaticamente.
Agenda dos executantes selecionados
Recarrega os registros filtrando a agenda do usuário logado mais o resultado do filtro de Executantes. Esse link, só estará disponível se o usuário logado possuir o acesso especial.
Neste exemplo, ao clicar no link rápido "Agenda dos executantes selecionados" o sistema apresentou os registros do usuário Wilker que estava filtrado.
Pendências deste parceiro
Este link recarrega os registros filtrando as pendências do parceiro informado no filtro de Parceiro. O filtro levará em consideração também o critério dos Executantes, quando o usuário logado possuir acesso especial, ou restringirá suas pendências. Filtra por parceiro se o campo "Parceiro" esteja preenchido, filtra também selecionando um parceiro na grade.
Tem-se o exemplo:
Se realizarmos um filtro selecionando os registros Resolvidos do parceiro e depois clicar em Pendências deste parceiro o sistema automaticamente apresentará as pendências, mesmo se o campo relacionado ao filtro "Situação" estiver solicitando os registros Resolvidos.
Ficha de Parceiros
Se você informar um parceiro X no filtro rápido Parceiro e clicar no link rápido "Ficha de Parceiro" a tela Ficha do Parceiro será aberta já com as informações referentes a este parceiro. Desta forma, temos o exemplo:
Informe um código de parceiro no campo Parceiro dos filtros rápidos. Depois clique na opção "Ficha de Parceiros" dos link's rápidos, o sistema o direcionará para a tela Ficha de Parceiros com o referido parceiro informado no campo Parceiro.
É possível filtrar nos Filtros rápidos registros referentes a um determinado parceiro. Se este campo estiver preenchido e a inclusão de um novo registro for solicitado, o campo Parceiro deste registro será preenchido automaticamente com o mesmo parceiro utilizado no filtro.
Nota: o(s) último(s) filtro(s) estático(s) utilizado(s) pelo usuário será(ao) salvo(s) e carregado(s) automaticamente ao abrir a tela novamente. Filtros estáticos são aqueles representados pelos campos e que estão disponíveis na seção "Filtro".
Seção Executantes em Lista
Se na tela Telemarketing o campo Pendência de todos os usuários estiver marcado como P de Permissão, o usuário logado passará a ter acessos para visualizar registros de outros usuários. Neste caso, a grade "Executantes" passará a ser apresentado, permitindo assim, filtros de executantes em lista.
Para filtrar registro de executantes específicos, basta clicar no botão "Adicionar".
Logo após será aberta uma nova janela de pesquisa para que o usuário filtre por "nome", "Grupo" ou "Usuário" e realize as inclusões necessárias.
Após incluir os executantes necessários para o filtro todos serão apresentados em forma de lista.
- O botão "Remover", removerá o executante selecionado na lista.
- O botão "Limpar", limpará todos os executantes que estiverem na lista.
Além de filtrar por lista de executantes o usuário também poderá filtrar executantes que pertencem a um determinado Grupo. Para isso, basta informar o código do grupo no campo "Grupo" ou clicar na lupa e pesquisar.
A lista com os registros pertencentes a todos os usuários do grupo filtrado será apresentada ao lado.
Você também poderá Filtrar todos os registros de todos os executantes. Para isso, basta marcar o campo "Todos os executantes".
Painel Principal
No modo formulário do painel principal da tela, teremos disponíveis os seguintes campos:
Nro. Único: Número único do telemarketing.
Nro. OS: Serve para você informar, caso já exista, o número da OS o qual o telemarketing está vinculado.
Situação: No referido campo, teremos as opções:
- Pendente: Deverá ser selecionado caso o telemarketing ainda esteja pendente;
- Resolvido: Deverá ser selecionado caso o telemarketing já tenha sido resolvido;
- Em branco: Caso nenhuma das opções sejam selecionadas, todos serão apresentados.
Com o parâmetro "Marcar como resolvido telemarketing de títulos baixados-BAIXTITTELEMKT" ligado, o campo Situação será alterado automaticamente para Resolvido, desde que:
- Seja realizada na tela Movimentação Financeira, a baixa de um título de "Receita", "Real" ou "Pendente" vinculada a um registro de Telemarketing que esteja com a Situação igual à Pendente;
- Os demais títulos vinculados a esse Telemarketing estejam baixados.
Além disso, no campo "Comentário" será exibida a seguinte informação:
"Telemarketing marcado como resolvido automaticamente, pois todos os títulos já foram baixados"
Importante: baixas parciais não serão consideradas para manter o agendamento "Pendente", visto que o título original é devidamente baixado, mantendo o comportamento previsto de "Marcar a situação para resolvido" quando não identificados títulos pendentes para o respectivo telemarketing. Nesse caso, será necessário lançar um novo agendamento para o título gerado como Pendência dessa baixa parcial.
Tipo Chamada: O tipo de chamada, ou seja, a forma de contato pode ser Ativa, Ativa a cobrar, contato direto, DDD ativa, DDD ativa a cobrar, DDD receptiva, DDD receptiva a cobrar, DDI ativa, DDI ativa, DDI ativa a cobrar, DDI receptiva, DDI receptiva a cobrar, EMAIL ativa, EMAIL receptiva, nenhum, Receptiva e Receptiva a cobrar.
Atendente: Usuário responsável por registrar o telemarketing;
Parceiro: Parceiro solicitante do telemarketing;
Telefone: Este campo será alimentado pelos dados informados no campo "Contato". Ocorrendo de não ser informado o contato ou o mesmo não possuir um telefone, será utilizado o telefone configurado no Cadastro de Parceiros aba Endereço.
Contato: Contato do parceiro responsável pelo telemarketing;
Data/Hora chamada: Data e hora o qual a chamada foi realizada;
Data/Hora Agendamento: Quando for acionado o botão de inclusão de um novo registro "+", este campo virá preenchido automaticamente, seguindo as seguintes regras:
- Se existir valor informado no campo "Prazo p/ Contato" localizado na aba "Crédito" do "Cadastro de Parceiros", o sistema irá utilizar este valor para calcular automaticamente a informação deste campo.
- Não existindo nenhum valor no campo mencionado acima do Cadastro de Parceiros, o sistema irá calcular por padrão, sete dias a partir da data de atendimento, para o próximo contato, preenchendo este campo automaticamente.
Executante: Usuário para o qual o telemarketing está sendo solicitado.
Histórico: Poderá ser selecionado um histórico de telemarketing previamente cadastrado na tela Histórico de Telemarketing/Cobrança;
Comentários: Campo destinado para algum comentário ou observação.
Observação: para que um usuário consiga alterar registros incluídos por outros usuários na rotina de Telemarketing é necessário que o parâmetro "Só pode alterar quem incluir? - TMKALTQUEMINC" esteja desligado.
Se o parâmetro estiver ligado, você só conseguirá alterar seus próprios registros. Ao tentar alterar/Excluir um registro de outro usuário o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Usuário logado não tem autorização para alterar este item!
Botões do topo da tela
O botão "Editar OS" será habilitado caso o campo "Nro. OS" esteja preenchido. Ao clicar neste botão será aberta a tela de Ordem de Serviço, posicionada na OS indicada.
- Botão "Outras opções..." Opção "Lançar para um período"
Tem-se ainda que no botão "Outras Opções..." teremos disponível a opção "Lançar para um período" que por sua vez, lançará novos relacionamentos a partir do agendamento do relacionamento corrente em um determinado período. O período compreende a data de agendamento do relacionamento e a data final informada na tela "Lançamento de relacionamento por período".
Ao preencher o campo "Parceiro" dentro do formulário, acionar o botão Outras Opções... e selecionar a opção Lançar para um período, será possível que você insira a quantidade de dias de "Intervalo para contato"; assim, após lançar os dados, você poderá visualizar os agendamentos por período na tela Relacionamentos.
Referente ao Ordenação dos Registros por Data/Hora do agendamento, mesmo se a ordenação não for solicitada por data/hora do agendamento, o sistema sempre obedecerá este campo, para que realmente se tenha um aspecto de agenda.
Controle de Acessos
O sistema permite configurar o acesso especial "Pendências de todos os usuários" no controle de acesso do usuário. Se você ou outro usuário logado possuir este acesso, além das suas pendências, conseguirá visualizar as pendências dos outros usuários, podendo filtrar usuários específicos.
Para permitir o acesso é necessário que na tela "Controle de acessos > Comercial > Rotinas > Telemarketing" o campo "Pendência de todos os usuários" esteja marcado como "Permitido".
Para restringir o acesso, basta deixar a marcação do campo Permitido desmarcado.
A marcação referente ao campo "Usar do Grupo" significa que o usuário que você selecionou terá os mesmos acessos pertencentes ao grupo.
Observação: no MGE o acesso a pendências de todos os usuários da tela de telemarketing é realizado através da marcação do campo "Gerente de Telemarketing = SIM" da aba Segurança do controle de acessos do usuário. No Sankhya-Om o que irá permitir ou bloquear o acesso será o acesso especial criado no controle de acessos. Neste caso, independe se o usuário é gerente do telemarketing.
Funcionalidades Telemarketing
As funcionalidades relatadas abaixo são habilitadas no Sankhya-Om e Jiva Evo (opcional JIVA - TELEMARKETING/ OCORRENCIAS/ W), caso a empresa possua em sua licença o módulo COMERCIAL/W. A saber:
- Na Ficha de Parceiros, o botão "Telemarketing". Ao clicar nesse botão, será aberta a tela de Telemarketing e os registros serão carregados filtrando os registros pelo parceiro corrente na Ficha.
- Cadastro de Produtos, aba Perfil de consumo;
- Cadastro de Serviços, aba Perfil de consumo;
- Consulta de Produtos, opção Características, grade Perfil;
- Histórico de Telemarketing/Cobrança;
- Telemarketing.
Observação: no Sankhya-Om e Jiva Evo a apresentação na área de notificações de um aviso relacionado ao agendamento de um telemarketing estará disponível apenas quando o parâmetro "Enviar aviso do agendamento de telemarketing? - TMKENVAVISO" estiver ativo. São apresentadas notificações apenas para agendamentos pendentes do dia. Agendamentos futuros, expirados ou cuja situação seja "resolvido" não serão exibidos; este procedimento funcionará apenas quando o parâmetro TMKENVAVISO estiver ativo.
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