Assim como descrito no tópico Movimentação Financeira, a baixa de um título consiste em transformá-lo de conta à receber ou à pagar, em conta efetivamente recebida ou paga, respectivamente. Este tópico tratará sobre os detalhes acerca deste processo indispensável nas rotinas Financeiras de toda empresa.
Nos Filtros Iniciais é possível baixar Receitas e Despesas, títulos Reais e que estejam Pendentes. Títulos que são Provisões ou já se encontram Baixados não podem passar pelo processo de baixa.
Quando clicar no botão "Baixar título", terá a apresentação dos quadrantes para realização da baixa:
Dados básicos
No quadrante Dados básicos, tem-se as informações gerais referentes ao título, no que diz respeito a Movimentação Bancária e também Dados adicionais da baixa.
Alguns dados são automaticamente apresentados ao dar início ao processo de baixa, inclusive, alguns deles devem ser obrigatoriamente alimentados para conclusão do procedimento, tais como: Data da Baixa, Empresa, TOP, Conta Bancária, e Lançamento; mesmo que os campos tenham sido preenchidos de forma automática pelo sistema, eles podem ser modificados se for o caso.
Dados adicionais da baixa
Mesmo com a possibilidade de edição dos campos, o sistema sugere alguns preenchimentos; considere alguns critérios utilizados para realização de tais sugestões:
A sequência para a sugestão do Tipo de Operação - TOP será:
Sendo Despesa, utilize o "Tipo Operação Baixa Despesa" do Cadastro do Usuário logado. Se for Receita, empregue o "Tipo Operação Baixa Receita" do Cadastro do Usuário logado.
Importante: a TOP do Cadastro do Usuário logado deve obedecer à restrição configurada em "Outras Opções... > Restrições/Exceções > TOP Destino". Caso contrário será apresentada a mensagem:
"A Top 'X' não pode ser utilizada como Top para Baixa de acordo com as configurações de restrição/exceção da TOP Y do financeiro."
Se o Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento apresentar em sua configuração, na aba Geral, o campo Tipo de movimento configurado com a opção "I-Financeiro", o sistema utilizará a configuração realizada no botão "Outras Opções... > Restrições/Exceções > TOP Destino".
Caso não seja encontrado no Cadastro do Usuário, o sistema reúne todas as TOPs do tipo de movimento em questão (pagamento, se for despesa e recebimento, sendo receita), ordena pela descrição, e aplica a primeira da lista.
O Sankhya Om respeita a restrição ou exceção inserida na TOP do financeiro, para Receita, TOP's de R-Recebimento e para Despesa, TOP's de G-Pagamento. Acesse outras informações através do link Restrições/Exceções de TOP de Baixa.
Movimentação bancária
A sequência para sugestão da Conta Bancária no momento da baixa é a seguinte:
A Conta informada no parâmetro "Número da conta padrão na baixa - CONTAPADRAO";
A Conta Bancária inserida no título na Movimentação Financeira;
A Conta Exclusiva da Empresa (Cadastro de Contas Bancárias, aba Cadastros, campo "Exclusiva da Empresa").
Histórico: o espaço reservado para o Histórico é destinado à inclusão de qualquer observação complementar a respeito do lançamento. No processo de baixa, este campo aceita a digitação de 250 caracteres. O parâmetro "Substitui Histórico do Fin.com o Hist.da Baixa? - SUBSTHISTFIN" influencia no comportamento do campo Histórico de modo que, se estiver definido como Sim, no momento da baixa, o campo Histórico do título na Movimentação Financeira receberá a mesma informação do Histórico da baixa.
Formas de pagamento
Ao realizar a baixa de um título e este for pago com diversos tipos de títulos, dinheiro, cheque ou cartão, utilize o quadrante Formas de pagamento.
As inclusões neste quadrante são realizadas de maneira simples, de modo que, ao solicitar a inserção, o Tipo de Título, Número do Documento, Banco, Histórico e Data da Baixa já são automaticamente alimentados.
Por se tratar de um pagamento com mais de um título, o "Valor da Baixa" correspondente ao Tipo de Título que será utilizado deve ser informado; em seguida, o próprio "Tipo de Título" pode e/ou deve ser modificado.
O campo "Código de Barras" é utilizado para leitura de códigos de barras de cheques. Além disso, neste quadrante tem-se o botão "Validar cheque (CMC7)" (Caracteres Magnéticos Codificados em Sete Barras) que pode ser utilizado para os Tipos de Título Cheque; em seu cadastro na aba Geral, a marcação "Informar CMC7?" deve estar realizada. Se o tipo de título informado for um que possua esta marcação em seu cadastro, o sistema abrirá automaticamente a tela para a validação da banda CMC7, do cheque que está sendo utilizado na baixa.
Para que o pop-up de preenchimento do campo "Valida Banda CMC7" seja apresentado ao clicar no botão "Baixar", é necessário que o parâmetro "Obrigatório preenchimento do CMC7? - CMC7OBRIG" esteja ligado no layout (Flex).
Observação: o componente HTML5 possui um comportamento distinto, acionando automaticamente o pop-up Validar Cheque (CMC7) ao iniciar a digitação do "Valor da Baixa". É recomendado que o usuário insira o valor diretamente no pop-up. Como alternativa, pode-se clicar no botão , que também abrirá o pop-up para a inserção do valor. Essa abordagem é especialmente importante quando o tipo de título base é um cheque.
O Sankhya Om não dispõe de suporte às teclas de atalho do Internet Explorer porque este possui uma particularidade que impede as páginas de usarem teclas de atalho. Nesse caso, será possível utilizar na baixa de títulos da Movimentação Financeira, botão Outras Opções... a opção Informar CMC7. O atalho F4 só funciona através dos navegadores Mozila Firefox e Google Chrome e não através do Internet Explorer.
Pode-se observar no "Resumo da Baixa", os totalizadores correspondentes aos valores do "Valor original" (valor total do título), o "Valor parcial" (valor já empregado em algum tipo de título) e a "Diferença" (valor original do título, subtraído do total dos títulos). Caso seja feita a baixa em que o valor da Diferença seja menor que o valor total calculado, o sistema solicita que esse restante seja fixado como Desconto ou Pendência.
Observação: na Baixa de um título gerado pela Devolução de Cheques, ao solicitar o Formas de pagamento será apresentada a seguinte mensagem:
"Título gerado pela devolução de cheque. Não pode ser baixado com vários títulos."
A princípio, este tipo de baixa não é permitida, pois o histórico do título original irá se perder. Caso no processo de sua empresa seja necessário que este comportamento ocorra, ative o parâmetro "Permite pag. vários títulos na baixa tít. ch. dev. - BXDEVCHQVARTIT".
Ainda com base na imagem apresentada acima, ao optar por considerar esta diferença como Pendência terá a caracterização de uma Baixa Parcial, ou seja, apenas um montante correspondente ao título será baixado e será gerado um novo título pendente com as mesmas informações do título original com o valor restante.
Observação: com o parâmetro "Não permite alterar o vencimento na baixa parcial? - ALTVCTOBAIXAPAR" ligado, ao realizar a baixa parcial de um título, se for definido que a diferença será uma Pendência, o sistema não permitirá a alteração do vencimento do novo título que será gerado. Porém, caso esteja desligado será possível alterar a data do vencimento. Lembre-se que, esse parâmetro pode ser habilitado somente no layout em HTML5.
Nota: em casos de baixa com retenção de impostos, acesse o link Baixa Parcial com Retenções para mais detalhes.
Referente aos pagamentos com o PIX, algumas considerações precisam ser abordadas. Sendo assim, observe:
- Caso realize o pagamento com vários títulos e clique no botão "Receber com PIX" sem que haja um título de Pix, o sistema emitirá um alerta o informando que é necessário, no mínimo, um título Pix para realização da baixa;
- É permitida a inclusão de somente uma parcela com o Tipo de Título Pix no pagamento com vários títulos;
- Ao informar um valor menor que o total da baixa e clicar em Receber com Pix, informe se o valor remancescente será uma pendência ou desconto, dessa forma, um QRCode poderá ser gerado para o recebimento.
Observação: ao realizar uma baixa que tenha o campo Tipo de Título igual a Cartão, caso o parâmetro "Confirmar automaticamete o recebimento TEF? - CONFAUTTEF" esteja ligado, o botão "Confirmar" do pop-up "Recebimento com cartão" será acionado automaticamente ao receber a confirmação do TEF. Assim, o pop-up será fechado e não será possível visualizar o comprovante da baixa. Caso o parâmetro esteja desligado, o comprovante da baixa para impressão será exibido.
Crédito a Compensar
O sistema permite a Baixa e Baixa com vários títulos de valor superior ao da venda, de forma que será gerado para o parceiro um Crédito na empresa.
Considere um exemplo deste comportamento:
O parceiro paga à empresa, um título no valor de R$300,00, com dois cheques, sendo um no valor de R$ 150,00 (pré-datado) e outro no valor de R$200,00 (também pré-datado). Pelo quadrante Formas de pagamento, realize o registro destes dois cheques.
Ao solicitar a Baixar, o sistema apresenta a tela informando que o "Valor da baixa maior que o valor do título!", gerando uma diferença no valor de R$50,00. Considere esta diferença como "Crédito a Compensar".
Para utilização da rotina de Crédito a Compensar é necessário que as particularidades acerca desse processo sejam configuradas:
- Preencha o parâmetro "Tipo de título para compensação de Crédito - TIPTITCREDCLI" indicando o código do tipo de título utilizado nos títulos gerados como crédito a compensar.
- Preencha também, os campos da tela Crédito a Compensar, com Natureza de Receitas e Despesas, Centro de Resultado, Tipo de Operação - TOP e Projeto que serão utilizados nos títulos lançados como Crédito a compensar.
Ao realizar a baixa com Vários Títulos, se na tela de baixa for informado o Tipo de Titulo, o sistema irá inseri-lo no Título Original na Movimentação Financeira. Já nos Títulos Gerados de crédito a compensar, o Tipo de Título será o que estiver definido no parâmetro TIPTITCREDCLI, de acordo com os critérios da empresa.
Nota: a data limite para retroação da baixa de títulos, pode ser definida no campo "Dias para retroação da baixa", localizado na tela Cadastro de Usuário, botão Outras Opções, opção "Configurações do Usuário" ou por meio do parâmetro "Dias para retroação da Baixa - DIASRETROACAO". Ressalta-se que este parâmetro está vinculado ao usuário SUP, portanto, o valor informado nele será considerado apenas quando a baixa for realizada por esse usuário.
Valores
A tela de baixa será carregada com os valores dos juros e multas calculados conforme as configurações da tela Cálculo de Juros e Multa.
Caso os campos "Multa Negociação" e "Juros Negociação" estejam preenchidos, esses valores serão somados ao valor da baixa do título.
Os valores da baixa só serão recalculados se houver mudança de registros selecionados para baixa na grade ou quando for selecionado o cancelamento de uma baixa anteriormente efetuada.
É possível ter a possibilidade de configurar o sistema para que o cálculo de juros e multas sobre os títulos atrasados seja realizado sobre o valor bruto do título ou sobre o valor líquido já descontando os valores de impostos retidos, quando existirem. Esta definição é realizada através do parâmetro "Usar vlr. desdob. para calcular Juros e Multa? - BXJUROMULTBRUTO" que, quando habilitado, a baixa será realizada considerando o valor bruto para cálculo de juros e multa. De outra forma, quando desabilitado, o cálculo de juros e multa será efetuado sobre o valor líquido do título, exceto quando o título possuir valores de desconto.
Para os casos de desconto no título, existe a alternativa de utilizar o desconto para compor a base de juros/multa na baixa de títulos em atraso. Sendo assim, para este comportamento, habilite o parâmetro "Usa desconto para compor a base de juros/multa. - USADESBASJURMUL".
Observação: a chave USADESBASJURMUL apenas executará a ação acima mencionada caso a chave BXJUROMULTBRUTO encontre-se desativada.
Ao habilitar o parâmetro "Usa Vlr. liberado na baixa quando Vlr. desc. zero? - FORCEVLRLIBBX" os descontos digitados na baixa do financeiro serão mantidos quando o usuário realizar a solicitação de liberação de limites de um evento 29 - Desconto no financeiro.
Importante: através da ativação do parâmetro "Considerar juros e multas negociados no cálculo dos juros de mora? - CONSJURMULNEG" será realizado o cálculo dos juros de mora sobre o valor dos juros e multas que foram gerados por uma renegociação. Imagine um título a ser pago que foi originado de uma renegociação; nesta renegociação foram calculados juros e multa; com o parâmetro mencionado ativado, o cálculo dos juros pertinentes ao atraso do título irá utilizar como base além do valor do desdobramento do título, os juros e multa negociados que foram calculados na renegociação.
Nota: caso o parâmetro "Bloquear alteração de multa na baixa? - ALTERMULTABLOQ" esteja ativado, ao solicitar a baixa de um título, o campo Multa será apresentado desabilitado, não sendo possível sua modificação.
Se o campo Moeda no título estiver informado com "0" (zero) ou informado com a moeda corrente, no quadrante Dados básicos, o campo Vlr. Moeda será apresentado desabilitado. Caso se tenha uma moeda informada, e esta em sua configuração (Cadastro de Valores de Moedas) esteja definida com seu Tipo igual a Valor, ao realizar a baixa, o campo Vlr. Moeda será alimentado com a última cotação existente da Moeda no período (data de vencimento) especificado na baixa. O sistema dispõe também de um recurso para Apresentação dos Valores em Moeda.
Nota: se a Data da Baixa for maior que a Data de Vencimento do título, o Código da Moeda for diferente de zero e o Tipo de moeda for definido como "Índice" o sistema emitirá a mensagem:
"A Moeda informada no título está configurada como Índice (Configurações » Cadastros » Valores de Moedas). Para pagamento de vários títulos este tipo de moeda não é permitido."
Observação: se o campo Tipo de moeda não for selecionado como "Valor", o sistema fará a comparação entre a Data de Vencimento e a Data da Baixa. Caso a Data de Vencimento seja anterior à Data da Baixa, o sistema utilizará como referência o último dia do mês do vencimento e buscará a cotação correspondente a essa data. Com a data de referência obtida, o sistema calculará os juros de cada mês com base no número de dias de atraso, utilizando a seguinte fórmula:
Valor do título * cotação do mês / 100
Por outro lado, se o Tipo de moeda for Valor e o título representar uma despesa, os juros não serão calculados. Nesse caso, será utilizado o valor do título em baixa, que no exemplo mencionado é "0.0".
O campo "Juros" não poderá ser editado ao realizar uma baixa quando o parâmetro "Cálculo de juro obrigatório - JUROOBRIG" for ligado. Porém, quando o parâmetro for desligado o campo poderá ser editado no momento da baixa do título.
O parâmetro "Baixa de múltiplos títulos - OFEROPCBAIXTIT" pode influenciar na rotina de baixa de três maneiras:
- Se definido como "Baixa com Renegociação" será possível nas rotinas de Movimentação Financeira e Acerto de Ordem de Carga, efetuar a seleção e posterior baixa de múltiplos títulos de uma única vez; este procedimento implica na realização de uma baixa agrupada, de modo que os títulos selecionados serão incorporados em um único título;
- Uma vez que o parâmetro citado esteja determinado com a opção "Não permitir", não será possível proceder com a baixa de múltiplos títulos ao utilizar-se da Movimentação Financeira e do Acerto de Ordem de Carga; persistindo a tentativa de baixa, o sistema irá proceder com esta ação apenas para o primeiro título selecionado, mesmo que vários títulos tenham sido assinalados.
- Optando-se pela opção "Baixa Automática", efetue nas rotinas de Movimentação Financeira e Acerto de Ordem de Carga a baixa de múltiplos títulos de uma única vez; sem gerar a renegociação dos mesmos. Deste modo, tem-se a baixa individual de cada título.
Nota: a medida em que os lançamentos forem baixados, estes poderão ser visualizados na Conciliação Bancária, e na própria Movimentação Financeira ao selecionar os títulos baixados.
Importante: o sistema permite a conciliação bancária automática de um título, quando este é baixado por meio da tela de Movimentação Financeira. Através da ativação do parâmetro "Conciliar automaticamente na baixa? - CONCAUTBAIXA", ao realizar a baixa de um título (tela Movimentação Financeira) será apresentado um campo denominado "Data da Conciliação", nele, informe a data da realização da conciliação da Movimentação Bancária.
Observação: em relação à baixa agrupada de vários títulos, ao inserir valores nos campos "Desconto" ou "Perdão Juros" e realizar a baixa não será possível concluí-la, visto que o sistema não encontra-se apto para realizar uma baixa agrupada de vários títulos que solicite uma liberação de limites. Desta forma, caso seja necessário inserir Desconto ou Perdão de Juros, os títulos deverão ser baixados separadamente.
Nota: para que seja possível bloquear uma baixa ao efetuar o processamento de um título cujo valor seja diferente do valor da baixa é necessário personalizar uma trigger. Deve-se observar a variável "VARIAVEIS_PKG.V_IGNORE_OCORR_BAIXA", quando a mesma constar como "True" o processamento será efetuado via EDI.
Despesas com Cartório
Como já mencionado, ao efetuar a baixa de títulos do financeiro, o sistema refaz automaticamente o cálculo de Juros e Multas, mesmo que estes já tenham sido calculados anteriormente e registrados em seus devidos campos.
Despesas com cartório compõem a base de cálculo destes juros e multas, porém este é um caso que não possui completo amparo legal. O Sankhya Om conta com um recurso que irá permitir que a empresa opte pela cobrança ou não dos juros e multas sobre este tipo de despesa; em outras palavras, ao realizar a baixa de um título em atraso, que possua despesas de cartório será possível configurar o sistema para que estas despesas incidam ou não no cálculo de juros e multas devidos.
Através do parâmetro "Despesas de cartório incidem na Baixa do Financeiro - DESPCARTBAIFIN" é possível realizar a definição do comportamento das despesas de cartório na baixa de títulos em atraso; uma vez ativado, estas despesas irão incidir no cálculo de juros e multas; o inverso ocorre, quando o parâmetro se encontra desativado.
Observação: a configuração deste parâmetro irá interferir desta mesma maneira na tela Baixa Automática.
Moeda Estrangeira
Esse quadrante será exibido quando o parâmetro "Mostrar valores de moedas convertido no financeiro - MOSTRAVLRMOEDA" for habilitado e o campo "Moeda" da aba Geral for diferente de Real (R$).
Na seção "Valor da Moeda", pode-se conferir o valor da moeda conforme a cotação atual, de forma que, caso não haja valor de cotação na data atual, o sistema irá buscar a última cotação registrada.
Observação: a variação cambial está vinculada ao valor original do título e, portanto, não será recalculada após uma alteração para realizar a baixa parcial. Quando essa alteração ocorrer, o valor cambial será atualizado automaticamente e de forma correta.
Já, na seção "Valor de desbobramento da moeda" irá constar o valor da moeda da negociação considerando o valor negociado no título e respeitando a regra prevista para esses campos, que é de 2 (duas) casas decimais.
Por fim, na seção "Desbobramento" irá constar o desdobramento na moeda corrente.
Nota: os campos pertinentes à aba poderão ser editados conforme permissão de acessos concedida na tela Acessos.
Impostos
A seção Impostos será uma informação ou demonstração dos valores de impostos relacionados ao título.
Outros Impostos
O campo "Outros Impostos" será preenchido caso o imposto cadastrado na tela Impostos, na aba Serviço, tenha a opção "Subtrair" selecionada no campo "No Financeiro de Origem Estoque".
Este quadrante permite a inclusão de impostos não convencionais que serão calculados para o título.
Imposto: informe neste campo o Imposto em questão; serão apresentados na pesquisa apenas os impostos cujo cálculo da base não seja mensal.
Tipo Imposto: determine aqui se o valor do imposto irá Somar, se será Retido ou Incluso ao valor do título.
Base | Alíquota | Valor: estes três campos apresentam o cálculo do imposto; uma vez inserida a Base e sua respectiva Alíquota, o Valor do imposto será automaticamente calculado; se for o caso, o valor também pode ser informado manualmente.
Digitado: esta marcação é automaticamente realizada quando o imposto for incluído manualmente.
Receber com Pix
O botão Receber com Pix permitirá o recebimento de um título de receita (real/pendente) por meio da transação Pix.
Para utilizar essa funcionalidade, na tela Contas, aba Pix, os campos "Client Secret Pix", "Client ID Pix" e "Chave Pix" deverão estar devidamente preenchidos.
Dessa forma, na tela de Baixa da Movimentação Financeira, quando o botão Receber com Pix for acionado, o sistema validará as informações do título em questão e o enviará para a API. Assim, um QR Code será gerado para que o usuário realize a leitura deste e faça o pagamento.
Pode-se ainda, copiar o código ao utilizar a opção "Copiar Código QR", e desse modo, o pagamento poderá ser executado por outro meio além da leitura na tela.
Observação: o sistema permite o recebimento de um título via transação Pix para Parceiros que não possuem CPF ou CNPJ informados (tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "CPF/CNPJ") e que estejam configurados como "Consumidor Final Não Contribuinte" (tela Parceiros, aba Fiscal, campo "Classificação ICMS").
Importante: a "Conta" informada nos Dados básicos deve ser a mesma daquela que contém os dados da conta bancária configurada na aba Pix da tela Contas, e caso a conta em questão não esteja preparada para receber pagamentos por Pix, o sistema o informará sobre no momento do recebimento.
Observação: ao clicar no botão "Baixar" quando o Tipo de Título estiver com o "Subtipo" igual a "PIX", escolha se gostaria apenas de efetivar a baixa do título ou gerar o QR Code para o recebimento via transação Pix. Uma vez que, como usuário recebedor já realizou a identificação do recebimento, deve utilizar a opção "Apenas baixar". Porém, caso contrário, acione o botão "Receber com Pix" a ser exibido no pop-up.
Além disso, ao acionar no botão Receber com Pix quando o campo "Tipo de Título" da aba Lançamento estiver diferente de Pix, o sistema exibirá um aviso onde o questionará se gostaria de alterá-lo. Sendo que, se o parâmetro TITULOPIX estiver preenchido com o Tipo de Título Pix padrão utilizado, este será apresentado automaticamente e, caso esteja em branco, selecione um registro no campo "Tipo de Título" para completar a ação de recebimento.
Impressão de Recibo
Ao finalizar o processo de baixa será possível realizar a impressão de um recibo de confirmação de tal procedimento. Este recibo será impresso na confirmação da baixa de acordo com a configuração dos parâmetros abaixo:
Através do parâmetro "Imprimir Modelo da Conta na Hora da Baixa? - IMPMODCTABAIX" é possível definir se o sistema irá ou não emitir mensagem de confirmação para impressão de recibo. Este parâmetro na tela Preferências, pode ter o campo Tipo definido como Inteiro ou Lógico; com isso, ele pode assumir dois comportamentos:
Tipo Inteiro:
- Se estiver com valor maior ou igual a "1" (um), será emitida uma mensagem questionando se deseja-se ou não imprimir o recibo;
- Se informar o valor "0" (zero) ou vazio, a impressão do recibo será automática.
Tipo Lógico:
- Se ligado, será impresso o recibo;
- Se desligado, o sistema não irá emitir recibo.
Importante: para que a configuração do parâmetro acima citado tenha completo efeito, no cadastro da Conta Bancária, aba Boleto(s)/Duplicatas, a marcação "Emite" deve estar realizada; além disso, utilize um modelo no formato ".txt" para impressão.
Para que a impressão do recibo seja realizada é necessário configurar o parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD", e na Conta Bancária, na aba Boleto(s)/Duplicatas, no campo "Impressora", informe o caminho da impressora a ser utilizada e o modelo do recibo.
Para imprimir o recibo de um título pago com vários títulos, o modelo que o sistema utiliza e a impressora são cadastrados nas Preferências da Empresa, aba Duplicata.
Importante: escolha se a impressora a ser utilizada será ou não a padrão do Windows. Para escolher a impressora padrão do Windows bastará preencher o caminho da impressora com a palavra "PADRÃO". Além disso, será possível direcionar a impressão de qualquer modelo txt para um arquivo que deseja imprimir, bastando definir um caminho e arquivo no campo de impressora através da tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boletos.
Autenticação de documentos na Baixa
Ao finalizar a baixa na Movimentação Financeira, caso o parâmetro "Autentica documento após ser baixado? - AUTENTICA" esteja ativado, será aberto um pop-up denominado "Autenticação do Documento" informando sobre a autenticação; ao confirmar o procedimento, a autenticação será enviada para a impressora padrão.
Observação: essa funcionalidade existe apenas na tela em flex.
Além disso, no parâmetro "Quantidades de vias não fiscais na autenticação - QTDVIASNAOFISC" determine a quantidade de vias a serem autenticadas.
Efetuando um Estorno
No contexto desse sistema, Estornar significa retornar um título do status Baixado para Pendente, o que leva a concluir que, para realizar um Estorno, o título deve ter sido baixado. Baixas indevidas, na maioria dos casos precisam ser estornadas. Ao selecionar um título baixado na Movimentação Financeira, o botão "Estornar" será apresentado habilitado:
Primeiramente, para ser possível proceder com um estorno, na tela de Controle de Acessos, deve-se configurar para o mesmo, tais permissões:
Uma vez utilizados os Filtros Iniciais para localização do título que foi baixado indevidamente, clica-se no botão Estornar e o pop-up denominado "Estorno de títulos" para confirmação do procedimento será aberto:
Ao confirmar a operação, o botão "Baixar" ficará novamente habilitado para o título em questão.
Quando o estorno a ser efetuado for do Tipo de Título igual a PIX, o sistema irá questionar a efetivação do estorno por meio da seguinte mensagem:
"Há título(s) recebido(s) com PIX ba sua seleção. O estorno da baixa não devolve os valores recebidos. Deseja prosseguir?"
Caso clique na opção "Sim", o sistema o direcionará para o pop-up de "Estorno de títulos". Porém, se a opção "Não" for selecionada, a operação será cancelada.
Baixa de um título após o Fechamento Contábil
Em algumas empresas é realizado o Fechamento Contábil, resultando na impossibilidade de lançar novas transações financeiras em um período contábil que já foi encerrado.
Isso pode criar conflitos ao realizar a baixa parcial de um título dentro de um período fechado, pois o valor residual desse título é lançado em um novo título financeiro com as mesmas datas do título original.
Portanto, é essencial obter uma liberação específica para a criação desse título residual para que as datas estejam dentro de um período já fechado pela contabilidade.
Observação: a solicitação de liberação deve ser feita por meio da rotina de Configuração Fechamento Contábil/Fiscal para o período de inclusão e liberada por meio da tela Liberação de Limites.
Parâmetros que afetam a rotina de Baixa
Exibir Banco, Data e Cód.Barra na Baixa c/ Vários Títulos? - EXIBVTEXTRA: habilitando este parâmetro, aparecerá na tela de Baixa em Formas de pagamentos os campos: Banco, Data da baixa e Código de Barras.
Este parâmetro não oculta os campos, apenas apresenta-os caso não estejam visíveis, independente da configuração realizada.
Permite excluir financeiros de pendência de baixa? - EXCLUIFINPEND: ligando este parâmetro, o sistema permite a exclusão de títulos pendentes provenientes da baixa parcial conforme comportamento atual do sistema. Quando desligado, o sistema não permitirá a exclusão de financeiros gerados mediante pendências de baixa parcial, emitindo a mensagem:
"O título de financeiro com número único XXXX não pode ser excluído por ser uma pendência de baixa parcial. Para excluí-lo, estorne o título original."
Manter juro proporcional na baixa com pendência? - MTJUROBAIXPEND: este parâmetro quando habilitado, fará com que os juros inclusos e digitados sejam considerados no título para proporcionalização no momento da baixa parcial. Para que o sistema mantenha o proporcional de juros na baixa com pendência, três condições devem ser satisfeitas:
- O parâmetro mencionado deve estar ativado;
- O Juro deve ser incluso;
- O título original deve possuir Juro (neste caso não é considerado Juro calculado pelo sistema, pois o sistema sempre ignora o juro do título quando existe cálculo por atraso).
Substitui Conta do Financeiro com Conta Baixa - SUBSTCONTA: habilitar este parâmetro, fará com que a conta informada no campo "Conta" no momento da baixa substitua a conta informada na tela de Movimentação Financeira.
Dias para retroação da Baixa - DIASRETROACAO: defina a data limite para retroação da baixa de títulos por meio deste parâmetro, ou através da tela Cadastro do Usuário, botão Outras Opções, opção "Configurações do Usuário", campo "Dias para retroação da baixa".
É fundamental a configuração dos valores padrões dos parâmetros DIASFUTURO e DIASRETROACAO no usuário SUP, definindo uma configuração geral que atenda a todos os usuários responsáveis pelas baixas, com as permissões mínimas necessárias. Usuários gestores, que podem precisar de limites mais amplos e personalizados, devem ter suas configurações ajustadas de forma individual.
Observação: os referidos parâmetros estão associados ao usuário SUP; portanto, o valor configurado será aplicado como padrão geral para todos os usuários que realizam baixas, exceto para aqueles com configurações personalizadas.
Atualiza valor baixa sem arredondamento - CALCBXSARREDON: caso este parâmetro esteja ativado, todas as dizimas serão consideradas nos cálculos de baixa de título, no entanto, se ele permanecer desligado os valores serão arredondados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.