Módulo: Financeiro > Rotinas
A Conciliação Bancária tem por objetivo controlar o saldo final do Extrato Bancário evitando erros, tanto por lançamentos estranhos que por ventura apareçam no extrato bancário, quanto por lançamentos não efetuados (especialmente de CPMF, IOF e tarifas bancárias), aumentando assim a segurança e integridade das informações.
Nota: esta rotina é de fundamental importância e deve ser executada de preferência diariamente, pois é ela que dará a segurança de que todo o movimento do dia foi realmente lançado e que o saldo disponível pode ser considerado pela gerência.
Filtros Rápidos Botões do topo da tela
Painel Principal Grade Detalhes
Estorno Como realizar a Conciliação Bancária
Outras Informações sobre esta Rotina Parâmetros que influenciam esta Rotina
Filtros Rápidos
No canto esquerdo da tela, temos os seguintes campos e marcações nos Filtros Rápidos:
A marcação "Conciliados", quando habilitada, apresentará os lançamentos já conciliados; da mesma forma, quando a marcação "Pendentes" estiver selecionada, apresentará os lançamentos pendentes de conciliação. Você também pode filtrar por conciliações do tipo "Receitas" e "Despesas".
No campo "Conta" insira o código da Conta Bancária que você deseja conciliar.
Defina no campo "Data de Lançamento" o período de lançamento para exibição do saldo da conta.
O campo "Data da Conciliação" ficará habilitado apenas se a marcação Conciliados estiver assinalada.
Pode-se filtrar ainda por "Núm. Documento", "Núm. Único Bancário" e "Vlr. Lançamento".
O campo "Histórico" é utilizado para registrar uma descrição da operação realizada, com o propósito de facilitar futuras consultas. Por exemplo: "Transferência de fundos para cobertura da conta garantida no Banco A".
Marque o "Tipo de Movimento" que deseja filtrar, de acordo com as opções abaixo:
- Aplicação;
- Depósito;
- Financeiro;
- Resgate;
- Saque;
- Transferência.
Além da opção de Filtros Rápidos, temos também a possibilidade de criar um "Filtro personalizado" através do ícone "Cadastrar Filtro".
Observação: para adicionar um Filtro personalizado com instrução SQL, pressione o botão "Modo Avançado" e realize a inserção da expressão desejada, feito isso utilize o botão "Visualizar expressão" para verificar o filtro.
Depois de definidos os filtros desejados e adequados à rotina, clique no botão "Aplicar" para apresentação dos títulos Conciliados e/ou Pendentes.
Botões do topo da tela
Botão Preferências
Ao acionar o botão "Preferências", será aberto um pop-up de mesma nomenclatura, onde você pode configurar a cor dos títulos de Receita e Despesa para quando forem visualizados no modo grade, sendo que, por padrão elas possuem a cor azul e vermelha, respectivamente.
Ainda nesse pop-up, você pode configurar o padrão de comportamento do campo de filtro "Data de Lançamento", de acordo com a marcação efetuada no "Intervalo de Vencimento", sendo elas:
- Última data utilizada: A data de lançamento será preenchida, automaticamente, pela última data utilizada no filtro dos títulos vencidos.
- Hoje: A data de lançamento será preenchida, automaticamente, pela data do dia e trará apenas os títulos que estão vencendo naquele dia.
- Semana Corrente: A data de lançamento será preenchida, automaticamente, com data inicial referente ao primeiro dia da semana e data final referente ao último dia da semana, e trará apenas os títulos com vencimento naquela semana.
- Mês Corrente: A data de lançamento será preenchida, automaticamente, com data inicial referente ao primeiro dia do mês e data final referente ao último dia do mês, e trará apenas os títulos com vencimento naquele mês.
- Limpar data: O intervalo da data de lançamento virá sempre em branco, e ao aplicar o filtro o sistema trará todos os títulos lançados no sistema, de acordo com os demais campos de filtro, independente da data de lançamento dos títulos.
- Personalizado: Esta marcação habilitará os campos "Últimos Dias" e "Próximos dias", para que você componha um filtro por vencimento que apresente os títulos dentro destes parâmetros, como por exemplo:
Considerando que no campo "Último(s)" foi informado um valor de 3 dias e no campo "Próximo(s)" um valor de 2 dias. Então, o sistema trará todos os títulos que vencerão no intervalo de 3 dias antes da data atual e 2 dias depois da data atual. Se a data atual é, por exemplo, 10/03/2018, logo serão apresentados os títulos com vencimento a partir do dia 07/03/2018 até o dia 12/03/2018.
Botão Configurar grade superior
Você pode criar campos adicionais para essa rotina, na tela Dicionários de Dados, tabela TGFMBC. Após a criação dos campos, por meio do botão "Configurar grade superior", você poderá incluí-los para que eles sejam apresentados na grade superior da tela.
Botão Ações
Serão apresentadas no botão "Ações", ações que permitem a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. No Construtor de Telas e no Dicionário de Dados por meio da aba "Ações" é possível definir a execução de uma Rotina no Banco de dados (Stored Procedure), execução de uma Rotina Java, execução de um Script (JavaScript) ou o Lançamento de uma tela do sistema.
Painel Principal
No campo "Saldo fim do dia" defina a data de referência para o cálculo dos campos "Real" e "Banco".
Em relação ao campo Real, você pode observar o saldo de todos os lançamentos, incluindo os que já encontram-se presentes no extrato do banco e os que ainda estão pendentes, mas como os cheques já foram emitidos, a qualquer momento poderão entrar no saldo.
Informe no campo Banco o saldo do banco, ou seja, apenas os lançamentos que já afetaram a conta no banco.
No campo "Data para conciliação" indique a data para conciliar o título.
Observação: caso não seja indicada nenhuma data, o sistema utilizará a data de lançamento como Data para conciliação. Esta opção deverá ser utilizada ao efetuar uma conciliação de lançamentos retroativos pois, é importante alterar a data para que o lançamento atualize o saldo na data correta, conforme o extrato bancário (emitido pelo banco).
Nota: a data deverá ser maior ou igual à data de lançamento do título.
Por meio dos botões "Remove todas as linhas selecionadas" e "Remove todas as linhas não selecionadas" você pode remover os itens que não deseja visualizar na grade.
Quando o botão "Conciliar todos" estiver selecionado, todos os lançamentos apresentados na tela serão conciliados.
Selecionando o botão "Desconciliar todos", todos os lançamentos disponíveis na tela serão desconciliados.
A coluna "Conciliado" é editável no modo grade e formulário; as colunas "Dt. Conciliação", "Histórico" e "Pré-Data" são editáveis apenas no modo formulário.
Na coluna "Histórico" será possível inserir até 150 caracteres; esta poderá ser editada mesmo que o título esteja "Conciliado" ou "Pendente".
Observação: quando uma sangria ou suprimento for realizado no PDV Web, caso você não preencha o campo "Histórico", ao verificar a conta em que essas ações foram realizadas, na Conciliação Bancária o campo Histórico estará preenchido com o texto "Histórico Sangria" ou "Histórico Suprimento" conforme a ação realizada.
Grade Detalhes
Através do botão "Mostrar detalhes" localizado no painel principal, será aberta uma nova grade na parte inferior da tela, exibindo os detalhes do item selecionado. Caso o título selecionado tenha o "Tipo de Movimento" como Financeiro, a grade exibirá informações do financeiro; sendo um Título Bancário, serão exibidas informações relativas ao Movimento Bancário.
Ao clicar duas vezes sobre o item disponível na grade exibida após acionar o botão acima, abre-se a tela Movimentação Financeira com o título correspondente, caso seja um Título Financeiro. Para os demais tipos de títulos, será aberta a tela Movimentação Bancária.
Observação: quando os detalhes estão sendo exibidos, o botão Mostrar detalhes torna-se "Esconder detalhes".
No rodapé da tela o sistema exibirá o "Total" de "Crédito", "Débito", "Líquido", "Conciliado" e o "Selecionado" dos títulos da grade.
Estorno
O botão "Estorno" será exibido na grade de Detalhes quando o título selecionado na grade superior for do Tipo Financeiro e você tiver permissão de acesso à rotina, conforme demonstrado abaixo na tela de Acessos:
Estorno de Receitas
Para que você tenha permissão apenas para estornar Receitas através da tela Conciliação Bancária, será necessário que na tela Controle de Acessos a marcação "Estorno de Receitas" da rotina Conciliação Bancária esteja marcada como "Permitido".
Neste contexto, ao configurar da forma mencionada acima, com esta permissão você poderá realizar o estorno das Receitas.
Nota: o botão Estorno estará disponível apenas quando o título selecionado tratar-se de Receita; quando uma Despesa for selecionada, este botão será desabilitado.
Quando o estorno a ser efetuado for do Tipo de Título igual a PIX, o sistema irá questionar a efetivação do estorno por meio da seguinte mensagem:
"Há título(s) recebido(s) com PIX na sua seleção. O estorno da baixa não devolve os valores recebidos. Deseja prosseguir?"
Caso você clique na opção "Sim", o sistema o direcionará para o pop-up de "Estorno de títulos". Porém, se a opção "Não" for selecionada, a operação será cancelada.
Estorno de Despesas
Da mesma forma, para que você possa realizar o estorno apenas das Despesas, será necessário que a marcação "Estorno de Despesas" esteja selecionada como Permitido.
Observação: o botão Estorno estará disponível apenas quando o título selecionado tratar-se de Despesa; quando uma Receita for selecionada, este botão será desabilitado.
Estorno (Todos)
Esta marcação quando selecionada como Permitido, possibilitará que você realize o estorno tanto de Receitas quanto de Despesas através da rotina de Conciliação Bancária.
Nota: o botão Estorno estará habilitado tanto para Despesas quanto para Receitas selecionadas.
Importante: para que o botão Estorno seja apresentado, além do título ser do Tipo Financeiro e você possuir permissão de Acesso, será necessário que na tela Usuários, aba Segurança, a marcação "Inibe acesso a estorno" não encontre-se selecionada.
Observação: através deste botão, você poderá realizar o estorno do título selecionado sem que seja necessário acessar a tela Movimentação Financeira.
Nota: ao tentar realizar o estorno de um título já conciliado, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Título já conciliado! Deseja estornar mesmo assim?".
Caso você deseje continuar o estorno do título, basta clicar em "Sim".
Como realizar a Conciliação Bancária
Primeiramente, verifique a "Data para conciliação" localizada no Painel Principal.
Após, é necessário conferir quais os lançamentos exibidos na tela que já constam no Extrato Bancário.
Importante: Somente estarão visíveis para a Conciliação Bancária os lançamentos que já foram baixados.
Para realizar a conciliação do lançamento, se você estiver visualizando a tela no modo "Grade", bastará selecionar a marcação "Conciliado" e acionar o botão "Salvar".
Em seguida, verifique se o saldo "Banco" apresentado no Painel Principal da tela encontra-se igual ao saldo do Extrato Bancário impresso pelo banco que está sendo conferido.
Por fim, ao concluir a conferência entre o Extrato Bancário e o saldo da tela de Conciliação Bancária, bastará clicar no botão "Aplicar".
Outras Informações sobre esta Rotina
Antes de realizar a Conciliação Bancária, aconselhamos que você, tendo o Extrato Bancário em mãos, efetue a baixa das Despesas e Receitas no Financeiro.
Observação: Este procedimento não é obrigatório mas, caso não seja feito, você terá que alternar entre telas do sistema para lançar e baixar os títulos durante a Conciliação Bancária, causando interrupções e desvios de atenção, podendo acarretar em diferenças nos valores.
Nota: Se todos os lançamentos forem conciliados, o saldo "Real" deverá, necessariamente, ser igual ao saldo "Banco".
Observação: Caso os lançamentos não estejam todos conciliados, haverá diferença entre os saldos Real e Bancário; você deverá realizar a conferência para perceber se com a subtração ou adição dos saldos os valores ficarão equiparados.
Em relação aos campos "Vlr. Cheque" e "Vlr. Troco" desta tela, temos que, nos casos em que o valor do cheque é superior ao valor do desdobramento e é necessário retornar troco, o valor deste será registrado na Conciliação. Trouxemos um exemplo:
A empresa recebeu um título cujo valor do desdobramento era de R$1.000,00 com um cheque no valor de R$1.500,00; na Conciliação Bancária, o campo Vlr. Cheque apresentará o valor de R$1.500,00 e o campo Vlr. Troco o valor de R$500,00, registrando, portanto, a saída deste troco para que não haja diferença no Saldo Bancário.
Parâmetros que influenciam esta Rotina
Utilizar Pré-Data para Dt. Lançamento? - USAPRDTDTLANC: deverá encontrar-se desabilitado para que você consiga visualizar um Título Financeiro com cheque pré-datado e com a baixa realizada. Caso este parâmetro não esteja desligado, apenas será possível a visualização da baixa do título caso seja realizada a filtragem pela data de vencimento.
Inclui Mov. bancário p/ transferência de despesa? - INCMBCTRANSDESP: quando estiver habilitado, será apresentado na tela Conciliação Bancária o Título de Despesa realizada na transferência de títulos. No entanto, quando o parâmetro estiver desligado, a rotina de transferência não irá misturar Receita com Despesa na mesma transferência, ou seja não haverá compensação.
E-mail(s) do(s) gestor(es) financeiro(s) - EMAILGESFIN: neste parâmetro deverá ser inserido(s) o(s) e-mail(s) do(s) gestor(es) que serão comunicados sobre o não acesso às telas Agenda Financeira, Fluxo de Caixa e Conciliação Bancária. Somente os e-mails cadastrados receberão a notificação sobre o não acesso dos usuários nas telas.
Nota: Havendo a necessidade de incluir ou alterar os dados, você poderá efetuar as modificações dentro do próprio parâmetro.
Frequência de uso esperada Conciliação bancária - FREQUSOCONCBANC: informe neste parâmetro a frequência aguardada de uso da tela Conciliação Bancária; por exemplo, de 05 em 05 dias.
Dias notificação de não uso Conciliação bancária - DIASNTFCONCBANC: defina neste parâmetro os dias de notificação em que o gerente receberá um e-mail caso a tela Conciliação Bancária não seja acessada conforme definição do parâmetro FREQUSOCONCBANC. Por exemplo, caso a tela de Conciliação Bancária não seja acessada em 10 dias, será enviado um e-mail ao gestor sobre o não acesso dos usuários à tela.
Observação: os parâmetros de chaves EMAILGESFIN, FREQUSOCONCBANC e DIASNTFCONCBANC trabalham em conjunto e afetam o sistema da seguinte maneira:
- Quando algum funcionário, que possua acesso à tela Conciliação Bancária, efetuar o login no sistema, será exibido um pop-up de alerta sobre o período que a referida tela não está sendo acessada, de acordo com os parâmetros FREQUSOCONCBANC e DIASNTFCONCBANC; caso os dias definidos em ambos os parâmetros sejam ultrapassados, será encaminhado um e-mail ao(s) endereço(s) de e-mail(s) inserido(s) no parâmetro EMAILGESFIN.
- Uma vez posicionado no pop-up citado, clicando-se em "Próximo" na mensagem apresentada, tem-se a marcação "Não quero receber mais este alerta"; sendo esta efetuada, o pop-up não será mais apresentado. Com esta medida, nas "Opções de contexto" (localizado no lado superior direito da tela) será apresentada a opção "Receber notificações Gaps gestão" para que o(s) usuário(s) volte(m) a receber o alerta.
- Quando você ler o aviso, somente será notificado quando atingir o prazo estipulado no parâmetro FREQUSOCONCBANC com base no último envio, mesmo que ele ainda não tenha acessado a rotina;
- Ao deixar os parâmetros FREQUSOCONCBANC e DIASNTFCONCBANC indicados com "0" (zero), as mensagens não serão exibidas aos usuários. O preenchimento padrão deste parâmetro é "0" (zero);
- As mensagens são exibidas tendo em vista o grupo de funcionários que possuam acesso à tela mencionada. Por exemplo, se existem os funcionários A, B e C que possuem acesso à tela, a mensagem será exibida a todos eles. Quando qualquer um desses usuários acessar a tela, a mensagem não será mais emitida para os demais.
Validar Empresa Exclusiva das Contas? - TRANSFMBEXC: quando estiver habilitado, será permitido realizar a transferência e a conciliação entre contas exclusivas por meio de duas hipóteses:
- Se as empresas das contas de origem/destino forem iguais;
- Quando somente uma das contas for exclusiva.
Nota: não ocorrendo os pontos elencados acima, desabilite o referido parâmetro para executar a transferência e a conciliação entre contas exclusivas.
Permite troco p/ cartão (Créd/Déb/Voucher)? - PERMTROCOCARTAO: ao desabilitar este parâmetro, não será permitido o troco em títulos de cartão de débito, crédito ou voucher. Caso esteja habilitado, será autorizado o troco em títulos de cartão.
Observação: Utilizando o pagamento com vários títulos, o sistema buscará um título que permite o troco antes de lançar uma exceção.
Estorno com Recomposição Opcional? - ESTRECOMPOPC: quando habilitado e o título corresponder à recomposição, no momento de finalizar o estorno, o sistema apresentará um pop-up questionando se o usuário deseja recompor o título original. Por outro lado, quando estiver desabilitado, será apresentada uma mensagem informando que, ao concluir, será recomposto o título original, ou seja, você não poderá realizar o estorno.
Usar Dt. Conciliação da empresa em contabilização - USADTCONEMPCTBZ: ao hablitar este parâmetro o sistema irá utilizar como data da conciliação dos lançamentos somente a data da empresa em contabilização.
Dias bloquear desconciliação de movim. bancário - DIASBLQDESCONBC: informe neste parâmetro, a quantidade de dias permitidas para realizar a desconciliação de um lançamento bancário conciliado. Ao efetuar a desconciliação se for informada uma data de conciliação inferior à data atual menos o número de dias estabelecido no parâmetro DIASBLQDESCONBC o sistema não irá permitir a desconciliação.
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