Módulo: Comercial > Rotinas > Ordem de Carga
Nesta tela, você irá cadastrar a Ordem de Carga pertinente ao transporte das mercadorias vendidas ou transferidas.
Preenchimentos Iniciais Aba Propriedades
Aba Frete Aba Transbordo
Como montar uma hierarquia? Botão Outras Opções...
Parâmetro que influencia esta rotina Inclusão do CT-e globalizados e não...
Preenchimentos Iniciais
Inicialmente, temos os campos "Empresa" e "Ordem de carga". Para utilização, preencha um ou os dois campos e acione o botão "Aplicar filtro".
Caso necessário, você poderá utilizar o botão "Pesquisar", onde o sistema apresentará uma pequena tela onde você buscará pela empresa ou ordem de carga desejada.
Para cadastrar uma ordem de carga, selecione no painel de controle o botão "Novo"; alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros de preenchimento automático.
Informe no campo "Empresa" a Empresa a qual a "Ordem de Carga" estará relacionada.
No campo Ordem de Carga, aponte o código único para esta ordem de carga. Conforme configuração descrita acima.
Utilize o campo "Transbordo" para indicar se uma Ordem de Carga tem ou não transbordo. Quando esta marcação estiver marcada efetuada, a aba Transbordo será habilitada.
No campo "Número da Viagem" será apresentada a informação referente à viagem que a ordem de carga em questão está ligada.
Na parte superior da tela, note os seguintes botões:
Quando a ordem de carga for acessada e você deseja criar uma nova viagem a partir dela, acione este botão para o lançamento da viagem. Esta viagem inicialmente será lançada com a empresa e veículo de tração, iguais aos da ordem de carga. Este botão somente estará habilitado caso a ordem de carga não possua viagem ligada à ela.
Caso seja necessário abrir uma viagem vinculada à ordem de carga, para fins de consulta, realize este procedimento acionando este botão. Este botão somente ficará habilitado caso a ordem de carga possua viagem ligada a ela.
Ao acessar a ordem de carga, caso queira desvinculá-la de alguma viagem, você deverá acionar este botão porém, desde que as notas da ordem de carga não estejam vinculadas a qualquer manifesto autorizado. Este botão somente estará habilitado caso a ordem de carga possua viagem ligada a ela.
Aba Propriedades
Informe no campo "Total da carga", o valor total da carga referente à Ordem de Carga que está sendo configurada.
A data de criação da Ordem de Carga deverá ser indicada no campo "Data início".
No campo "Data prevista para saída" indique a data prevista de saída da carga.
Se a carga for transportada por um veículo próprio da empresa, informe o veículo no campo "Veículo". Esta informação necessita estar previamente cadastrada no Cadastro de Veículos.
Observação: Ao realizar a inclusão ou alteração do veículo, o campo Parceiro Transportadora será preenchido automaticamente com o parceiro informado no campo "Parceiro ou Empresa" do Cadastro de Veículos, aba "Propriedades". Para tanto, é necessário que os seguintes pontos sejam atendidos:
- A marcação "Veículo da empresa" deve estar desmarcada (Cadastro de Veículos, aba Propriedades);
- O parceiro deve ser uma transportadora (Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "Tipo" configurado com a opção "Transportadora").
Informe a região onde será entregue a Ordem de Carga no campo "Região". Este cadastro é realizado no Cadastro de Regiões.
Se a Ordem de Carga for realizada por uma transportadora, informe este parceiro no campo "Parceiro Transportadora". Seu cadastro é realizado na tela Cadastro de Parceiros.
Caso a Ordem de Carga seja entregue por um funcionário motorista próprio da empresa, o campo "Parceiro Motorista" deverá ser preenchido, também cadastrado na tela Cadastro de Parceiros.
O campo "Parceiro Origem da Rota" é utilizado nas formações de carga, onde a cidade de origem é diferente da cidade da empresa. Após o cálculo do frete, o sistema grava no campo "Roteiro" da ordem de carga, como a primeira cidade, a cidade do parceiro de origem da rota informado neste campo.
No campo "Nro. da Frota" informe o número da frota do veículo que será utilizado para controle de veículos, quando a empresa possuir frota própria. Este campo permitirá que, na Expedição do WMS, o conferente possa confirmar se o veículo que se encontra estacionado na Doca de Saída é realmente o que deverá expedir a mercadoria.
Descreva no "Roteiro", a sequência com que a Ordem de Carga será entregue ou demais informações necessárias.
O Módulo WMS é um produto que pode ser utilizado em integração com o MGE. Sendo assim, as "Docas" devem ser cadastradas pelo MGE WMS, logo, o campo "Doca para Separação" deve ser preenchido para atualizar automaticamente o "Cód.Doca" (Código da Doca), em todos os "Pedidos" da "Ordem de Carga", quando forem enviados para o WMS.
O campo "Tipo de OC" serve para indicar a classificação da Ordem de Carga quanto a sua utilização na movimentação de produtos; possui as seguintes opções de escolha:
- Ambos;
- Saída;
- Entrada.
Por meio do campo "Tipo de Carga" você definirá a condição da carga que será entregue. São duas as possibilidades de escolha:
- Fracionada: Carga que possui vários destinos, ou seja, será entregue em vários Parceiros;
- Fechada: Carga que possui apenas um destino, ou seja, será entregue em apenas um Parceiro;
Informe no campo "Situação", se a carga foi ou não finalizada. Seu preenchimento permite duas maneiras:
- Aberta: Indica que a carga ainda não foi formada;
- Fechada: A carga já foi formada.
Nota: a marcação de uma Ordem de Carga como "Fechada" pode variar de acordo com a rotina de cada empresa. Existem empresas que utilizam essa marcação para indicar que todos os pedidos ligados à Ordem de Carga já estão no caminhão e que a carga está formada, outras quando o caminhão deixa o pátio da empresa, assim que informam a hora da saída do mesmo, e outras quando o caminhão retorna após a entrega trazendo o acerto.
Aponte por meio do campo "Tipo de Embalagem"qual será o tipo das embalagens utilizadas nos produtos, que irão formar a carga. Podem ser:
- Paletizadas;
- Granel;
- Caixas.
Preencha os campos "KM Inicial" e "KM Final" de acordo com a distância cadastrada entre a empresa informada na nota, que foi vinculada à Ordem de Carga, e seus respectivos parceiros, levando também em consideração a sequência de entrega. A informação aqui descrita, também é utilizada para calcular frete.
Informe o "Peso máximo" suportado pelo veículo que irá receber a carga bem como quantos "Metros Cúbicos Máximo" de produto poderão formar a carga.
Os três próximos campos, são utilizados de acordo com o opcional "Gestão de Performance do Parceiro", que se encontra em desenvolvimento. São eles:
- Avaliação de Veículo/Motorista;
- Observações;
- Justificativa de escolha-Veículo/Motorista.
Defina no campo "Prioridade" a prioridade da ordem de carga.
Observação: Na geração de notas de remessa, caso no modelo de nota utilizado seja informada uma Ordem de Carga diferente de 0 (zero), o sistema levará essa Ordem de Carga para a nota de remessa gerada e não copiará da nota de origem. Quando o modelo estiver com Ordem de Carga igual a 0 (zero), então será copiada da nota de origem.
Se o modelo de nota estiver com uma empresa diferente da empresa da nota, será emitida a seguinte mensagem:
"SQL-50001 Não existe referência para Ordem de Carga: XXX informada na nota de Nro Único: YYYYY".
Aba Frete
A marcação "Gerar vinculação automática da rota para ordem de carga" será habilitada somente quando o campo "Tipo de Cálculo de Frete" estiver configurado com as opções "4 - Valor por Rota/Rateio por Peso" e "5 - Valor por Rota/Rateio por Valor", e não permitirá trocar ou retirar a Ordem de Carga direto na Central.
Selecione no campo "Tipo de Cálculo de Frete" qual das opções corresponde à forma com que o frete será calculado:
- 0 - Escolha Manual;
- 1 - Valor por Fórmula/Rateio por Peso;
- 2 - Valor por Fórmula/Rateio por Valor;
- 3 - Valor por Fórmula/Ganho Logístico;
- 4 - Valor por Rota/Rateio por Peso;
- 5 - Valor por Rota/Rateio por Valor;
- 6 - Valor Manual/Rateio por Peso;
- 7 - Valor Manual/Rateio por Valor;
- 8 - Valor Fixo Mensal Tabela.
Sobre a listagem disponibilizada acima, é relevante analisar as seguintes informações:
Por meio da opção "0 - Escolha Manual" será considerado o valor do frete informado manualmente na nota.
Para utilizar as opções "1 - Valor por Fórmula/Rateio por Peso" e "2 - Valor por Fórmula/Rateio por Valor" você deve:
- Acessar a tela Fórmulas para Cálculo de frete e proceder com os devidos registros de acordo com as regras da empresa.
- Na sequência, é necessário acessar a tela Veículos, aba Propriedades, e inserir no campo "Fórmula p/cálculo de Frete" o cadastro realizado anteriormente.
- Na tela Formação de Carga deve-se informar a ordem de carga nos pedidos e utilizar a opção para o cálculo e rateio entre os pedidos.
No caso da opção "3 - Valor por fórmula/Ganho logístico", fará com que o sistema permita realizar o cálculo em referência, posto isto, sendo necessário proceder com todas as configurações relacionadas ao cálculo de valor por fórmula.
Assim, por meio desta opção deduzimos que o trajeto influencia na diminuição do frete e no rateio para cada parceiro. Por exemplo:
Uma empresa em Uberlândia-MG tem que fazer uma entrega em Itumbiara-GO, Goiatuba-GO e Buriti Alegre-GO, distantes de Uberlândia 150 km, 190 km, 176 km, respectivamente.
Nota: Assim, consideremos o valor da bandeirada R$ 100,00 e R$2,00 por km rodado.
Diante disto, se a entrega fosse feita individualmente para cada parceiro o valor do frete seria: Parceiro Itumbiara-GO = R$ 700,00
Parceiro Goiatuba-GO = R$ 860,00
Parceiro Buriti Alegre-GO = R$ 804,00
Se o cálculo for feito pela opção Calcular Frete\Valor por Fórmula\Rateio por peso seria:
Parceiro Itumbiara-GO = R$ 353,60
Parceiro Goiatuba-GO = R$ 353,60
Parceiro Buriti Alegre-GO = R$ 176,80
Se o cálculo for feito pela opção Calcular Frete\Valor por Fórmula\Ganho logístico seria:
Parceiro Itumbiara-GO = R$ 261,76
Parceiro Goiatuba-GO = R$ 321,59
Parceiro Buriti Alegre-GO = R$ 300,65
Utilizando as opções "4 - Valor por Rota/Rateio por Peso" e "5 - Valor por Rota/Rateio por Valor" será considerada uma rota com o respectivo valor a ser rateado. Desse modo, tem-se:
Rateio por peso
O valor do frete calculado é rateado entre as notas da formação de carga em função do peso que está sendo transportado para cada parceiro.
Rateio por valor
O valor do frete calculado é rateado entre as notas da formação de carga, em função do valor que está sendo transportado para cada parceiro.
Ao considerar as opções "6 - Valor Manual/Rateio por Peso" e "7 - Valor Manual/Rateio por Valor" teremos um comportamento semelhante ao das opções mencionadas acima, porém, para estes casos em referência, não se tem a necessidade de proceder com as configurações de fórmulas.
Observação: Sendo assim, os valores serão registrados diretamente na ordem de carga.
Em relação à opção "8 - Valor Fixo Mensal Tabela", serão utilizadas as informações contidas na tela Tabelas para cálculo de frete.
O campo "Tipo de Distância p/ Valor Manual/Tabela" é habilitado apenas se o campo Tipo de Cálculo de Frete estiver selecionado com as opções "6 – Valor Manual/Rateio por Peso" ou "7 – Valor Manual/Rateio por Valor". São três as possibilidades de escolha:
- entre Parceiros ou Cidades;
- entre Cidades;
- entre Parceiros.
O campo "Rota" será habilitado com as opções "4 – Valor por Rota/Rateio por Peso" e "5 – Valor por Rota/Rateio por Valor". Informe a rota que deverá ser seguida para a distribuição da carga entre os Parceiros. A Rota deve ser cadastrada através da tela Cadastro de Rotas.
Informe também o "Valor do Frete" de forma manual. Este campo é habilitado pelas opções "6 – Valor Manual/Rateio por Peso" e "7 – Valor Manual/Rateio por Valor".
Aba Transbordo
O campo "Parceiro p/ Destino da Rota" deverá ser preenchido com "Parceiro" para a nota de transbordo.
O "Local" informado será gravado nos itens da nota de transbordo.
O sistema utiliza o Tipo de Operação – TOP informado no campo "Tipo Operação"no momento da geração da nota de acompanhamento.
Sub-Aba Notas/Pedidos de Acompanhamento
O botão "Gerar Acompanhamento" gera notas de transbordo, utilizando o modelo informado no parâmetro "Modelo de nota para transbordo - MODNOTATRANSB". O sistema irá gerar uma nota de acompanhamento para cada ordem de carga que não seja a principal (mãe) e que tenha filha (só constarão itens de pedidos já faturados).
Exemplo: Ordem de Carga mãe 4610, filhas 4611 e 4612. A 4611 têm as filhas 4613 e 4614. Neste caso será gerada a nota de acompanhamento pra ordem de carga 4611. Os dados do parceiro serão buscados da ordem de carga. Os valores do frete respeitarão a configuração da ordem de carga.
Esta sub-aba apresenta as notas de acompanhamento geradas para cada ponto de transbordo, a partir da ordem de carga corrente. Se a ordem de carga corrente for uma ordem de carga mãe, o sistema habilita um botão que permite a geração das notas de acompanhamento, desde que estas notas não tenham sido geradas e que a ordem de carga corrente possua uma ou mais ordens de carga filhas. Um ponto de transbordo é marcado por uma ordem de carga que não tenha ligação com nenhuma nota de venda e que possua uma ou mais ordens de carga filhas.
Após a geração das notas, o sistema calcula o frete para as notas de acompanhamento considerando o caminho da seguinte forma:
O ponto de partida é a empresa da ordem de carga mãe, o primeiro destino é o parceiro para origem da rota configurado na primeira ordem de carga de transbordo, a partir deste ponto, o destino passa a ser o novo ponto de partida, e o próximo destino é o parceiro para origem da rota configurado na próxima ordem de carga de transbordo.
Nota: O campo "Parceiro Origem da Rota", aba "Propriedades", será utilizado pelo sistema para efeitos de cálculo de frete para identificar o início da rota. Quando existirem casos de mais de um transbordo hierarquia abaixo, o parceiro de origem a partir do segundo transbordo, será o parceiro de destino da ordem de carga do transbordo anterior.
Sub-Aba Ordens de Carga
Esta sub-aba apresenta as ordens de carga filhas da ordem de carga corrente. Esta seção permite as seguintes configurações:
- Incluir uma ordem de carga como filha clicando no botão "Novo";
- Excluir uma ordem de carga filha clicando no botão "Remover" e alterar a sequência de entrega das ordens de carga filhas, digitando os números no campo de sequência.
Na aba Notas/Pedidos da Ordem de Carga serão apresentadas as notas ligadas à ordem de carga filha corrente.
Importante: A "Natureza" registrada na nota corresponde ao "TIPO DE NEGOCIAÇÃO" SUGTIPNEGSAID vinculado ao "Código do Parceiro", registrado no modelo da nota e informado no parâmetro "Modelo de nota para transbordo - MODNOTATRANSB".
Como montar uma hierarquia?
Consideremos o seguinte exemplo, temos a ordem de carga pai 1000; filho 1001 e netos 1003 e 1004. Para que a hierarquia seja montada, informe na aba "Transbordo" da ordem de carga 1000, a ordem de carga 1001. No cadastro da ordem de carga 1001, informe as ordens de carga 1003 e 1004.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela. Ao acioná-lo, teremos a exibição da seguinte opção:
Aceitar múltiplas empresas no transbordo
Com esta opção marcada, o sistema permitirá incluir na aba "Transbordo", Ordens de Cargas filhas de Empresas diferentes da Ordem de Carga principal.
Parâmetro que influencia esta rotina
Bloqueia Excesso de Carga - EXCESSOCARGA: Quando este parâmetro estiver ativado e o "Peso Total" dos produtos da Nota for maior que o "Peso Máximo" da Ordem de Carga, na confirmação será exibida uma mensagem referente ao "Limite de Peso" da Ordem de Carga.
"Ordens de Carga com problemas nos limites de peso ou M3:
A Ordem de carga 1 da empresa 444:
Tem o Peso atual = 200.0, Peso limite = 10.0"
WMS - Liberação de Ordem de Carga
Ao efetuar a liberação de uma área de separação para a Ordem de Carga selecionada, o sistema fará a geração das separações para as O.C que estão com área de separação configurada "Por produto", de tal forma que a separação inteira possa ser realizada por um separador, com seu equipamento, considerando o peso máximo e cubagem máxima configurada na área de separação.
Campo utilizado para ordenação, no momento do split das tarefas - CAMPOORDSPLIT:A ordem da execução das tarefas de separação é determinada pela ordem que você definir neste parâmetro. Os campos disponíveis são todos os campos das seguintes tabelas: TGWITT(ITT), TGFPRO(PRO), TGWEND(EN), TGWSEP(SEP).
Ou seja, se você quiser ordenar pelo "Código do Produto", por exemplo, deverá informar o parâmetro da seguinte forma: CAMPOORDSPLIT = ITT.CODPROD.
O interessante dessa ordenação, é que se você precisar criar qualquer "campo adicional" e quiser utilizar como base da ordenação, bastará informar o mesmo no parâmetro. Se você não informar nada no parâmetro, o sistema utilizará o campo "Sequência" do item para ordenar.
Exemplo de split considerando apenas peso: Se área de separação "A" estiver configurada para 200KG e na O.C tiver 800KG para aquela área, então serão geradas 4 separações, obviamente, se o produto tiver cubagem configurada e a área de separação também, será levado em consideração a cubagem no momento da geração das tarefas. A geração das separações através do split será feita apenas uma vez e para Ordens de Carga que ainda não foram liberadas.
Percentual máximo de ocupação das áreas de separação - PERCMAXOCUPSEP: Para fazer a quebra das separações, o sistema também leva em consideração este parâmetro, que determina um "percentual base" de ocupação de um palete, definindo a quebra do item da tarefa de separação em outro palete ou completando o mesmo até o limite de peso/m3, configurado para a área de separação.
Isso só serve como base de comparação, para verificar se o palete já ultrapassou ou não o percentual máximo pois, se ele não ultrapassou o percentual máximo, você poderá completá-lo até seu limite de peso/m3 máximo, indo o restante para outra separação.
Utiliza liberação de separação - UTILLIBSEPARA: Este parâmetro tem por finalidade habilitar a utilização de liberação das áreas de separação. Quando ativado, ao descer a Ordem de Carga para a expedição no WMS, o sistema irá gerar as tarefas de reabastecimento e separação, sendo que estas não poderão ser executadas antes da liberação das áreas de separação.
Inclusão do CT-e globalizados e não globalizados no mesmo MDF-e
Você pode vincular o CT-e globalizado e não globalizado no mesmo MDF-e, desde que ambos os CT-e's sejam lançados para uma mesma Ordem de Carga e com a mesma cidade de inicio e fim. Há duas formas para que os dois CT-e's sejam informados no mesmo MDF-e, são elas:
- Primeiramente no Portal de Vendas realize o lançamento de dois CT-e's, um do tipo globalizado e o outro não globalizado, lembrando que para o CT-e globalizado é necessário informar o campo "CT-e Globalizado" do cabeçalho da nota. Depois, na tela Ordens de carga, informe o número da "Ordem de Carga" no painel principal e clique no botão "Criar Viagem". Dessa forma, o sistema irá preencher automaticamente a tela Viagens de transporte (MDF-e) com os dois tipos de CT-e's.
- Na tela Viagens de transporte (MDF-e), inclua um novo registro por meio do botão "Novo", informe os CT-e's na aba MDF-e, sub-aba Documentos MDF-e e clique em confirmar. Feito isso, o sistema irá incluir os dois tipos de CT-e's.
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