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Por meio desta tela, realize agendamentos para tornar automático o faturamento dos contratos. Após a criação dos agendamentos, na tela Controle de Jobs será criado um registro correspondente a tarefa configurada, para execução.
Para iniciar o cadastro do agendamento, acione o botão "Cadastrar Agendamento Tarefa", em seguida, no painel principal preencha o campo "Descrição agendamento" e acione a marcação "Ativo".
Acompanhe o status da última execução do agendador através do campo "Status última execução".
Agora, iremos configurar as abas da tela, sendo elas:
Aba Horários Aba Frequência Agendamento
Aba Filtros/ Parâmetros Obrigatórios Aba Configurações
Aba Horários
Nesta aba, preencha o campo "Próxima execução em" com a data e o horário da próxima execução. Você pode definir também a "Data Final de Execução" e o horário final.
Aba Frequência Agendamento
Configure nesta aba, a frequência de execução do agendador.
Assim, informe o horário da "1° Execução", e caso seja necessário adicione mais execuções acionando o botão "Adicionar novo horário para execução" ou remova todos os horários de execução por meio do botão "Remover todos os horários de execução".
Além do horário, você pode definir a frequência das execuções do agendador em:
- Diário: Clicando nesta opção, será efetuada diariamente;
- Semanal e Mensal: Selecionando uma destas opções, serão exibidas para marcação, os dias da semana e do mês, respectivamente.
Aba Filtros/Parâmetros Obrigatórios
Nesta aba, configure os filtros e os parâmetros para a execução do faturamento, por meio das seguintes seções:
Seção Filtros
Para filtrar o faturamento, informe a "Empresa", o "Parceiro" e a "Data de Reajuste" do contrato.
A marcação "Considerar Contatos/Perfil/Serviço" funciona da seguinte maneira:
- Caso o parceiro possua um perfil vinculado e este possua um perfil de consumo, na nota gerada no faturamento do contrato com essa opção marcada serão gerados também itens para cada produto desse perfil de consumo do parceiro;
- Se esta opção estiver desmarcada e o parâmetro "Contrato para software? - CONTSOFT" estiver ligado, o sistema validará se existe ISS cadastrado para a relação Natureza x Serviço e incluirá um item na nota com valor zero para o serviço encontrado na relação com a natureza.
Seção Parâmetros Obrigatórios
Os campos desta seção são preenchidos com os valores presentes nos seguintes parâmetros:
- TOP Padrão para Faturamento de Contratos - FATSERVTOP: Campo "Tipo de Operação";
- Tipo de Título para Faturamento de Contratos - FATSERVTIT: Campo "Tipo de Título";
- Tipo de Negociação para Faturamento de Contratos - FATSERVTPV: Campo "Tipo de Negociação".
Ressaltamos que, ao acessar essa rotina, caso não haja qualquer informação no campo "TOP para faturamento em contratos" no Cadastro de Contratos, de Produtos ou de Serviços, ao realizar o faturamento de um contrato, a TOP da nota faturada será a mesma informada no campo "Tipo de Operação" dessa tela.
Os "Parâmetros Obrigatórios" serão aplicados somente para o faturamento, ou seja, serão utilizados na nota gerada após o faturamento do contrato ou serviço complementar, então não é necessário informá-los para realizar o filtro.
Na tela Observações para Notas pode-se cadastrar a observação padrão que será impressa nas Notas Fiscais. Para mais informações sobre esta tela, verifique a documentação de apoio referente a mesma clicando no link acima.
No faturamento de um contrato o sistema utiliza a conta informada no campo "Conta bancária empresa", da aba Identificação do Cadastro de Parceiros, diferentemente dos outros faturamentos que utilizam a conta do Tipo de Negociação.
Se o parâmetro "Contrato para software - CONTSOFT" estiver habilitado, será exibido o campo "Conta Bancária". Caso seja necessário utilizar uma conta diferente da conta do Cadastro de Parceiros, informe-a neste campo.
O campo "Data para Faturamento" indica que a data para o faturamento será sempre a mesma do dia da execução do agendamento, ou seja, se o agendamento for executado no dia 27/01/2022, a data para o faturamento também será igual a 27/01/2022.
Você poderá definir os campos "Mês para Referência", "Mês para Referência do V.T. e dos Insumos" e "Mês para Referência do V.A" de acordo com as seguintes alternativas:
- Mês do faturamento: esta opção indicará que o mês de referência seja o mesmo da execução do faturamento. Ou seja, se executado em 27/01/2022, o mês para referência será 01/01/2022.
- Mês anterior ao faturamento: esta opção determinará que o mês de referência seja o mês anterior ao da execução do faturamento. Isto é, se executado em 27/01/2022, o mês para referência será 01/12/2021.
- Mês posterior ao faturamento: esta opção indicará que o mês de referência seja o posterior ao da execução do faturamento. Ou seja, se executado em 27/01/2022, o mês para referência será 01/02/2022.
Observação: Os campos Mês para Referência do V.T. e dos Insumos e Mês para Referência do V.A só estarão visíveis na tela quando a TOP informada no campo "Tipo de Operação" possuir em sua aba Impostos a marcação "Tem VA e/ou VT no contrato" acionada. Além disso, as informações destes campos não serão utilizadas na busca dos contratos.
A marcação "Gerar 1 única fatura", quando acionada, fará com que o sistema gere uma única nota agrupando o faturamento de serviços complementares com o faturamento mensal do contrato. Essa opção estará habilitada somente se o parâmetro Contrato para software - CONTSOFT estiver ligado.
No campo "Série", informe a série da nota a ser gerada. Se houver uma série que irá enviar uma Nota Fiscal de Serviço, ao ser informada neste campo, o sistema irá gerar a nota fiscal de serviço automaticamente no final do processo.
Além disso, se não houver nenhuma informação no campo "Série para faturamento em contratos" no Cadastro de Contratos, de Produtos ou de Serviços, ao faturar um contrato, a série da nota faturada será àquela informada no campo Série dessa tela.
Não havendo informação nos campos TOP para faturamento em contratos e/ou Série para faturamento em contratos nas telas mencionadas acima, ao efetuar o faturamento de um contrato, a TOP e Série da nota faturada serão as mesmas informadas nesses campos, respeitando a hierarquia abaixo:
- Cadastro de Produtos / Serviço;
- Cadastro de Contratos, aba Produtos/Serviços, sub-aba Geral;
- Cadastro de Contatos, aba Geral.
A marcação "Agrupar Contratos" agrupará o faturamento de vários contratos em uma única nota. O Agrupamento do contrato seguirá a ordem: Parceiro, Dia de Pagamento, Dia útil e Critério de Rateio.
Ressaltamos que para utilizar esta marcação, deve-se ligar os parâmetros "Utiliza grupos de faturamento de contratos? - GRUPFATCONT?" e "Utiliza faturamento de contratos pro rata? - FATCONTPRORATA", assim como o campo "Grupo de Faturamento" (tela Cadastro de Contratos, aba Geral) deverá ser preenchido com o faturamento a qual o grupo pertence.
Ainda sobre a marcação Agrupar Contratos, temos que:
- Ao faturar um contrato que gere comissão, se a marcação se encontrar habilitada, a comissão do contrato não será gerada na nota.
- Quando você utilizar a marcação e faturar, caso possua contratos pro-rata e não pro-ratas na seleção, eles não serão agrupados entre si.
- O agrupamento de contratos que não são pro-rata respeitará a ordem Parceiro, Dia de Pagamento, Dia útil, Critério de Rateio, TOP e Série.
- Se nos contratos convencionais (não pro-rata) tiver produtos com TOP's diferentes, o sistema respeitará essa configuração e irá faturar esses produtos separadamente, assim como ocorre nos contratos pro-rata.
- Caso algum dos contratos selecionados (não pro-rata) tenham produtos com TOP's distintas, o sistema irá faturar separadamente os produtos que possuem TOP's diferentes, ou seja, não agrupando esses produtos.
Aba Configurações
Nesta aba, temos a seção "Opções", onde você poderá preencher o campo "E-mail para notificação de execução" com um ou mais e-mails, separados por ponto e vírgula (;), que será(ão) utilizado(s) para envio de notificação em caso de problemas na execução. Além disso, após a conclusão da execução de cada agendamento, o destinatário informado neste campo receberá um e-mail para que possa ter ciência do resultado e em caso de qualquer impedimento, promover as ações corretivas necessárias.
A configuração da tela Servidor SMTP será utilizada para definir o remetente da mensagem.
Informe também, a quantidade de dias que será mantido o histórico por meio do campo "Qtd. dias para manter histórico".
Na seção "Configurações para Faturamento", temos as seguintes marcações:
Quando a marcação "Exibir Parcela Faturamento" estiver acionada o sistema irá informar automaticamente no campo "Nro Nota" na aba Provisões Financeiras do Cadastro de Contratos, o número da fatura referente à nota gerada pelo faturamento do contrato. Para isso, o parâmetro "Exibir parcelas no faturamento de contratos? - EXIBPARCFATCON" deve estar ligado.
A marcação "Usar Tipo de Negociação do Contrato" necessita estar desmarcada caso se deseje utilizar o Tipo de Negociação desta tela.
Se habilitada a marcação "Calcular Impostos Mensais" será realizado o cálculo dos impostos mensais nas notas geradas pelo processo de faturamento. Ressaltamos que, o cálculo ocorrerá somente se o valor do faturamento for maior ou igual ao valor mínimo da base mensal dos outros impostos.
Se acionada a marcação "Gerar taxa conforme Conta Bancária" não será utilizada a taxa da conta estabelecida no Cadastro do Parceiro. Além disso:
- Caso esteja marcada, o parâmetro "Taxa de boleta no total da nota - TAXBOLNOT" estiver ligado e o valor da nota for inferior ao valor mínimo da conta, o campo VLRJURO do FINANCEIRO da nota resultante do faturamento ficará com o valor da taxa informada no cadastro da conta bancária.
- Se estiver marcada, o parâmetro de chave TAXBOLNOT estiver desligado e o valor da nota for inferior ao valor mínimo da conta, o campo VLRJURO do FINANCEIRO da nota resultante do faturamento ficará com o valor da taxa informada no cadastro da conta bancária.
Observação: O Tipo de Juro depende do parâmetro "Taxa de boleta com tipo INCLUSO - TAXBOLNOTTJ". Assim, se este parâmetro estiver ligado, o valor do juro será somado ao valor do Desdobramento.
Quando habilitada a marcação "Gerar Rateio por Critério para a Nota", o critério de rateio informado no Cadastro de Contratos é copiado para a nota destino que será gerada pelo processo de faturamento.
Se a marcação "Usar Série maiúscula" for habilitada, o sistema alterará a série que foi informada no faturamento com letra minúscula, para letra maiúscula, possibilitando assim a geração da fatura em casos de conflito entre a configuração da TOP e o faturamento. Considere os seguinte exemplo:
Na Central de Faturamento de Contratos são validadas as configurações do Controle de Numeração da TOP, utilizada no Faturamento. Se na Central a série for informada com letra minúscula e na configuração do Controle de Numeração da TOP tiver sido informada com letra maiúscula, o sistema não permitirá a geração da Fatura. Marcando esta opção, o sistema altera a série informada de minúscula para maiúscula, possibilitando assim a geração da fatura.
Com a marcação "Copiar observação dos itens do contrato" habilitada tem-se a cópia da observação digitada no campo "Local de instalação" do Cadastro de Contratos, para o campo "Observação" nos itens de Produto/Serviço da nota gerada por meio do faturamento.
Se no Cadastro do Contrato houver alguma informação de "Observação Padrão", ao acessar a tela de Faturamento de Contratos e utilizar a marcação "Usar observação padrão do contrato" disponível nesse botão, ao faturar, a nota será gerada com a Observação do Contrato.
Caso haja a informação do Tipo de Título no Cadastro do Contrato e na tela Faturamento de Contratos utilize a opção "Usar tipo de título do contrato", ao faturar, a nota será gerada com o Tipo de Título do Contrato independente das demais configurações que impactem no tipo de negociação utilizado.
Através da marcação "Gerar provisões a partir do vencimento da nota faturada" você define se será calculado o vencimento das provisões a partir do vencimento real da nota faturada ou não.
Observação:Caso a marcação acima esteja selecionada e a marcação "Gerar Financeiro pelo Tipo de Negociação usando Vencto da tela + (mais) Prazo das Parcelas" também esteja realizada, o sistema fará a conta dos vencimentos das provisões considerando a data para vencimento da primeira provisão.
Sendo assim, ao faturar o contrato, quando a marcação Gerar provisões a partir do vencimento da nota faturada estiver realizada, será utilizada a data fixa também para as provisões subsequentes ao faturamento do contrato, independente da data do faturamento deste e do tipo de negociação.
Aba Histórico
Você pode acompanhar nesta aba o histórico com as informações básicas de execução dos reajustes realizados a partir dos agendamentos programados.
Neste histórico, os registros serão mantidos apenas pelo número de dias definido no campo Qtd. dias para manter histórico da aba Configurações.
Ao acionar o botão "Ver Detalhes", será aberto o pop-up "Resumo da Operação - Faturamento de Contratos" com as informações detalhadas dos faturamentos processados na respectiva execução selecionada.
A aba "Não faturados" será exibida quando houver contratos com impedimentos no faturamento, destacando o motivo pelo qual cada um não foi faturado. Ao dar um duplo clique nos contratos listados nesta aba ou acionando o botão "Ver Contrato", você será redirecionado à tela Contratos e contextualizado no respectivo registro.
A aba "Faturas geradas" será exibida caso hajam contratos sem impedimentos no faturamento, listando as respectivas notas geradas. Ao clicar duas vezes em uma nota, você será redirecionado para a Central de Vendas ou Central de Compras, conforme o tipo de faturamento, e posicionado no respectivo documento. Já ao acionar o botão "Mostrar no Portal", você será redirecionado ao Portal de Vendas ou Portal de Compras exibindo somente as notas listadas nesta aba.
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Agora que você configurou o agendamento, será criado um registro correspondente a esta tarefa na tela "Controle de Jobs", para execução. Para mais informações sobre esta tela acesse o link Controle de Jobs.
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