Algumas rotinas do sistema, em consequência da rapidez que são utilizadas no dia a dia, permitem um Cadastro Simplificado de Parceiros, por exemplo, nas vendas de balcão ou vendas que necessitem de maior agilidade, como cadastros para impressão de notas fiscais.
Clique nos links abaixo para navegar nas funcionalidades dessa tela:
Aba Identificação Aba Endereço
Aba NF-e/NFS-e/CT-e Aba Endereço de entrega
Aba Contatos Botão Outras Opções...
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Introdução
O cadastro simplificado de parceiros pode ser utilizado nas rotinas de Movimentação Financeira, Relacionamento, Cadastro Livro ICMS/IPI, Central de Compras e Central de Vendas. Uma vez posicionado nestas telas, pressione [F2] no teclado, assim será aberto o pop-up Cadastro simplificado de parceiros, contendo os campos para o cadastro de Parceiros de forma mais sucinta.
Observação: o pop-up Cadastro Simplificado de Parceiros só exibirá o botão "Configuração da tela" quando logado com usuário SUP. Caso contrário, mesmo com acesso à configuração da tela Cadastro de Parceiros, o botão não será exibido.
No cadastro simplificado você poderá Incluir, Alterar e Duplicar algum registro. Além disso, é possível Anexar algum documento pertinente ao cadastro que está sendo realizado.
Inicialmente, deve-se inserir o "Nome do Parceiro", bem como definir seu "Tipo de pessoa", que pode ser Física ou Jurídica.
Aba Geral
Caso você tenha criado Campos Adicionais relacionados à tela, ou seja, a sua tabela correspondente, que no caso desta rotina é a tabela TGFPAR, estes campos serão exibidos na Aba Geral.
Esta aba estará visível para utilização/preenchimento no Cadastro simplificado de parceiros, apenas se existirem um ou mais campos adicionais criados. Esta criação é feita através da tela Dicionário de Dados.
Aba Identificação
No espaço "Razão social" informe o Nome oficial do Parceiro que consta em seu contrato social. Nas consultas pode-se escolher a forma de localizar um parceiro, pelo seu nome ou Razão Social. Para isso, configure o parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC".
As marcações Cliente, Fornecedor, Transportadora e Médico, determinam o "Tipo de Parceiro" que está sendo cadastrado.
O campo "CNPJ/CPF" será modificado de acordo com o tipo do Parceiro; se Pessoa Física, será CPF (11 dígitos); se Pessoa Jurídica, será CNPJ (14 dígitos). Este campo somente será de preenchimento obrigatório se o parâmetro "Aceita CGC/CPF de Parceiro em branco? - ACEITACGCBRANCO" estiver desativado.
Nota: se o parâmetro "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" estiver ligado, será permitido o cadastro de mais de um parceiro com mesmo CNPJ/CPF. O contrário ocorre, caso o referido parâmetro esteja desativado. Uma das regras do parâmetro ACEITACGCREPET é que, caso esteja desligado, será permitido cadastro de apenas um parceiro por CNPJ/ CPF. Porém, mesmo que ele esteja desligado e o parceiro for cadastrado com uma cidade ou unidade federativa do exterior, o sistema permitirá a ação. Só não permitirá o cadastro de mais de um parceiro por CNPJ quando for do Brasil.
Um parceiro pode ser encaixado em diversos perfis, porém no campo "Perfil Principal" pode-se definir um que o caracterize com mais expressividade, evidenciando também seu ramo de atuação.
Informe no campo "Insc. Estadual/ Identidade" caso o Parceiro seja Pessoa Física, seu "RG" (Registro Geral) e caso seja Pessoa Jurídica, sua "Inscrição Estadual" referente ao local onde ele está estabelecido.
O campo Inscr. Estadual/ Identidade será de preenchimento obrigatório apenas se o parâmetro ACEITAIEBRANCO estiver desligado. Deve-se atentar para o parâmetro "Código do País Brasil - CODPAISBRASIL", pois se este for diferente de "0" ou "55" (este último, Código do Brasil) o sistema irá ignorar esses parâmetros.
Além disso, tem-se a influência do parâmetro "Criticar Inscrição do Parceiro (F2) - CRITICAIEF2", que determina o comportamento do sistema quanto às numerações digitadas na Inscrição Estadual. Podemos defini-lo de três maneiras:
- Avisa - Será apresentado um alerta informando sobre a inclusão de uma IE inválida, porém o cadastro será aceito;
- Critica - O sistema irá validar a IE informada, não permitindo que seja incluída uma numeração inválida;
- Não Critica - Por esta opção, o sistema não irá validar se a numeração da Inscrição Estadual é ou não inválida.
O campo "Seleção" é uma informação adicional utilizada para classificar os Parceiros com o critério desejado. Sua alimentação não depende de nenhum cadastro prévio.
No campo "Cód. Unimed" informe o código da Unimed para posterior identificação deste no momento da leitura do respectivo cartão pela leitora.
Aba Endereço
Nesta aba são cadastradas as informações referentes à localização do Parceiro, das quais podemos destacar, endereço, número, complemento, bairro, cidade, CEP, telefone, celular/fax, e-mail etc.
Alguns dados deste cadastro, tais como a "Cidade" são fundamentais para o cálculo de impostos nas vendas e compras para os Parceiros.
O "CEP" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Parceiro. Neste campo, você pode acionar o ícone representado pela "lupa" onde será aberta a tela "Consulta de CEP" sendo possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
Selecione o CEP escolhido, e clique no botão "Usar CEP selecionado", com isso, os campos "Endereço", "Cidade", "Bairro" serão preenchidos automaticamente com os registros referentes ao CEP informado.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo "CEP" funciona da seguinte forma:
- Se o CEP estiver vazio, será executada uma pesquisa no site dos Correios com base nos dados de endereço/cidade presentes na tela;
- Se o CEP estiver preenchido, será executada uma pesquisa do CEP no site do Correios;
- Se o CEP estiver vazio e os dados de endereço e/ou cidade também estiverem vazios, será aberta a tela de consultas no site dos Correios.
É possível preencher automaticamente os campos "Endereço", "Bairro" e "Cidade", digitando o CEP através da tela de pesquisa. Ao informar o CEP, se os outros campos não estiverem informados, o sistema os buscará e os preencherá. Se algum campo já tiver preenchido, será usado pelo sistema na consulta. Por exemplo, se o campo Cidade estiver preenchido com "Uberlândia-MG" e for digitado o CEP "38400-144", o sistema localizará em Uberlândia, o CEP e trará o Endereço e o Bairro.
Importante: o parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP - TIPOCONSULTACEP" permite configurar qual será o tipo de consulta realizada quando o você preencher o campo CEP. Assim, teremos as seguintes opções:
- Não Usa: Ao optar por esta opção, as funcionalidades abaixo não serão aplicadas.
- Usa banco de dados local: Através desta opção, primeiramente será verificado se o CEP informado está configurado no sistema. Se estiver cadastrado, as informações pertinentes ao mesmo serão carregadas; caso não esteja tem-se a busca das informações no site dos correios. Sendo que, se as informações contidas no sistema estiverem desatualizadas ao utilizar esta opção, as mesmas não serão atualizadas.
- Usa informações dos correios: Ao selecionar esta opção, ocorrerá sempre a busca das informações no site dos correios para o CEP indicado. Além disso, se o CEP informado não possuir informações no sistema os dados retornados pelos correios serão inseridos automaticamente no seu registro; possuindo informações ocorrerá a verificação e atualização dos dados antigos.
Ainda sobre o parâmetro TIPOCONSULTACEP, a busca das informações se iniciará nos Correios, se o mesmo estiver fora do ar tem-se a busca na Republica Virtual, estando ela indisponível ocorrerá a busca na ViaCep.
Informe no campo "Endereço" o endereço do Parceiro. Caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, você pode incluí-lo partindo da Tela Pesquisa, onde tem-se o botão "Ir para cadastro". Clicando-se neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Endereço.
O campo "Número" é destinado a numeração do endereço do Parceiro.
Caso exista, pode-se inserir um "Complemento" do endereço do Parceiro (apartamento, bloco etc).
Informe no campo "Bairro" o bairro do Parceiro. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, você poderá incluí-lo a partir da Tela Pesquisa, onde teremos o botão "Ir para cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Bairro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade" informe a cidade do Parceiro. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, você pode incluí-la partindo da Tela Pesquisa, na qual temos o botão "Cadastro". Clicando neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro da Cidade.
Informe o "Telefone", "Ramal" e o "Celular/Fax" para contatar mais facilmente o Parceiro.
Registre no campo "Email" o e-mail para contato com o Parceiro. Este e-mail será utilizado no Portal de Vendas e Portal de Compras, conforme configuração efetuada no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba E-mail da TOP.
Importante: o sistema utiliza a aba "E-mail da TOP" e a opção "Recebe Nota por e-mail" presente na aba Contatos se a TOP estiver na aba citada, configurada no campo "Tipo" com a opção Contato.
Caso o envio seja para o contato e a opção Recebe Nota por e-mail da aba Contatos estiver desmarcada e a TOP, na aba E-mails da TOP configurada, será emitida a mensagem:
"Contato não configurado para receber e-mail. Verifique as configurações em: Configurações > Cadastros > Parceiros > aba Contatos".
Se o Contato estiver configurado e a TOP, na aba E-mails da TOP não estiver configurada, o sistema emitirá a mensagem:
"Nenhum e-mail foi enviado. Verifique as configurações de envio de e-mail na TOP em: Arquivos > Cadastros > Tipos de Operação - TOP > aba E-mails da TOP".
Os campos "Email p/ pedido de venda" e "Email p/ pedido de compra" se encontram disponíveis para configuração, mas a funcionalidade de cada um não está implementada no Sankhya-Om.
Observações:
O e-mail não permitirá a digitação de:
- Espaço.
- Letras maiúsculas.*
- Falta da arroba.
- Caracteres inválidos como: ç, â, ê, +, =, (, ), *, %, \, vírgula, ;, >, <, ª, ², ",?,!,|,],[,#,%,$, :,², etc.
- Ponto final na última posição.
- Ponto antes da arroba (.@), mas poderá permitir o 'ponto' em qualquer posição depois da arroba (@.)
- O primeiro caractere deve ser uma letra do tipo (a - z) ou um número (0 - 9).
- Número depois do @ é permitido.
- Maiúsculas serão convertidas automaticamente para minúsculas.
Alguns caracteres são aceitos, mas podem deixar o e-mail inválido, logo você deve ficar atento a digitação:
- Dos acentos sem letras como: ` ´ ^ ~
- Dos seguintes caracteres ' ¹ ³ / ° ¨ & £ ¢ ¬ §
Aba Informações
O campo "Data nascimento/Fundação" deve ser preenchido de acordo com o tipo do Parceiro, ou seja, se o parceiro for pessoa Física, informe sua "Data de Nascimento"; se for pessoa Jurídica, informa-se a "Data de Fundação" da empresa. Este campo é informativo e pode ser utilizado para mala direta e relacionamento com clientes.
Aba Fiscal
Nesta aba são configurados os dados acerca das tributações envolvidas nas movimentações que o Parceiro fizer junto à empresa.
No campo "Classificação ICMS" defina como será classificado o ICMS do Parceiro. Temos as seguintes possibilidades:
- Revendedor;
- Consumidor Final;
- Produtor Rural (esta classificação só pode ser utilizada para os Parceiros Pessoa Física e sua Inscrição Estadual deve ser precedida pelo código cadastrado ou caso não possua inscrição Estadual, informar a descrição: ISENTO);
- Consumidor Contribuinte;
- Isento de ICMS;
- Usar a da TOP.
O INSS será calculado somente se for retido; deste modo, você deve marcar a opção "Calcula FUNRURAL/INSS", caso seu Parceiro retenha INSS.
A marcação "Retém ISS" determina qual alíquota será utilizada no cálculo deste imposto. Se estiver selecionada, será utilizada a alíquota da cidade do Parceiro e irá deduzir o valor do imposto; se desmarcada, utilizará a alíquota da cidade da empresa e não deduzirá.
Marcando a opção "Micro empresário individual (RJ)", a "Inscrição Estadual" não poderá estar preenchida e a "Classificação ICMS" do Parceiro deverá ser "Revendedor". Pois, conforme legislação do estado do Rio de Janeiro, o MEI (Micro Empresário Individual) tem a característica de Contribuinte do ICMS (Resolução nº 223/09 - RJ).
O campo "Situação Cadastral ReceitaWS" será preenchido automaticamente, de acordo com a opção "Atualizar situação cadastral ReceitaWS" presente no Botão Outras Opções...; o campo será alimentado com a situação cadastral do Parceiro junto à Receita Federal.
Aba NF-e/NFS-e/CT-e
O campo "Tipo do anexo" permite escolher se o e-mail que contém a nota será enviado como "Arquivo normal (Extensão XML)" ou "Arquivo compactado (Extensão ZIP)".
Quando a marcação "Enviar DANFE por e-mail?" estiver assinalada, autoriza o envio do PDF da Nota Fiscal Eletrônica aprovada juntamente com o XML por e-mail para o Parceiro.
Na configuração do Tipo de Operação - TOP, caso o campo "Imprimir" (aba Impressão) esteja marcado como "Na confirmação", ao gerar o lote da nota no Portal de Vendas ou confirmá-la na Central de Vendas, o sistema irá imprimir o DANFE e logo em seguida enviá-lo por e-mail.
Caso o campo Imprimir (Tipo de Operação - TOP, aba Impressão) esteja marcado como "Manual", tem-se a possibilidade de enviar o e-mail de forma manual, pelo botão "NF-e > Enviar XML da NFe/CC-e e Danfe por e-mail" também presente no Portal de Vendas.
Caso o campo Ambiente NF-e/NFC-e presente na aba NF-e/CT-e esteja configurado com a opção "Homologação" nas Preferências da Empresa, o sistema encaminhará o e-mail para o e-mail da Empresa e não do Parceiro.
No campo "E-mail p/ envio NF-e/CT-e" devem ser informados os e-mail's do Parceiro para onde serão enviados os XML's das Notas Fiscais Eletrônicas. Esse campo permite informar mais de um endereço de e-mail. Para separar um e-mail do outro, utilize ponto e vírgula (;) não podendo existir espaços entre os e-mail's informados e os separadores. Por exemplo, ao informar três e-mail's, deve-se fazê-lo da seguinte forma (deve-se atentar para os separadores entre os e-mail's):
leonardo.sobrenome@sankhya.com.br;fernanda.sobrenome@sankhya.com.br;paulo.sobrenome@sankhya.com.br
Em se tratando de uma NFS-e, a configuração de mais de um e-mail não deve ser realizada; caso contrário, o sistema da prefeitura irá retornar a seguinte mensagem:
"E184 - E-mail do tomador de serviços inválido"
Aba Endereço de entrega
Esta aba é destinada ao registro dos dados acerca do Endereço de Entrega do Parceiro.
O "CEP p/ entrega" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Endereço de Entrega do Parceiro. Neste campo, assim como ocorre no campo CEP presente na aba Endereço, você pode acionar o ícone representado pela "lupa" onde será aberta a tela "Consulta de CEP" sendo possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo "CEP p/ entrega" também apresenta o mesmo comportamento do ícone localizado à frente do campo CEP (aba Endereço).
Informe no campo "Endereço p/ entrega", o endereço de entrega do Parceiro. Caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, você pode incluí-lo através da Tela Pesquisa, onde tem-se o botão "Ir para cadastro". Clicando neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Endereço.
O campo "Número entrega" é destinado a numeração do endereço de entrega do Parceiro.
Caso exista, você pode inserir um "Complemento entrega" do Endereço de Entrega do Parceiro (galpão, depósito etc).
Informe no campo "Bairro p/ entrega" o bairro correspondente ao Endereço de Entrega do Parceiro. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, você pode incluí-lo partindo da Tela Pesquisa, onde tem-se o botão Ir para cadastro. Clicando neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Bairro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade Entrega" informe a cidade referente ao Endereço de Entrega do Parceiro. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, você poderá incluí-la na Tela Pesquisa, onde teremos o botão Ir para cadastro. Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro da Cidade.
Aba Contatos
Os Contatos do Parceiro no sistema, são as pessoas que se comunicam, se relacionam de alguma forma com a empresa. Estes Contatos são registrados nesta aba.
Sub-aba Geral Sub-aba Gestão Imobiliária
Sub-aba Perfil do Contato Sub-aba Produtos Cotação
Sub-aba Geral
O campo "Contato" é gerado automaticamente pelo sistema e diz respeito ao código do Contato cadastrado.
Determine o "Tipo de pessoa" do Contato, que pode ser Física ou Jurídica.
Preencha o campo "Nome Contato" com o nome do Contato que está sendo cadastrado; esta informação é obrigatória para salvar o cadastro.
Informe o "Telefone" do Contato do Parceiro para posterior comunicação com o mesmo.
O campo "Cód. Usuário B2B" integra as Configurações para Cotação e será utilizado no Portal de Cotação Online; para configurar o acesso do contato ao Portal de Cotação online, primeiramente cadastre um usuário fictício no sistema, e dar a ele acesso à tela do Portal de Cotação. Em seguida, este usuário deverá ser vinculado ao Contato do Parceiro no campo Cód. Usuário B2B; além disso, insira o Nome Contato e seu "Email".
Para que o campo Cód. Usuário B2B tenha o efeito mencionado em sua descrição, a marcação "Enviar notificações de cotação?" também deverá estar assinalada.
O "Telefone Residencial" do Contato do Parceiro é uma informação importante para efetuar o "Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente", mais conhecido como CRM (Customer Relationship Management).
O campo "Nível p/ cobrança" está disponível para configuração, mas a rotina que o utiliza não foi migrada para o Sankhya-Om.
Informe o "Cargo" do Contato do Parceiro. Esta informação é inserida diretamente no campo. Depois de confirmado o cadastro do contato, o cargo inserido estará disponível na tela de pesquisa do campo.
O "Email" do Contato do Parceiro deve ser informado, pois é uma informação a ser utilizada no procedimento de impressão de boletas e impressão de notas.
Você pode também informar o "Apelido" do Contato do Parceiro, caso este o tenha.
A "Data Nascimento" do Contato do Parceiro, pode ser uma informação utilizada para malas diretas ou contatos para relacionamento com o cliente.
Informe também o "CPF" do Contato do Parceiro. Este campo também pode ser apresentado com a descrição "CNPJ"; esta definição é feita por meio do parâmetro "Permite digitação do CNPJ nos contatos? - PERMCNPJCONTATO", que ao ser ativado, apresentará o campo "Tipo de Pessoa", onde deve-se determinar se o Parceiro é pessoa Física ou Jurídica, ou seja, informe o CPF ou CNPJ, respectivamente.
Os campos "CEP", "Cód. Cidade", "Bairro", "Endereço", "Número", "Complemento", "Fax", "Ramal", "Celular" e "Cód. Região" se referem aos dados cadastrais do Contato do Parceiro e devem ser preenchidos com a mesma finalidade do preenchimento realizado na aba Endereço.
Informe no campo "Data Cadastro" o dia e horário de cadastramento do Contato do Parceiro.
A marcação "Ativo", define se o Contato do Parceiro poderá ou não ser utilizado nas rotinas do sistema, ou seja, esta definição, irá impactar nos Portais de Venda e Compra para lançamentos de Notas, Pedidos e Devoluções.
A marcação "Possui Acesso Banco Talentos" possibilitará ao Contato do Parceiro, acesso ao Banco de Talentos para análise de currículos e posteriores contratações.
O campo "Recebe Nota por email" é utilizado para casos em que há envio de pedidos/notas pelos Portais e no Tipo de Operação - TOP tem-se a configuração para envio de E-mail para o Contato (aba E-mails da TOP, campo "Tipo"). Se esta opção estiver marcada, será enviado o e-mail; caso contrário, não será enviado.
Marcando a opção "Recebe boleto por email", ao efetuar a geração de um boleto pelo menu Impressão de Boleto(s) e o botão "Enviar boleto(s) por e-mail" estiver configurado para mandar para o "Contato"; somente os Contatos que estiverem com esta opção marcada terão e-mail's a eles encaminhado com o boleto em anexo. Se desmarcado, não será enviado o boleto por e-mail.
Caso o Contato em questão, seja também "Sócio" no Parceiro, marque esta opção.
Os campos "Latitude" e "Longitude", podem ser preenchidos manualmente, de acordo com a cidade e CEP informados; são informações que correspondem ao local correto do Contato do Parceiro.
Caso o Contato seja participante do processo de importação de pedidos, efetue a marcação "Recebe e-mails de importação de pedidos" para que ele possa receber os e-mail's.
A marcação "Participa plan. entrega cesta" quando realizada, tem-se que o Contato do Parceiro em questão, poderá ser inserido na rotina de Planejamento de Entrega (grade Contatos).
Seguindo a configuração do campo anterior, determine aqui a "Quantidade Cestas" que o Contato irá receber.
Observação: os dois últimos campos citados são apresentados caso o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas - UTILPLANCESTAS" esteja habilitado.
Sub-aba Gestão Imobiliária
Esta aba trata das características gerais que serão marcadas de acordo com os dados pessoais do Parceiro que está sendo cadastrado, por exemplo, "RG", "Profissão" e "Nacionalidade".
Sub-aba Perfil do Contato
Podem ser cadastrados nesta sub-aba, por meio do campo "Perfil" os Perfis do Contato do Parceiro; esta informação permite conhecer mais os Contatos visando a melhora nas relações comerciais e pessoais com os mesmos.
Sub-aba Produtos Cotação
Esta sub-aba permite que você indique quais serão os "Produtos", "Grupos de Produtos" ou "Classificações de Produtos" que este Parceiro (vendedor) será responsável por responder as cotações.
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Botão Outras Opções...
O botão Outras Opções... é acionado por meio do ícone localizado no alto da tela; trataremos abaixo as funcionalidades de cada opção:
- A opção "Validar CNPJ/CPF" verifica a autenticidade do CNPJ/CPF conforme a configuração dos parâmetros "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" e "Aceita CGC/CPF de Parceiro em branco? - ACEITACGCBRANCO" para todos os Parceiros selecionados pelo botão "Filtros"; caso não existam Parceiros selecionados por meio dos filtros, a consulta/validação do CNPJ/CPF será feita para o Parceiro posicionado na tela.
- Quando você selecionar a opção "Copiar Endereço Principal p; End. Entrega...", será feita a cópia do endereço principal do Parceiro (aba Endereço) para seu endereço de entrega (aba Endereço de entrega); isso irá ocorrer nos Parceiros selecionados pelo botão Filtros; caso não existam Parceiros selecionados por meio dos filtros, a cópia será realizada apenas para o Parceiro posicionado na tela.
- Ao incluir ou mesmo ao consultar um cadastro já realizado, feito o preenchimento do CNPJ do parceiro, através da opção "Importar dados da ReceitaWS", você efetua a verificação junto a Receita WS (serviço de terceiro que realiza consulta de endereços na base da dados da Receita Federal) dos dados pertinentes ao endereço do parceiro em questão. Será aberto um pop-up de nome "Importar dados da ReceitaWS", contendo o CNPJ informado bem como as informações de endereço a ele vinculadas e presentes na Receita Federal.
No pop-up mencionado, você poderá observar o botão "Importar" que, ao ser acionado, os dados presentes na Receita Federal quanto ao endereço do parceiro são importados e ao serem confirmados, irão popular a aba Endereço no seu respectivo cadastro. Caso existam inconsistências em relação ao endereço cadastrado no sistema e o existente na Receita Federal, tem-se no pop-up a aba Divergências, onde será possível observar os dados contraditórios e atentar-se para suas devidas correções.
- A utilização da opção "Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA", está relacionada ao acionamento do parâmetro "Empresa padrão para utilização do certificado digital. - EMPPADCERTDIG", onde você informa a empresa padrão que faz uso do certificado digital. Ao acionar esta opção, o sistema atualiza (consulta) a situação do parceiro junto a SEFAZ.
- Através da opção "Atualizar situação cadastral ReceitaWS", você realiza a atualização cadastral da situação do Parceiro junto a Receita Federal (Receita WS). Utilizando esta opção, o campo Situação Cadastral ReceitaWS localizado na aba Fiscal será automaticamente atualizado.
- A opção "Suspender validação SEFAZ" desconsidera momentaneamente a validação da SEFAZ quanto a situação cadastral do parceiro, pois podem existir casos em que mesmo que uma consulta retorne a situação Não habilitado, não significa necessariamente que o contribuinte se encontre impedido de realizar compras de mercadorias e outras operações sujeitas à ICMS. Quando você selecionar esta opção, será aberto o pop-up "Data para nova Consulta", onde você informará a data a partir da qual a validação retornada pela SEFAZ referente ao parceiro será novamente respeitada no sistema.
- Por meio da opção "Importar dados cadastrais da SEFAZ", você realiza a importação os dados do Parceiro conforme o retornado da SEFAZ. Ao acioná-la, é realizada uma consulta na SEFAZ, e é apresentada na tela o pop-up denominado "Importar Dados da SEFAZ" com os dados referentes ao Endereço, Bairro e Cidade que foram retornados pela SEFAZ.
Este pop-up comporta os filtros CNPJ / CPF, Insc. Estadual / Identidade e UF que serão empregados na importação dos dados. Além disto, quando for informado apenas o CNPJ e a UF, poderá ocorrer no retorno do XML a existência de mais de uma inscrição estadual ativa. Nessa situação, serão listadas no pop-up as inscrições estaduais, com a situação e endereço de cada uma, permitindo assim a escolha de uma delas.
Esta opção possibilita a atualização dos dados do Parceiro. As opções de pesquisa localizadas à frente dos campos, possibilitam a busca, por exemplo, do endereço cadastrado no sistema compatível com o endereço retornado pela SEFAZ. Após preencher o endereço, bairro e cidade e clicar em "Confirmar", os dados do Parceiro serão atualizados de acordo com os dados informados.
Importante: a SEFAZ não garante que os dados de endereço do Parceiro estejam atualizados.
Observação: no processo de importação, teremos as seguintes situações:
- Estados que não possuem o serviço: AL, DF, PA, PI, RJ, RO, SE, TO, RR;
- Estados que permitem a importação em ambiente de Produção e Homologação: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, PR, RS, SP;
- Estados que só permitem a importação em ambiente de Produção: AC, PB, PE, RN, SC.
Sendo que, no parâmetro "UF's não possuem url para consulta de cadastro - UFNAOTEMCONSCAD" deverão ser relacionadas as UF's que não possuem o serviço, sendo separadas por vírgula. Caso uma determinada UF passe a ter o serviço, bastará retirá-la da lista.
Nota: para que seja possível realizar a importação dos dados de Parceiros inativos na SEFAZ, é necessário que você habilite o parâmetro "Importar cadastro de inativos na SEFAZ? - IMPCADINATSEFAZ".
Observação: o parâmetro "Usa endereços idênticos na imp.cadastral da SEFAZ? - ENDFIELCADSEFAZ" quando habilitado, fará com que somente os endereços idênticos ao resultado da SEFAZ sejam utilizados na atualização dos dados do Parceiro.
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Quando o parâmetro "Incluir parceiro rápido com crédito bloqueado? - BLOQUEAR" estiver ativado e na Central de Vendas for cadastrado um Parceiro pelo [F2], o sistema irá inserir a mensagem "Cadastro Resumido" no campo "Motivo do Bloqueio" presente na aba Crédito do Cadastro de Parceiros, além de incluir este Parceiro com a marcação "Bloquear venda a prazo" também presente na aba Crédito, realizada.
Nota: este parâmetro será utilizado apenas no lançamento de documentos que partiram do Portal de Vendas, uma vez que não há sentido em bloquear o crédito do parceiro fornecedor na compra.
O parâmetro "Permitir consumidor contribuinte no cadastro rápido parceiro? - USACONSCONT" quando habilitado, permitirá a escolha das opções, "Usar a da TOP" e "Consumidor Final Contribuinte", referentes ao campo Classificação ICMS, localizado na aba Fiscal. Se desabilitado, as duas opções citadas não estarão disponíveis para escolha e será apresentada a seguinte mensagem:
"Opção que permite salvar Parceiros com Classificação ICMS igual a "Usar a da TOP" ou "Consumidor Contribuinte" está desabilitada."
O parâmetro "Pode Incluir classificação ICMS 'Isento' no Cadastro Rápido de Parceiros - USAICMSISENTOF2" quando ativado, permitirá cadastrar parceiros com o campo Classificação ICMS definido como "Isento de ICMS". Quando desligado, será exibida a seguinte mensagem:
"Opção que permite salvar Parceiros com Classificação ICMS igual a "Isento" está desabilitada e não permitirá o cadastro do parceiro com a "Classificação de ICMS" igual a "Isento de ICMS"."
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