Módulo: Contratos e Serviços > Ordem de Serviço
Para utilização desta tela, inicialmente, realize o lançamento de uma OS da forma convencional e, ao efetuar seu salvamento, será apresentada na parte superior da tela a opção "Salvar como Modelo".
Observação: apenas Ordens de Serviços de "Contrato" podem ser utilizadas como modelo, isto é, não é possível salvar como modelo as OS do tipo "FAP" e "Pedido".
Para que você consiga utilizar esta opção, é necessário que possua um acesso especial para criar os modelos. Este acesso é liberado através da tela Acessos, onde seleciona-se a tela de Ordem de Serviço seguindo o seguinte caminho, "Módulos > Contratos e Serviços > Ordem de Serviço"; assim, escolhe-se o usuário desejado e concede-se a este a permissão para "Criar Modelos".
Uma vez com o acesso liberado e a OS lançada da forma convencional, clique na opção Salvar como modelo; será aberta uma tela para configuração dos dados do Modelo de OS.
Informe o "Nome do modelo" que é um campo de preenchimento obrigatório, e defina a visibilidade do modelo, que poderá ser:
- Privado;
- Público;
- Definir.
Feito isto, a OS lançada será fechada; acessando a tela de Lançamento de OS por Modelo para visualizar a OS modelo cadastrada, você pode clicar em "Aplicar" ou digitar o nome dado ao Modelo de OS, que no nosso exemplo foi "Atendimento ao cliente".
Note a existência de dois botões na tela, que são "Usar Modelo" e "Visualizar OS Modelo" (esta opção exibe a OS cadastrada como modelo).
Acionando o botão Usar Modelo, será aberta uma nova tela com praticamente todos os dados informados no lançamento de uma OS convencional preenchidos.
Nesta tela, efetue o preenchimento dos demais campos e, no campo "Descrição", informe uma nova descrição para OS que será aberta, ou ainda, utilize do botão "Carregar Descrição"; acionando este, a descrição da OS utilizada como modelo será carregada na OS que está sendo lançada. Caso necessário, os campos "Contato", "Produto", "Serviço", "Classificação", "Status" e "Motivo" também poderão ser alterados nesta etapa do lançamento.
No campo "Dt/Hr Limite da OS" informe a data máxima em que a OS deverá ser executada.
Observação: A data informada neste campo somente será respeitada se não existir modelo de SLA vinculado ao contrato (Tela Contratos, Aba SLA). Caso exista um modelo de SLA vinculado ao Contrato, a Data será alterada para respeitar o acordo SLA vinculado ao Contrato que, é mandatório.
No campo "Agendamento" deverá ser informado a data de agendamento da OS, que normalmente será a Data e Hora Atual.
Observação: A data informada neste campo deverá ser respeitada já que ela interfere no campo "Dt/Hr Limite" quando existe SLA vinculado ao Contrato da OS, pois ela será utilizada na base de cálculo da OS.
Por fim, você pode clicar em "Voltar", caso algum ajuste seja necessário, ou acionar o botão "Salvar", para que a OS seja salva e uma tela contendo uma prévia dos dados desta nova OS seja exibida.
Nesta etapa, você pode clicar em Voltar, onde será reaberta a tela para escolha do Modelo de OS, ou clicar em "Visualizar OS" para ser aberta a tela Ordem de Serviço contendo a OS recém lançada.
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