Módulo: Contabilidade > Conexão > ECF
O objetivo desta tela é realizar a geração de blocos que serão integrados através da importação pelo PVA da ECF e através destes finalizar o processo.
Algumas informações e registros deverão ser alimentados diretamente no PVA e outros são calculados automaticamente por ele. Também é feita a recuperação dos dados da ECF entregue pela empresa, necessária para fechamento e envio da obrigação.
O sistema gerará todo o bloco 0 com os registros 0000, 0010, 0020, 0030, 0035, 0930 e 0990 conforme exigência e layout definido pelo Manual de Orientação da RFB. De acordo com as configurações do módulo Contabilidade/W serão gerados os registros M001, M030, M300, M310, M312 e M990 relativos à Parte A do e-Lalur.
Importante: para que o campo "03 - CNAE_FISCAL" seja preenchido no Registro 0030 da ECF, é necessário que o CNAE da empresa esteja informado no campo "Atividade Econômica" na aba Naturezas do Cadastro de Empresas.
Caso tenham sido configurados os Blocos: N, P, T, U, X e Y com seus respectivos registros, através da rotina de configurador de blocos e registros estes serão gerados durante o processo. Os registros de abertura e encerramento destes blocos serão gerados pelo sistema. A primeira etapa foi a parte relacionada aos cadastros e a importação das tabelas dinâmicas que pode ser encontrada em Geração do ECD - ECF. Esta segunda etapa visa a geração propriamente dita do arquivo. Os cadastros realizados serão consumidos para tal geração.
Também serão gerados os blocos 9001, 9900, 9990 e 9999 de encerramento do arquivo, inclusive os relativos aos Blocos e Registros que você configurou. Para maiores detalhes sobre o layout sobre a ECF definido pela Receita federal Brasileira acesse http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/1654. Dessa forma, teremos:
Botões do topo da tela | Atualização das tabelas dinâmicas |
Parâmetros de geração |
Selecione a "Empresa" para a qual se deseja gerar os blocos e o "Período" das informações.
Nota: Deverá estar dentro de um mesmo ano.
- Deverá contemplar todo o período do exercício contábil;
- Caso a empresa tenha iniciado suas atividades em data diferente do início do ano, a data inicial deverá ser a mesma data;
- No caso de situação especial já informada para a ECD (fusão, cisão, incorporação ou extinção o sistema automaticamente fará o ajuste da data final).
Botões do topo da tela
Ao mandar gerar o arquivo por meio do botão "Gerar Arquivo", um pop up de acompanhamento do processo será mostrado na tela.
Baixar Arquivo: Ao finalizar a geração, você poderá baixar o arquivo gerado.
Parar: Durante a execução da geração pode-se parar a mesma a qualquer momento;
Ver Histórico: O pop-up mudará sua face para que possa ser verificado o históricos das gerações.
Em Ver Histórico é possível baixar o arquivo gerado que foi finalizado ou verificar quais os processos em que houve erro.
Importante: Ao finalizar a geração do arquivo os mesmos estarão salvos no repositório de arquivos no seguinte caminho: Contabilidade / ECF.
Ao clicar-se no botão "Rel. c/ Plano de Cta Ref.", o sistema irá apresentar um relatório informando as contas contábeis sem relacionamento com Plano de Contas Referencial ou que foram cadastradas incorretamente.
Atualização das tabelas dinâmicas
Pela tela Geração de Blocos para Integração - ECF também será possível realizar a atualização das tabelas dinâmicas da mesma forma que ocorre pelas telas Plano de Contas, Plano de Contas Referencial e Configurador de Blocos e Registros - ECF.
O processo de atualização funciona da mesma forma. Ao acessar a tela, se houver arquivo zipado no Repositório de Arquivos (Contabilidade > ECF > Tabelas Dinâmicas) o sistema irá lançar o pop-up de atualização e o usuário não poderá fechá-lo. Será necessário aguardar a finalização do processo para continuar com a utilização da tela.
Nas demais telas, caso você esteja com alguma outra tela aberta e o processo de atualização for iniciado em outra tela ou por outro usuário, as telas que fazem atualização estarão com o processo de atualização ativo, se você clicar no botão "Atualizações Sped ECF", o pop-up com o processo de atualização será lançado. Contudo, nesta tela, Geração de Blocos para Integração, este processo não ocorrerá dessa forma. E caso você faça a solicitação da geração do arquivo, o monitoramento da atualização irá parar, e irá voltar somente depois que o usuário fechar o Pop-Up de Processos da geração do arquivo.
Para maiores informações sobre utilização e atualização das Tabelas Dinâmicas, acesse o Tópico Atualização das Tabelas Dinâmicas em Geração do ECD - ECF.
Parâmetros de geração
Tipo ECF: Este campo pode ser definido dentre as seguintes opções:
- Original: Opção utilizada quando o arquivo for origem a ser enviado para RFB.
- Retificadora: Opção utilizada quando já foi enviado um arquivo original a RFB e que precisa realizar a retificação deste arquivo com correção de registros gerados e/ou novas informações.
- Original com mudança de forma de tributação: Só pode ser utilizada essa opção, quando a retificação se refere ao regime de tributação nos casos previstos na legislação.
Número do Recibo da ECF a Ser Retificada: Será digitado pelo usuário com até 41 dígitos (Números e Letras). O campo estará disponível para digitar, caso o tipo de ECF seja diferente de Original.
Indicador de Situação Início do Período: Combo Box, com as seguintes opções:
- 0 - Regulador (Início no primeiro dia do ano);
- 1 - Abertura (Início de atividades no ano-calendário);
- 2 - Resultante de Cisão/Fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação;
- 3 - Resultante de Mudança de Qualificação da Pessoa Jurídica;
- 4 - Início de obrigatoriedade da Entrega no ano-calendário.
Estas opções são utilizadas para casos em que a empresa teve alguma situação especial no período da geração do arquivo, devendo ser de responsabilidade da contabilidade da empresa que estiver gerando o arquivo, escolher qual opção será utilizada.
% Patrimônio Remanescente (Cisão): Informar neste campo um percentual de 0 a 100, referente ao percentual de Patrimônio Remanescente, em casos de cisão entre empresas.
Versão do Layout: após o preenchimento da Empresa e do Período nesta tela, o campo Versão do Layout apresentará a versão do arquivo do respectivo ano, assim ao “Gerar Arquivo” um arquivo txt contendo a versão layout no registro 0000 será gerado.
Estão disponíveis as seguintes versões:
- 0001 - Ano-Calendário 2014 e Sit. Especial 2015;
- 0002 - Ano-Calendário 2015 e Sit. Especial 2016;
- 0003 - Ano-Calendário 2016 e Sit. Especial 2017;
- 0004 - Ano-Calendário 2017 e Sit. Especial 2018;
- 0005 - Ano-Calendário 2018 e Sit. Especial 2019;
- 0006 - Ano-Calendário 2019 e Sit. Especial 2020;
- 0007 - Ano-Calendário 2020 e Sit. Especial 2021;
- 0008 - Ano-Calendário 2021 e Sit. Especial 2022;
- 0009 - Ano-Calendário 2022 e Sit. Especial 2023;
- 0010 - Ano-calendário 2023 e Sit. Especial 2024.
A partir da versão 0003 do layout, na geração da ECF caso seja encontrada uma situação com um dos seguintes códigos 7 - Transformação ou 0 - Transferência de Sede, o registro 0000, campo 07 - SIT_ESPECIAL será preenchido igual a "0" Normal. Nos casos em que se tem situações especiais na ECF, o sistema altera a data final para geração do arquivo considerando a data da situação especial.
A partir de 01/01/2017, tem-se a versão de layout 0004. Nesta versão, alguns registros sofrem modificações. O Registro 0000, campo 03, será gerado de acordo com a versão do layout. Vejamos um exemplo de geração do registro:
|0000|LECF|0004|25650383000174|GESTÃO CONTABIL S.A|0|0|||01012017|31012017|N||1||
Ao gerar o arquivo ECF da empresa X, considerando a data inicial 01/01/2015 e a data final 31/12/2015. Caso a empresa possua uma situação especial de "Cisão" com início em 01/07/2015. Nesse caso, será apresentada a mensagem abaixo informando que foi alterada a data final da geração do arquivo e que o mesmo será gerado considerando novas datas:
"Existe Cisão no período informado. Ajustando data final do período."
"Geração do arquivo: data inicial em 01/01/2015 e data final em 01/07/2015."
Gerando o arquivo ECF da empresa X, levando em consideração a data inicial 01/01/2017 e a data final 31/12/2017 e a empresa, dispondo de uma situação especial de "Transformação" ou "Transferência de Sede" com início em 01/07/2017. Nesse caso, será analisado como se não houvesse uma situação especial, a mensagem não será apresentada e a geração do arquivo utilizará a data informada:
"Geração do arquivo: data inicial em 01/01/2017 e data final em 31/12/2017"
Além disso, o sistema valida a existência de alguma diferença entre os valores totais dos lançamentos a débito e crédito. Solicitando-se a geração do arquivo em que exista alguma divergência, será exibida a seguinte mensagem:
"Existem erros no fechamento de D/C por dia de movimento. A ECF gerada não será validada. Deseja visualizar o relatório, gerar o arquivo mesmo assim ou cancelar a operação?"
Ao gerar a ECF/ECD, se existir alguma Conta Contábil que possua o grupo de contas igual a 01-Contas de ativo, 02-Contas de passivo, 03-Patrimônio líquido e 04-Contas de resultado e que teve movimento ou saldo no período, sem sua respectiva conta contábil referencial vinculada, ao clicar em "Gerar Arquivo", será apresentada a seguinte mensagem:
"Existem contas contábeis sem vínculo de contas contábeis referencias. O ECD/ECF gerado não será validado. Deseja visualizar o relatório, gerar o arquivo mesmo assim ou cancelar a operação?"
Na geração do arquivo da ECF/ECD, caso o sistema encontre alguma inconsistência, será feita a gravação do problema no registro de log de erro que é gerado.
- Caso o arquivo gerado contenha Contas Contábeis configuradas com um dos grupos de conta definidos como 05-Contas de Compensação ou 09-Outras, existindo alguma Conta Contábil Referencial vinculada, o sistema grava a seguinte mensagem de erro no arquivo de log:
Lista de Contas Contábeis que são contas de 'Compensação' e/ou 'Outras' e possuem conta contábil referencial vinculada: 'Código da conta contábil' + 'Descrição da conta' + 'Código da Conta Contábil Referencial' de cada conta que foi encontrada para essa situação.
- Caso o arquivo gerado possua Contas Contábeis configuradas com um dos grupos de conta definidos como 05-Contas de Compensação ou 09-Outras ou que a Conta Contábil de Encerramento de Resultado da empresa que está realizando a geração, possua valor de saldo final maior que 0 (zero), o sistema irá gravar a seguinte mensagem de erro no arquivo de log:
Lista de Contas Contábeis que são contas de 'Compensação', 'Outras' e 'Conta de Encerramento de Resultado' possuem valor de saldo final. Apresentar o 'Código da conta contábil' + 'Descrição da conta' + 'Data de Referência' em que a conta possui o saldo para cada conta.
Gerar J100 apenas de centros de resultado com movimento ou saldo?: quando a marcação estiver habilitada, o sistema validará e guardará apenas os Centros de Resultados que tenham movimentações ou saldo inicial/final dentro do período gerado, para assim descarregá-los no registro J100. Ou seja, somente os centros de resultados utilizados na elaboração do arquivo devem ser gerados no registro.
Só será possível habilitar esta marcação se a empresa da geração do arquivo utilizar Centro de Resultado em sua contabilidade, ou seja, é necessário que a marcação "Utiliza Centro de resultado" da tela Empresa, aba Lançamentos esteja ativada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.