Módulo: Contabilização > Arquivos
Em diversas atividades empresariais, é comum a empresa ter títulos de clientes que já estão vencidos a algum tempo. Estes títulos podem constituir "Perdas no Recebimento de Créditos", esta é a caracterização da "Provisão de Devedores Duvidosos" (PDD).
Quando um título já considerado incobrável é recebido, ocorre a chamada "Recuperação do Crédito". Neste caso, deve-se dar entrada do valor no caixa da empresa e considerar essa recuperação de crédito.
A marcação "Considerar títulos renegociados" tem o objetivo de apresentar na tela, os títulos renegociados que foram contabilizados como PDD, para que seja possível realizar a recuperação dos mesmos para a compensação dos lançamentos dos títulos originais.
Quando a marcação estiver habilitada, o sistema irá apresentar na tela os lançamentos do tipo "RECDESP = 0", alterados a partir da rotina de renegociação. Se não estiver marcada, não serão apresentados os títulos renegociados.
A grade desta tela mostrará os títulos filtrados e na parte lateral os botões para controle da grade e do resultado.
No Painel de Filtros temos a marcação "Usar Centro de Resultado?", que ao habilitá-la, o sistema buscará o Centro de Resultado informado no campo "Centro de Resultado" da aba Lançamento da Movimentação Financeira. Porém, se esse campo não estiver preenchido, o sistema irá considerar o valor "0" para a contabilização.
Além disso, se a marcação "Centro de Resultado obrigatório" do Plano de Contas utilizado estiver selecionada, a marcação Usar Centro de Resultado, também deve ser habilitada.
Observação: a marcação Usar Centro de Resultado? será apresentada na tela Recuperação de Devedores Duvidosos, quando a marcação "Utiliza centro de resultado" da aba Lançamentos da tela Empresa (Contabilidade > Preferências) estiver ligada.
Serão listados apenas os títulos contabilizados e que tenham a marcação "PDD" igual a "Sim", ou seja, é possível recuperar os devedores duvidosos, ou seja, um título marcado como PDD e contabilizado, é possível recuperá-lo contabilizando novamente em outra conta débito e crédito e alterando o campo PDD do título financeiro para 'Não'.
Na parte inferior da grade são apresentados os totalizadores mostrando a quantidade de títulos e o valor total dos mesmos.
A documentação dos campos desta tela é idêntica à da tela Contabilização de Devedores Duvidosos.
No alto da tela, tem-se o botão "Impressão do Grid", onde define-se como será realizada a visualização dos resultados da tela; pode-se utilizar as seguintes opções:
Lupa (Impressão do Grid): Selecionando-se esta opção será aberta uma tela de visualizador de arquivos com as informações da tela.
Exportar como PDF: Por esta opção, tem-se as informações no formato PDF.
Exportar como planilha: Através desta opção, os dados serão baixados automaticamente no formato XLS.
Visualizar em cubo...: Por esta alternativa, será aberta uma tela referente ao visualizador de arquivos contendo as informações em cubo.
Informações Adicionais
O parâmetro "Apresentar tít. de PDD assumindo o Vlr. de Lanç - TITPDDVLRLANC" serve para definir a utilização do valor a ser validado para apresentação dos títulos contabilizados como PDD na tela de Recuperação de Devedores Duvidosos.
Sendo assim, se o parâmetro estiver ligado e os títulos tenham sido contabilizados como Devedores Duvidosos, seja pela rotina Contabilização Devedores Duvidosos ou Agendamento, quando for acionada a rotina de Recuperação de Devedores Duvidosos, o sistema irá apresentar os títulos contabilizados anteriormente, assumindo assim o valor do Lançamento Contábil. Utilizando o parâmetro desligado, o comportamento anterior do sistema se mantém, apresentando então o Valor do Desdobramento do título do financeiro.
Em casos de baixas parciais, o sistema gera um novo título para o valor remanescente, porém esse novo título perde o vínculo com o original, exigindo que seja contabilizado novamente como PDD para permitir sua recuperação no momento da baixa.
Para garantir que a contabilização ocorra corretamente e evitar duplicidade de valores, ative o parâmetro TITPDDVLRLANC. Este parâmetro utiliza o valor do lançamento contábil original do PDD, permitindo que a recuperação seja baseada no valor original do título, e não apenas na baixa parcial.
Dessa forma, os novos títulos gerados como pendentes seguem o fluxo normal, isto é, eles devem ser marcados como PDD para aparecerem na tela de Contabilização de Devedores Duvidosos e, após a contabilização, estarão disponíveis na tela de Recuperação de Devedores Duvidosos para a devida recuperação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.