Módulo: Configurações > Sankhya Checkout
O Sankhya Checkout é uma plataforma de ponto de venda independente de conexão com o ERP para a realização de todas as rotinas de Ponto de Venda e Controle de Caixa. Além disso, realiza a emissão de documentos fiscais como a NFC-e e Cupons fiscais Eletrônicos. Ele deverá ser configurado para receber a carga de atualizações de dados do ERP Sankhya, para que este tenha autonomia na realização de vendas e demais rotinas de controle de caixa.
Tem como finalidade atender o Varejo de Autosserviço e o Atacarejo, sendo que o seu modelo de venda prioritário é por código de barras. Assim, os recebimentos ocorrem com formas de pagamento simplificadas por estarem restritas à Dinheiro, Cartão de Crédito, Débito e Cartão POS.
Importante: Para utilizar o Sankhya Checkout é necessário cumprir o seguintes critérios:
- Atualize a versão do Sankhya Om para 3.30 ou posterior;
- Você deve realizar configurações no Sankhya Om, para que as mesmas sejam aplicadas na utilização do Checkout;
- Por fim, a baixa/instalação da aplicação na Central de downloads Sankhya.
A seguir, confira as configurações necessárias para que você utilize as funcionalidades do Sankhya Checkout da melhor forma possível, são elas:
Configurações no Sankhya Om
Configurações do Sankhya Checkout
Instalando o Sankhya Checkout | Integração de dados com ERP | |
Configurações de SAT | Manutenção na estrutura do Sankhya Checkout |
A rotina de Cadastro de Tipos de Operação - TOP fornecerá as parametrizações pertinentes aos tipos de operação que serão utilizadas no processo de venda.
Tipos de Títulos
No Cadastro de Tipos de Títulos é necessário configurar os títulos que serão utilizados nas formas de pagamento do Sankhya Checkout. As configurações básicas para que o sistema efetue a integração, são:
No Painel Principal, configure o campo "Subtipo".
Na aba Geral, indique se o título está "Ativo", a sua "Espécie", a "Forma de Pagamento TEF" e o "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e".
Já na aba Fast Service, acione a marcação "Utiliza no Fast Service?".
Nota: As informações que não foram citadas são de carácter opcional de cada empresa.
Cadastro de Contas
Efetue no Cadastro de Contas a criação de uma nova conta ou você também pode alterar uma já existente. Além das configurações obrigatórias como estar "Ativa", qual seu "Banco" e a sua "Agência bancária", é necessário efetuar as seguintes configurações:
Na aba Cadastros, configure o campo "Tipo de conta" com a opção "Caixa(PDV)".
Acione a marcação "Exclusiva da Empresa".
Em "Empresa", indique a empresa responsável.
No campo "Operador Exclusivo", informe o operador que possui exclusividade para operar este caixa.
Implantação do Saldo da Conta
Caso você tenha alterado uma conta existente que está em utilização, este passo não será necessário. Apenas certifique das configurações do segundo passo e da Referência para Aceitar Lançamentos.
Se houve a criação de uma nova Conta, é importante que ela possua uma referência - data, para aceitar lançamentos de vendas À Vista do Checkout. Deste modo, na tela de Implantação do Saldo de Contas localize a conta criada e preencha os seguintes dados:
- Referência p/ Aceitar Lançamentos;
- Saldo do Banco na Referência;
- Saldo Real na Referência.
Modelo de Notas e Pedidos
Nesta tela serão definidas as configurações pertinentes ao modelo de nota que será utilizado. Logo após, é necessário informar o número único deste modelo nas Preferências da Empresa, aba Geral, seção "Sankhya Checkout", campo "NF modelo".
Preços
A tabela de preços do Sankhya Checkout seguirá a tabela padrão configurada nas Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço, campo "Tabela de preço para venda".
Observação: Para este caso, ative o parâmetro "Usar Tabela de Preço da Empresa? - USARCODTABEMP".
Se a tabela for configurada nesta mesma tela, na aba Geral, por meio do campo "Tabela de preço exclusiva", será desconsiderada a informação do campo Tabela de preço para venda citado acima.
Importante: Na ausência destas configurações, será utilizada a tabela de varejo definida no parâmetro "Código Tabela Preços Varejo - CODTABVAREJO".
Você ainda poderá utilizar a tabela de preços do Parceiro, para isso no parâmetro "Tabela de Preços por: - TIPTABPRECOS", o campo "Valor" deve estar configurado com a opção "Parceiro" ou "Parceiro/Empresa". Além disso, informe a tabela de preços que irá utilizar no Cadastro de Parceiro, aba Crédito, campo "Tabela de preço".
Para finalizar esta configuração, na tela Preferências do Sankhya Checkout, aba Venda, habilite o parâmetro "Utiliza preços por parceiro".
Importante: para garantir a integração do parceiro e a validação da tabela de preços configurada para o parceiro modelo, é essencial que ele tenha CPF ou CNPJ.
Hierarquia de busca da tabela de preço no Sankhya Checkout
A ordem de busca da tabela de preço no Sankhya Checkout segue o seguinte procedimento:
- Quando o parâmetro Utiliza preços por parceiro está habilitado, a primeira busca será pelo preço específico do parceiro da venda, desde que esteja configurado e que o parceiro tenha uma tabela de preços com código superior a zero.
- Se a tabela do parceiro não estiver disponível, o sistema buscará o preço por parceiro padrão da empresa, contanto que ele possua CPF ou CNPJ e esteja integrado.
- Na ausência de uma tabela do parceiro padrão, será consultada a tabela de preços conforme a coluna "CodTabParceiroPadrao" da venda na TVENDA.
- Se nenhum preço for encontrado até aqui, a busca prosseguirá para a tabela de preço alternativa por parceiro da empresa.
- Caso ainda não haja um preço definido, será realizada uma busca na tabela de preço por horário, conforme configurado na Administração de Checkout.
Observação: se nenhum dos itens anteriores fornecer o preço do produto, será utilizado o valor da tabela de preço padrão, caso exista um preço configurado para o produto.
Cadastro de Produtos
Tem-se a integração de todos os produtos que não fizerem parte do parâmetro "Grupo de produtos que não são integrados", localizado nas Preferências, aba Integração, do Sankhya Checkout.
Além disso, os produtos serão integrados por meio do seu código de barras. Trataremos a seguir, das configurações utilizadas para buscar o código de barras destes produtos:
- No campo "Referência", localizado na aba Geral;
- Através da aba Código de Barras;
- O campo "Código de Barras", na aba Unidades Alternativas;
- Por meio do campo "Cód. de Barras", na aba Estoque.
Nota: As informações que não foram citadas são de carácter opcional de cada empresa.
Cadastro de Usuários
Serão integrados apenas os usuários que estivem ativos e configurados como Caixa ou Gerente (Financeiro, de Caixa, Portais). Os acessos no Sankhya Checkout são efetuados por perfis, estes perfis serão ajustados na primeira integração, conforme as marcações no ERP.
Cadastro de Parceiros
Apenas Parceiros Ativos e marcados como Cliente, serão importados para o PDV. Na exportação do PDV de novos parceiros ocorrerá apenas quando houver endereço na Identificação de parceiro, pois assim temos um mínimo de informação para gerar um cadastro no ERP, caso contrário, o sistema irá considerar a informação contida nos campos da nota como adquirente.
Caso não seja informado um endereço para o parceiro na venda, o Checkout irá considerar o endereço padrão da empresa.
Observação: Ao cadastrar um e-mail, o sistema removerá todos os caracteres especiais no campo "Email". Assim, todos os e-mails cadastrados no Checkout não serão filtrados. Considere o exemplo: ceçilia@sankhya.com este ficará como cecilia.sankhya.com.
Preferências da Empresa
Nas Preferências da Empresa, aba Geral, comporta a seção "Sankhya Checkout" que possui algumas configuração relevantes ao funcionamento da plataforma. Quando o campo "Tabela de preço exclusiva" estiver preenchido e o parâmetro CodTabelaVarejo for nulo o sistema irá considerar a tabela de preço que for informada neste campo para realizar o cálculo de preços dos produtos para o Checkout.
Cadastro de Impostos
Serão integrados os impostos de ICMS com Tributação 00, 40, 41, 20 e 60, PIS e COFINS. Os impostos seguem as configurações definidas em suas respectivas telas, no caso de Alíquotas de ICMS também segue as Prioridades das Restrições do ERP.
Dessa forma, o sistema simula um cálculo verdadeiro de uma venda para consumidor final com todos os produtos, deixando as informações de impostos prontas para o PDV.
Parâmetros
Com o parâmetro "Utiliza a coluna local para controlar o estoque - UTILIZALOCAL" ligado, ao efetuar uma venda no Sankhya Checkout contendo produtos configurados para utilizar local, a nota enviado para o Sankhya Om irá apresentar os itens de acordo com o local configurado. Sendo que, a busca de local seguirá a seguinte ordem:
- Inicialmente, será verificado no Cadastro do Produto, aba Impostos/Informações por Empresa, se o campo "Local Padrão" está preenchido;
- Se nas Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço, o campo "Local Padrão" contêm informações;
- Não havendo as configurações anteriores, será analisado se o parâmetro "Repete último local digitado? - REPETELOCALANT" está habilitado;
- Caso o parâmetro se encontre desligado ou não exista um local anterior, a busca será direcionada para o Cadastro do Parceiro, aba Informações, campo "Local padrão para produtos";
- Na ausência destas informações, será verificado se o parâmetro "Local Padrão para Pedidos e Notas - LOCALPADRAO" possui um local indicado;
- Ao final, se nenhuma destas configurações forem encontradas o sistema irá analisar se o parâmetro "Informa menor local de armazenagem com estoque - INFMINLOC" está ligado, para utilizar o menor local com estoque.
É importante ressaltar que para o produto utilizar "local", as seguintes configurações devem ser efetuadas:
- Cadastrar um local na tela Locais;
- Informar o local criado nas Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço, o campo "Local Padrão";
- No Cadastro do Produto, aba Medidas e estoque, marcar a opção "Usa local".
O parâmetro "Parcela mínima para cartão de crédito", disponível na tela Preferências do Sankhya Checkout, permite que você configure o valor mínimo de parcelas para recebimento em cartão de crédito. Por exemplo:
Se você configurar este parâmetro com o valor R$4,00 e o recebimento for de R$59,00 dividido em 20 parcelas (R$2,95 por parcela), o sistema não autorizará a operação e solicitará o cancelamento após o retorno, visto que o valor mínimo da parcela é de R$4,00.
Observação: Esta funcionalidade está disponível apenas para recebimentos POS em cartão de crédito; se for selecionado cartão de débito no tipo de pagamento, o sistema não valida o valor mínimo da parcela.
Configurações do Sankhya Checkout
Instalando o Sankhya Checkout
Após realizar a baixa da aplicação no site Sankhya, é necessário localizar o instalador no diretório escolhido ou no diretório padrão de downloads "C:\Users\<usuario>\Downloads". Execute o arquivo e defina as preferências de diretório de instalação da forma que desejar. O instalador já trás um caminho recomendado, para alterá-lo basta escrever o novo caminho ou clicar em procurar e selecionar a pasta desejada.
Nesta etapa, você define se há necessidade de "Criar um ícone na área de trabalho":
Antes de iniciar definitivamente a instalação, verifique o resumo de dados relacionado às telas anteriores. Caso haja alguma alteração a ser feita, clique no botão "Voltar" e faça as devidas alterações. Para prosseguir acione o botão "Instalar":
Ao final, temos o questionamento sobre a abertura da aplicação e a conclusão do processo de instalação.
Integração de dados com ERP
Esta etapa, trata-se da incorporação dos dados com o ERP Sankhya. Inicialmente, informe o "Endereço" de IP onde o ERP está rodando, bem como, o "Usuário" e "Senha" válidos no ERP.
Deste modo, serão solicitadas as configurações básicas da estação. O Endereço IP do PDV, são todos os hardwares de possível conexão com esta máquina, ou seja, conexão cabeada, wireless, hotspot - todas as conexões referentes a esta máquina serão listadas no campo IP. Nas abas abaixo, selecione o tipo de ambiente, o TEF.
Observação: Se você for utilizar o campo "Nro. Único da conta PDV", é preciso realizar algumas configurações no Sankhya Om, na tela Contas: As marcações "Exclusiva da Empresa" e "Ativa" devem estar realizadas, o tipo de conta deve ser "Caixa (PDV)" e o usuário deve ser o usuário SUP.
A seleção do tipo de ambiente, disponibiliza uma aba adjacente para configuração da Série. O Id Token e Código de Segurança do Contribuinte (CSC) do ambiente de produção são coletados pelo Certificado (nome_arquivo_certificado.pfx).
Observação: para configurar um certificado no Checkout deve-se usar o usuário SUP ou um com acesso master, pela "Preferências da Empresa", no Menu do Checkout na opção "Gerenciar certificados" e incluir o arquivo com a extensão *.pfx. Assim, com as informações de CNPJ e senha do certificado corretos, será possível utilizar o botão “(F6) Carregar certificado” para posteriormente usar nas assinatura de notas. Observe o passo a passo abaixo:
No exemplo abaixo, foi marcada a opção de "Homologação" que exige informar o "Id Token" e o "Código de CSC".
Você pode administrar a numeração das notas por meio do botão "Gerenciar numeração".
Ressaltamos que, as numerações de série das notas no Sankhya Checkout não podem ser iguais às numerações dos Tipos de Operação - TOP definidas no Sankhya Om.
Configurações de SAT
Nesta etapa, deve-se inserir as informações exibidas pertinentes ao Cadastro de SAT:
Caso você deseje realizar o cadastro de mais de um SAT, acesse o menu "Cadastros", "Checkouts" e realize o cadastro, através do botão "(Ctrl+D) Editar registro":
Os SAT's que poderão ser incluídos no Checkout são "TANCA", "DIMEP" e "ELGIN".
Se ao cadastrar o novo SAT, você desejar que outros terminais o utilizem, selecione a marcação "SAT compartilhado", assim, quando outro terminal for configurado, esse SAT estará visível a ele.
Também pode-se realizar o gerenciamento do SAT configurado por meio do menu "SAT". Observe:
Manutenção na estrutura do Sankhya Checkout
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Alteração no link de conexão do servidor do banco de dados
Caso haja alterações no link de conexão do servidor do banco de dados, é necessário tomar alguns procedimentos de atenção ao terminal do caixa para sincronizar todos os dados para a plataforma Sankhya. Desse modo, siga os seguintes passos:
- Certifique-se de que o caixa esteja conectado ainda à rede em que o servidor do banco de dados esteja disponível;
- Abra o Sankhya Checkout e aguarde até que todos os dados sejam sincronizados com o servidor;
- Verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas;
- Certifique-se de que não há novas vendas ou sincronismos sendo realizados no Sankhya Checkout;
- Realize uma nova instalação para alterar o caminho de conexão ao servidor no Sankhya Checkout.
Alteração de hardware
Caso seja realizada alguma alteração de hardware, como um upgrade na memória RAM ou a troca de HD, é necessário tomar as seguintes precauções:
- Pare imediatamente o uso de novas vendas e sincronismos no Sankhya Checkout;
- Verifique se todas as transações foram sincronizadas com sucesso no terminal do caixa;
- Desinstale o banco de dados do Sankhya Checkout;
- Realize a manutenção no terminal com os novos Hardwares;
- Instale o novo banco de dados no Sankhya Checkout, seguindo as instruções fornecidas no tópico Instalando o Sankhya Checkout;
Nota: caso você não siga esses passos e realize a alteração antes de prevenir a totalidade da sincronização do banco de dados do Sankhya Checkout, deve ser aberto um ticket no Service Desk. Assim, em atendimento com o Consultor de Atendimento, será efetuado o levantamento do problema e realizada a solução junto a indústria.
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