Módulo: Configurações > Sankhya Checkout
Neste artigo trataremos do menu "Preferências" do Sankhya Checkout.
Para acessar esse menu vá até ícone no canto superior esquerdo do Checkout, posteriormente clique no menu nomeado Preferências, assim teremos as seguintes abas:
Aba Caixa | Aba Impressão | Aba Integração |
Aba Lity | Aba Login | Aba SAT |
Aba Sistema | Aba Venda |
Aba Caixa
Neste tópico abordaremos os parâmetros referentes da aba Caixa.
Conferir Caixa no ERP: para utilizar este, é necessário que o parâmetro "Exigir conferência ao fechar caixa" esteja ligado. Desta forma, em Conferir Caixa no ERP será permitido que o caixa seja exportado mesmo aguardando conferência. No momento em que você fechar o caixa, o sistema deixará pronto o pacote para exportação ao ERP. Assim, com o parâmetro ligado, o sistema passará a enviar as sangrias de caixa ao ERP assim que estas forem realizadas.
Além disso, caso tenha dinheiro no caixa no fechamento, a informação do dinheiro em caixa será obrigatória. Então, o sistema fará uma sangria automática do dinheiro informado para que esta seja enviada ao ERP. Destacamos ainda, que o caixa sempre será encerrado com valor zerado para que o saldo inicial do próximo caixa seja zero.
Se este estiver desligado, o totalizador das sangrias manuais e automáticas serão enviadas somente no fechamento de caixa.
Além disso, ao fechar o caixa serão apresentados todos os tipos de títulos para conferência.
Habilitando a marcação "Exige conferência ao fechar o caixa" será possível ainda, fazer o registro de cada um dos títulos de forma manual, para que na impressão do fechamento de caixa, estes valores sejam registrados de forma íntegra.
Observação: caso o usuário possua a função gerente e caixa, será possível que ele visualize os valores calculados e tenha a opção de inserir o valor informado no momento do fechamento de caixa.
Conta para Débito da Sangria no ERP: para que as informações de fechamento do caixa sejam exportadas é necessário que este parâmetro seja maior que zero ou o parâmetro Conferir caixa no ERP esteja habilitado.
Conta para Crédito da Sangria no ERP: neste parâmetro insira o código da conta para Sangria.
Código forma para pagamento para despesa: informe o código da forma de pagamento da despesa.
Código forma pagamento para receita: informe o código da forma de pagamento da receita. Considere o parâmetro anterior e o mencionado aqui como sendo as formas de pagamento para geração de despesa ou receita quando a conferência do caixa for executada e for necessário a geração desta no ERP.
Exigir CPF/CNPJ na nota acima de: quando um determinado valor for inserido neste parâmetro, o sistema irá exigir o CPF quando o valor da compra o ultrapassar. Sendo que, o parceiro deverá ser identificado na tela de vendas e ser cadastrado como parceiro ou apenas como adquirente do CPF, nome ou telefone.
Exigir conferência ao fechar caixa: quando este parâmetro estiver habilitado e o fechamento do caixa for realizado, o sistema consultará os valores registrados e gerará um fechamento cego, calculando a diferença entre os valores do sistema e os informados pelo caixa. E ainda, o sistema apresentará o layout de "Conferência de Caixa" e, quando desmarcado, exibirá o layout de "Fechamento de caixa".
Além disso, o usuário caixa não poderá visualizar o campo "Calculado" no pop-up Fechamento de caixa.
Observação: a operação de conferência é exclusiva para usuários com perfil de caixa. Perfis de gerentes não tem a restrição de ocultação de valores.
Nota: quando este parâmetro estiver ligado, o sistema não exibirá as seguintes informações:
- Saldo inicial na tela e no relatório de fechamento de caixa e na tela de abertura de caixa;
- Valores calculados pelo sistema no relatório de fechamento de caixa;
- Valor total de sangria e suprimento no relatório de fechamento de caixa;
- Valor disponível para sangria na mensagem de validação do valor a ser sangrado.
Exportar movimentações pendentes ao fechar caixa: quando você ligar esse parâmetro, o checkout irá realizar a exportação das movimentações pendentes no fechamento de caixa, sendo que, o sistema não poderá ser encerrado antes destas estarem concluídas. Lembre-se, o ERP deve estar online para as exportações serem realizadas.
Gerar sangria ao fechar caixa: se você marcar este parâmetro, no fechamento de caixa todo o dinheiro será retirado pelo sistema e transferido para a conta configurada no ERP, assim quando o caixa for aberto novamente o saldo inicial será iniciado com zero.
Mostra informações adicionais de fechamento de caixa: ao selecioná-lo, os valores de cartão crédito/débito e quantidade de notas do caixa serão transferidos para o relatório. Além disso, dados referentes aos valores adquiridos em trocas e devoluções, valores devolvidos em créditos, e descontos concedidos em vendas também poderão ser conferidos na tela "Fechamento de Caixa" e ao imprimir o cupom fiscal.
conferir os valores adquiridos a partir de trocas e devoluções, valores devolvidos em créditos, além dos descontos concedidos na venda
Valor máximo em dinheiro no caixa: quando você clicar no referido campo do parâmetro, o sistema abrirá o pop-up "Manutenção de Parâmetro" em que pode-se informar o valor máximo no caixa para fazer a sangria, sendo que, o valor mínimo para ser inserido deverá ser de R$ 300,00.
Abrir gaveta na sangria e suprimento de caixa: ao habilitar o referido parâmetro, e realizar a sangria ou o suprimento, em um caixa com status em aberto, o sistema acionará automaticamente a abertura de gaveta.
Aba Impressão
Esta aba dispõe dos parâmetros:
Imprimir código de barras da troca no comprovante NFCe?: ao acionar esse parâmetro, o código da troca realizada não será impressa na Nota Fiscal, de forma que, será possível economizar no tamanho da impressão do comprovante.
Imprimir operador de caixa na observação: para esta função ser executada corretamente, na tela Usuários aba Identificação marque a opção "Caixa" no cadastro do funcionário.
Imprimir descrição resumida do item no comprovante NFCe?: ao habilitar este, os itens da nota fiscal serão impressos de forma resumida no comprovante.
Mensagem padrão para a nota: se você inserir um valor no campo de texto do parâmetro, esta será a mensagem padrão exibida no cupom, por exemplo "Obrigado pela preferência, volte sempre!".
Utilizar endereço do cliente na nota?: quando o parceiro é adquirente, por sua vez não possuirá cadastro no sistema. Assim quando uma entrega para este precisar ser realizada, este parâmetro deve ser marcado.
Utilizar impressão otimizada?: com esse parâmetro habilitado, o sistema irá reduzir os espaços em branco da impressão padrão, o que irá possibilitar a economia dos papéis a serem impressos.
Aba Integração
Os parâmetros disponíveis nesta aba são:
Avisar notas inutilizadas não integradas: ao ativar esse parâmetro, o sistema irá emitir uma mensagem o informando que o Checkout possui notas inutilizadas que não foram integradas. Essa mensagem também será exibida nas notificações do sistema por meio do ícone "Notificações".
Caminho para Salvar movimentos não integrados com ERP: insira nesse parâmetro, o caminho ou pasta onde os arquivos JSON dos movimentos não integrados no ERP ficarão salvos. Saiba mais sobre este processo, clicando no link Salvar arquivos de backup.
Código da TOP para sangria: informe aqui a TOP para realizar a sangria e suprimento. Destacamos que para esse parâmetro funcionar corretamente será necessário que você também informe os Códigos de lançamento nos parâmetros descritos abaixo.
Código de lançamento bancário para sangria: insira neste o código de lançamento para sangria.
Código lançamento para Suprimento: preencha este parâmetro com o código de lançamento para o Suprimento.
Nota: se os três últimos parâmetros mencionados não estiverem com os valores do ERP devidamente informados, os registros ficarão presos na tela de ADM do Checkout impossibilitados de completar a integração.
Grupos de produto que não são integrados: deve-se inserir aqui os Grupos de produtos que não serão integrados, sendo que este serão aqueles produtos de consumo da próprio empresa, por exemplo.
Intervalo de integração com o ERP (minutos): você poderá inserir o tempo em minutos entre as integrações com o ERP, sendo que o tempo será aceito apenas antes de integrar.
Realiza troca somente com cupom da empresa de venda?: se este for selecionado, o cupom a ser apresentado necessita ser da mesma empresa em que a venda foi realizada, ou não será possível a realização de troca nem a requisição de senha do gerente para liberação.
Realiza troca somente com cupom?: ao selecionar esta marcação, será necessário apresentar o cupom da compra realizada, e que esta seja da mesma empresa para que a troca da mercadoria seja efetuada, caso contrário a troca não é realizada ou o gerente poderá ser requisitado para realizar a ação mediante apresentação de senha.
Registra financeiro de troca como pendente: se você efetuar a marcação deste parâmetro, na troca da integração todo financeiro será gerado como pendente Movimentação Financeira do ERP, essa ação poderá ser feita de acordo com a necessidade.
Tipo de título para recebimento em voucher: no campo desse parâmetro, você informará o código do "Tipo de Título" cadastrado na tela Tipos de Título do Sankhya Om, que será utilizado para o pagamento com voucher na tela de vendas do Chekout através da opção "(F8) Voucher". Esse tipo de pagamento também poderá ser efetuado por meio da opção "(F7) Cartão POS" ao selecionar a opção "Voucher" no campo "Tipo de Pagamento". Será possível verificar se a integração foi realizada com o Tipo de Título especificado, na aba Financeiro do Rodapé da Central de Vendas.
Tipo de título para lançamento de crédito para cliente, Tipo de título para recebimento a prazo e Tipo de título para recebimento a vista: referente a esses parâmetros, para cada um destes realize na tela Tipos de Título as configurações para as formas de pagamentos que serão utilizadas pelos clientes. Desta forma, na aba Geral da tela mencionada preencha o campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e:", informe também o "Subtipo" do tipo de título a ser utilizado no Painel Principal, e marque a opção "Utiliza no Fast Service?" na aba Fast Service.
Tipo de Título para recebimento em PIX: nesse parâmetro você informará o Tipo de Título criado para o recebimento de pagamentos realizados com o PIX. Para maiores detalhes sobre essa funcionalidade acesse o tópico Recebimentos PIX.
Tipo de Título em PIX POS e Tipo de Título para recebimento em PIX TEF: nesses parâmetros informe os códigos dos Tipos de Títulos criados para os recebimentos de pagamentos realizados com o PIX. Para maiores detalhes sobre essa funcionalidade acesse o link Recebimentos via PIX TEF.
Tipo de título para recebimento em cartão de crédito, Tipo de título para recebimento em cartão de crédito POS, Tipo de título para recebimento em cartão de débito e Tipo de título para recebimento em cartão de débito POS: semelhante aos parâmetros anteriores na tela Tipos de Título configure para cada um dos tipos de título, em que na aba Geral deve-se preencher os campos "Espécie", "Forma de pagamento TEF" e Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e, informe também o Subtipo do tipo de título a ser utilizado no Painel Principal, e marque a opção Utiliza no Fast Service? na aba Fast Service.
Observação: teremos que para os parâmetros Tipo de título para recebimento em cartão de crédito POS e Tipo de título para recebimento em cartão de débito POS deve-se ligar a marcação "Utiliza POS".
Tipo de Título para recebimento em Cheque: referente a este parâmetro, na tela Tipos de Título, na aba Geral preencha o campo Tipo de pagto NFC-e/NF-e/CF-e, no Painel Principal informe o Tipo de Título e o Subtipo e marque a opção Utiliza no Fast Service? na aba Fast Service.
Aba Lity
Nesta aba, você irá habilitar no checkout o clube de benefícios.
Ao ligar a funcionalidade e dar um nome ao clube, vá até o menu "Preferências da empresa", em seguida "Preferências Integração Lity" e defina um "Usuário" e "Senha" do usuário do Sankhya Om, em que será utilizado para conciliar as informações com o Sankhya Checkout:
Assim, ao iniciar uma venda, o sistema irá questioná-lo se o cliente faz parte do clube de benefícios que você cadastrou anteriormente. Caso este seja, você deverá digitar o CPF, uma vez que o telefone será por onde o cliente receberá o link onde ele fará o download do app:
Ao clicar no quadro "Economia", os detalhes do desconto a ser aplicado será exibido. Sendo que, uma vez que o cliente possuir um valor de venda que ultrapasse o valor do desconto, este será aplicado automaticamente.
Observação: ao realizar o cancelamento de uma nota por meio da Central de Notas do Sankhya Om, você poderá conferir este movimento com status "Não Processado" na "Administração do Checkout", aba Importação de Movimentações.
Aba Login
Nesta aba teremos o parâmetro "Imagem exibida no login" em que você poderá inserir o caminho da imagem que será exibida quando o login for feito.
Aba SAT
Nesta aba, por meio do campo "Versão dos dados Sat/MFE" você poderá informar a versão de leiaute do SAT.
Aba sistema
Na aba Sistema, teremos os parâmetros:
Dias até expirarem as movimentações do sistema: neste você irá inserir a quantidade de dias até expirarem as movimentações do sistema. E caso faça uso deste, todos os movimentos antigos já integrados com ERP serão excluídos do PDV sem condições de recuperação e será salvo se um backup manual for feito.
Exibir teclas de atalho para auxílio do usuário? e Usar modo escuro: defina esses parâmetros conforme as suas preferências.
Segundos para consultar situação na Sefaz novamente inutilização: aqui, pode-se definir o tempo que o sistema utiliza para realizar a consulta de uma nota na Sefaz antes de inutilizá-la no Checkout.
Aba Venda
Nesta, você terá disponível:
Aplicar desconto quantitativo no Recebimento: se este parâmetro for marcado, o sistema irá calcular os descontos e apresentará na tela de cupons.
Considerar a bandeira do cartão em transação TEF: você selecionará este, caso na transação TEF a bandeira seja retornada e se no Cadastro de Tipo de Título do ERP a bandeira for utilizada no campo Forma pagamento TEF.
Cor da fonte do caixa e Cor da fonte para consulta de preço: você poderá preencher estes parâmetros de acordo com sua preferência.
Exibe opções de parcelamento do ERP: as opções dispostas nesse parâmetro poderão ser utilizadas quando um pagamento for realizado com Cartão de Crédito, Pagamento POS, ou A Prazo. Assim, observe abaixo:
- 1-Não: ao selecionar essa opção, será possível escolher o tipo de parcelamento conforme as suas definições nos Tipos de Negociação e Tipos de Título.
- 2-Usa com Todas as Tabelas de Preço: com esta opção definida, no momento do recebimento, o caixa poderá receber com os Tipos de Negociação Cartão de Crédito, POS, ou a Prazo configurados no sistema.
Observação: as opções de parcelas só serão exbidas se no Sankhya Om, tela Tipo de Negociação, aba Características, a marcação "Utiliza no fast service" estiver assinalada.
- 3-Usa com Restrição por Tabela de Preço: quando essa opção for selecionada, uma tabela de preço especifíca poderá ser utilizada, além disso, os Tipos de Negociação também podem ser definidos junto à essa configuração. Para isso, na tela Administração de Checkout, selecione a Tabela e o Tipo de Negociação de sua preferência na sub-aba "Restrição de Preços" da aba Cálculo de Preço.
Nota: o Sankhya Checkout normalmente faz o uso da tabela padrão ou a mais recente, para visualizar qual tabela o sistema está utilizando basta usar o comando "SELECT * FROM TPRECO" na aba "NUTAB" no DBExplore.
Exige identificação do consumidor na troca: caso opte por utilizar esta ação, no momento da troca de mercadoria será exigido a identificação do parceiro, seja este já cadastrado ou sendo cadastrado no momento da troca.
Fixa 1 como quantidade na soma de volumes: insira o volume fracionado que será utilizado, sendo que aquele introduzido aqui será considerado como volume.
Fonte do cálculo da Carga média tributária: neste parâmetro informe a fonte de tabela de alíquotas. Destacamos que é utilizado junto com informações fiscais do Cadastro de produto para colocar a carga média de impostos do cupom.
Formatação do código de barras: na tela de Venda, para a leitura do código de barras por peso, esse parâmetro deverá ser marcado. Caso esteja mal configurado, o produto não será encontrado e para configurar será necessário o código do cliente para informar as posições.
Gerar cadastro para parceiro Adquirente: quando um parceiro for cadastrado no Checkout no momento de uma venda, mas o endereço dele não, um endereço padrão será automaticamente cadastrado. Destacamos ainda que o novo parceiro será cadastrado no Checkout se a marcação "Integrar Parceiros" (menu "Cadastros", "Checkouts") estiver selecionada e ele for cadastrado na tela Cadastro de Parceiros na aba Identificação.
Habilitar liberação por token: ao ligar esse parâmetro, se o vendedor não possuir autorização para realizar certa operação no momento da venda, o sistema irá pedir o token cadastrado no registro do usuário que realizará a liberação da operação para o usuário vendedor, sendo esse token cadastrado no campo "Token de Identificação do Checkout" da aba Geral, tela Usuários no registro do usuário liberador.
Para saber mais sobre o campo Token de Identificação do Checkout, acesse a tela Usuários.
Imagem padrão do caixa: configure o caminho para inserção da imagem do caixa.
Imagem padrão para produtos sem imagem: Insira aqui o caminho da imagem para aqueles produtos que não possuem uma imagem cadastrada.
Incluir info. complementares junto com info. do fisco: para utilizar este parâmetro, será necessário que seu cadastro esteja cadastrado com algum tipo de complemento.
Informar "Sem GTIN" para EAN inválidos: se este parâmetro estiver desmarcado, o campo "EAN/GTIN Produto p/ NF-e:" (Cadastro de Produtos, aba Impostos) precisa ser configurado corretamente.
Observação: este parâmetro não influenciará no cálculo de imposto da Administração do Checkout, pois o cálculo seguirá as marcações do ERP para validar ou não o GTIN.
Obriga informar motivo de troca: se marcado, será exigido um motivo para troca, sendo que apenas com uma liberação essa troca poderá ser feita sem o motivo exigido pelo parâmetro.
Primeira linha de mensagem do caixa e Primeira linha de mensagem do caixa livre: nesses parâmetros, você poderá inserir a mensagem que será exibida na tela do caixa e a quando este estiver livre.
Repete último local digitado?: para tal, o controle deverá ser definido no Cadastro do produto no ERP.
Segunda linha da mensagem do caixa e segunda linha da mensagem de caixa livre: aqui, insira a segunda linha das mensagens que você quer que apareçam na tela do caixa.
Segundos para esperar SEFAZ responder antes de entrar em contingência (30s recomendado sefaz): você poderá determinar o tempo de espera em segundos. Sendo que a contingência automática controlada pelo sistema não acontecerá mais se você ativar a contingência manual clicando no ícone da SEFAZ.
Segundos para limpar a tela do caixa após a venda: por meio deste o sistema definirá o tempo em que a última venda ficará visível no caixa apenas para visualização dos totais.
Tamanho do código de barras para Conferência: defina neste parâmetro o tamanho do código de barras do produto.
UFs que solicitam CPF na venda com cupom fiscal: se forem informados UFs neste parâmetro, sempre que houver uma venda o CPF do parceiro deverá ser informado.
Usa o EAN do produto vendido na impressão: caso este parâmetro seja utilizado, a impressão realizada terá o mesmo código bipado, se não o código a ser exibido será o do produto.
Utiliza vendedor único por venda?: quando esse parâmetro for habilitado, o checkout permitirá que você informe o vendedor a qualquer momento da venda, um vez que, ele será utilizado em todos os itens e no cabeçalho desta. Porém, caso o vendedor não seja informado, ao final da venda o sistema irá solicitá-lo.
Validar desconto máximo no rodapé em tempo real: validar desconto máximo no rodapé em tempo real: Ao ligar esse parâmetro, os descontos que forem aplicados para o total da nota venda sofrerão a validação no exato momento que o desconto for aplicado, sendo que, haverá a possibilidade de solicitação de liberação caso o desconto ultrapasse o limite informado no perfil do usuário caixa.
Validar desconto máximo por perfil: com este marcado, você poderá preencher o campo "% Desconto máximo" no Cadastro de Perfil do Checkout. Para mais informações deste acesse o link Liberação de Desconto por Perfil.
Vendedor obrigatório na venda: se você selecionar este parâmetro, lembre-se de cadastrar o vendedor no Cadastro de Vendedores, assim, no fim da venda será o preenchimento do vendedor, caso não o tenha informado antes.
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