Módulo: Produção > Cadastros
Com o avanço dos métodos de gestão empresarial e a facilidade de obter-se informações, as empresas estão buscando especializações que possam reduzir ao máximo o tempo ocioso, aumentar a qualidade e atingir um alto padrão de eficiência e eficácia em suas atividades produtivas. Um processo produtivo adequado, é aquele que sintetiza qualquer atividade em receber uma entrada (input), agregar valor e gerar uma saída (output) para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização visando a geração de resultados concretos. Esta tela visa a definição de uma série de regras que as "Ordens de Produção" lançadas futuramente, irão seguir.
Preenchimentos Iniciais
Inicialmente, para inclusão de um processo produtivo no sistema, temos o formulário principal da tela, onde constam os seguintes campos para preenchimento:
Código: Este campo deve ser alimentado com o código identificador do processo produtivo que está sendo cadastrado. Este preenchimento só pode ser realizado de forma manual no ato de seu cadastro.
Versão: Esse campo é preenchido automaticamente pelo sistema e exibe a versão à qual o processo produtivo se encontra. Ele é incrementado sempre que o processo sofre modificações estruturais depois que já existirem instâncias criadas. As novas instâncias utilizam, obrigatoriamente, a última versão.
O campo "Ativo" define se a versão do Processo Produtivo posicionado encontra-se ativa. Para alterar esse campo, basta acessar o botão Outras Opções e na opção "Ativar/Desativar Processo" selecionar qual(is) versão(ões) do Processo Produtivo você deseja ativar e/ou desativar.
Descrição: Esse campo deve ser utilizado para que você defina uma descrição para o processo que torne melhor sua identificação, por parte das pessoas que irão ter contato com o processo. Por exemplo, confecção de calças jeans, confecção com estamparia, fabricação de envasados, usinagem de aço etc.
Filtros
Na lateral esquerda da tela, além da alternativa de criar um filtro personalizado, você poderá através de alguns campos, configurar filtros a fim de se selecionar mais facilmente o Processo Produtivo desejado.
Os campos disponíveis são:
Código: Temos aqui, a possibilidade de busca por meio do código que identifica o processo produtivo cadastrado.
Planta de Manufatura: Você pode buscar os processos produtivos desejados, filtrando pela planta de manufatura à qual o processo pertence.
Desmonte: Através desse campo, será possível filtrar o processo produtivo que represente um processo de desmonte, ou seja, um processo de separação das partes que formavam um conjunto em materiais reaproveitados e ou subprodutos; o processo reverso à produção normal. Temos as seguintes opções:
- Todos;
- Sim;
- Não.
Reprocessamento/reparo: Aqui, você efetua a busca por processos do tipo Reprocessamento/Reparo. São apresentadas as seguintes opções:
- Todos;
- Sim;
- Não.
Produção terceirizada: Através desse campo, você busca pelos processos produtivos realizados ou não por terceiros, de acordo com as seguintes opções:
- Nunca;
- Opcional;
- Sempre;
- Todos.
Produção para Terceiro: Utilize este filtro para pesquisar os processos produtivos realizados para terceiros, dentre as seguintes opções:
- Todos;
- Sempre;
- Nunca;
- Opcional.
Padrão: Aqui você tem a possibilidade de buscar por processos produtivos definidos como padrão ou não. Temos as seguintes opções:
- Todos;
- Sim;
- Não.
A marcação "Última versão", quando efetuada, carregará na tela os últimos versionamentos dos Processos Produtivos.
Seções do Processo Produtivo
Logo abaixo do cabeçalho, temos algumas seções da tela Processo Produtivo - Nova, são elas:
Seção Tipo de processo
A marcação "Desmonte" faz com que o processo produtivo represente um processo de desmonte, ou seja, um processo de separação das partes que formavam um conjunto em materiais reaproveitados e ou subprodutos; o processo reverso à produção normal.
Quando a marcação "Reprocessamento/reparo" for acionada, significa que o processo produtivo corresponde a um processo do tipo Reprocessamento/reparo, ou seja, um processo onde o produto necessita de reprocessamento porque ficou muito tempo estocado e/ou está fora de especificação, quando o mesmo perde alguma de suas características físicas ou porque sofreu algum acidente durante o processo de estocagem e foi danificado fisicamente. Sendo que, é necessário analisar os seguintes pontos:
- Não é permitido o acionamento desta marcação juntamente com a marcação Desmonte;
- É necessário que o campo "Exige pedido de venda" (botão Outras Opções..., opção "Outras Configurações") esteja configurado com a opção "Nunca".
Assim, um processo de Reprocessamento/reparo permite que um produto seja utilizado como matéria-prima de si mesmo.
Importante: você pode incluir o PA como matéria-prima de si mesmo quando o parâmetro "Permitir definir produto como MP de si próprio. - PRODMPPROP" estiver habilitado.
Através da marcação "Produção para Terceiro" você define se o processo produtivo em questão, será realizado para terceiros. Habilitando essa marcação, quer dizer que nós produzimos algum material para uma outra empresa que não seja a nossa.
Habilitando a marcação "Produção terceirizada", fará com que seja exibido o campo "Definição de Terceiro". Ao selecionar esta marcação, estaremos solicitando a produção de algum material para uma outra empresa que não seja a nossa. Nele, você determina como as OP's desse processo produtivo serão terceirizadas, de acordo com as seguintes opções de escolha:
- Por OP: Através desta opção, o vínculo com o parceiro terceiro será feito com a OP, ou seja, todas as operações marcadas como terceirizadas serão realizadas pelo mesmo parceiro na OP.
- Por Operação: Neste caso, podemos ter operações sendo realizadas por parceiros diferentes na mesma OP, pois cada operação terceirizada possui vínculo com um parceiro terceiro diferente. Através desta opção, será habilitada na aba Produtos (PA), "Configuração de Atividades", a sub aba Terceiros, para que os parceiros que se enquadram nesta situação sejam incluídos.
Observação: quando a opção Por OP for selecionada, o sistema irá exibir a marcação "Usar Parceiro Terceiro da OP" na aba "Operação de Estoque Encadeada" do botão Operações de Estoque e, por meio do botão "Adicionar" da aba Operações de Estoque do botão Roteiro para que assim, você possa utilizar o parceiro da Ordem de Produção em vez do parceiro configurado nos modelos de notas da produção. Além disso, a referida marcação só ficará disponível para habilitação quando o campo "Execução Terceirizada" (botão Roteiro, aba Geral) for definido com as opções "Sempre" ou "Opcional".
Seção Nro. de lote
Utilize o campo "Tipo do Nro. Lote" para definir qual o tipo de numeração que o lote de produção das Ordens de Produção lançadas para este Processo Produtivo deverão seguir. Temos as seguintes alternativas:
- Manual: O número do lote deve ser manualmente informado no lançamento da Ordem de Produção.
- Automático (Global): Através desta definição, a numeração será gerada automaticamente pelo sistema, de maneira sequencial crescente, independente de Produto ou Empresa.
- Automático (por Empresa): Por esta marcação, o número do lote será gerado automaticamente pelo sistema, seguindo um sequenciamento por Empresa.
- Automático (por Produto): O número de lote será gerado automaticamente pelo sistema, obedecendo um sequenciamento por Produto.
- Automático (por Empresa + Produto): Através desta opção, o número de lote será gerado de maneira automática pelo sistema, com sequenciamento por Empresa e Produto.
Observação: quando você marcar a opção Manual, no lançamento de OP, ao selecionar o botão "Visualizar subprodutos" (tela "Ordens de Produção - Nova", "botão Outras Opções" localizado no pop-up Resumo PA/ MP/ MP Alternativas), a coluna "Nro. do Lote" será preenchida antes da conclusão do lançamento.
Por meio do campo "Reiniciar numeração" você terá a possibilidade de reiniciar as ordens lançadas "Diariamente", "Mensalmente", "Anualmente" e ainda, a opção "Não reiniciar".
Através do campo "Máscara Nro. Lote", é possível que você edite a máscara padrão do número de lote. Abaixo, trouxemos alguns detalhes sobre ele:
# - Como já informado acima, este símbolo representa um dígito do numero gerado. Será preenchido da direita para a esquerda e acrescido com zeros à esquerda.
Y - Representa um dígito do ano, e é preenchido da direita para a esquerda, ou seja:
Para o ano 2015:
Y = 5
YY = 15
YYY = 015
YYYY = 2015
M - Representa um dígito do mês, e será completado da direita para à esquerda, de forma semelhante ao ano. Por exemplo:
Consideremos a data da OP como sendo 14/09/2015 e o número sequencial gerado como sendo 1234. Suponhamos agora, uma máscara como sendo X#######/YYMM o resultado será: X0001234/1509.
Nota: vale ressaltar que, para as máscaras que possuem mais de 11 caracteres, o campo "Máscara Nro. Lote" permite a sua inserção e executa a limitação destes caracteres. Assim, o valor é reduzido para 11 caracteres da direita para a esquerda. Abaixo, trouxemos um exemplo deste procedimento:
TST###/YYYYMM = 13 caracteres => TST###/YYYY = 11 caracteres
Observação: já existe uma máscara padrão de acordo com o Tipo de quebra do Nro. de Lote:
- Nenhuma: #########
- Sequencial por ano: #####/YYYY
- Sequencial por ano/mês: ####/YYYYMM
- Sequencial por ano/mês/dia: ####/YYMMDD
A informação inserida no campo "Lote Curinga" será utilizada como Número de Lote Curinga das Ordens de Produção; esta informação poderá ser editada durante a execução da Ordem de Produção. Esta é uma opção que pode ser utilizada apenas quando o campo Tipo do Nro. Lote estiver definido como "Manual". Acesse mais informações através do link Edição do Número de Lote.
Seção Nro. de Lote de Subproduto
Nesta seção teremos a marcação "Utilizar essa configuração para Subproduto" em que, ao habilitar esta, os campos para a configuração do uso de número de lote de subprodutos ficarão disponíveis.
Observação: quando a marcação Utilizar essa configuração para subprodutos não for selecionada, ao realizar o lançamento de um OP, o sistema exibirá os processos quem contém subprodutos para seleção, do botão "Visualizar subprodutos" (tela "Ordens de Produção - Nova", botão "Outras Opções", opção "Resumo PA/ MP / MP Alternativas". Além de que, ao carregar o número de um pedido na tela "Ordens de Produção - Nova", você poderá visualizar aqueles que contém subprodutos.
Seção Desvios de apontamento (PA)
Quando informado o campo "% Desvio Inferior", o sistema irá proibir a finalização da atividade (tela Operações de Produção, aba "Apontamentos") caso a quantidade apontada na mesma seja menor que a quantidade que entrou em seu repositório de operação, subtraindo o percentual aqui definido.
Informando o "% Desvio Superior", o sistema proibirá a finalização da atividade (tela Operações de Produção, aba Apontamentos) caso a quantidade apontada na mesma seja maior que a quantidade que entrou em seu repositório de operação, somado ao percentual aqui definido.
Observação: a quantidade apontada se refere a quantidade total apontada na atividade, ou seja, a "Qtd. Apontada" (quantidade boa) somada à "Qtd. Perda". Este mesmo comportamento ocorre na tela Apontamentos de Produção. Vejamos um exemplo:
Você configura um % Desvio Inferior e um % Desvio Superior igual à 10 e, em seguida, lança uma OP com "Tam.Lote" igual á 100 para o PA. Ao realizar o apontamento, o sistema irá barrar os apontamentos que contenham uma Qtd. Apontada total inferior a 90 e superior a 110, pois ultrapassa o desvio configurado. Caso sejam apontados 80 PAs bons, e 11 PAs como perda, será uma Qtd. Apontada total igual à 91, sendo assim, você poderá finalizar a atividade sem que o sistema valide o desvio.
Ao selecionar a marcação "Solicitar Liberação ao exceder desvio:", o sistema solicitará a liberação sempre que os valores dos desvios de produção forem divergentes daqueles preenchidos nos campos % Desvio Inferior e % Desvio Superior.
Importante: a Liberação deverá ser realizada apenas pela pessoa que possui permissão para este evento.
Liberação de Desvios
Quando a quantidade apontada de produto acabado ultrapassar o percentual de desvio permitido (em Operações de Produção e Apontamento de Produção) e você clicar em finalizar a atividade, o sistema abrirá o pop-up "Liberações solicitadas", para que verifique as informações e informe um usuário liberador no campo "Liberador".
Ao solicitar a liberação, esta será executada na tela Liberação de Limites pelo liberador de tal processo, sendo assim, ao clicar no botão "Liberar", o sistema permitirá que a atividade seja finalizada posteriormente nas telas de Operações de Produção ou Apontamento de Produção.
Caso o liberador negue a solicitação de liberação de desvio, não será possível finalizar a atividade.
Seção Outros
Através do campo "Repositório Inicial", você realiza o vínculo de um "Repositório de PA" ao processo produtivo; as informações disponíveis para escolha neste campo, são as previamente incluídas no Cadastro de Repositórios de PA. Preenchendo este campo, o repositório será iniciado com a quantidade a ser produzida de todos os PA's (Produtos Acabados) presentes na Ordem de Produção. Quando não informado, a inicialização do repositório ficará a critério dos eventos de inicialização ou mesmo de atividades.
Observação: este campo deve ser informado em casos onde os processos são simples, não contam com paralelismos. Por exemplo, em situações mais complexas, com paralelismos ou quando se utilizam os conceitos de componentes de manufatura, ou até mesmo onde se produza PA's diferentes em atividades paralelas, os repositórios deverão ser iniciados em pontos no processo a partir de onde o PA começa de fato a ser produzido.
No campo "Planta de Manufatura" você realiza o vínculo de uma Planta de Manufatura ao processo produtivo; as plantas aqui disponíveis para escolha, são as previamente cadastradas na tela Plantas de Manufatura. Caso o processo produtivo venha a ser utilizado por qualquer planta, este campo deve permanecer em branco.
Através do campo "Fórmula p/ Ajuste Tamanho de Lote", você informa qual fórmula será utilizada para ajustar o tamanho do lote no lançamento da ordem de produção, sendo que, é necessário que está fórmula esteja previamente cadastrada na tela Fórmula p/ Ajuste Tamanho de Lote.
Nota: somente os produtos que não possuírem uma fórmula serão ajustado pela fórmula do processo.
Por meio do campo "Tipo de inicialização", você define o tipo de inicialização do processo produtivo, dentre as seguintes opções:
- Imediato: Escolhendo esta opção, o processo será iniciado imediatamente após a criação da OP (Ordem de Produção) e o roteiro irá seguir para a primeira atividade. O status da ordem irá ficar "Em andamento".
- Após confirmação: Através desta opção, o processo é iniciado apenas após da confirmação da OP, realizada pelo acionamento do botão "Inicializar" da tela Ordens de Produção. Nenhuma atividade do processo aparece em nenhuma lista de tarefas e a ordem permanecerá com o status "Criado".
A marcação "Padrão" define se o processo produtivo em questão é ou não padrão perante aos demais.
Quando a marcação "Padrão por Produto" estiver habilitada, define-se que o processo irá conter apenas um Produto acabado (PA), e que este será o processo padrão para a sua produção. Assim, o sistema dará prioridade ao processo que possua a referida marcação selecionada, ainda que os PA's deste, e outro Processo Produtivo esteja com a marcação Padrão habilitada.
Informe no campo "Descrição Completa", as especificações da forma mais completa do processo produtivo, facilitando assim, sua identificação quando nele existirem detalhes relevantes de documentação.
Seção Segurança
O campo "Data e Hora Inclusão" será preenchido automaticamente pelo sistema com a data e a hora em que foi realizada a inclusão do registro do processo.
O campo "Usuário Resp. Cadastro" será preenchido automaticamente com o nome do responsável pelo cadastro do processo produtivo.
Caso seja efetuada alguma modificação no registro do processo, o campo "Data e Hora Alteração" será alimentado automaticamente pelo sistema com a data e a hora desta alteração.
O sistema atribui no campo "Usuário Última Alteração", o código do usuário que está realizando alterações ao cadastro do processo produtivo de forma automática.
Duplicar Processo Produtivo
Assim como ocorre em todo o sistema, o processo de duplicação visa o ganho de tempo, reaproveitando as configurações já realizadas em novos cadastros.
O processo de Duplicar um Processo Produtivo se dá por meio do botão "Duplicar" que, ao ser acionado, abrirá pop-up "Duplicar Processo Produtivo":
Neste pop-up, você deve informar o "Código" e "Descrição" do novo processo, além de na grade inferior que é apresentada, selecionar os PA's que serão para ele copiados, efetuando a marcação localizada anteriormente ao código do produto; por fim, clique em "Confirmar" para concluir a duplicação ou "Cancelar" para interrompê-la.
Importante: ao duplicar o processo produtivo, é possível selecionar quais PA's serão copiados para o novo processo. Assim, toda a configuração do PA, por consequência, é copiada para o novo processo (lista de MP's, Lista de Subprodutos etc).
Botão Roteiro
O objetivo do roteiro em um processo produtivo, é determinar como e quando as atividades devem acontecer ao longo do processo. Para acessar todos os detalhes sobre a utilização deste importante botão, clique no link Botão Roteiro.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é acionado por meio do ícone localizado no alto da tela; trataremos abaixo as funcionalidades de cada opção:
Formulários: Através desta opção, você cadastra formulários por processo e poderá configurar o formulário nas atividades.
Quando a opção "Formulário de Atividade" for selecionada no campo "Tipo de Formulário", além da aba "Atividades", será apresentada a aba "Produtos Acabados (PA)" para que os PAs do processo aos quais o formulário se aplica possam ser informados.
Os formulários dos PAs informados na aba Produtos Acabados (PA) será exibido na aba Formulários da Composição do Produto.
Lista de Produtos (PAs): aqui, você consulta os Produtos Acabados que estão vinculados ao Processo Produtivo.
Ciclos de Controle de Qualidade: acionando esta opção, você poderá cadastrar o ciclo de controle de qualidade por processo e configurar o ciclo nas atividades.
Alocações de Centro de Trabalho: por meio dessa opção será apresentado um pop-up para cadastrar as alocações de centro de trabalho por processo e configurar a alocação nas atividades. Tem-se os seguintes campos:
Defina o "Tipo Alocação" do Centro de Trabalho (CT) dentre as seguintes opções:
- Sugere CT Padrão (+OP no MPS): esta opção permite que o sistema busque um Centro de Trabalho definido como padrão nas telas de Composição do Produto e Categorias de Centro de Trabalho, respectivamente. O Centro de Trabalho encontrado será preenchido automaticamente ao lançar a Ordem de Produção por meio da tela de Planejamento de Produção (MRP I). No entanto, o usuário ainda poderá editar o CT, se necessário;
- Usar CT Padrão: através desta opção, o sistema irá utilizar o Centro de Trabalho padrão para a categoria definida, atendendo aqueles casos simples onde existem apenas um Centro de Trabalho;
- Na inclusão manual da O.P: esta opção permite que o usuário selecione manualmente o Centro de Trabalho a ser utilizado. Durante a inclusão de uma Ordem de Produção, o campo Centro de Trabalho é apresentado em branco, sendo necessário que o usuário selecione o CT desejado;
- Especificar CT: definindo por esta opção, será utilizado um Centro de Trabalho específico. Para esta opção, o campo Centro de Trabalho, deve ser informado.
Observação: essa opção não foi implementada para programação de produção.
Selecione a especificação da "Categoria do Centro de Trabalho" que será vinculada ao processo produtivo pela regra de alocação.
O campo "Centro de Trabalho" é habilitado apenas quando o campo Tipo Alocação for definido como Especificar CT, tornando-se necessário assim especificar o Centro de Trabalho da alocação.
Outras Configurações: nesta opção, temos os seguintes campos e marcações:
O campo "Local de Almoxarifado" deve ser utilizado para vincular-se um local de origem das requisições de materiais do processo produtivo; este local deve ter sido inserido previamente no Cadastro de Locais. Esse local será usado como local de origem (padrão) para operações de estoque do tipo requisição de materiais, quando estas não definirem um local de origem; em muitos casos, é o almoxarifado da empresa.
Utilize o campo "Local de Manufatura" para vincular um local de destino das requisições de materiais do processo produtivo. Esse local será utilizado como local de destino (padrão) para operações de estoque do tipo requisição de materiais, quando estas não definirem um local de destino.
A marcação "Aceita Múltiplos PAs" determina se o processo poderá ser utilizado por mais de um produto acabado. Com isso, será possível vincular mais de um produto PA ao processo e poderão existir ordens diferentes regidas por este mesmo processo visando produzir diferentes produtos.
Se você efetuar a marcação "Aceita Múltiplos Controles de PA", estará determinando que as ordens deste processo podem processar múltiplos controles do mesmo PA simultaneamente.
No campo "Exige pedido de venda" você determina se no lançamento de uma Ordem de Produção, será necessário que exista um Pedido de Venda a ela vinculado. Tem-se as seguintes opções:
Nunca: A Ordem de Produção, nunca precisará de um pedido de venda a ela vinculado;
Opcional: Aqui temos a opção de vincular ou não um pedido de venda à Ordem de Produção;
Sempre: Todo lançamento de Ordem de Produção exigirá que um pedido de venda seja à ela vinculado.
Nota: a configuração deste último campo irá influenciar da maneira citada também a utilização da opç��o "Gerar Produção" presente no botão "Outras Opções..." do Portal de Vendas.
Através do campo "Tipo de Execução das Atividades" você configura como será a execução das atividades, sendo:
- Automático sem edição;
- Automático com edição ou;
- Manual.
Observações:
- Se a configuração feita for Automático sem edição, não será possível alterar os campos "Dh. Inicio Atividade" e "Dh. Fim Atividade".
- Quando a opção Manual estiver selecionada, o sistema te questionará a Dh. Início Atividade para prosseguir.
Ao configurar o campo Tipo de Execução das Atividades com a opção Automático com edição ou Manual, será apresentado o campo "Período permitido para realizar a edição", tendo como opções:
- Livre;
- Mês;
- Quinzena ou;
- Semana.
Nota: no campo Período permitido para realizar a edição não deve ser configurado um período que permita ao operador anteceder os períodos de declarações fiscais e contábeis, pois operações de estoque de baixa e entrada de materiais já foram informadas nessas declarações e só devem constar no próximo período.
Caso você defina o campo acima com a opção Livre, será exibido um novo campo na tela para você informar a "Qtd. Dias".
Ativar/Desativar Processo: Através dessa opção você poderá escolher qual(is) versão(ões) do Processo Produtivo deseja ativar e/ou desativar:
Observação: o pop-up Ativar/Desativar Processo não possui limites de quantidades de versões que serão apresentadas, ou seja, independente da quantidade de versões, todas serão exibidas para serem ativadas ou desativadas.
Botão Anexar
O botão "Anexar" ao ser acionado, exibirá um pop-up que permite adicionar documentos ou link's no Processo Produtivo.
Quando você criar uma nova versão do processo, os anexos da versão anterior permanecerão.
Botão Publicar/Despublicar
Através do botão "Publicar", você publica o Processo Produtivo criado.
Na publicação do Processo Produtivo, nosso sistema validará, primeiramente, se existe Produto (PA) vinculado ao processo que foi criado e depois validará o campo "Tamanho de Lote Padrão" da Composição do Produto, observando se ele não está preenchido ou está com o valor 0; caso não esteja preenchido ou esteja com valor zero, será exibida a mensagem abaixo:
"Tamanho de Lote Padrão deve ser maior que zero para o PRODUTO X."
Caso você não tenha configurado repositório de PA nas atividades, ao clicar no botão Publicar, o sistema irá apresentar a mensagem abaixo:
"Não foram configurados 'Repositórios da Operação' nas atividades do processo produtivo, deseja gera-los na publicação do processo?"
Se você clicar em "Sim", os repositórios das atividades serão criados automaticamente pelo sistema e o processo produtivo será publicado; clicando em "Não", as atividades permanecerão sem repositório de operação e o processo produtivo será publicado.
Considere ainda que, a regra geral para toda indústria que garante a entrega do Bloco K, é que ao gerar nota de produção, obrigatoriamente, a existência de pelo menos uma Matéria-Prima deve ser validada independente se é uma atividade produtiva que aconteça no início, meio ou fim do Processo Produtivo, ou seja, se há nota de produção, tem-se a validação da existência de matéria-prima.
Porém, para uma pequena parcela de empresas como os segmentos de Painéis Elétricos, Painéis Solares e de Sistemas de Irrigação, em que no seu dia a dia tem a necessidade de lançar uma produção sem especificar no seu lançamento quais MP’s serão consumidas para a fabricação do PA. Desse modo, para que o sistema não faça essa validação é necessário que o parâmetro "Validar MP na Composição ao Publicar o Processo Produtivo - VLDMPCOMPPUB" esteja desligado durante a sua produção. Caso contrário, o sistema se comportará da seguinte maneira:
Tela Processo Produtivo - Nova: na publicação do processo produtivo, o sistema validará se na composição do produto existe ao menos uma Matéria-Prima cadastrada ou uma Tarifa CIP cadastrada, caso não haja, será exibida a mensagem abaixo:
"Não é possível publicar o Processo produtivo atual. O produto Acabado(s) Cód. “xxx”, não possui matéria prima e/ou tarifa CIP cadastrada em sua Composição do Produto Cód. “xxx” favor efetuar o cadastro e executar a publicação do processo produtivo novamente."
A partir da versão 4.15 será possível despublicar um Processo Produtivo através do botão "Despublicar". Assim, caso o Processo Produtivo já tenha sido utilizado no lançamento de uma Ordem de Produção e ele seja despublicado, você não conseguirá realizar nenhuma ação no processo, necessitando versioná-lo para utilizá-lo novamente.
Botão Versionar
Existem determinados momentos nas indústrias em que modificações simples no Processo Produtivo precisam ser realizadas, como por exemplo, a existência de novas atividades de produção, novas operações de estoque, novas listas de materiais etc. Porém, como já existem Ordens de Produção em andamento para o processo, essas alterações devem surtir efeito apenas para as ordens criadas posteriormente às alterações.
Esta é a função do botão "Versionar"; ele irá criar uma nova versão para o processo produtivo selecionado, de modo que, as Ordens de Produção que se encontram em andamento, terão suas características e configurações mantidas e a nova versão estará apta a receber as modificações necessárias.
Caso seja feita a tentativa de alteração em um Processo Produtivo que possua Ordens de Produção para ele lançadas, será exibida a seguinte mensagem:
"Não é permitido edição, pois já existem Ordens de Produção lançadas para este Processo Produtivo. Crie uma nova versão para realizar edição."
Observação: caso queira realizar a mudança de uma MP na Ordem de Produção, como informado acima, também deve ser criada outra versão do Processo Produtivo.
Botão Operações de Estoque
Por meio deste botão são configuradas as operações com estoque que irão ocorrer automaticamente no decorrer da atividade do Processo Produtivo.
Você poderá selecionar diversos tipos diferentes de itens que irão compor estas operações com estoque, por exemplo, as Matérias-Primas necessárias na atividade, produtos acabados apontados na atividade, subprodutos gerados na atividade etc.
Ao clicar no botão "Visualizar", você pode consultar cada uma das atividades, mesmo que estas já tenham sido utilizadas em uma Operação de Estoque. Porém, caso queira editá-las, utilize o botão "Editar".
Aba Processos
Essa aba é destinada às operações que são executadas ao criar a Ordem de Produção (OP) antes mesmo da sua inicialização.
Ao clicar no botão "Cadastrar" desta aba, será aberto o seguinte pop-up:
Seção Tipo
No campo "Modelo" selecione um modelo pré-definido. Caso este campo não seja configurado, será mantida a opção "SEM MODELO".
Seção Geral
Informe no campo "Descrição da Operação" uma descrição para identificar a operação. Caso não seja inserida nenhuma informação neste campo, o sistema buscará a descrição do Tipo de Operação.
Defina no campo "Tipo de Execução da Operação" a forma como a operação de estoque será realizada, sendo elas "Automática", "Manual" ou "Ambas".
Observação: com a opção Manual selecionada, a marcação "Obrigatória" será exibida na tela. Essa marcação exige que a operação de estoque seja executada antes da finalização da Atividade/Ordem de Produção.
Observação: o campo Tipo de Execução da Operação só poderá ter a opção Manual selecionada quando o "Tipo dos Itens" for relacionado à matéria-prima, caso contrário, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Tipo de execução da operação igual a 'Manual' ou 'Ambas' é possível somente quando o Tipo dos Itens for referente a matéria-prima (Lista de materiais da atividade/OP)".
Com a marcação "Anular operação ao cancelar OP" acionada, quando a operação de estoque for uma nota de Transferência, será gerada uma nova transferência para anular o documento original. Para os demais tipos de movimento, os documentos serão excluídos.
Seção Itens
O campo "Tipo dos Itens" será utilizado para determinar o que será utilizado como itens no movimento. Podemos defini-lo dentre as seguintes opções:
- Subproduto da Atividade: será utilizada a quantidade de subproduto apontada, menos à quantidade que já tenha sido movimentada.
- Produto acabado apontado na atividade: a lista de materiais será a soma de todos os apontamentos feitos até o momento, independente da atividade onde tenham sido apontados. Esta marcação é útil em situações onde se aponta Produtos Acabados em diversas atividades, mas deseja-se gerar a nota de produção apenas no final do processo.
- Lista de materiais de todas as atividades: quando você utilizar esta opção, o sistema irá considerar apenas atividades do fluxo principal. Geralmente se utiliza essa opção em atividades no início do processo. Selecionando esta opção, todas as Matérias-Primas serão multiplicadas pela quantidade de Produto Acabado presentes na lista de Produtos Acabados a produzir na instância do processo, sempre subtraindo a quantidade já utilizada em um registro de operação com estoque do processo.
- Materiais de ajuste: o sistema irá utilizar materiais de ajuste presentes no apontamento de materiais deste tipo. Somente deve ser utilizado em conjunto com o campo "Quando" marcado como "Ao apontar materiais de ajustes".
- Lista de materiais da atividade base: a quantidade de cada matéria-prima será multiplicada pela quantidade de Produto Acabado presente atualmente no repositório de entrada, subtraindo a quantidade utilizada em operações anteriores. Caso o repositório não possua Produto Acabado, será utilizada a quantidade a ser produzida.
Nos casos em que o campo Tipo dos Itens estiver definido como "Lista de materiais de todas as atividades" ou "Lista de materiais da atividade base", será apresentado, logo abaixo deste, o campo "Tipo de Material" que tem como objetivo, fazer com que o sistema, de acordo com a opção selecionada, respeite este valor na geração de notas de produção, de modo que os itens que irão para a nota serão aqueles em conformidade com esta informação. Temos as seguintes opções:
- Ambos: As notas serão geradas tanto para os PI's, quanto para as MP's.
- Somente MPs: As notas geradas terão nos itens apenas as MP's.
- Somente PIs: As notas geradas terão nos itens apenas os PI's.
O campo "Quantidade de PI" será habilitado apenas quando o campo "Tipo Material" estiver com a opção "Ambos" ou "Somente PIs". Neste campo, temos as seguintes opções:
- Consumida do estoque: deverá ser movimentada apenas a quantidade de PI que será utilizada do estoque. Desta forma, a operação de estoque poderá reservar o produto no local de produção para garantir que o mesmo não seja consumido por outras OPs.
- Fabricada em sub-ordem: deverá ser movimentada apenas a quantidade de PI que será fabricada por subordens. Desta maneira, a operação de estoque poderá requisitar o material no almoxarifado antes da OP ser inicializada.
Observação: o campo Quantidade de PI só pode ser utilizado na "Operação de Estoque Pré-Ordem".
Seção Documento
Defina no campo "Modelo de Nota", um modelo de pedido/nota a ser utilizado na operação de estoque. Os modelos aqui apresentados para escolha, devem ser previamente cadastrados na tela Modelo de Notas e Pedidos.
No campo "Tipo de Operação", informe uma TOP para ser utilizada na operação de estoque; caso esta não seja informada, o sistema irá utilizar a TOP da nota modelo.
A marcação "Baixar reserva na nota de produção" deve ser utilizada nas operações de pedidos que reservam estoque. Ao gerar operações de produção, o sistema irá baixar essas reservas, vinculando o item de Matéria-Prima à nota de produção com o item do pedido.
Informe uma "Empresa" a ser utilizada na operação de estoque; caso esse campo não seja preenchido, o sistema irá utilizar a empresa da nota modelo.
A marcação "Confirmar Operação" utilizada para determinar se a operação (nota, requisição, entre outras) deverá ser confirmada no momento da geração. Essa marcação é predominante sobre qualquer outra configuração, inclusive a realizada nos Tipos de Operação.
Aba Atividades
Essa aba é destinada às operações que são executadas após o lançamento de ordem de produção (OP) em uma atividade específica, possibilitando a seleção e configuração individual por atividade.
Ao clicar no botão "Cadastrar" desta aba, será aberto o seguinte pop-up:
Seção Tipo
No campo "Atividade" selecione a atividade que irá receber a operação de estoque.
Em "Modelo" selecione um modelo pré-definido. Caso este campo não seja configurado, será mantida a opção "SEM MODELO".
Seção Geral
Informe no campo "Descrição da Operação" uma descrição para identificar a operação. Caso não seja inserida nenhuma informação neste campo, o sistema buscará a descrição do Tipo de Operação.
Defina no campo "Tipo de Execução da Operação" a forma como a operação de estoque será realizada, sendo elas "Automática", "Manual" ou "Ambas".
Observação: com a opção Manual selecionada, a marcação "Obrigatória" será exibida na tela. Essa marcação exige que a operação de estoque seja executada antes da finalização da Atividade/Ordem de Produção.
Com a marcação "Anular operação ao cancelar OP" acionada, quando a operação de estoque for uma nota de Transferência, será gerada uma nova transferência para anular o documento original. Para os demais tipos de movimento, os documentos serão excluídos.
Seção Itens
O campo "Tipo dos Itens" será utilizado para determinar o que será utilizado como itens no movimento. Podemos defini-lo dentre as seguintes opções:
- Subproduto da Atividade: será utilizada a quantidade de subproduto apontada, menos à quantidade que já tenha sido movimentada.
- Produto acabado apontado na atividade: a lista de materiais será a soma de todos os apontamentos feitos até o momento, independente da atividade onde tenham sido apontados. Esta marcação é útil em situações onde se aponta Produtos Acabados em diversas atividades, mas deseja-se gerar a nota de produção apenas no final do processo.
- Lista de materiais de todas as atividades: quando você utilizar esta opção, o sistema irá considerar apenas atividades do fluxo principal. Geralmente se utiliza essa opção em atividades no início do processo. Selecionando esta opção, todas as Matérias-Primas serão multiplicadas pela quantidade de Produto Acabado presentes na lista de Produtos Acabados a produzir na instância do processo, sempre subtraindo a quantidade já utilizada em um registro de operação com estoque do processo.
- Materiais de ajuste: o sistema irá utilizar materiais de ajuste presentes no apontamento de materiais deste tipo. Somente deve ser utilizado em conjunto com o campo "Quando" marcado como "Ao apontar materiais de ajustes".
- Lista de materiais da atividade base: a quantidade de cada matéria-prima será multiplicada pela quantidade de Produto Acabado presente atualmente no repositório de entrada, subtraindo a quantidade utilizada em operações anteriores. Caso o repositório não possua Produto Acabado, será utilizada a quantidade a ser produzida.
Nos casos em que o campo Tipo dos Itens estiver definido como "Lista de materiais de todas as atividades" ou "Lista de materiais da atividade base", será apresentado, logo abaixo deste, o campo "Tipo de Material" que tem como objetivo, fazer com que o sistema, de acordo com a opção selecionada, respeite este valor na geração de notas de produção, de modo que os itens que irão para a nota serão aqueles em conformidade com esta informação. Temos as seguintes opções:
- Ambos: as notas serão geradas tanto para os PI's, quanto para as MP's.
- Somente MPs: as notas geradas terão nos itens apenas as MP's.
- Somente PIs: as notas geradas terão nos itens apenas os PI's.
O campo "Quantidade de PI" será habilitado apenas quando o campo "Tipo Material" estiver com a opção "Ambos" ou "Somente PIs". Neste campo, temos as seguintes opções:
- Consumida do estoque: deverá ser movimentada apenas a quantidade de PI que será utilizada do estoque. Desta forma, a operação de estoque poderá reservar o produto no local de produção para garantir que o mesmo não seja consumido por outras OPs.
- Fabricada em sub-ordem: deverá ser movimentada apenas a quantidade de PI que será fabricada por subordens. Desta maneira, a operação de estoque poderá requisitar o material no almoxarifado antes da OP ser inicializada.
Através do campo "Quando", você determina o momento em que a operação de estoque deve ser gerada, de acordo com as seguintes opções:
- Saída: define que a operação de estoque irá acontecer quando a atividade for encerrada.
- Ao preencher um formulário: Determina que a operação de estoque deve acontecer quando for finalizado o preenchimento de um formulário.
- Ao apontar PA: esta opção representa que a operação de estoque irá acontecer quando o Produto Acabado for apontado.
- Quando o usuário iniciar a atividade: esta marcação estabelece que a operação deve acontecer quando a atividade for iniciada.
- Entrada: define que a operação de estoque irá acontecer quando a atividade for criada.
- Aceite da atividade: determina que a operação de estoque deve acontecer no aceite da atividade pelo usuário.
- Ao apontar materiais de ajustes: esta opção representa que a operação de estoque deve acontecer quando forem apontados os materiais de ajuste.
Seção Documento
Defina no campo "Modelo de Nota", um modelo de pedido/nota a ser utilizado na operação de estoque. Os modelos aqui apresentados para escolha, devem ser previamente cadastrados na tela Modelo de Notas e Pedidos.
No campo "Tipo de Operação", informe uma TOP para ser utilizada na operação de estoque; caso esta não seja informada, o sistema irá utilizar a TOP da nota modelo.
Defina um "Centro de resultado" a ser utilizado na operação de estoque; caso esse campo não seja preenchido, o sistema irá utilizar o centro de resultado da nota modelo.
Ao acionar a marcação "Utilizar Kanban", a transferência será realizada de acordo com a configuração "Unidade de Movimentação Padrão" do Cadastro de Produtos e a quantidade que deverá ser consumida na ordem de produção. A transferência só irá ocorrer caso o estoque no “Local Destino” não for suficiente, sendo que após a transferência, uma reserva deverá ser realizada, para que o estoque não seja consumido em outra produção, sendo que a nota de reserva sempre será gerada independente da geração da transferência;
Defina uma "Natureza" a ser utilizada na operação de estoque; caso esse campo não seja preenchido, o sistema irá utilizar a natureza da nota modelo.
A marcação "Baixar reserva na nota de produção" deve ser utilizada nas operações de pedidos que reservam estoque. Ao gerar operações de produção, o sistema irá baixar essas reservas, vinculando o item de Matéria-Prima à nota de produção com o item do pedido.
Defina uma "Empresa origem" a ser utilizada na operação de estoque; caso esse campo não seja preenchido, o sistema irá utilizar a empresa da nota modelo.
Defina uma "Empresa de destino" a ser utilizada na operação de estoque.
Utilize o campo "Confirmar Operação" para determinar se a operação (nota, requisição, etc.) deverá ser confirmada no momento da geração. Essa marcação é predominante sobre qualquer outra configuração, inclusive a realizada nos Tipos de Operação.
Seção Local
Em "Local de origem" determine o local de origem para os itens da operação de estoque. Caso esse valor não seja informado, ele receberá "0" (zero) por padrão, e o material será controlado por local. O sistema irá utilizar como local o Local de origem do Processo Produtivo.
Quando a marcação "Sempre utilizar local de origem da operação" estiver acionada, a operação de estoque ignora o Local de Origem especificado no Produto (matéria-prima, material alternativo e subproduto).
Em "Local de Destino" pode-se definir um local específico para o destino do PA na geração da nota de produção, mas caso na tela Composição do produto esse campo já esteja selecionado, então a marcação da composição será priorizada ao invés da Operação de Estoque.
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