Módulo: Produção > Cadastros > Processo Produtivo - Botão Roteiro
O objetivo do roteiro em um Processo Produtivo, é determinar como e quando as atividades devem acontecer no decorrer do processo. A utilização de uma ferramenta de modelagem de processos, possibilita um maior detalhamento destes processos, permitindo um maior controle de suas operações de manufatura.
Através do botão "Roteiro", localizado na barra de navegação, é possível acessar a ferramenta de modelagem "BPMN 2.0". Ao acioná-lo, será aberta a tela para confecção da programação do Processo Produtivo. Nesta tela, você pode configurar o roteiro de produção, editar o desenho do processo, configurar atividades, gateways, eventos e transições.
Importante: ao abrir o Roteiro do Processo Produtivo que foi criado em flex no Roteiro layout HTML5 pela primeira vez, será apresentada a mensagem abaixo:
"O Roteiro do Processo Produtivo foi criado na tela 'Processo Produtivo', ao abri-lo na tela 'Processo Produtivo - Nova' o diagrama BPMN do processo produtivo será convertido, e não poderá ser editado na tela 'Processo Produtivo' somente visualizado, pois existem recursos na tela 'Processo Produtivo - Nova' que não existem na tela 'Processo Produtivo'. Deseja continuar?"
Barra Superior Palheta de Elementos
Barra Superior
A barra superior da tela é composta por algumas funções que irão auxiliar consideravelmente durante a construção do roteiro.
Acionando o botão "Voltar", será retornado o painel principal de exibição do Processo Produtivo.
Utilizando o botão "Publicar", o Sankhya Om realizará o lançamento do fluxo de processo na estrutura interna de Workflow do sistema, além de efetuar algumas validações relacionadas à configuração do procedimento.
Palheta de Elementos
Note no lado esquerdo da tela, uma palheta de elementos, que traz consigo três divisões, onde cada uma delas contém seus elementos e os respectivos tipos.
Abaixo, trouxemos detalhadamente sobre cada uma das divisões nos tópicos a seguir:
Atividades
Na configuração de atividades, temos os seguintes elementos:
Atividade de Usuário: trata-se de uma atividade a ser executada por uma pessoa (usuário do sistema). Será apresentada na lista tarefas (Operações de Produção, ou Apontamento de Produção) dos usuários candidatos executantes.
Atividade de Serviço: diz respeito à uma tarefa do sistema que realiza um serviço disponível. Temos atributos especiais que determinam o nome do serviço que será solicitado, os parâmetros de entrada e, opcionalmente, a variável da instância onde o resultado será gravado.
Observação: o sistema não está preparado para contabilizar na programação das OP's do MRP, o tempo de execução de Atividades de Serviços incluídas no roteiro do Processo Produtivo. Assim, as atividades de serviços são iniciadas e encerradas automaticamente com o mesmo horário, permanecendo com o tempo de execução igual a 0, mesmo que na composição do produto seja configurado tempo de atravessamento na atividade de serviço.
Nota: caso queira fazer anotações nas Atividades, para salvar as informações é necessário mover alguma outra atividade dentro do Roteiro ou clicar no botão "Salvar" dessa atividade para que essas informações sejam salvas no banco de dados.
Eventos
Nesta divisão, são disponibilizados os eventos que podem ser utilizados em todo Processo Produtivo. Vejamos sobre cada um deles:
Evento de Início: aqui, você inicia um fluxo de processo sem especificação de nenhum fato particular, para começar o processo.
Evento de Fim: este evento finaliza o fluxo do processo, independente da existência de fluxos paralelos em execução.
Apontamento Parcial: trata-se de um evento somente de borda. Um fluxo intermediário de processo será iniciado quando se realizar um apontamento parcial na operação. Quando a atividade possuir este evento anexado, o botão "Transferência Parcial" será habilitado na aba "Apontamento" possibilitando o controle do apontamento/transferência parcial da Ordem de Produção.
Observação: quando este evento estiver antes de um Gateway de junção, será necessário que uma mesma quantidade de PA chegue até o Gateway, por meio de todas as demais transições de entrada do mesmo, para que o sistema dê sequência ao fluxo do processo.
Controle de Qualidade: este é um evento apenas de borda, onde se dá partida em um fluxo intermediário de processo referente a um "Ciclo de Controle de Qualidade". Quando a atividade possuir este evento adicionado, o botão "Iniciar Ciclo" será disponibilizado na aba "Controle de Qualidade", permitindo assim, que se tenha controle sobre a inicialização do ciclo de controle de qualidade.
Aguardar PI: um fluxo intermediário de processo será introduzido com dependência dos produtos intermediários vinculados ao evento, ou seja, quando as Ordens de Produção do PI's em questão forem finalizadas.
Gateways
Esta aba está destinada à configuração dos Gateways no Processo. Abaixo, descrevemos as funcionalidades disponíveis:
Exclusivo: trata-se de gateway condicional, onde apenas um fluxo será executado. A junção segue o fluxo normalmente.
Paralelo: esse é um gateway incondicional, ou seja, todos os fluxos serão executados. A junção irá esperar todos os fluxos chegarem para então prosseguir.
Inclusivo: assim como os anteriormente citados, temos aqui um gateway condicional onde um ou mais fluxos serão executados. A junção segue juntamente ao primeiro fluxo que chegar, ignorando os outros.
Complexo: neste gateway condicional, um ou mais fluxos serão executados, de forma similar ao "Inclusivo". A junção possui uma condição para determinar qual e quando o fluxo irá seguir.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Folha de Desenho
Depois de conhecidas as funcionalidades disponíveis na Palheta de Elementos, temos a Folha de Desenho, que é o espaço destinado à construção do Fluxo de Processo Produtivo. Os elementos aqui são adicionados clicando-se sobre os mesmos e arrastando até a Folha de Desenho.
Através de um clique com o mouse sobre um elemento, é possível executar algumas ações sobre o mesmo. São elas:
Remover: através desta opção, você poderá remover o elemento selecionado do desenho.
Conectar usando Sequência: permite a realização da ligação do elemento selecionado com outro elemento do desenho. Uma flecha de ligação é criada no acionamento desse botão, para que este seja ligado a outro elemento (clicando sobre o segundo elemento desejado).
Alterar tipo: esta opção possibilita que você altere o tipo do elemento em questão no desenho: Configuração de Atividade, Configuração de Transação e Configuração de Evento.
No Roteiro do Processo Produtivo, podemos criar o desenho em diagrama BMPN de forma bastante ágil, observe no gif abaixo como fazemos:
Observação: ao clicar na Folha de Desenho, será exibida na lateral superior direita a opção de criação de nova raia:
Através de um duplo clique na lateral esquerda da raia, podemos inserir um nome para ela:
Observação: para obter uma melhor performance nas ligações entre as atividades e eventos na geração do Roteiro, deve-se definir no parâmetro "Validar e limpar dados do Roteiro antes da visualização - LIMPAROTEIROPP" como ocorrerá o versionamento, dentre as seguintes opções:
- Não: não realiza nenhuma alteração;
- Sim, das tarefas e gateways: limpa somente as tarefas de usuário e gateway;
- Sim, das tarefas, gateways e ligações: limpa tarefas de usuário, gateway e as setas de conexão.
Configuração de Atividades / Configuração de Transições
Depois de ajustado o fluxo do Processo Produtivo, é necessário a realização da Configuração das Atividades, bem como a Configuração das Transições. Acesse os detalhes sobre cada uma destas configurações por meio dos link's Configuração de Atividades e Configuração de Transições.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.