|
O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e pagamentos. Além disso, esta forma de pagamento pode ser concluída em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor. O Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.
As transações de pagamento por meio de boleto exigem a leitura de código de barras, enquanto o Pix pode fazer a leitura de um QR Code e a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.
Visando a melhor experiência dos clientes e usuários e também adequação às formas de pagamento e recebimento, foram implementadas novas funcionalidades nas três frentes a seguir:
- Pix Cobrança CNAB (Remessa/Retorno)
- Pix Pagamento CNAB (Remessa/Retorno)
- Pix Cobrança API - Cobrança com Vencimento
- Pix Recebimento - Cobrança Imediata
Nomenclaturas:
- Chave Pix: informação que identifica a conta junto ao Banco. A Chave Pix deve ser vinculada a uma conta bancária, visto que, este vínculo pode ser um endereço de e-mail, número de celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória composta por letras e números;
- TXID: é o identificador da transação. O objetivo desse campo é ser um elemento que possibilite ao Banco apresentar ao usuário recebedor a funcionalidade de conciliação de pagamentos (possibilitando associar a transação Pix à cobrança correlata).
Pix Cobrança CNAB (Remessa/Retorno)
Nesta modalidade de cobrança é possível realizar a configuração de arquivo retorno e remessa para troca de informações com o Banco, a fim de gerar cobranças Pix. O tipo de arquivo adotado para essa modalidade, foi o modelo CNAB 750, que usa uma quantidade maior de informações e foi definido para uso com transações Pix.
Com intuito de utilizar essa modalidade de cobrança, inicialmente a empresa que tenha interesse, deverá contatar o banco que possui relacionamento e solicitar o manual contendo as especificações para configuração dos layouts.
Clique nos links a seguir para verificar as configurações necessárias para a rotina Pix Cobrança CNAB, no nosso sistema:
Contas | Modelo de Email |
Configuração Arquivo de Remessa | Configuração Arquivo de Retorno |
Ocorrências de Remessa | Geração Arquivo de Remessa |
Processamento do Arquivo de Retorno |
Contas
Primeiramente, na tela Contas, aba Pix, cadastre a "Chave pix". Depois, informe no campo "Qtd. Dias Val. Pix após Venc", a quantidade de dias corridos após o vencimento em que a cobrança poderá ser paga.
Nota: Caso vencido este período e a cobrança não tenha sido paga, esta continuará ativa. Se este campo for enviado com a validade de zero dias, esse QR Code não poderá ser pago após o vencimento.
Feito isso, na aba Boleto(s)/Duplicatas, marque a opção "PIX Cobrança CNAB" e informe o "Modelo Cobrança Pix".
Dica: Este modelo poderá ser cadastrado na tela Modelo de Boleto(s), acionando o botão |
Modelo de Email
Na tela "Modelo de E-mail", ao cadastrar um novo modelo, é possível selecionar na aba Geral, no campo "Tipo de Modelo" o documento "PIX Cobrança", que permite, na aba Conteúdo, utilizar variáveis relacionadas à movimentação financeira.
Além disso, nesta tela está disponível um modelo de e-mail padrão a ser enviado, quando habilitada a opção para enviar e-mail ao cliente no Processamento do Arquivo de Retorno.
Saiba mais sobre estas configurações em Modelo de E-mail.
Configuração Arquivo de Remessa
Semelhante ao que acontece com boletos, o arquivo de remessa é um arquivo contendo um conjunto de informações que serão enviadas ao banco para gerar/registrar as devidas cobranças. No caso do Pix, o arquivo de remessa (cobrança) será enviado ao Banco para:
- Emissão de QR Code (Dinâmico - cobrança com vencimento);
- Cancelamento de QR Code Dinâmico;
- Alteração de QR Code Dinâmico.
Nota: A frequência do processamento será definida por cada instituição.
Trataremos a seguir, das configurações necessárias para a configuração do novo layout:
Na tela "Configuração Arquivo de Remessa (Financeiro > EDI Bancário)", você pode cadastrar um novo layout de remessa Pix, ou realizar a importação de um layout já formatado, utilizando o recurso "Importar Layout", contido no botão Outras opções.
Saiba mais em Configuração Arquivo de Remessa.
O modelo do Arquivo de Remessa também foi disponibilizado no Sankhya Place, para apoiar os usuários na geração do novo layout. Verifique se já está disponível uma configuração específica para o banco utilizado para sua empresa, ou utilize o pacote disponível como ponto de partida para sua configuração, uma vez que o modelo padrão foi instituído pelo BACEN e há poucas adaptações entre as diferentes instituições.
Configuração Arquivo de Retorno
Na tela "Configuração Arquivo de Retorno (Financeiro > EDI Bancário)", o layout do Arquivo de retorno, também deve ser cadastrado (conforme manuais fornecidos pelo Banco), para que ao receber o arquivo de retorno, seja processado as cobranças e registros de pendências das contas a receber.
Além dos campos utilizados para processar o retorno bancário, será possível utilizar o TXID e o QR Code.
Saiba mais sobre estas configurações em Configuração Arquivo de Retorno.
Clicando no botão "Outras Opções..." tem-se a opção "Configurações de Ocorrências...", ao acioná-lo será apresentado o pop-up "Configuração de Ocorrências de Retorno", onde é possível realizar algumas marcações para os registros Pix, são elas:
A opção "Gravar QR Code Pix", faz com que o sistema grave no campo "Pix Copia e Cola" do título identificado, por meio do seu TXID, o conteúdo especificado nas posições definidas para a variável QRCODE (também presente no arquivo de retorno). Esta ação é similar à "Registrar Nosso Número", que faz praticamente a mesma ação, com o campo nosso número, nas operações de cobrança com boleto.
Quando marcada a opção "Enviar E-mail PIX", o sistema irá gerar, na fila de envio de e-mails, um item pendente para cada registro processado. Esta opção só pode ser utilizada se a opção "Gravar QR Code PIX" também estiver marcada.
Vincule no campo "Modelo corpo e-mail", o modelo configurado na tela Modelo de E-mail. Depois, no campo "Rel. Formatado Pix", associe o modelo de cobrança Pix configurado na tela Modelo de Boleto(s).
Nota: Devido ao formato do arquivo de retorno, na qual a criação dos QR Codes vêm em um lote com estrutura diferente às demais instruções, é preciso configurar dois layouts para o processamento do arquivo, sendo um para "Criação" das cobranças e outro para "Liquidação e demais ocorrências". Desta forma, um mesmo arquivo de retorno deverá ser processado duas vezes, por meio de ambas as configurações, caso este seja composto tanto por registros de criação quanto de liquidação de títulos.
Disponibilizamos modelos de configuração para processamento do arquivo de retorno no Sankhya Place, tanto para criação quanto para liquidação de cobranças. Verifique se já está disponível uma configuração específica para o banco utilizado para sua empresa, ou utilize o pacote disponível como ponto de partida para sua configuração, uma vez que o modelo padrão foi instituído pelo BACEN e há poucas adaptações entre as diferentes instituições.
Ocorrências de Remessa
Na tela de "Ocorrências de Remessa", deverão ser configurados os respectivos códigos para cada uma das instruções que serão enviadas ao Banco. Os códigos das ocorrências são disponibilizados pelo Banco (conforme o manual e layout).
Cadastre a respectiva conta bancária e os códigos de ocorrência de remessa. Em exemplo do Pix, poderá ter as seguintes ocorrências:
- Gerar QR Code
- Excluir QR Code
- Alterar dados do QR Code dinâmico
Para realizar as configurações, siga os passos descritos em Ocorrências de Remessa.
Geração Arquivo de Remessa
A geração de remessa é a opção na qual serão informados ao sistema quais títulos financeiros deverão compor o arquivo de remessa. A saber:
- A geração do arquivo de remessa seguirá os mesmos critérios utilizados atualmente.
- É necessário informar no Painel de filtros a conta configurada para emissão de Cobrança CNAB, habilitada na tela Contas.
- O layout do arquivo de remessa será o configurado, conforme cadastrado realizado na tela Configuração Arquivo de Remessa.
Nota: O parâmetro "Agrup. títulos receita da geração remessa EDI - AGTITRECGERCEDI" é ignorado para geração de arquivos em cobranças do tipo Pix CNAB, ou seja, os títulos não são agrupados para geração de cobrança nessa modalidade.
Saiba mais em Geração Arquivo de Remessa - Configurações.
Processamento do Arquivo de Retorno
Depois que o arquivo de remessa foi gerado, conforme orientado em Geração Arquivo de Remessa - Configurações, este deve ser enviado ao Banco para efetuar os devidos processamentos. O banco irá devolver para a empresa um arquivo de retorno, com as criações e demais instruções aplicáveis aos títulos.
Para efetuar o processamento do arquivo de retorno, siga as orientações conforme descrito em Processamento do Arquivo de Retorno.
Ao processar o arquivo de retorno, serão realizadas as ações de acordo com as definições feitas em Configuração de Ocorrências de Retorno.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Pix Pagamento CNAB (Remessa/Retorno)
Na geração de arquivos de remessa de pagamento, também será necessário ajustar algumas configurações em atendimento da modalidade Pix.
Contas | Configuração Arquivo de Remessa |
Configuração Arquivo de Retorno | Ocorrências de Remessa |
Geração Arquivo de Remessa | Processamento do Arquivo de Retorno |
Registrar dados da Cobrança PIX.. |
Contas
Cadastre a "Chave Pix", na aba Pix, da tela Contas.
Configuração Arquivo de Remessa
A remessa de pagamentos é o arquivo que será enviado ao banco, contendo as informações dos pagamentos a serem efetuados. Para que seja possível esse processamento, deverá realizar a configuração do layout, similar ao que é feito na remessa de cobrança.
Assim, na tela "Configuração Arquivo de Remessa (Financeiro > EDI Bancário)", configure o layout de remessa de pagamento, seguindo as orientações do manual do Banco para sistemas de pagamento.
Para mais informações acesse o artigo Configuração Arquivo de Remessa.
Configuração Arquivo de Retorno
O arquivo de retorno é aquele disponibilizado pelo banco ao cliente para informar os registros de pagamentos, agendamentos e possíveis ocorrências.
Desse modo, configure o layout de arquivo de retorno na tela "Configuração Arquivo de Retorno (Financeiro > EDI Bancário)", seguindo as orientações do manual do Banco para sistemas de pagamento.
Saiba mais em Configuração Arquivo de Retorno.
Ocorrências de Remessa
Na tela de "Ocorrências de Remessa", deverão ser configurados os respectivos códigos das ocorrências, que são disponibilizados pelo Banco (conforme o manual e layout). Esse campo é utilizado no arquivo retorno para informação das ocorrências detectadas no processamento do arquivo remessa, enviado pela empresa, e também para confirmar a execução dos pagamentos.
Para realizar as configurações siga os passos descritos no artigo Ocorrências de Remessa.
Geração Arquivo de Remessa
A geração do arquivo de remessa seguirá os mesmos critérios utilizados atualmente. Assim, siga as instruções conforme artigo Geração Arquivo de Remessa.
Nota: Em alguns bancos os lotes de pagamentos na forma de PIX devem ser enviados em arquivo separado. Verifique como o seu banco atua com essa modalidade e, se for este o seu caso, utilize o Painel de filtros para localizar os pagamentos a serem realizados por meio de PIX para geração em separado.
Processamento do Arquivo de Retorno
Depois que o arquivo de remessa foi gerado, conforme orientado na Geração Arquivo de Remessa - Configurações, este deve ser enviado ao Banco para efetuar os devidos processamentos. O banco irá devolver para a empresa um arquivo de retorno, com os possíveis pagamentos efetuados, agendados, rejeitados e demais instruções aplicáveis aos títulos.
Para realizar o processamento do arquivo de retorno, siga as orientações do artigo Processamento do Arquivo de Retorno.
Ao processar o arquivo de retorno, serão realizadas as ações conforme as definições feitas em Configuração de Ocorrências de Retorno.
Registrar dados da Cobrança PIX (Pagamento PIX)
Esta opção permite vincular uma cobrança recebida e que tenha sido paga, ao financeiro da Empresa. Para isso, realizer as seguintes configurações:
Primeiramente, informe a "Chave Pix", na aba Identificação, da tela de Cadastro de Parceiros.
![]() |
A Chave Pix é a informação que identifica a conta junto ao Banco. Desse modo, ela deve ser vinculada a uma conta bancária, visto que, este vínculo pode ser um endereço de e-mail, número de celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória composta por letras e números. |
Para registar os dados da cobrança, na tela Movimentação Financeira marque no Painel de Filtros as opções "Despesa", "Real" e "Pendente".
Assim, ao acessar o botão Outras Opções, opção Registrar dados da cobrança p/ Pagamento Pix, será aberto um pop-up, com o campo "Chave Pix Recebedor" preenchido conforme configuração efetuada na tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação. Caso não tenha nenhum dado preenchido, você pode informar manualmente.
Se for necessário informar uma chave pix diferente, daquela que está cadastrada para o Parceiro, será apresentada a seguinte mensagem:
"A Chave Pix informada é diferente daquela registrada para o Parceiro [XXXXXXXX]. Deseja atualizar o cadastro do parceiro com a Chave informada?".
Clicando em "OK", o cadastro será atualizado com a nova chave Pix informada. Caso, acione a opção "Não", a chave informada no campo será utilizada para registrar os dados da cobrança, mas não irá alterar o Cadastro do Parceiro.
Neste pop-up, é apresentado também o campo "TXID Pix", onde você deve informar o ID da Transação, da cobrança que está sendo registrada.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Pix Cobrança API - Cobrança com Vencimento
|
As funcionalidades a serem descritas nesse tópico, estarão disponíveis a partir da versão 4.12 do sistema. |
Lembre- se que, a modalidade de cobrança Pix Cobrança API estará disponível somente para o Banco Itaú.
A API Pix é uma interface de programação de aplicações, padronizada pelo Banco Central do Brasil que permite a integração das operações das empresas com os serviços Pix do PSP - Prestador de Serviços de Pagamento.
Através da API, você poderá realizar a criação de cobranças com vencimento e/ou imediata, por meio da geração do QR Code Dinâmico, ou seja, pode-se gerar um QR Code com informações detalhadas que permite a sua conciliação e possui valores específicos para cada transação.
Além disso, por meio da API Pix, é possível consultar o recebimento, revisá-las, realizar alterações, e ainda, enviar informações de cancelamento e efetuar consultas dos seus status.
A seguir, consulte as funcionalidades disponíveis do Pix Cobrança API:
Configurações iniciais | Cobrança Pix pela Movimentação Financeira | |
Cobrança Pix pela Central de Vendas | Tela Registro de Cobrança Pix | |
Renegociação com Pix |
Configuraçoes Iniciais
Para utilização dos serviços que a API Pix oferece, é necessário que a empresa interessada nessa modalidade de cobrança e recebimento, contate o Banco e seus canais de relacionamento e valide as etapas para iniciar as operações com a API Pix.
Primeiramente, é necessário realizar a negociação de taxas aplicáveis, a criação de credenciais de acesso. Dessa forma, siga os seguintes passos:
- Solicite o login de acesso ao Portal do Desenvolvedor Itaú;
- Em seguida, acesse o Portal novamente e crie o projeto conforme as etapas do Portal;
- Realizar a geração das credenciais de acesso em Produção, sendo elas o "Client ID" e "Client Sercret";
- Depois, faça a solicitação da geração do token de autenticação de acesso à API.
Quando os dados de acesso forem gerados, configure a emissão de Cobrança Pix API no Sankhya Om conforme exposto a seguir:
Preencha os campos da aba Pix da tela Contas:
Em seguida, na aba Boleto(s)/Duplicatas, realize a marcação "Pix Cobrança API".
No campo "Modelo Cobrança Pix", vincule um modelo de cobrança para que seja emitido e enviado ao cliente; esse modelo pode ser cadastrado na tela Modelo de Boleto(s), por meio da opção "Pix Cobrança" do botão "Outras opções...".
Na seção "Configurações das Informações Adicionais", você poderá informar uma mensagem ao pagador final quando ele realizar o pagamento da cobrança.
Também será necessário realizar ativação do certificado de acesso à API Pix. Assim, em posse do token de acesso, insira-o através no botão Outras Opções... da tela Contas, e selecione a opção "Gerar Certificado Pix":

Lembre-se que, essa funcionalidade está disponível apenas para o Banco Itaú, sendo
o seu código 341, e caso você tente realizar a geração de certificado em uma conta de
outro banco, o sistema o informará que esta ação não será possível.
Cobrança Pix pela Movimentação Financeira
Para gerar uma cobrança avulsa como meio de pagamento via PIX, configure a Conta bancária para emitir cobranças através da marcação Cobranças Pix API da aba Boleto(s)/Duplicatas, tela Contas.
Na tela Movimentação Financeira, realize a geração de um lançamento financeiro de receita por meio do botão "Cadastrar Financeiro [F8]" e preencha os campos obrigatórios da tela.
Em seguida, utilize a opção "Imprimir Pix" no botão Outras Opções... para que assim, o documento de cobrança seja gerado. Na geração deste, os dados do QR Code e o ID da Transação ficarão gravados nos campos "PIX Copia e Cola" da aba Cobrança e o "TXID Pix" da aba Geral, respectivamente.
Nota: a conta bancária informada na geração de Cobrança Pix não poderá ser alterada. Se houver a tentativa de alterar os dados do Banco e/ou Conta, o sistema o alertará através da mensagem:
"Há uma cobrança PIX vinculada ao título [XXX] e, por isso, a conta não pode ser alterada. Caso haja necessidade, este título deve ser renegociado."
Caso já exista um título de receita real e pendente, e possua os dados do QR Code e ID da Transação gravado nos seus respectivos campos, ao acionar a opção Imprimir Pix a reimpressão do documento de cobrança será realizada.
Nota: se a conta bancária não estiver preparada para a geração de Cobrança Pix no momento da impressão, ou seja, se os dados não estiverem preenchidos corretamente, você será informado por meio da mensagem:
"Não foi possível imprimir pix. Conta não preparada para Criação de Cobrança Pix via API. Impressão cancelada."
Cobrança Pix pela Central de Vendas
![]() |
A geração de uma cobrança Pix pela Central de Vendas atenderá aos mesmos critérios e configurações necessárias para gerar um pedido/nota de vendas pela própria Central. |
O Tipo de Negociação e o Tipos de Operação - TOP utilizados nas cobranças devem estar com o campo "Imprimir Pix/Boleto/Duplicata?" das respectivas abas Características e Impressão, configurado com as opções "Na confirmação", ou "Manual".
Além disso, a Conta bancária a ser utilizada tem de estar devidamente configurada para a geração de Cobrança Pix API, assim, esta será apresentada no Financeiro das Centrais, e consequentemente, estará vinculada ao lançamento.
Dica: O documento também também poderá ser gerado manualmente por meio da opção
"Imprimir Pix/Boleto" do botão"Imprimir".
Após conferir e/ou realizar todas as configurações necessárias para a nota/pedido, se quando este for confirmado através do botão "Confirmar".
Tela Registro de Cobrança Pix
Na referida tela, serão gravados os históricos das transações Pix gerados via API Pix. Você poderá consultar informações de emissão, revisão, baixa, e remoção das cobranças. Porém, não será possível excluir ou alterar as cobranças geradas.
![]() |
Para saber mais sobre a tela, acesse o artigo Registro de Cobrança Pix. |
Renegociação com Pix
![]() |
A Renegociação de Títulos Pix atenderá aos mesmos critérios praticados para outros modelos de cobrança, como boletos, por exemplo. |
A renegociação consiste na geração de um novo título de receita, alterando-se os vencimentos e valores conforme necessário.
Um título pode ser renegociado em consequência do seu vencimento, reajuste de parcelas, títulos em um único documento, conforme o processo e demanda da empresa.
Assim, após selecionar o título de sua preferência na tela Renegociação de Títulos, pressione o botão "Parcelar", logo depois, o pop-up Parcelamento será aberto para que você defina as especificações da renegociação.
Caso a marcação "Imprimir boleto/duplicata p/os títulos renegociados?" da aba Renegociação, tela Tipos de Títulos esteja habilitada, assim que houver a confirmação da renegociação, o sistema emitirá a mensagem o questionando se deseja realizar a impressão dos títulos renegociados.
[Voltar ao subtítulo] [Voltar ao topo]
Pix Recebimento - Cobrança Imediata
![]() |
No momento, a funcionalidade a ser descrita a seguir encontra-se disponível somente para o Banco do Brasil. |
Esta modalidade de Pix, tem como objetivo disponibilizar a funcionalidade de recebimento de um título via transação Pix, por meio da tela Movimentação Financeira, através da integração com o API Pix.
Lembre-se que, para receber o pagamento de um título via Pix, na tela Contas, aba Pix, os campos "Client Secret Pix"; "Cliente ID Pix" e "Chave Pix" devem estar preenchidos.
Trataremos a seguir, dos procedimentos desta modalidade de Pix que podem ser realizados na tela de Movimentação Financeira:
Receber com Pix - Baixa de Título
Pagamento com vários títulos incluindo tipo Pix
Estorno de recebimento de título via Pix
Receber com Pix - Baixa de Título
Na tela Movimentação Financeira, realize os filtros desejados e selecione um título de "Receita", "Real" e "Pendente", depois acione o botão "Baixar", assim, será apresentada a tela de preparação de baixa do título. Nesta tela, clique no botão "Receber com Pix", para que seja aberto o QR Code gerado com os dados da cobrança. Se desejar, você pode copiar o código por meio da opção "Copiar Código QR", desse modo, o pagamento poderá ser executado por outro meio além da leitura na tela.
Caso você selecione um tipo de título diferente de Pix, um boleto por exemplo, e acione o botão Receber com Pix será apresentada a mensagem abaixo, informando sobre a possibilidade de atualização do tipo de título na baixa:
"O tipo de título do lançamento é [XXXXX]. Deseja alterar o tipo de título para Pix e prosseguir?"
Neste pop-up com a mensagem acima, será exibido o tipo de título que foi definido no parâmetro "Tipo de Título padrão para PIX - TITULOPIX". Caso este parâmetro não esteja configurado, no pop-up o campo "Tipo de Título" apresentará vazio, para que o usuário recebedor selecione o novo tipo de título, desde que seja com subtipo igual á "Pix". Assim, neste campo será listado os tipos de título com o subtipo Pix. Ao selecionar a opção Receber com PIX, o Tipo de Título do(s) lançamento(s) será (ão) alterado (s) de acordo com o conteúdo deste campo.
Se no ato da baixa, for indicado um tipo de título Pix e acionado o botão "Baixar", será emitido o seguinte aviso:
"O tipo de título do lançamento é "PIX". Deseja apenas baixar ou gerar QR Code para receber com Pix?".
Optando por "Apenas baixar", o título será baixado, confirmando sua liquidação. A situação pode ocorrer quando o usuário recebedor já tenha identificado esse recebimento em contas bancárias, conciliação bancária, entre outras.
Caso você selecione a opção "Receber com Pix", será gerado o QR Code para que o cliente (pagador) execute o procedimento de pagamento do título via transação Pix.
Observação: O sistema permite o recebimento de um título via transação Pix, para Parceiros que não possuem CPF ou CNPJ informados (tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "CPF/CNPJ") e que estejam configurados como "Consumidor Final Não Contribuinte" (tela Parceiros, aba Fiscal, campo "Classificação ICMS").
Pagamento com vários títulos incluindo tipo Pix
É possível realizar a baixa de um título, utilizando mais de um tipo de título sendo, dinheiro, cheque, cartão e também Pix. Siga os passos descritos em Pagamento com vários títulos, para realizar o lançamento.
Para pagamento total da cobrança envolvendo dois ou mais títulos (incluindo Pix), nos quadrantes Dados da baixa e Pagamento com vários títulos localizados na tela Movimentação Financeira, insira as respectivas parcelas para os tipos de títulos que se deseja utilzar para o recebimento da cobrança.
Será permitida a inclusão de somente um tipo de título Pix. Ao salvar as informações, caso exista um registro na lista com o tipo de título Pix, será apresentado o aviso:
"Só é permitida uma parcela com Tipo de Título PIX a cada baixa. Se necessário, utilize a Baixa Parcial."
Depois que você informou os tipos de título para baixa, clique em "Receber com Pix". Dessa forma, será gerado o QR Code com as informações que foram preenchidas para o tipo de título Pix.
Caso seja acionado o botão Receber com Pix, e não for encontrado nenhum tipo de título Pix informado, será emitida a mensagem abaixo, pois é necessário informar no mínimo um título Pix para esse tipo de recebimento.:
"Não foi identificado um Tipo de Título Pix para essa baixa. Revise as informações".
Em situações em que o botão "Baixar" for acionado e houver um registro de baixa com o tipo Pix, será exibida a mensagem:
"Uma das parcelas apontada está com tipo de Título PIX. Deseja gerar um QRCode para recebimento com PIX ou apenas Baixar?."
Se você selecionar Baixar, o título será baixado conforme já praticado pelo sistema.
Optando por Receber com Pix, o QR Code será gerado na tela.
Para pagamento parcial do título com Pix, informe na seção de Pagamento com vários títulos, o valor parcial da baixa e clique em "Receber com Pix", assim, será gerado o QRCode no valor da parcela sinalizada com o tipo de título Pix. Depois que o recebimento for confirmado, informe se o valor restante será como "Desconto" ou "Pendência".
Se você optar por considerar esta diferença como Pendência, terá a caracterização de uma Baixa Parcial, ou seja, apenas um montante correspondente ao título será baixado e será gerado um novo título pendente com as mesmas informações do título original com o valor restante.
Estorno de recebimento de título via Pix
O estorno de um título de receita que tenha sido baixado via transação Pix pode ser realizado, porém, não anula o recebimento em conta. Esse processo vai reverter a baixa, retornando o título para o status pendente em sistema.
Desse modo, utilize os filtros iniciais na tela Movimentação Financeira, para localizar o título que foi baixado. Selecione o título e clique no botão "Estornar".
Quando o estorno a ser efetuado for do Tipo de Título igual a Pix, o sistema irá questionar a efetivação do estorno por meio da seguinte mensagem:
"Há título(s) recebido(s) com PIX na sua seleção. O estorno da baixa não devolve os valores recebidos. Deseja prosseguir?"
Clicando em "Sim", o sistema irá direcioná-lo para o pop-up de "Estorno de títulos".
Se optar por "Não", a operação será cancelada.
Os demais critérios e procedimentos para estorno e permissões de acesso, seguirá os mesmos praticados em Efetuando um Estorno - Movimentação Financeira
Esse procedimento também se aplica ao estorno efetuado por meio da Conciliação Bancária.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.