O botão "Outras Opções..." na Movimentação Financeira, representado pelo ícone localizado na parte superior direita da tela. Nesse artigo, descreveremos as funcionalidades nele disponíveis:
Imprimir cheque
Por meio desta opção você realiza a impressão de cheques, assim como poderá fazê-la através da tela Impressão de Cheques. Para utilização desta opção, é necessário que as Contas Bancárias correspondentes aos títulos sejam vinculadas a um Modelo de Cheque (vínculo realizado nesta tela por meio da aba Contas vinculadas; além disso, você pode baixar o modelo de cheque desejado através do botão Baixar modelos).
Quando você acionar a opção Imprimir cheque, será aberto o pop-up "Parâmetros para impressão de cheques" onde realizam-se as parametrizações para impressão dos cheques:
Informe inicial e obrigatoriamente a "Conta Bancária" utilizada na impressão do cheque. Caso o campo Conta Bancária do título esteja preenchido, esta será sugerida no campo; porém, caso necessário, você pode alterá-la.
Observação: É importante salientar que, a Contas Bancária aqui informada deve estar previamente vinculada a um Modelo de Cheque.
Caso você efetue a marcação "Gerar número do cheque (nosso número)?", a numeração do cheque será gerada e registrada no campo Nosso Número da Movimentação Financeira.
O campo "Número do primeiro cheque" estará habilitado para uso caso você tenha habilitado a marcação Gerar número do cheque (nosso número). Ao selecionar a Conta bancária, será apresentado o último número de cheque impresso para esta conta. Esse número é configurado no Cadastro da Conta Bancária (aba Cadastros, campo Último nro. cheque) e é incrementado automaticamente. Caso seja necessário, você poderá modificá-lo no próprio campo ou no cadastro da respectiva conta. Se o último número de cheque for alterado, ao visualizar os cheques o sistema emitirá o aviso:
"Você poderá provocar repetição de número de Cheque! Tem certeza que quer alterar para este número?"
Clicando em Sim, o número informado é mantido; caso você opte por Não, o sistema retorna a numeração automática antes da alteração.
Se você realizar a marcação "Valor líquido", será impresso no cheque o valor líquido do título, que pode ser configurado na tela Componentes do Valor Líquido. Um exemplo de composição do valor líquido, seria o valor do desdobramento + juros – desconto.
No campo "Data a ser impressa no cheque" você seleciona a data a ser gerada no cheque que será impresso; você pode utilizar a data de Vencimento, de Baixa, ou Fixa; sendo que esta última opção habilita o campo logo à frente da marcação, para que a data seja informada.
Caso você efetue a marcação "Alterar o tipo de título?", será possível modificar o Tipo de Título correspondente ao documento em questão.
Ao pré-visualizar/imprimir um cheque, se você tiver selecionado a marcação "Gerar cópia de cheque", será gerada uma cópia do documento, a qual poderá ser visualizada imediatamente após o término da pré-visualização/impressão.
Informar CMC7
O CMC7 é um padrão de identificação automática de cheques criado e amplamente utilizado na Europa e também adotado por outros países, incluindo o Brasil. CMC7 é sigla de Caracteres Magnéticos Codificados em Sete Barras. Além do CMC7, existem outros padrões de identificação automática de cheques, como o E13B (utilizado nos Estados Unidos) e o OCR. O CMC7 cheque representa números de 0 a 9 e letras de A a Z, além de alguns caracteres especiais como ">" (maior), "<" (menor) e ":" (dois pontos).
Quando você acionar esta opção, será aberto o pop-up "Valida Banda CMC7":
Para que esta opção possa ser utilizada, é necessário que o Tipo de Título em questão seja Cheque; além disso, em seu cadastro na aba Geral, a marcação "Informar CMC7?" deve estar realizada.
No campo "Prefixo do cheque" informe os 3 (três) dígitos referentes ao Prefixo, sendo este impresso na Banda CMC-7 no rodapé do cheque, observando os 2º, 3º e 4º dígitos da terceira sequencia, como no exemplo a seguir:
40909387 0013008805 412300347938
Neste exemplo, encontra-se o prefixo na terceira sequencia, "412300347938" sendo os dígitos 123.
Nota: Quando o cheque for do banco Itaú (341), observe o 2º, 3º, 4º e 5º dígito da terceira sequência.
Defina no campo "Tipos de Cheques" qual o tipo de cheque que está sendo trabalhado dentre as seguintes opções:
- Normal;
- Bancário;
- Salário;
- Admin.;
- CPMF.
Observação: O CMC7 gera arquivos eletrônicos dos cheques recebidos pela empresa e os envia ao banco, garantindo assim a segurança dos mesmos que não ficarão sem registros. Para maiores esclarecimentos consulte a documentação da tela Associar Cheque ao CMC7.
Outros Impostos
Através desta opção, você pode visualizar ou mesmo inserir Outros Impostos a um título financeiro. Ao acionar esta opção, será aberto o seguinte pop-up:
A informação de "Nro Único Fin." é automaticamente apresentada, e corresponde ao Número Único do Financeiro para o qual os impostos estão sendo incluídos.
Imposto: Informe neste campo, o Imposto em questão; serão apresentados na pesquisa apenas os impostos cujo cálculo da base não seja mensal.
Tipo Imposto: Determine aqui se o valor do imposto em questão irá Somar, se será Retido ou Incluso ao valor do título.
Base | Alíquota | Valor: Estes três campos apresentam o cálculo do imposto; uma vez inserida a Base e sua respectiva Alíquota, o Valor do imposto será automaticamente calculado; se for o caso, você também poderá informar o valor manualmente.
Digitado: Esta marcação é automaticamente realizada quando o imposto for incluído manualmente.
Os campos "Tipo de INSS Especial", "% INSS Especial" e "Vlr. INSS Especial" correspondem a um tipo de recolhimento específico, destinado à ocupações insalubres ou com periculosidade, de modo que o tempo de aposentadoria será de 15, 20 ou 25 anos.
No campo "Cód. Receita", informe o código que corresponde ao imposto do registro em questão no pop-up Outros Impostos. Uma vez que, ele será alterado apenas no recálculo caso já tenha sido digitado manualmente. {disponível na versão ≥ 4.12}
Imprimir Pix
Quando você acionar esse botão, o sistema irá gerar um QRCode para disponibilizar o documento para a cobrança por meio do Pix, visto que, o título deve ser uma Receita, Real e Pendente.
É importante destacarmos que a conta utilizada no título em que a impressão será realizada, deve estar validada e configurada para cobranças pix com os campos "Senha do Cliente Pix", "ID do Cliente Pix", "Chave Pix" e "URL Pix" da tela Conta, aba Pix, previamente preenchidos, sendo que, caso o campo URL Pix estiver vazio, informe a URL padrão https://pix.sankhya.com.br:81.
Cotação de Moedas
Esta opção será habilitada para uso caso o campo "Moeda" presente no título na Movimentação Financeira esteja preenchido e a moeda em questão possua cotações. Como o padrão de moeda do sistema é o Real, se você informar uma outra moeda, o sistema permite que sua cotação seja visualizada. Ao acionar esta opção, será apresentado o pop-up "Cotação moeda" contendo as cotações da moeda selecionada:
Ao tentar baixar um título no financeiro que tenha moeda maior que zero, o sistema irá fazer o ajuste do valor do título para o valor da cotação da moeda no dia da data da baixa. Se a cotação do dia da baixa for maior que a cotação do dia de negociação do título o Valor da variação cambial será maior que zero, se a cotação do dia da baixa for menor que a cotação do dia de negociação do título o Valor da variação cambial será menor que zero. Exemplo: Suponhamos um título de receita com valor de R$100,00 e com moeda igual a Dólar:
Data de Negociação: 20/01/2018
Cotações: 01/01/2018 R$1,50 e 01/02/2018 R$3,60
Data de Baixa: 28/02/2018
Valor Baixa: R$102,85
Por quê?
Data de Negociação 20/01/2018 cotação do dólar R$3,50
Data de Negociação 28/02/2018 cotação do dólar R$3,60
Faz-se então o ajuste do valor do título:
(100 / 3,50) * 3,60 = 102,85
Onde:
Valor do desdobramento: R$100,00
Valor de baixa: R$102,85
Variação Cambial: R$2,85
Os demais procedimentos seguem normalmente. Ao Baixar um título em que a data de negociação esteja diferente da data da baixa, o título terá seu valor convertido para a cotação atual. Será apresentado um pop-up para escolha se a diferença do valor será atribuída ao campo Juro ou Troco.
Nesta situação, se o título estiver vencido e possuir juros, você deve verificar se os parâmetros estão corretamente configurados.
Ao proceder com o estorno de um título que havia sido baixado já vencido, o valor do juro continuará no campo de juros; será deduzido o valor da cotação para a moeda.
O sistema converterá o valor da Baixa de reais para moeda informada no financeiro pela Data da Baixa e multiplicará pelo valor da cotação da moeda na Data da Negociação para encontrar o valor proporcional em reais a ser baixado o título. A diferença entre o valor encontrado e o valor recebido irá alimentar o campo de Desconto, quando a cotação da data de negociação for maior que a cotação da data do vencimento do título. Se a cotação do dia for maior que a cotação da data de negociação do título, e o mesmo for baixado parcialmente, a diferença irá alimentar o campo valor de Juros.
Visualizar dados em Moedas
Quando você acionar esta opção, será apresentado o pop-up "Informações de Moeda" onde será possível notar os valores de moeda no Título e o Valor Atual, bem como o valor do Desdobramento em Moeda e em Moeda Atual.
Agrupar por parceiro/vencimento
O parâmetro "Utiliza número do pedido no financeiro? - UTILIZAPEDFIN" quando ativo, além de habilitar na barra de Filtros Fixos o campo "Nro Único do Pedido", o qual tem como funcionalidade filtrar todos os títulos financeiros relacionados ao número único do pedido informado, disponibiliza no botão "Outras Opções..." a opção "Agrupar por parceiro/vencimento", que tem a função de agrupar os títulos financeiros filtrados por parceiro e por sua data de vencimento, para que seja possível gerar a renegociação dos títulos por número único do pedido. Por exemplo, tendo-se 6 títulos com 3 vencimentos distintos serão geradas 3 renegociações, onde cada renegociação terá 2 títulos como base.
Para utilização das funcionalidades fornecidas pelo parâmetro de chave UTILIZAPEDFIN, o Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do pedido de venda deverá estar com o campo "Uso da Separação" definido com a opção Serviço e no campo "Tipo Operação Separação" deve-se ter uma TOP de Serviço informada (ambos os campos localizados na aba Geral). O pedido lançado deverá conter um produto e um serviço; após o faturamento deste pedido ocorrerá a separação dos financeiros gerando assim duas notas de venda para um único parceiro com o mesmo vencimento, ou seja, um financeiro para o produto e outro para o serviço; essas notas deverão ser confirmadas possibilitando assim seu agrupamento através da opção Agrupar por parceiro/vencimento.
Informar Dados Transação (Venda POS)
Esta opção estará disponível para utilização caso o Tipo de Título correspondente ao título esteja com a marcação "Utiliza POS" realizada (aba Geral).
Algumas empresas que aceitam como forma de pagamento cartões, utilizam terminais do tipo POS, possibilitando incluir manualmente as informações referentes a transação financeira realizada no momento da venda.
Seguindo as configurações descritas acima, se você acionar a opção Informar Dados Transação (Venda POS) será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, para preenchimento das informações a respeito dos Dados da Transação:
Ao salvar as informações pertinentes aos Dados da Transação, os campos serão preenchidos com zeros à esquerda até que sejam completados 15 caracteres.
Caso você insira informações diferentes do financeiro, o sistema não atualizará automaticamente o título e emitirá a seguinte mensagem:
"Algumas informações estão diferentes do financeiro, que não será atualizado automaticamente (DESDOBRAMENTO)."
Acesse também a documentação Conciliação de cartão.
Excluir Liberações/Negações Orçamentárias
Quando você selecionar um título, desde que este não esteja baixado e possua liberações/negações orçamentárias, e acione esta opção, as liberações e negações orçamentárias serão excluídas.
Esta opção será apresentada caso o parâmetro "Pode excluir liberações/negações de orçamento? - EXCLIBORC" esteja habilitado; além disso, para o funcionário logado, a marcação "Pode excluir liberações/negações de orçamento", presente na aba Segurança do Cadastro de Usuários, deve estar realizada.
Observação: Esta opção não realiza a exclusão de liberações relacionadas a metas, apenas liberações orçamentárias. Abaixo, temos a lista de eventos que poderão ser excluídos:
- 33 - Antecipação de Orçamento;
- 34 - Suplementação de Orçamento;
- 35 - Transferência de Orçamento.
Esses eventos são liberados/negados através da tela Liberação de Limites Orçamentários.
Desvincular remessa
Esta opção será apresentada caso o parâmetro "Permite desvincular financeiro de remessa? - PERDESVFINREM" esteja ativado. Ao ser utilizada, se o financeiro do título possuir ligação com alguma remessa, este vínculo é desfeito.
Internamente, esta opção remove as linhas da tabela TGFRCI correspondentes ao financeiro em questão.
Cancelar recebimento com cartão
Este tipo de cancelamento quando utilizado, invalida o título em questão no sistema e sua correspondente movimentação junto a AUTTAR.
Esta opção é trabalhada na Integração com TEF AUTTAR.
Cancelar recebimento com cartão (Administrativo)
Esta modalidade de cancelamento, é utilizada em casos onde você (ou qualquer outra pessoa) não possua alçada suficiente para fazê-lo, ou ocorreram problemas de disponibilidade da AUTTAR. Ao utilizar esta opção, o título será invalidado apenas no sistema, sendo necessário acionar a AUTTAR posteriormente para que seja efetuado o cancelamento da transação na Administradora de cartão. Esta opção é trabalhada na Integração com TEF AUTTAR.
Nota: O cancelamento de uma transação é realizado apenas pela tela de Movimentação Financeira.
Pref. de recebimento com cartão
Você terá nesta opção as particularidades acerca do recebimento com cartão; são definições realizadas e salvas por cada usuário no sistema. Esta opção é trabalhada na Integração com TEF AUTTAR. Quando você acioná-la, será aberto o pop-up "Preferências de recebimento com cartão":
Consideremos abaixo os detalhes do pop-up:
Calcular juros até a data atual?: Através desta marcação, o sistema calcula os juros de títulos vencidos anteriormente à data atual da baixa com cartão.
Zerar juros e multas?: Por esta definição, os juros e multas serão zerados.
Observação: Caso ambas as marcações Calcular juros até a data atual? e Zerar juros e multas? sejam realizadas, ao efetuar a baixa, o sistema dará preferência para a opção de Zerar juros e multas.
Dados de baixa
Empresa baixa: Determine a Empresa a ser utilizada na baixa do título recebido com o cartão.
Conta baixa: Defina a Conta Bancária na qual será efetuada a baixa do título recebido com o cartão.
TOP baixa: Informe o Tipo de Operação - TOP a ser empregado na baixa do título recebido com o cartão.
Lançamento: Determine o Lançamento bancário que será realizado quando a baixa do título recebido com cartão ocorrer.
Título residual
- Vencimento mais próximo;
- Vencimento mais distante;
- Hoje.
Estas marcações são utilizadas para o cálculo do vencimento do título residual, quando efetua-se um recebimento com cartão a menor. Esta situação ocorre apenas quando for utilizado o recebimento com cartão fora da Tela de Recebimento que é apresentada automaticamente ao se efetuar o recebimento com cartão de crédito.
Renegociação
Usar renegociação: Quando você realiza esta marcação, fará com que o sistema iniba o título original, exibindo o novo título que se encontra baixado. Caso você não efetue esta marcação, será feita a baixa e atualização dos dados do próprio título normalmente.
TOP renegociação: Informe aqui, o Tipo de Operação - TOP que será utilizado na baixa do título recebido com cartão.
Importante: No recebimento de um título que possua datas padronizadas, caso a data de vencimento coincida com sábados, domingos ou feriados, o vencimento será transferido para o dia seguinte. Se tratando de feriados, esta situação ocorre desde que se tenham feriados cadastrados no sistema.
Reimprimir comprovante
Esta opção é trabalhada na Integração com TEF AUTTAR. Para que sejam impressos os comprovantes, a impressora vinculada à máquina deve ter o nome cadastrado como IMPRESSORATEF. No caso da utilização do Windows, esta configuração é realizada no Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras.
Importante: A impressora homologada pela Sankhya atualmente, é a modelo "Daruma DR800".
Recebimento com cartão (Administrativo)
Essa opção deve ser utilizada para os casos onde não conseguimos receber a resposta do TEF referente à aprovação do recebimento. Assim, para que essa opção possa ser usada, é necessário que o acesso "Recebimento com cartão (Admin)" seja liberado para os usuários autorizados.
Apenas os títulos que tiveram erro durante a rotina de recebimento estarão elegíveis para proceder com o recebimento administrativo. Caso contrário, será apresentada a mensagem abaixo:
"O título selecionado não está elegível para proceder com o recebimento administrativo. Não foi encontrado registro de tentativa de recebimento malsucedida".
Clicando nessa opção, será exibido um pop-up, para que os dados relativos ao recebimento administrativo sejam inseridos. Após informar todos os dados e clicar em "Registrar recebimento", o botão concluir será apresentado.
Vincular/Desvincular financeiro de frete à nota(s)
Por meio desta opção, é possível que você vincule ou desvincule um financeiro de frete à uma ou mais notas de compra ou venda. Ao ser acionada, teremos a exibição do pop-up "Vinculo/desvinculo Financeiro Frete" para seleção das notas.
Você pode localizar as notas de acordo com o Tipo de Movimento (Compra ou Venda), Tipo de Operação, Nro Nota, Empresa, Nro Único, Parceiro e Dt. Negociação, bem como, criar um filtro personalizado de acordo com a necessidade.
Importante: Quando o parâmetro "Permite Frete Extra Nota em nota com Frete Incluso? - RATEXTNOTAFRINC" estiver habilitado, esta opção não será apresentada.
No entanto, tratando-se do vínculo, a(s) nota(s) selecionadas(s) não deve(m) possuir as seguintes características:
- Estar(em) baixada(s);
- Estar(em) compensada(s);
- Possuir(írem) renegociação;
- Conter(em) adiantamento.
Registrar dados da cobrança p/ Pagamentos PIX
Ao clicar nesse botão, será exibido na tela, um pop-up com o mesmo nome da opção para que sejam informados a "Chave Pix Recebedor" e o "TXID Pix" e, dessa forma, esses dados que são identificadores da cobrança recebida, poderão ser utilizados para quitação da mesma por meio do Intercâmbio Eletrônico de Dados.
A Chave Pix Recebedor apresentada no pop-up, é a mesma para aquela cadastrada no campo "Chave Pix" da aba Identificação do Cadastro de Parceiros, sendo assim, quando esta for alterada no campo Chave Pix Recebedor, a chave também será atualizada no Cadastro de Parceiros.
Observação: Para mudar a Chave Pix a ser informada no pop-up exibido, é preciso que você tenha autorização à edição do Cadastro de Parceiros.
Caso você realize a seleção de vários títulos e estes sejam de Parceiros diferentes, não será possível acionar a opção Registrar dados da cobrança p/ Pagamentos PIX, pois só é possível aplicar dados de pagamento Pix a títulos do mesmo parceiro.
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