Use o Analytics Studio para explorar, analisar e visualizar dados de forma independente, sem precisar de suporte técnico. A interface intuitiva permite que qualquer usuário, independentemente do nível de habilidade, crie dashboards personalizados com facilidade.
Crie também dashboards com inteligência artificial em segundos, utilizando um prompt simples.
Para usar o Analytics Studio instale uma Skill e realize o setup necessário (acesse os tópicos "Instalação e Configuração das Skills" no artigo Analytics AI).
Page Builder
O Page Builder é a funcionalidade central para construção de telas, aplicável para interfaces desktop e mobile. Ele oferece uma experiência intuitiva de drag-and-drop, permitindo que usuários construam aplicações de maneira rápida e eficiente. O Page Builder está dividido nas seguintes seções principais:
Componentes | Configurações |
Database | Tela |
Componentes
Nesta área se encontram todos os elementos disponíveis para construir sua interface: botões, gráficos, labels, tabelas, entre outros. Esses componentes são organizados em categorias, como, Análise de Dados, Design, Processos, Navegação, Funcionalidades e Inputs.
Cada componente segue três passos principais:
- VIEW: defina os dados do componente, que podem vir das VIEWs do Analytics AI (uma maneira de fazer consultas através de no-code) ou diretamente de consultas SQL.
- Personalização: customize o layout, o design e as funcionalidades específicas de cada componente.
- Interações: configure as interações do componente, como formulários, ações de banco de dados, ações no-code, entre outras.
Esses três passos formam a base da construção no Analytics AI. Ao dominá-los, será capaz de configurar qualquer componente disponível na plataforma.
Configurações
Esta seção, localizada à direita da tela, permite ajustes aplicados a toda a interface. As opções incluem:
- Filtros: configura seleções que impactam toda a tela e não podem ser alteradas pelo usuário final.
- Barra de Filtros: adiciona uma barra para seleções temporárias, feitas após as seleções principais.
- Configurações da Tela: permite publicar ou despublicar uma tela, mudar o seu tipo (Web, Mobile, Dashboard), cor de fundo e altura da tela.
- View da Tela: uma view centralizada cujos valores podem ser acessados por outros componentes, como labels e botões.
Database
A seção Database, também localizada à direita da tela, permite a interação com os dados. Pode-se arrastar tabelas com chave simples para gerar automaticamente uma VIEW de cadastro no Analytics AI. Além disso, ao arrastar atributos numéricos, é possível criar gráficos personalizados utilizando a VIEW de Análise no-code do Analytics AI.
Tela
A Tela é a área principal onde os componentes são posicionados e configurados. Este é o espaço onde monta-se a interface final e visualiza em tempo real as mudanças que está fazendo.
Após arrastar um componente para a tela, pode-se ajustá-lo de duas maneiras: usando os três ícones (View, Personalizar e Interações) que aparecem ao passar o mouse sobre o componente (hover), ou através do menu de contexto, acessado ao clicar com o botão direito sobre o componente. As principais opções disponíveis incluem:
- Configurações (VIEW, Personalizar, Interações): gerencie a origem de dados, o layout e as interações.
- Para Frente e Para Trás: ajusta a camada de profundidade do componente.
- Deletar, Duplicar e Copiar: ferramentas para manipular componentes de acordo com suas necessidades. Para mais informações, acesse a documentação de layouts de componentes.
- Agrupar, Desagrupar, Alinhar, Padronizar, Bloquear e Congelar: ferramentas de layouts dos componentes.
Além disso, é possível redimensionar componentes arrastando os quadrados cinzas ao redor deles.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Barra de Filtros
A Barra de Filtros permite que os usuários criem, editem e apliquem filtros em suas telas de forma flexível, personalizando a aparência para a forma mais assertiva ao seu negócio.
Para configurá-la, siga os seguintes passos:
- No Page Builder, selecione a opção para criar ou editar uma Barra de Filtros, assim, será redirecionado para a tela de Configurações, onde deve-se clicar em "+Adicionar" filtros e nomeá-lo.
- Em seguida, escolha na coluna "Dimensões", os cadastros disponíveis que podem ser incluídos no filtro e pressione o botão "Mover" para levá-los à coluna "Dimensões Escolhidas", que representa os parâmetros que aparecerão como seletores da Barra.
-
Para configurar a aparência dos filtros na tela, clique no botão "Configurações" e determine:
- Cor Primária: define a cor de fundo do ícone exibido na tela do Page Builder e a cor dos ícones de calendário;
- Cor Secundária: será a cor do símbolo que aparece na barra no Page Builder;
- Botão aplicar seleção: ative esta opção para que a seleção feita na Barra de Filtros só atualize a tela quando o botão "Aplicar" for acionado;
- Esperar seleção para mostrar componentes: habilite esta opção para que os componentes só sejam exibidos após a seleção de um filtro.
Observe abaixo o exemplo de utilização da Barra de Filtros para filtrar dados de metas e vendas por data e vendedor:
Acesse o Page Builder e vá em Configurações. Selecione uma Barra de Filtro e crie uma nova, dando um nome como "Filtro do Exemplo". Depois, na tela de configuração de filtros, adicione os cadastros "Calendário" e "Vendedor" à coluna de Dimensões Escolhidas.
Em seguida, configure a aparência:
- Defina a Cor Primária para um tom de roxo (#6a1b9a) e a Cor Secundária para cinza (#bdbdbd).
- Ative as opções Botão aplicar seleção e mantenha a opção Esperar seleção para mostrar componentes desativada para que os componentes sejam exibidos imediatamente.
Por fim, selecione uma data inicial e uma data final e um vendedor, clique no botão Aplicar para filtrar os dados exibidos na tela.
Responsividade
O Analytics AI utiliza percentuais para definir altura, largura e posições x e y dos componentes, ao invés de pixels fixos. Isso permite uma adaptação automática dos elementos ao tamanho da tela, mas pode gerar problemas em componentes como labels e botões. Em particular, o conteúdo interno desses componentes, como o tamanho da fonte, precisa ser ajustado para garantir uma apresentação adequada em diferentes resoluções.
Um exemplo comum é uma label projetada em uma tela HD que, ao ser visualizada em uma tela com resolução inferior, pode apresentar um texto desproporcional ao restante do conteúdo. Para mitigar esse problema, o Analytics AI oferece a funcionalidade de pixel mínimo, que impede que a fonte de labels e botões diminua além de um certo ponto, garantindo a legibilidade do texto interno.
Por outro lado, componentes como tabelas e boards possuem fontes que mantêm sua quantidade de pixels de forma nativa, evitando o problema de diminuição excessiva do texto.
Para facilitar o desenvolvimento de telas responsivas, o Analytics AI inclui uma ferramenta que permite alterar temporariamente a resolução no Page Builder em modo de desenvolvimento, ajudando os desenvolvedores a visualizar como suas interfaces se comportaram em diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Observe abaixo as boas práticas para construção de telas responsivas no Analytics AI:
- Definir Pixel Mínimo: utilize a funcionalidade de pixel mínimo para labels e botões para garantir a legibilidade do texto em diferentes resoluções;
- Testar com Resoluções Diferentes: utilize a ferramenta de alteração de resolução no Page Builder para verificar como a interface se adapta a diferentes tamanhos de tela;
- Desenvolvimento para Mobile: para telas destinadas ao uso em dispositivos móveis, utilize o Page Builder Mobile para priorizar a verticalização e garantir uma experiência de usuário otimizada.
Criação de dashboard manualmente com template
- Selecione a Skill desejada.
- Clique em "+ Novo".
- Escolha entre "Dashboard" e "Tela Mobile".
- Selecione o template desejado.
Criação de VIEWs
N o Analytics AI, a "VIEW" é a parte que define os dados do banco de dados que preencherão os Componentes.
- Selecione um agrupador e uma coluna na seção Database.
- Arraste-os para o canvas.
- Escolha o Componente de visualização em Tela para analisar os dados.
- Configure as interações possíveis, como download de dados em XLSX.
A VIEW pode ser configurada de três maneiras: VIEW de Análise de Dados, VIEW de Cadastro (ambas no-code), ou VIEW de SQL.
Criação de dashboard em segundos com a BIA
- Insira o comando descrevendo o que deve ser criado.
- Aguarde a construção do dashboard pela BIA.
- Abra o modo edição para ajustar o dashboard conforme necessário.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.