Este processo representa a execução do Controle de Qualidade dos Materiais (Matérias-Primas) que tiveram entrada no estoque da empresa antes de serem consumidos pela produção.
Neste artigo iremos tratar dos seguintes tópicos:
Clique nos tópicos e saiba mais sobre cada um deles.
|
Configurações
Para o funcionamento deste processo primeiramente, efetue a ativação dos parâmetros "Controle de Laudo de Amostras? - CONTRLAUDOAMOST" e "Utiliza Status do Lote? - UTILSTATUSLOTE".
Em seguida, defina um modelo de requisição no parâmetro "Nro Requisição Modelo p/ Baixa Est.MP.Amostragem - MODREQAMOSTRAS". Assim, sempre que uma amostra for aprovada ou reprovada, uma requisição de estoque representando o consumo do produto/lote para se formar a amostra será gerada.
Feito isso, cadastre um Tipo de Amostra para ser utilizado pelo produto (material) ao qual se deseja executar o Controle de Qualidade. Este cadastro deverá ser realizado a partir da tela Tipos de Amostras.
Além disso, na tela de Cadastro de Produtos você deverá realizar as seguintes configurações:
- Na aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional, no campo "Controlar por" selecione a opção "Número de lote":
- Em seguida, efetue a marcação "Usa Status de Lote", aba Medidas e estoque, sub-aba Estoque:
- Informe também o "Tipo de Amostra" que será utilizado para o produto em questão, na aba Tipos de Amostra:
Agora, defina na tela Tipos de Operação - TOP, aba Estoque, se os movimentos gerados a partir dela, devem gerar amostra do produto de forma automática; esta marcação é opcional e, portanto, caso não seja marcada, será necessário lançar a amostra manualmente na tela Registro de Amostras.
Cadastre também na tela Padrões de Classificação um Padrão de Classificação para o produto em questão. Este padrão é a representação sistêmica do ensaio (análise) ao qual o produto deve ser submetido durante o processo de Controle de Qualidade. Nele, são relacionadas as características analisáveis que devem ser consideradas no ensaio, bem como o intervalo de aceitação de cada uma delas para o produto.
Operações
Este processo envolve três operações, a seguir trataremos sobre cada uma delas. Para facilitar sua navegação clique nos links abaixo:
Depois de realizadas as configurações apresentadas acima, quando um movimento de entrada (Portal de Compras/Central de Compras) for gerado para o produto em questão, será possível definir o status de seu lote por meio do campo "Status do Lote" no item em questão.
O valor padrão deste campo é "Quarentena", porém, poderá ser modificado para |
As notas que movimentarem o estoque do produto para a saída ou reserva, deverão considerar também este status (configurado no campo "Status para Baixa no estoque" do Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Estoque).
Com o produto em estoque, será possível retirar uma amostra do mesmo. Sistematicamente, este procedimento é realizado na tela Registro de Amostras; nela são comandadas as ações sobre a amostra.
Com o Registro de Amostra gerado, temos a possibilidade de realizar algumas ações:
- Apontar amostragem: através do preenchimento do campo "Dh. Amostragem"; Amostragem é a coleta do produto para se formar uma amostra.
- Apontar verificação: será realizada, através do preenchimento do campo "Dh. Verificação". A Verificação é um processo de validação da amostra após sua coleta, de forma a definir se ela pode ou não ser utilizada no ensaio (teste); ela vem seguida da aprovação/reprovação pelos botões no topo da tela.
- Desmembrar amostra: através do botão "Desmembrar" localizado no alto da tela. Apenas amostras aprovadas e cujo o tipo de amostra que permita o desmembramento, terão este botão habilitado.
- Apontar análise: realizando o preenchimento do campo "Dh. Análise". Apenas as amostras aprovadas permitirão tal apontamento, sendo que, o apontamento de amostra representa o início da análise que terá sua continuidade através do lançamento de um laudo.
Para realização das ações de "Desmembrar", "Aprovar" ou "Reprovar" uma amostra, é necessário realizar a liberação de um acesso especial através da tela Acessos no Módulo Produção no menu "Rotinas > Registro de Amostras > Permite Aprovar/Reprovar/Desmembrar".
Além disso, uma amostra só poderá ser aprovada ou reprovada se:
- O usuário possuir acesso especial para esta ação (tela Acessos);
- Lidar com um registro de amostra já coletado e conferido (verificado) onde o status estará igual a "Coletando".
A execução do ensaio (teste) é representando pela inserção de um laudo na tela Controle de Laudo de Amostras.
O funcionamento desta tela é simples; com a aplicação do filtro, serão apresentadas as amostras na grade superior "Amostras", a qual será executado o ensaio.
Com a amostra desejada selecionada, clique sobre o botão de inserir novo laudo. Um pop-up para seleção do "Padrão de Classificação" será apresentado de forma a especificar-se qual teste está sendo executado. Os Padrões de Classificação carregados no pop-up são aqueles ligados ao produto da amostra ou grupo de produto do mesmo, conforme sua configuração realizada na tela Padrão de Classificação.
Com o Padrão de Classificação selecionado e o laudo salvo, você poderá apontar o resultado das características analisáveis (tela Controle de Laudo de Amostras, aba Item de laudo). A medida que forem apontadas as características, será sinalizado com as cores azul e vermelho se o resultado está dentro ou fora do aceitável.
O espaço "Observação" é carregado automaticamente com um valor definido no cadastro da característica ou então no vínculo "Produto x Padrão de Classificação", com o objetivo de instruir o analista no momento do teste. Este espaço também poderá ser utilizado após a execução de testes, para a especificação de uma justificativa da não aprovação da característica, por exemplo.
Com o resultado de cada característica apontado no sistema, será possível concluir o ensaio por meio do botão "Concluir Laudo". Este botão será habilitado apenas para os usuários que possuírem acesso especial para tal ação na tela Acessos no Módulo Produção no menu "Rotinas > Controle de Laudo de Amostras > Concluir Laudo".
No momento de conclusão do laudo, serão consideradas todas as amostras com laudos "Aguardando Aprovação" para o "Produto/lote", além de sempre considerar o último laudo de cada amostra.
Sendo assim, quando desejar realizar ensaios diferentes sobre o mesmo Produto/lote, será necessário lançar uma amostra para cada ensaio. Outra característica, é o fato de sempre ser considerado o último laudo da amostra; com isto, uma forma de corrigir uma análise anterior incorreta, é lançar um segundo laudo para a mesma amostra.
Para geração do resultado final para o Produto/lote, será criado um elemento denominado de "Laudo Pai". Logo, o efeito deste Laudo Pai será o resultado final de todos os últimos laudos pendentes para aquele Produto/lote.
Quando um Laudo Pai é reprovado por consequência de algum dos laudos das amostras do Produto/lote ter sido reprovado, é possível aprovar este Produto/lote, desde que o usuário possua acesso especial para fazê-lo na tela Acessos no Módulo Produção no menu "Rotinas > Controle de Laudo de Amostras > Concluir laudo fora do padrão" e, o Padrão de Classificação permita tal ação (aba Geral, marcação "Permite confirmar quando laudo for rejeitado".
Considerando esta situação, o sistema exibirá um pop-up com o seguinte questionamento:
"O Produto XX lote Y possui um ou mais laudos reprovados. Deseja continuar?"
Você pode optar por:
- Reprovando Laudo Pai: a reprovação do laudo pai gera consequentemente a reprovação do Produto/Lote. Deste modo, o STATUSLOTE deste produto no estoque e na nota de entrada será alterado para "R-Reprovado".
- Aprovando Laudo Pai: a aprovação do laudo pai gera consequentemente a aprovação do Produto/Lote. Sendo assim, o STATUSLOTE deste produto no estoque e na nota de entrada será alterado para "P-Aprovado".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.