Analisando as etapas finais de um processo de venda, no que diz respeito a logística de transporte, as empresas possuem diferentes critérios para definição da transportadora de suas mercadorias; geralmente, é a que executa o serviço por um preço menor.
Neste processo, o serviço dos Correios pode ser contratado; portanto é necessário que as empresas possam consultar o preço do frete cobrado, bem como a situação de suas mercadorias.
Veremos neste artigo os detalhes e configurações acerca destes procedimentos. Assim, clique nos links abaixo para facilitar sua navegação no conteúdo.
- Como considerar os Correios no cálculo da melhor transportadora?
- Cálculo da melhor transp. na confirmação e faturamento do pedido
- Concluindo a Ordem de Despacho
Como considerar os Correios no cálculo da melhor transportadora?
Para que os Correios sejam considerados pelo sistema no cálculo da melhor transportadora, são necessárias as seguintes configurações:
- No Cadastro de Parceiros, deve-se criar um parceiro Transportadora correspondente aos Correios. É essencial que o campo "Tipo" presente na Aba Identificação, esteja definido como Transportadora.
- Na tela Preferências, informa-se o Código do Parceiro cadastrado no parâmetro "Lista de parceiros ECT - PARCEIROSECT".
- Nas Preferências da Empresa, aba "Correios", deve-se informar adequadamente a identificação e senha de usuário para o serviço dos Correios; para tal medida, tem-se os campos "Identificação Correios" e "Senha Correios", respectivamente.
- Através da tela Tabelas para cálculo de frete, cria-se uma tabela onde deve-se inserir qual serviço dos Correios a tabela em questão atende; este vínculo é realizado por meio do campo "Serviço Correios". Para cada serviço dos Correios, é necessário que seja criada uma tabela; é importante também que nesta tabela, apenas o Parceiro Correios esteja a ela vinculado. Nesta situação, não existe a necessidade de cadastrar Região p/ Tabela de Frete e Rotas.
- O cadastro de cada um destes serviços será realizado previamente através da tela Serviço Correios.
- O Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do Pedido de Venda deve estar configurado para escolha da melhor transportadora de forma automática, ou seja, a marcação "Simulação de frete automática" presente na aba Financeiro, deve estar realizada. Com esta opção marcada, o sistema selecionará a melhor transportadora na confirmação do pedido de venda e não exigirá informações adicionais para geração de frete extra nota. O inverso irá acontecer caso esta opção não esteja assinalada, ou seja, não será feita a seleção automática da melhor transportadora e também serão exigidas informações adicionais para geração de frete extra nota.
- Uma vez realizadas as configurações até aqui mencionadas, o Parceiro Correios também poderá ser utilizado através da opção Simulação de frete com escolha de transportadora presente no Botão Outras Opções da Central de Vendas.
Cálculo da melhor transportadora na confirmação e faturamento do pedido
Na confirmação do Pedido de Venda, quando a modalidade do frete for igual a "CIF" (quando o frete é pago por quem envia a mercadoria, ou seja, o Remetente) e seu Tipo igual a "Extra Nota", será feito o cálculo da melhor transportadora com base no critério de preço utilizado na rotina de Simulação de frete com escolha de transportadora. Com base nas informações passadas até aqui, os Correios serão considerados nessa seleção e definição da melhor transportadora.
Além do momento da confirmação do Pedido de Venda, este mesmo cálculo irá acontecer no faturamento automático do pedido de reserva para o pedido de expedição.
Caso já exista algum pedido de expedição pendente para a mesma empresa e cliente, o cálculo da transportadora não irá selecionar a melhor com base no preço cobrado. A transportadora do pedido de reserva ou do pedido de expedição, neste caso, será igual à transportadora do pedido de expedição pendente que foi localizado.
Exceto a situação acima, caso não exista qualquer transportadora calculada para o pedido de venda, o sistema irá notificar o usuário, para que este providencie a transportadora a ser contratada na condução da mercadoria vendida.
Caso sejam feitas alterações da modalidade de frete do pedido de venda para CIF e o Tipo de frete for modificado para Extra Nota, este cálculo será acionado. | |
O cálculo do frete da melhor transportadora também irá ocorrer para modalidade de frete "CIF" e "Incluso", seja de forma automática ou manual.
Caso o parâmetro "Aquisição de serviço de frete com frete incluso - AQSERVFRETINC" esteja ativado, o cálculo de frete para melhor transportadora (de forma automática ou manual), desde que seja Incluso, será registrado no campo "Vlr. frete calc.".
Além disso, no faturamento de pedidos, independente do status do parâmetro de chave AQSERVFRETINC, a informação presente no campo Vlr. frete calc. será inserida também no novo documento gerado; caso este faturamento seja parcial, tem-se a informação de Vlr. frete calc. de forma parcial.
Na importação de um CT-e, quando este é vinculado a uma nota de venda com frete "Incluso", o valor do frete do CT-e será gravado no campo "VLr. frete pago". |
|
Concluindo a Ordem de Despacho
No processo de vendas da empresa, tem-se um processo denominado Ordem de Despacho; é um documento composto por todas Notas Fiscais que formam a carga a ser transportada.
O processo de geração das Ordens de Despacho é feito quando as notas fiscais são faturadas, transmitidas e aprovadas pela SEFAZ. Feito isso, é lançada uma Ordem de Despacho, onde efetua-se o vínculo de todas as notas fiscais emitidas e que serão nela transportadas. Para cada transportadora é lançada uma Ordem de Despacho.
Depois de vinculadas as notas na Ordem de Despacho, esta precisa ser concluída (botão Concluir). Ao concluí-la, será feita a solicitação de quantos volumes o documento possui; uma vez informada esta quantidade, o sistema faz sua validação juntamente com a quantidade de volumes das notas fiscais vinculadas à ela.
Além da solicitação de volume, na conclusão da Ordem de Despacho é feita a geração dos pedidos de frete pertinentes às notas fiscais vinculadas à Ordem de Despacho; antes da geração dos pedidos de frete propriamente dita, será calculado o valor do frete de cada pedido. Para isso, é feito o agrupamento das notas por cliente, somam-se os valores do peso e metragem cúbica, e tem-se a aplicação destes valores na fórmula de cálculo do frete da transportadora.
A regra de cobrança de cada transportadora precisa estar definida na Tabelas para cálculo de frete. Ao concluir a Ordem de Despacho, o valor de frete de cada pedido será obtido conforme esta fórmula. As notas de venda vinculadas ao pedido de frete gerado terão o valor de frete rateado, se necessário, e atualizado. | |
Os Eventos para Cálculo de Frete inseridos na Tabelas para cálculo de frete, aba Rotas, campo "Evento", devem possuir Serviços vinculados a eles, pois estes serão utilizados para gerar os itens dos pedidos. As Tabelas para cálculo de frete devem estar com o campo Rateio frete adequadamente configurado, dentre as opções Metro Cúbico, Valor da nota ou Peso.
Nos casos em que o transporte da mercadoria for realizado pelos Correios, a geração de Pedidos de Frete na finalização da Ordem de Despacho não irá ocorrer; para os Correios, o sistema irá se comportar conforme descrito no tópico Como considerar os Correios no cálculo da melhor transportadora?. | |
Na conclusão da Ordem de Despacho, serão gerados os Pedidos de Frete, além da impressão da Minuta de Despacho. Para geração dos pedidos de frete, através da tela "Comercial > Consulta > Modelo de Notas e Pedidos" deve-se configurar um modelo de nota e informar seu Número Único no parâmetro "Modelo p/ pedidos de frete na Ordem de Despacho - MODELOPEDFRETE".
Além disso, ainda tratando sobre a conclusão da Ordem de Despacho, quando o parâmetro "Aquisição de serviço de frete com frete incluso - AQSERVFRETINC" estiver ativado e o Tipo de Frete for "CIF" e "Incluso", mais precisamente no rateio do frete entre as notas do pedido de frete, o valor rateado será registrado no campo "Vlr. frete calc." localizado na aba Transporte da Central de Vendas.
Caso a marcação "Transportadora própria" presente na Aba Identificação do Cadastro de Parceiros, estiver realizada, indica-se que o Parceiro é ou possui a própria transportadora, e portanto não será gerado pedido de frete para ela na conclusão da Ordem de Despacho.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.