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O botão "Outras Opções..." na Central de Vendas, é representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela, assim como nas demais Centrais; de acordo com o Tipo de Movimento analisado, teremos opções diferentes para uso, ou seja, as funcionalidades de uma "Nota de Venda" são diferentes do que de uma "Nota de Devolução". Porém, algumas opções são comuns para dois ou mais tipos de movimento. Acesse os links abaixo para conhecer mais sobre cada uma delas:
Agrupar financeiros do faturamento misto Anexar Documentos
Calcular Frete / Valor por Fórmula Compensar devolução
Distribuir Juro/Desconto entre Produtos Faturar direto <Ctrl+Shift+F3>
Enviar / Reenviar e-mail Enviar e-mail com seleção...
Formas de Pagamento <Ctrl+Shift+F4> Origem do documento
Recalcular Custos/Preços automaticamente Outros Impostos
Refazer o Financeiro Rentabilidade
Resumo de Impostos Salvar documento confirmado
Simulação de frete... Tipos de Negociação
Ligar a Nota com Pedidos Desligar a Nota dos Pedidos
Ver solicitações de liberação Conferência
Conheça as novidades Configurações
Histórico Alteração Campo Pendente Consulta de Saldo Flex
Financeiro de Fretes Ver acompanhamentos
Complemento... Gerar Nota de Remessa
Importação de NF-e p/ CT-e Documentação do tipo de Oper...
Agrupar financeiros do faturamento misto
Para que o processo de agrupamento financeiro do faturamento misto funcione corretamente, os lançamentos das notas a serem agrupadas devem ter origem em um pedido de venda misto, no qual o faturamento resultou em notas separadas.
Nota: após a confirmação da nota, o campo "Agrupar financeiros do faturamento misto" deve ser marcado manualmente nas notas geradas pelo faturamento do pedido.
A opção Agrupar financeiros do faturamento misto estará disponível para uso, se você estiver trabalhando com Pedidos de Venda e o parâmetro "Utiliza número do pedido no financeiro? - UTILIZAPEDFIN" apresente habilitado. Ao acionar esta opção, será aberto um pop-up de mesma nomenclatura, composto por duas grades, sendo a superior alimentada por documentos referentes ao faturamento misto (destino do pedido de origem); a grade inferior contém os financeiros de todas as notas da grade superior.
Através do botão "Agrupar" localizado no lado inferior direito do pop-up, você pode realizar o respectivo agrupamento dos financeiros.
Caso o sistema consiga efetuar algum agrupamento, esses serão apresentados em uma segunda visão no mesmo pop-up, contendo o resultado do agrupamento. Na visualização dos resultados do agrupamento, teremos o botão "Imprimir boletos", que estará habilitado para uso apenas se existir configuração para impressão. Quando a impressão for solicitada, o sistema irá imprimir todos os boletos.
Observação: para a impressão do boleto, a opção "Proibir impressão boleto?" no cadastro do Tipo de Título não pode estar marcada para os tipos de título associados aos financeiros das notas. Caso essa opção esteja marcada, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Documento XXXX: O Financeiro não foi encontrado para imprimir boleto!"
Anexar Documentos
Podem ocorrer situações em que determinados documentos (Pedidos, Notas, Devoluções) tenham particularidade que irá diferencia-los.; informações sobre o Parceiro lançadas neste documento, algum detalhe sobre como se deu a negociação junto a ele, são exemplos de conteúdos que podem alimentar arquivos "além sistema".
A opção "Anexar Documentos" irá permitir que esses documentos sejam anexados ao documento em questão. Para isso, com o documento aberto na tela, selecione a referida opção (você pode selecionar um documento por vez) , ao realizar essa ação o pop-up "Anexos" será aberto para a inserção do(s) arquivo(s).
Ao clicar no botão de inclusão , será aberto um novo pop-up para que seja informada a descrição do documento e seja feita a sua seleção para que o sistema proceda com seu upload.
Parâmetro que influencia este recurso:
O parâmetro "Guardar os anexos no banco de dados - GUARDAANEXOBD" flexibiliza o tipo de armazenamento dos arquivos anexados a partir deste recurso, com as seguintes opções:
- Banco de Dados: o sistema armazena os arquivos no banco de dados (coluna "Conteúdo" da tabela TSIATA);
- Diretório: o sistema armazena os arquivos no diretório "<pasta do usuário>/SankhyaW/Anexos". Se este diretório não existir, ele será criado automaticamente pelo sistema, e subpastas serão geradas para organizar os arquivos por ano, mês e dia. Não é possível alterar o local lógico de salvamento dos arquivos ao utilizar esta opção.
Calcular Frete/Valor por Fórmula
Através da opção "Calcular Frete / Valor por Fórmula", o sistema realiza o cálculo de frete com base na fórmula previamente cadastrada na tela Fórmulas para cálculo de frete.
Ao acioná-la, o sistema procede com o cálculo e exibe na Grade Rodapé, mais precisamente na aba Transporte do documento, o valor do frete obtido.
Com a opção habilitada e o parâmetro "Permite recalcular frete incluso na nota? - RECFREINCNOTA" ativado, o sistema recalcula o frete que já foi previamente calculado e o inclui na nota, seguindo a opção definida no campo "Tipo do frete" (Grade Rodapé, aba Transporte, da Central de Compras).
Caso o parâmetro esteja desativado, o sistema ainda recalcula o frete, mas definirá automaticamente o valor como "Extra Nota" no campo Tipo do frete.
Compensar devolução
Compensar uma devolução é um aproveitamento do valor da Devolução feita pelo Parceiro, de modo que este valor será debitado das compras anteriormente efetuadas por ele. Considere o exemplo abaixo:
O Parceiro efetuou três compras parceladas em datas distintas por meio das notas 10, 22 e 35; posteriormente, ele decide realizar uma devolução, porém a Empresa não realiza a devolução monetária ao cliente (não devolve o dinheiro); neste caso, é indicada a compensação da devolução, pois é pego o valor da devolução da venda, e é efetuado o abatimento deste valor nas parcelas que o Parceiro possui ainda em aberto junto a Empresa (notas 10, 22 e 35).
Para realizar a Compensação, é preciso ter o lançamento da nota de Devolução já confirmada no sistema. Este é um procedimento realizado na Central de Vendas, em que você deverá localizar a nota de devolução desejada, acessar o botão "Outras Opções...", opção "Compensar devolução", onde será aberto o pop-up "Compensação de Devolução".
A partir disso, teremos três etapas:
1) Primeiramente, serão apresentados os títulos referentes às notas de devolução que poderão ser utilizados para compensação. O sistema permitirá a seleção de um único título a ser compensado. Para prosseguir, você pode selecionar o título e clicar no botão "Próximo", ou ainda, dar um duplo-clique na linha selecionada;
2) Em seguida, selecione as pendências que serão compensadas pelo título de devolução inicialmente definido;
Ainda nesta etapa, você pode fazer o uso de filtros personalizados para localização dos títulos que irão compor a compensação. Selecione também, quais notas pendentes serão apresentadas para escolha; você pode indicar conforme as seguintes opções:
- Notas de Origem: Caso a nota de devolução seja uma nota renegociada, serão exibidos os títulos correspondentes às suas notas de origem;
- Todas as Notas: Serão exibidos todos os títulos que o Parceiro possui em aberto junto à Empresa;
- Matriz e Filial: Por esta opção, serão apresentados os títulos do Parceiro lançados junto à Empresa e sua correspondente Matriz.
Além disso, é necessário definir como será realizado o cálculo de compensação, ou seja, "Proporcional" ou "Manual". Sendo de maneira "Proporcional", o título da devolução será compensado proporcionalmente entre as pendências selecionadas. Já de forma "Manual", cada título pendente é compensado pelo seu valor total, até que todo o valor da devolução seja compensado. Os títulos são compensados na ordem definida pelo usuário.
3) A etapa final consiste em acionar o botão "Compensar"; com isso, a compensação será processada e serão exibidas outras três opções:
- Compensar próximo título: Esta opção será apresentada, caso existam outros títulos a serem compensados; por esta opção, o sistema retorna o foco na primeira etapa citada;
- Ver títulos baixados: Através desta opção serão apresentados os "Títulos baixados" e os "Títulos em aberto";
- Encerrar a compensação: Esta opção irá finalizar a "Compensação da Devolução".
Ao efetuar a compensação, alguns títulos poderão ser baixados parcialmente. Neste caso, o título original será baixado e a pendência será lançada em um novo título, que será a cópia do título original.
Nos parâmetros "TOP baixa da despesa na compensação de devolução - TOPBAIDESPDEV" e "TOP baixa da receita na compensação de devolução - TOPBAIRECDEV" deverão ser inseridos o código dos Tipo de Operação - TOP utilizados nas baixas da compensação, quando se tratar de um título de receita e quando este for de despesa, respectivamente.
Distribuir Juro/Desconto entre Produtos
Através desta opção o sistema incluirá o desconto no preço do produto. Na distribuição de desconto entre os produtos, se o parâmetro, "Distribuir desc. na confirmação da nota? - DISTJDCONF" estiver habilitado, o sistema lançará o percentual de desconto nos campos de desconto dos itens, respeitando o desconto máximo do Cadastro de Produtos, ou seja, somente serão lançados descontos para os itens que permitam desconto.
Esta opção inclui nas parcelas da nota os respectivos descontos. Por exemplo, caso seja efetuada uma venda no valor de R$ 300,00 em duas parcelas, cada parcela deveria ter o valor de R$ 150,00. No entanto há um desconto de R$ 20,00 para o pedido. Ao selecionar a opção de distribuir desconto, o sistema dividirá o valor do desconto pelo número de parcelas e somará a cada uma delas o resultado encontrado, ficando nesse caso cada parcela com R$ 140,00.
Observação: Ao alterar o valor de um determinado produto em um pedido/nota e habilitar o parâmetro de chave DISTJDCONF, o valor do desconto aplicado no rodapé será considerado com base no valor de tabela. Considere o exemplo a seguir:
Quando o produto possuir um valor de preço de tabela de R$ 40,00 e lhe for concedido um desconto de 10%, este será de R$ 4,00. Caso o usuário altere o valor do pedido para R$ 100,00 e atribua ao mesmo um desconto de 10%, o valor do desconto se manterá como R$ 4,00, visto que este valor seguirá o preço de tabela estabelecido. Posto isto, o valor resultante será de R$ 96,00.
Informações adicionais sobre a proporcionalização do desconto:
O cálculo da proporcionalização do desconto é realizado distribuindo o desconto no total da nota entre os itens. Assim, durante o cálculo é criado um coeficiente de distribuição do desconto com a fórmula abaixo:
Coeficiente: Desconto no total / (Soma total dos itens + Soma total da ST dos itens +
Soma total IPI do Itens)
E para cada item em que o valor de desconto é calculado, utiliza-se a fórmula:
Valor Desconto: Valor Total Item * % máximo de desconto do produto * coeficiente
Desse modo, do cálculo acima é subtraído os descontos do "Valor da ST" (VLRSUBST) e "Valor do IPI" (VLRIPI) conforme as fórmulas abaixo:
DESC/Valor Total Item * VLRSUBST
DESC/Valor Total Item * VLRIPI
Ao somar os descontos, é verificado se ainda há algum valor a ser distribuído e o mesmo é racionado para os primeiros itens conforme o campo "% Desconto Máximo" do produto (tela Cadastro de Produtos, aba Venda). Por fim, é calculada a porcentagem do desconto por Valor Total Item/Valor Desconto. Tem-se abaixo, os cálculos realizados na nota:
Desconto no total (descTot) / (Soma total dos itens + Soma total da ST dos
Itens + Soma total IPI dos Itens)
Assim, considere o exemplo:
67.22/672.21+6.90+0) = 9.8982491...%
Para cada item:
Se o item possuir Valor de Custo, então:
Valor Total Item = VLRCUS * Quantidade do item
Se não, o Valor Total Item é multiplicado pelo % Desconto Máximo do produto multiplicado pelo coeficiente.
Serão substituídos os descontos do VLRSUBST e VLRIPI nas fórmulas:
DESC/Valor Total Item * VLRSUBST
DESC/Valor Total Item * VLRIPI
Então, o desconto será somado aquele já existente no item. Por exemplo:
Produto 1
Valor do Produto na Nota: 17.88
Desconto aplicado: 1.77
Produto 2
Valor do Produto na Nota: 78.6
Desconto aplicado: 7.78
Produto 3
Valor do Produto na Nota: 49.5
Desconto aplicado: 4.90
Produto 4
Valor do Produto na Nota: 37.32
Desconto aplicado: 3.69
Produto 5
Valor do Produto na Nota: 197.15
Desconto aplicado: 19.51
Produto 6
Valor do Produto na Nota: 70.12
Desconto aplicado: 6.94
Produto 7
Valor do Produto na Nota: 151.95
Desconto aplicado: 15.04
Produto 8
Valor do Produto na Nota: 35.85
Desconto aplicado: 3.55
Desconto do ST do item: 0.35
Resultado: 3.2
Produto 9
Valor do Produto na Nota: 33.84
Desconto aplicado: 3.35
Desconto do ST do item: 0.33
Resultado: 3.02
Portanto, restou 1.37 para a distribuição. Na ocorrência de sobra, o valor restante é atribuído ao primeiro item, respeitando assim, o limite máximo de desconto do produto, sendo assim:
Produto 1
Valor do Produto na Nota: 17.88
Desconto aplicado: 3.14
A opção de distribuição de desconto é habilitada automaticamente, mas a distribuição de juros depende do parâmetro "Opção para distribuir Juros entre os Produtos? - DISTJURO". Caso este parâmetro esteja ativado, o nome da opção será "Distribuir Juro/Desconto entre os Produtos" e o comportamento descrito neste tópico válido para os descontos, também ocorre em relação aos Juros. Se desligado, a opção será "Distribuir Desconto entre os Produtos".
O parâmetro "Manter juros integralmente na nota? - MANTERJRNOTA" quando ligado, na ausência de parametrização para distribuir o juros o sistema manterá o valor de juros aplicado no cabeçalho da nota. Havendo a parametrização, tem-se somente a distribuição do desconto no total da nota.
Quando o referido parâmetro estiver habilitado juntamente com o parâmetro "Opção para distribuir Juros entre os Produtos? - DISTJURO", não se tem o destaque no valor do desconto, ocorre apenas a soma ou subtração no valor unitário do item.
Faturar Direto <Ctrl+Shift+F3>
Importante: Através da configuração realizada no parâmetro "Opção de Faturamento na Central de Vendas - TIPFATCENTRAL" você pode determinar qual o tipo de Faturamento a ser trabalhado na Central de Vendas, temos as seguintes opções:
- Faturar Direto;
- Faturar pelo Estoque;
- Faturar pelo Estoque deixando pendente.
Ou seja, esta opção pode ser apresentada com as seguintes nomenclaturas e correspondentes funcionalidades:
- Faturar Direto <Ctrl+Shift+F3>;
- Faturar pelo Estoque <Ctrl+Shift+F3>;
- Faturar pelo Estoque deixando pendente <Ctrl+Shift+F3>.
Por padrão, este parâmetro é apresentado definido com a opção Faturar Direto, opção esta a ser tratada neste tópico. Por meio do link Faturamento, acesse as informações das demais opções.
Observação: ao definir a opção Fatura pelo Estoque deixando pendente, quando a opção Faturar do Pedido de Venda for selecionada, o faturamento será realizado conforme quantidades em estoque, de forma que o pedido de venda com a coluna "Pendente" esteja configurado como "Sim".
Caso no Cadastro do Parceiro inserido no Pedido de Venda, aba Crédito, o campo "Tipo de faturamento" tenha sido definido com a opção Livre, ao clicar na opção Faturar Direto <Ctrl+Shift+F3>, será aberto o pop-up "Faturamento" onde depois de informar a Data do Faturamento, será solicitado o preenchimento da TOP, Série e Data/Hora Saída; nesta etapa você também pode "Selecionar os Itens" que farão parte da nota. O botão "Concluir" transforma o Pedido de Venda em Nota Fiscal de Venda, confirma o documento e o encaminha direto para a impressão, não sendo possível a partir daqui, alterar os dados da mesma, que já deverão estar conferidos no Pedido de Venda.
A nota gerada não será diretamente aberta na Central de Vendas para possíveis alterações de quantidades e/ou trocas de produtos, porém será apresentado o seguinte questionamento, caso queira visualizar o documento:
"O processo de faturamento gerou o documento com número único: XXX. Deseja visualizá-lo?"
Caso o campo "Tipo de faturamento" presente no Cadastro de Parceiros, citado inicialmente neste tópico, esteja definido com as opções "Semanal", "Quinzenal" ou "Mensal", ao acionar a opção Faturar Direto <Ctrl+Shift+F3>, antes da abertura do pop-up "Faturamento" será exibido o seguinte questionamento:
"O parceiro do pedido possui Tipo de Faturamento Semanal, Quinzenal ou Mensal. Deseja realmente continuar o faturamento?"
Optando por prosseguir com o Faturamento, (opção Sim), será aberto o pop-up "Faturamento" e tem-se a mesma sequência no procedimento mencionado anteriormente.
Essa opção pode ser acessada tanto pelo Botão Outras Opções..., tanto pelas teclas de atalho do teclado "Ctrl + Shift + F3".
Importante: Para ser faturado, o Pedido de Venda deve necessariamente estar Confirmado.
Uma outra situação pode ocorrer com essa opção. Caso você utilize a opção Formas de Pagamento <Ctrl+Shift+F4> para gerar um novo Tipo de Negociação, o qual preencherá esse mesmo campo no painel Cabeçalho, e em seguida altera-se novamente esse campo para um "Tipo de Negociação" diferente, a opção "Faturar direto <Ctrl+Shift+F3>" terá um outro comportamento.
Ao inserir as informações da primeira tela, o botão "Concluir" ainda não estará disponível, mas sim o botão "Próximo", que ao ser acionado apresentará uma nova tela com os diferentes "Tipos de Negociação" que foram informados ao longo do preenchimento do Pedido de Venda. Dessa forma, selecione com o Tipo de Negociação desejado, ou marque a opção "Usar forma de pagamento do pedido". Para finalizar, clique na opção "Concluir".
Importante: Algumas validações e liberações são ignoradas no faturamento direto (limite de crédito e validação de atraso do cliente, por exemplo), pois no processo das empresas que utilizam esse tipo de faturamento, os documentos já estão validados.
Enviar / Reenviar e-mail
A opção Enviar / Reenviar e-mail, como sua descrição menciona, realiza o envio ou reenvio do documento que se encontra selecionado na grade, ou seja, um Pedido de Venda, Nota Fiscal de Venda, Devolução de Venda ou um Conhecimento de Transporte.
Os destinatários que irão receber o e-mail enviado por esta opção (parceiro, usuário por exemplo), devem ser cadastrados previamente na tela Tipo de Operação - TOP, aba E-mails da TOP.
Além disso, para envio do e-mail, no Cadastro de Empresas, aba Endereço e no Cadastro de Usuários, aba Identificação, tem-se o campo "Email" que em ambos os locais, deve estar devidamente preenchido.
Depois de consultar os e-mails enviados, pode ser necessário reenviar algum e-mail; este procedimento também é realizado por esta opção.
O Sankhya-Om utiliza a configuração de SMTP para enviar e-mail; tal configuração é feita pela tela Servidor SMTP. Nesta tela temos também uma opção de "Teste" para envio de e-mail. Se o e-mail de teste chegar ao destino desejado, todo o resto funcionará.
Sobre o envio de e-mail's, o Sankhya-Om possui algumas particularidades:
- O remetente do e-mail será sempre o que estiver configurado na tela Servidor SMTP;
- Quando o tipo do e-mail for Parceiro ou qualquer outro Parceiro da Nota (Parceiro Matriz, Parceiro Consignado etc), o sistema enviará o e-mail para todos os contatos ativos do Parceiro que em seu cadastro, na aba "Contatos", estiverem com a marcação "Receber Nota por e-mail" realizada e que possuírem e-mail válido informado. Se nenhum dos contatos atenderem a esta condição, o e-mail será enviado para o e-mail do parceiro.
Limitação de envio de e-mails: Com relação à fila de envio de e-mails cada provedor limita uma quantidade específica por dia para envio de e-mails, por isso, o sistema poderá encaminhar o e-mail e uma Cópia (cc), para os outros endereços.
Dois parâmetros influenciam na rotina de envio de e-mail's. São eles:
- Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP: Este parâmetro quando habilitado, indica o uso da descrição da TOP para envio de e-mail pelos Portais, levando como assunto do E-mail a "Descrição da TOP".
- Utilizar o tipo de movimento no assunto do e-mail e no anexo - USATIPMOVEMAIL: Na ativação deste parâmetro, ao realizar o envio de documentos relacionados à todos os Tipos de Movimento disponíveis no sistema (Pedido de Venda, Pagamento, Compra etc) por e-mail, na descrição do assunto do e-mail e do anexo, serão apresentados acrescidos dos termos correspondentes ao que está sendo enviado, ou seja, se está sendo enviado um "Pedido de Requisição" ou uma nota de "Devolução de Compra", estes dizeres serão apresentados na descrição do assunto do e-mail e de seu anexo.
Caso o parâmetro acima mencionado esteja desabilitado, tem-se a possibilidade de na configuração do Tipo de Operação - TOP, aba Geral, determinar no campo "Descrição do e-mail" os dizeres do assunto/anexo que deseja-se que vá no e-mail.
Considerando os parâmetros de chave EMAILASSUNTTOP e USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail, tem-se as seguintes possibilidade de comportamento:
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP ligado o assunto do e-mail será a descrição da TOP, o que faz com que o parâmetro USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail não sejam considerados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL ligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição de um dos tipos de movimentos acima mencionados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL desligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição cadastrada no campo Descrição do e-mail. Se o campo não possuir valor a descrição do email/anexo será a descrição padrão "nota".
Observação: O parâmetro EMAILASSUNTTOP é soberano sobre o parâmetro USATIPMOVEMAIL e sobre o campo Descrição do e-mail.
Enviar e-mail com seleção de destinatários
Esta opção, de maneira semelhante à funcionalidade anterior, realiza o envio e/ou reenvio dos e-mail's contendo o documento que se encontra selecionado na grade. A particularidade desta opção, está na possibilidade de escolha dos destinatários no momento do envio do e-mail.
Ao acioná-la, será aberto um pop-up para inserção dos e-mail's dos destinatários desejados. Através do botão "Incluir" , realize a inclusão dos e-mail's na grade. Este procedimento caracteriza o e-mail como um destinatário a receber o documento que será encaminhado.
Assim como na opção Enviar / Reenviar e-mail, para que este recurso funcione, é necessário que no cadastro do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do documento, a aba Emails da TOP esteja devidamente configurada.
Formas de Pagamento <Ctrl+Shift+F4>
A opção Formas de Pagamento <Ctrl+Shift+F4> é apresentada no lançamento de Notas de Venda e Pedidos de Venda; resumidamente, sua função é atuar na simulação da forma de pagamento.
Esta opção será apresentada apenas se o parâmetro "Simula formas de pagamento na Central? - USASIMFORMAPGTO" estiver ativado.
Ao acessar a opção em questão (pelo botão Outras Opções ou pelas teclas de atalho no teclado <Ctrl+Shift+F4>), será aberto o pop-up "Simulação de Formas de Pagamento", onde primeiramente, você deverá selecionar uma forma de pagamento por meio do painel à esquerda denominado Formas de pagamento. Temos também as abas Todas e Gravadas; na primeira são exibidos todos os Tipos de Negociação que em seu cadastro, na aba Simulações, o campo "Disponível para simulação" está assinalado; nesta aba, os Tipos de Negociação já utilizados anteriormente, serão destacados em negrito; já na aba Gravadas, são apresentados os Tipos de Negociação já utilizados anteriormente.
Ao selecionar uma Forma de Pagamento, será possível no painel à direita efetuar sua personalização, desde que no cadastro do Tipo de Negociação correspondente, na aba Simulações, a marcação "Permite edição simulação pgto.?" esteja realizada. Neste painel, serão apresentados o Número da Parcela, a Data de Vencimento, o Valor da Parcela, e o Valor Líquido. É possível adicionar ou excluir parcelas, alterar as datas de vencimento, como também o valor líquido; porém, para isso é necessário configurar adequadamente também no cadastro de Tipos de Negociação, aba Parcelas, a coluna "Opção de digitação" (você deve optar por uma opção que permita digitar).
Note no painel, o campo "Tx. juros" que pode ser utilizado para aplicar juros sobre as parcelas. Para isso, preencha a porcentagem de juros desejada, e acione o botão "Recalcular". Por padrão, este campo recebe o valor informado no campo Taxa de juros em simulações (aba Simulações do cadastro de Tipos de Negociação) caso haja. Além disso, o campo Tipos de juros em simulações (da mesma aba e tela) influencia o tipo de cálculo dos juros no pop-up Simulações de Formas de Pagamento.
No rodapé do painel tem-se também alguns indicadores, como "Prazo Médio" (cálculo: Somatório de Dias * Valor para cada parcela / Soma do valor de todas Parcelas), "Total sem juros inicial", "Total sem juros atual", e "Total com juros".
Ao fazer as devidas alterações, você deve primeiramente "Salvar" a simulação realizada e em seguida, clicar no botão "Usar esta forma de pagamento". Será exibida a seguinte mensagem:
"A simulação foi aplicada com sucesso!"
Para utilização desta opção, temos algumas regras, a saber:
- No pop-up Simulação de Formas de Pagamento, o botão "Usar esta forma de pagamento" ficará desabilitado caso o Tipo de Operação - TOP não atualize financeiro (aba Geral, campo Financeiro);
- Não será permitida a inserção de juros com valor negativo;
- Quando o Tipo de Negociação possuir em seu cadastro, valores nos campos "Prazo médio máximo" e "Prazo máximo" (aba Características), o sistema se certificará que a simulação não entre em confronto com estes limites. Caso sejam especificadas Datas de vencimentos que ultrapassem esses prazos, será exibida uma mensagem alertando sobre este fato.
Origem do documento
Ao acionar esta opção, será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, dividida em duas grades; a superior exibe todos os documentos que deram origem ao documento selecionado (seleção feita no Portal de Vendas). Já a grade inferior, apresenta todos os documentos de destino correspondentes ao documento selecionado na grade superior.
Ambas as grades possuem na coluna "Nro. Único" à frente da respectiva numeração, o símbolo ð que ao ser acionado tem-se o posicionamento no documento correspondente; este comportamento também irá ocorrer em casos de um duplo clique na linha referente ao documento desejado.
Financeiro de Fretes
A opção Financeiro de Fretes estará disponível para uso, caso o "Tipo do Frete" lançado na nota seja "Extra nota" e os campos "Transportadora" e "Valor frete" estejam preenchidos (todos presentes na Grade Rodapé, aba Transporte). Por esta opção, você pode lançar uma despesa no financeiro correspondente ao frete.
Quando a nota for confirmada, será aberto o pop-up "Movimentação Financeira - Frete" para o lançamento da despesa. É necessário que o "Vencimento do frete" extra-nota seja informado; caso não seja, o sistema não abrirá o pop-up Movimentação Financeira - Frete e exibirá uma mensagem informando tal ocorrência.
Dentre os campos contidos no referido pop-up, alguns já serão apresentados com seu conteúdo preenchido de forma automática. Este conteúdo será alimentado de acordo com os dados do financeiro da nota. Abaixo temos a listagem destes campos:
- Dt. Neg.;
- Nro. Único;
- Empresa;
- Parceiro;
- Nro Duplicata;
- Vlr do Desdobramento;
- Dt. Vencimento;
- Dt. Entrada/Saída;
- Receita/Despesa;
- Provisão;
- Desdob. Duplicata;
- Origem;
- IRRF Retido.
Nota: A opção Financeiro de Fretes estará acessível para os seguintes Tipos de movimento:
- Nota de Compra;
- Nota de Venda;
- Devolução de Venda;
- Transferência.
Observação: Caso o Financeiro de Frete Extra-Nota já esteja lançado e surja a necessidade de realizar sua exclusão, você deverá fazê-lo pela tela de Movimentação Financeira, conforme apresentado abaixo:
Outros Impostos
Ao acionar a opção Outros Impostos, será aberto o pop-up "Outros Impostos Nota" onde serão apresentados os impostos previamente configurados na tela Impostos. Este pop-up poderá ser alimentado automaticamente, de acordo com as conformações realizadas na tela mencionada, ou ainda, você pode informar os impostos manualmente. No caso da inserção manual, os impostos disponíveis para lançamento, serão também àqueles cadastrados anteriormente na tela Impostos.
Após concluir a edição do imposto, o sistema recalcula o total da nota, se os impostos foram editados para nota, ou então recalcula o imposto do item, se os impostos foram editados para o item.
Quando o parâmetro "ISS retido por outros impostos - ISSRETOUTIMP", estiver ligado o sistema marcará a nota com ISSRETIDO = 'S' (Sim) se o Imposto for do Tipo ISS e se o tipo do imposto (aba Outros Impostos do cadastro de serviços/produtos) for "Subtrair" (que resultará em 'Retido' quando for inserido na nota como item).
Na utilização desta opção Outros Impostos, onde podemos inserir, alterar ou excluir impostos, ao finalizar um destes três procedimentos e fechar o pop-up Outros Impostos Nota, caso o parâmetro "Refazer financeiro após edição de Outros Impostos? - REFAZFINEDITIMP" esteja habilitado, o sistema irá "refazer" o financeiro do documento automaticamente, evitando divergências entre o total da nota e o financeiro.
O campo "Código Natureza de Rendimento" será preenchido automaticamente com a informação cadastrada na tela Serviço.
Já o campo "Tributação IR - Exterior REINF" buscará as informações da origem da retenção, seja da tela Serviço ou Impostos.
Recalcular Custos/Preços automaticamente
Se marcada a opção Recalcular Custos/Preços automaticamente, o sistema fará atualização de custos e/ou preço de venda quando for realizada alguma alteração em uma nota já confirmada, diante das seguintes condições:
- Se o Tipo de Operação - TOP estiver configurado na aba Geral, seção "Preço/custo", campo "Precifica", as opções "Atualiza Somente Custo" ou "Atualiza Custo/Preço de Venda";
- Se o tipo de movimento for "Pedido de Compra", "Nota de Compra", "Devolução de Compra", "Transferência" ou "Devolução de Venda";
- A opção Recalcular Custos/Preços automaticamente já deve estar marcada, ou deve estar desmarcada após a seleção ou não deve-se fechar e abrir novamente a Central de Vendas;
- No Cadastro do Usuários a opção "Altera registros confirmados" presente na aba Segurança e no cadastro de Tipos de Operação - TOP a opção "Permitir alteração após confirmar", devem estar marcadas para que seja possível alterar a nota confirmada.
Refazer a Quantidade de Volumes
Esta opção é utilizada quando alguma modificação é realizada (inserção de produtos/ retirada/alteração da quantidade) em um documento que já foi confirmado anteriormente, sendo necessário atualizar a quantidade atual dos volumes.
Refazer o Financeiro
Caso tenha sido feita alguma alteração no financeiro (acréscimo ou retirada de alguma parcela com consequente redivisão do valor final da nota, por exemplo), e seja necessário retornar as informações iniciais, selecione a opção Refazer o Financeiro, assim, o sistema irá proceder com a restauração dos dados do financeiro do documento com base no Tipo de Negociação, nas configurações das parcelas e demais configurações utilizadas no lançamento do documento já faturado.
Observação: caso o Tipo de Negociação da nota seja alterado após o pedido ter sido faturado, ao Refazer o Financeiro do pedido, a data de vencimento deste será recalculada conforme a data atual.
Rentabilidade
Esta opção exibe a Análise de Rentabilidade do documento selecionado, desde que os produtos que compõem este documento, possuam "Custo".
Ao acionar a opção, será aberto o pop-up "Análise de Rentabilidade", na qual você visualizar a rentabilidade dos produtos Com Custo ou Sem Custo separados em duas abas com esta mesma nomenclatura.
Além disso, você pode clicar em cada linha referente a cada item da nota, analisando a rentabilidade de cada item separadamente. Neste caso, no topo do pop-up será apresentada a opção Mostrar rentabilidade da nota, que permite novamente a análise da rentabilidade de todo o título.
Um grande diferencial deste recurso é que o sistema apresenta de forma gráfica e clara, todo o resultado do título e os resultados individuais de cada item, mostrando como fica a distribuição dos gastos com essa venda.
Esta análise permite ao gerente e/ou vendedor decidirem sobre a concessão ou não de um desconto especial em determinado Pedido ou Nota, apresentando qual será a sua rentabilidade final, considerando o desconto.
Nota: Para que seja possível realizar a Análise de Rentabilidade por empresa, é necessário realizar os seguintes passos:
- Configurar o parâmetro "Percentual custo fixo - PERCCUSFIXO" em seu campo "Número Decimal" com ovalor igual a zero;
- Nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, o valor do campo "% de Custo Fixo" precisa estar zerado para que o sistema realize as devidas configurações por empresa;
- Ainda nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, realize o preenchimento dos campos "Ano", "Mês" e "% C. F. Fab. Próp.", localizados na seção "% de custo fixo".
Observações:
- O gráfico de rentabilidade não exibirá nenhuma informação caso os dados básicos para montagem do gráfico não sejam satisfatórios. Um exemplo é o faturamento, se ele for zero, o sistema não exibirá o gráfico pois este depende do valor do faturamento;
- No Cadastro de Usuários, aba Segurança, se o campo "Exibir valores na Análise de Rentabilidade?" estiver desmarcado, na Análise de Rentabilidade o sistema mostrará apenas o valor de Faturamento e a grade de Produtos.
As preferências para a apresentação da "Rentabilidade" são definidas previamente por meio da tela Análise de Rentabilidade.
Importante: Em relação ao cálculo do Gasto Variável na Análise de Rentabilidade do Portal e Central de Vendas, será possível realizar a personalização do mesmo através de uma função criada no banco de dados (que retorne o valor do Gasto Variável), conforme a necessidade de cada empresa. Diante disto, para que o cálculo seja efetuado de acordo com a personalização, você deve configurar o parâmetro "Função p/ Calculo Gasto Variavel Central/Portal - CALGAVARCENPORT", inserindo no campo "Texto" (tela Preferências), necessariamente, o nome desta função.
Observação: Para o correto funcionamento da função, informe os parâmetros "P_NUNOTA" e "P_SEQUENCIA" na mesma.
Nota: Caso o parâmetro acima mencionado não esteja configurado com o nome da função personalizada, será utilizada a fórmula de cálculo nativa do sistema na Análise de Rentabilidade.
- Ambos;
- Apenas Central/Portal;
- Apenas GOL.
Quando o campo "Faturamento Personalizado" das Preferências da Margem de Contribuição do Gerente On-line - GOL estiver selecionado com a opção "Faturamento Bruto sem IPI e ICMS ST", fará com que sejam deduzidos apenas os impostos IPI e ICMS ST. Selecionando a opção "Faturamento Líquido (sem impostos)", serão retirados todos os impostos incidentes no faturamento.
Sendo assim, selecionando qualquer uma dessas opções mencionadas, os valores dos impostos serão retirados do faturamento e dos gastos variáveis, para fins de cálculo de margem de contribuição.
Resumo de Impostos
A opção Resumo de Impostos quando acionada, exibe um pop-up com esta mesma nomenclatura, contendo o nome dos Impostos e suas respectivas Base, Alíquota e Valor, que foram calculados baseando em configurações prévias (alíquotas de ICMS, PIS, COFINS, CSLL, por exemplo) no documento em questão.
Observação: Quando o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" presente na aba Impostos do cadastro do Tipo de Operação - TOP estiver definido com a opção "Calcula na Confirmação" e o Status da nota estiver diferente de "Liberada", se for solicitada a visualização do Resumo dos impostos antes de confirmar a nota, no rodapé do pop-up será apresentada a seguinte mensagem de alerta:
"Alguns impostos são calculados apenas na confirmação."
Salvar documento confirmado
Quando a marcação "Salvar doc. confirmado sem perguntar" localizada no Cadastro do Tipo de Operação - TOP, aba Geral estiver acionada, ao realizar a edição dos itens de um pedido/nota que já foi confirmada o pop-up "Salvar documento confirmado" não será apresentado questionando quais dados serão salvos:
A opção Salvar documento confirmado permitirá a visualização do referido pop-up para que as alterações do documento já confirmado sejam salvas de acordo com o desejado.
Simulação de frete com escolha de transportadora
Para que, ao acionar a opção Simulação de frete com escolha de transportadora do botão "Outras Opções..." o pop-up de nomenclatura "Simulação de Frete" seja aberto, é necessário realizar as configurações nas telas Eventos para Cálculo de Frete e Tabelas para cálculo de frete.
Importante: para realizar esta rotina, é fundamental que a marcação "Obrigatório?" esteja acionada na aba Rotas da tela Tabelas para cálculo de Frete.
No pop-up Simulação de Frete, selecione nas três grades as linhas referentes aos itens que deseja simular, Tabela, Transportadora e Evento, respectivamente.
Esta simulação pode ser realizada de duas maneiras, a primeira alternativa é clicar no botão "Selecionar"; a segunda é através de um duplo clique na grade relacionada a Transportadora (grade do meio); feito isso, o sistema calcula o valor do frete e o exibe no rodapé da nota em questão (Central de Vendas , aba Transporte).
Tipos de Negociação
Nesta opção Tipos de Negociação você pode realizar simulações de Tipos de Negociação parcelados, de acordo com o valor da entrada e a data de vencimento da primeira parcela escolhendo a melhor forma de negociar com o cliente.
Ao acionar a referida opção, será aberto o pop-up "Tipos de Negociação", onde com base no valor total da nota, informe o "Valor da Entrada" e a "Data de Vencimento da 1ª parcela". Ao clicar no botão "Apresentar Negociações", são exibidos na grade os Tipos de Negociação cadastrados que possuem um número de Parcelas maior que zero, além de informações sobre o valor das Parcelas considerando o valor da nota menos o valor da entrada, e a porcentagem mínima da entrada de acordo com cada Tipo de Negociação.
Selecionando uma linha na grade, você define o novo Tipo de Negociação para o título em questão; ao clicar no botão "Ok", este será apresentado no cabeçalho da nota na Central de Vendas. Além disso, ao clicar em Ok são realizadas as seguintes validações:
- O Valor da Entrada não pode ser menor que o mínimo registrado no tipo de negociação;
- O Valor Total não pode ultrapassar o limite de crédito disponível para o parceiro;
- O Valor Mensal não pode ultrapassar o limite de crédito Mensal disponível para o parceiro.
Nota: Feita a seleção de um novo Tipo de Negociação, você deve confirmar o cabeçalho; só assim as informações referentes ao financeiro serão atualizadas.
Importante: quando há um número de parcelas maior que zero no Tipo de Negociação, além da parcela inicial definitiva (valor de entrada), as datas de vencimento serão calculadas mensalmente a considerar apenas a quantidade de parcelas do Tipo de Negociação, de forma que a quantidade de dias delas será desconsiderada.
Observações:
1- As informações pertinentes ao valor das parcelas consideram o valor da nota subtraindo o valor da entrada;
2 - Toda vez que for modificado o Valor da Entrada, você deve clicar no botão "Apresentar Negociações" novamente porque o valor das parcelas será modificado;
3 - Os Tipos de Negociação apresentados no pop-up são apenas os que possuem os campos, "% Mín. entrada" e "Nro de parcelas" preenchidos. Esses campos devem ser combinados com os campos, "Subtipo" diferente de À Vista, "Taxa em %" diferente de "0" (zero), "Apresentação da taxa" como Destacar na nota fiscal (valor sugerido), "Tipo da taxa" como Juro Taxa Única, presentes no Cadastro do Tipos de Negociação, aba Características.
4 - Neste Tipo de Negociação, na aba Parcelas, devem existir duas linhas, sendo a primeira para identificar as informações que constarão no financeiro gerado para a entrada, e a segunda para identificar as informações que constarão nas demais parcelas do financeiro.
No rodapé do pop-up, serão apresentadas informações referentes ao crédito do Parceiro, tais como, Limite de Crédito Total, Crédito Disponível Total, Dias em Atraso, Limite de Crédito Mensal e Crédito Disponível Mensal.
Caso o parâmetro "Valida Limite de crédito pela matriz? - LIMCREDMATRIZ" esteja ativado, ao acessar esta opção, será exibida a seguinte mensagem:
"Opção não preparada para validação de Limite de Crédito por Matriz".
Ligar a Nota com Pedidos
Esta opção é utilizada para Notas e/ou Devoluções de Venda. Para que estejam disponíveis no botão "Outras Opções..." quando se trata de uma transação de Devolução de Venda, é necessário que o parâmetro "TOP para consignação de venda - TOPCONSIGV" esteja devidamente preenchido. Ele deve receber o código da TOP que é utilizada para Notas de Venda.
Sendo assim, a opção Ligar a Nota com Pedidos é utilizada para relacionar os itens da nota com os itens de pedidos que ainda estejam pendentes de tratamento. Ou seja, caso exista um Pedido de Venda com vários itens que, por algum motivo, não foram faturados, é possível lançar a Nota de Venda e solicitar ao sistema Ligar a Nota com Pedidos.
Ao solicitar essa opção, o sistema automaticamente relacionará os itens pendentes do Pedido com os itens que compõem a Nota. Ainda, é possível relacionar a Nota a vários Pedidos diferentes, desde que estes possuam itens pendentes. A quantidade pendente de cada item pode ser observada no campo "Qtd. pendente" presente no painel "Itens" do Pedido.
Para esse comportamento, tanto a Nota quanto o Pedido devem possuir em seu cabeçalho a mesma "Empresa" e "Cliente", como também, seus itens devem ser originados do mesmo local (marcação "Usa Local" presente na Aba Medidas e Estoque e campo "Local Padrão" presente na aba Geral; ambos pertencentes ao Cadastro de Produtos). Nos casos de Devolução, o Tipo de Operação - TOP utilizado nas Notas deve conter marcação "A nota fica como pendente" presente na aba Geral, realizada.
Caso as quantidades dos itens da Nota sejam superiores as quantidades dos itens dos Pedidos, o sistema exibe uma mensagem informando essa diferença.
Se o parâmetro "Pode ligar nota ao pedido com o parceiro matriz? - LIGPEDPARCMAT", estiver ativado e o Parceiro da Nota possuir um Parceiro Matriz, será apresentada uma janela para a escolha do Parceiro a ser utilizado na busca dos Pedidos para a ligação. Nesse caso você pode escolher o Parceiro da Nota ou o Parceiro Matriz.
Habilitando o parâmetro "Controla alteração documentos relacionados - CONTRALTDOCREL", será disponibilizada a marcação "Altera ligação entre documentos" na tela Controle de Acessos (Módulos > Comercial > Rotinas > Central de Notas). Caso o parâmetro esteja ligado, porém com esta marcação desabilitada, a opção Ligar a Nota com Pedidos não será apresentada.
Desligar a Nota dos Pedidos
A opção "Desligar a Nota dos Pedidos" faz exatamente a operação contrária ao descrito no tópico anterior Ligar a Nota com Pedidos. Quando os itens estão relacionados a uma outra transação, esta opção retira essa ligação. Ou seja, caso seja realizado o faturamento de um Pedido de Venda, a Nota que será gerada possuirá ligação de seus itens com os itens do Pedido; por meio da opção Desligar a Nota dos Pedidos você pode desvincular a Nota desse Pedido.
Em se tratando de Devolução de Venda, também é necessário que o parâmetro "TOP para consignação de venda - TOPCONSIGV" esteja devidamente preenchido; ele irá receber o código da TOP que é utilizada para Notas de Venda.
Habilitando o parâmetro CONTRALTDOCREL, será disponibilizada a marcação Altera ligação entre documentos na tela Controle de Acessos (Módulos > Comercial > Rotinas > Central de Notas). Caso o parâmetro encontre-se ligado porém com esta marcação desabilitada, a opção Desligar a Nota dos Pedidos não será apresentada.
Ver solicitações de liberação
Ao clicar na opção Ver solicitações de liberação o sistema irá abrir a tela de solicitações de liberação exibindo somente as liberações pendentes; deste modo, além de visualizar você pode alterar a solicitação. Caso a nota ou pedido não possua liberações, será apresentada uma mensagem avisando que o documento não possui liberações pendentes.
Esta opção somente estará disponível caso o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" esteja habilitado.
No texto pertinente a tela Tipo de Operação - TOP, tem-se as configurações necessárias para Cascateamento de liberações na aba Liberação em Cascata.
Conferência
Um documento é disponibilizado para conferência, se no Tipo de Operação - TOP utilizado para seu lançamento, na aba Estoque, o campo "Exige conferência" estiver assinalado, e algum de seus itens estejam pendentes e não estejam em seu cadastro, com o campo "Excluir do processo de conferência" marcado (Cadastro de Produtos, aba Geral).
Esta opção está diretamente relacionada às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência. Ela é composta por 5 (cinco) possibilidades que poderão ser acionadas de acordo com o processo adotado por cada empresa. São eles:
Liberar para conferência Reprocessar conferência
Solicitar recontagem Reaplicar corte
Na realização do lançamento de um documento, cujo Tipo de Operação - TOP está configurado para conferência e possui um produto que faz parte do processo de conferência, você deve acessar esta opção para liberar o referido documento para verificação, ou seja, ela será apresentada na tela Fila de Conferência, e enquanto sua análise não for realizada, não será possível confirmá-la.
Feita a liberação da solicitação pelo usuário, se não existirem mais solicitações de liberação para essa conferência, selecionando esta opção, o sistema irá refazer o corte, e caso não haja itens com quantidade maior ou produtos não constantes no pedido, o sistema realizará o corte e finalizará a conferência como "OK".
Em casos onde você deseja alterar a quantidade negociada em notas ou pedidos, inserir ou remover itens, após a nota ter sido conferida e finalizada como "OK", o sistema irá marcar essa conferência como finalizada e divergente. Neste caso, também será necessário reprocessar a conferência, ou então fazer uma nova conferência para seguimento no processo.
De modo geral, uma recontagem se faz necessária, em situações de divergências nos produtos. Nos casos em que o campo "Recontagem" presente na aba Geral da tela Configuração de Conferência, estiver definido como "Comandada", você deve solicitar uma nova recontagem através desta opção. Esta recontagem pode acontecer de todos os produtos, mesmo os que não tiveram divergência, ou apenas os itens que apresentaram divergência; esta definição é feita no campo "Abrangência da recontagem" também presente na tela mencionada acima.
Pode ocorrer uma situação, onde um Pedido tenha sido conferido, gerando o corte de alguns itens e faturado normalmente, contudo por algum motivo a Nota que foi gerada no faturamento, foi excluída pelo usuário. Nesse caso, o sistema perde o que tinha sido cortado anteriormente. Quando ocorrer essa situação será necessário utilizar esta opção "Reaplicar corte", para que o sistema reaplique o corte no "Pedido" e possibilite que este seja faturado novamente.
Esta opção simplesmente realiza a exclusão da conferência, e juntamente a este procedimento, exclui a quantidade de corte dos produtos, retornando a zero.
Conheça as novidades
A opção Conheça as novidades apresenta os novos recursos disponibilizados na Central de Vendas. Através do pop-up "Novidade Disponível", temos a exibição das funcionalidades presentes na tela. São elas:
- Os documentos abertos (notas, pedidos etc) são organizados de forma agrupada em abas, de acordo com o Tipo de Movimento, ou seja, cada Central - Compras | Vendas | Mov. Internas reúne os compatíveis com seu Tipo de Movimento;
- O controle de documentos em edição é mais simples e fácil, pois você pode alternar entre os documentos abertos através do botão Alternar entre os documentos, disponibilizado quando houver mais de um documento aberto na tela;
- Além da Consulta de Produtos, a Ficha de Parceiros também pode ser aberta através da Central, por meio do Botão Parceiros;
- Na grade de Itens, temos o campo de busca de itens tomando um menor espaço na grade;
- Também na grade de Itens, você pode efetuar a inclusão e edição dos produtos mesmo em modo grade;
- Temos os botões Mostrar lista de paineis e Mapa de atalhos, que visam auxiliar na navegação na tela e no acesso às opções mais frequentemente utilizadas.
Configurações
Através da opção Configurações, será aberto um pop-up com este mesmo nome, contendo as seguintes marcações:
Layout automático: Esta opção é exclusiva de Parceiro Sankhya.
Ignorar vendedor preferencial do parceiro: Esta opção se marcada, o sistema não preencherá o campo vendedor ao informar o Parceiro. Quando desmarcado, o sistema irá sugerir o Vendedor preferencial, configurado no Cadastro de Parceiros (campo presente na aba Identificação).
Ao fechar com mais de um documento aberto: Através desta opção, você pode definir a forma que o sistema irá proceder no ato do fechamento de vários documentos abertos simultaneamente na central, são apresentadas as seguintes formas:
- Perguntar: ao selecionar esta opção, será aberto o pop-up "Múltiplos documentos abertos" informando que existe mais de um documento sendo executado na central, solicitando a confirmação do fechamento de todos os documentos ou somente do mesmo. O referido pop-up disponibiliza a marcação "Salvar resposta", esta marcação fixará de forma automática a confirmação efetuada até que a forma seja alterada;
- Atual: selecionando esta opção, será fechado somente o documento atual e carregado o próximo de acordo com a ordenação de documentos abertos;
- Todos: com esta opção, serão fechados todos os documentos que estão sendo executados, caso não estejam finalizados todas as informações serão perdidas.
Visualização Automática das Ocorrências: com esta marcação habilitada ao confirmar a NF-e, o sistema considera as notificações previstas neste repositório e apresenta o pop-up "Ocorrências na confirmação das notas" automaticamente.
No pop-up será apresentada uma mensagem em destaque informando que:
“Para desativar este popup automático, ajuste a preferência da tela.”
Sendo assim é só desabilitar a marcação Visualização Automática das Ocorrências que o pop-up não será mais apresentado automaticamente.
Caso confirme uma ou mais NF-e com pendências de validação, e a marcação esteja ativada, será apresentado o pop-up "Retorno de confirmação de notas" com a seguinte mensagem de aviso:
“Existem rejeições que impedem a autorização das suas notas fiscais pela SEFAZ. Por favor, verifique a ocorrência em 'Ver acompanhamentos'.”
Histórico Alteração Campo Pendente
Esta opção será apresentada para utilização, caso o parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" esteja habilitado. Este parâmetro faz com que, ao marcar o item de um pedido como "Não Pendente" será aberto um pop-up para que seja informada uma justificativa para tal marcação, ou seja, o por que do item em questão ser marcado como não pendente.
Trabalhando com esta funcionalidade, ao marcar um item como Não Pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório. Vale salientar que esta tela só é aberta através da grade de "Itens" (parte inferior da tela de Seleção de Pedidos); a opção "Marcar como não pendente" localizada no botão Outras Opções... da grade Resultado da seleção não irá apresentar este comportamento.
A opção Histórico Alteração Campo Pendente tem o objetivo de apresentar de forma agrupada os motivos pelos quais os itens dos pedidos estão sendo marcados como "não pendente"; esta informação auxilia os gestores de modo que estes obtenham um maior controle a respeito do faturamento de seus pedidos, ou seja, permite identificar, por que determinados itens não estão sendo faturados? Qual a justificativa mais utilizada pelos funcionários ao marcar um item como não pendente? Em uma equipe de vendedores, qual deles efetua a referida marcação com maior frequência? Entre outras possibilidades.
A opção até aqui relatada, quando acionada, irá apresentar um pop-up de nome "Histórico de alteração do campo 'Pendente'" que contém as informações pertinentes aos itens, tais como "Sequência", "Código" e "Descrição", e na grade inferior, os dados referentes às justificativas inseridas, ou seja, "Usuário", "Nome do Usuário", "Modificado em", "Status" e a "Justificativa" informada.
Consulta de Saldo Flex
Importante: Esta opção apenas estará disponível se o parâmetro "% Retenção do acréscimo. - PERCRETENCAO" estiver com o valor maior do que zero, se sua empresa possuir o opcional "30342 - CONTA CORRENTE FLEX/W" e se o documento aberto na Central possuir o Tipo de Movimento de Pedido de Venda ou Nota de Venda.
Através desta opção, você pode consultar o saldo do desconto para vendedores:
Observação: Os campos "Usuário" e "Senha" serão solicitados para validação caso o parâmetro "Autentica consulta saldo flex? - AUTENTCONSULEX" esteja ligado.
Ver acompanhamentos
A opção Ver acompanhamentos tem o objetivo de registrar todas as ocorrências de um determinado documento, seja este Orçamento, Pedido de Venda, Nota Fiscal de Venda, Devolução de Venda ou Conhecimento de Transporte, podendo estas serem referentes ao próprio documento, ao Parceiro, à Transportadora, ao Produto, ao Contato, à Empresa, ao Vendedor, ao Veículo ou ao Frete. Esta tela tem a função de prover informações referentes ao andamento de uma negociação e à sua qualidade.
Para visualizá-la, selecione o documento desejado (pedido, nota etc) e em seguida, acione esta opção. Através da tela que será aberta, pode-se incluir, alterar e remover ocorrências referentes à estes documentos.
Na grade superior, pode-se visualizar alguns detalhes da nota, tais como Número Único, Número Nota, Status NF-e, Status NFS-e, Número lote NF-e, Número lote NFS-e e às Observações NFS-e e Observações NF-e, sendo que estas duas últimas poderão ser visualizadas através do duplo clique na linha ou através do botão "Ver observação".
Na grade inferior são apresentadas as ocorrências relacionadas a cada documento, que poderão ser visualizadas, alteradas, incluídas ou excluídas.
A "Data", a "Hora do Acompanhamento" e a "Referência" devem ser obrigatoriamente preenchidos; esta última informação define o aspecto ao qual se refere a "Ocorrência", que é o último ponto a ser inserido na tela.
Observação: Ocorrências adicionadas manualmente podem ser alteradas e/ou excluídas por qualquer usuário (com acessos à consulta/alteração da tela). Já ocorrências adicionadas automaticamente pelo sistema não poderão ser alteradas ou excluídos por nenhum usuário. Ocorrências de erros de validações de NF-e, são exemplos de informações adicionadas automaticamente.
Complemento...
A nota de complemento é utilizada, nos casos em que uma nota tenha sido aprovada pela SEFAZ, porém contém algum dado errado, ou mesmo falte algum valor de imposto.
O objetivo desta opção é gerar uma Nota de Complemento, que nada mais é, do que efetuar uma cópia do cabeçalho da nota (que ficou com a informação errada), alterando a TOP, a observação, zerando a numeração da nota e as informações referentes a NF-e, para que seja possível corrigir as informações necessárias.
Ao clicar na opção, será aberto o pop-up "Nota de Complemento" para geração da nota em questão.
Deve-se aqui informar a TOP de Complemento; um Tipo de Operação - TOP de Complemento, é caracterizada em sua configuração na aba "Impressão", campo "NF-e" deve estar definido como "Complementar", assim como o campo "Tipo de Emissão", presente na aba Impostos também no cadastro de TOP's. Ainda na aba Impostos, o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS", deve ser obrigatoriamente definido como "Não calcula e digita". Com esta configuração, será permitido que sejam digitados os campos relacionados aos impostos nos itens da nota.
Na parte inferior desta tela, são apresentados os produtos da nota original, onde pode-se escolher qual ou quais itens constarão na nota de complemento. Todos os itens que estiverem na grade, estarão presentes na nota de complemento, portanto, se você desejar remover algum item, poderá utilizar os botões "Remover selecionados" ou "Remover NÃO selecionados". O sistema transporta as informações de quantidade, valor unitário, impostos e local para a nota de complemento, onde deve-se alterar manualmente os impostos os quais deseja-se complementar. Ao clicar em "Confirmar" o sistema irá gerar a nota de complemento, abrindo-a na Central de Vendas.
Não é possível lançar complemento de complemento, porém não existe restrição para lançar mais de uma nota de complemento para a mesma nota. Além disso, o parâmetro "Aceita quantidade zero em notas de complemento - QTDZEROCPL" influencia diretamente esta rotina. Quando este parâmetro estiver habilitado, e for utilizada uma TOP de complemento contendo as configurações citadas acima, será possível informar a quantidade "0" (zero) no item. Caso o parâmetro esteja desabilitado, mesmo que a TOP de complemento esteja seguindo a configuração mencionada, ao tentar preencher quantidade zero no item, esta informação não será aceita.
Também atuando neste processo, tem-se o parâmetro "Data para cálculo de custos de nota de complemento - DTCOMPCALCCUSTO", que irá influenciar no cálculo do custo de Nota de Complemento da seguinte forma:
- Quando o parâmetro for definido como "Data da Nota de Complemento" o cálculo do custo da Nota de Complemento será realizado como se fosse uma entrada normal utilizando como base a sua "Data de Negociação";
- Quando configurado com "Data da Nota de Origem", a Nota de Complemento será "anexada" com a sua respectiva "Nota de Origem" e o cálculo será feito somando as duas, com base na "Data de Entrada" da Nota de Origem. Contudo, para este tipo de configuração, se existir uma compra ou venda do produto entre a data da Nota de Origem e a Data da Nota de Complemento, o parâmetro não irá influenciar nos cálculos, pois os custos ficariam divergentes devido à diferença do saldo de estoque entre as datas.
Observação:A configuração efetuada no parâmetro de chave DTCOMPCALCCUSTO também será considerada na realização do cálculo de custos que ocorre na confirmação de notas nas Centrais.
Importante: O sistema conta com um recurso ativado através do parâmetro "Aceitar valor unitário igual a zero na venda? - ACEITARUNITZERO" que permite a emissão de notas com o valor unitário zerado. Porém, para que esta emissão seja possível, quando o parâmetro estiver ativado a TOP em questão deve ser de Complemento; a partir disso tem-se 3 (três) situações:
1) Se a nota não for NF-e, será aceito o valor zerado;
2) Se a nota for NF-e e for Complemento, será aceito o valor zerado;
3) Se a nota for NFe, não será aceito o valor zerado.
Com o parâmetro "Totaliza nota complemento s/ considerar quantidade? - TOTCOMPLSEMQTDE" habilitado, o usuário poderá realizar o lançamento de uma Nota de Complemento sem informar a sua quantidade, preenchendo-a apenas os valores de impostos.
NF-e Complementar de Produtor Rural
Mediante definições pré-estabelecidas pela SEFAZ por meio de Nota Técnica, a NF-e Complementar de Produtor Rural, deverá seguir as especificações abaixo, mesmo que possua características de complemento. Diante disso, pode-se emitir uma NF-e de Complemento "Modelo de Documento 55" que referencia uma NF de Produtor Rural utilizando os "Modelos de Documentos 04 ou 1B".
Nota: Diante desse contexto, o sistema permitirá a emissão de NF-e Complementar de Produtor Rural onde o emissor da nota seja caracterizado como Pessoa Física (CPF).
Posto isso, selecionando uma NF de Produtor Rural emitida no sistema e acionando a opção Complemento..., é necessário considerar as seguintes configurações:
Em relação a NF de Origem tem-se:
- Ao ser emitida, faz-se necessário selecionar no campo "Modelo do Documento" as opções de tipos de modelos "04 - Nota Fiscal de Produtor" ou "1B - Nota Fiscal Avulsa" (tela Tipos de Operação - TOP, aba Livro Fiscal);
- No campo Empresa, deve ser informado um Produtor Rural com CPF cadastrado.
Na tela Tipos de Operação - TOP, proceder do seguinte modo:
- Ao considerar a aba Validações, a marcação "Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe" deverá estar habilitada;
- Em relação a aba Livro Fiscal, campo "Modelo do Documento", selecione a opção "55 - Nota Fiscal Eletrônica";
- Considerando a aba Impostos, campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" deverá constar neste, a opção "Não calcula e digita";
- No campo "Tipo de Emissão", deve-se selecionar a opção "Complementar" (aba Impostos);
- Na aba Impressão, campo "NF-e" utilize a opção "Complementar".
Observação: Sobre a TOP de Complemento utilizada, considera-se as demais marcações padrões pertinentes a emissão de uma NF-e Convencional, como por exemplo, calcular os impostos PIS e COFINS, numeração automática, dentre outros.
Tem-se que após o lançamento da NF-e de Complemento, deve-se confirmá-la e gerar seu respectivo lote. Diante disso, o XML desta NF-e será devidamente gerado mesmo que tenha como referência um modelo em que o emissor da nota de origem seja Pessoa Física (CPF). Portanto, mediante as informações mencionadas, pode-se realizar o procedimento de encaminhado do arquivo XML para a SEFAZ, contemplando assim, suas determinâncias.
Gerar Nota de Remessa
Em linhas gerais, uma Nota de Remessa é aquela que acompanha o produto, sem ter a finalidade de venda ou compra. Pode-se ter esta situação em Remessa para conserto, envio de amostras, produtos para demonstração, envio para a garantia etc. São operações que se enquadram no grupo de CFOP 1900.
Pra emissão de uma nota nestas condições, deve-se inserir o CFOP correto para a situação, inserir os dados do produto a ser enviado, inclusive os respectivos preços (pra efeito de seguro de transporte, deve-se ter valores); é válida a inserção de informações adicionais, por exemplo, "valores apenas para efeito de transporte".
Para utilização da opção Gerar Nota de Remessa, deve-se atentar para as configurações no Tipo de Operação - TOP, aba Geral, seção "Geração de Nota de Remessa na Confirmação" As marcações presentes neste seção, serão utilizadas para gerar movimentações conjuntas onde existe Confirmação de uma Venda ou Compra e gerará a Nota de Remessa.
Se a opção Gerar se parc. destinatário preenchido estiver marcada, a remessa será gerada apenas se na nota de venda ou de compra estiver informado o "Parceiro Destinatário", ou seja, neste caso, este parceiro será utilizado como Parceiro da Nota de Remessa.
Observação: Não é permitido Cancelar diretamente a Nota de Remessa. Deve-se cancelar a Nota de Venda ou Compra (Nota Principal) que gerou a remessa, para que a partir disso possam ser canceladas as duas Notas, a nota principal e também a remessa. As Notas de Remessa serão identificadas pelo campo "Número Remessa" (NUREM) preenchido no cabeçalho da Nota (TGFCAB). A Nota Principal, que é a que poderá ser excluída, é reconhecida pela TOP que deve ter a opção "Gerar se parc. destinatário preenchido" marcada.
Importação de NF-e p/ CT-e
Para utilização desta opção, você deverá primeiramente configurar as Preferências para importação de NF-e p/ CT-e; uma vez determinadas as preferências para importação, ao acionar a opção "Importação de NF-e p/ CT-e" será aberto um pop-up de mesma nomenclatura.
O processo de importação dos dados da NF-e para lançar um CT-e, tem a finalidade de agilizar a operação de lançamento do CT-e da transportadora. Deste modo, é possível que grande parte dos dados do CT-e e das notas transportadas sejam inseridos e em seguida transmitidos à SEFAZ. Através da opção "Importação de NF-e p/ CT-e", tem-se o ponto de partida para este procedimento.
Inicialmente, por meio do campo "Dados da NF-e", determina-se como se dará a importação. Pode-se definir dentre três opções:
- Importar XML da NF-e: Esta opção é utilizada para importar os dados da NF-e através de um arquivo XML. Por esta alternativa, será possível importar um arquivo na extensão "XML", ou ainda no formato ".ZIP", sendo este último, contendo vários arquivos. Ao selecionar o(s) arquivo(s) XML é feita uma validação do CNPJ/CPF do emitente, destinatário e transportadora da NF-e. No sistema, o "Emitente" e o "Destinatário" precisam estar cadastrados como Parceiros, enquanto que a "Transportadora" da mercadoria correspondente à nota, precisa estar cadastrada como Empresa.
- Buscar nota do sistema: Esta indicará a utilização desta opção, quando a Empresa emitente da NF-e e a Empresa Transportadora emitente do CT-e estão na mesma base de dados. Definindo a forma de importação por esta opção, será aberto o pop-up "Busca Nota Fiscal no Sistema" para que seja feita a pesquisa de qual nota deseja-se importar para lançar o CT-e. A nota desejada pode ser importada clicando-se duas vezes sobre ela; assim que esta for selecionada, as mesmas validações existentes na importação do XML vão acontecer, exceto as ligadas à validações específicas do arquivo XML. Somente notas fiscais de modelo 1, 41B ou 55 confirmadas podem ser utilizadas para lançar o CT-e. uma vez selecionando-se a nota desejada, esta será inserida com as devidas informações.
- Consultar nota na SEFAZ: Esta opção pode ser empregada em casos que a Empresa transportadora está de posse da chave de acesso da NF-e a ser transportada. Ao utilizar esta opção, será necessário digitar o CAPTCHA (caracteres correspondentes à imagem exibida no lado superior direito do pop-up "Importação de NF-e p/ CT-e") e em seguida bipar, colar ou digitar a chave de acesso da nota. A partir disso, será feita uma consulta da nota no portal da NF-e, assim como é feito através do endereço:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tip oConteudo=XbSeqxE8pl8=
- Buscar nota recebida pelo e-mail/DF-e: Esta opção está diretamente relacionada a rotina Configuração p/ leitura de XML no e-mail; depois que o sistema busca e localiza XML's dos documentos na Caixa de entrada do usuário de e-mail, estes uma vez baixados e salvos, podem ser importados através da opção Buscar nota recebida pelo e-mail/DF-e. Para sua utilização, informe a Chave de acesso do XML, e solicite sua Consulta; caso o documento seja localizado, este será carregado na grade; caso contrário, será exibida a seguinte mensagem:
"Xml não encontrado para a chave NF-e informada!"
Uma vez inseridas as notas desejadas, os demais campos presentes no pop-up "Importação de NF-e p/ CT-e" poderão ser carregados partindo-se da configuração realizada nas Preferências para importação de NF-e p/ CT-e, e ainda, quando for o caso, poderão ser editados. São eles:
- Empresa;
- Parceiro;
- Previsão de entrega;
- Produto predominante;
- A "Série" sempre precisará ser informada antes do lançamento do CT-e.
Além de alterar essas informações, pode-se conferir os dados das notas inseridas na grade existente na parte inferior do pop-up.
Depois que todas as notas e informações forem conferidas e estiverem em conformidade, clica-se no botão . Feita a importação, o CT-e será gerado contendo todos os dados obtidos através das notas fiscais utilizadas. Conforme definição nas Preferências para importação de NF-e p/ CT-e (aba Cabeçalho, campo Ao gerar o CT-e), o documento poderá ser apresentado assim que a importação for concluída ou será solicitada a importação de novas notas para inserção de um novo CT-e.
O detalhamento completo das funcionalidades da opção Importação de NF-e p/ CT-e, pode ser visualizado através do link Importação de NF-e para lançamento de CT-e.
Documentação do tipo de Operação- TOP
Por meio desta opção, você poderá visualizar a descrição da TOP referente ao registro selecionado. Para isso, é necessário primeiramente preencher a aba Documentação localizada na tela Tipo de Operação-TOP com as informações relacionadas a TOP.
Caso não seja cadastrado nenhuma informação nesta aba, ao clicar na opção Documentação do tipo de Operação- TOP, o sistema apresentará a mensagem abaixo:
"TOP X não tem documentação cadastrada."
Nota: Se for selecionado mais de registro na grade, a opção Documentação do tipo de Operação- TOP não será apresentada.
Pesagem
Funcionalidade disponível para lançamentos realizados com o Tipo de Movimento: V-Vendas e que estejam com o campo "Tipo de Movimento Armazenagem", da aba Armazéns da TOP, configurado com a opção Venda. Ao acioná-la, será aberta a tela de Pesagem contextualizada nos respectivos tickets aos quais as notas estão vinculadas. Caso não encontre um ticket para a referida nota, será exibida uma mensagem informando que não há Pesagem vinculada a ela.
Nota: Este é um recurso específico do módulo opcional 30935-Comercialização de Grãos/W.
Laudo
Funcionalidade disponível para lançamentos realizados com o Tipo de Movimento: V-Vendas e que estejam com o campo Tipo de Movimento Armazenagem, da aba Armazéns da TOP, configurado com a opção Venda. Ao acioná-la, será aberta a tela de Laudo de Classificação contextualizada nos respectivos laudos aos quais as notas estão vinculadas. Caso não encontre um laudo para a referida nota, será exibida uma mensagem informando que não há Laudo vinculado a ela.
Nota: Este é um recurso específico do módulo opcional 30935-Comercialização de Grãos/W.
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