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Esta tela será utilizada para o cadastro dos descontos promocionais com datas pré-definidas.
O desconto será cadastrado conforme configurações do tipo de negociação, mais especificamente do campo lista "Desconto Promocional" (vide help Tipo de Negociação).
Na parte superior da tela temos o campo "Filtrar por data inicial:", no qual é possível realizar um filtro pela data inicial do desconto. Ao ser pressionado o botão "Aplicar", serão apresentados todos os registros cuja data inicial estiver indicada neste campo.
O botão "Incluir Vários Descontos" apresentará o pop-up para inserção dos dados do desconto à exceção de parceiro e produto.
Depois de inseridos os dados necessários e obrigatórios, ao clicar em "Próximo", você irá selecionar os "Parceiros".
Posteriormente, ao "Adicionar" será aberta a tela para escolha de um ou mais parceiros que se enquadrem no desconto que está sendo cadastrado. Para a inclusão de vários parceiros, não é necessário fechar a tela de pesquisa de parceiros, através de um clique simples sobre os parceiros desejados, estes são incluídos no desconto.
Clicando novamente em Próximo, será exibida a tela para selecionar os produtos.
Sendo que, como exibido no gift acima, se o produto que você escolher possuir controle adicional, sendo estes por "Lista", "Grade" ou "Lote", ao adicioná-lo, você poderá inserir também as opções de controle que desejar, desde que estas estejam cadastradas na tela de Cadastro de Produtos.
Ao clicar em "Concluir" será criada uma linha para cada conjunto, dados do desconto + parceiro + produto na grade de descontos, fechando assim a janela de inclusão de vários descontos.
Temos abaixo a ordem de prioridade de desconto promocional a ser considerada pelo sistema:
1) O desconto específico do produto;
2) O desconto por grupo de produto;
3) O desconto por Parceiro;
4) O Grupo Desconto Parceiro.
Existem casos onde poderá ocorrer a existência de 2 (dois) descontos promocionais em um mesmo período, observe abaixo um exemplo da regra de aplicação do desconto:
A promoção "A" é pertinente a um desconto por percentual e está configurada com os campos:
"Tipo Grupo" = opção "Todos";
"Grupo Desconto Parceiro (Descontos)" = "***************".
A promoção "B" descreve um desconto por quantidade e está configurada com os campos:
Tipo Grupo = opção "Grupo Parceiro";
"Grupo Desconto Parceiro (Descontos)" = grupo "Indústria".
O parceiro "X" tem o campo "Grupo Desconto Parceiro" localizado na aba Crédito configurado com a opção "Indústria" correspondendo a promoção "B". Portanto, o sistema irá referenciar o desconto mais especifico que é o "B".
Já o parceiro "Y" não possui uma configuração para o campo Grupo Desconto Parceiro. Deste modo, o sistema leva em consideração o desconto "A" ao qual abrange todos os produtos.
Portanto, o sistema contextualiza primeiramente o desconto mais específico na Consulta de Produtos.
Importante: É possível aprimorar o uso da tela Descontos Promocionais, por meio de configurações realizadas previamente na tela Dicionário de Dados, onde na tabela TGFDES poderá criar ações do tipo Lançador, de modo que na tela de Descontos será exibido o botão "Outras Opções", contendo a ação criada.
Por meio do botão "Ir para Descontos Especiais", o sistema abrirá a tela "Descontos Especiais" onde você poderá realizar o cadastro das promoções "Sazonal", "Leve X pague Y" ou "Leve X ganhe um de brinde".
Cadastro de descontos promocionais
Nos campos "Data Inicial" e "Data Final" informe o período que se iniciará e terminará o desconto, respectivamente. A data final do desconto poderá ser antecipada ou prorrogada, sendo que para os descontos antecipados a data limite será a data do dia da alteração.
Selecione a "Empresa" do desconto. Este campo é utilizado junto com o campo "Local" da seguinte forma: No Portal de Vendas e Central de Vendas, ao buscar o desconto promocional, o sistema sugere o local na digitação do item. Isso para criar um local onde a empresa poderá transferir todos os itens que têm descontos promocionais, como forma de controlar a quantidade de itens que poderão ter o desconto promocional.
Na Consulta de Preços e Estoque, se o Desconto Promocional for por quantidade, e tiver Local, a tarja amarela desaparece quando o estoque no local de promoção acaba.
Escolha o "Tipo Grupo" para o qual serão concedidos os descontos. Existem as opções:
- Parceiro;
- Grupo Parceiro;
- Todos.
Observação: O desconto será concedido para Todos quando as opções Grupo Parceiro, ou Parceiro do campo acima forem selecionadas, porém seus respectivos Grupo/Parceiro não forem especificadas.
O campo "Grupo Desconto Parceiro" será habilitado se no campo Tipo Grupo estiver selecionada a opção Grupo parceiro. Esse grupo deverá ser pré-cadastrado no Cadastro de Parceiros, aba Crédito, campo "Grupo Desconto Parceiro".
Indique o "Cód. Parceiro" do Parceiro que receberá o desconto.
O campo "Tipo Desconto Produto" permite o cadastro de descontos, restringindo este por "Produto/Serviço", "Grupo de Produto" ou "Todos", sendo que quando definido com esta última opção, todos os produtos sem exceção serão "afetados" pelo desconto configurado.
Nota: O desconto será concedido para Todos, caso o Produto/Serviço ou Grupo de Produto não for especificado.
Informe o "Grupo Desconto Produto/Serviço" pré-cadastrados no Cadastro de Produtos, na aba Venda, campo "Grupo Desconto Produto" e no Cadastro de Serviços, aba Venda, campo "Grupo Desconto Serviço".
Observação: Para que o Desconto Promocional possa ser aplicado, os produtos devem estar vinculados a um Grupo de Produtos/Serviços e na aba Estoque, no campo "Valida estoque" deve constar uma opção diferente de "Não valida".
Se a marcação "Usa desconto por controle" for habilitada, quando houverem produtos controlados por Lote, Grade ou Lista no cadastro de desconto, o sistema irá disponibilizar todas as variações desse controle para seleção no desconto promocional. Dessa forma, o sistema aplicará o desconto para as variações dos controles selecionados, de maneira que, caso nenhuma ou todas as variações forem selecionadas após o cadastro ser salvo, o sistema irá lançar para cada variação, uma linha de cadastro com as mesmas informações de descontos conforme o cadastro realizado.
Nota: Não é recomendável que você realize a habilitação da marcação acima se o cadastro do desconto promocional for aplicado para o produto, independente do seu controle. Assim, o sistema irá lançar apenas uma linha do cadastro de descontos promocionais e este, por sua vez, será aplicado nas movimentações de vendas nas Centrais quando o produto for lançado no item da nota para qualquer opção selecionada no campo Controle.
Informe o "Produto" para o qual será concedido o desconto. Uma vez que, caso o Produto cadastrado nesse campo for controlado por Lista, Grade ou Lote, você poderá adicionar uma ou mais opções desse controle:
Observação: Para produtos com controle adicional de estoque do tipo Lote, o sistema irá disponibilizar somente os lotes cujo estoque seja maior que zero.
O campo Local é usado juntamente com o campo Empresa conforme já citado acima.
Atenção para "Produto" e "Local": o sistema não considera o ‘Desconto Promocional’ para o mesmo produto e período, que possuam locais diferentes, quando para estes locais não existir estoque. Portanto, para o sistema considerar o ‘Desconto Promocional’, quando ocorrer à condição especificada acima, o produto terá de ter estoque em todos os locais.
Além disso, ao habilitar o parâmetro "Habilita desconto promocional por local? - DESCPROMOPORLOC" temos a possibilidade de vincular o desconto promocional que está sendo criado ao local indicado. Ou seja, o desconto promocional estará associado ao local (campo Local) e será aplicado no lançamento da nota aos produtos que estiverem armazenados no referido local.
Nota: Para que o desconto promocional seja praticado por local é necessário marcar a opção "Aplicar desconto por local".
Você preencherá o campo "Unidade" com o volume da promoção que está sendo cadastrada. Sendo que, caso seja inserido o volume alternativo de um produto o sistema exibirá uma mensagem informando que a unidade em questão na promoção, terá o seu valor multiplicado na venda com default 1. E uma vez que você cadastra uma promoção para determinada Unidade, o campo "Multiplicador de Valor" (tela Cadastro de Produtos, aba Unidades Alternativas) será nulo.
Observação: Esse campo será habilitado ao ligar o parâmetro "Habilita desconto promocional por volume - DESCPROMOPORVOL", dessa forma é possível configurar descontos por volume. Esse parâmetro afeta exclusivamente o cálculo do valor da promoção quando se trata de desconto por "Valor". Ele não afeta as rotinas que decidem se irá ou não utilizar o desconto por quantidade no lançamento da nota. Desse modo, com o parâmetro ligado, caso o desconto promocional seja por Valor, este será dividido ou multiplicado pela quantidade do volume alternativo em questão.
Informe o "Percentual" de desconto que será dado sobre o preço de venda do produto. Quando é informado um valor para este campo o sistema calcula o valor do desconto automaticamente.
Importante: Se o campo "% Desconto Máximo" presente na aba Venda do Cadastro de Produtos estiver vazio ou com "0" (zero) informado, caracteriza-se que o produto não pode ter nenhum percentual de desconto informado, caso contrário, será solicitada a liberação para o evento 25 - Desconto por item na nota. Para estas situações, temos a seguinte regra:
Se o parâmetro "Valida desconto máximo - VALDESCMAX" estiver definido como "VALIDA E NÃO ACEITA" e o produto estiver cadastrado com o campo % Desconto Máximo igual a "0" ou "vazio" o comportamento será:
- Caso exista desconto promocional cadastrado e o valor de venda seja o valor da promoção, não será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota;
- Se houver desconto promocional cadastrado e o valor de venda seja menor que o valor da promoção, será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota;
- Caso não exista desconto promocional cadastrado e o valor de venda seja menor que o preço de tabela, será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota.
Portanto, caso queira que o evento 25 não seja solicitado para o produto, será necessário informar 100% no campo % Desconto Máximo e no Cadastro de Produtos aba Venda a marcação "Promoção" não deverá ser acionada para o produto.
Observação: Caso o Desconto Promocional envolva um produto que esteja configurado com um percentual máximo de desconto (aba Venda, campo % Desconto Máximo), o sistema realiza a seguinte análise:
- Se o lançamento for realizado entre a Data Inicial e a Data Final do Desconto promocional, será considerado este percentual;
- Caso o lançamento esteja fora do intervalo da Data Inicial e a Data Final do Desconto Promocional, o sistema considera o percentual máximo de desconto cadastrado para o produto.
Em nenhuma das hipóteses, o sistema irá realizar a soma destes percentuais.
A marcação "Usa desconto por quantidade" permitirá ao usuário trabalhar com descontos promocionais por quantidade no sistema.
Nota: A grade "Descontos por Quantidades" na parte inferior desta tela é independente da marcação Usa desconto por quantidade, mas só terá validade na nota se esta opção estiver marcada.
O desconto por quantidade será válido apenas quando o Tipo de Negociação possuir marcada a opção "Considerar por Quantidade", do campo "Desconto Promocional" na aba Características. Quando estiver marcado "Considerar Sempre" e o sistema encontrar uma promoção, ele buscará a promoção da forma normal sem considerar os descontos por quantidade.
Ao informar um produto na Central de Vendas, caso existir o desconto por quantidade o sistema atualizará o desconto baseando-se na quantidade informada.
Preencha o "Valor do desconto" somente se o desconto for por Produto.
Nota: Caso não informe o desconto em Percentual, o sistema aplicará o desconto em valor, ou seja, o valor informado no campo "%Desc/Vlr Unit.", será o valor unitário do item da nota.
O preenchimento do "Valor da Venda" fará com que os produtos que utilizarem este desconto tenham este valor de venda, independente do seu preço de tabela.
Importante: Se você preencher o campo "Percentual" ou Valor do desconto o sistema irá zerar o campo Valor da venda, e se preencher Valor da venda, os outros campos serão zerados, pois, só é possível informar um tipo de desconto por vez.
Exemplos:
1)
Produto: Abacaxi
-- Preço de tabela: R$ 100,00
-- Desconto promocional (Valor de venda): R$ 80,00
Ao lançar uma venda com este produto, é possível constatar que o mesmo terá um desconto de 20%, pois o preço de tabela está acima do valor de venda.
2)
Produto: Limão
-- Preço de tabela: R$ 70,00
-- Desconto promocional (Valor de venda): R$ 200,00
Ao lançar uma venda com este produto, é possível constatar que o mesmo terá um desconto de -185,71%, pois, como o preço de tabela está abaixo do valor de venda, ele terá que dar um desconto negativo para acrescentar no valor do produto.
Informe no campo "% Desconto de Bonificação" o percentual de desconto para bonificação.
O desconto de bonificação não poderá ser superior ao percentual de bonificação do Desconto Promocional menos o Desconto Financeiro informado no cadastro de Parceiros. Por exemplo: Se houver um Desconto Promocional com 10% e o Parceiro tiver um Desconto Financeiro de 5%, a Bonificação não poderá exceder 5% do valor do Pedido de origem.
Habilite a marcação "Liquidação" se o desconto em questão se trata de uma liquidação.
Através da opção "Aplicar desconto por local", o desconto promocional vinculado ao campo Local é praticado. Sendo que, esta marcação só ficará disponível para edição quando o campo Local estiver preenchido.
Selecione no campo "Atua sobre a tabela de preço" a tabela, caso o desconto promocional que está sendo configurado, deva interferir sobre alguma tabela de preços.
Nota: Os Descontos mais novos são apresentados antes dos mais antigos. Veja a Hierarquia no processo de Desconto promocional:
CODPROD DESC: código Produto
CODPARC DESC: código do Parceiro
GRUPODESCPARC DESC: código do Grupo de Parceiros
CODEMP DESC: código da Empresa
CODLOCAL DESC: código do Local
O botão "Duplicar", existente na parte superior da tela, permite copiar outros descontos promocionais já utilizados no sistema.
A empresa pode possuir mais de uma tabela de preço cadastrada para seus produtos, sendo que podem ser concedidos descontos promocionais com o mesmo período e produto para tabelas diferentes com percentuais diferentes.
Na Consultas de Produtos em "Detalhes de Preço", o campo "Promoção" apresentará o valor do produto já com o desconto configurado.
Importante: Quando colocamos um desconto promocional, ele atua também como limite máximo de desconto, isto para viabilizar que um produto com desconto máximo de 10% no cadastro possa ser promovido com, por exemplo, 50%. Precedendo o desconto promocional, temos a Taxa Especial, aba Taxas especiais do cadastro de Tipos de Negociação, que também atua como desconto e como máximo.
Na aba Geral são apresentados os campos:
- Quantidade até;
- Tipo Desconto;
- %Desc./Vlr. Unit.
Nestes campos você realizará a configuração de modo a restringir a quantidade a ser considerada para aplicação do desconto promocional (campo Quantidade até), se este desconto será em "valor" ou "percentual" (campo Tipo Desconto) e o valor ou percentual de desconto propriamente dito (campo %Desc./Vlr. Unit).
Observação: Caso tenha um produto que possua Desconto Promocional por quantidade, e o Tipo de Negociação esteja com o campo "Desconto Promocional" definido como Considerar por Qtd/Desconto ou Considerar por Qtd Somando (aba Características), na realização do lançamento deste produto em um Pedido de Venda, sendo necessário localizá-lo na Consulta de Produtos, a linha correspondente ao mesmo na grade principal desta consulta será apresentada na coloração amarelada; nos modos coluna ou lista, será exibido o ícone "%" junto ao respectivo produto. Tem-se estas peculiaridades, para que um item que possui desconto promocional por quantidade seja mais facilmente identificado perante os demais.
Importante: Não é possível a configuração de desconto por quantidade, considerando controle adicional de estoque.
Nota: Os descontos promocionais utilizados no Sankhya Checkout serão por promocional ou quantidade.
Parâmetros que influenciam esta rotina
Em uma nota de saída que esteja usando um tipo de negociação que aceita desconto promocional, para um tipo que não permite, se o parâmetro "Recalcula descontos quando altera Tipo de Negociação - RECDESCTPV" estiver ligado, o sistema recalculará os preços e descontos.
O parâmetro "Incluir desc. digitado p/ item c/ desc. promo? - INCDESCITEPROM", quando habilitado, ao realizar o lançamento de uma nota de venda, contendo produtos que possuam desconto promocional, na Central de Vendas, os campos "%desconto" e "Valor de Desconto" ficarão desabilitados para edição; se estiver desabilitado, os campos citados ficarão habilitados.
Quando houver um desconto no tipo de negociação e um desconto promocional cadastrado, para que seja utilizado apenas o desconto promocional ignorando o desconto do tipo de negociação, habilite o parâmetro "Desc. promo. 'Considerar Sempre' com preço cheio? - DESCPROMCSPRECO".
Ao ativar o parâmetro "Habilita desconto promocional por local? - DESCPROMOPORLOC", o sistema possibilita o vinculo do desconto promocional que está sendo criado a um local especifico. Ou seja, o desconto promocional estará associado ao local (campo Local) e será aplicado no lançamento da nota aos produtos que estiverem armazenados no referido local.
Valor De Desconto e % de Desconto Digitados
O sistema conta com um recurso que possibilita dar uma porcentagem de desconto ou valor de desconto no momento de venda, para um produto que já tenha um percentual de desconto por promoção.
Após ter configurado o desconto na Rotina de Descontos promocionais, no momento de incluir o produto na nota de venda na Central de Vendas, acessada através do Portal de Vendas, o percentual de desconto será mostrado no campo "% desconto", o valor deste desconto no "Valor do desconto" e o número do desconto promocional em "Nro. Promoção". Estes campos ficarão bloqueados para digitação quando o produto tiver desconto promocional configurado.
Para que seja possível informar um desconto para esse produto, a tela conta com o campo "% desc. Digitado" e "Vlr desconto digitado" onde você informará o percentual de desconto ou o valor do desconto e o sistema faz o cálculo desse desconto em cima do preço do produto menos o desconto da promoção e depois atualiza os campos % desconto e Vlr. desconto com os novos valores. Caso o usuário digite no campo % desc. Digitado o sistema atualizará automaticamente o campo Vlr desconto digitado e vice-versa.
Quando o produto não utilizar promoção, os campos % desc. Digitado e vlr desconto digitado ficarão bloqueados, pois não é possível fazer o cálculo sem o % desc. promoção.
Caso os campos % des. Digitado, % des. Promoção ou vlr desconto digitado não apareçam na tela da Central será necessário configurá-los na tela de configuração de layout da nota.
Para saber o valor e o percentual de desconto quando tem o % desc. Promoção e o % desc. Digitado ou vlr desconto digitado veja o exemplo abaixo.
Exemplo:
Produto 1 - Qtd 1,
VlrUnit:176,34
%desc. promoção: 2,27% (176,34 * 2,27% = 4,00 de desconto, vlr produto fica 172,34)
Vlr desconto digitado: 0,34 (o sistema irá calcular a % através do valor e preencher o campo % desc. Digitado)
%desc.digitado: 0,20
Caso o produto possua desconto máximo excedido, ou exceda desconto máximo do tipo de negociação o sistema solicitará liberação de limites.
Isolamento Promocional por Empresa
Quando a promoção é por Empresa (isolamento promocional por empresa (Filiais)), para cada tipo de chamada da Consulta de Produtos existem formas diferentes de se contextualizar a empresa para buscar a promoção.
- Quando a Consulta de Produtos está sendo chamada pela Central o sistema utiliza a empresa da contextualizada da nota.
- Quando a Consulta de Produtos não está sendo chamada pela Central o sistema utiliza a empresa do usuário logado (Cadastro de usuário) ou a empresa informada na tela quando a configuração de tabela de preço de alguma maneira usa Empresa.
Isolamento promocional por empresa -> uma empresa filial de Uberlândia não poderia visualizar promoção de um mesmo produto de uma filial de Recife.
Ao habilitar o parâmetro "Usar o maior desconto promocional?-USAMAIDESCPROMO", o sistema sempre irá considerar o maior desconto promocional cadastrado para produtos/parceiros. Quando desligado, será utilizado o desconto mais recente.
Observação: Caso o parâmetro acima esteja ligado e no lançamento do item da nota, você alterar o campo "% de desconto" para um valor menor, ao salvar o item, o sistema solicitará que haja a liberação do Evento "66 - Desconto do item abaixo do calculado".
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