Módulo: Comercial > Rotinas
Além do botão "Outras Opções..." presente na Central de Vendas, representado pelo ícone e descrito através do link Central de Vendas | Botão Outras Opções, nesta mesma tela, na Grade Itens tem-se este mesmo botão, porém com outras funcionalidades; Aqui, descreveremos cada uma delas:
Inclusão contínua
Se você marcar a opção Inclusão contínua, ao finalizar e salvar o acréscimo de um item, o sistema reposiciona o formulário em modo de inserção automaticamente, caracterizando e possibilitando assim a adição consecutiva de novos produtos na grade.
Mostrar grade e formulário
Ao marcar a opção Mostrar grade e formulário, as duas formas de visualização da grade Itens, formulário e grade, serão exibidas simultaneamente; temos o formulário na vertical e na parte superior, e a grade na horizontal na parte inferior da tela.
Esta é uma opção configurada por usuário, ou seja, se você acessar o sistema e utilizar esta opção marcada, sempre que o mesmo acessar esta tela e executar a inclusão de itens, a grade será exibida conforme esta configuração, sendo modificada apenas caso a opção seja desmarcada.
Nota: quando for feita a configuração para apresentar grade e formulário e o usuário estiver realizando alguma inclusão de produtos, se for selecionado algum item na grade, o modo de inclusão não será perdido; pode-se prosseguir com a inclusão normalmente.
Documentos relacionados
Quando a opção Documentos relacionados é utilizada, o sistema abrirá o pop-up "Documentos relacionados ao produto X"; nele você poderá visualizar os documentos já lançados no sistema e que são ligados a um ou a todos os produtos do documento em questão.
Por exemplo, ao acessar esta opção estando-se posicionado em uma Nota de Venda que foi originada de um Pedido de Venda, este pedido de Pedido de Venda será apresentado neste pop-up na seção Documento de Origem. Imaginemos agora, que a Nota de Venda teve alguns de seus itens devolvidos; neste mesmo pop-up, na seção Documento de Destino será exibida a nota referente a esta devolução.
Trabalhando-se no Portal de Vendas e efetuando-se uma "Venda", os documentos a ele relacionados podem ser dos tipos de movimento "P" (Pedido de Venda), "C" (Compra) ou "N" (empresas que trabalham com o módulo Sementes).
Pode-se ainda, estabelecer um vínculo entre o item selecionado e outro documento manualmente, para isso, deve-se clicar em "Novo" no pop-up de Documentos relacionados e utilizar-se o botão de pesquisa do campo "Nro. Único" para localização do documento a ser vinculado.
Se a opção "Somente pedidos do parceiro para help" estiver marcada, serão exibidos somente itens do mesmo parceiro da nota na pesquisa do campo "Nro. Único".
Importante: a consulta de documentos relacionados, é realizada com base nas seguintes condições:
- Local do Item igual, entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Controle do Item igual entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Tipo de Movimento igual a "P" (Pedido de Venda), pois a nota é do Tipo de Movimento "V" (Venda);
- Código do Parceiro deve ser igual entre nota e pedido que está sendo procurado, caso a marcação "Somente pedidos do parceiro para help" esteja realizada;
- O pedido que está sendo buscado, deve ter o item de mesmo Cód. Produto que a nota;
- O item do pedido deve estar pendente;
- O pedido que está sendo procurado também deve estar pendente.
Observação: quando o parâmetro "Ao adicionar Doc. Relac. consid. Doc. confirmado? - CONSDOCCONFIRM" estiver ligado, apenas os documentos confirmados poderão ser vinculados. Caso contrário, os documentos não confirmados também serão vinculados.
O parâmetro "Liga prod. a ped. de compra vinculados na nota de compra? - LIGAUTORIG" influencia a opção Documentos relacionados, de modo a manter o vínculo entre os itens do Pedido/Nota e o Pedido de Origem mesmo quando o Lote for alterado ou for incluído ao Pedido/Nota outro item com o mesmo produto. Para manter esta ligação a quantidade do Pedido de Origem deve ser respeitada.
No pop-up de Documentos relacionados, as casas decimais apresentadas na coluna "Quantidade atendida" serão geradas de acordo com a configuração realizada para cada produto em seu respectivo cadastro (Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, campo Decimais para quantidade).
Observação: para que o sistema aceite a inclusão manual de notas fiscais eletrônicas que possuem Quantidades Atendidas igual a "0" (zero), acione o parâmetro "Vincular NF-e com Quantidade Atendida igual a zero - VINNFEQTDZERO".
Habilitando o parâmetro "Controla alteração documentos relacionados - CONTRALTDOCREL", será disponibilizada a marcação "Altera ligação entre documentos" na tela Controle de Acessos (Módulos > Comercial > Rotinas > Central de Notas). Esta marcação está vinculada às funcionalidades que permitem incluir e/ou excluir qualquer item da opção Documentos Relacionados e seu respectivo pop-up, desde que, o parâmetro esteja habilitado e a marcação selecionada. De outra forma, quando a chave CONTRALTDOCRELencontrar-se ligada e a marcação desabilitada, não será possível realizar estas configurações. Sendo assim, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Não é possível inserir um registro. Verifique as permissões de acesso".
Nota: quando o parâmetro encontrar-se desabilitado, será mantido o comportamento atual do sistema, ou seja, não será concedido o acesso para realizar qualquer inclusão e/ou exclusão de itens.
Observação: também será possível vincular uma Nota de Venda à outra Nota de Venda nos Documentos relacionados; porém, caso o parâmetro "Inserção tag DETEXPORT no xml da NFe? - HABTAGDETEXPORT" encontre-se desabilitado as notas com o tipo de movimento "V-Venda" não serão listadas neste pop-up.
Outros Impostos
Acionando-se a opção Outros Impostos, será aberto o pop-up "Outros Impostos Item da Nota" onde serão apresentados os impostos previamente configurados na tela Impostos. Este pop-up poderá ser alimentado automaticamente, de acordo com as conformações realizadas na tela mencionada, ou ainda, você poderá informar os impostos manualmente. No caso da inserção manual, os impostos disponíveis para lançamento, serão também àqueles cadastrados anteriormente na tela Impostos.
Observação: os impostos calculados nos itens e na nota por meio dessa opção não possuem influência ou relação com a opção Outros Impostos, localizada no botão Mais Opções da tela Movimentação Financeira.
Desmembrar item por lote
O acionamento desta opção, está relacionado à rotina Explosão Automática de Lotes. Clique no referido link para obtenção de maiores informações.
Informações de Controle Adicional
Quando se efetua o lançamento de itens em que na sua configuração informou-se "Data de Fabricação", "Data de Validade" e "Informações Adicionais", parâmetros "Usar data de Fabricação junto com Lote? - LOTEDTFAB", "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" e "Informações adicionais para Lotes? - LOTEINFO", tem-se a opção Informações de Controle Adicional habilitada para uso. Através dela é possível inserir e consultar os dados pertinentes a este controle adicional dos produtos.
Nota: essa rotina não é afetada pelas marcações "Altera registros confirmados" e "Permite editar data de validade na aba estoque", localizadas na aba Segurança da tela Usuários. Portanto, é possível realizar alterações nos campos Data de Validade e Data de Fabricação mesmo em notas já confirmadas.
Provisionar Entrega
A opção Provisionar Entrega em "Outras Opções" sobre os itens da nota/pedido, só ficará habilitada para utilização se no Tipo de Operação - TOP > Aba Validações empregado no lançamento do documento, a marcação "Exige Provisão de Entregas" estiver realizada.
Caso você utilize esta opção e posicionar-se em cada item, é aberto o pop-up "Provisionar Entrega" para realização das previsões das Datas e Quantidades a serem entregues. No preenchimento deste pop-up, é feita a validação pelo sistema das quantidades negociadas e das quantidades provisionadas.
Para que o documento seja confirmado, é necessário que todos os itens estejam com provisões de entrega.
Depois de confirmado o documento, será possível alterar ou não as provisões de acordo com a marcação no Tipo de Operação - TOP presente na Aba Geral, "Permite Alteração após confirmar?".
Quando se exclui uma nota gerada, o sistema desfaz no pedido a atualização da provisão de entrega referente àquela nota descartada.
Atender por dt. validade
Esta opção será habilitada para uso, caso o produto que está sendo lançado no documento seja controlado por Lote e o parâmetro "Usar data de validade junto com o Lote? - LOTEDTVAL" esteja ativado.
Satisfeitas estas condições, a quantidade do produto informada no documento será atendida de acordo com os lotes que possuem data de validade mais antiga, substituindo o item inserido pelos lotes adequados.
Opções p/ Controlar Pesquisas
Esta opção leva à marcação Pesquisar por Cód.Barra do Estoque/Unid.Alternativa que ao ser marcada, trabalha em concordância com o parâmetro "Código e/ou referência nos ítens? - CODPROREF", que se estiver definido com a opção "Referência", será possível no lançamento dos itens utilizar os códigos de barra previamente cadastrados para estes respectivos Produtos (aba Código de Barras).
Importante: quando o parâmetro "Código e/ou referência nos ítens? - CODPROREF" estiver definido com a opção "Referência", se fará necessária a ativação do parâmetro "Mostrar qual o tipo de referência - MOSTRARQUALREF", pois este será o responsável por definir se a referência apresentada na grade Itens será tanto "Referência do produto e Referência do fornecedor" ou cada uma unitariamente.
Bens
Esta opção é habilitada de acordo com o Produto que está sendo lançado e o Tipo de Operação - TOP que está sendo utilizada. O item que está sendo inserido no documento, em sua configuração deve estar definido como Imobilizado (aba Geral > campo Usado como) e o Tipo de Operação - TOP na aba Geral, o campo Atualização do Bem deve estar diferente da opção Não Atualizar e assinalado com uma opção compatível com a operação na qual a TOP será empregada.
No Tipo de Operação - TOP, aba Geral, o campo Atualização do Bem possui as seguintes opções:
- Não Atualizar
- Compra
- Baixa/Venda
- Dev. Venda de Bens
- Trans.Saída/Remessa
- Trans.Entrada/Retorno
A opção Bens, possui 5 (cinco) alternativas, são elas:
- Compra de Bens
- Baixa de Bens
- Transferência de Bens
- Retorno de Bens
- Devolução de Venda de Bens
Logo, considerando um produto Imobilizado, deve-se aliar estes dois aspectos. Por exemplo, utilizando-se um Tipo de Operação - TOP definido no campo Atualização do Bem como Baixa/Venda, indica-se a utilização da opção Baixa de Bens; ao lançar o produto e acionar esta opção, será aberto um pop-up com este mesmo nome, onde efetua-se a associação do item em questão a um bem; no nosso exemplo, para que um item seja vendido e seja feita sua baixa, é necessário que primeiramente ele seja adquirido, portanto é necessário que um Tipo de Operação - TOP que atualize o bem na compra seja devidamente utilizado na Central de Compras.
Nota: ao lançar um item de um produto imobilizado nas Centrais de Notas, desde que este contenha a TOP que atualiza bem, será apresentada a tela de bens automaticamente ao confirmar o item, ou ainda, esta poderá ser acessada através desta opção na grade de "Itens" das Centrais.
Na janela de registro de bens que se abre, a opção "Inserção contínua" localizada no botão "Outras Opções..." servirá para que, ao utilizar o leitor de código de barras e capturar o código do bem, o sistema salve o registro atual e abra uma nova linha para receber uma nova leitura, ou seja, com esta opção selecionada, insere-se de forma contínua os códigos dos bens, salvando a linha atual e abrindo logo em seguida a próxima linha para receber os novos dados.
Observação: a nova linha criada utilizará a informação do "Departamento" usado na linha anterior.
Nota: para que o "Cód. Departamento" seja preenchido no momento da emissão da baixa do bem, realize as seguintes configurações:
- No Cadastro de Produtos, aba "Bens", sub-aba Bens, aba "Geral", preencha o campo "Departamento" do bem que será utilizado na operação;
- Em seguida, na tela Tipo de operação - TOP, localize o registro vinculado na nota; na aba Estoque, o campo "Atualização do Bem" deve estar com a opção "Baixa/Venda" selecionada;
- Assim, ao informar o produto imobilizado e realizar a baixa de bens, seu Departamento será apresentado conforme configurado.
Importante: podemos mencionar que ao acionar a opção "Devolução de Venda de Bens" (Central de Vendas, Grade Itens, Botão Outras Opções, Bens) referida anteriormente, tem-se que serão utilizados somente os Bens que foram relacionados na Nota de Venda de Origem.
Deste modo, considerando a rotina de Locação de Bens e realizando a devolução/retorno do Bem locado, tem-se que o sistema considerará apenas os Bens vinculados a nota de saída que está sendo devolvida.
Portanto, diante deste contexto, ao acessar a tela Ficha Patrimonial, os Bens poderão ser devidamente localizados, sendo possível assim, analisar o status em que encontram-se estes, tais como "em estoque", "locado" ou "baixado".
Nota: por fim, pode-se realizar por meio da tela Consulta/Movimentação do Bem a movimentação de Bens entre os departamentos da empresa, assim como, verificar onde cada um destes está alocado; posto isto, ocorrerá assim, um controle mais assertivo e eficiente dos mesmos.
Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item
Ao acionar esta opção, será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, onde serão apresentados os dados dos impostos calculados para o item em questão. Para visualizar estes dados sobre cada item, é necessário clicar sobre sua linha correspondente, e em seguida acessar a referida opção, ou seja, o pop-up é aberto por item. A tela dará a possibilidade de inclusão, exclusão e alteração das informações sobre os impostos.
O pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item também possui um botão "Outras Opções...", que traz duas opções, "Copiar Impostos da NF Origem (Todos os Itens)" e "Copiar Impostos da NF Origem (Do item)". Estas marcações quando realizadas, fazem a cópia dos impostos da nota de origem para a nota que está aberta, para todos os itens, ou para um único item (isso quando a nota aberta possuir nota de origem, e nesta tiverem sido feitos os cálculos de impostos).
Nota: quando lançado item com CST 20 ou CST 70 serão verificados os campos Base de Cálculo e Base de Cálculo Reduzida da seguinte forma:
- Se os campos apresentarem valores diferentes, será mantido o processo atual de geração do registro C190 (EFD Fiscal), ou seja, a diferença desses campos que será levada ao campo 10 do registro C190.
- Se os campos apresentarem valores iguais, o registro C190 será gerado com base nos valores escriturados no livro fiscal. Então, o cálculo será (Vlr. Contábil) - (Base ICMS) e assim teremos o valor de Redução de Base. Se o campo Base ICMS estiver zerado, não será possível efetuar esse cálculo, devido não existir crédito de imposto.
Observação: quando o parâmetro "Calc. ICMS Diferido Dinamicamente para XML NF-e - DICMSDIFXMLNFE" estiver ligado o sistema arredondará os cálculos realizados referente aos valores de impostos que foram digitados manualmente neste pop-up.
O campo "Código Alíquota" será preenchido de forma automática quando os impostos de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e CSLL forem configurados nas suas respectivas telas de cadastro. Além disso, quando a marcação "Digitado" do pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item... for acionada, o campo Código Alíquota será limpo.
Na tela Auditória de Modificações, pode-se conferir por meio da tabela "CODALIQICMS", se houve alteração no campo Código Alíquota.
Os campos "Cód. do Benefício" e "Percentual do Crédito Presumido" são do tipo texto e serão preenchidos conforme dados dos campos de mesmo nome da aba Geral, da tela Alíquotas de ICMS.
Além disso, o campo "Valor do Crédito Presumido" irá calcular o valor total da multiplicação do valor da tabela de impostos da operação x percentual do crédito presumido.
Observação: os campos supracitados somente serão preenchidos/calculados para Imposto (ICMS) e incidência (produto), ou seja, não tem aplicação sobre despesas acessórias.
Esses dados serão utilizados para preencher as tags do grupo de crédito presumido no XML da nota.
Quando uma nota fiscal de venda for lançada na Central de Notas e o sistema estiver configurado para calcular PIS ou COFINS, será possível visualizar essas informações no pop-up "Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item".
Se você acessar os detalhes do imposto PIS ou COFINS, o sistema mostrará o campo "Indica se o valor do (PISST ou COFINSST) compõe o valor total da NF-e". Esse campo poderá estar marcado ou desmarcado, dependendo da configuração da alíquota correspondente.
Desconto Progressivo
A apresentação desta opção, se deve ao acionamento do parâmetro "Determina se usa desconto progressivo - DESCPROG"; caso ele esteja desativado, esta opção não será exibida para uso. Por padrão, este parâmetro é apresentado ativado.
Através da opção Desconto Progressivo é possível que o vendedor conceda desconto nos Itens de um Pedido ou Nota de Venda, de forma progressiva. O desconto progressivo consiste em aplicar dois ou mais percentuais de desconto sobre o "Valor do Produto"; a diferença é que esses percentuais não serão somados, e sim aplicados na forma de Desconto sobre Desconto. Vejamos o exemplo abaixo:
Valor do Produto: R$ 1.622,00
Aplicando Desconto 10%: R$ 1.459,80
Aplicando Desconto 5% sobre os R$ 1.459,80: R$ 1386,81
Notemos que apesar de ter aplicado um desconto de 10% e depois mais 5%, o resultado final não foi um desconto de 15%, pois os 5% aplicados por último, serão aplicados sobre o valor com 10% de desconto já aplicado. Sendo assim tem-se R$ 235,19 de desconto, o que resulta em 14,5% de desconto se aplicado ao "Valor Total" do Produto. Note que caso fosse aplicado 15% de desconto, o valor de desconto seria de R$ 243,30.
Ao clicar na opção, será aberto um pop-up demonstrando:
- Valor:Valor total do item na Nota (sem descontos);
- Descontos: Valor dos Descontos aplicados ao Valor Total do item, conforme os percentuais digitados na grade de porcentagens (%);
- Total: Total líquido resultante (Valor – Descontos);
- O botão "Excluir" irá remover a linha posicionada na grade de porcentagens;
- O botão "Limpar" removerá todas as porcentagens inseridas na grade;
- Pressionando "Ok" o sistema calculará o percentual real e o aplicará ao "Item da Nota".Isto é, o sistema preencherá o campo "% Desconto" presente no item da Nota e salvará o item. Neste momento, caso haja alguma liberação de limites de desconto, o sistema fará o lançamento da solicitação de liberação. Os descontos digitados serão salvos, sendo possível abrir novamente a janela de Desconto Progressivo para verificar quais percentuais de desconto foram aplicados, bem como alterá-los. Uma vez aplicado o Desconto Progressivo, o campo "% Desconto" ficará desabilitado para edição, sendo possível editá-lo acessando-se novamente a opção Desconto Progressivo, limpando todos os descontos e clicando novamente em "Ok".
- O botão "Cancelar" descarta qualquer modificação feita neste pop-up.
Importante: quando o parâmetro "Arredonda o valor do desconto unitário do item - ARREDDESCITE" estiver ligado, será alterado o comportamento do cálculo de descontos, causando um arredondamento antes da aplicação do percentual, o que pode influenciar no Valor do Desconto aplicado e, estando desligado, o arredondamento não é realizado, o que contribui para que o Valor do Desconto aplicado seja resultado do percentual inserido.
Para mais informações sobre o parâmetro ARREDDESCITE, verifique a documentação Parâmetros que atuam na Central de Vendas.
Lançar por Cód. de Barra
Através desta opção, realiza-se o lançamento de itens por meio do Código de Barras. Tem-se duas maneiras de acessar a referida opção:
- Botão "Outras Opções > Lançar por Cód.Barra" na grade de Itens;
- Pelas teclas de atalho no teclado "Ctrl + B".
Por meio de uma das opções descritas acima, o sistema abre o pop-up "Lançamento por Código de Barras", que contém as seguintes informações:
Código de Barras: Esse será o campo no qual pode-se ser feita a digitação manual do "código de barras do produto", ou bipa-lo através de um leitor.
Quando você informar o código de barras do produto no campo Código de Barras e posteriormente clicar no botão "Incluir", o sistema irá inserir o produto na grade disponível mais abaixo no pop-up. Ao informar o "código de barras" no campo citado e pressionando-se a tecla <Enter>, o sistema também incluirá o Produto na grade de itens, bem como se o usuário bipar o "código de barras" do Produto, o sistema irá preencher o código de barras e já incluir o item na grade de itens.
A grade possui as seguintes colunas:
Código de barras: Códigos de barras que já foram incluídos na tela.
Quantidade: Quantidade do Produto com determinado "código de barras", por exemplo, se o usuário bipar o "código de barras" 789123456 duas vezes, a grade de itens possuirá o código de barras 789123456 com a quantidade 2.
Se for feita a tentativa de exclusão de um item, o sistema excluirá a linha do Produto na grade, mesmo que este tenha mais de uma quantidade incluída.
O botão "OK" confirma os itens que foram incluídos pelo "código de barras", abarcando os mesmos, efetivamente, na Negociação (Pedido/Nota) na grade de itens, salvando-os e validando-os, assim como ocorre na inserção normal de um item pela grade.
O botão "Cancelar" suspende a inserção as informações, não acrescentando os itens pelo "código de barras".
A grade apresenta um totalizador de quantidades, fazendo um somatório do campo "Quantidade" da grade de todos os itens inseridos.
Ao tentar incluir um "código de barras" para o qual o sistema não o encontre cadastrado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto inexistente."
No lançamento dos itens por Códigos de barras, o sistema busca esta informação nos cadastros realizados, na seguinte ordem:
1) Campo "Cód. de Barras" da aba Estoque do Cadastro de Produtos - TGFEST;
2) Campo "Código de Barras" da aba Unidades Alternativas do Cadastro de Produtos - TGFVOA;
3) Campo "Referência" ou "Código de Barras" da aba Geral do Cadastro de Produtos - TGFPRO;
4) Campo "Cód. Barras" da aba Código de Barras do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Observação: o código de barras no sistema será obtido por meio do campo "Referência" da aba Geral tela Cadastro de Produtos ou do campo "Código de Barras" da aba Unidades Alternativas.
Algumas empresas trabalham com código de barras em seus produtos, iniciados com o número 2. Nesta situação, pode-se ter três caminhos. A saber:
- Código de barras iniciado com "2":
Será verificado se o parâmetro "CODBARDECOMP2 - Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2" está acionado.
Em seguida, como está a configuração do parâmetro "FORMABARRASQTD - Formatação código de barras", e fará a leitura do código de barras conforme a definição deste. Vejamos um exemplo da configuração do referido parâmetro:
POSCODPROD=2
TAMCODPROD=6
POSQTD=8
TAMQTD=5
DECQTD=3
Feito isso, será verificado se o campo "Cód.Barras com quantidade" na tela Configurações > Cadastros > Produtos > aba Medidas e estoque > aba Estoque, está marcado.
Confirmados estes pontos, o sistema irá localizar o produto e o código de barras, e o incluirá na tela de Lançamento por "Código de Barras" normalmente.
- Caso o "Código de Barras" comece com "2" e tenha "Código de Produto" e "Valor Total":
Neste caso a quantidade será obtida através da divisão entre o "Valor total" e o "Preço de Venda".
Para se chegar ao "Preço de Venda" a configuração do parâmetro "CODTABVAREJO - Código Tabela Preços Varejo" será levada em consideração. Se igual a zero, será utilizado o preço configurado na "Tabela Zero" de preços (Tabelas de Preço), caso contrário, será o preço da tabela configurada pelo parâmetro. Em ambos os casos a data de referência para o preço será a "Data de Negociação" do "Cabeçalho da Nota".
- O campo "Utilizar Balança" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", deve estar marcado.
- O campo "Decimais para quantidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Medidas", deve estar marcado.
- O "Código do Produto" será cinco caracteres iniciando na posição dois e o "Valor Total" será cinco caracteres iniciando na posição oito.
Caso o campo "Cód. Barras Balança por Unidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", esteja marcado, o valor informado no "Código de Barras" será considerado "Unidade".
- Código de Barras NÃO iniciado com "2":
O "Código de Barras" no sistema será resolvido conforme já informado anteriormente, utilizando a seguinte sequência:
- Campo "Cód. de Barras" da aba estoque do cadastro de produtos - TGFEST. Caso o parâmetro USACODEMPCODBAR esteja ligado, o "Código da Empresa" da Nota será utilizado como critério adicional. Será usado o "Local" e o "Controle" na inclusão do item.
- Campo "Código de Barras" da aba "Unidades alternativas" do Cadastro de Produtos - TGFVOA. Será utilizado o "Controle" e a "Unidade" na inclusão do item.
- Campo "Referência" da aba propriedades do cadastro de produtos - TGFPRO.
- Campo "Cód. Barras" da aba "Código de Barras" do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Feitas estas verificações, O sistema irá localizar o "Produto" e o "Código de Barras" e os incluirá na tela de "Lançamento por Código de Barras".
Substituir Componentes do Kit
Na Central de Compras | Vendas | Mov. Internas tem-se a funcionalidade Substituir Componentes do Kit, que realiza a substituição de componentes. Na inserção de um Kit, de acordo com o arranjo estabelecido na tela Configuração de Kit, os valores de preço, custo, desconto, ICMS e impostos dos Kit's e componentes podem sofrer alterações sendo necessário substituir algum componente do kit.
Vejamos um exemplo: Na venda de uma cesta (Kit padrão) que contenha um pacote do produto "A - Marca X" e outro do produto "B - Marca X"; percebe-se que não há mais do produto "A - Marca X", pode-se realizar a substituição dos componentes de uma cesta Kit de composição padrão, para uma cesta Kit de composição personalizada, onde pode-se incluir outros produtos, como neste caso, um produto "A - Marca Z".
Observação: neste procedimento de substituição, não é permitido substituir para uma quantidade menor ou igual a zero, ou ainda maior que a quantidade do kit de origem.
Dados para exportação/regime Draw Back
Essa funcionalidade tem como objetivo permitir ao usuário vincular o Número do ato concessório de Draw Back a notas relacionadas a operações de "Remanufatura" onde não existe nota relacionada, consistindo na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados. A referida funcionalidade só está disponível nos Tipos de Movimento de Pedido de Venda, Venda ou Devolução de Venda.
Para que esta opção esteja ativa para uso, é necessário habilitar o parâmetro "Inserção tag DETEXPORT no xml da NFe? – HABTAGDETEXPORT".
CFOPs permitidos nesse tipo de operação:
- 7.127 - Venda de produção do estabelecimento sob o regime de draw back;
- 7.211 - Devolução de compras para industrialização sob o regime de draw back;
- 3.211 - Devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento sob o regime de drawback;
- 3.127 - Compra para industrialização sob o regime de drawback.
Após confirmar o lançamento dos produtos na nota, acesse o botão "Outras Opções" e clique na opção "Dados para exportação/regime Draw Back", o sistema irá verificar se existem itens na nota para que esses dados sejam informados. Deve haver itens cujo CFOP sejam os citados acima, se não houver itens na nota ou se não houver pelo menos um item com um desses CFOPs, a seguinte mensagem será apresentada:
"Não a itens na nota ou não há itens cujo CFOP seja: 7127 ou 7211. Não é possível informar Dados da Exportação."
Para inserir um registro, basta clicar no botão novo, onde será aberto um pop-up e nele seleciona-se um Item da nota através do botão de pesquisa. Ao finalizar a seleção, os campos abaixo deverão ser preenchidos:
Nro. Único da Nota: Deve ser informado o nro único da nota que está sendo lançada, o número pode ser inserido diretamente ou pesquisado através do ícone em formato de lupa;
Sequência: É a mesma sequência que está vinculada ao produto na grade de itens;
Número do ato concessório de Draw back: Campo onde deve ser inserida a informação do código Draw Back do item selecionado.
Se o usuário informar um Nro. Único da Nota diferente da nota que ele está posicionado, ao tentar salvar, a seguinte mensagem será apresentada:
"O Nro. Único da Nota informado é inválido. Escolha o número correto através do botão pesquisa."
Existem algumas opções para replicar o Número do ato concessório de Draw Back informado. Quando o usuário salvar um registro, o sistema irá verificar a opção selecionada e executará ou não algumas ações. São elas:
Não Replica: Ao marcar essa opção o código Draw Back informado será inserido apenas no item/sequência, informado na grade inferior;
Replicar para itens de mesmo produto: Nesta opção o sistema replicará o código Draw Back informado caso o item selecionado tenha sido lançado mais de uma vez na nota;
Replicar para itens de mesmo produto e controle: Marcando essa opção o sistema replicará o código Draw Back informado caso o item selecionado tenha sido lançado mais de uma vez na nota, mas também para itens que possuam o mesmo controle;
Replicar para todos os itens: O sistema replicará o código Draw Back inserido no item selecionado para os demais itens da nota.
Regra para geração das informações referentes ao grupo de tags de exportação na NF-e
Caso a nota esteja com o CFOP de exportação (7000), contenha documentos relacionados e não possua informações na tela de Draw Back, o grupo referente as informações de exportação deve ser gerado da forma exemplificada abaixo:
<detExport>
<nDraw>0</nDraw>
<exportInd>
<nRE>0</nRE>
<chNFe>32180503491379000178550040000074291000176820</chNFe>
<qExport>9.116</qExport>
</exportInd>
</detExport>
Importante: a geração completa do grupo <detExport> no XML ocorrerá quando as informações na tela de Draw Back estiverem preenchidas e no item for informado um documento relacionado.
Outras Ações
A opção Outras Ações será apresentada, se for configurada previamente alguma ação relacionada à tabela de itens (TGFITE) na tela Dicionário de Dados; esta ação será acionada através desta opção, sendo exibida na disposição, "Outras Ações > Nome da ação criada no Dicionário de Dados".
Buscar itens Produção para Terceiros
Através desta opção, é possível buscar e incluir na nota de venda itens que fazem parte de uma Ordem de Produção ou Nota de Produção para terceiros. Ao aciona-la, será exibido um pop-up de mesma nomenclatura:
Nro. da OP: Este campo permite ao usuário pesquisar ou inserir o número da OP que se deseja buscar os itens.
Nota de produção: Neste campo pode-se buscar ou informar o Pedido/Nota de Produção que se deseja pesquisar os itens.
Seção Tipo de Item
Nesta seção o usuário informará os tipos dos itens que deseja utilizar na nota. Vejamos sobre cada um deles:
- Produto acabado: O produto acabado e quantidade produzida na OP selecionada;
- Matéria-prima (de terceiro): As matérias primas de terceiro utilizadas para fabricação do PA da OP selecionada;
- Refugo: Os produtos e quantidades geradas de regufo na OP selecionada.
Ao clicar em cada marcação, tem-se a exibição de um campo de pesquisa que permite buscar o local onde se encontram armazenados o Produto Acabado, Refugo e/ou Matérias-primas.
É necessário habilitar o parâmetro "Utiliza a coluna Local para controlar o estoque - UTILIZALOCAL" para visualizar os campos de pesquisa.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.