Módulo: Configurações > Consultas / Pedido Web > Ficha de Parceiros
A Ficha de Parceiros é uma ferramenta que permitirá a consulta de informações completas sobre a situação financeira dos parceiros, vencimento e pagamentos de receitas e despesas, todas as informações sobre compras e vendas de produtos, telemarketing, agenda, cadastro, contatos deste parceiro com a empresa, dentre outras.
Configuração e personalização da tela
A configuração dos painéis existentes na tela e a criação de novos painéis, poderão ser realizadas através do botão "Configurar Painéis", presente no canto superior direito da tela.
Ao acionar o botão Configurar Painéis, será aberto o assistente "Configurando os Painéis", onde serão apresentados todos os painéis do sistema assim como os painéis personalizados existentes na tela.
A marcação "Exibir", define qual painel será ou não apresentado na tela. Os painéis possuem uma orientação para exibição na tela que é definida pelos campos "Ordem nas linhas" e "Ordem nas colunas".
Quanto maior a "Ordem nas linhas", mais abaixo o painel será apresentado, e quanto maior a "Ordem nas colunas", mais a direita o painel será apresentado.
Por exemplo, para que os painéis "Financeiros" e "Giro Negociações" sejam apresentados abaixo dos demais painéis, basta que as Ordem nas linhas sejam maiores que as Ordem nas linhas dos demais painéis.
Como a Ordem nas linhas dos painéis "Financeiros" e "Giro Negociações" é maior do que a dos demais painéis, eles serão apresentados na posição demonstrada na imagem abaixo.
É possível também renomear os painéis; para isso, através de um duplo clique sobre o painel desejado, será possível alterar o campo "Título", em seguida, salve a alteração.
Definidas as configurações desejadas, ao informar um parceiro no campo de busca "Parceiro" e "Aplicar" serão exibidas as informações correspondentes ao parceiro nos painéis existentes na tela. Cada um dos painéis presentes na tela, apresentam três botões no canto superior direito. São eles:
O botão "Maximizar", irá maximizar e minimizar o painel. Também será possível maximizar e minimizar cada painel por meio de um duplo clique sobre a barra de título. Esse botão também irá se tornar o botão "Restaurar" quando o painel está maximizado.
Quando você utilizar o botão "Atualizar", o sistema atualizará os dados apresentados.
Por meio do botão "Configurações", será possível personalizar os campos dos painéis e, no caso de "Painéis Personalizados", adicionar informações ao painel.
É possível também buscar um Parceiro através de seu Vendedor Preferencial; além disso, no pop-up de busca pelos Parceiros, teremos a Data de cadastro dos mesmos no sistema. |
Você também poderá visualizar informações de parceiros inativos, através da marcação "Exibir Parceiros Inativos", ou ainda agrupando os dados por meio da marcação "Exibir por Matriz ou Convênio".
Alguns painéis são pré-definidos pelo sistema e outros, você poderá adicionar, uma vez que a tela Ficha de Parceiros é altamente personalizável.
Quando na utilização da Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, ao clicar em qualquer campo apresentado nos quadrantes, e utilize do atalho do teclado "Ctrl + Alt + F", o sistema irá realizar o direcionamento à tela de Ficha de Parceiros, posicionada no mesmo parceiro do cabeçalho da nota. |
Quando o botão Configurar Painéis for acessado a partir das Centrais de Vendas|Compras ou Mov. internas, ele estará sempre disponível, independentemente da permissão do usuário para utilizá-lo. O comportamento de administração de bloqueio da funcionalidade é exclusivo à tela Ficha de parceiros.
Criação de Novos Painéis
Para criação de um novo painel, clique em Adicionar painel no pop-up "Configurando os Painéis". Preencha então, os campos cadastrando um "Título" para o painel e definindo a sua "Ordem nas linhas" e "Ordem nas colunas".
Para que possa ser possível inserir Componentes de BI como painéis da tela Ficha de Parceiros, é necessário selecionar no campo "Tipo" a opção "Componente de BI", onde será apresentado o campo Componente de BI para que seja feita uma busca pelos componentes existentes e possa ser escolhido qual o componente será usado como painel.
O componente de BI selecionado pode utilizar um dos parâmetros "Código do Parceiro" (CODPARC), ou "Código Parceiro Matriz" (CODPARCMARTIZ). Sendo que, o código do parceiro da matriz somente terá valor caso a marcação "Exibir por Matriz ou Convênio", localizada no alto da tela esteja habilitada.
Abaixo, temos os Componentes de BI permitidos na tela Ficha de Parceiros em HTML5:
- Componente de Valor;
- Componente de Tabela (Grade antiga);
- Componente de Linha;
- Componente de Barras;
- Componente de Colunas;
- Componente de Pizza;
- Componente de Análise de Rentabilidade;
- Componente de Velocímetro.
Para adicionar um novo campo ao painel personalizado, localize o painel "Indicadores" dê um duplo clique no mesmo, em seguida selecione o botão "Adicionar indicador":
No campo "Descrição", cadastre o nome do novo campo a ser apresentado.
Em "Tipo de apresentação", selecione o tipo de dado que será apresentado. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Texto: Quando a informação a ser apresentada for um texto.
- Inteiro: Quando a informação a ser apresentada for um número inteiro.
- Decimal: Quando a informação a ser apresentada for um número decimal.
- Moeda: Quando for possível a apresentação da informação como moeda. Por exemplo, o valor da nota de um parceiro.
- Data: Quando será apresentada uma data.
- Planilha: Quando forem inseridas mais de uma informação, ou seja, será exibida uma planilha com vários dados.
Para que sejam exibidos os dados no novo campo, digite no campo "Consulta (SELECT)" a expressão que irá selecionar os dados no banco (query).
Ao inserir a expressão, você também poderá utilizar as variáveis selecionando-as na lista através do campo de seleção. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Variáveis: Variáveis selecionadas;
- Parceiro: O código do parceiro consultado;
- Usuário: Código do usuário logado;
- Dt. Sistema: Data atual do sistema.
Considere o seguinte exemplo:
Para que a última observação feita em uma nota pelo parceiro seja exibida, seguimos os seguintes passos:
Primeiramente, digite no campo "Consulta (SELECT)", a seguinte expressão:
SELECT OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC =
Aqui, utilizada a variável "Parceiro". Para isso, selecione a opção "Parceiro" na lista de variáveis e clicar no botão "Adicionar variável selecionada";
Então, a variável "${CODPARC}" será inserida na expressão;
Feito isso, digite o restante da expressão;
Assim, a expressão ficará da seguinte forma:
SELECT OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC= ${CODPARC} AND
OBSERVACAO IS NOT NULL ORDER BY DTNEG DESC
Após a criação da consulta é possível validar a expressão utilizando o botão "Validar Consulta", onde será apresentada a seguinte mensagem:
Caso a consulta esteja errada, o sistema irá exibir uma mensagem indicando onde está o equívoco. |
Após a validação da consulta bastará salvar o novo indicador e fechar a janela de configuração.
Quando você desejar trazer mais do que uma informação, poderá utilizar a opção "Planilha" do campo Tipo de apresentação. Por exemplo, se desejar visualizar a data da negociação e a observação da nota, digite a seguinte expressão:
SELECT DTNEG, OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC = ${CODPARC} AND
OBSERVACAO IS NOT NULL ORDER BY DTNEG DESC
Quando a opção Planilha do campo Tipo de apresentação for selecionada, a aba "Colunas" será habilitada para que seja possível definir a ordem de aparição das colunas e a descrição de cada uma.
Dessa forma, ao salvar o registro e clicar na aba Colunas, teremos o botão "Executar Consulta", o sistema irá preencher a grade com as colunas definidas na consulta. Estas, por sua vez, já serão exibidas com o Tipo de apresentação definido.
Ao clicar em Executar Consulta, o sistema preencherá a grade com as colunas definidas na consulta. As colunas já serão exibidas com o "Tipo de apresentação" definido.
Você também poderá inserir as colunas uma a uma através do botão Adicionar Coluna. No modo formulário, realize ainda, o ajuste dos nomes dos campos em "Descrição". Efetuadas as modificações, salve as alterações.
Ao definir um parceiro no campo de busca, o painel configurado com a planilha irá trazer as informações em forma de grade, ou seja, os dados serão exibidos em forma de linhas e colunas.
Painel Indicadores
O painel Indicadores apresenta várias informações pré-definidas no sistema.
O campo "Limite de crédito total" é composto pelo somatório dos títulos em aberto no financeiro, mais os títulos baixados com data futura do Parceiro exibido na tela.
Os indicadores Limite de crédito total e "Limite de crédito mensal" irão acatar o parâmetro "Valida Limite de crédito pela matriz? - LIMCREDMATRIZ", ou seja, se o mesmo estiver ligado, o sistema irá utilizar o limite de crédito do Parceiro Matriz para buscar o valor do financeiro apenas do Parceiro usado na tela referente aos limites, independente da opção "Exibir por Matriz ou convênio". De forma que, caso a opção Exibir por Matriz ou Convênio estiver marcada, os indicadores se comportarão da seguinte maneira:
- Os indicadores "Pontualidade" e "Atraso médio" correspondem à média de pontualidade de todos os parceiros que tenham a mesma matriz ou convênio do parceiro selecionado.
- Os indicadores "Saldo (Receitas - Despesas)", "Total a receber" e "Total a pagar", representam à média do saldo dos parceiros que possuem a mesma matriz ou convênio.
- Os indicadores "Tipo de título mais usado", "Tipo de negociação mais usada" e "Último contato", são referentes a todos os parceiros que possuem a mesma matriz ou convênio que o parceiro usado.
Quando o parceiro selecionado possuir títulos renegociados, essa quantidade total de seus títulos será apresentada no campo "Quantidade de Renegociações". Desse modo, esse indicador efetua a consolidação de todas as renegociações do parceiro em um determinado período, facilitando assim as análises gerenciais relacionadas aos processos financeiros. Assim, ao clicar no campo Quantidade de Renegociações, você poderá visualizar os detalhes sobre esse indicador.
Ajustando o Painel Indicadores
Para visualizar os diversos indicadores desse painel, basta clicar no botão Configurações deste. Todos os indicadores padrões do sistema possuem a coluna "Tipo" igual a "Sistema".
Para realizar a adição de novos indicadores no painel, clique no botão Adicionar indicador.
Os indicadores pré-definidos não podem ser removidos, pois trazem informações padrão do sistema que facilitam a utilização da tela. No entanto, é possível torná-los invisíveis no painel desmarcando o campo "Exibir". Mas caso queira, pode-se personalizar os campos.
Se necessário, é possível realizar a construção de um "Componente de BI" para ser executado a partir da tela Ficha de Parceiros considerando a marcação Exibir por Matriz ou Convênio. Na criação do Componente de BI, pode ser utilizado o parâmetro EXIBIRMATRIZ correspondente a marcação mencionada na tela Ficha de Parceiros.
Na aba "Geral", é possível alterar a "Descrição" do campo.
Os resultados a serem apresentados pelo campo "Atraso Médio", são calculados de forma que, será verificado qual o montante de títulos entram na conta. Sendo eles:
- Somente títulos de Receita;
- Somente Não provisionados;
- Títulos originados a partir de notas cujo tipo de negociação não é Cartão de Crédito (TGFCAB > TGFTPV > SUBTIPOVENDA = 7).
Sabendo disso, na aba "Detalhes", verifique a configuração dos seguintes campos:
- Considerar apenas os "X" últimos títulos: serão considerados a partir da data de vencimento;
- Considerar as notas nos últimos "X" meses: a data de vencimento deve estar entre o início do mês inicial (atual - "X") e o fim do mês corrente.
Com os títulos selecionados, é feito o seguinte cálculo:
totalDiasAtraso / qtdTitulosAtrasados
Onde:
- totalDiasAtraso = (DTBAIXA - (DTVENC + TOLERANCIA)) de cada título;
- qtdTitulosAtrasados = quantidade de títulos com diasInadimp < atrasoEmDias;
- diasInadimp = Caso o parâmetro "Usar Tolerância Inadimplência p/calc.atraso? - USATOLERINADIMP" esteja ligado, busca-se a TGFPAR.TOLERINADIMP e caso não exista, é "zero";
- atrasoEmDias = dhBaixa - dtVenc em dias.
Caso o parâmetro Usar Tolerância Inadimplência p/calc.atraso? - USATOLERINADIMP esteja desligado, o parâmetro "Dias de carência para atraso - DIASCAR" será utilizado. Se este também não estiver preenchido, será considerado como "zero".
Na aba "Detalhes", você poderá determinar se o sistema deve considerar apenas certo número de últimos títulos ou apresentar as notas de um número determinado de meses.
Assim, cada indicador poderá ser configurado da forma que desejar.
Observação: na tela Cadastro de Usuários, aba Segurança, você poderá definir se outros usuários poderão visualizar informações sobre receitas e despesas. Quando selecionadas as opções "Inibe acesso às Receitas" e "Inibe acesso às Despesas", os respectivos usuários não terão acesso às informações sobre receitas e despesas, portanto, os indicadores Saldo, Total a receber e Total a pagar não serão visualizados.
Você poderá visualizar os detalhes de cada indicador ao clicar sobre ele. Clicando-se sobre o indicador "Pontualidade" por exemplo, serão exibidos os detalhes deste indicador; através de um duplo clique sobre o título na grade, você irá visualizar seus detalhes na tela Movimentação Financeira.
Nota: se um indicador não for padrão do sistema, não será possível visualizar os detalhes como acontece com os indicadores do sistema.
Parâmetros que afetam este painel:
O campo "Atraso médio" utiliza dois parâmetros para verificar se um título está atrasado.
- Usar Tolerância Inadimplência p/calc. atraso? - USATOLERINADIMP: Quando este parâmetro estiver ligado, o sistema utilizará os dias de tolerância de inadimplência informados no Cadastro do Parceiro, aba Crédito campo "Tolerância p/ inadimplência" para considerar um se um título está em atraso ou não.
- Dias de carência para atraso - DIASCAR: O referido parâmetro dirá a quantidade de dias para tolerância da inadimplência; e será usado quando o parâmetro Usar Tolerância Inadimplência p/calc. atraso? - USATOLERINADIMP estiver desligado.
- Os indicadores de limite de crédito são afetados pelo parâmetro "Qtd de meses p/ validação da média de negociação - QTDMESMEDNEGOC". Esse parâmetro definirá a quantidade de meses a serem apresentados no campo "Limite de crédito mensal".
Painel Produtos
A principal finalidade deste painel é exibir os produtos negociados pelo parceiro.
Quando a opção "Exibir por Matriz ou Convênio" estiver marcada, os produtos mostrados na lista, serão os produtos de todos os parceiros que tenham a mesma matriz ou convênio.
Aba Negociados
Na aba Negociados, pode-se visualizar todos os produtos que foram negociados com o parceiro.
A grade dessa aba é exibida vazia, pois podem existir muitos produtos negociados com o parceiro, e isso causaria uma lentidão no carregamento da tela. Por isso, para visualizar os produtos é necessário que seja realizada uma busca.
Você poderá determinar os critérios de pesquisa de produtos. Para isso, clique no campo "Busca"; será então aberta a tela "Critérios da busca mágica". Nessa tela, defina os campos pelos quais a busca será realizada.
Determina-se também, se a busca será realizada por produtos "Com estoque", "Sem estoque" ou "Todos", através das opções presentes na própria aba logo abaixo do campo de busca.
Ao realizar a busca o sistema exibirá os resultados na grade da aba Negociados. Os produtos que forem apresentados na grade com a coloração verde, são produtos que possuem o perfil do parceiro vinculado a eles.
Quando você clicar sobre um produto, as informações sobre o "Menor valor", "Maior valor", "Última negociação", "Preço atual" e "Estoque" poderão ser visualizados do produto no lado direito da grade.
Ao clicar sobre "Menor valor", "Maior valor" ou "Última negociação" nos detalhes do produto, o sistema abrirá a tela Central - Compras | Vendas | Mov. Internas exibindo a nota correspondente para visualização de mais detalhes.
Ao clicar sobre o "Preço atual" ou o "Estoque", será aberta a tela Consulta de Produtos para que se possa verificar os detalhes do produto.
O "preço atual" é contextualizado conforme as configurações do sistema. Atualmente sua contextualização leva em consideração o "Código do vendedor usuário logado", "Tipo de negociação da última venda" e a "Empresa da última Negociação".
Aba Típicos
Na aba Típicos, o sistema exibirá todos os produtos típicos do parceiro, ou seja, os produtos que tem o perfil do parceiro vinculado.
Os produtos típicos que não foram negociados serão apresentados em destaque na cor vermelha.
Ajustando o Painel Produtos
Ao pressionar o botão Configurações neste painel, será feita a abertura da tela abaixo, onde onde será possível configurar os produtos.
Na aba "Estoque", digite diretamente no campo "Filtro" o nome do campo desejado, ou utilize o facilitador, sendo ele acessado através do botão "Abrir facilitador". Ao pressioná-lo, será aberta a tela "Assistente para a Criação de Filtros":
Pode-se também informar "Empresa" e "Local" para o filtro, utilizando as abas localizadas à direita da tela.
Após a digitação ou inserção de um filtro através do facilitador, verifique se o filtro está correto utilizando o botão "Validar Filtro".
Na aba "Médias", define-se as configurações das fatias de negociações a serem consideradas na apresentação do campo "Média atual" do painel, uma vez que, o referido campo exibe a média da quantidade negociada do produto.
Ao marcar a opção Negociação nos últimos "x" meses, o período será baseado na data da última negociação. |
Na aba "Filtro de Negociações", determine o filtro para o "Tipo de movimento" ou "Grupo de TOP's" a serem apresentados. Além disso, aqui também será possível criar filtros personalizados.
Todos os filtros configurados nessas três abas, irão influenciar nas informações a serem apresentadas na grade do painel.
Não será permitido o uso de várias de variáveis nos filtros. Caso você utilizar algum filtro
personalizado contendo variáveis, ao realizar a buscar de produtos o sistema o informará
que essa ação não será possível devido ao uso dessas variáveis.
Painel Dados do Parceiro
O principal objetivo deste painel é apresentar dados sobre o cadastro e contatos do parceiro.
Aba Cadastro
Nessa aba, visualiza-se os dados referentes ao cadastro do parceiro que foram definidos como "Visíveis" nas configurações desse painel.
Aba Contatos
Aqui, serão apresentados todos os contatos cadastrados para o parceiro. Além de realizar o cadastro e a edição dos contatos dessa aba. Para isso, é necessário que o usuário em questão, tenha entre seus acessos, a marcação Editar Contatos, da tela Acessos efetuada.
Com essa marcação efetuada, será possível "Incluir", "Excluir", "Alterar" e "Duplicar" os contatos do parceiro selecionado. Também pode-se realizar a criação de filtros, para restringir a quantidade dos registros a serem exibidos, ou mesmo os campos que irão ou não serem apresentados na tela.
Ajustando o Painel Dados do Parceiro
Nas configurações desse painel, será possível definir quais campos estarão visíveis no painel. No lado direito da tela, o painel possui os campos que estarão visíveis no painel. Ao clicar sobre eles campos será aberta a opção para configuração do campo.
Na configuração dos "Detalhes do campo" tem-se a marcação "Apresentar somente o valor". Quando selecionado, apresentará somente o valor do campo, ou seja, não será apresentada a sua descrição.
Pode-se definir ainda o tipo de letra a ser utilizado no campo, seu tamanho, cor e estilo (negrito, sublinhado e itálico).
Painel Financeiros
Nesse painel, são apresentados os dados relacionados aos pagamentos e recebimentos junto aos parceiros.
Na imagem acima, temos o gráfico "Pendentes", onde são apresentados os dados relacionados aos financeiros ainda pendentes por período; este período pode ser configurado no painel aberto ao clicar no botão configurações.
Na parte inferior da tela, são disponíveis para visualização os campos "Prazo médio receita", "Atraso médio receita", "Prazo médio despesa" e "Atraso médio despesa".
Os dados do Prazo Médio receita e Atraso Médio receita serão vistos separadamente em relação às opções "Pendentes" ou "Baixados", uma vez que, não é possível visualizar as duas situações simultaneamente.
O gráfico Baixados exibe as informações relacionadas aos títulos baixados por período; esse período dos títulos baixados também pode ser configurado no painel de configurações.
Ao clicar sobre a barra representativa dos itens, ou através do botão "Ir para Grade", o sistema abre a grade para visualização das notas. Assim, observe como exemplo, a nota de número 126:
Os botões "Voltar" e "Modo Gráfico", retornam para a visualização em modo gráfico na tela inicial.
Em relação a visualização de notas, por meio do botão Configuração da Grade, você poderá habilitar a coluna "Atraso 1º Vencto (dias)", considerando que suas configurações se relacionam às datas de vencimentos dos títulos financeiros vinculados ao sistema. Posto isso, é relevante destacar os seguintes pontos:
1.Ao duplicar um título financeiro na tela Movimentação Financeira e proceder com a alteração do campo "Dt. Vencimento" o sistema desconsiderará as informações registradas neste, não inserindo-as na coluna Atraso 1º Vencto (dias);
2.O conteúdo especificado pelo sistema na referida coluna, será correspondente aos registros contidos no campo "Dt. Venc. Inicial" estando este vinculado a tabela "TGFFIN" localizada na tela Dicionário de Dados;
3.Quando um título financeiro é duplicado, o sistema manterá as configurações originais pertinentes à data de vencimento; posto isso, para realizar alterações nesta, deve-se utilizar a rotina Renegociação de Títulos, e posteriormente, visualizar os devidos lançamentos na Ficha de Parceiros.
Ao dar um duplo clique sobre a nota da grade, o sistema abre a tela de Movimentação Financeira com a nota selecionada.
Na Movimentação Financeira, não é possível visualizar provisões baixadas, porém, é você conseguirá visualizá-las no painel Financeiros na Ficha de Parceiros. Sendo assim, nesse caso, não se pode comparar a Movimentação Financeira com o referido painel.
Observe também a opção "Filtro", ao acioná-la na seção "Receitas/Despesas" serão abertas as seguintes opções:
- Período de Vencimento: Realize a busca de títulos de um determinado período, informando uma data inicial e uma data final.
- Receitas/Despesas: Busca-se títulos de Receita, Despesa ou Ambos.
- Real/Provisão: Defina a procura por títulos dos tipos Real, Provisão ou Ambos.
A opção Filtro, pode ser utilizada tanto em modo gráfico, como em modo grade. Na visualização das informações em modo grade, é apresentado o botão "Outras opções...", em que, o sistema apresentará as seguintes opções:
- Cálculo de Juros e Multas Individual: Quando essa opção for selecionada, fará com que o registro que estava na grade do painel "Pendentes" da Ficha de Parceiros, seja apresentado na tela Cálculo de Juros e Multas.
- Cálculo de Juros e Multas Coletivo: Ao ser selecionada, essa opção exibirá todos os registros que estavam na grade do painel "Pendentes" da Ficha de Parceiros, na tela Cálculo de Juros e Multas.
Dessa forma, observe a seguir as validações realizadas:
No Cálculo de Juros e Multas Individual:
O registro selecionado na Ficha de Parceiros, será apresentado na tela "Cálculo de Juros e Multas", apenas se NÃO for Provisão, não tiver sido baixado e for uma Receita. Caso selecione-se a linha e solicite o "Cálculo de Juros e Multas Individual", e uma dessas validações não esteja satisfeita, serão apresentados alertas conforme exemplos a seguir:
Neste último, o sistema abrirá a tela Cálculo de Juros e Multas ao selecionar um registro.
No Cálculo de Juros e Multas Coletivo:
Os registros apresentados na Ficha de Parceiros, apenas serão abertos na tela Cálculo de Juros e Multas, se no botão Filtro, se na seção "Real/Provisão", a opção "Real", "Provisão" ou "Ambos", além da opção "Pendentes" estiver marcada no Painel, ao selecionar uma linha cujo registro não esteja de acordo com as validações realizadas, serão exibidos alertas conforme exemplos a seguir:
Ajustando o Painel Financeiros
Ao pressionar o botão Configurações desse painel, é apresentada a tela para definição das particularidades a serem exibidas. Essa tela é composta por duas abas. São elas:
Aba Preferências
Aqui, são apresentadas as seguintes opções de configuração:
- Considerar títulos com baixa futura como pendentes: Os títulos cuja baixa é futura, serão apresentados como pendentes.
-
Intervalo do Vencimento: Defina o intervalo de vencimento para exibição dos títulos, dentre as seguintes opções:
- "Vazio";
- "Último utilizado";
- "Hoje";
- "Semana atual";
- "Mês atual";
- "Personalizado": "Último(s) dia(s)" e "Próximo(s) dia(s)".
- Cores para grade: Determine as cores de apresentação dos títulos de "Receita" e "Despesa".
-
Configure a ordem dos níveis de gráficos: Defina a ordem dos níveis dos gráficos, dentre as seguintes opções:
- "Tipo de Operação (TOP)";
- "Natureza";
- "Centro resultado";
- "Parceiro";
- "Empresa".
Aba Gráfico
Na aba Gráfico, existem as seguintes opções de configuração:
Referente à seção "Configure as cores e os períodos das fatias que serão exibidas", a opção a ser selecionada irá exibir o gráfico conforme a definição das opções "Mostrar gráfico de barras" e "Mostrar gráfico de pizza".
Na seção "Baixados", temos o campo "Tipo de período", onde será o intervalo de apresentação dos títulos baixados. Este possui as opções "Mensal", "Quinzenal" e "Semanal".
Referente à seção "Hoje", no campo "Campo da fatia" determine a cor das fatias no gráfico, em relação as movimentações na data corrente.
Em "Atrasado", no campo "Cor da fatia" determine a cor das fatias no gráfico referente às movimentações em atraso. Você também poderá definir nos campos "Atrasado em até xx dias", até três intervalos de dias para apresentação dos títulos em atraso.
Na referida seção "Vencendo", no campo "Cor da fatia" determine a cor das fatias no gráfico em relação as movimentações a vencer. Você pode ainda, definir até três intervalos para apresentação dos títulos a vencer no campo "Vencendo em até xx dias".
Painel Giro Negociações
Nesse painel, é possível visualizar as negociações realizadas com o parceiro, assim como a rentabilidade dessas negociações.
A linha traçada na horizontal no gráfico, refere-se ao Potencial de compra, determinado no campo "Potencial de compra" do Cadastro de Parceiros, aba Informações. em seguida, serão passadas as configurações para apresentação ou não dessa linha no gráfico.
No rodapé da tela estão sumarizadas as informações sobre as negociações pendentes, sendo elas a última negociação, a maior negociação do parceiro e o total de negociações junto ao parceiro no período.
Ao posicionar o mouse sobre as informações no rodapé da tela, serão exibidos seus detalhes, assim como se posicionado sobre cada barra do gráfico, serão exibidos os detalhes das negociações correspondentes.
Quando você clicar sobre alguma das barras, ou alguma das informações do rodapé, será aberta uma nova tela dividida em duas grades, onde será possível visualizar as notas relacionadas às negociações na grade superior, e ao clicar em cada nota, os produtos correspondentes a elas serão exibidos na grade inferior da tela.
Caso alguma modificação seja feita a referente ao posicionamento e tamanho das colunas nesse painel, tanto na grade superior quanto na inferior, tal alteração será automaticamente salva pelo sistema e será mantida nas futuras visualizações, podendo ser ajustada sempre que necessário. Assim como os Campos Adicionais criados na TGFCAB, que estão disponíveis para visualização na grade superior, e podem ser organizados ou ocultados por meio da configuração da grade.
Em função da possibilidade de utilização de campos adicionais nessa tela, é necessário usar a opção "Reiniciar esta unidade de dados" do botão Outras Opções da tela Dicionário de Dados ou reinicializar o servidor após a criação de novos campos na TGFCAB. Do contrário, ao abrir a tela Ficha de Parceiros será exibida uma mensagem para informar a falha no carregamento de metadados.
Ao dar um duplo clique sobre a nota, esta será aberta na tela Central de Vendas.
Será possível visualizar a rentabilidade de cada nota selecionando-a na grade, e clicando no botão "Rentabilidade". Esse botão será exibido apenas no modo grade do painel. Uma vez que, somente o usuário cadastrado como "Gerente da Central de Atendimentos" poderá visualizar a rentabilidade.
Ao acessar esta consulta, visualize o resultado da rentabilidade do título.
Porém se for necessária a análise de cada item separadamente, basta selecioná-lo na grade.
Para retornar a análise do resultado total da nota, utilize a opção "Mostrar rentabilidade da nota" exibida no canto superior direito da janela.
A coluna "Preço tabela" da grade da "Análise de Rentabilidade" traz o preço de tabela do produto, para possibilitar a visualização de descontos em itens quando o valor unitário for utilizado.
Um grande diferencial deste recurso é que o sistema apresenta de forma gráfica e clara, todo o resultado do título e os resultados individuais de cada item, mostrando como fica a distribuição dos gastos com essa venda.
Essa análise permite ao gerente e/ou vendedor decidirem sobre a concessão ou não de um desconto especial em determinado Pedido ou Nota, apresentando qual será a sua rentabilidade final, considerando o desconto.
O gráfico de rentabilidade não exibirá nada caso os dados básicos para montagem do gráfico não sejam satisfatórios. Exemplo disso é o faturamento, se ele for zero o sistema não exibirá o gráfico, pois ele depende do valor do faturamento.
Além de que, no Cadastro de Usuários, aba Segurança, se a marcação "Exibir valores na Análise de Rentabilidade?" não estiver realizada, na Análise de Rentabilidade o sistema irá exibir apenas o valor de Faturamento e a grade de Produtos.
As preferências para a apresentação na "Análise de Rentabilidade" serão definidas na tela Análise de Rentabilidade.
Ainda na visualização do painel no modo grade, o sistema possui o botão "Ordem de Carga", que quando acionado, irá exibir a ordem de carga referente ao título selecionado.
Ajustando o Painel Giro Negociações
Ao acionar o botão Configurações do painel Giro Negociações, será aberta uma tela contendo duas abas. São elas, Gráfico e Filtros.
Aba Gráficos
Nessa aba, tem-se disponível as seguintes opções:
No campo "Mostrar gráfico por", defina se a visualização do gráfico será feita por "Quantidade" ou "Valor".
Quando o gráfico estiver selecionado para ser visualizado por Quantidade, a linha de potencial de compra não é exibida, independente da configuração realizada. |
Ainda sobre o campo Mostrar gráfico por, o título do painel será modificado de acordo com a opção selecionada no campo, ficando "Giro Negociações (Valor)" ou "Giro Negociações (Quantidade)".
Caso a opção Exibir por Matriz ou Convênio esteja marcada, as negociações serão apresentadas por todos os parceiros que tenham a mesma Matriz ou convênio que o parceiro utilizado para visualização.
O "Tipo de período" define o intervalo de tempo em que serão apresentados os dados no gráfico. Aqui, é possível realizar a seleção das seguintes marcações:
- Anual;
- Mensal;
- Quinzenal;
- Semanal.
Em "Unidades do período" será definida a quantidade de períodos a serem exibidos no gráfico. Esse campo irá permitir no máximo doze (12) unidades do período.
Quando o campo "Exibe linha potencial de compra?" estiver marcado, será exibido o potencial de compra do parceiro no gráfico. A cor dessa linha poderá ser configurada na caixa de cores localizada a direita desta marcação.
Ao habilitar a marcação "Considerar período fechado", facilitará a identificação do mês de análise.
Por meio do campo "Modo inicial", determine como será a apresentação dos dados pertinentes à esse painel quando o mesmo for aberto. Pode-se determinar entre o modo Grade ou modo Gráfico. Desse modo, observe o seguinte xemplo:
Tipo de período MENSAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Mensal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes ao mês fechado, como por exemplo, Janeiro/2017 - Fevereiro/2017 - Março/2017, e assim sucessivamente.
Nessa situação será possível constatar que os dados apresentados nos meses, são somente referentes ao mês fechado, ou seja, do dia 01/01/2017 a 31/01/2017, 01/02/2017 a 28/02/2017 e 01/03/2017 a 31/03/2017. Assim irá acontecer com todos os meses que estiverem dentro da unidade deste período.
Tipo de período QUINZENAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Quinzenal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes à primeira e a segunda quinzena do mês fechado, como por exemplo 1ª Quinzena Fevereiro/2017 - 2ª Quinzena Fevereiro/2017 – 1ª Quinzena Março/2017 - 2ª Quinzena Março/2017.
Neste caso, será possível observar que no gráfico tem-se na 1ª Quinzena Fevereiro/2017, as informações referentes ao período de 01/02/2017 a 15/02/2017, na 2ª Quinzena Fevereiro/2017 o período 16/02/2017 a 28/02/2017. Assim serão para os demais gráficos referentes às outras quinzenas e seus respectivos meses.
Tipo de período SEMANAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Semanal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes a cada semana do mês fechado, por exemplo, 3ª Semana Fevereiro/2017 - 4ª Semana Fevereiro/2017 - 5ª Semana Fevereiro/2017 - 2ª Semana Março/2017.
Nesse caso, o sistema irá exibir os resultados semanais de acordo com a configuração realizada. Por exemplo, na 4ª Semana Fevereiro/2017, o resultado refere-se ao período de 22/02/2017 a 28/02/2017.
Observação: com a marcação Considerar período fechado desmarcada, o que é padrão no sistema, este irá montar o agrupamento do mês, quinzena ou semana a partir da data atual e apresentará na descrição o texto:
- 3º mês, 2º mês, 1º mês, quando configurado para usar mês, ou,
- 3ª quinzena, 2ª quinzena, 1ª quinzena, quando configurado para usar quinzena, ou,
- 3ª semana, 2ª semana, 1ª semana, quando configurado para usar semana.
Pode-se também configurar os intervalos e cores de apresentação para a rentabilidade do parceiro. Para isso, cadastre as porcentagens desejadas nos campos do grupo "Cores para rentabilidade" e as cores dos intervalos nas caixas de cores correspondentes.
Em "Cores para rentabilidade" será configurada a apresentação da rentabilidade das negociações do Parceiro, não tendo relação com o gráfico de rentabilidade da Nota, exibido através do botão "Rentabilidade".
Aba Filtros
Esses filtros podem ser definidos através das marcações do "Tipo de movimento", pelo "Grupo da TOP", ou ainda pode-se criar um "Filtro personalizado" que irá obedecer a necessidade de busca desejada.
Painel Ordem de Serviço
Nesse painel são exibidos dois gráficos, sendo um informando a quantidade de Ordens de Serviço lançadas para o parceiro, e o outro apresentando as horas gastas nas Ordens de Serviço lançadas para o respectivo parceiro. Uma vez que, ambos serão limitados a apresentar as Ordens de Serviços lançadas nos últimos seis meses.
Botão Outras Opções...
Teremos no Botão Outras Opções a funcionalidade "Consultar análise de risco", que é um adendo à rotina descrita no artigo Integração Consulta SERASA EXPERIAN. Uma vez posicionado no cadastro de um Parceiro, ao acionar essa opção, será aberta a tela Análise de Risco já posicionada no Parceiro em questão. Por meio dessa tela, realize a consulta da situação do cliente junto ao Serasa.
É possível realizar o dimensionamento dos painéis, de modo a aumentar ou diminuir o tamanho dos mesmos de acordo com a necessidade de cada usuário; consiste em posicionar o mouse entre os painéis até que o ícone seja apresentado e arrastar o painel até o tamanho desejado. É um ajuste feito por usuário.
Caso seja necessário, você poderá executar o redimensionamento dos painéis à sua estruturação inicial por meio da opção "Restaurar layout dos painéis" do botão Outras Opções....
Botão Sankhya Place
O botão "Sankhya Place" abre a tela Sankhya Place, em que podemos visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Botão Telemarketing
Caso você acessar a ficha de um determinado parceiro e seja necessário verificar a tela de Telemarketing referente ao mesmo, basta clicar no botão "Telemarketing" apresentada no menu dessa tela.
Essa opção aciona o Telemarketing que permite registrar os contatos efetuados com os Parceiros e a agenda de novos compromissos. A grande vantagem deste tipo de controle é que um atendente sempre terá as informações sobre o que aconteceu nos contatos ocorridos anteriormente para inserir, alterar, ou excluir.
Para que um usuário consiga alterar registros incluídos por outros usuários na rotina de Telemarketing é necessário que o parâmetro "Só pode alterar quem incluir? - TMKALTQUEMINC" esteja desligado. Se o parâmetro estiver ligado, o usuário só conseguirá alterar seus próprios registros. Ao tentar alterar/Excluir um registro de outro usuário o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Usuário logado não tem autorização para alterar este item!"
O cliente deve possuir o opcional de "Telemarketing", para que esteja disponível na Ficha de Parceiros o botão "Telemarketing". Ao clicar nesse botão, será aberta a tela de Telemarketing e os registros serão carregados filtrando os registros pelo parceiro corrente na Ficha.
Veja maiores detalhes sobre este opcional no artigo Telemarketing.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.