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A Gerência de Cobrança é uma ferramenta que facilita a rotina do gestor financeiro, proporcionando maior agilidade, segurança e eficiência no processo de cobrança. Nela, você pode filtrar os títulos em atraso para posterior análise e cobrança das notas em aberto.
Ela sintetiza em uma só tela todas as informações importantes para a análise de cobrança, tais como "Cálculo de Juros e Multas" e os "Registros de Telemarketing".
Observação: por meio dessa tela, realiza-se o cálculo de juros considerando apenas a quantidade de dias em atraso. Por outro lado, em relação à rotina Renegociação de Títulos, o cálculo de juros considerará a quantidade de dias em atraso somado aos juros da quantidade de parcelas.
Nota: com um duplo clique na linha selecionada da grade de "Títulos" na parte inferior da tela Gerência de Cobrança, será aberta a tela Movimentação Financeira com o "Nro Único" do titulo posicionado.
Painel Filtros
Por meio do botão "Cadastrar Filtro", será possível montar um filtro que atenda as suas necessidades e agilize a apresentação dos títulos em aberto. Este poderá ser, por exemplo, por "Tipo de Título".
Você pode ainda, filtrar apenas os títulos de um determinado "Parceiro", informando neste campo o código do mesmo, assim, serão apresentados todos os títulos em atraso deste parceiro. Se desejar visualizar toda sua cobrança, deixe este campo em branco, para que o sistema apresente todos os títulos em atraso de todos os Parceiros.
Informe nos campos de "Vencimento", o período de vencimento dos títulos que deseja filtrar. É importante ter uma margem de segurança para não vir a cobrar de um cliente um título que ele já possa ter pago no dia, portanto, o recomendado é que se filtre os títulos vencidos com um mínimo de 2 dias antes da "Data Base".
Trouxemos um exemplo:
Data Base = 15/12/2021
Vencimento = até 13/12/2021
Neste caso, o sistema apresentará todos os títulos vencidos até o dia 13/12 e que ainda não foram pagos em 15/12.
Quando a marcação "Somente com previsão vencida?" estiver realizada, fará com que o sistema busque somente os títulos cuja data de previsão do pagamento pelo Parceiro já tenha vencido.
O botão "Preferências", configurará como se dará a exibição dos históricos dos títulos apresentados na aba "Títulos", bem como o tipo de data que será utilizada como intervalo de vencimento.
Com a marcação "Mostrar cob. apenas dos títulos apresentados" efetuada, ao remover alguns títulos presentes na aba Títulos, na aba "Histórico Cobrança" serão exibidos os históricos referentes aos títulos que permanecerem na aba Títulos.
Efetuando a marcação "Embutir juros e multa ao Vlr. desdobramento", os valores de juros e multas serão embutidos ao valor do desdobramento, de modo que os campos "Vlr. Juros Embutidos" e "Vlr. Multa Embutida" localizados na aba Títulos serão respectivamente alimentados.
Ao selecionar uma opção diferente de "Última data utilizada", os campos "Data Inicial" e "Data Final" serão desabilitados (preenchidos automaticamente de acordo com a opção selecionada) e só serão permitidas alterações ao voltar à opção Última data utilizada.
Ao clicar em "Aplicar", o sistema verificará se a data atual é menor ou igual ao dia atual e exibirá a mensagem:
"O período de vencimento não deve ultrapassar a data de ontem!".
Observação: a mensagem acima é apenas informativa, ou seja, após aparecer a mensagem o sistema permite filtrar.
Nota: a verificação se a data atual é menor ou igual ao dia atual só será realizada se o parâmetro "Apresentar apenas tít. pendente p/o Cobrador? - FILTGERCOB" estiver habilitado.
Definidos os filtros, ao Aplicar, o sistema apresentará todos os Parceiros em atraso na primeira grade desta tela. Selecionando um determinado Parceiro, todas as Notas em aberto deste Parceiro serão apresentadas logo abaixo, na grade da aba Títulos.
Observação: o sistema grava o estado da tela por usuário, nos filtros "Preferências > Intervalo de vencimento" e Somente com previsão vencida?.
Painel Juros/Multas
O campo "Data Base" será preenchido automaticamente com a data do dia, mas permite alteração. Esta data será utilizada para calcular o número de dias de atraso do título em relação ao seu vencimento.
Defina no campo "Tipo de Juros", o tipo de juro que será cobrado do Parceiro pelo atraso do pagamento, sendo "Simples" ou "Composto".
Configure no campo "% Juro ao dia", o percentual de juro que será cobrado por dia de atraso. Exemplo: 0,08 por cento ao dia. O valor padrão deste campo será indicado pelo parâmetro "Percentual de juro por dia de atraso nas receitas - TAXADIAATRASO".
No campo "% Multa", configure o percentual da multa que será cobrada por cada mês de atraso. Exemplo: 2 por cento ao mês. O valor padrão deste campo será indicado pelo parâmetro "Percentual da multa - PERCMULTA".
A marcação "Considerar títulos com juros/multa já calculados?" possibilita que sejam exibidas na grade, títulos com juros e multas que já foram gravados. Quando esta marcação não estiver realizada, os títulos já gravados não serão apresentados na grade.
Total Desdobramento, Total Juros, Multa e Cartório
O rodapé de ambas as grades apresentará o somatório do valor "Total de Desdobramento" e "Total Juros, Multas e Cartório" de todas as notas em aberto dos Parceiros, ainda que estas não estejam selecionadas. Na grade superior, serão apresentados os totais envolvendo todos os Parceiros exibidos (quando não for feito um filtro para exibir apenas um Parceiro); selecionando um Parceiro, na grade inferior, serão exibidos os totais das notas em aberto deste.
Se algum título for removido da grade inferior por meio dos botões "Remover selecionados" ou "Remover NÃO selecionados", serão subtraídos dos totais os valores referentes ao desdobramento, juros, multa e cartório do título excluído.
Cálculo e recálculo de juros e multa
Após informar os dados para o cálculo no painel Juros/Multas e configurar os filtros para que sejam apresentados somente os títulos desejados, clique em "Aplicar".
Os cálculos de juros e multa serão feitos automaticamente pelo sistema para cada nota em aberto, separadamente, e serão apresentados na aba Títulos nas colunas "Juros Calculados" e "Multa Calculada".
Observação: caso o parâmetro "Usar Vlr. líquido para calcular juros/multa? - USAVLRLIQGERCOB" esteja ativado, será utilizado o Valor Líquido do título como base para realização do cálculo de juros e multas.
No entanto, você poderá recalcular os juros e multas das notas através do botão "Recalcular". O recálculo será feito para todas as notas de todos os Parceiros apresentados na grade Resumo por Parceiro de uma única vez.
Importante: através da ativação do parâmetro "Considerar juros e multas negociados no cálculo dos juros de mora? - CONSJURMULNEG", será realizado o cálculo dos juros de mora sobre o valor dos juros e multas que foram gerados por uma renegociação. Imaginemos um título a ser pago que foi originado de uma renegociação; nesta renegociação foram calculados juros e multa; com o parâmetro mencionado ativado, o cálculo dos juros pertinentes ao atraso do título irá utilizar como base, além do valor do desdobramento do título, os juros e multa negociados que foram calculados na renegociação.
Relatório rápido dos títulos de cobrança
Você pode salvar as informações da segunda grade para enviá-las ao Parceiro por e-mail ou fax, para isso, basta clicar no botão "Exportar grade para PDF", para que o sistema apresente um relatório rápido com todos os dados das notas pendentes:
Nota: o botão Exportar grade para PDF está disponível em todas as grades desta tela, permitindo a impressão e envio das informações de todas elas.
Registrar Contato
Selecionando uma nota na aba Títulos e pressionando o botão "Registrar Contato", o sistema apresentará um pop-up com este mesmo nome, onde você pode descrever um comentário referente ao que ficou acertado com o cliente sobre o pagamento da referida nota.
O histórico referente ao contato realizado é indicado no campo "Ocorrência". As opções apresentadas no referido campo são previamente cadastradas na tela Histórico de Telemarketing/Cobrança.
Este comentário será registrado na aba Histórico Cobrança. Selecionando uma ou todas as notas na aba Títulos e pressionando o botão "Salvar", o comentário feito será gravado para todos os títulos presentes na referida aba.
Sendo necessário a realização de uma nova cobrança, no campo "Próximo Contato" informe a data e o horário desejado. Caso ocorra a necessidade de adiantar ou adiar o contato, você poderá editar este agendamento.
Assim que baixada, a nota será automaticamente excluída da aba Histórico Cobrança juntamente com o comentário registrado para ela.
Para que sejam visualizadas as informações na aba Historico Cobrança, você deverá se encaixar em uma das seguintes situações:
- Você ser o "Atendente", ou seja, o mesmo que gerou o "Histórico" do contato;
- Você ser "Gerente", configurado na tela Relacionamento entre Usuários;
- O atendente que registrou o Histórico pertencer à uma "fila" e você fizer parte desta mesma fila.
Observação: um registro só poderá ser excluído desta aba após a baixa da nota, ou seja, não há como excluir um comentário desta aba a não ser pela quitação do débito. Os comentários registrados não poderão ser alterados, contudo, pode-se acrescentar novos comentários para cada novo contato feito com o cliente, enquanto a nota não for paga.
Nota: o procedimento de exclusão de um histórico de cobrança poderá ser realizado apenas pelo usuário SUP ou pelo próprio usuário que efetuou sua inclusão.
Histórico do título
O acionamento do botão "Histórico do título" presente na aba Títulos, direciona a visualização para a aba Histórico Cobrança onde, no alto da aba, temos os dados iniciais do título.
Simular/Renegociar
O botão "Simular/Renegociar" da aba Títulos, ao ser acionado, abre a tela Simulação/Renegociação de Títulos que possui o mesmo comportamento da tela Renegociação de Títulos, diferenciando-se pelo fato de nela realizar-se a simulação da renegociação, além de ser aberta diretamente nos títulos do Parceiro que está sendo tratado na Gerência de Cobrança, onde você poderá, consequentemente, definir o parcelamento e as demais preferências desejadas.
Botão Ações
Ainda na aba Títulos, por meio do botão "Ações..." você terá a possibilidade de, através da tela Dicionário de Dados, configurar ações do tipo "Rotina no Banco de Dados", "Script (JavaScript)", "Lançador" ou "Rotina Java" que serão acionadas por este botão.
Comentários
O acionamento do botão "Comentários" localizado na aba Histórico Cobrança, abrirá o pop-up "Visualiza Comentários" contendo os dois comentários dos históricos de cobrança, favorecendo a leitura dos mesmos.
O campo "Comentários" pode ser informado por meio do botão Registrar Contato localizado na aba "Títulos" e pode ser inserido ou editado através da aba "Histórico Cobrança". Já a inserção de informações no campo "Comentários 2" é realizada na aba Histórico Cobrança no modo grade.
Histórico Geral
Ao acionar o botão "Histórico Geral" da aba Histórico Cobrança, serão apresentada as informações gerais do lançamento selecionado.
Botão Outras Opções
Trataremos aqui do botão "Outras Opções..." localizado no alto da grade Resumo por Parceiro:
Após selecionar um Parceiro nesta grade e selecionar a opção "Renegociar título(s)", será aberta automaticamente a tela de Renegociação de Títulos, onde todos os títulos serão apresentados na grade "Títulos originais". Caso você não queira que todos os títulos da tela sejam enviados para a tela de Renegociação, basta utilizar as opções "Remover selecionados" e "Remover NÃO selecionados" antes de utilizar a opção Renegociar título(s).
Após selecionar um Parceiro na grade Resumo por Parceiro e clicar na opção "Ficha de parceiros" será aberta a tela Ficha de Parceiros exibindo os dados do Parceiro selecionado.
Quando a opção "Ver Contrato(s)" for selecionada, será aberta a tela de Contratos onde serão apresentados os contratos referentes ao Parceiro em questão.
Por fim, a opção "Ver FAP(s)", quando selecionada, abrirá a tela Consulta - FAP exibindo as Fichas de Acompanhamento de Projeto relacionadas ao Parceiro selecionado.
Observação: em Dicionário de Dados, filtrando a tabela TGFFIN e na aba Ações criar uma ação do tipo Lançador para a tela Baixa Automática. Assim, ao abrir a Gerência de Cobrança e aplicar um filtro por um determinado Parceiro, na aba Títulos, o menu Ações traz esta ação. Ao selecioná-la, será aberta a tela de Baixa Automática.
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