Premissas:
1.Completa configuração do ERP (Sankhya-W) conforme instruções abaixo;
2.Instalação e configuração do CTFClient "WEBSOCKET" (responsabilidade do implantador Auttar).
Visando propiciar para os usuários do sistema uma integração com o TEF, de modo que estes possam realizar suas operações de prestação de serviço ou venda de mercadorias (principalmente quando se tratar de NFC-e - maior uso por parte de varejistas), com base em transações com cartão de crédito e/ou débito.
Tal integração se dará juntamente a empresa AUTTAR e seu produto CTFFast (TEF na Nuvem) (CTF - Concentrador de Transações Financeiras).
Por meio das configurações descritas abaixo, será possível efetuar o recebimento e o cancelamento de recebimentos de títulos correspondentes às notas de produtos e serviços via cartão de crédito e débito, tanto na Movimentação Financeira, quanto na Central de Vendas.
Observação: tanto na Auttar quanto na PayGo não é possível realizar o estorno parcial de transações de cartão. Ou seja, tendo-se um produto de R$5 reais que foi adquirido pelo cliente em 3 unidades, dá-se um total de R$15 reais. Se por algum motivo o cliente desejar devolver 2 unidades do produto, não será possível realizar o estorno do valor de R$10 reais. Ambas as empresas trabalham com NSU, assim a transação de R$15 reais deve ser estornada em valor integral para que uma nova venda no valor de R$5 reais seja realizada. Já o SITEF possui a funcionalidade de estorno com NSU e permite também que seja informado um valor específico a ser estornado. Deste modo, caso o cliente realize uma compra de R$15 reais, pode-se realizar o estorno deste valor ou até mesmo de um valor menor.
Vejamos os detalhes acerca das configurações a serem realizadas no sistema, bem como seu consequente comportamento:
Tipos de Negociação Tipos de Operação - TOP
Central de Vendas Movimentação Financeira
Tipos de Transações Atendidas Restrições
Preferências de recebimento com cartão Conciliação cartão de crédito AUTTAR
Comprovantes de Recebimento Instalação do CTFClient
Aplicativo – CTFClient Considerações Finais
Preferências
Primeiramente, é essencial que nas Preferências, o parâmetro "Usa recebimento com cartão (CTFClient)? - USARECEBCARTCTF" seja habilitado; esta medida irá capacitar no Sankhya-Om a comunicação com o TEF-AUTTAR.
Tipos de Título
No Cadastro de Tipos de Título, determina-se na aba Geral, a "Forma de pagamento" como TEF-AUTTAR; esta informação posteriormente irá auxiliar nas análises gerenciais. Configura-se também o campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" da aba Geral com as opções 03-Cartão de Crédito ou 04-Cartão de Débito:
No Painel Principal, campo Subtipo, a categoria do tipo de título em questão, que nesta ocasião, deve ser definido dentre as seguintes opções:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Voucher*;
* Título, recibo ou documento que comprova o pagamento e o direito a um serviço ou a um produto. Os vouchers são muitas vezes utilizados como estratégia de marketing por várias empresas, que oferecem descontos para que os clientes comprem algum produto ou serviço.
Importante: na realização do recebimento em cartão através da Central de Vendas, para que ocorra a baixa do título correspondente no financeiro, é necessário que o Tipo de Título vinculado ao Tipo de Negociação utilizado no lançamento de tal registro, esteja com a marcação "Baixa Automática?" efetuada (vide imagem acima).
Ainda no Cadastro de Tipos de Título, é necessário atentar-se para a aba Preferências de Cartão:
Os campos desta aba serão habilitados para uso, caso os campos "Tipo de pagto para NFC-e / NF-e / CF-e" e "Subtipo" presentes na aba Geral e Painel Principal, respectivamente (também no Cadastro de Tipos de Título), estejam definidos como "Cartão de Crédito" ou "Cartão de Débito".
Deve-se configurar todos os campos presentes na aba. A saber:
Operação CTF: Determina-se neste campo, a operação primordial a ser realizada pelo CTF. Tem-se as seguintes opções:
- Voucher;
- Créd. à vista;
- Créd. Parcelado Administradora (com juros);
- Débito;
- Débito Parcelado com parcela à Vista;
- Débito Parcelado;
- Débito Pré-datado;
- Créd. Parcelado Lojista (sem juros).
Vencimento: Define-se de 1º a 31, qual a data de vencimento pertinente ao cartão.
Tipo vencimento: Deve-se estabelecer como se dará o vencimento do cartão; pode-se fazê-lo estabelecendo um dia fixo ou considerando a data atual somando-a ao vencimento. Tem-se as seguintes alternativas:
- Dia fixo;
- Hoje + Vencimento.
Qtd. parcelas: Informa-se a quantidade de parcelas a serem utilizadas nas transações com Cartão de Crédito e Cartão de Débito nas operações da TEF AUTTAR.
Receber antes de aprovar a nota: Caso esta marcação esteja realizada, na concretização de uma venda via Cartão de Crédito e Cartão de Débito, será possível proceder com a confirmação da nota somente após a finalização (aprovação) da operação do Cartão.
Tipos de Negociação
No Cadastro de Tipos de Negociação, na aba Parcelas, deve-se ter vinculado o Tipo de Título configurado na instrução anterior, ou seja, associado ao cadastro de recebimento do TEF AUTTAR:
Para realizar o recebimento com cartão através da Central de Vendas, é necessário que a marcação "Baixa na confirmação" também presente na aba Parcelas esteja realizada; deste modo, ao confirmar o documento, será aberta a tela para processamento do recebimento.
Tipos de Operação - TOP
O Tipo de Operação - TOP utilizado, na aba Geral, deve ter o campo Financeiro definido como "Receitas", e na aba Financeiro, a Atualização do financeiro, deve ser de "Inclusão".
Central de Vendas
Para que seja possível realizar o recebimento de uma venda via TEF AUTTAR através da Central de Vendas, é de extrema importância que as orientações passadas anteriormente nos tópicos Preferências, Tipo de Negociação e Tipo de Operação - TOP, sejam corretamente realizadas.
Observação: a rotina de recebimento com cartão para vendas via TEF AUTTAR não pode ser utilizada pelo Portal de Vendas. Essa operação deve ser feita pela Central de Vendas, após o documento ter sido aberto.
Através da Central de Vendas, o recebimento é realizado utilizando-se o botão "Receber" localizado na aba Financeiro da grade Rodapé da nota:
Pode-se realizar o recebimento da nota com a possibilidade de utilizar mais de um Tipo de Título, parte em débito, parte em crédito, por exemplo. Além disso, pode-se realizar a baixa automática do título após seu recebimento. É possível receber somente uma nota por vez; caso seja necessário receber mais de uma nota/título, deve-se fazê-lo por meio da tela de Movimentação Financeira (deve-se atentar para os acessos fornecidos aos usuários que irão executar tal procedimento na Movimentação Financeira).
Movimentação Financeira
Na tela de Movimentações Financeiras, depois de realizada a ativação do parâmetro de chave USARECEBCARTCTF como mencionado no tópico Preferências, será apresentado para utilização, o botão "Receber", no qual você poderá receber o pagamento de títulos por cartão.
Observação: ao pesquisar determinado "Tipo de título" no pop-up "Recebimento com cartão", somente os títulos financeiros semelhante a ele serão apresentados se o parâmetro "Filtrar Tipos de título similares no Rec. Cartão? - FTIPTITRECCAR" for ligado.
Observação: o "Tempo restante" é exibido no rodapé da tela para você verificar quando o TEF não responder à requisição de recebimento. Assim, se o tempo limite de resposta for excedido, será apresentada a seguinte mensagem:
"Ocorreu um erro no processamento da transação. Recomenda-se verificar o status da transação junto a operadora e em seguida tentar reprocessar o recebimento ou proceder com o recebimento administrativo."
Após isso, o título estará elegível para realizar o Recebimento com cartão (Administrativo).
Além disso, no botão Outras Opções... serão disponibilizadas as opções relacionadas à rotina de recebimento do TEF AUTTAR:
- Cancelar recebimento com cartão: Este tipo de cancelamento quando utilizado, invalida o título em questão no sistema e sua correspondente movimentação junto a Auttar.
- Cancelar recebimento com cartão (Administrativo): Esta modalidade de cancelamento, é utilizada em casos onde o usuário não possui alçada suficiente para fazê-lo, ou ocorreram problemas de disponibilidade da Auttar. Ao utilizar esta opção, o título será invalidado apenas no sistema, sendo necessário acionar a Auttar posteriormente para que seja efetuado o cancelamento da transação na Administradora de cartão.
Observação: o cancelamento de uma transação é realizado apenas pela tela de Movimentação Financeira.
- Pref. de recebimento com cartão: Tem-se nesta opção as particularidades acerca do recebimento com cartão; são definições realizadas e salvas por usuário. No tópico Preferências de recebimento com cartão, explanamos melhor sobre esta opção.
- Reimprimir comprovante: Para que sejam impressos os comprovantes, a impressora vinculada à máquina deve ter o nome cadastrado como IMPRESSORATEF. No caso da utilização do Windows, esta configuração é realizada no Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras.
- Recebimento com cartão (Administrativo): Acesse a documentação Recebimento com cartão (Administrativo) para verificar as informações sobre essa opção.
Importante: a impressora homologada pela Sankhya atualmente é a modelo "Daruma DR800".
Tipos de Transações Atendidas
Vejamos os Tipos de transações atendidas (Operações TEF):
Crédito:
112 - À Vista
113 - Crédito Parcelado Lojista (sem juros)
114 - Crédito Parcelado Administradora (com juros)
Débito:
101 - Débito
103 - Débito Pré-datado
104 - Débito Parcelado
105 - Débito Parcelado com parcela à vista
106 - Voucher
Cancelamento:
128 - Cancelamento
128.1 - Cancelamento automático junto à AUTTAR
128.2 - Cancelamento (Administrativo) - Cancelamento apenas no ERP, ficando a responsabilidade do back-office comunicar a AUTTAR
Restrições
- A instalação/configuração do integrador Auttar (CTFClient) é de total responsabilidade do suporte técnico da AUTTAR;
- A integração permite o recebimento das bandeiras mapeadas pela Auttar. Vide documento Mapa de Cartões AUTTAR;
- O produto poderá ter limitações de recebimento por bandeira (por exemplo, American Express) de acordo com o contrato realizado junto à AUTTAR;
- Demais tipos de operação não contempladas neste documento deverão ser previstas em implementações futuras;
- A administradora responsável pelo recebimento deverá ser negociada junto à AUTTAR (Santander, Cielo, Rede etc);
- O Sankhya-W não se responsabiliza por indisponibilidade de comunicação entre o CTFClient e a administradora de crédito contratada.
Preferências de recebimento com cartão
Apresentado por meio da opção Pref. de recebimento com cartão presente no botão Outras Opções..., o pop-up com esta mesma nomenclatura, permite que sejam definidas as peculiaridades acerca dos recebimentos com cartão. Esta é uma configuração que deverá ser feita para cada usuário em específico que utilizar a rotina.
Observe os detalhes do pop-up:
Calcular juros até a data atual?: Através desta marcação, o sistema calcula os juros de títulos vencidos anteriormente à data atual da baixa com cartão.
Zerar juros e multas?: Por esta definição, os juros e multas serão zerados.
Observação: caso ambas as marcações Calcular juros até a data atual? e Zerar juros e multas? sejam realizadas, ao efetuar a baixa, o sistema dará preferência para a opção de Zerar juros e multas.
Dados de baixa
Empresa baixa: Determina-se a Empresa a ser utilizada na baixa do título recebido com o cartão.
Conta baixa: Define-se a Conta Bancária na qual será efetuada a baixa do título recebido com o cartão.
TOP baixa: Informa-se o Tipo de Operação - TOP a ser empregado na baixa do título recebido com o cartão.
Lançamento: Determina-se o Lançamento bancário que será realizado quando a baixa do título recebido com cartão ocorrer.
Título residual
- Vencimento mais próximo;
- Vencimento mais distante;
- Hoje.
Estas marcações são utilizadas para o cálculo do vencimento do título residual, quando efetua-se um recebimento com cartão a menor. Esta situação ocorre apenas quando for utilizado o recebimento com cartão fora da Tela de Recebimento que é apresentada automaticamente ao se efetuar o recebimento com cartão de crédito.
Renegociação
Usar renegociação: Ao realizar esta marcação, o sistema irá inibir o título original, exibindo o novo título que se encontra baixado. Caso esta marcação não seja realizada, será feita a baixa e atualização dos dados do próprio título normalmente.
TOP renegociação: Informa-se aqui, o Tipo de Operação - TOP que será utilizado na baixa do título recebido com cartão.
Importante: no recebimento de um título que possua datas padronizadas, caso a data de vencimento coincida com sábados, domingos ou feriados, o vencimento será transferido para o dia seguinte. Em se tratando de feriados, esta situação ocorre desde que se tenham feriados cadastrados no sistema.
Conciliação cartão de crédito AUTTAR
Este tópico visa orientar na configuração do layout de retorno e processamento do arquivo vindo da Auttar. Uma vez processado o arquivo, a baixa ocorre automaticamente juntamente à conciliação bancária do mesmo. Vejamos:
- O layout de processamento de arquivo de retorno de cartão para a Auttar já é disponibilizado pré-configurado no sistema, bastando importá-lo pelo Sankhya Om. Este procedimento de importação é realizado por meio da tela Layout de Processamento de Arquivo.
- Nesta tela, através do botão Outras Opções... tem-se a opção "Criar arquivo a partir de um modelo", que ao ser acionada abre um pop-up com esta mesma nomenclatura para escolha do modelo Auttar e criação do modelo.
- Para que a Prévia/Processamento do arquivo de retorno ocorra de forma correta, é necessário que todos os campos presentes na tela Conciliação de Cartão estejam pré-configurados.
- Ao clicar-se nos botões Prévia, Processar ou Log, a tela é direcionada para os detalhes do log executando a finalidade correspondente ao botão acionado; pode-se retornar aos dados da baixa, clicando-se no botão Processamento.
- Caso exista algum erro no processamento do arquivo de retorno de cartão, a mensagem correspondente ao problema encontrado será apresentada na tela. São possíveis mensagens:
Não foi possível processar o arquivo. A estrutura do layout não é adequada a estrutura do arquivo ou não foram encontrados os identificadores correspondentes.
Não foi encontrado o NSU gerado pela Autorizadora (campo NSU_ADQUIRENTE).
Campo NSU_ADQUIRENTE não configurado no layout.
Não foram encontradas transações (TGFTEF) para o NSU {XXX}.
Foram encontrados múltiplos títulos para o NSU {XXX}.
Financeiro não encontrado.
Título já foi baixado.
O valor de baixa do título {XXX} está diferente do valor da transação {XX,XX}.
O arquivo de retorno não foi encontrado.
A empresa de baixa é obrigatória.
A conta de baixa é obrigatória.
O Tipo de Operação de baixa é obrigatório.
O lançamento obrigatório.
O layout de configuração é obrigatório.
Comprovantes de Recebimento
Ao trabalhar com a integração TEF Auttar, é parte do processo, realizar para os clientes a impressão de comprovantes de recebimento. Esta impressão acontece com base em um arquivo modelo previamente configurado e vinculado ao sistema. Vejamos:
Criação do modelo de comprovante
Na construção do modelo a ser utilizado, que deve ser no formato ".txt", pode-se trabalhar com três variáveis que representam os três modelos de comprovante gerados pela Auttar:
1 - &cupomEstabelecimento
2 - &cupomCliente
3 - &cupomReduzido
Tem-se também a função "moverLinhas", que será utilizada na centralização da impressão do comprovante. Esta função recebe dois parâmetros:
moverLinhas(string texto, int colunas)
onde,
string texto = texto a ser impresso
int colunas = quantidade de colunas para realização da tabulação à direita
Além disso, tem-se a função "guilhotinaDaruma", que permitirá que sejam efetuados cortes dos comprovantes:
guilhotinaDaruma()
Vínculo do modelo de comprovante no sistema
Uma vez configurado o modelo de comprovante de recebimento, este será trabalhado no sistema, através do parâmetro "Modelo para impressão de comprovantes TEF - MODIMPCOMPTEF", onde informa-se o nome do arquivo que foi criado na instrução anterior juntamente com sua extensão, por exemplo, modeloTEF.txt.
Além disso, o caminho correspondente ao diretório em que o modelo de comprovante foi salvo, deve ser inserido no parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD", por exemplo, C:\Modelo\
Exemplo de modelo de comprovante
Um modelo de comprovante pode ser elaborado associando-se as variáveis e funções descritas acima, de acordo com a necessidade e processo de cada empresa. Vejamos um exemplo de modelo criado e sua respectiva impressão:
Instalação do CTFClient
Observação: a instalação, configuração e disponibilidade dos serviços do CTFClient é de responsabilidade da Auttar.
Vejamos abaixo, os passos para instalação do CTFClient:
1.Instalar o CTFClient (WEBSOCKET) com acessos de Usuário Administrador. Executa-se (duplo clique) o arquivo denominado "setup.exe";
2.Deve-se seguir os seguintes passos de instalação:
Passo 1:
Passo 2:
Passo 3:
Passo 4:
3.Dar acesso a todos os usuários à pasta instalada;
4.Iniciar o CTFClient como administrador e selecionar a opção 1 - INICIALIZAÇÃO. Depois que a mensagem "CTFCLIENT Inicializado com sucesso" for apresentada, deve-se pressionar a tecla ENTER e selecionar a opção 6 - SAIR:
5.Feito esse processo, a Movimentação Financeira e a Central já estarão conectando com o CTFClient.
Aplicativo – CTFClient
Para que a integração funcione e as transações financeiras sejam processadas, é necessário que o aplicativo "CTFClient" esteja instalado e devidamente configurado na máquina/estação que irá executar a operação, ou seja, máquina/estação onde o Sankhya-W estiver sendo executado.
Importante: a instalação e configuração deste aplicativo é de responsabilidade da AUTTAR, ou conforme negociação da empresa com os mesmos.
Considerações Finais
Através das configurações relatadas até aqui, pode-se realizar os passos gerais descritos abaixo, mas que irão se diferenciar de acordo com as definições de cada processo e empresa quanto ao Tipos de Títulos, Baixa dos registros, Datas de Vencimento etc. Vejamos:
- Acessar a tela de Movimentação Financeira;
- Selecionar o título que deseja-se receber;
- Clicar no botão Receber;
- Será aberto o pop-up Recebimento com cartão;
- Seleciona-se o Tipo de Título a ser utilizado;
- Determina-se a Quantidade de Parcelas, quando for o caso;
- Clica-se no botão Receber;
- Ao clicar no botão Receber, o sistema imediatamente faz a comunicação com o TEF AUTTAR e solicita os dados do cartão do cliente (número do cartão, data de validade e código de segurança);
- Depois de inseridos os dados do cartão do cliente, o sistema efetua a comunicação com o TEF AUTTAR e libera as informações do Total dos Títulos, Total Recebido e Saldo a Receber, além de exibir um resumo do comprovante;
- Ao Concluir o procedimento, o sistema registra a transação juntamente ao TEF AUTTAR;
- Por fim, o sistema exibe um pop-up de Confirmação informando que a operação foi realizada com sucesso, e se deseja-se visualizar o(s) título(s).
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