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Na tela Análise de Giro, temos alguns botões importantes para a geração desta análise. Aqui abordaremos as funcionalidades destes:
Configuração da Matriz... | Botão Processar Matriz | |
Botão Segurança | Botão Relatórios | |
Botão Outras Opções... |
Configuração da Matriz de Análise de Giro
Para "Criar nova configuração" basta você clicar no botão e, em seguida, será apresentada uma tela para ser informado um título para o agendamento que está sendo criado.
Depois de informado o título desejado para a matriz, defina quais são períodos em que os giros serão calculados, sendo que essa definição pode ser realizada pelo modo "Guiado" ou "Avançado", uma vez que, no modo Avançado você poderá observar todas as configurações disponíveis da Análise de Giro; enquanto no modo Guiado, o sistema exibirá cada configuração com sua descrição e os impactos que ela poderá causar.
Observação: O modo Guiado possui 7 etapas e 3 seções; assim, quando você clicar nas seções, será direcionado para a 1ª etapa correspondente à cada uma delas:
Para compor uma matriz de análise de giro, alguns critérios devem ser informados, configurando os cálculos e determinando quais informações serão importantes para o processo de compra. Esses critérios são estabelecidos pela interface de configuração e podem ser criadas várias combinações para se fazer análises distintas.
Como podem existir várias configurações, é necessário identificá-las informando o nome da matriz.
Importante: Ao ligar o parâmetro "Controla acesso por matriz de análise de giro? - CONTACESSMAT", será apresentada a seguinte mensagem:
"Ao ligar essa funcionalidade, o acesso às matrizes criadas até momento será concedido, automaticamente, para todos os usuários que já trabalham na tela Analise de Giro. Para novas matrizes, será necessário configurar manualmente o acesso para cada usuário. Deseja aplicar essa modificação?"
- Se você confirmar, o botão "Segurança" será habilitado para que possa realizar as configurações de segurança das matrizes de análise de giro. Além disso, será exibido no pop-up Configuração da Matriz, o horário e o usuário que executou a criação da matriz de análise de giro em questão.
- Ao clicar em "Não", o parâmetro será Desligado e você não conseguirá configurar a segurança das matrizes.
Neste pop-up, temos as abas:
Períodos Estoque Mínimo e Sugestão de Compra
Períodos
Informações referentes aos períodos determinam os ciclos de análise aos quais os produtos serão submetidos. Podem ser criados até doze períodos e eles podem ser dinâmicos, onde as datas serão calculadas durante o processamento da matriz. Assim, ao utilizar dois períodos de uma semana, por exemplo, o sistema determina automaticamente as datas de início e fim de cada semana retroativamente.
Determinando os períodos como dinâmicos, você terá a liberdade de estabelecer a quantidade e qual período o sistema irá considerar para efetuar a busca retroativa sobre as movimentações dos produtos. Abaixo temos um exemplo:
Ao definir uma quantidade de 3 e um período de "Mês/Meses", o sistema irá analisar partindo da data atual (o momento que você clicou em "Processar Matriz...") para os três últimos meses, ou seja, suponhamos que hoje seja 01/03/2016 e fez a configuração mencionada neste exemplo; o sistema irá considerar para análise das movimentações, os seguintes períodos:
- 1º Período: 01/12/2015 a 31/12/2015
- 2º Período: 01/01/2016 a 31/01/2016
- 3º Período: 01/02/2016 a 29/02/2016
Os períodos também podem ser fixos, informados de forma manual, ou ainda, sugeridos pelo sistema; defina em Adicionar, a quantidade de períodos a serem acrescentadas; logo à frente, determine o Período desejado; ao clicar em OK, a quantidade de períodos solicitada será carregada.
A marcação "Utilizar períodos fechados" é utilizada em casos onde você deseja que o cálculo do Giro seja feito considerando da primeira até a última data do período selecionado. Trouxemos um exemplo para melhor entendimento:
Suponhamos as seguintes configurações:
- Utilizar períodos fechados - marcada;
- Adicionar 3 Semana(s);
- Data Atual: 28/06/2017;
- Serão sugeridos os seguintes períodos:
1º Período 11/06/2017 a 17/06/2017
2º Período 18/06/2017 a 24/06/2017
3º Período 25/06/2017 a 27/06/2017
Ou seja, considere uma semana completa (de domingo à sábado); caso a semana ainda não tenha terminado, a data final será o dia anterior à data atual.
- Utilizar períodos fechados - desmarcada;
- Adicionar 3 Semana(s);
- Data Atual: 28/06/2017;
- Serão sugeridos os seguintes períodos:
1º Período 07/06/2017 a 13/06/2017
2º Período 14/06/2017 a 20/06/2017
3º Período 21/06/2017 a 27/06/2017
Neste caso, é pega a data atual menos 1 (um) e calcula-se X dias para trás para fechar-se o período, que neste exemplo, foram de 7 dias, uma semana.
Na utilização dos períodos fixos, estes podem ser sugeridos pelo sistema (campo Adicionar, período desejado, botão OK), ou poderão ser informados manualmente; caso estes não sejam preenchidos, ao processar a matriz, o sistema irá exibir a seguinte mensagem de alerta:
"Informe pelo menos um período"
Observação: O que determina se o pedido ou venda refletirá nos dados "Últ. Vnd" e "Qtd Venda" é a opção "Atualizar Última Venda" da TOP. Caso essa opção esteja marcada, determinado pedido ou venda será utilizado para atualizar os dados. Por exemplo: marcada a opção para duas TOP's quaisquer, lança-se alguns documentos, posteriormente efetuar a consolidação. Ao processar a matriz, ambos os documentos foram considerados para atualização dos dados Últ. Vnd e Qtd Venda.
É necessário que se marque a opção "Atualizar Última Venda" em suas TOP's. Vale ressaltar que a TOP é histórica, ou seja, para os pedidos ou notas que já foram lançados a alteração não terá efeito a menos que haja alteração via banco e uma nova consolidação da matriz.
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Estoque Mínimo e Sugestão de Compra
Se a marcação "Período sem vendas influencia a média para estoque mínimo" for efetuada, mesmo um período em que não houve vendas será considerado para a média de estoque mínimo, ou seja, digamos que tenham sido definidos três períodos semanais e que na segunda semana não houve vendas de determinado produto. Essa configuração determina se o volume de vendas das três semanas serão divididas por dois ou por três para obter a média de estoque mínimo para esse produto.
Dias ÚTEIS para estocagem: A informação contida neste campo, influencia a sugestão de compra determinando quantos dias tem o ciclo planejado. Por exemplo, se o giro médio de determinado produto é 10 unidades por dia, e se planeja comprar o estoque da semana (cinco dias úteis), então a sugestão será de 50 unidades (considerando que o estoque atual esteja zerado).
Juntamente a configuração deste campo, temos o parâmetro "Somar o Lead Time aos dias Úteis para Estocagem - SOMALEADTIME" que, ao ser acionado, fará com que o sistema some o Lead Time cadastrado na aba Medidas e Estoque do cadastro de Produtos com os dias úteis para estocagem definidos neste campo. O cálculo da sugestão de compra será feito com base nessa soma.
Importante: Ainda sobre o parâmetro Somar o Lead Time aos dias Úteis para Estocagem - SOMALEADTIME, teremos as seguintes considerações:
- Se ativado, soma a coluna LEADTIME da tabela TGFGIR (cálculo apresentado abaixo) com o campo "Dias ÚTEIS para estocagem";
- Se desativado, verifica se a coluna LEADTIME da tabela TGFGIR contém um valor maior que zero:
- se sim, utiliza este valor desconsiderando os Dias ÚTEIS para estocagem;
- Se não, o valor do campo é utilizado no cálculo da sugestão de compra.
O cálculo para Leadtime na tabela TGFGIR ocorre da seguinte forma:
- Para Produtos com Giro:
Ao calcular o giro dos produtos, a TGFGIR recebe na coluna LEADTIME ("Lead Time"), caso a configuração "Apresentar resultado por" seja:
Empresa:
Se o campo "Lead time de compra" da TGFPEM estiver preenchido (aba "Impostos / Informações por empresa" do Cadastro de Produtos), utiliza essa informação; caso não exista, utiliza Lead time de compra do produto (aba "Medidas e estoque", sub-aba "Estoque").
Matriz:
Mesmo comportamento da opção empresa, porém utiliza a empresa matriz.
Produto:
Busca a informação diretamente do campo Lead time de compra do cadastro de produtos (aba Medidas e estoque, sub-aba Estoque).
Para Produtos sem Giro:
A informação é selecionada diretamente do campo Lead time de compra do Cadastro de Produtos (aba Medidas e estoque, sub-aba Estoque).
% Acréscimo na sugestão de compras: É utilizado como uma margem de acréscimo na Sugestão. Levando em consideração o exemplo do campo "Dias ÚTEIS para estocagem", caso o valor seja 10%, a sugestão será de 55 unidades.
Quando a marcação "Não atualizar estoque mínimo quando a sugestão for zero" estiver realizada, ao clicar em "Atualizar Estoque Mínimo nos Cadastros" do botão "Outras Opções", caso o valor da coluna Est.Mín.Sug for zero o sistema não atualiza o campo "Estoque Mínimo" do Cadastro de Produtos, aba "Medidas e Estoque" sub-aba "Estoque".
Por meio das marcações "Desprezar o período de maior giro?" e "Desprezar o período de menor giro?" você poderá efetuar a retirada do maior como também do menor período de giro. Deste modo, após o processamento da análise de giro será apresentada a sugestão de compra desprezando o período de acordo com a(s) marcação(ões) realizada(s).
A marcação "Desconsiderar pedidos pendentes na sugestão de compra?" quando realizada, bloqueia os filtros "Pedido de compra pendente" e "Pedido de venda pendente" (campos a seguir). Ao processar a matriz, serão considerados os pedidos de compra e venda confirmados, exceto os que o "Tipo de Operação - TOP" estiver com a opção "Orçamento" marcada, na aba "Geral".
Filtro Pedido de compra pendente/Filtro Pedido de venda pendente: A base da sugestão de compras leva em consideração o estoque atual, os pedidos de compra/venda pendentes. Opcionalmente, você pode usar um critério de filtragem para determinar quais os pedidos serão de fato considerados nessa conta.
Filtro Quantidade em estoque: Esse filtro atua exclusivamente sobre a quantidade a ser apresentada na coluna Estoque. Caso você crie um Filtro para analisar o Giro apenas da Empresa X e queira ver o Estoque apenas desta mesma empresa, terá que colocar o Filtro nessa opção e na opção "Filtro de Produtos com Giro".
Observações:
- Caso não seja informado nenhum dos filtros acima, o sistema irá considerar os Pedidos de compra e venda pendentes;
- Nos casos em que é necessário que o sistema considere as notas de entrega futura, utilize o filtro CabecalhoNota->TIPMOV = 'V';
- Para que o filtro Quantidade em estoque seja considerado na análise de giro, os produtos precisam ter giro no período.
Nota: Para que as notas de venda sejam consideradas como pendentes, é necessário que, no ato do lançamento, as mesmas não sejam confirmadas e que o Tipo de Operação - TOP utilizado esteja configurado para Atualizar Estoq. a partir da Confirmação (aba "Geral"). Diante disto, em um lançamento de uma nota utilizando o movimento de venda (TIPMOV = 'V') ao proceder com sua confirmação, este não será considerado como pendente.
Uma vez que as notas de venda futuras não possuem provisão, estas não são consideradas como pendentes, mas sim, como confirmadas.
Importante: É necessário definir nos filtros desta aba o período que você deseja observar ao pegar os pedidos de venda ou compras pendentes. Caso estes filtros não sejam informados, o sistema irá olhar um período menor que 180 dias.
Acesse também: Campos para Análise de Giro.
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Outras configurações
Incluir produtos sem giro: Se habilitado, simula o cálculo também para os produtos que estão no estoque, mas não tem giro.
Incluir produtos sem estoque: Se habilitado, simula o cálculo para todos os produtos, independente de ter giro ou estoque. Esta opção só fica disponível se a opção ‘Incluir produto sem giro’ estiver marcada.
Usar Unidade de Compra?: Esta marcação quando efetuada, é utilizada a Unidade de Compra na Matriz.
Agrupar movimentação produto alternativo: A movimentação dos produtos relacionados como "alternativos" será agrupada para o produto com código numérico menor. Vejamos abaixo um exemplo:
Produto 001 tem alternativos 010 e 015;
Produto 002 tem alternativos 020 e 001;
Produto 030 tem alternativos 025 e 001;
Neste caso, uma movimentação para um dos produtos: 001, 010, 015, 002 ou 030, será agrupada no produto 001.
Nota: Para isto, cadastre previamente os produtos alternativos através do Cadastro de Produtos, aba "Produtos Alternativos".
Tipo agrupamento: Através deste botão, você poderá configurar a consolidação (agrupamento) dos produtos a serem exibidos na análise de giro. Assim, teremos as seguintes opções:
- Nenhum: Neste caso, não haverá nenhuma consolidação (agrupamento) na análise de giro;
- Produto alternativo: Essa opção corresponde as informações relatadas na marcação "Agrupar movimentação produto alternativo" descrita anteriormente;
- Produto genérico: Nesta opção a análise de giro irá levar em consideração o produto genérico e consolidar os produtos reais (específicos) vinculados a este. Sendo que, primeiramente se faz necessário cadastrar os produtos específicos no Cadastro de Produtos, aba "Produtos Específicos".
Observação: O campo "Tipo agrupamento" será exibido quando o parâmetro "USAPRODGENERICO - Usa produtos genéricos?" estiver habilitado. Sendo que, ao habilitar o referido parâmetro, a marcação "Agrupar movimentação produto alternativo" não será apresentada.
Tabela de preço: Permite a busca do preço pela última atualização da tabela informada.
Considerar custo: (Reposição/Gerencial/Variável/Médio com ICMS/Médio sem ICMS/Sem ICMS/Com ICMS) Determina o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) para análises que utilizam esse indicador. O Custo variável é o mais indicado, pois ele está livre dos gastos variáveis das vendas e da participação no gasto fixo.
Detalhar de acordo com: (Produto/Grupo de produto/Marca/Empresa) A forma em que a análise será agrupada. Esta totalização é uma forma de Quebra, Agrupamento para as análises verticais, ou seja, quando selecionamos por Marca, serão apresentados todos os produtos da Marca A, depois os da Marca B e assim por diante, sendo que os percentuais de análise vertical estarão apresentando a representatividade daquele produto dentro da movimentação daquela marca.
Quando selecionar por Produto, será feita a análise global do cadastro de Produtos sem nenhum tipo de agrupamento ou quebra, ou seja, serão apresentados todos os produtos da empresa (respeitando-se os Filtros) e os percentuais de análise vertical estarão apresentando a representatividade daquele PRODUTO dentro da movimentação total da(s) empresa(s). A ordenação por produto não é recomendada para empresas que trabalham com produtos muito distintos, pois a comparação se tornará inviável.
Listar pedidos na aba Compras/Vendas Pendentes: Esta marcação quando habilitada, faz com que o sistema guarde analiticamente os lançamentos que compõem os valores de Compras e Vendas Pendentes, permitindo desse modo, a consulta detalhada desta informação na aba Compras/Vendas Pendentes.
Apresentar resultado por: (Empresa/Matriz/Local/Controle) Define a forma de apresentação dos produtos. Quando selecionado por empresa, se houver movimentação para duas empresas distintas, serão apresentadas duas linhas para o mesmo produto, uma para cada empresa. Da mesma forma ocorrerá com Local e Controle. Se além da opção Empresa, estiver marcada também a opção Matriz, o código da matriz será usado e todas as empresas que tem aquela empresa como matriz, serão agrupadas em apenas uma linha cuja empresa será a matriz. Os campos Local e Controle são habilitados e desabilitados pelos parâmetros UTILIZALOCAL e UTILIZACONTROLE, e o parâmetro DESCRLOCAL definirá a descrição do campo "Local".
Observação: Você pode processar uma Matriz de análise de giro obtendo o resultado por Empresa, para isso, habilite o parâmetro "Considerar os dias úteis (Lead Time) da Anál. Giro. - CONSDIASUTEIS" e selecione no campo "Apresentar resultado por" somente a opção "Empresa".
Filtro de Produtos com Giro: Permite definir filtros para a apresentação dos produtos que tiveram giro no período selecionado.
Filtro de Produtos sem Giro: Permite que você defina os filtros para a apresentação dos produtos que não tiveram giro no período selecionado.
Nota: O fato de existir um filtro nessa opção para trazer apenas as movimentações de determinada empresa não significa que a coluna Estoque o estará respeitando; o cálculo desta coluna depende dos Filtros para a quantidade em Estoque.
Observação: Nos casos em que é necessário que o sistema apresente os resultados de apenas uma determinada empresa, você pode utilizar os filtros da seguinte forma:
Produtos sem Giro = EST1.CODEMP = "X"
Produtos sem Giro e sem estoque = PEM.CODEMP = "X"
Onde "X" representa o código da empresa.
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Botão Processar Matriz
O botão "Processar Matriz..." é o responsável por iniciar o encadeamento dos dados seguindo os filtros formulados, apresentando-os na grade principal. Este botão está presente no canto superior direito da tela, e também no pop-up "Configuração da Matriz de análise de giro". Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Processos" onde será apresentado o Andamento da geração da matriz:
Por meio do botão "Ver histórico", consulte a relação de todos os processos já executados e as informações pertinentes ao mesmos, bem como, os processos que estiverem em execução no momento da consulta.
Na parte superior do referido pop-up, são disponibilizados alguns campos que executam funções relevantes para as informações aqui apresentadas. Abaixo, falaremos sobre cada um deles:
- O botão "Atualizar" possibilita renovar as informações apresentadas no pop-up.
- Através do botão "Excluir processo antigo" você poderá eliminar o processo que está selecionado.
- Por meio do botão "Excluir todos os processos", executa-se a eliminação de todos os processos antigos (finalizados) permanecendo apenas aqueles que se encontrem em execução.
Observação: O parâmetro "Processar matriz antes de aplicar? - PROCMATRIZAPL" por padrão é desligado. Quando ligado, caso você clique no botão "Aplicar" do filtro personalizado, fará com que o sistema processe a matriz selecionada antes de efetivamente aplicar o filtro. Consideramos ainda que, ao abrir a tela, os produtos são carregados automaticamente, nesse primeiro carregamento, a matriz não é executada antes da apresentação dos dados, são apresentados os produtos do processamento anterior.
Nota: Referente ao processamento da Matriz da análise de giro, nós temos o parâmetro "Log na consolidação do giro? - LOGCONSOLIDACAO" que, ao ligá-lo, ao realizar download do log do sistema na Administração do Servidor, informações sobre o tempo de execução e filtros utilizados em cada procedure do processamento da matriz de giro serão exibidos no log gerado.
Uma vez configurada a Matriz temos:
Visão "Produtos"
Configuração das colunas visíveis: A configuração da grade de produtos da matriz de análise de giro funcionará da mesma forma que as outras grades do sistema, basta utilizar o botão "Configurar Grade" para selecionar quais colunas deverão aparecer na grade, a ordem das colunas e sua ordenação.
Nota: Ao adicionar determinados campos na grade, por meio da opção "Configuração da Grade" em "Informações por Período", estes campos serão exibidos também na grade "Produtos", além dos campos configurados como visíveis. Se você não quiser que alguns campos não sejam exibidos na exportação para .xls, estes deverão ser ocultados na Configuração de Grade da grade Informações por período. Sendo assim, pode-se destacar o exemplo:
Caso você não queira que a coluna "Acumulador Margem" seja exportada para .xls ou fique indisponível para visualização, oculte-o na Configuração de Grade em Informações por Período.
Grade de Produtos: É nesta grade que as informações geradas pela Análise de Giro estarão disponíveis, esta grade apresenta campos que são indicadores para a análise dos Gestores, como: Código e Descrição do Produto, o Estoque, Custo de Venda Unitário, Custo de Venda Total, Sugestão De Compra, Sugestão Compra Giro e etc.
Importante: O parâmetro "Deduzir reserva do estoque na Análise de Giro - DEDUZIRRESESTAN" quando ativado, fará a subtração da reserva do estoque na coluna Estoque na Análise de Giro. Ao ser desativado, a coluna Estoque será composta apenas pelo saldo atual de estoque, sem subtrair a reserva.
No campo "Buscar" você localizará o produto em que deseja que a seleção seja contextualizada. Além disso, ao clicar no link Buscar será possível definir os critérios de localização dos produtos que serão considerados pelo sistema.
Ao acioná-lo o pop-up "Configurar a caixa de busca" será exibido, e assim, os campos selecionados serão considerados sempre que uma pesquisa por produto for efetuada. Dessa forma, consideraremos o exemplo:
Ao pesquisar um Produto, o critério de busca "Produto" deverá ser selecionado, logo, teremos:
Além da marcação "Agrupar por família", que quando selecionada, fará um filtro na tela para os produtos que fazem parte de uma família, apenas na relação Pai e Filho, de acordo com o que for cadastrado na tela Cadastro de Produtos, aba Família.
Ao lado marcação mencionada acima, temos a marcação "Esconder informações de período" presente no botão "Outras opções..." em que, quando você habilitá-la, o sistema ocultará as colunas referentes às informações por período.
Modificação na Sugestão de Compras
Depois que a análise de giro é gerada, analisada e seus pedidos de compra são sugeridos, há a possibilidade de escolha e/ou remoção de itens a serem gerados nos Pedidos de compra. Vejamos um exemplo:
Quando se trabalha com um determinado produto e sua compra é encerrada, o mesmo continua a ser vendido até finalizar seu estoque. Sendo assim, no Cadastro do Produto é efetuada a marcação da opção "Permite Comprar este produto?" em sua aba "Geral". Deste modo, caracteriza-se que é proibido comprar o produto e só depois de finalizar o estoque do mesmo que este será efetivamente inativado.
A matriz de giro não reconhece a informação de "proibido comprar" dos produtos e os mesmos são demonstrados na análise de giro, pelo fato de se tratar de uma informação válida para a análise do comprador que pode estar analisando informações passadas para decidir como, por exemplo, sobre um produto substituto. Deste modo, os produtos configurados com a referida marcação não poderão ser comprados. Na hipótese de se tentar gerar o pedido será exibida a mensagem abaixo:
"Produto: X - Xxxxxx não está permitido para compra."
É necessário a utilização do "Assistente de Filtros" para criação de filtros específicos que serão utilizados na identificação e assim retirada desses produtos da análise de giro, para evitar o bloqueio do pedido de compra.
Após as alterações, basta gerar o pedido de compra e conferi-lo no Portal de Compras, assim, na aba "Pedidos" da Análise de Giro, clique no botão "Preferências". Pode-se observar que os fornecedores estarão indicados na tela, preencha os campos obrigatórios e efetuar a marcação "Lista única de produtos". Após esses procedimentos, clique em "OK"; assim, a tela será reposicionada para a lista de produtos e fornecedores.
A marcação "Usar empresa de negociação no cabeçalho da nota?:" será habilitada quando, nas configurações da matriz, o campo Apresentar resultado por: Empresa estiver desmarcado. Assim, você poderá informar a empresa à qual deseja que o Pedido de Compras seja criado.
Ainda na aba Pedidos, acione o botão "Gerar Pedido", assim somente os itens da lista serão gerados nos pedidos de compra de acordo com seus respectivos fornecedores.
Os campos "Fornecedor Preferencial", "Sugestão Compra" e "Custo Gerencial", desta grade, poderão ser alterados, mesmo após a geração dos dados, bastando dar um duplo-clique na linha do produto que se deseja alterar e uma tela trará os campos para que possam ser inseridos/modificados.
O campo "Sug.Compra Giro Ajustado" será calculado quando as grades da tela forem carregadas, ou o campo "Sug. Compra Giro" for alterado. Este campo (Sug.Compra Giro Ajustado) será calculado da seguinte forma:
- Inicialmente, a Sug.Compra Giro Ajustado é igual a Sug.Compra Giro;
- Obtêm-se o Estoque Final após a Sugestão de Compra:
Estoque Final = Estoque Atual + Pedidos Compra Pendentes - Pedidos de Venda Pendente + Sug.Compra Giro
- Avalia-se o Estoque Final em relação ao Estoque Mínimo e Estoque Máximo do Produto de forma a evitar que o Estoque Final seja menor que o Estoque Mínimo ou maior que o Estoque Máximo.
Se Estoque Final < Estoque Mínimo: Sug.Compra Giro Ajustado = Sug.Compra Giro Ajustado + (Estoque Minimo - Estoque Final)
Se Estoque Final > Estoque Máximo: Sug.Compra Giro Ajustado = Sug.Compra Giro Ajustado - (Estoque Final - Estoque Máximo), se negativo zerar.
Caso o valor no campo Sug. Compra Giro seja diferente do valor do campo Sug.Compra Giro Ajustado, o campo "Sugestão de giro ajustado?" terá o valor Sim; do contrário, terá valor Não.
Ao carregar a matriz de Análise de Giro, serão apresentadas várias linhas para os produtos. Nessas linhas, serão exibidos os produtos que você poderá interpretar a partir das cores exibidas, sendo que, você pode consultar a legenda das cores no botão "Legenda de Cores". Observe:
- Vermelho: Produto sem giro
- Preto: Produto com giro
- Azul: Produto com sugestão de compra ajustada
O giro do produto é calculado pelo sistema e apresentado nos campos "Qtd Venda" (VLRVENDA). O ajuste da sugestão de compras pode ser percebido a partir do campo "Sugestão de giro ajustado?" (TEMSUGGIROAJUSTADO) que recebe valor Sim e o campo "Sug.Compra Giro Ajustado" (SUGCOMPRAGIRAJUSTADO) recebe o valor calculado de forma ajustada. Para maiores detalhes do ajuste consultar a documentação do campo descrita acima.
Visão "Pedidos"
Grade de Resumo por Fornecedor/Pedido: Nesta grade, cada linha representará [fornecedor x pedido]*, estes fornecedores que aparecerão aqui são os que foram escolhidos através da tela descrita na visão de produtos (ao dar duplo-clique na linha do produto). Esta grade também trará informações como o Número único do pedido (se ele já tiver sido gerado) e seu valor total.
Nota: Caso tenhamos mais de um pedido para um mesmo fornecedor, então teremos 2 linhas nesta grade, diferenciando apenas a coluna Pedido.
Painel de detalhes do pedido: Após gerar um pedido, o sistema mostrará alguns detalhes sobre o pedido gerado, como o Fornecedor, Valor do Pedido, Transportadora, Valor do frete, Vencimento do frete e Previsão de entrega. Além disso, tem-se três botões, e uma caixa com três opções de escolha:
Ao gerar o pedido, o sistema pega o valor dos campos, de acordo com a opção aqui escolhida e leva para o pedido. Por exemplo, sendo escolhida a opção Sug. Compra Giro, os valores contidos neste campo, irão compor a quantidade solicitada no pedido.
Depois de escolhida a opção Sug. Compra Giro e solicitar a geração do pedido, a quantidade pode ser visualizada no pedido gerado.
Gerar pedido
Nesse botão, você irá fazer o lançamento dos Pedidos de Compra com os produtos da grade "Itens" para o parceiro informado na grade "Resumo por Fornecedor/Pedido". Sendo que, os demais dados do pedido serão configurados no botão .
Ao clicar nele, o pop-up "Preferências do lançamento de pedidos" será aberto para que assim, você possa definir os detalhes da geração do pedido.
Quando a marcação "Definir preferências na geração do pedido" for habilitada, todos os demais campos disponíveis no pop-up, com exceção da marcação "Lista Única de Produtos", ficarão indisponíveis para preenchimento, uma vez que a definição deles será realizada na geração do pedido, ao clicar no botão
.
Caso seja habilitada a marcação "Confirmar pedido", o pedido realizado na Análise de Giro já será lançado como confirmado na Central de Notas.
Quando o Pedido de Compras for lançado, o sistema guardará as informações o pop-up Preferências do lançamento de pedidos para as próximas transações, com exceção dos campos "Valor do frete", "Vencimento do Frete", "Previsão de entrega" e "Observação do pedido".
Assim, o Pedido de Compra será gerado com base do campo "Sugestão de Compra". Para utilização deste botão é necessário que o usuário logado tenha acesso à inclusão de pedidos de compra.
Visualizar pedido
Após a geração do pedido, basta selecionar a linha na grade de Fornecedor/Pedido e clicar no botão para que o sistema abra a Central de Compras do pedido gerado, sendo possível dar andamento no pedido. É necessário que o usuário logado tenha acesso à consulta de pedidos de compra para que possa visualizar os pedidos gerados pela Matriz de Análise de Giro.
Preferências
Quando você clicar no botão , o pop-up "Preferências do lançamento de pedidos" será exibido, neste serão informados os campos que irão compor os pedidos de compra a serem gerados; ao configurar a TOP, atente-se para a necessidade da existência de uma "TOP de Pedido de Compra" e na aba "Impressão" a "Base de Numeração" não poderá ser do tipo "Manual, informada pelo usuário", geralmente utiliza-se Pedido de Compra. O campo "Usar custo da TOP" nas "Preferências do lançamento de Pedidos", fará com que o sistema não utilize o custo de reposição informado nos itens, e sim calculará o preço normalmente conforme definido no campo "Usar como Preço" do cadastro da TOP.
Além disso, estando no modo de visão Cotação, ao acionar o botão Preferências teremos a exibição do pop-up "Preferências do lançamento de cotações", onde serão informados os campos que irão compor a cotação.
Teremos a possibilidade de gerar a cotação com o preço de compra já preenchido de acordo com a tabela de preço do fornecedor do produto, para tanto se faz necessário analisar os seguintes pontos:
1) Configurar os parâmetros:
Meses p/ 'Já cotou' Análise giro->Gerar Cotação – QTDMESESJACOTOU: Esse parâmetro limita a busca das cotações para um número "X" de meses anteriores ao momento da pesquisa. O seu valor padrão é 12 meses e o dia inicial sempre será o primeiro dia do mês, então se a geração da cotação for efetuada no dia 21/06/2018 a data inicial da busca será 01/06/2018;
Meses p/ 'Já forneceu' Análise giro->Gerar Cotação – QTDMESESJAFORNE: O comportamento deste parâmetro é semelhante ao do parâmetro anterior, porém ele efetua a busca por notas de compra;
Precificação automática Cotação tab. Fornecedor? - PRECCOTINCLUSAO: Este parâmetro quando habilitado, determinará que a cotação será incluída já com o preço especificado pela tabela de preço do fornecedor.
2) Após configurar os respectivos parâmetros, no pop-up Preferências do lançamento de pedidos apresentado na imagem acima, utilize as seguintes marcações para determinar o preço de compra do produto que será aplicado na cotação:
- Fornecedor preferencial: Através desta marcação, será gerada a cotação para os parceiros configurados como fornecedor preferencial no Cadastro do Produto, aba "Geral", campo "Parceiro Fornecedor preferencial";
- Fornecedor com perfil de consumo: Com esta marcação tem-se a geração da cotação para os fornecedores que contenham um perfil de consumo principal definido para o produto (Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "Perfil Principal") ou um perfil secundário (Cadastro de Parceiros, aba Perfil do Parceiro, campo "Perfil");
- Quem já cotou antes: Utilizando esta marcação, a cotação será gerada para os fornecedores que já efetuaram cotações deste produto dentro do período configurado no parâmetro de chave QTDMESESJACOTOU;
- Quem já forneceu antes: Quando acionada esta opção, gera-se a cotação para os fornecedores que já forneceram o produto dentro do período configurado no parâmetro de chave QTDMESESJAFORNE.
Assim, ao realizar as configurações descritas acima, a cotação será gerada com o preço de compra preenchido automaticamente de acordo com o fornecedor do produto.
Excluir pedido
O botão será disponibilizado quando o pedido em questão já foi gerado, desta forma, você poderá realizar a exclusão do pedido de compra. caso possua a opção "Excluir" na tela de Acessos para Pedidos habilitado para o seu usuário.
Observação: Para que seja possível um usuário realizar a exclusão de um pedido, este deverá possuir a opção "Excluir" da tela Acessos do "Pedido" habilitada para si.
Grade de Itens
Nesta grade estarão todos os produtos da grade Produtos da visão de produtos exceto os produtos que já tiveram pedidos gerados, é possível também visualizar os itens de um pedido já gerado (selecionando o pedido na grade Fornecedor/Pedido), além disso, antes da geração do pedido é possível modificar a Transportadora, Sugestão de Compra e Custo Gerencial por esta grade, basta dar duplo-clique na linha, funcionará da mesma forma como explicado anteriormente na grade Produtos da visão de produtos.
Observação: Na edição de itens e produtos, o campo Sug.Compra Giro pode ser editado por você, porém, caso seja alterado, o sistema marcará em um novo campo "Sug. Compra Giro Alterado" que o valor foi alterado manualmente.
Botão Segurança
As implementações aqui apresentadas, estarão disponíveis apenas na versão 4.12,
ou posteriores.
O botão "Segurança" será apresentado quando o parâmetro "Controla acesso por matriz de análise de giro? - CONTACESSAMT" estiver ligado, ao aciona-lo, o sistema abrirá o pop-up "Controle de Acessos da Matriz de Análise de Giro - xxxx" onde você irá observar os Grupos de Usuário, e abaixo, os Usuários que fazem parte desse grupo, para que possa controlar aqueles que terão acesso e definir as permissões de cada usuário.
Observe a seguir, como funciona o processo descrito:
- Os usuários SUP não terão restrições de visualização, edição ou remoção de qualquer matriz cadastrada;
- Para aqueles usuários que são donos da matriz, será dado total acesso à sua própria matriz, ou seja, também poderão conceder acessos a ela para outros grupos e/ou usuários para executar as mesmas ações, ou conforme autorizações concedidas;
- Se o grupo possuir os acessos para a matriz, sem que o dono dela realize alguma restrição ao grupo ou a determinado usuário pertencente ao grupo, os membros deste, terão total acesso, ou acesso às permissões definidas;
- Você poderá ainda, restringir os acessos a certo usuário mesmo que o grupo em que este esteja inserido também o tenha.
Botão Outras Opções...
Por meio deste botão, teremos as seguintes opções:
Alterar Estoque Mínimo nos Cadastros | Modo cotação | |
Lead Time de Compra | Agendamento da geração da tabela de giro | |
Iniciar Tour |
Alterar Estoque Mínimo nos Cadastros
A opção "Alterar Estoque Mínimo nos Cadastros" quando acionada, fará com que o sistema atualize o campo "Estoque Mínimo" do Cadastro do Produto, de acordo com o valor da coluna "Est.Min.Sug". Para tal, teremos as seguintes regras:
No pop-up "Configurações da Matriz de Análise de Giro" aba "Outras Configurações", teremos as opções "Empresa", "Matriz", "Local" e "Controle" (campo "Apresentar resultado por:"), dessa forma, o sistema atualizará o campo "Estoque Mínimo" da tela Cadastro de Produtos de acordo com os seguintes pontos:
- O campo Estoque Mínimo (aba Medidas e Estoque, sub-aba Estoque) será atualizado caso todas as opções ditas acima estiverem desmarcadas.
- Se você marcar todas essas opções, o sistema atualizará o referido campo localizado na aba Estoque.
- No entanto, se apenas duas destas forem marcadas, como por exemplo, Empresa e Local, ou Empresa e Controle, quando a opção Alterar estoque mínimo nos cadastros for acionada o sistema exibirá as seguintes mensagens:
"Atualização do Estoque Mínimo só é permitida quando Apresentar por Empresa estiver escolhido."
"Atualização do Estoque Mínimo só é permitida quando Apresentar por Local estiver escolhido."
"Atualização do Estoque Mínimo só é permitida quando Apresentar por Controle estiver escolhido."
- Caso apenas a marcação Empresa for selecionada, o Estoque Mínimo da aba Impostos/Informações por empresa que será atualizado.
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Modo Cotação
Por meio da opção "Modo Cotação", teremos a alteração do modo de visão "Pedidos" para o modo de visão "Cotação".
O "Modo de visão Cotação" permite que sejam realizadas cotações de produtos junto aos fornecedores antes da geração do pedido de compra. Sendo que, também poderão ser aplicados aqui os produtos alternativos bem como os produtos específicos. As funcionalidades aqui apresentadas são similares ao modo de visão "Pedidos", sendo apresentadas algumas particularidades nas configurações:
- Caso o produto a ser gerado na cotação contenha controle adicional de estoque e na análise de giro não esteja sendo considerado controle, a cotação não poderá ser efetuada;
- A unidade do produto necessita ser a mesma unidade configurada na análise de giro;
- Os fornecedores gerados na cotação variam conforme o produto. Se o produto a ser gerado for genérico, os fornecedores da cotação serão iguais aos fornecedores preferenciais dos produtos reais (específicos) vinculados ao produto genérico. Vejamos um exemplo:
Produto genérico: FRANGO CONGELADO
Então, ao gerar o produto FRANGO CONGELADO na cotação, os fornecedores serão os seguintes:
- SEARA
- SUPERFRANGO
- SADIA
- PERDIGAO
Sendo que, se o produto a ser gerado na cotação não for genérico o único fornecedor da cotação será o preferencial definido na análise de giro. Caso não haja um fornecedor preferencial definido na análise de giro, a cotação será gerada sem fornecedor;
Nota: Através do parâmetro "Código p/ produto genérico na cotação - CODPRODGENCOT", o comprador permite ou não o lançamento de produtos repetidos na cotação. O parâmetro pode ser configurado com três valores:
- 1 (menos um): Caso seja informado este valor, todo e qualquer produto poderá se repetir no lançamento da cotação;
- 0 (zero): Informando este valor, nenhum produto poderá se repetir no lançamento da cotação;
- Valor maior que 0: Neste caso, informe o código do produto que poderá se repetir, sendo permitida repetição somente para este produto no lançamento da cotação.
Sendo que, caso o produto a ser inserido seja repetido na mesma cotação e o parâmetro esteja configurado para não permitir a inserção; tem-se a exibição da seguinte mensagem:
"Os seguintes produtos já existem em alguma cotação para a empresa X com o situação igual a "Aberta", portanto não é possível incluí-los. Produtos:
Y - "NOMEDOPRODUTO"
Retire esse(s) produto(s) dentre os selecionados para gerar cotação."
Associação de Ações à Tela de Análise de Giro
Este recurso do sistema permite, por exemplo, a visualização de dashboards.
Quando você precisar associar seus dashboards à tela de Análise de Giro, basta criar as ações na tela de dicionário de dados (tabela TGFGIR).
Exemplo prático:
Na tela Dicionário de dados, foi criada a ação "Leidiane" do tipo Lançador na tabela TGFGIR.
Ao acessar a tela de Análise de Giro no botão "Outras Opções":
Ao clicar neste botão, serão apresentadas as ações criadas anteriormente. Se selecionarmos a ação Leidiane, o sistema executará a ação programada para o mesmo, que neste caso é abrir um dashboard.
O sistema sempre guardará a última ação executada pelo usuário. Como, por exemplo:
Existem 5 ações, sendo uma delas de nome Leidiane, ao executá-la, o sistema chamará a ação, levando a outra tela (no exemplo acima a Dashboard), em seguida se o usuário voltar a acessar a tela Análise de Giro, esta mesma ação estará selecionada no botão Outras Opções.
Observação: Ao sair e acessar novamente a tela Análise de Giro, o botão Outras Opções será apresentado normalmente, ou seja, com o nome Outras Opções sem salvar a informação da última ação executada.
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Lead Time de Compra
Ao selecionar esta opção, o sistema o redirecionará para a tela Lead Time de Compra:
Destaca-se ainda que, caso possua algum produto focado ao selecionar esta opção, a tela filtrará esse produto.
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Agendamento da geração da tabela de giro
Para utilização da Matriz de Analise de Giro, é necessário criar e configurar um agendamento; esse agendamento serve para extrair os dados sobre os giros dos produtos e consolidá-los em uma única tabela, tabela esta que será usada para geração da Matriz de Análise de Giro.
Depois da execução bem sucedida de um agendamento, o ícone será apresentado na cor verde. Ao clicar sobre ele, você poderá verificar os dados da última execução por meio dos seguintes campos:
- Data Exec.: este campo exibirá a data da última execução realizada com sucesso.
- Tempo de Processamento: aqui será apresentado o tempo de processamento da execução da consolidação.
- Qtd. de Novos Registros: informará a quantidade total dos novos registros incluídos.
- Reprocessando giro a partir de: este campo demonstrará a data a partir da qual o reprocessamento está sendo efetuado (de acordo com os filtros do agendador). Caso seja a primeira consolidação, que naturalmente irá desconsiderar esse filtro, então apresentará a informação da data a partir da qual a consolidação foi feita.
- Qtd. de Produtos com Movimento: tem-se aqui a quantidade total de novos produtos a partir da última consolidação.
Neste pop-up, você também pode acompanhar por meio da aba "TOP’s elegíveis", os Tipos de Operação- TOP, que possuam na sua aba Geral, o campo "Análise de Giro" configurado com uma opção diferente de "Desconsiderar".
Além disso, na aba "Produtos elegíveis" serão apresentados os produtos que possuem a marcação "Calcula giro pelo agendador" habilitada (Cadastro de Produtos da aba Medidas e Estoque, sub-aba Estoque), e que tenham custos gravados na respectiva tabela.
Do contrário, quando houver falha de execução do agendador o ícone será apresentado na cor vermelha. Clicando sobre ele, você poderá obter informações da última execução realizada com sucesso, bem como, com erro e os detalhes que o ocasionaram.
Caso o agendamento não seja concretizado, o sistema exibirá o ícone .
Destaca-se ainda que o cabeçalho das "Configurações de agendamento" permitirá apenas um agendamento.
Para tal ação, basta você clicar no botão e selecionar a opção "Agendamento da geração da tabela de giro". Ao clicar nesta, um pop up de configurações será exibido. Teremos as abas:
Frequência
O campo "Última execução em" mostrará a data na qual a tarefa foi executada pela última vez.
A "Próxima execução" exibirá quando será a próxima execução da tarefa.
Na opção "Horários" serão definidos quais horários a tarefa será executada.
O botão adicionará mais horários de execução, sendo que você também poderá utilizará o botão
para limpar todos os horários. Sendo que:
- Quando você utilizar " Diário " significa que a tarefa será executada todos os dias;
- Em "Semanal" será possível definir quais dias na semana a tarefa será executada;
- Quando a opção "Mensal" será possível definir quais dias no mês a tarefa será executada.
Configurações
O "Agrupamento de período" definirá o agrupamento da data de negociação da tabela de giro:
O algarismo inserido em "Qtd. de períodos (cálculo da curva)" será utilizado para o cálculo da curva. Assim, teremos o exemplo:
Se você definiu o "Tipo de Período" como "Mensal" e no campo "Quantidade de Períodos para Cálculo da Curva" informou o valor "3", o "Agendador" considerará os três últimos meses para cálculo da Curva ABC.
Desta forma, o sistema realizará a consolidação sempre ocorrerá por Empresa, Local e Controle, portanto as marcações "Considerar Empresa:", "Considerar Local:" e "Considerar Controle:" serão desabilitadas para seleção.
Seção Parâmetros
Nesta seção da aba Configurações teremos alguns parâmetros que você poderá utilizar de acordo com sua preferência, sendo estes:
- Qtd. meses p/ refazer consolidação compra/venda;
- Qtd. meses p/ refazer consolidação matriz giro;
- Limite em % para curva B;
- Limite em % para curva C;
- Ignora última compra/venda na matriz?;
- Log na consolidação de giro?;
- Tipo consolidação última compra/venda;
- Filtro adicional para a consolidação de giro.
Filtros
Para definir o filtro para gerar a tabela de giro, teremos as opções:
Os campos "Dt. Entrada/Saída", "Dt. Faturamento", "Dt. Movimento" e "Dt. Negociação" podem ser configurados por:
- Início do mês corrente;
- Final do mês corrente;
- Data da execução;
- Início do mês anterior;
- Final do mês anterior.
Após preenchimento desses dados, basta você clicar no botão "OK" e, na data da próxima execução, o sistema irá gerar a tabela de giro.
Por meio do botão "Limpar Consolidação", localizado na parte superior da tela de configurações de agendamento, o sistema irá reagendar o agendamento selecionado para a data/hora atual, assim ele será rodado na próxima execução do Job.
Nota: Quando configurado um Agendamento de Consolidação de Giro, no horário em que foi agendado, o sistema começará limpando através do botão acima informado, a tabela TGFGIR1 (Limpar Consolidação), caso haja uma consolidação do período e, após, limpará a TGFUVC (Limpar Ult.Compra/Venda) para depois preenchê-la novamente e consolidar o período desejado. Assim, estas opções foram criadas para serem utilizadas em casos pontuais, por exemplo, em bases onde as tabelas encontrem-se extremamente populadas e gerando timeout. Assim, em condições normais estas duas opções não serão usadas.
Na primeira execução dos agendamentos (quando ainda não há nenhuma consolidação de giro), se houver algum filtro criado, ele será ignorado. Então, a seguinte mensagem será apresentada:
"Este filtro não será considerado na consolidação inicial. "Não existe linhas em TGFGIR1)".
A cada consolidação, novas linhas são criadas. A partir da segunda consolidação, o filtro será considerado incluindo novas linhas e permitindo assim, análises atualizadas ou antigas do giro.
O filtro padrão " :Dt. Negociação: > #DtInicioMesAnterior# " apresentado quando você configurar um novo agendamento, poderá ser editado conforme sua necessidade.
Importante: Caso necessário, configure no parâmetro "Filtro adicional para a consolidação do giro - FILTROADGIRO" uma query que irá complementar o filtro criado no que tange a consolidação do giro das empresas. Esta é uma configuração bastante delicada e indicamos sua realização apenas no ato de implantação do sistema e logicamente por um consultor Sankhya.
Uso do parâmetro "Usa filtro padrão p/ reproc. consolidação de giro - UTIFILPDCONGIR"
As implementações aqui apresentadas, estarão disponíveis apenas na versão 4.12,
ou posteriores.
Ao habilitar o parâmetro Usa filtro padrão p/ reproc. consolidação de giro - UTIFILPDCONGIR, no pop-up Configurações de agendamento, o sistema exibirá somente as abas Frequência e Configurações, sendo que, esta última apresentará as seções "Curva ABC", "Últimas Compras e Vendas" e "Giro".
Na seção Giro, o campo "Período para reprocessar a consolidação" permite que você selecione as opções "Início do mês anterior" ou "Especificar qtd. dias para retroação", sendo que, caso escolha a opção Especificar qtd. dias para retroação, um campo para digitalização será habilitado para que a quantidade de dias seja informada.
Iniciar Tour
Por meio da opção Iniciar Tour, você terá acesso ao tour do sistema para conferir as novidades da tela.
Quando você habilitar a marcação "Não mostrar novamente", seja no primeiro ou no último pop-up do tour, ao abrir a tela, o Tour não será mais exibido.
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Botão Relatórios
Na parte superior da tela, teremos o botão , que a princípio é apresentado desabilitado.
Para que esta opção seja habilitada, é necessário primeiramente que seja feita a criação de um relatório formatado na tela de Relatórios Formatados; na criação deste relatório, teremos o campo "Id da Tela":
Este campo deve ser preenchido com a Id da tela "Análise de Giro", que é localizada no canto superior direito da tela, em "Configurar Tela".
Preenchido o campo Id da Tela na tela de Relatórios Formatados, novamente na tela Análise de Giro, pode-se observar o campo "Relatórios" habilitado, onde as opções de escolha serão os relatórios que receberam esta configuração.
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