Comercial > Rotinas
O Processo de Compra é uma peça fundamental na atividade de praticamente todas as empresas dos diversos seguimentos, sobretudo da indústria e do comércio (atacadista ou varejista). Determinar o que, quanto, quando e de quem comprar, negociando o melhor preço/prazo possível é uma tarefa complexa e exaustiva que normalmente é feita por profissionais experientes. Esses profissionais acabam desenvolvendo uma "intuição" para responder a todas essas perguntas, nem sempre de forma correta, o que pode conduzir a compras equivocadas provocando problemas como: excesso de estocagem, diminuição dos lucros, falta de produtos/insumos e até inviabilizando as atividades da empresa.
Com o intuito de diminuir a dependência dessa intuição dos profissionais de compra, a Análise de Giro extrai informações do ERP, possibilitando uma visão acurada e realista sobre o fluxo das mercadorias dentro da empresa, expondo situações antes desconhecidas pela gestão de compras. Além disso, essa ferramenta torna-se aliada ao processo de compra em si, compondo um esboço do pedido de compra que será finalizado na Central de Compras.
Assim, com uma maior assertividade no momento da compra, a empresa se torna mais eficaz e lucrativa de forma geral.
Observação: A premissa básica para que um produto seja apresentado na Matriz de Análise de Giro, é que o mesmo se encontre Ativo.
Nota: É importante destacar que Giro é um conceito diretamente associado à Vendas. Neste sentido, todas as operações que representam giro efetivo de estoque devem ser assinaladas com a opção "Saídas", como as Vendas e as Bonificações. Já as Entradas são apenas as operações de "estorno de saídas" que devem ser abatidas das movimentações de vendas para se chegar ao giro final, como as Devoluções de Vendas, por exemplo. Portanto, nas Compras e em outras movimentações de entrada não deve ser escolhida a opção "Entrada", sob a consequência de distorcer toda a análise de giro e subavaliar suas necessidades de reposição.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação nas funcionalidades desta tela:
Considerações para Geração da Tabela de Giro
Sincronização entre os Processos da Matriz e do Job de Consolidação
Considerações para Geração da Tabela de Giro
Para que a nota seja considerada na geração da tabela de giro, ela passará pelas seguintes validações:
- O Status da Nota deve ser "Confirmada" e o Valor da Nota deve ser maior que 0 (zero);
- A TOP utilizada na nota deve ter o campo "Análise de Giro" (aba "Geral") marcado como "Entrada" ou "Saída", se estiver marcado "Desconsiderar" então as notas com essa top serão desconsideradas;
- Quanto aos itens da nota, devem ter "Valor Unitário" e "Quantidade maior que 0" (zero), e o produto deve ter o campo "Calcular giro pelo agendador" (aba Medidas e Estoque, sub-aba Estoque) marcado.
Observação: Para que o produto seja exibido na consolidação dos dados, é necessário que o mesmo contenha custos. Sendo assim, possuindo uma linha na TGFCUS, o produto será apresentado no resumo das informações.
Nota: Para que as informações inseridas nas colunas "Parceiro" e "Nome Parceiro" sejam exibidas na Análise de Giro, os referidos campos deverão ser adicionados na grade "Campos Significativos" (aba "Propriedades") da tela Configuração da Estrutura de Metas/Orçamentos.
Observação: Para que os dados da empresa sejam apresentados na matriz, na tela "Gerente On-line", botão "Configurações", aba Margem de Contribuição, selecione na seção "Configurações por Empresa", a empresa que será utilizada na análise de giro. Depois, informe os dados nas seções "% de custo variável a ser calculado sobre o faturamento" e "% de custo fixo".
Técnica ABC
Classicamente, uma análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, se tratando de produtos acabados ou valor de consumo anual quando se tratar de produtos em processo ou matérias-primas e insumos.
O valor de consumo anual ou valor de demanda anual é determinado multiplicando-se o preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda anual.
Assim, como resultado de uma típica classificação ABC, surgirão grupos divididos em três classes, como segue:
Classe A
- Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual.
Classe B
- Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermediário.
Classe C
- Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.
A construção da curva ABC prevê o trabalho com um conjunto determinado de produto ou qualquer conjunto de entidades tais como: clientes, fornecedores etc., sempre considerando quantidades e valores e seu produto dentro de um determinado período. Assim, observe o exemplo:
Pode-se efetuar uma classificação por participação em vendas considerando quantidades vendidas e preços de venda de todos os itens em janeiro de 2015. Para tanto, é necessário calcular os produtos de quantidade x preço para cada item individualmente, calculando também a somatória total deste produto. Posteriormente, é necessário calcular a participação do total de cada item em relação ao total geral, em percentual, ordenando de forma decrescente. É necessário calcular os percentuais acumulados item a item, de tal forma a efetuar a separação dos produtos em classes conforme parâmetros pré-determinados.
Além dos parâmetros mencionados acima (Limite em % para Curva B - LIMCURVA_BPRO e Limite em % para Curva C - LIMCURVA_CPRO), de acordo o detalhamento definido para a curva, você pode obter os percentuais de outra forma. Ao acessar a Configuração das matrizes através do botão , na aba "Outras configurações" no campo "Detalhar de acordo com" são apresentadas quatro opções de escolha, sendo elas:
- Produto;
- Grupo de produto;
- Marca;
- Empresa.
Ao definir este campo com as opções "Produto", "Marca" ou "Empresa", serão respeitados para formação da curva ABC, os percentuais informados nos parâmetros. Se você selecionar a opção "Grupo de produto", serão utilizados os percentuais informados na tela Grupos de Produtos/Serviços, aba Curva ABC.
As Curvas ABC, podem ser construídas com base nas "quantidades vendidas" dos produtos, no "peso bruto" dos produtos, no "valor vendido" desse produto, ou na "margem de contribuição" destes itens; todas estas possibilidades, dentro de um período pré-definido.
Sincronização entre os Processos da Matriz e do Job de Consolidação
Sendo:
Ao rodar uma matriz:
- Caso esteja sendo executado um Job sem filtros (não possuía linhas na TGFGIR1 antes de iniciar), é lançado um erro informando que o job está sendo executado e não será possível processar a matriz no momento.
- Caso esteja sendo executado um Job com filtros, o processamento da matriz aguarda o job terminar, para então iniciar.
- Caso esteja sendo executada uma limpeza de consolidação, uma mensagem é lançada informando que não é possível processar a matriz pois a limpeza está em andamento e depois não haverá dados para o processamento dela.
Ao rodar uma limpeza de consolidação:
- Caso existam processamentos de matrizes rodando, será exibida uma mensagem informando que não é possível executar a limpeza no momento, pois a consolidação está sendo usada para gerar matrizes.
- Se o agendador de consolidação do giro, seja com filtro ou sem filtro, estiver sendo executado, será apresentada uma mensagem informando que não é possível executar a limpeza no momento, pois a consolidação está sendo gerada.
Ao iniciar o Job da consolidação do giro com ou sem filtros:
- Caso esteja sendo rodada uma limpeza, será exibida uma mensagem no log, informando que ele não será executado no momento.
- Se estiver sendo rodado algum processamento de matriz, será apresentada uma mensagem no log, informando que existem matrizes sendo executadas e a consolidação não será feita no momento.
Nota: Nesta tela não haverá a possibilidade do desenvolvimento de mais de um agendamento simultâneo, caso isso ocorra, o primeiro a executar a funcionalidade a fará normalmente, o segundo receberá a seguinte mensagem:
"Análise de Giro com código 44507 já está sendo executada por outro usuário, verifique."
Se o Job 'AgendadorConsolidacaoGiroJob' não tiver sua consolidação finalizada, o sistema mostrará a seguinte mensagem:
"Uma consolidação de giro está sendo executada neste momento, tente novamente mais tarde."
Parâmetros importantes
Os parâmetros abaixo estão relacionados à geração do Custo de Reposição e Sugestão de Compra, além do Valor Unitário a ser considerado na validação do evento 68 - Variação do vlr. unit. orig./dest..
A habilitação do parâmetro "Cus. rep. matriz analise giro baseado tab. cotação - TABCOTFORMTZ" define que o custo de reposição será alimentado através da tabela de cotação do fornecedor principal do produto. A utilização do parâmetro de chave TABCOTFORMTZ implica na realização das seguintes configurações:
- Você deve criar uma Tabela de Preços que corresponda à tabela de cotação, onde deverá inserir o produto desejado;
- O produto tem que possuir um Parceiro Fornecedor preferencial; campo com esta nomenclatura, localizado no Cadastro de Produtos, aba Geral;
- No "Cadastro do Parceiro Fornecedor", aba "Informações", informe no campo "Tabela p/ usar módulo cotação" a Tabela de Preços inicialmente cadastrada.
O parâmetro "Sug. de compra estoque mínimo ao máximo? - SUGCOMPMIMAMTZ" quando ativado, define que a sugestão de compra será feita para se alcançar o estoque máximo do produto, ou seja, a sugestão de compra será calculada com base na seguinte equação:
Sug. Compra = Estoque Máx. – Estoque
Com o parâmetro desligado, o sistema calcula a sugestão de compra respeitando a seguinte fórmula:
Sug. Compra = (Estoque Min. * % Acréscimo na Sugestão de Compras) – Estoque – Compra Pendente + Venda Pendente
Observação: Na fórmula acima, o campo "Estoque" já considera as "Entradas Pendentes" somando e a "Venda Pendente" diminuindo.
Importante: O parâmetro SUGCOMPMIMAMTZ apenas será utilizado quando o Estoque for menor que o "Estoque Mínimo".
O parâmetro "Tipo arred. mult. compra na Análise de giro - TIPARMULTCPGIRO" irá interferir diretamente nos resultados dos campos Sug. Compra Mult. Cpa e Multipl. Compra da matriz. A matriz possui como regra, primeiramente a busca pelo fator multiplicador informado na aba Produtos Equivalentes no Cadastro de Produtos. Além disso, a matriz irá aproximar a Sug.Compra Mult.Cpa do fator multiplicador de acordo com a configuração realizada neste parâmetro, que pode ser definido dentre 4 (quatro) opções, são elas:
- Sempre para mais: A matriz sempre irá aproximar o arredondamento da sugestão para mais;
- Meio acima: Por meio desta opção, a matriz irá analisar se o percentual faltante para alcançar o arredondamento é maior que 0% e menor 50%; sendo maior que 0%, será feito o arredondando da quantidade para baixo; caso seja maior ou igual a 50%, o arredondamento será para cima. Vejamos um exemplo:
Fator multiplicador: 20
Sugestão: 30
Faltante para arredondamento: (30 - 20) = 10
Percentual faltante: (10 * 100) / 30 = 33,33
Nesta situação, a sugestão será arredondada para baixo, ou seja: (30 - 30) = 20
Por meio desta opção, caso a porcentagem faltante para arredondamento seja igual a 50%, o arredondamento será para cima.
- Meio abaixo: Esta alternativa possui o mesmo comportamento da opção Meio acima, porém, caso o percentual faltante para arredondamento seja igual a 50% o arredondamento será feito para baixo;
- Sempre para menos: Através desta opção, o arredondamento será feito sempre para baixo, sem avaliação do percentual faltante.
Insira no parâmetro "Campo p/ validação valor unit. evento 68? - CAMVLRUNITEVT68" o nome do campo primeiramente criado no Dicionário de Dados que será responsável pela validação do evento "68 - Variação do vlr. unit. orig./dest.", ou seja, caso seja informado no referido parâmetro algum campo (que pode ser também um Campo Adicional), o sistema irá tomar este por base para validar o evento 68; o sistema não irá validar o evento 68 utilizando o campo Vlr. Unitário (tabela TGFITE) do pedido.
Através do parâmetro "Qtd. meses p/ refazer consolidação compra/venda - QTDMESESRETCONS", a quantidade de meses será definida para realizar a consolidação da última compra e venda. Sendo assim, apenas os últimos X meses (definidos no campo "Inteiro" do parâmetro) serão refeitos.
Observação: Para desabilitar o parâmetro, configure-o com o valor 0; desta forma, o sistema irá refazer a tabela de consolidação, retroagindo 6 meses.
Quando o parâmetro "Controla acesso para consolidador de giro? - CONTACESSCONSOL" estiver habilitado, liberará na tela Controle de Acessos as configurações específicas da caixa de seleção "Consolidação do Giro". Caso você ligue o parâmetro acima, terá acesso às funcionalidades do botão "Agendamento da geração da tabela de giro" na tela Análise de Giro.
Caso seja feita a tentativa de utilização do botão de Agendamento da geração da tabela de giro por uma pessoa que não possui esta liberação em seus acessos, será apresentada a mensagem descrita abaixo:
"Seu usuário não possui permissão de acesso a funcionalidade".
Nota: Caso o parâmetro esteja desabilitado, o comportamento do sistema em relação ao botão mencionado não será alterado, ou seja, todas as pessoas terão acesso à função do botão mencionado.
Através do parâmetro "Qtd. meses p/ refazer consolidação matriz giro - MESESRETCONSGIR" você poderá informar o número de meses que o sistema irá retroagir para que seja iniciada a consolidação da matriz.
Nos parâmetros "Limite em % para Curva B - LIMCURVA_BPRO" e "Limite em % para Curva C - LIMCURVA_CPRO" são informados os percentuais que irão representar o total no faturamento dos produtos em um determinado período, ou seja, o quanto os produtos contribuíram para o faturamento obedecendo o percentual estipulado. Por exemplo, se deseja-se saber quais produtos atingiram os percentuais no faturamento total da empresa de 40%, 30% e 30%, sendo estes percentuais para A, B e C respectivamente, informa-se "30" em ambos os parâmetros, e o restante (40) o sistema automaticamente irá atribuir para "A".
Usa Dt.EntSai. p/entradas na consolidação de Giro? - DTENTSAIGIRENT: Ao ligar este parâmetro, o sistema considerará o campo "Dt. Entrada/Saída:" das movimentações de Compra e Devolução de Venda na consolidação de giro.
No parâmetro "Filtro adicional para a consolidação do giro - FILTROADCGIRO" você insere um filtro adicional em formato SQL e, no momento da execução da rotina de consolidação do giro, o sistema irá considerar o filtro que você definiu. Abaixo, trouxemos um exemplo:
Você utiliza a empresa 100 para realizações de notas de transferências e essas notas geradas com essa empresa não podem fazer parte do giro; sendo assim, deve-se fazer o seguinte filtro: TGFCAB.CODEMP <> 100. Com esse exemplo de filtro, não serão consolidadas as notas da empresa 100.
Observação: O filtro deve iniciar com a expressão do filtro direto, conforme mostramos acima, ou iniciar com 'AND'. Qualquer expressão diferente disso, por exemplo 'OR', fará com que a consolidação não possa ser realizada.
Importante: Apenas as tabelas abaixo podem participar do filtro adicional:
- TGFITE
- TGFPRO
- TGFCUS
- TGFCAB
- TGFEMP
- TGFCGM
- TGFTOP
Nota: Para utilizar um filtro da TGFCAB ou da TGFTOP, faça-o da seguinte forma: TGFCAB.[campo] ou TGFTOP.[campo]; para usar os demais, faça conforme escrevemos abaixo:
- ITE.[campo]
- PRO.[campo]
- CUS.[campo]
- EMP.[campo]
- CGM.[campo]
Importante: É possível usar EXISTS com um select em outras tabelas que não estão na lista porém, a ligação deverá ser feita com um campo dessas tabelas e usadas das formas que descrevemos acima.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.