|
O Boleto rápido API é uma solução do Sankhya Fintech que visa aumentar a eficiência operacional e a produtividade das empresas por meio da automação no processo de emissão e gestão de boletos bancários. Ao eliminar a necessidade de arquivos de remessa e retorno, essa solução simplifica e automatiza as operações financeiras de forma significativa.
Principais funcionalidades:
- registro de boletos: emissão de boletos simples e híbridos (QR code para pagamento via PIX) de maneira rápida e eficiente, com todos os dados necessários para a cobrança;
- reprocessamento de registros: a partir da versão 4.29, é possível reenviar todos os boletos para uma nova tentativa de registro junto à instituição bancária. O botão "Reprocessar registro" está disponível na tela Acompanhamento de Boletos - API;
- cancelamento de boletos: cancelamento de boletos por diversos motivos, como solicitação do cliente ou cancelamento da nota fiscal. O processo de cancelamento é detalhado no tópico Cancelamento de um boleto;
- alterações de boletos: permite ajustes nos dados do boleto, como vencimento, desconto e abatimento;
- baixa e conciliação automática: recebimento automático das informações de pagamento dos boletos, com baixa automática, facilitando o processo de conciliação bancária.
Atualmente, os bancos e modalidades ativas para o Boleto rápido são:
Banco | Modalidade | Versão |
Banco do Brasil | Simples | 4.20 |
Banco do Brasil | Híbrido | 4.22 |
Banco Itaú | Simples | 4.23 |
Banco Itaú | Híbrido | 4.23 |
Banco Santander | Simples | 4.26 |
Banco Santander | Híbrido | 4.26 |
Banco Sicoob | Simples | 4.32 |
Banco Sicoob | Híbrido | 4.32 |
Banco Sicredi | Simples | 4.32 |
Banco Sicredi | Híbrido | 4.32 |
Para entender como ocorre a cobrança do serviço Boleto rápido, acesse o artigo Detalhes de cobrança de serviço do boleto rápido.
Habilitação e configuração do serviço
Na tela Contas, escolha a conta que será configurada como API. Em seguida, na aba Boleto(s)/Duplicatas ative a marcação Boleto Rápido e selecione o serviço API do Banco. Clique no botão Configurar Credencias para abrir um pop-up com o processo de credenciamento.
O credenciamento do Boleto rápido é dividido em três etapas:
- escolha da modalidade do serviço: selecione entre boleto simples ou boleto híbrido (que inclui QR Code para pagamento via PIX);
- configuração de cobrança: defina as regras para permanência do boleto após o vencimento, condições para negativação ou protesto, além das configurações de juros e multas;
- informações de conta e credenciais: informe os dados da conta, como convênio, carteira e modalidade. Também será necessário inserir as credenciais geradas no portal Developers do banco correspondente.
Para obter as credenciais específicas de cada banco, consulte os artigos abaixo.
- Banco do Brasil: Como obter as credenciais do Banco do Brasil
- Itaú: Como obter as credenciais do boleto híbrido do banco Itaú
- Santander: Como obter as credenciais do banco Santander
- Sicoob: Como obter as credenciais do banco Sicoob
- Sicredi: Como obter as credenciais do banco Sicredi
É muito importante ler os termos e condições de uso, disponíveis no link do pop-up, para entender os custos e obrigações legais ao ativar o Boleto rápido. Após a leitura, é obrigatório confirmar a aceitação dessas condições, pois essa confirmação representa a contratação oficial do serviço.
Para obter as orientações sobre como credenciar o Boleto rápido para os bancos Banco do Brasil, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi consulte os guias de credenciamento nos links abaixo.
- Como credenciar o Boleto rápido para o Banco do Brasil?
- Como credenciar o Boleto rápido para o Itaú?
- Como credenciar o Boleto rápido para o Santander?
- Como credenciar o Boleto rápido para o Sicoob?
- Como credenciar o Boleto rápido para o Sicredi?
Acompanhamento do serviço Boleto rápido
Com todas as configurações executadas, a conta estará apta para emitir boletos de cobrança por meio da API do banco, eliminando a necessidade de transferência de arquivos de remessa e retorno.
Nota: as operações do Boleto rápido são gerenciadas e gravadas sob o usuário "0 - SUP", pois se tratam de ações automáticas no sistema.
Pode-se acompanhar o histórico e o monitoramento dos boletos por meio da tela Acompanhamento de Boletos - API.
Boletos anteriores a ativação do serviço
A partir da versão 4.33, ao credenciar a conta, os boletos registrados via arquivo CNAB antes da ativação do serviço e que ainda estiverem abertos no banco serão automaticamente incorporados ao fluxo do Boleto rápido.
Para isso, o sistema identifica automaticamente todos os boletos pendentes com ocorrências de registro via CNAB e consulta a instituição bancária para validar seu status. Se o boleto ainda estiver ativo no banco, ele será atualizado para o status "1 - Em aberto" e seguirá o fluxo normal do serviço, permitindo alterações, cancelamentos e liquidações de forma automática pelo Boleto rápido.
Essa atualização torna o processo mais rápido e eficiente desde o momento da adesão, eliminando a troca manual de arquivos.
Ocorrências de remessa
Quando uma nova conta bancária for configurada para emissão de boletos com API do banco, as ocorrências de remessa e a conta bancária configurada serão inseridas automaticamente, além dos campos abaixo que serão monitorados pela API do banco:
- abatimento;
- abatimento cancelado;
- dt. vencimento;
- vlr desconto.
Alterações de dados do boleto
Todas as alterações permitidas em boletos registrados são enviadas automaticamente ao banco pela API, sem necessidade de enviar arquivos de remessa ou renegociar o título.
A API monitora os seguintes campos para alterações:
- desconto;
- abatimento;
- cancelamento do abatimento;
- data de vencimento.
Observações
- Desdobramento e juros/multa: não é possível alterar o valor de desdobramento (na aba Lançamento da tela Movimentação Financeira) para boletos emitidos por contas bancárias integradas via API. Além disso, os valores de juros e multa inseridos diretamente no Sankhya, seja pela Movimentação Financeira ou pela tela Cálculo de Juros e Multas não são transmitidos. Se precisar ajustar esses valores, será necessário renegociar o título.
-
Prazos para alteração e cancelamento:
- banco do Brasil: após gerar o boleto, há um prazo de 30 minutos para alterar a data de vencimento ou cancelar o boleto. Depois disso, as solicitações são enviadas ao banco;
- banco Itaú: o prazo é de 24 horas para realizar alterações ou cancelar. Após esse período, as solicitações também são enviadas ao banco;
- banco Santander: não há tempo mínimo necessário para realizar alterações.
-
Restrições para alteração:
- no banco do Brasil, não é possível alterar a data de vencimento de boletos vencidos;
- para todos os bancos, não é possível alterar títulos já pagos, liquidados ou baixados.
-
Informações de juros e multa: os valores de juros e multa retornam no campo "Vlr Juros" da resposta da API e são preenchidos automaticamente na Movimentação Financeira.
Renegociação de títulos
Ao realizar a Renegociação de títulos de boletos registrados pela API do banco e confirmar a renegociação, os títulos originais são cancelados e novos são emitidos. Nesse processo, o sistema envia automaticamente duas instruções à API do banco:
- cancelar os boletos antigos;
- gerar novos títulos renegociados.
Nota: ao gerar um título, o envio automático para o banco ocorrerá exclusivamente no momento da geração do boleto, diretamente na tela de Renegociação de títulos.
Observação: a Conta usada na renegociação é definida pelo parâmetro "Conta Padrão para Financeiro - CONTAPADRAOFIN". Se não houver conta informada neste parâmetro, será usada a conta do primeiro financeiro escolhido. Além disso, para renegociação de títulos com contas ativas na API, a marcação "Manter nosso número para 1 título?" não pode estar ativa.
Compensação financeira
Esta rotina é realizada por meio da tela Compensação financeira. Nela, você pode usar o valor total de uma receita para quitar uma despesa, o que resulta na baixa do título original.
Quando a compensação total envolve boletos registrados pela API do banco, o sistema envia automaticamente uma instrução para baixar ou cancelar o boleto de cobrança.
Observação: se necessário, o documento de cobrança (boleto) atualizado deverá ser reimpresso na tela Impressão de Boleto(s).
Ao desfazer uma compensação total, o sistema cancela a operação e o título retorna ao status Pendente na tela Movimentação Financeira.
Para gerar um novo boleto após o cancelamento, é necessário seguir novamente o processo de registro do boleto, já que a baixa ou cancelamento anterior já foi registrado no banco.
Cancelamento de um boleto
Você pode cancelar um boleto emitido por uma conta configurada com a API do banco das seguintes formas:
por meio da tela Movimentação Financeira, acione nos Filtros as marcações "Receita", "Real" e "Pendente", em seguida, selecione o registro desejado e acione o botão "Excluir". Desse modo, será apresentado o aviso:
"Você deseja realmente excluir o registro selecionado? Isso não pode ser desfeito."
Confirme para realizar a exclusão do registro e do boleto vinculado a ele;
no Portal de Vendas, selecione a nota já confirmada e acione o botão "Cancelar Nota". Ao confirmar a exclusão será apresentado um pop-up para ser informada a "Justificativa" do cancelamento. Feito isso, a nota será cancelada.
Ainda existem outras situações em que o cancelamento do boleto ocorre automaticamente:
- alteração da conta bancária vinculada ao título;
- baixa do título financeiro;
- quando o campo Nosso Número for limpo;
- compensação integral dos títulos;
- renegociação dos títulos.
Desabilitando o serviço Boleto rápido
Para desabilitar o serviço API do banco, basta alterar a Conta configurada para outro tipo de emissão, como "Boleto Avançado/Duplicatas" ou "Pix CNAB". Dessa forma, a conta será desabilitada da API e o registro e baixa dos boletos não serão realizados de forma automática.
Nota: se a conta estiver configurada para emitir os boletos via API do banco e a marcação "Ativa", localizada na aba Cadastros, for desligada, ao salvar o registro a credencial será inativada e o retorno dos boletos não serão feitos de forma automática.
Parâmetros que influenciam essa rotina
Consumir API Bancos em modo Debug? - APIBDEBUG: com este parâmetro ligado, os logs do Boleto rápido serão ligados para serem salvos no ServerLog.
TOP de baixa para recebimentos - RCBTOPBAIXA: se o campo TOP Baixa boleto estiver vazio na tela Contas, a TOP de baixa seguirá a configuração realizada neste parâmetro.
Conta Padrão para Financeiro - CONTAPADRAOFIN: na renegociação será utilizada a "Conta" informada neste parâmetro. Se não houver conta informada neste parâmetro, será usada a conta referente ao primeiro financeiro escolhido.
Calcula valor liquido boleta? - VLRLIQBOL: quando este parâmetro estiver ligado e uma conta for configurada para emitir os boletos via API do banco será enviado para o campo "Valor Original" o valor apresentado no campo "Vlr. Líquido". Caso o parâmetro esteja desligado, o "Vlr. Desdobramento" será enviado para o campo Valor Original.
Controla boleto por fila? - FILABOLETA: o serviço API não trabalha com a configuração de "Fila de Boleto".
Realizar compensação de devolução usando acerto - COMPDEVACERTO: este parâmetro deve estar ligado para que a compensação financeira seja efetuada corretamente via API.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.