Módulo: Comercial > Consulta
Trataremos aqui dos aspectos que fundamentam a tela Portal de Vendas; seus campos com seus respectivos preenchimentos e os botões e as situações que estes podem e/ou devem ser acionados.
Observação: O parâmetro "Utilizar novo layout para portais - USANOVOSPORTAIS" quando ativado, fará com que os Portais de Compra, Venda ou Movimentação Interna sejam carregados em novos layouts; a geração dos dados na tela de acordo com Tipo de movimento escolhido. Com o parâmetro desativado, os Portais serão exibidos em seu layout habitual.
Importante: A partir da versão 3.24 do Sankhya Om, a funcionalidade gerada pela ativação do parâmetro Utilizar novo layout para portais - USANOVOSPORTAIS será um padrão no sistema, ou seja, mesmo que este se encontre desativado, os portais serão apresentados em novos layouts e não será possível utilizá-los na versão antiga.
Tipo de Movimento | Filtro Personalizado | |
Filtros rápidos | Status Documentos | |
Itens | Liberações | |
Parceiros | WMS | |
Grade - Resultado da seleção | Grade - Itens | |
Painel de acesso rápido |
Tipo de Movimento
Quando você acessa o Portal de Vendas, a ação inicial a ser executada é a definição do "Tipo de Movimento" a ser trabalhado, sendo que você poderá escolher uma dentre as seguintes opções:
- Pedido de Venda;
- Nota de Venda;
- Devolução de Venda;
- Conhecimento de Transporte;
- Canceladas;
- Todos (exceto canceladas).
É importante citar que as movimentações do tipo Orçamento, serão apresentadas juntamente com os "Pedidos de Venda" (caso nenhum filtro que os diferencie, seja configurado).
O botão localizado à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, é denominado "Filtrar Top(s)"; através dele, você pode selecionar o Tipo de Operação - TOP desejado, de acordo com o tipo de movimento definido, por exemplo, sendo escolhido o tipo de movimento "Nota de Venda", serão exibidas para escolha, as TOP's cadastradas correspondentes ao tipo de movimento Nota de Venda.
Observação: Quando o Tipo de Movimento estiver filtrando as Notas Canceladas, o Sankhya Om aplicará as regras por Empresa cadastradas na Central de Certificações e vinculadas aos usuários (Cadastro de Usuários, aba Validações), de forma a não permitir que estes visualizem informações da Empresa que foi associada à regra (campo "Permissão" = "Proibido") ou visualize apenas desta Empresa (campo Permissão = "Permitido").
Filtro Personalizado
A seção "Filtro Personalizado" é destinada à construção de filtros específicos de cada processo e/ou usuário.
O acionamento do botão "Filtro" abre a tela Filtros, onde é possível:
- Criar um novo filtro;
- Editar um filtro existente;
- Deletar filtros existentes;
- Editar filtro padrão - o filtro padrão é aplicado a todos os usuários do sistema e somente o usuário SUP pode alterá-lo.
Uma vez um filtro criado e selecionado para uso, ao lado da marcação "Filtro Personalizado" é apresentado a quantidade de filtros que estão sendo utilizados, o que facilita a percepção de que existem filtros personalizados que foram elaborados e encontram-se ativos.
Já o botão "Aplicar" faz a junção de todos os filtros criados (personalizados ou não) e apresenta os resultados correspondentes na grade Resultado da seleção.
Filtros rápidos
No quadrante "Filtros" temos os campos que irão auxiliar na localização de pedidos, notas etc, de maneira direcionada, rápida e singular.
O botão "Limpa o filtro" selecionado, ou seja, retorna a seção "Filtro Rápidos"
para o estado inicial "Sem filtro".
Inicialmente, é possível que você determine a apresentação dos documentos considerando o período em que estes foram negociados ou movimentados, através dos campos "Data da negociação" ou "Data do movimento", respectivamente. Além da possibilidade de configuração manual, estas duas datas podem ter sua definição previamente estabelecida por meio do botão "Outras Opções...", opção "Preferências".
Ao selecionar o Tipo de Movimento "Canceladas", será possível trabalhar com o "Período de Cancelamento" das notas.
O "Número do documento" se refere ao número do pedido, nota etc; você poderá buscar por apenas um documento, informando o mesmo número em ambos os espaços, ou pesquisar por lançamentos efetuados dentro de um determinado intervalo de numerações.
Na tentativa de localizar apenas um documento, pode-se fazê-lo através do "Número único" da nota; esta é uma numeração gerada interna e exclusivamente para cada documento no sistema.
É possível filtrar os documentos desejados, informando aquele que gerou a nota e/ou aquele para o qual a nota foi gerada, ou seja, "Empresa" e "Parceiro", respectivamente.
Para consultar os lançamentos realizados por contrato, busque o registro no campo "Contrato". Nele, serão apresentados para seleção os Contratos de serviços que tenham o "Tipo de Financeiro" igual à "Receita" e os Contratos de Armazenagem de Comercialização de Grãos do tipo "Venda Fixada" (configuração realizada na aba Comercialização, campo "Tipo de Contrato").
Observação: os contratos da modalidade "Armazenagem", serão apresentados para seleção apenas se o parâmetro "Visualizar contratos armazém no módulo serviços? - VISCONTARMSERV" estiver ligado.
Caso sua empresa trabalhe com "Ordem de Carga", você também poderá localizar os documentos que a compõem, informando sua devida numeração.
Visando refinar ainda mais a busca, a marcação "Somente com carta de correção" quando realizada, exibe com base também nos demais filtros, os documentos que possuem carta de correção a eles vinculada.
O quadrante "Filtros" conta com a marcação "Notas com diferença na geração do Livro" que leva em consideração o que é realizado na Geração ICMS/IPI, ou seja, as notas que apresentarem alguma divergência quanto a base de ICMS/IPI na execução da referida rotina, serão apresentadas na grade Resultado da seleção, com base também nos demais filtros.
Através do parâmetro "Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS" você pode configurar no Portal de Vendas/Portal de Compras/Portal de Mov. Internas um intervalo em dias para se executar as pesquisas por "Data da negociação" e/ou "Data do movimento". Caso não seja preenchido o filtro por Parceiro, Nº único ou Nº de documento, o prazo configurado neste parâmetro será respeitado. Valores menores que 0 não tem funcionalidade.
Ao executar uma consulta sem informar um prazo nos filtros de Data da negociação e/ou Data do movimento com o parâmetro configurado, a seguinte mensagem será exibida:
"Informe um período de até X dia(s) para "Data da negociação" e/ou "Data do movimento" ou informe um filtro por Parceiro, Número único ou Nro. documento."
É possível ainda configurar essa mesma funcionalidade de forma específica para o Portal de Vendas, através do parâmetro "Máximo dias sem filtro parceiro Portal de vendas - MAXDIASPORTVEND".
Nota: Quando o parâmetro Máximo dias sem filtro parceiro Portal de vendas - MAXDIASPORTVEND estiver configurado, este terá preferência sobre o parâmetro Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS.
Status Documentos
Este quadrante permite que você pesquise os documentos de acordo com o seu status; tem-se aqui, as seguintes opções:
- Status NF-e,
- Status NFS-e,
- Status CT-e.
Itens
Por meio do quadrante "Itens", você poderá pesquisar pelos documentos desejados, considerando os "Produtos" que foram inseridos nos mesmos.
Além disso, na "Situação do item" é possível definir se serão apresentados os documentos que contenham itens "Pendentes", "Não Pendentes" ou em "Ambas" as situações.
Liberações
O quadrante "Liberações" está diretamente ligado à rotina Liberação de Limites e a coluna Liberação apresentada na grade Resultado da seleção, pois esta última exibe a situação do documento, em relação à rotina mencionada; pode-se observar as seguintes opções de marcação:
Sem pendência: Esta situação diz respeito a um documento que não possui liberações a serem feitas pra ele, ou seja, ele segue o fluxo de processos na empresa, sem a necessidade de nenhuma autorização vinda de outros usuários (gestores);
Reprovado: Temos, neste caso, um documento que passou pela avaliação de um liberador e este não autorizou a solicitação realizada. Por exemplo, um vendedor solicita um determinado percentual de desconto em uma nota e o gerente de vendas decide por não conceder o desconto requerido.
Pendente: Um documento se encontra nessa situação, quando alguma solicitação de liberação foi feita pra ele, porém o usuário liberador ainda não avaliou sua concessão.
Aprovado: Ao solicitar alguma liberação para um documento qualquer e o usuário liberador o concede, tem-se o documento com este status.
Parceiros
O quadrante "Parceiros" permite a escolha dos parceiros para os quais efetuou-se o lançamento de documentos, de modo a serem filtrados na grade Resultado da seleção.
Ao clicar no botão "Adicionar" será aberto o pop-up "Pesquisando 'Parceiro'" onde pode-se buscar os parceiros que terão seus pedidos, notas etc verificados.
O botão "Remover" retira o(s) parceiro(s) marcados na caixa da listagem construída.
Por fim, o botão "Limpar" apaga todos os parceiros presentes na listagem, marcados ou não.
WMS
Último local disponível no Portal de Vendas para ser utilizado como filtro, o quadrante "WMS" trabalha com opções ligadas às rotinas de Conferência e o módulo WMS.
O "Status conferência" está interligado às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência; temos aqui, as seguintes opções:
- Todos;
- Aguardando conferência;
- Em andamento;
- Finalizada divergente;
- Finalizada OK;
- Aguardando recontagem;
- Recontagem em andamento;
- Recontagem finalizada divergente;
- Recontagem finalizada OK.
O "Status WMS" possui vínculo com os processos de Expedição; você pode defini-lo para filtragem dos documentos, dentre as seguintes alternativas:
- Todos;
- Pedido parcialmente cortado;
- Enviado totalmente;
- Enviado parcialmente;
- Não enviado;
- Não controlado pelo WMS;
- Pedido totalmente cortado.
A "Situação WMS", também relacionada aos processos de Expedição, possui as seguintes opções de definição:
- Todos;
- Aguardando separação;
- Enviado para separação;
- Em processo separação;
- Aguardando conferência;
- Em processo conferência;
- Prob./Erro confirmação nota;
- Aguardando recontagem;
- Conferência validada;
- Aguardando conferência (separação);
- Conferência com divergência;
- Parcialmente conferido;
- Aguardando armazenagem;
- Enviado par armazenagem;
- Concluído;
- Aguardando confer. vol.;
- Armazenado parcial;
- Armazenado.
Observação: Para que o quadrante WMS seja apresentado, é necessário que a empresa possua em sua licença o Módulo WMS. Além disso, para sua correta utilização, é necessário que o filtro correspondente a este status esteja dentro das seguintes regras:
- No Tipo de Operação - TOP utilizado para o lançamento, o campo "Configuração p/ conferência" presente na aba Geral deve estar informado;
- No Cadastro do Produtos, a marcação "Excluir do processo de conferência" localizada na aba Geral, não deve estar assinalada; além disso, no lançamento efetuado o item precisa estar Pendente;
- Se na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" estiver definida como Antes de Faturar, será necessário que o lançamento na Central de Vendas esteja confirmado;
- Caso na Configuração da Conferência, a marcação Momento da conferência esteja definida como Antes da Confirmação, é necessário que o lançamento na Central de Vendas esteja liberado para conferência;
- O status da conferência deve estar em concordância ao que for selecionado no Portal de Vendas.
Grade - Resultado da seleção
A grade Resultado da seleção é alimentada com os documentos resultantes da configuração previamente realizada nos Filtros Personalizados ou dos Filtros. Um duplo clique sobre qualquer linha da grade, abre a Central de Vendas para visualização detalhada do documento.
Podemos observar no alto da grade Resultado da seleção alguns botões que são essenciais para as rotinas possíveis de serem executadas no Portal de Vendas. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Configuração da Grade: Este botão quando acionado, abrirá um pop-up com este mesmo nome, onde você seleciona as colunas que irão compor a grade Resultado da seleção.
Exportar grade para PDF: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Novo documento: quando este botão for acionado nos portais, abrirá a Central de Vendas/Compras/Mov.internas conforme o Tipo de Movimento selecionado. No entanto, se a opção escolhida for "Todos (exceto canceladas)" ou "Canceladas", será exibido na tela as opções para selecionar o Tipo de Operação - TOP que servirá de base para o novo lançamento.
Observação: na tela Portal de pedidos, o botão sempre abrirá a Central de Vendas, pois o Tipo de Movimento padrão é "Pedido de venda".
Duplicar: Através deste botão, você pode efetuar a duplicação (cópia) de um documento selecionado na grade. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Duplicar/Copiar Documento", onde informa-se a TOP, Série, Data de saída, determina-se se o documento em questão irá atualizar preço, além de ser possível Selecionar Itens que irão compor o futuro documento.
Importante: Para que a opção Duplicar se encontre disponível para utilização, o parâmetro "Permite duplicar pedidos/notas? - PODEDUPNF" necessita estar habilitado.
Quando realizar a duplicação de um documento, caso o parâmetro "Zerar descontos dos itens na duplicação da Nota? - ZERARDESDPNOTA" esteja ativado e existam descontos informados nos itens ou no rodapé do documento duplicado, ao assinalar a opção Atualiza Preço e concluir o processo de duplicação, o desconto no novo documento gerado será zerado. Trabalhando-se com Descontos Promocionais, este comportamento não se repete, ou seja, mesmo como parâmetro citado habilitado, os descontos serão replicados de um documento para outro.
Observação: O parâmetro "Atualizar Preço na Duplicação de Pedido - ATUALPRECOPVEN" quando ligado, realiza a marcação automática da opção "Atualiza Preço", sendo possível desmarcá-la manualmente.
Ao duplicar um pedido/nota com o campo "Recalcular preço prod. ao faturar" (Tipo de Operação - TOP, aba Geral) assinalado, o sistema atualizará o preço mesmo que a opção Atualiza Preço se encontre marcada; quando o campo Recalcular preço prod. ao faturar estiver desmarcado, o preço será atualizado somente se a opção Atualiza Preço estiver selecionada.
Não há relação entre o comportamento descrito acima e as configurações do campo "Digitação da Nota" localizado no Cadastro de Produtos, aba Venda.
Ao Duplicar um pedido em que a data de validade esteja vencida e com o parâmetro "Considerar DtValidade p/Recalc Preço no Faturam.? - DTVALRECPRECO" habilitado, o preço do pedido será recalculado de acordo com a tabela de preços atual. Caso o prazo de validade deste pedido ainda não tenha expirado, o preço orçado inicialmente será mantido. Com o parâmetro desligado, o preço do pedido não será alterado.
É importante ressaltar que o parâmetro citado acima atua em conjunto com o parâmetro "Nro dias para validade de pedidos de venda - DIASVALPED", que faz o controle de preços com base na Data de validade informada no cabeçalho do pedido. Dessa forma, quando o documento a ser duplicado for um "Pedido de Venda", o preço de venda do item sempre será recalculado.
Remover: Este botão procede com a exclusão do documento selecionado na grade, porém, atente-se para as condições de remoção de um documento do sistema, por exemplo, uma NF-e não pode ser excluída, apenas cancelada; um pedido de venda que possui uma nota a ele vinculado, não pode ser excluído sem primeiramente remover-se a nota do sistema, dentre outras situações.
Imprimir: Por meio deste botão, você pode imprimir os dados apresentados na grade, ou definir a opção de impressão de acordo com o documento e/ou processo que está sendo executado. Temos as seguintes opções:
- Imprimir Nota;
- Imprimir Pix/Boleto;
- Imprimir Expedição;
- Imprimir Nota Adicional;
- Imprimir Danfe Simplificado;
- Desvincular Impressoras Substitutas;
- Visualizar Boleto;
- Relatórios Formatados.
Nota: Para que a pré-visualização de um boleto seja realizada, é necessário que este já tenha sido emitido.
Cancelar Nota: O acionamento deste botão invalida o documento. Você pode obter mais informações acerca deste processo nos link's O que é Cancelar uma Nota Fiscal? e Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?.
Mostrar rentabilidade: Este botão apresenta a Análise de Rentabilidade do documento selecionado, desde que os produtos que compõem este documento, possuam "Custo".
- Saiba como configurar as preferências para a apresentação dos dados desta análise no artigo Análise de Rentabilidade.
- Conheça também os parâmetros que influenciam na Análise de Rentabilidade, no tópico Parâmetros que influenciam nesta rotina.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica: Temos através deste botão, todas as opções acerca das Notas Fiscais Eletrônicas. No uso do Tipo de Movimento "Canceladas", este botão é habilitado caso algum documento seja selecionado na grade Resultado da seleção.
Por meio da opção "Consulta Inutilização de Numeração", será possível consultar as notas emitidas em contingência e que, por algum motivo, não foram canceladas, o campo "Motivo" será preenchido com o seguinte texto:
"PROCESSAMENTO AUTOMATICO DO NRO. PERDIDO AGUARDANDO POR ENVIO"
Porém, se uma inutilização da nota ocorrer no Checkout, o seguinte texto será exibido no campo Motivo:
"Inutilização de numero de NFC-e em decorrência de problemas técnicos no Checkout."
Nota: ao selecionar uma nota que esteja com o "Status NF-e" = "Aguardando Correção" e clicando na opção "Gerar lote" disponível neste botão, caso a data e/ou hora estejam diferentes da data e/ou hora do servidor, o parâmetro "Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor? - DTNEGSERV" terá o seguinte comportamento:
- Encontrando-se habilitado, será realizada a alteração da data e/ou hora do documento de forma automática.
- Caso encontre-se desabilitado, será apresentado a mensagem abaixo questionando se você deseja manter a data e/ou hora do documento ou se deseja ajustar estas informações para que estejam de acordo com as informações do servidor:
"A data de negociação está diferente da data do servidor! Substituir pela do servidor?"
Observação: ao Gerar lote e uma das notas selecionadas já estiver sendo confirmada por outro usuário, ao habilitar o parâmetro "Ignorar documentos que já estão em processamento - IGNODOCCONFIRM", as notas serão confirmadas com exceção desta que já está em processo de confirmação, de forma que no pop-up "Resumo de Confirmação" será exibida a mensagem abaixo:
"O processo de confirmação foi interrompido para algumas notas, pois já está(ão) sendo processada(s) neste momento por outro usuário e não pode(m) seguir com uma nova confirmação."
Observação: Para que a mensagem acima não seja apresentada ao gerar o lote, ligue o parâmetro "Ocultar popup de atualização DtNeg com o Servidor - OCULTDTNEGSERV" e desabilite o parâmetro Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor? - DTNEGSERV.
Desta forma, será possível alterar as datas de negociação, faturamento e entrada/saída de acordo com o mesmo comportamento da Central de Vendas ao realizar a confirmação de uma nota com data diferente do servidor.
Importante: Realize a atualização destas datas e horas pois, se um boleto estiver vinculado à estas datas e for efetuado a correção do cadastro dias depois, a nota e o boleto serão recebidos com datas de saídas incorretas, ocasionando a perda do prazo negociado.
Ao clicar na opção "Pendente de Retorno" será apresentada a opção "Marcar como Pendente de Retorno", que ao ser acionada, fará com que as informações da NF-e sejam encaminhadas para outro registro, e esta precisará ser Cancelada após sua aprovação. Dessa forma, uma nova NF-e poderá ser gerada para este lançamento.
Na opção "DANFE de segurança" a alternativa "Marcar como DANFE de segurança" deve ser utilizada apenas em contingência. Ao selecionar esta opção, o DANFE precisará ser impresso em Formulário de Segurança (FS-DA).
Em relação à opção "Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail" disponível neste botão, quando esta for selecionada, será enviado ao e-mail cadastrado o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e, também, o PDF da "Carta de Correção", caso exista alguma gerada.
Nota: Se você utilizar esta rotina sem um modelo de impressão de Carta de Correção inserido na tela Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo "Relatório Carta de Correção", o sistema não encaminhará o PDF no e-mail e não emitirá qualquer mensagem de aviso.
No Portal de Vendas, ao gerar uma nota em EPEC com o parâmetro "Utiliza informação imposto da NFe para EPEC? - USAIMPNFEEPEC" ligado, será utilizado para compor a tag <vICMS> do EPEC, o mesmo valor do vICMS de uma NF-e normal.
Quando o parâmetro "Imprimir os XMLs processados pelo SanNFe no log? - DEBUGXMLSANNFE" estiver ligado, fará com que o sistema passe a imprimir os xmls completos de requisição e retorno no log.
Nota: Caso você tente realizar a impressão de um documento fiscal que esteja com status que não permite impressão, será apresentado um aviso, por exemplo:
“Documento XXX: Nota com status DENEGADA não pode ser impressa, favor verificar o documento. NFe ignorada na impressão.”
Observação: Configure no parâmetro "Caracteres acentuação a manter no envio de XML? - CHARSESPMANTXML" um ou mais caractere especial que deseja manter no XML da NF-e, por exemplo, para manter o "Ç", preencha o campo "Texto" do referido parâmetro com "Çç". Lembrando que, este parâmetro só atua em documentos do tipo NF-e.
Observação: Quando você inutilizar uma nota por meio da opção "Inutilização de numeração" com o parâmetro "Igualar D.Mov a D.Prot das inutil. de num NFe/CTe? - IGDTMOVDHPROT" ligado, as datas dos campos "Dt. do Movimento" e "Dt. Protocolo" da tela "Numerações Inutilizadas" serão as mesmas. Porém, com o parâmetro desligado, a data do campo Dt. Movimento será a mesma configurada no campo "Data de movimento" do pop-up "Nfe" ao clicar na opção NF-e do Portal de Vendas.
Para serem considerados valores negativos ao calcular os descontos durante a geração do XML, é necessário ativar o parâmetro "Aceitar desconto negativo na geracao Xml? - VLDSCNEGGERXML".
Ao clicar na opção "Insucesso Entrega NF-e", um pop-up será apresentado para que sejam preenchidas as informações referentes ao evento de Insucesso na Entrega da NF-e.
Importante: o envio deste evento só é permitido para notas fiscais com o status "Aprovada" e do modelo 55.
Neste pop-up, informe a "Data e Hora da Tentativa de Entrega" e o "Número de Tentativas de Entrega".
No campo "Motivo do Insucesso" selecione o motivo do insucesso da entrega da NF-e. As opções disponíveis são:
- Recebedor não encontrado;
- Recusa do recebedor;
- Endereço inexistente;
- Outros (exige informar justificativa).
Ao selecionar a opção Outros (exige informar justificativa), o campo "Justificativa do Motivo do Insucesso" será habilitado. Nele, pode-se detalhar o motivo da falha na entrega.
O campo "Hash da Tentativa de Entrega" será preenchido automaticamente. Ele é calculado a partir da chave de acesso da NF-e e da Base64 da imagem capturada durante a tentativa de entrega. A imagem deve ser anexada através do botão "Anexar".
No campo "Data e Hora da Hash da Tentativa de Entrega" será registrado o momento da criação da hash mencionada.
Após o preenchimento dos campos, ao clicar em "Enviar", o sistema gerará o evento de Insucesso na Entrega da NF-e.
O número de protocolo de autorização retornado pela Receita será registrado na grade Cabeçalho da nota, no campo "Nro Protocolo do Insucesso na Entrega da NF-e" na Central de Vendas.
No botão Opções para Nota Fiscal Eletrônica, utilize a opção "Cancelamento de Insucesso na Entrega da NF-e" para cancelar o registro de Insucesso na Entrega da NF-e. O envio do evento de cancelamento é permitido somente para notas que já possuem um evento de insucesso na entrega previamente registrado.
Ao clicar nesta opção, o campo "Protocolo de autorização do evento de insucesso de entrega" será apresentado preenchido com o protocolo correspondente ao evento de insucesso da NF-e selecionada. Para concluir o envio do evento de cancelamento do insucesso na entrega, clique em "Enviar".
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Por meio deste botão, teremos acesso às opções que podem ser utilizadas quando realizado o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
A opção "Substituir Nota" atuará em conjunto com a marcação "Gerar o nº da NFSe nas Inf. Complementares da Substituição" da tela Cidades (aba NFSe, seção Substituição) fazendo com que o sistema se comporte da seguinte maneira:
- Com a referida marcação efetuada;
Na nota de origem; o Motivo de cancelamento será preenchido automaticamente com o número da NFse substituída.
Na nota substituída; o número da nota de origem cancelada será apresentado no cabeçalho desta nota.
- Caso a marcação esteja desativada ou com o campo "Nro. NFSe" vazio no momento da substituição, será gerado apenas o número único do documento.
Opções para Conhecimento de Transporte Eletrônico: Este botão exibe as alternativas relacionadas ao CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico.
Observação: Inserindo um CNPJ nas configurações do parâmetro "CNPJ ANTT p/ autorização de download de XML. - CNPJANTT", ao "Gerar o Arquivo XML de CT-e para conferência" através deste botão, será possível visualizar na tag <autXML> deste arquivo o mesmo CNPJ inicialmente configurado no parâmetro.
Nota: Será possível realizar a impressão da Carta de Correção CT-e selecionando a opção "Imprimir a Carta de Correção" localizada neste botão; para isto, você deve, primeiramente, baixar o modelo de impressão através da tela Modelo de Impressão (Nota/Pedido), botão "Baixar Modelos Padrões", opção "Carta de Correção CT-e" e, após, inserir o mesmo no campo "Relatório Carta de Correção" das Preferências da Empresa, aba CT-e.
A opção "Insucesso na Entrega CT-e" indica o mau resultado na entrega da carga pelo transportador, ao seleciona-lá, um pop-up será exibido para o preenchimento dos seguintes campos:
- Protocolo de autorização do CT-e;
- Data e Hora da Tentativa de Entrega;
- Número de Tentativas de Entrega;
- Motivo do Insucesso;
- Justificativa do Motivo do Insucesso;
- Hash da Tentativa de Entrega;
- Data e Hora da Hash da Tentativa de Entrega.
O Protocolo de autorização do CT-e será obtido de forma automática e refere-se ao protocolo do CT-e para onde será enviado o evento de insucesso.
Observação: a Justificativa do Motivo do Insucesso será obrigatória sempre que o Motivo do Insucesso for igual a "Outros".
Nota: este evento requer que o "Status CT-e" esteja "Aprovado".
Se o CT-e selecionado tiver Status CT-e diferente de Aprovado, o sistema retornará a seguinte mensagem:
"Só é permitido enviar o evento de Insucesso na Entrega do CT-e para CT-e com o Status CT-e igual a Aprovado."
Os eventos mencionados aqui são exclusivos da versão do CT-e 4.00.
Caso seja selecionada uma versão diferente da versão do CT-e 4.00, o sistema retornará a seguinte mensagem:
"Evento de Insucesso na Entrega do CT-e é exclusivo da versão 4.00."
Nota: este evento também requer que o "Tipo do CT-e" seja diferente de "Complementar".
Se o CT-e selecionado tiver Tipo do CT-e igual a Complementar, o sistema retornará a seguinte mensagem:
"Não é permitido enviar evento de Insucesso na Entrega do CT-e quando o Tipo do CT-e for igual a Complementar."
Após o preenchimento, os botões "Cancelar" e "Enviar" estarão disponíveis. Se optar por realizar o cancelamento, o sistema fechará o pop-up e descartará as informações. Se pressionar o botão Enviar, o sistema irá gerar o evento de Insucesso na Entrega do CT-e.
Será possível, ainda, utilizar a opção "Cancelamento do Insucesso de Entrega CT-e", que indicará o cancelamento de um evento de insucesso da entrega da carga pelo transportador em ocasiões que ocorrem erro na geração do evento.
Nota: este evento requer que o "Status CT-e" esteja "Aprovado".
Nesta opção será possível visualizar os seguintes campos:
- Protocolo de autorização do CT-e;
- Protocolo de autorização do evento de Insucesso de Entrega.
Estes campos serão obtidos de forma automática e se referem ao protocolo do CT-e para o qual foi enviado o evento de insucesso e o protocolo do evento que está sendo cancelado.
Através da opção "Comprovante Entrega CTe" disponível neste botão, será possível indicar que a entrega da carga foi efetivada pelo transportador; assim, o sistema irá gerar e transmitir o evento que será vinculado ao CT-e e propagado nas notas fiscais eletrônicas relacionadas de forma automática.
Ainda neste botão, temos a opção "Cancelar Comprovante Entrega CTe", que deverá ser selecionada caso haja necessidade de cancelar o evento de Comprovante de Entrega de CT-e anteriormente vinculado.
Opções para Nota Fiscal Consumidor Eletrônica: Através deste botão, teremos acesso às opções utilizadas ao lançar uma NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
Cupom Fiscal Eletrônico: as opções apresentadas neste botão, permitem a verificação da comunicação e o funcionamento dos aparelhos SAT e MFE. Para isso, é necessário que estes equipamentos estejam vinculados ao usuário, por meio do campo "Equipamento fiscal", da aba PDV Web, localizado na tela Usuários.
Nota: As funcionalidades abaixo estão disponíveis para o equipamento MFE, em decorrência da Dll de comunicação e da licença "30365 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO (MFE) / W" ativa.
Com essa configuração realizada, pode-se utilizar as seguintes opções:
- Consultar SAT: utilize esta função para efetuar testes de comunicação entre a Aplicação do Comercial (AC) e o Equipamento SAT.
-
Consultar Status Operacional: essa opção é responsável por verificar a situação de funcionamento do Equipamento SAT. Sendo que, a consulta da AC para o Equipamento SAT deverá ser realizada através desta opção.
Observação: Para utilizar a opção acima, é necessário que a associação da assinatura tenha sido executada na tela Cadastro de Equipamentos Fiscais - ECF/SAT/MFE, botão "Outras Opções", por meio da opção "Associar Assinatura SAT".
-
Teste Fim a Fim: esta função consiste em um teste de comunicação entre a AC, o Equipamento SAT e a SEFAZ.
- Gerar XML de envio para conferência CF-e: Você pode utilizar essa opção antes do envio e aprovação da nota para gerar o XML da nota e realizar a conferência das informações registradas.
- Gerar lote: por meio desta opção, será enviado o documento fiscal, conforme o modelo 59 - Cupom Fiscal Eletrônico.
- Gerar Arquivo XML do CF-e: utilize esta opção para obter o arquivo XML que já foi gerado, referente a nota selecionada.
- Consultar Ultima Sessão fiscal SAT: por meio desta opção, consulte o último retorno fiscal.
Após o envio da nota, você poderá acompanhar o status do CF-e por meio da coluna "Status CF-e". Nela poderá ser apresentada os resultados abaixo:
-
Aprovada: este status será exibido quando a nota possuir a autorização e for retornada a CF-e.
-
Com erro de Validação: será apresentado quando estiver com alguma falha na tentativa de autorização, ou seja, com rejeição.
-
Enviada: este status será apontado quando a note estiver em processo de aprovação, isto é, a nota foi confirmada e enviada, porém ainda não foi retornada com a autorização.
-
Não é CF-e: caso o documento de venda esteja com TOP que não é CF-e.
- Não enviada: será indicado quando a venda foi confirmada, mas ainda não foi enviada.
Faturar - Devolv./Estor. - Fat. Consig.: Este botão será modificado a medida que os diferentes Tipos de Movimento forem selecionados. Você pode acessar os detalhes sobre cada um dos comportamentos destes botões nos link's Faturar, Devolver/Estornar e Faturar Consignação, respectivamente.
Observação: Uma das configurações necessárias para o lançamento de notas de devolução via recusa, é o preenchimento do campo "Cód. Parceiro" localizado na tela Cadastro de Empresas (aba Geral); selecione a empresa que está emitindo a nota de devolução e vincule à ela o parceiro.
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Todas as alternativas de uso apresentadas ao acionar este botão, podem ser acessadas no link Portal de Vendas - Outras Opções.
Sankhya Place: Este botão abre a tela "Sankhya Place", onde você pode visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Mostrar lista de painéis: Localizada no lado superior direito da tela, esta opção exibe a listagem dos painéis que compõem a tela Portal de Vendas. Clicando-se na opção desejada, o sistema direciona o foco para a mesma.
Mapa de atalhos: Além das opções até aqui citadas, que podem ser acessadas via botões, você também poderá fazê-los via atalhos do teclado. Esta opção, assim como a anterior, se encontra no lado superior direito do Portal de Vendas.
Nota: Através da coluna "Ambiente NFS-e (Nota/Pedido)" presente na grade Resultado da seleção, podemos visualizar em qual ambiente NFS-e a nota foi gerada. Essa coluna é alimentada através da configuração efetuada nas Preferências da Empresa, aba NFS-e no campo "Ambiente NFS-e". Esta informação será utilizada apenas na emissão própria de notas fiscais de serviço eletrônica.
Observação: Ao ligar o parâmetro "Mostrar parceiros inativos nos portais - MOSTRARPARCINAT", o sistema irá exibir as notas de parceiros inativos no layout flex, sem a necessidade de criar filtros personalizados para tal ação.
Nota: Para que os valores dos principais campos (listados abaixo) sejam exibidos como totalizadores na grade Resultado de Seleção, é necessário que a marcação "Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?" do pop-up Preferências (botão Outras Opções...) esteja habilitada.
- Vlr. Nota
- Base da Substituição
- Base do ICMS
- Base do IPI
- Base Substituição Sem Redução
- Comissão
- Comissão Gerente
- Custo Total do Produto
- Desc. Total dos itens em Moeda
- Desconto total por item
- Metro Cúbico
- Peso
- Peso Bruto
- Peso liq. dos itens
- Qtd. volumes
- Total Líq. Itens em Moeda
- Valor DIFAL UF Destino
- Valor DIFAL UF Remet.
- Vlr. da Substituição
- Vlr. Destaque
- Vlr. do Frete
- Vlr. do ICMS
- Vlr. do IPI
- Vlr. do Juro
- Vlr. Moeda
- Vlr. ST FCP Interno
Observação: A alteração da marcação acima será aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou na seleção de outro Tipo de Movimento.
Grade - Itens
Na grade "Itens" serão apresentados os itens correspondentes ao documento selecionado na grade Resultado da seleção.
No alto da grade Itens temos alguns botões ligados ao tratamento dos itens pertencentes aos documentos selecionados. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Apresentado quando o Tipo de Movimento é um Pedido de Venda, este botão possui as marcações Fica Pendente e Marcar como não pendente.
A opção Fica Pendente ao ser marcada, mantém o item pendente com base nas opções de Faturamento utilizadas; em casos de faturamento parcial do item.
Observação: Sobre a opção Fica Pendente, temos os seguintes detalhes:
- Ao ser assinalada, realizando-se alguma alteração na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna denominada Fica Pendente, será preenchida como Sim;
- Se desmarcada, e sendo executada alguma modificação na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna Fica Pendente, será apresentada como Não;
- A opção de marcar/desmarcar Fica Pendente é configurada por usuário.
Já a opção Marcar como não pendente quando acionada, faz com que o item não possa mais ser faturado, ou seja, a pendência que faturamento que existia a respeito do item, deixa de existir. Ao marcá-la, a coluna "Qtd. pendente" tem seu valor zerado, ou seja, não existirá mais quantidades pendentes.
Observação: Para um movimento do tipo Pedido de Venda existe a opção no botão Outras Opções... para deixar marcado "fica pendente", deixando assim os pedidos sempre pendentes, sendo que essa opção não está disponível para outros movimentos. Para outros movimentos que não sejam do tipo Pedido de Venda, se tratando de uma Nota de venda, por exemplo, com alteração da "Qtd. Corte", existe uma coluna na grade de itens chamada "Fica Pendente" que é alterada para "Não" ao efetuar a alteração da Qtd. Corte. Para que a Nota de Venda continue como pendente após a devolução, a coluna Fica Pendente deve ser alterada manualmente após a alteração da Qtd Corte.
O parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" influencia diretamente nestas marcações; quando habilitado, e em algum item de um pedido a opção "Marcar como não pendente" for acionada, será aberto um pop-up, para que seja informada uma justificativa para tal marcação. Trabalhando-se com esta funcionalidade, ao marcar um item como não pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório.
Além disso, será possível visualizar as justificativas já informadas, através da opção Histórico Alteração Campo Pendente, que poderá ser acessada também através do botão "Outras Opções..." no cabeçalho da nota, na Central de Vendas.
Corte: Este botão trabalha com o corte de itens em um pedido selecionado; este será apresentado para uso quando selecionados os Tipos de Movimento "Pedido de Venda", "Nota de Venda" ou "Conhecimento de Transporte"; ele é composto pelas seguintes opções:
- Cortar tudo - Retira-se todos os itens do pedido em questão;
- Cortar selecionados - Corta-se a quantidade total dos itens selecionados;
- Cortar não selecionados - Elimina-se a quantidade total dos itens que não estão selecionados;
- Limpar corte - Esta opção desfaz o corte realizado.
Nota: A seleção de itens ao utilizar as opções "Cortar selecionados" e "Cortar não selecionados" é feita mantendo-se pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e clicando sobre os itens desejados.
Nesta grade, temos a coluna "Qtd. corte", onde informa-se a quantidade a ser cortada do item selecionado, caso você não queira cortar o total de todos os itens de acordo com as opções do referido botão.
Exportar grade para PDF: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Observação: com o parâmetro "Verifica se tem milhar e no tem decimal - TEMMILHARNTDEC" ligado, ao exportar o relatório no formato planilha, os dados não serão apresentados com casa decimal, mas terão o ponto separador de milhar.
Visualizar itens agrupados: Para que seja realizado o agrupamento dos itens, o sistema verificará a "Empresa", "Código de Produto", "Local", "Controle", "Volume", "Pendente" e "Reserva"; se os mesmos forem iguais, o agrupamento será efetuado. Caso contrário, os registros serão exibidos em linhas separadas.
Nessa grade temos alguns campos referente ao FUST e ao FUNTTEL, são eles:
Base FUST: Esse campo trará a base de cálculo conforme descrevemos logo abaixo.
Alíquota FUST: Esse campo terá a informação do campo Alíquota FUST das Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais.
Valor FUST: Será apresentado de acordo com o cálculo que mostraremos abaixo.
Base FUNTTEL: Esse campo trará a base de cálculo conforme descrevemos logo abaixo.
Alíquota FUNTTEL: Esse campo terá a informação do campo Alíquota FUNTTEL das Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais.
Valor FUNTTEL: Será apresentado de acordo com o cálculo que mostraremos abaixo.
O cálculo da contribuição será o seguinte:
- FUST: 1% sobre a receita bruta de prestação de serviços de telecomunicações, excluindo o valor do ICMS, PIS e COFINS da operação.
- FUNTTEL: 0,5% sobre a receita bruta das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, excluindo o valor do ICMS, PIS e COFINS da operação.
Com a fórmula: FUST ou FUNTTEL = [(Base de Cálculo - Descontos Concedidos) Valor do ICMS do item - Valor do PIS do item - Valor da COFINS do item] x %contribuição
Onde, a Base de Cálculo será:
- Se a TOP estiver marcada como "Sim", será considerada a soma dos itens lançados na grade de Itens, mesmo se a marcação no Cadastro de Produtos não estiver realizada;
- Se a TOP estiver marcada como "Não", o sistema não efetuará o cálculo, mesmo se a marcação no Cadastro de Produtos estiver realizada;
- Se a TOP estiver marcada como "Usar do Cadastro de Produto", a base de cálculo será a soma dos itens que estiverem com a marcação realizada no Cadastro de Produtos.
Observação: Os descontos que forem concedidos serão subtraídos da Receita Bruta.
Painel de acesso rápido
O Painel de acesso rápido localiza-se no canto direito da tela e é caracterizado pela variedade de botões que podem ser disponibilizados para uso.
A configuração do painel é acessada através do botão "Configurar painel de acesso rápido" também localizado na região direita da tela, porém na parte superior. Ao pressionar o referido botão, é aberto o pop-up "Configuração do painel de acesso rápido", onde serão disponibilizadas as opções correspondentes ao botão Outras Opções...:
A intenção do Painel de acesso rápido é agilizar o acesso às funcionalidades mais utilizadas pelos usuários referentes ao botão Outras Opções.... É importante mencionar que todas as opções estão disponibilizadas para todos os Tipos de Movimento, porém, o sistema internamente controla a apresentação de cada opção em seu Tipo de Movimento correspondente, por exemplo, na operação de Nota de Venda, mesmo que todas as opções sejam selecionadas, serão exibidas no painel apenas as opções condizentes com a operação de Nota de Venda.
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Comentários
2 comentários
Percebi que nessa nova versão quando eu seleciono a opção Nota de venda e coloco o período da movimentação ele não me mostra mais o valor total de todas as notas emitidas, para ver o valor de todas preciso voltar para o layout antigo isso não existe no novo layout?
Olá, Andressa! Como vai?
Nesse caso você pode habilitar a marcação "Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?" localizada na opção Preferências do botão "Outras Opções" do Portal de Vendas.
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