Comercial > Consulta
Trataremos aqui dos aspectos que fundamentam a tela Portal de Vendas; seus campos com seus respectivos preenchimentos e os botões e as situações que estes podem e/ou devem ser acionados.
Observação: O parâmetro "Utilizar novo layout para portais - USANOVOSPORTAIS" quando ativado, fará com que os Portais de Compra, Venda ou Movimentação Interna sejam carregados em novos layouts; remos-se a geração dos dados na tela de acordo com Tipo de movimento escolhido. Com o parâmetro desativado, os portais serão exibidos em seu layout habitual.
Importante: A partir da versão 3.24 do Sankhya-OM, a funcionalidade gerada pela ativação do parâmetro USANOVOSPORTAIS será um padrão no sistema, ou seja, mesmo que este se encontre desativado, os portais serão apresentados em novos layouts e não será possível utilizá-los na versão antiga.
Tipo de Movimento | Filtro Personalizado | |
Filtros | Status Documentos | |
Itens | Liberações | |
Parceiros | WMS | |
Grade - Resultado da seleção | Grade - Itens | |
Painel de acesso rápido |
Tipo de Movimento
Quando você acessa o Portal de Vendas, a ação inicial a ser executada é a definição do "Tipo de Movimento" a ser trabalhado, sendo que você poderá escolher uma dentre as seguintes opções:
- Pedido de Venda;
- Nota de Venda;
- Devolução de Venda;
- Conhecimento de Transporte;
- Canceladas;
- Todos (exceto canceladas).
É importante citar que as movimentações do tipo Orçamento, serão apresentadas juntamente com os "Pedidos de Venda" (caso nenhum filtro que os diferencie, seja configurado).
O botão localizado à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, é denominado "Filtrar Top(s)"; através dele, você pode selecionar o Tipo de Operação - TOP desejado, de acordo com o tipo de movimento definido, por exemplo, sendo escolhido o tipo de movimento "Nota de Venda", serão exibidas para escolha, as TOP's cadastradas correspondentes ao tipo de movimento Nota de Venda.
Observação: Quando o Tipo de Movimento estiver filtrando as Notas Canceladas, o Sankhya Om aplicará as regras por Empresa cadastradas na Central de Certificações e vinculadas aos usuários (Cadastro de Usuários, aba Validações), de forma a não permitir que estes visualizem informações da Empresa que foi associada à regra (campo "Permissão" = "Proibido") ou visualize apenas desta Empresa (campo Permissão = "Permitido").
Filtro Personalizado
A seção "Filtro Personalizado" é destinada à construção de filtros específicos de cada processo e/ou usuário.
O acionamento do botão abre o pop-up "Assistente para a Criação de Filtros"; por meio dele, é possível:
- Criar um novo filtro;
- Editar um filtro existente;
- Deletar filtros existentes;
- Editar filtro padrão - o filtro padrão é aplicado a todos os usuários do sistema e somente o usuário SUP pode alterá-lo.
Uma vez um filtro criado e selecionado para uso, o botão que abre o Assistente para a criação de filtros, assume a coloração vermelha, o que facilita a percepção de que existem filtros personalizados que foram elaborados e encontram-se ativos.
Quando você aciona o botão "Limpa o filtro", fará com que a seção "Filtro Personalizado" retorne para o estado inicial "Sem filtro".
Já o botão faz a junção de todos os filtros criados (personalizados ou não) e apresenta os resultados correspondentes na grade Resultado da seleção.
Filtros
No quadrante "Filtros" temos os campos que irão auxiliar na localização de pedidos, notas etc, de maneira direcionada, rápida e singular.
Inicialmente, é possível que você determine a apresentação dos documentos considerando o período em que estes foram negociados ou movimentados, através dos campos "Data da negociação" ou "Data do movimento", respectivamente. Além da possibilidade de configuração manual, estas duas datas podem ter sua definição previamente estabelecida por meio do botão "Outras Opções...", opção "Preferências".
Ao selecionar o Tipo de Movimento "Canceladas", será possível trabalhar com o "Período de Cancelamento" das notas.
O "Número do documento" se refere ao número do pedido, nota etc; você poderá buscar por apenas um documento, informando o mesmo número em ambos os espaços, ou pesquisar por lançamentos efetuados dentro de um determinado intervalo de numerações.
Na tentativa de localizar apenas um documento, pode-se fazê-lo através do "Número único" da nota; esta é uma numeração gerada interna e exclusivamente para cada documento no sistema.
É possível filtrar os documentos desejados, informando aquele que gerou a nota e/ou aquele para o qual a nota foi gerada, ou seja, "Empresa" e "Parceiro", respectivamente.
Caso sua empresa trabalhe com "Ordem de Carga", você também poderá localizar os documentos que a compõem, informando sua devida numeração.
Visando refinar ainda mais a busca, a marcação "Somente com carta de correção" quando realizada, exibe com base também nos demais filtros, os documentos que possuem carta de correção a eles vinculada.
O quadrante "Filtros" conta com a marcação "Notas com diferença na geração do Livro" que leva em consideração o que é realizado na Geração ICMS/IPI, ou seja, as notas que apresentarem alguma divergência quanto a base de ICMS/IPI na execução da referida rotina, serão apresentadas na grade Resultado da seleção, com base também nos demais filtros.
Através do parâmetro "Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS" você pode configurar no Portal de Vendas/Portal de Compras/Portal de Mov. Internas um intervalo em dias para se executar as pesquisas por "Data da negociação" e/ou "Data do movimento". Caso não seja preenchido o filtro por Parceiro, Nº único ou Nº de documento, o prazo configurado neste parâmetro será respeitado. Valores menores que 0 não tem funcionalidade.
Ao executar uma consulta sem informar um prazo nos filtros de Data da negociação e/ou Data do movimento com o parâmetro configurado, a seguinte mensagem será exibida:
"Informe um período de até X dia(s) para "Data da negociação" e/ou "Data do movimento" ou informe um filtro por Parceiro, Número único ou Nro. documento."
É possível ainda configurar essa mesma funcionalidade de forma específica para o Portal de Vendas, através do parâmetro "Máximo dias sem filtro parceiro Portal de vendas - MAXDIASPORTVEND".
Nota: Quando o parâmetro MAXDIASPORTVEND estiver configurado, este terá preferência sobre o parâmetro MAXDIASPORTAIS.
Status Documentos
Este quadrante permite que você pesquise os documentos de acordo com o seu status; tem-se aqui, as seguintes opções:
- Status NF-e,
- Status NFS-e,
- Status CT-e.
Itens
Por meio do quadrante "Itens", você poderá pesquisar pelos documentos desejados, considerando os "Produtos" que foram inseridos nos mesmos.
Além disso, na "Situação do item" é possível definir se serão apresentados os documentos que contenham itens "Pendentes", "Não Pendentes" ou em "Ambas" as situações.
Liberações
O quadrante "Liberações" está diretamente ligado à rotina Liberação de Limites e a coluna Liberação apresentada na grade Resultado da seleção, pois esta última exibe a situação do documento, em relação à rotina mencionada; pode-se observar as seguintes opções de marcação:
Sem pendência: Esta situação diz respeito a um documento que não possui liberações a serem feitas pra ele, ou seja, ele segue o fluxo de processos na empresa, sem a necessidade de nenhuma autorização vinda de outros usuários (gestores);
Reprovado: Temos, neste caso, um documento que passou pela avaliação de um liberador e este não autorizou a solicitação realizada. Por exemplo, um vendedor solicita um determinado percentual de desconto em uma nota e o gerente de vendas decide por não conceder o desconto requerido.
Pendente: Um documento se encontra nessa situação, quando alguma solicitação de liberação foi feita pra ele, porém o usuário liberador ainda não avaliou sua concessão.
Aprovado: Ao solicitar alguma liberação para um documento qualquer e o usuário liberador o concede, tem-se o documento com este status.
Parceiros
O quadrante "Parceiros" permite a escolha dos parceiros para os quais efetuou-se o lançamento de documentos, de modo a serem filtrados na grade Resultado da seleção.
Ao clicar no botão será aberto o pop-up "Pesquisando 'Parceiro'" onde pode-se buscar os parceiros que terão seus pedidos, notas etc verificados.
O botão retira o(s) parceiro(s) marcados na caixa
da listagem construída.
Por fim, o botão apaga todos os parceiros presentes na listagem, marcados ou não.
WMS
Último local disponível no Portal de Vendas para ser utilizado como filtro, o quadrante "WMS" trabalha com opções ligadas às rotinas de Conferência e o módulo WMS.
O "Status conferência" está interligado às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência; temos aqui, as seguintes opções:
- Todos;
- Aguardando conferência;
- Em andamento;
- Finalizada divergente;
- Finalizada OK;
- Aguardando recontagem;
- Recontagem em andamento;
- Recontagem finalizada divergente;
- Recontagem finalizada OK.
O "Status WMS" possui vínculo com os processos de Expedição; você pode defini-lo para filtragem dos documentos, dentre as seguintes alternativas:
- Todos;
- Pedido parcialmente cortado;
- Enviado totalmente;
- Enviado parcialmente;
- Não enviado;
- Não controlado pelo WMS;
- Pedido totalmente cortado.
A "Situação WMS", também relacionada aos processos de Expedição, possui as seguintes opções de definição:
- Todos;
- Aguardando separação;
- Enviado para separação;
- Em processo separação;
- Aguardando conferência;
- Em processo conferência;
- Prob./Erro confirmação nota;
- Aguardando recontagem;
- Conferência validada;
- Aguardando conferência (separação);
- Conferência com divergência;
- Parcialmente conferido;
- Aguardando armazenagem;
- Enviado par armazenagem;
- Concluído;
- Aguardando confer. vol.;
- Armazenado parcial;
- Armazenado.
Observação: Para que o quadrante WMS seja apresentado, é necessário que a empresa possua em sua licença o Módulo WMS. Além disso, para sua correta utilização, é necessário que o filtro correspondente a este status esteja dentro das seguintes regras:
- No Tipo de Operação - TOP utilizado para o lançamento, o campo "Configuração p/ conferência" presente na aba Geral deve estar informado;
- No Cadastro do Produtos, a marcação "Excluir do processo de conferência" localizada na aba Geral, não deve estar assinalada; além disso, no lançamento efetuado o item precisa estar Pendente;
- Se na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" estiver definida como Antes de Faturar, será necessário que o lançamento na Central de Vendas esteja confirmado;
- Caso na Configuração da Conferência, a marcação Momento da conferência esteja definida como Antes da Confirmação, é necessário que o lançamento na Central de Vendas esteja liberado para conferência;
- O status da conferência deve estar em concordância ao que for selecionado no Portal de Vendas.
Grade - Resultado da seleção
A grade Resultado da seleção é alimentada com os documentos resultantes da configuração previamente realizada nos Filtros Personalizados ou dos Filtros. Um duplo clique sobre qualquer linha da grade, abre a Central de Vendas para visualização detalhada do documento.
Podemos observar no alto da grade Resultado da seleção alguns botões que são essenciais para as rotinas possíveis de serem executadas no Portal de Vendas. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Configuração da Grade: Este botão quando acionado, abrirá um pop-up com este mesmo nome, onde você seleciona as colunas que irão compor a grade Resultado da seleção.
Impressão do Grid: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Novo documento: Este botão abre a Central de Vendas posicionando-a para inserção de um novo documento correspondente ao Tipo de Movimento que se encontra selecionado. Você pode também escolher previamente o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, ou ainda o Layout que servirá de base para o novo lançamento.
Duplicar: Através deste botão, você pode efetuar a duplicação (cópia) de um documento selecionado na grade. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Duplicar/Copiar Documento", onde informa-se a TOP, Série, Data de saída, determina-se se o documento em questão irá atualizar preço, além de ser possível Selecionar Itens que irão compor o futuro documento.
Importante: Para que a opção Duplicar se encontre disponível para utilização, o parâmetro "Permite duplicar pedidos/notas? - PODEDUPNF" necessita estar habilitado.
Nota: Ao realizar a duplicação de um documento, caso o parâmetro "Zerar descontos dos itens na duplicação da Nota? - ZERARDESDPNOTA" esteja ativado e existam descontos informados nos itens ou no rodapé do documento duplicado, ao assinalar a opção Atualiza Preço e concluir o processo de duplicação, o desconto no novo documento gerado será zerado. Trabalhando-se com Descontos Promocionais, este comportamento não se repete, ou seja, mesmo como parâmetro citado habilitado, os descontos serão replicados de um documento para outro.
Observação: O parâmetro "Atualizar Preço na Duplicação de Pedido - ATUALPRECOPVEN" quando ligado, realiza a marcação automática da opção "Atualiza Preço", sendo possível desmarcá-la manualmente.
Ao duplicar um pedido/nota com o campo "Recalcular preço prod. ao faturar" (Tipo de Operação - TOP, aba Geral) assinalado, o sistema atualizará o preço mesmo que a opção Atualiza Preço se encontre marcada; quando o campo Recalcular preço prod. ao faturar estiver desmarcado, o preço será atualizado somente se a opção Atualiza Preço estiver selecionada.
Não há relação entre o comportamento descrito acima e as configurações do campo "Digitação da Nota" localizado no Cadastro de Produtos, aba Venda.
Remover: Este botão procede com a exclusão do documento selecionado na grade, porém, atente-se para as condições de remoção de um documento do sistema, por exemplo, uma NF-e não pode ser excluída, apenas cancelada; um pedido de venda que possui uma nota a ele vinculado, não pode ser excluído sem primeiramente remover-se a nota do sistema, dentre outras situações.
Imprimir: Por meio deste botão, você pode imprimir os dados apresentados na grade, ou definir a opção de impressão de acordo com o documento e/ou processo que está sendo executado. Temos as seguintes opções:
- Imprimir Nota;
- Imprimir Boleto;
- Imprimir Expedição;
- Imprimir Nota Adicional;
- Desvincular Impressoras Substitutas;
- Visualizar Boleto;
- Relatórios Formatados.
Cancelar Nota: O acionamento deste botão invalida o documento. Você pode obter mais informações acerca deste processo nos link's O que é Cancelar uma Nota Fiscal? e Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?.
Mostrar rentabilidade: Este botão apresenta a Análise de Rentabilidade do documento selecionado, desde que os produtos que compõem este documento, possuam "Custo". Na Análise de Rentabilidade, pensando no Gasto Variável, caso o parâmetro "Atualizar Comissão por item? - ATUALCOMITE" esteja ativado, o sistema considera a comissão registrada na grade de itens para compor tal gasto; caso esteja desativado, será considerada a comissão inserida no cabeçalho da nota para estruturar o gasto. Para as notas antigas (lançadas antes da ativação do parâmetro), o sistema não considera a comissão na formação do Gasto Variável.
Os dados referentes aos Gastos Variáveis apresentados nesta tela, sofrem influência do parâmetro "Considerar débito de PIS/COFINS/CSLL na M.C.? - GOL-PISCOFINS" que, quando ativado, faz com que o sistema deixe de buscar os % de PIS, COFINS e CSLL das configurações do Gerente On-Line que são aplicados no gasto variável, passa a buscar os valores dos impostos da nota (TGFDIN) e soma estes valores ao gasto variável. Além dos três impostos já mencionados, são somados também ISS, INSS e IRF.
Quando o parâmetro "Calcular impostos para Análise de Rentabilidade? - CALCDINRENT" estiver habilitado, o cálculo de "PIS/COFINS/CSLL" (quando existir) na nota, será considerado na análise de rentabilidade. O parâmetro habilitado/desabilitado, não define o cálculo dos impostos, define a "participação" destes na Análise de Rentabilidade.
Importante: Em relação ao cálculo do Gasto Variável na Análise de Rentabilidade do Portal e Central de Vendas, será possível realizar a personalização do mesmo através de uma função criada no banco de dados (que retorne o valor do Gasto Variável), conforme a necessidade de cada empresa. Assim, para que o cálculo seja efetuado de acordo com a personalização, deve-se configurar o parâmetro "Função p/ Calculo Gasto Variavel Central/Portal - CALGAVARCENPORT", inserindo no campo "Texto" (tela Preferências), necessariamente, o nome desta função.
Observação: Para o correto funcionamento da função, deve-se informar os parâmetros "P_NUNOTA" e "P_SEQUENCIA" na mesma.
Nota: Caso o parâmetro acima mencionado não esteja configurado com o nome da função personalizada, será utilizada a fórmula de cálculo nativa do sistema na Análise de Rentabilidade.
- Ambos;
- Apenas Central/Portal;
- Apenas GOL.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica: Temos através deste botão, todas as opções acerca das Notas Fiscais Eletrônicas. No uso do Tipo de Movimento "Canceladas", este botão é habilitado caso algum documento seja selecionado na grade Resultado da seleção.
Observação: Ao selecionar uma nota que esteja com o "Status NF-e" = "Aguardando Correção" e clicando na opção "Gerar lote" disponível neste botão, caso a data e/ou hora estejam diferentes da data e/ou hora do servidor, o parâmetro "Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor? - DTNEGSERV" terá o seguinte comportamento:
- Encontrando-se habilitado, será realizada a alteração da data e/ou hora do documento de forma automática.
- Caso encontre-se desabilitado, será apresentado um pop-up te questionando se você deseja manter a data e/ou hora do documento ou se deseja ajustar estas informações para que estejam de acordo com as informações do servidor.
Desta forma, será possível alterar as datas de negociação, faturamento e entrada/saída de acordo com o mesmo comportamento da Central de Vendas ao realizar a confirmação de uma nota com data diferente do servidor.
Importante: Realize a atualização destas datas e horas pois, se um boleto estiver vinculado à estas datas e for efetuado a correção do cadastro dias depois, a nota e o boleto serão recebidos com datas de saídas incorretas, ocasionando a perda do prazo negociado.
Em relação à opção "Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail" disponível neste botão, quando esta for selecionada, será enviado ao e-mail cadastrado o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e, também, o PDF da "Carta de Correção", caso exista alguma gerada.
Nota: Se você utilizar esta rotina sem um modelo de impressão de Carta de Correção inserido na tela Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo "Relatório Carta de Correção", o sistema não encaminhará o PDF no e-mail e não emitirá qualquer mensagem de aviso.
No Portal de Vendas, ao gerar uma nota em EPEC com o parâmetro "Utiliza informação imposto da NFe para EPEC? - USAIMPNFEEPEC" ligado, será utilizado para compor a tag <vICMS> do EPEC, o mesmo valor do vICMS de uma NF-e normal.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Por meio deste botão, teremos acesso às opções que podem ser utilizadas quando realizado o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Opções para Conhecimento de Transporte Eletrônico: Este botão exibe as alternativas relacionadas ao CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico.
Observação: Inserindo um CNPJ nas configurações do parâmetro "CNPJ ANTT p/ autorização de download de XML. - CNPJANTT", ao "Gerar o Arquivo XML de CT-e para conferência" através deste botão, será possível visualizar na tag <autXML> deste arquivo o mesmo CNPJ inicialmente configurado no parâmetro.
Nota: Será possível realizar a impressão da Carta de Correção CT-e selecionando a opção "Imprimir a Carta de Correção" localizada neste botão; para isto, você deve, primeiramente, baixar o modelo de impressão através da tela Modelo de Impressão (Nota/Pedido), botão "Baixar Modelos Padrões", opção "Carta de Correção CT-e" e, após, inserir o mesmo no campo "Relatório Carta de Correção" das Preferências da Empresa, aba CT-e.
Através da opção "Comprovante Entrega CTe" disponível neste botão, será possível indicar que a entrega da carga foi efetivada pelo transportador; assim, o sistema irá gerar e transmitir o evento que será vinculado ao CT-e e propagado nas notas fiscais eletrônicas relacionadas de forma automática.
Ainda neste botão, temos a opção "Cancelar Comprovante Entrega CTe", que deverá ser selecionada caso haja necessidade de cancelar o evento de Comprovante de Entrega de CT-e anteriormente vinculado.
Opções para Nota Fiscal Consumidor Eletrônica: Através deste botão, teremos acesso às opções utilizadas ao lançar uma NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
Faturar - Devolv./Estor. - Fat. Consig.: Este botão será modificado a medida que os diferentes Tipos de Movimento forem selecionados. Você pode acessar os detalhes sobre cada um dos comportamentos destes botões nos link's Faturar, Devolver/Estornar e Faturar Consignação, respectivamente.
Observação: Uma das configurações necessárias para o lançamento de notas de devolução via recusa, é o preenchimento do campo "Cód. Parceiro" localizado na tela Cadastro de Empresas (aba Geral); selecione a empresa que está emitindo a nota de devolução e vincule à ela o parceiro.
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Todas as alternativas de uso apresentadas ao acionar este botão, podem ser acessadas no link Portal de Vendas - Outras Opções.
Sankhya Place: Este botão abre a tela "Sankhya Place", onde você pode visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Mostrar lista de painéis: Localizada no lado superior direito da tela, esta opção exibe a listagem dos painéis que compõem a tela Portal de Vendas. Clicando-se na opção desejada, o sistema direciona o foco para a mesma.
Mapa de atalhos: Além das opções até aqui citadas, que podem ser acessadas via botões, você também poderá fazê-los via atalhos do teclado. Esta opção, assim como a anterior, se encontra no lado superior direito do Portal de Vendas.
Nota: Através da coluna "Ambiente NFS-e (Nota/Pedido)" presente na grade Resultado da seleção, podemos visualizar em qual ambiente NFS-e a nota foi gerada. Essa coluna é alimentada através da configuração efetuada nas Preferências da Empresa, aba NFS-e no campo "Ambiente NFS-e". Esta informação será utilizada apenas na emissão própria de notas fiscais de serviço eletrônica.
Observação: Ao ligar o parâmetro "Mostrar parceiros inativos nos portais - MOSTRAPARCINAT", o sistema irá exibir as notas de parceiros inativos sem a necessidade de criar filtros personalizados para tal ação.
Grade - Itens
Na grade "Itens" serão apresentados os itens correspondentes ao documento selecionado na grade Resultado da seleção.
No alto da grade Itens temos alguns botões ligados ao tratamento dos itens pertencentes aos documentos selecionados. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Apresentado quando o Tipo de Movimento é um Pedido de Venda, este botão possui as marcações Fica Pendente e Marcar como não pendente.
A opção Fica Pendente ao ser marcada, mantém o item pendente com base nas opções de Faturamento utilizadas; em casos de faturamento parcial do item.
Observação: Sobre a opção Fica Pendente, temos os seguintes detalhes:
- Ao ser assinalada, realizando-se alguma alteração na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna denominada Fica Pendente, será preenchida como Sim;
- Se desmarcada, e sendo executada alguma modificação na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna Fica Pendente, será apresentada como Não;
- A opção de marcar/desmarcar Fica Pendente é configurada por usuário.
Já a opção Marcar como não pendente quando acionada, faz com que o item não possa mais ser faturado, ou seja, a pendência que faturamento que existia a respeito do item, deixa de existir. Ao marcá-la, a coluna "Qtd. pendente" tem seu valor zerado, ou seja, não existirá mais quantidades pendentes.
O parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" influencia diretamente nestas marcações; quando habilitado, e em algum item de um pedido a opção "Marcar como não pendente" for acionada, será aberto um pop-up, para que seja informada uma justificativa para tal marcação. Trabalhando-se com esta funcionalidade, ao marcar um item como não pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório.
Além disso, será possível visualizar as justificativas já informadas, através da opção Histórico Alteração Campo Pendente, que poderá ser acessada também através do botão "Outras Opções..." no cabeçalho da nota, na Central de Vendas.
Corte: Este botão trabalha com o corte de itens em um pedido selecionado; este será apresentado para uso quando selecionados os Tipos de Movimento "Pedido de Venda", "Nota de Venda" ou "Conhecimento de Transporte"; ele é composto pelas seguintes opções:
- Cortar tudo - Retira-se todos os itens do pedido em questão;
- Cortar selecionados - Corta-se a quantidade total dos itens selecionados;
- Cortar não selecionados - Elimina-se a quantidade total dos itens que não estão selecionados;
- Limpar corte - Esta opção desfaz o corte realizado.
Nota: A seleção de itens ao utilizar as opções "Cortar selecionados" e "Cortar não selecionados" é feita mantendo-se pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e clicando sobre os itens desejados.
Nesta grade, temos a coluna "Qtd. corte", onde informa-se a quantidade a ser cortada do item selecionado, caso você não queira cortar o total de todos os itens de acordo com as opções do referido botão.
Visualizar itens agrupados: Para que seja realizado o agrupamento dos itens, o sistema verificará a "Empresa", "Código de Produto", "Local", "Controle", "Volume", "Pendente" e "Reserva"; se os mesmos forem iguais, o agrupamento será efetuado. Caso contrário, os registros serão exibidos em linhas separadas.
Painel de acesso rápido
O "Painel de acesso rápido" localiza-se no canto direito da tela e é caracterizado pela variedade de botões que podem ser disponibilizados para uso.
A configuração do painel é acessada através do botão também localizado na região direita da tela, porém na parte superior. Ao pressionar o referido botão, é aberto o pop-up "Configuração do painel de acesso rápido", onde terá disponibilizadas as opções correspondentes ao botão Outras Opções...:
A intenção do Painel de acesso rápido é agilizar o acesso às funcionalidades mais utilizadas pelos usuários referentes ao botão "Outras Opções...". É importante mencionar que todas as opções estão disponibilizadas para todos os Tipos de Movimento, porém, o sistema internamente controla a apresentação de cada opção em seu Tipo de Movimento correspondente, por exemplo, na operação de Nota de Venda, mesmo que todas as opções sejam selecionadas, serão exibidas no painel apenas as opções condizentes com a operação de Nota de Venda.
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