Módulo: Comercial > Consulta
O botão "Outras Opções..." no Portal de Mov. Internas, representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela; de acordo com o tipo de movimento que está sendo analisado, tem-se diferentes opções disponibilizadas para uso, ou seja, para um Pedido de Requisição são apresentadas funcionalidades diferentes de para uma Devolução de Requisição por exemplo, e assim sucessivamente. Porém, algumas opções são comuns para dois ou mais tipos de movimento. Trataremos abaixo sobre cada uma delas:
- Tipo de Movimento: Pedido de Requisição
Ver acompanhamentos Origem do documento
Env./Reenv. e-mail-Conf. de Leitura-Erros comuns E-mail com seleção de dest.
Consultar e-mails enviados Marcar como não pendente
Gerar solic. de compra p/ prod. s/ estoq. Solic. de compra-Solic. na conf.
Gerar Nota de Remessa Enviar para o WMS (Expedição)
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- Tipo de Movimento: Requisição
Ver acompanhamentos Origem do documento
Env./Reenv. e-mail-Conf. de Leitura-Erros comuns E-mail com seleção de dest.
Gerar solic. de compra p/ prod. s/ estoq. Consultar e-mails enviados
Solic. de compra-Solic. na conf. Gerar Nota de Remessa
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- Tipo de Movimento: Devolução de Requisição
Env./Reenv. e-mail-Conf. de Leitura-Erros comuns Origem do documento
E-mail com seleção de dest. Consultar e-mails enviados
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- Tipo de Movimento: Transferência
Env./Reenv. e-mail-Conf. de Leitura-Erros comuns Origem do documento
E-mail com seleção de dest. Consultar e-mails enviados
Enviar para o WMS (Expedição) Gerar Nota de Remessa
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- Tipo de Movimento: Notas Canceladas
Ao visualizar as "Notas Canceladas", o botão "Outras Opções..." estará desabilitado para uso.
- Nenhum Tipo de Movimento selecionado
Entrega
No dia a dia relacionado ao nosso sistema, a "Entrega" significa transformar um Pedido de Requisição em uma Requisição, ou seja, faturar a solicitação do produto para que o mesmo possa ser entregue e dada a devida baixa no estoque.
Trataremos abaixo sobre as opções de faturamento disponíveis no Portal de Mov. Internas:
Faturar pelo Estoque deixando pendente
Por esta opção, o sistema irá apresentar o mesmo comportamento quando acionado o botão também localizado no alto da tela. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Entregar" para os seguintes preenchimentos:
TOP: Deve-se informar aqui, o Tipo de Operação - TOP responsável pela sequência do processo; a TOP configurada para realizar as validações de estoque, entre outras. É possível que este campo já seja apresentado preenchido; isso ocorre onde na configuração da TOP utilizada para o lançamento do "Pedido de Requisição", informou-se na aba "Geral", o campo "TOP p/Faturamento"; nestes casos, o campo estará protegido e não será possível editá-lo.
Série: Visando controlar a numeração das notas fiscais, a Série é utilizada para destacar uma nova numeração que se inicia para diferenciar das outras de mesma numeração. Por exemplo, em notas numeradas com 6 dígitos (000.001 até 999.999), quando uma empresa esgotar a Série 1 com a nota fiscal número 999.999, será iniciada uma nova série que será a 2 começando do número 000.001.
Observação: O valor informado no parâmetro "Série Padrão para Faturamento/Venda - SERIEVNDPADRAO" é utilizado para preencher o campo "Série" no momento do faturamento; o sistema preencherá automaticamente o campo Série da tela de faturamento. Apesar deste campo receber esse valor padrão, ele pode ser alterado, conforme a necessidade.
Data e Hora Saída: Informe aqui a data e hora de saída referente às mercadorias que irão compôr a nota.
Pode-se ainda, por meio do botão "Selecionar Itens", definir quais itens serão entregues. Ao acioná-lo, tem-se a exibição do pop-up "Seleção de itens para".
Neste pop-up serão apresentados os dados do cabeçalho e os produtos contidos na nota selecionada. Além disso, temos os botões "Remover selecionados" e "Remover não selecionados" que são responsáveis por manter ou retirar da grade os itens que serão ou não entregues. Para utilizá-los, basta selecionar as linhas desejadas, mantenha pressionado no teclado o botão Ctrl; em seguida, clique em um dos botões.
Caso não seja necessário retirar nenhum item do pedido, basta não acionar o referido botão.
Após realizar o corte de itens no Portal de Mov. Internas, grade Itens, coluna "Qtd. corte" e selecionar o item neste pop-up, poderá observar-se no rodapé os seguintes totalizadores:
- Total negociado: Neste será informado o total negociado no documento.
- Total pendente: Constará o total de itens que encontram-se pendentes.
- Total à faturar: Será disponibilizado o valor total dos itens a serem faturados.
O botão "Concluir" caracteriza a finalização do processo de faturamento e abre a nota gerada na Central de Mov. Internas para que esta seja acrescida de alguma informação e posteriormente, confirmada.
Importante: Quando o campo "Validar Estoque p/ Reservar" presente na aba "Validações" da tela Tipo de Operação - TOP referente a TOP de lançamento do pedido de requisição estiver desmarcado, não indica-se o uso desta opção "Faturar"; a forma de efetuar o faturamento do pedido deverá ser através da opção Faturar pelo Estoque descrita logo abaixo.
Observação: Quando o parâmetro "Sempre usar uma nota por pedido? - OBRUMANOTAPED" estiver ligado, a entrega dos pedidos só será permitida se a marcação Uma nota para cada estiver acionada.
O faturamento feito pela opção "Faturar pelo Estoque" não permitirá alteração das quantidades ou trocas de produtos, faturando o pedido até a quantidade de itens disponíveis no estoque e passando o pedido para "Não pendente". A quantidade não atendida pelo faturamento não ficará pendente no pedido de origem.
A nota criada já será gerada "confirmada" e não será diretamente aberta na Central de Mov. Internas; será exibido o seguinte questionamento, caso você queira visualizar o documento:
"O processo de faturamento gerou o documento com número único: XXX. Deseja visualizá-lo?"
Faturar pelo Estoque deixando pendente
Faturando o Pedido de Requisição pela opção "Faturar pelo Estoque deixando pendente" não será permitida a alteração das quantidades ou trocas de produtos, de modo que o pedido será faturado até a quantidade de itens disponíveis no estoque e deixando as quantidades não atendidas pelo faturamento "Pendentes" no pedido de origem.
Assim como na opção Faturar pelo Estoque, a nota criada também será gerada "confirmada", porém esta confirmação é influenciada pelo parâmetro "Confirma a nota no Fat.pelo Estoq.deixando Pend.? - FATESTPENDCONF" que por padrão é ativado e induz a confirmação da nota. No uso desta opção, caso seja necessário gerar a nota sem confirmar, devemos desativar o referido parâmetro. Em ambos os casos a nota criada não será diretamente aberta na Central de Mov. Internas; será exibido o seguinte questionamento, caso você queira visualizar o documento para simples análise ou para confirmá-lo:
"O processo de faturamento gerou o documento com número único: XXX. Deseja visualizá-lo?"
Nota: Ao utilizar esta opção, a TOP empregada no lançamento do Pedido de Requisição não poderá conter em sua configuração (aba Geral), a opção "Atualizar Estoq. a partir da Confirmação" acionada.
Confirmar
Através desta opção, é possível realizar a confirmação de um documento por vez ou vários documentos de forma simultânea. Ao acioná-la, o(s) documento(s) selecionado(s) será(ão) processado(s) e não existindo nenhum impedimento, será(ão) confirmado(s).
Uma vez finalizado o processamento, será aberto o pop-up denominado "Resumo da Confirmação" contendo a síntese do(s) documento(s) selecionado(s). Este pop-up possui na sua parte inferior, três botões que irão exibir aspectos distintos a respeito do(s) documento(s) processado(s); a saber:
- Resumo - Será visualizado o resumo de todos os processamentos realizados; sendo possível identificar por meio da numeração de cada documento, qual a causa de sua não confirmação;
- Liberações - O acionamento deste botão irá apresentar os documentos que não foram confirmados por necessitarem de algum tipo de Liberação. Aqui, os documentos são exibidos agrupados por evento;
- Detalhes - Por meio deste botão, visualiza-se o detalhamento de cada documento selecionado, de modo que clicando-se na linha desejada, na grade logo abaixo, tem-se a Mensagem de erro que impossibilitou a confirmação do mesmo.
Ao habilitar o parâmetro "Garante NUMNOTA sequencial (confirmação de lote) - NOPROCNUMNOTA", a geração do número da nota não será executada de maneira simultânea por meio da opção "Confirmar" (localizado no botão "Outras Opções..." dos Portais). Esta funcionalidade irá garantir a numeração sequencial sem perdas destas para os pedidos selecionados.
Ver acompanhamentos
A opção Ver acompanhamentos tem o objetivo de registrar todas as ocorrências de um determinado documento, seja este Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição ou Transferência, podendo estas serem referentes ao próprio documento, ao Parceiro, à Transportadora, ao Produto, ao Contato, à Empresa, ao Vendedor, ao Veículo ou ao Frete. Esta tela tem a função de prover informações referentes ao andamento de uma solicitação e à sua qualidade.
Para visualizá-la, selecione o documento desejado e em seguida, acione esta opção. Através da tela que será aberta, pode-se incluir, alterar e remover ocorrências referentes à estes documentos.
Na grade superior, pode-se visualizar alguns detalhes da nota, tais como Número Único, Número Nota, Status NF-e, Status NFS-e, Número lote NF-e, Número lote NFS-e e às Observações NFS-e e Observações NF-e, sendo que estas duas últimas poderão ser visualizadas através do duplo clique na linha ou através do botão "Ver observação".
Na grade inferior são apresentadas as ocorrências relacionadas a cada documento, que poderão ser visualizadas, alteradas, incluídas ou excluídas.
A "Data", a "Hora do Acompanhamento" e a "Referência" devem ser obrigatoriamente preenchidos; esta última informação define o aspecto ao qual se refere a "Ocorrência", que é o último ponto a ser inserido na tela.
Observação: Ocorrências adicionadas manualmente podem ser alteradas e/ou excluídas por qualquer usuário (com acessos à consulta/alteração da tela). Já ocorrências adicionadas automaticamente pelo sistema não poderão ser alteradas ou excluídos por nenhum usuário.
Origem do documento
O acionamento da opção Origem do documento, abre o pop-up de mesma nomenclatura que permite visualizar a nota que deu origem ao documento em questão.
Deste modo, ao acessar esta opção estando-se posicionado em uma Requisição que foi originada de um Pedido de Requisição, este pedido será apresentado na seção "Origens do documento". Imaginemos agora, que a Requisição teve alguns de seus itens devolvidos; neste mesmo pop-up, na seção "Destinos do documento" será exibida a nota referente a esta devolução.
Enviar / Reenviar e-mail
A opção Enviar / Reenviar e-mail, como sua descrição menciona, realiza o envio ou reenvio do documento que se encontra selecionado na grade, ou seja, um Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição ou uma Transferência.
Observação: Esta opção não trata-se de envio de XML/DANFE. Diante disto, caso seja necessário o envio de DANFE, deverá ser assinalado o campo "Enviar DANFE por-email" (Cadastro de Parceiros, aba NF-e/NFS-e/CT-e).
Os destinatários que irão receber o e-mail enviado por esta opção (parceiro, usuário por exemplo), devem ser cadastrados previamente na tela Tipo de Operação - TOP, aba "E-mails da TOP".
Além disso, para envio do e-mail, no Cadastro de Empresas, aba Endereço e no Cadastro de Usuários, aba Identificação, tem-se o campo "Email" que em ambos os locais, deve estar devidamente preenchido.
Depois de Consultar e-mails enviados, pode ser necessário reenviar algum e-mail; este procedimento também é realizado por esta opção.
O Sankhya-Om utiliza a configuração de SMTP para enviar e-mail; tal configuração é feita pela tela Servidor SMTP. Nesta tela teremos também uma opção de "Teste" para envio de e-mail. Se o e-mail de teste chegar ao destino desejado, todo o resto funcionará.
Sobre o envio de e-mail's, o Sankhya-Om possui algumas particularidades:
- O remetente do e-mail será sempre o que estiver configurado na tela Servidor SMTP;
- Quando o tipo do e-mail for Parceiro ou qualquer outro "Parceiro da Nota" (Parceiro Matriz, Parceiro Consignado etc), o sistema enviará o e-mail para todos os contatos ativos do Parceiro que em seu cadastro, na aba "Contatos", estiverem com a marcação "Receber Nota por e-mail" realizada e que possuírem e-mail válido informado. Se nenhum dos contatos atenderem a esta condição, o e-mail será enviado para o e-mail do parceiro.
- Limitação de envio de e-mails: Com relação à fila de envio de e-mails cada provedor limita uma quantidade específica por dia para envio de e-mails, por isso, o sistema poderá encaminhar o e-mail e uma Cópia (cc), para os outros endereços.
Dois parâmetros influenciam na rotina de envio de e-mail's. São eles:
- Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP: Este parâmetro quando habilitado, indica o uso da descrição da TOP para envio de e-mail pelos Portais, levando como Assunto do E-mail a "Descrição da TOP".
- Utilizar o tipo de movimento no assunto do e-mail e no anexo - USATIPMOVEMAIL: Na ativação deste parâmetro, ao realizar o envio de documentos relacionados à todos os Tipos de Movimento disponíveis no sistema por e-mail, na descrição do assunto do e-mail e do anexo, serão apresentados acrescidos dos termos correspondentes ao que está sendo enviado, ou seja, se está sendo enviado um "Pedido de Requisição" ou uma nota de "Devolução de Compra", estes dizeres serão apresentados na descrição do assunto do e-mail e de seu anexo.
Caso o parâmetro acima mencionado esteja desabilitado, tem-se a possibilidade de na configuração do Tipo de Operação - TOP, aba Geral, determinar no campo "Descrição do e-mail" os dizeres do assunto/anexo que deseja-se que vá no e-mail.
Considerando os parâmetros de chave EMAILASSUNTTOP e USATIPMOVEMAIL e o campo "Descrição do e-mail", tem-se as seguintes possibilidade de comportamento:
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP ligado o assunto do e-mail será a descrição da TOP, o que faz com que o parâmetro USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail não sejam considerados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL ligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição de um dos tipos de movimentos acima mencionados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL desligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição cadastrada no campo Descrição do e-mail. Se o campo não possuir valor a descrição do email/anexo será a descrição padrão "nota".
Nota: O parâmetro EMAILASSUNTTOP é soberano sobre o parâmetro USATIPMOVEMAIL e sobre o campo Descrição do e-mail.
O procedimento de envio/reenvio de e-mail de pedido/nota pode ser realizado de modo a solicitar-se a confirmação de leitura do e-mail enviado. Para que ocorra o envio do e-mail e sua solicitação de confirmação de leitura, é necessário que dois parâmetros sejam habilitados. São eles:
- Solicitar confirmação de Email? - CONFIRMAEMAIL;
- Responder e-mail p/ usuário logado - RESPUSALOG.
Com estas configurações, o destinatário irá receber o e-mail contendo o pedido/nota, e será solicitado a ele a confirmação de leitura. Em consequência disso, o remetente do e-mail irá receber a mensagem de confirmação da leitura feita pelo destinatário.
A respeito da configuração de envio de e-mail's, alguns equívocos são comumente cometidos. São eles:
- Não configurar o SMTP ou ainda, depois de feita a configuração, a senha de SMTP ou endereço de servidor ser alterada e esta configuração não ser também modificada no Sankhya-Om;
- Tentar enviar e-mail para Parceiros ou Contatos que não possuem e-mail cadastrado ou não são válidos;
- Não conferir se o e-mail do Parceiro ou do Contato estão corretos, ou seja, se foram atualizados, se estão registrados corretamente sem erros de digitação etc;
- Alguns provedores de e-mail usam regras de segurança rígidas, de tal forma que e-mail's enviados pelo sistema podem ser direcionados em áreas de lixo eletrônico ou classificados como SPAM. Além disso, alguns provedores só permitem o recebimento de mensagens de remetentes para os quais já tenha-se enviado alguma mensagem; nestes casos o Parceiro ou Contato deve enviar uma mensagem para o e-mail do sistema para que, quando o sistema enviar uma mensagem para ele o provedor deste o aceite.
Enviar e-mail com seleção de destinatários
Esta opção, de maneira semelhante à funcionalidade anterior, realiza o envio e/ou reenvio dos e-mail's contendo o documento que se encontra selecionado na grade. A particularidade desta opção, está na possibilidade de escolha dos destinatários no momento do envio do e-mail.
Ao acioná-la, será aberta a seguinte tela para inserção dos e-mail's dos destinatários desejados:
Nesta tela, informe o e-mail no campo em destaque, e através do botão "Incluir", este é inserido na grade; este procedimento caracteriza o e-mail como um destinatário a receber o documento que será encaminhado.
Assim como na opção Enviar / Reenviar e-mail, para que este recurso funcione, é necessário que no cadastro do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do documento, a aba "Emails da TOP" esteja devidamente configurada.
Consultar e-mails enviados
Através da opção "Consultar e-mails enviados" realiza-se a verificação dos e-mails que foram enviados a partir do documento selecionado na grade. Será possível visualizar os e-mail's de apenas um documento por vez; ao acionar a referida opção, será aberta a seguinte tela:
Ao clicar no botão "Detalhes de e-mail(s)..." presente no rodapé da tela, será aberta a tela Fila para envio de email de nota/pedido, já filtrando os e-mail's que estavam selecionados na janela. Por meio de um duplo clique sobre alguma linha desejada, a referida tela também será aberta, porém filtrando apenas a linha que recebeu o duplo clique.
Marcar como não pendente
A opção "Marcar como não pendente" quando acionada, faz com que um pedido de requisição, não possa mais ser entregue, ou seja, a pendência de entrega que existia a respeito do pedido, deixa de existir ao marcar esta opção; tal marcação pode ser realizada em todo os pedido, ou em apenas um ou alguns itens. Se marcá-lo, a coluna "Pendente" é alterada de "Sim" para "Não".
Caso seja selecionado mais de um item no Portal para ser marcado como não pendente, a mesma justificativa será utilizada para os dois itens.
Considerações importantes
- Caso você selecionar apenas um pedido, será possível marcá-lo como não pendente, mesmo que este ainda não esteja confirmado;
- Pode-se também realizar a seleção de vários pedidos de uma vez (mantendo-se pressionada o botão "Ctrl" do teclado, e clicando-se nos pedidos desejados), porém se nesta escolha, existirem pedidos "confirmados" e "não confirmados", os pedidos "não confirmados" não serão marcados como não pendentes;
- Se a TOP que deu origem a algum dos pedidos estiver informada no parâmetro "Tops que NÃO podem alterar o campo pendente - TOPALTPENDEN", não será permitida a marcação do pedido em questão como "não pendente", onde também será emitida a seguinte mensagem:
"Movimento de número [ XXX ] tem Cód. TOP não permitido pelo parâmetro TOPALTPENDEN"
- Se o usuário logado for o mesmo que incluiu o pedido, a opção Marcar como não pendente será habilitada, caso contrário não será. Tem-se ainda na aba "Segurança" da tela Usuários, a marcação "Inibe 'Marcar como Não Pendente' nos portais"; caso esta marcação esteja efetuada, a opção não será apresentada no menu, além disso, para que a opção fique habilitada é necessário que o usuário tenha acesso de Inclusão nos Portais (tela Acessos, módulo "Comercial > Consulta > Portal de Mov. Internas").
Gerar solicitação de compra p/ produto sem estoque
Uma solicitação de compra pode ser gerada nas operações de "Pedido de Requisição" e "Requisição". É uma operação que visa suprir o estoque de produtos que na execução destas operações, foram tidos como faltantes.
Através da opção "Gerar solicitação de compra p/ produto sem estoque" o sistema gerará solicitação de compra para os produtos que não possuem estoque suficiente. A quantidade gerada será a quantidade do pedido selecionado. Por esta opção, não é calculada a diferença solicitada subtraindo da quantidade em estoque.
Observação: O parâmetro "Permite envio de requisições em lote para cotação? - ENVIALOTEREQCOT" quando habilitado, permitirá a seleção e geração de várias solicitações de compra de uma única vez. Sendo que, não ocorrerá o agrupamento destas solicitações e tão somente o envio em lote para viabilizar o processo.
Nota: Para que a validação do estoque seja feita, é necessário que na tela Grupos de Produtos/Serviços, aba Estoque, o campo "Valida estoque" esteja configurado.
Gerar solicitação de compra
A opção "Gerar Solicitação de Compra" criará uma solicitação de compras para os itens do lançamento, de acordo com a quantidade necessária; por esta opção é pega a quantidade negociada - quantidade entregue - quantidade corte.
Observação: O parâmetro "Permite envio de requisições em lote para cotação? - ENVIALOTEREQCOT" quando habilitado, permitirá a seleção e geração de várias solicitações de compra de uma única vez. Sendo que, não ocorrerá o agrupamento destas solicitações e tão somente o envio em lote para viabilizar o processo.
A Solicitação de Compra pode ser gerada, ainda, na confirmação do documento (Pedido de Requisição e Requisição); para tal comportamento, devemos atentar-nos às seguintes configurações:
Na tela Grupos de Produtos/Serviços, aba "Estoque", a marcação "Participa da opção "Gerar Solicitação de Compra na Confirmação" do cadastro da TOP?" deve estar realizada.
O campo "Solicita Compra?" presente na aba "Geral" da tela Produtos deve estar marcado.
No cadastro de Tipo de Operação - TOP, o campo "Gera Solicitação de Compra na Confirmação" presente na aba "Validações" deve estar marcado.
Enviar para o WMS (Expedição)
Trabalhando-se com notas de Transferência, é possível realizar seu envio para as rotinas de Recebimento e/ou Expedição. A opção "Enviar para WMS (Recebimento)" que também pode assumir a nomenclatura "Enviar para WMS (Expedição)"; esta apresentação da opção irá depender do Tipo de Operação - TOP utilizada no processo de Transferência, ou seja, se a TOP estiver com o campo "Atualização no WMS" (presente na aba WMS) definido como Baixar, realiza-se o envio para Expedição; caso o campo citado seja definido como Entrar, o envio será feito para Recebimento.
Além disso, caso a empresa trabalhe com Pedidos de Requisição, estes também poderão ser enviados para Expedição, ou seja, nestes casos teremos a opção "Enviar para WMS (Expedição)".
Observação: Ao utilizar essa opção no Portal de Mov. Internas em um Pedido de Transferência, é necessário que a marcação "Separação em Balcão" esteja habilitada, caso contrário será emitida a seguinte mensagem:
"Apenas a TOP configurada para Venda Balcão permite envio para o WMS sem OC. Nota/Pedido nro único: xxxx não é venda Balcão e não possui OC informada."
Gerar Nota de Remessa
Em linhas gerais, uma Nota de Remessa é aquela que acompanha o produto, sem ter a finalidade de venda ou compra. Pode-se ter esta situação em Remessa para conserto, envio de amostras, produtos para demonstração, envio para a garantia etc. São operações que se enquadram no grupo de CFOP 1900.
Pra emissão de uma nota nestas condições, deve-se inserir o CFOP correto para a situação, inserir os dados do produto a ser enviado, inclusive os respectivos preços (pra efeito de seguro de transporte, deve-se ter valores); é válida a inserção de informações adicionais, por exemplo, "valores apenas para efeito de transporte".
Para utilização da opção "Gerar Nota de Remessa", você deverá atentar-se para as configurações no Tipo de Operação - TOP, aba "Validações", seção "Geração de Nota de Remessa na Confirmação". As marcações presentes neste seção, serão utilizadas para gerar movimentações conjuntas onde existe "Confirmação" de uma Venda ou Compra e gerará a "Nota de Remessa".
Se a opção "Gerar se parc. destinatário preenchido" estiver marcada, a remessa será gerada apenas se na nota estiver informado o "Parceiro Destinatário", ou seja, neste caso, este parceiro será utilizado como Parceiro da Nota de Remessa.
Nota: Não é permitido "Cancelar" diretamente a Nota de Remessa. Deve-se cancelar a Nota Principal que gerou a remessa, para que a partir disso possam ser canceladas as duas Notas, a nota principal e também a remessa. As Notas de Remessa serão identificadas pelo campo "Número Remessa" (NUREM) preenchido no cabeçalho da Nota (TGFCAB). A Nota Principal, que é a que poderá ser excluída, é reconhecida pela TOP que deve ter a opção Gerar se parc. destinatário preenchido marcada.
Documentos relacionados
O acionamento da opção Documentos relacionados abre o pop-up "Documentos relacionados à Nota". Este pop-up tem a mesma funcionalidade apresentada no pop-up "Documentos relacionados ao produto X" localizado na Grade Itens > botão Outras Opções, opção Documentos relacionados da Central de Mov. Internas. Visto que, são apresentadas as seguintes diferenciações:
- Não é possível efetuar a inclusão ou exclusão de um registro, apenas realizar a visualização;
- São apresentados os documentos relacionados a nota e todos os itens do documento em questão.
Visualizar Anexos de Itens Selecionados
Esta opção é uma consequência da utilização da funcionalidade seguinte (Anexar Documentos no Item Selecionado), pois uma vez anexados documentos nos Pedidos de Requisição, Requisições, Devoluções de Requisição ou Transferências, será necessário no momento oportuno, visualizá-los; este procedimento é realizado por meio desta opção.
Sendo do mesmo tipo, pode-se selecionar vários documentos de uma vez, ou seja, é possível visualizar os anexos de vários Pedidos de Requisição por exemplo; para isso, clique sobre os documentos desejados, mantendo-o pressionado a tecla "Ctrl" no teclado, em seguida acione a referida opção. A seguinte tela será aberta:
Observação: A separação dos anexos em diretório por data funciona apenas quando estes forem anexados através das Centrais.
A partir desta tela, poderemos selecionar os arquivos que deseja-se visualizar, clicando-se nos anexos e mantendo-o pressionado a tecla "Ctrl" no teclado; em seguida, o acionamento do botão "Visualizar Selecionados" realiza o download do arquivo, possibilitando sua visualização. É possível também, utilizar os botões "Selecionar todos" ou "Deselecionar todos" os arquivos, ou seja, assinalar ou desmarcar todos os anexos de uma vez, respectivamente, de acordo com a necessidade.
Anexar Documentos no Item Selecionado
Podem ocorrer situações em que determinado documento (Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição ou Transferência) tenha alguma particularidade diferenciando-a das demais; informações sobre o Parceiro lançado neste documento, algum detalhe sobre o departamento que solicitou a requisição, são exemplos de conteúdos que podem alimentar arquivos "além sistema".
A opção "Anexar Documentos no Item Selecionado" visa permitir que estes arquivos sejam anexados ao documento em questão. Para isso, selecione a linha referente ao documento desejado, e aciona-se a referida opção (pode-se selecionar um documento por vez); ao fazê-lo será aberta a seguinte tela para escolha do arquivo:
Imprimir Etiquetas
A opção "Imprimir etiquetas" é utilizada de acordo com o processo de cada empresa; é uma funcionalidade que pode ser empregada:
Em ambas as situações, é necessário que exista a configuração prévia do modelo de etiqueta feita na tela Modelos de Etiquetas.
Nota: a rotina de impressão das centrais aceita apenas o formato jrxml. O formato ZPL não é compatível.
Esta opção pode ser empregada nos casos em que a empresa realiza a movimentação de materiais dentre os seus departamentos, bem como se a mesma trabalha com diversas filiais. Neste caso, nos lançamentos realizados para cada situação, se faz necessário o uso de etiquetas diferenciadas que contenham dados distintos de uma filial para outra, tal como de um departamento para outro. Ao acionar a referida opção, tem-se a seguinte tela:
Informe primeira e obrigatoriamente, o "Modelo de Etiqueta" que será utilizado; a "Quantidade" de etiquetas a serem impressas, irá depender da marcação "Qtd. de acordo com o volume por nota", que se realizada, serão impressas as quantidades de acordo com o campo "Qtd. volumes" presente na grade de itens da nota (este campo deve estar presente no layout do documento, configurado na tela Configurador de Layout da Nota).
A marcação "Atualizar quantidade de volume na nota" quando realizada, o campo Qtd. volumes dos itens da nota será atualizado com o valor do campo "Qtd. Etiqueta", informado na grade inferior.
Por fim, o botão "Carregar Volumes" é utilizado para trazer os volumes informados nas notas para a grade inferior desta tela (Etiquetas por Parceiro).
Nota: No modelo padrão de etiquetas por parceiro tem-se a variável "SEQUENCIA", sua aplicabilidade está relacionada a impressão de mais de uma nota. Por consequência, o campo "Sequência" seguirá a continuidade dos volumes e efetuará a quebra por nota. Este valor é sequencial da quantidade de volumes por nota. Deste modo, para cada volume a sequência terá o valor inicial 1 até o volume total da nota. Vejamos abaixo um exemplo:
Uma nota contendo 6 volumes, sua sequência terá os valores 1/6, 2/6, 3/6, 4/6, 5/6 e 6/6.
Para tanto, os modelos personalizados necessitam ser alterados manualmente. Esse procedimento é realizado através do iReport, modificando-se no XML a variável $V{PAGE_NUMBER} / $F{QTDVOL} para $F{SEQUENCIA} / $F{QTDVOL}.
Já a Etiqueta por Produto pode ser utilizada de forma similar à etiqueta anterior, porém especificando a emissão de acordo com os itens lançados no documento.
Assim como no modelo "por Parceiro", determine primeiramente o "Modelo de Etiqueta" a ser utilizado na impressão; define-se também a Tabela de Preço que será considerada para precificação dos itens impressos nas etiquetas. A marcação "Qtd. de acordo com o volume por item" quando realizada, tem-se a impressão das etiquetas de acordo com o campo Qtd. volumes presente na grade de itens.
Diversos
A opção "Diversos" traz como funcionalidade a opção "Excluir Liberações/Negações Orçamentárias"; esta opção será habilitada caso o parâmetro "Pode excluir liberações/negações de orçamento? - EXCLIBORC" esteja ativado; além disso, para o usuário logado, a marcação "Pode excluir liberações/negações de orçamento", presente na aba "Segurança" da tela Usuários deve estar realizada.
Selecione um título, desde que este não esteja baixado e possua liberações/negações orçamentárias, ao acionar esta opção, as liberações e negações orçamentárias serão excluídas.
Algumas condições precisam ser atendidas para que seja feita a exclusão, são elas:
Se o pedido/nota já foram liberados, mas não estiverem confirmados, será permitida a exclusão da liberação ou negação, porém será solicitada uma nova liberação na tentativa de confirmação do pedido/nota;
Se o pedido/nota estiverem confirmados, não será possível realizar a exclusão;
Se o pedido estiver confirmado, foi faturado, a nota gerada foi confirmada e seu respectivo financeiro pago, não será permitida a exclusão;
Sendo uma nota de "compra", mesmo que esta se encontre confirmada, e seu financeiro não tenha sido baixado, será permitido realizar a exclusão da liberação ou da negação orçamentária.
Conferência
Um documento é disponibilizado para conferência, se no Tipo de Operação - TOP utilizado para seu lançamento, na aba "Validações", o campo "Exige conferência" estiver assinalado, e algum de seus itens estejam pendentes e não estejam em seu cadastro, com o campo "Excluir do processo de conferência" marcado (Cadastro de Produtos, aba "Geral").
Esta opção está diretamente relacionada às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência. Ela é composta por 5 (cinco) possibilidades que poderão ser acionadas de acordo com o processo adotado por cada empresa. São eles:
Liberar para conferência Reprocessar conferência
Solicitar recontagem Reaplicar corte
Na realização do lançamento de um documento, cujo Tipo de Operação - TOP está configurado para conferência e possui um produto que faz parte do processo de conferência, você deverá acessar esta opção para liberar o referido documento para conferência, ou seja, ela será apresentada na tela Fila de Conferência, e enquanto sua conferência não for realizada, não será possível confirmá-la.
Feita a liberação da solicitação, se não existirem mais solicitações de liberação para essa conferência, selecionando-se esta opção, o sistema irá refazer o corte e, caso não haja itens com quantidade maior ou produtos não constantes no pedido, o sistema realizará o corte e finalizará a conferência como "OK".
Em casos onde deseja-se alterar a quantidade negociada, inserir ou remover itens, após a nota ter sido conferida e finalizada como OK, o sistema irá marcar essa conferência como finalizada e divergente. Neste caso, também será necessário reprocessar a conferência, ou então fazer uma nova conferência para seguimento no processo.
De modo geral, uma recontagem se faz necessária em situações de divergências nos produtos. Nos casos em que o campo "Recontagem" presente na aba "Geral" da tela Configuração de Conferência, estiver definido como "Comandada", deve-se solicitar uma nova recontagem através desta opção. Esta recontagem pode acontecer de todos os produtos, mesmo os que não tiveram divergência, ou apenas os itens que apresentaram divergência; esta definição é feita no campo "Abrangência da recontagem" também presente na tela mencionada acima.
Pode ocorrer uma situação, onde um "Pedido" tenha sido conferido, gerando o corte de alguns itens e faturado normalmente; contudo, por algum motivo a Nota que foi gerada no faturamento, foi excluída pelo usuário. Nesse caso, o sistema perde o que tinha sido cortado anteriormente. Quando ocorrer essa situação, será necessário utilizar esta opção "Reaplicar corte", para que o sistema reaplique o corte no Pedido e possibilite que este seja faturado novamente.
Esta opção simplesmente realiza a exclusão da conferência, e juntamente a este procedimento, exclui a quantidade de corte dos produtos, retornando-a a zero.
Gerar EDI
A geração de EDI Comercial é uma rotina que pode ser executada sempre na confirmação de um documento, por meio do botão "Confirmar" na Central de Mov. Internas.
Para isso, no Tipo de Operação - TOP, aba "Impressão" o campo "Modelo p/ geração de EDI na confirmação" deve estar preenchido com o modelo para criação do arquivo de EDI e nessa mesma aba, informe no campo "Caminho para geração de EDI na confirmação" o destino na máquina que o arquivo EDI será gerado. Além disso, na tela Configuração Arquivo Remessa, o campo "Arquivo de Destino" deve estar devidamente preenchido.
Nos casos da geração de EDI para "Notas Fiscais Eletrônicas" e/ou "Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas", estas devem estar aprovadas; porém podem ocorrer situações que estas notas apresentaram algum erro de validação impedindo sua aprovação, de modo que é necessário algum tipo de correção no sistema, para a partir disso, solicitar uma nova aprovação; uma vez a nota aprovada, pode-se utilizar a opção "Gerar EDI" em destaque neste tópico.
Ao acionar esta opção, será aberta na parte inferior da tela, um pop-up de aviso contendo a mensagem resultante do procedimento, que pode ser de sucesso ou insucesso. Consideremos os exemplos abaixo:
Em caso de sucesso na geração:
"Arquivo EDI gerado com sucesso para o Nro Único XXX em: F:\\remessaYYY.txt"
Em caso de insucesso:
"Erro ao gerar arquivo EDI para o Nro Único XXX. Erro: TOP não está configurada para gerar arquivo EDI"
Devolv./Estor.
Esta opção, apresenta o mesmo comportamento do botão "Devolver/ Estornar" localizado no alto da tela, quando selecionada uma nota de Requisição; é a opção responsável por iniciar uma Devolução de Requisição.
Uma vez filtrada a "Nota de Requisição" (confirmada) a ser devolvida, clique nesta opção ou no botão mencionado, será aberto o pop-up de preparação da nota de devolução, denominado "Devolv./Estor.":
Informe o Tipo de Operação - TOP correspondente ao processo de devolução de requisição, a "Série" da nota, bem como a "Data Entrada" e "Hora Saída" do documento.
Observação: É possível que o campo relacionado ao Tipo de Operação - TOP já seja apresentado preenchido na execução da devolução. Para isso, na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento da nota de requisição, aba "Geral", campo "TOP p/Devolução" informa-se a TOP de Devolução que automaticamente dará sequência ao processo.
Importante: Quando o parâmetro "Sempre usar uma nota por pedido? - OBRUMANOTAPED" estiver ligado, a devolução das notas só será permitida se a marcação Uma nota para cada estiver acionada.
Clicando-se em "Concluir", será aberta a Central de Mov. Internas com as informações pertinentes a nota de devolução de requisição gerada. Depois de conferidos os dados, basta "Confirmar" a nota para encerrar o processo de devolução.
Conheça as novidades
A opção "Conheça as novidades" apresenta os novos recursos disponibilizados no Portal de Mov. Internas. O detalhamento de tais funcionalidades, bem como o comportamento dos botões e marcações da tela, podem ser visualizados através do link Portal de Mov. Internas - Atributos da Tela.
Conheça as novidades da NF-e e NFC-e versão 4.00
Esta opção expõe as atualizações pertinentes a NF-e e NFC-e versão 4.00. A descrição de todas as modificações e suas particularidades podem ser acessadas por meio do link Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Consumidor Eletrônica 4.00.
Preferências
Por esta opção, define-se algumas particularidades acerca do Portal de Mov. Internas. Ao acioná-la, temos o seguinte pop-up:
Determina-se aqui os seguintes aspectos:
Intervalo de: Escolhe-se neste campo, se no quadrante "Filtros" será alimentado priorizando-se a "Data de negociação" ou a "Data de movimento".
Valor utilizado: Acompanhando a informação anterior, esta marcação define o intervalo de datas propriamente dito a ser utilizado no filtro, por exemplo, determine o campo "Intervalo de" como Data de negociação e o campo "Valor utilizado" como "Hoje", ao salvar a configuração das Preferências, o campo Data de negociação do quadrante Filtros será preenchido com o intervalo correspondente à data do dia.
Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?: Através dessa marcação, você tem a possibilidade de visualizar a totalização dos campos de valores nos Portais, não sendo necessário sempre exportar em XLS. Assim, caso ela esteja habilitada, quando você filtrar alguns documentos, visualizará na grade Resultados da Seleção os totalizadores dos campos.
Observação: A alteração da marcação acima será aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou na seleção de outro Tipo de Movimento.
Utiliza dados do filtro em novos docts: Efetuando-se o acionamento desta marcação, o parceiro informado no filtro único será utilizado como o parceiro padrão para os novos lançamentos.
Cores por tipo de movimento: Pode-se por esta opção, diferenciar cada Tipo de Movimento analisado no Portal de Mov. Internas por cores, de modo a melhor identificar cada operação quando a grade "Resultado da seleção" é alimentada.
Documentação do tipo de Operação- TOP
Por meio desta opção, você poderá visualizar a descrição da TOP referente ao registro selecionado. Para isso, é necessário primeiramente preencher a aba Documentação localizada na tela Tipo de Operação-TOP com as informações relacionadas a TOP.
Caso não seja cadastrado nenhuma informação nesta aba, ao clicar na opção Documentação do tipo de Operação- TOP, o sistema apresentará a mensagem abaixo:
"TOP X não tem documentação cadastrada."
Nota: Se for selecionado mais de registro na grade, a opção Documentação do tipo de Operação- TOP não será apresentada.
Veja também:
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