Esta tela está disponível para utilização a partir da versão 4.3
Armazéns Gerais > Rotinas
Nessa tela, você irá realizar determinados tipos de apuração do armazém. Sendo que, o faturamento deles ocorrerá para todos os títulos que serão apresentados na grade e caso algum erro seja encontrado em um dos contratos, o sistema não irá prosseguir com o faturamento até que o erro seja tratado ou o respectivo contrato, seja removido.
Ainda nessa tela, você pode limitar a visualização de determinados usuários para que estes visualizem apenas as empresas que são pertinentes a ele. Para tal ação, é necessário criar uma regra na tela Central de Certificações e em seguida vincular a regra no cadastro do(s) usuário(s) desejado(s) por meio da aba Validações.
Painel de Filtros Botões do topo da tela
Painel Apurações de Contrato Painel Detalhes
Parâmetros que influenciam esta rotina
Painel de Filtros
Para que as informações sejam apresentadas no Painel Apurações de Contrato, você pode clicar direto em "Aplicar" ou informar os campos do Painel de Filtros, para refinar suas buscas.
Vejamos a seguir sobre cada seção do Painel de Filtros:
Filtros Rápidos Tipo de Apuração
Filtros Rápidos
Você pode restringir a busca de acordo com a "Empresa", "Parceiro", "Safra" ou ainda especificar o "Contrato" desejado ou clicar em "Aplicar" para visualizar o histórico de apurações dos contratos de armazenagem apurados até o momento.
Tipo de apuração
Você poderá selecionar o "Tipo de Apuração", conforme as opções apresentadas abaixo. Para os Tipos de apuração "Expedição/Recepção" e "Armazenagem", pode-se utilizar também o filtro "Período" inicial e final.
Expedição/Recepção Armazenagem
Ao selecionar essa opção, o sistema trará as apurações dos serviços de expedição/recepção do armazém, conforme configurações pré-definidas na rotina Contratos de Armazenagem. Serão exibidas 2 grades; a primeira apresenta o consolidado de cada contrato por período de apuração e a segunda o detalhamento da memória de cálculo dos valores apurados, exibindo em ambas os totalizadores com o somatório dessas apurações.
Nota: Nesta opção serão listados apenas os contratos que tenham o campo "Tipo de Cobrança" marcado com uma opção diferente de "Isento" (aba Serviços, sub-aba "Expedição/Recepção" da tela Contratos de Armazenagem).
Observação: Na apuração de serviço de expedição/recepção, o valor cobrado para cada nota será baseado no resultado que foi apontado no Laudo de Classificação, considerando a "Característica Analisável" vinculada à Tabela de Preços por Umidade do respectivo Contrato de Armazenagem.
As informações de Natureza, CR, Projeto, Tipo de Título e Tipo de Negociação do cabeçalho da nota, deverão levar em consideração os dados cadastrados no contrato.
Selecionando essa opção, o sistema irá trazer as apurações dos serviços de armazenagem do armazém, conforme configurações pré-definidas na rotina Contratos de Armazenagem. Serão exibidas 2 grades, a primeira apresenta o consolidado de cada contrato por período de apuração e a segunda o detalhamento da memória de cálculo dos valores apurados, exibindo em ambas os totalizadores com o somatório dessas apurações.
Observação: Nesta opção serão listados apenas os contratos que tenham o campo "Tipo de Cobrança" marcado com uma opção diferente de "Isento" (aba Serviços, sub-aba "Armazenagem" da tela Contratos de Armazenagem).
Você poderá definir nos filtros o contrato que deseja faturar ou clicar no botão "Aplicar" para visualizar os contratos apurados e não faturados até o momento.
As informações de Natureza, CR, Projeto, Tipo de Título e Tipo de Negociação do cabeçalho da nota, deverão levar em consideração os dados cadastrados no contrato.
As colunas "Tipo de Cobrança" e "Períodos de Carência" trazem as configurações realizadas no Contrato de Armazenagem.
Os itens serão compostos pelas informações contidas na aba Serviços, sub-aba "Expedição/Recepção" da tela Contratos de Armazenagem.
Com os contratos selecionados, ao clicar em "Faturar", será aberto um pop-up para que se possa gerar as notas fiscais de serviço que irão ser consolidadas no Portal Armazéns.
As TOP's disponíveis para faturamento desse tipo de apuração, serão aquelas que no campo "Tipo de Movimento Armazenagem", a opção "Armazenagem" estiver selecionada, sendo que estas devem ser o Tipo de Movimento "Faturamento".
Com esta opção, o sistema irá trazer as apurações referente às quebras do contrato, de acordo com configurações previamente definidas na rotina Contratos de Armazenagem, em sua aba Quebras. Duas grades serão exibidas, a primeira exibe o consolidado de cada contrato por período de apuração e tipo de quebra e a segunda o detalhamento da memória de cálculo dos valores apurados.
Nota: Nesta opção serão listados apenas os contratos que tenham o campo "Tipo de Cobrança" marcado com uma opção diferente de "Isento" (aba Quebras, da tela Contratos de Armazenagem).
Na apuração de quebra de massa, o valor de umidade para cada nota será baseado no resultado que foi apontado no Laudo de Classificação, considerando a "Característica Analisável" vinculada ao respectivo Contrato de Armazenagem.
Nessa grade, você poderá visualizar também o "Tipo de Isenção" e o "Prazo de Carência".
Observação: Nos contratos com o Tipo de Isenção "Por períodos", o cálculo das quebras será realizado conforme parametrizado no contrato, considerando o percentual e periodicidade definidos.
Para emitir as notas fiscais de quebra, defina o contrato que deseja faturar através dos filtros rápidos ou clique no botão "Aplicar" para visualizar os contratos apurados e não faturados até o momento.
As informações de Natureza, CR, Projeto, Tipo de Título e Tipo de Negociação do cabeçalho da nota, deverão levar em consideração os dados da nota fiscal de depósito a qual a nota fiscal de quebra será vinculada.
A natureza desta operação é um retorno simbólico da quantidade apurada como quebra durante o período de armazenagem, portanto, deverá considerar como produto da nota o mesmo informado no contrato, uma vez que esta operação é uma saída faturada a partir de uma nota fiscal de depósito.
Após selecionar os contratos, ao clicar em "Faturar", será aberto um pop-up para que você possa gerar as notas fiscais que irão ser consolidadas no Portal Armazéns.
As TOP's disponíveis para faturamento desse tipo de apuração, serão aquelas que no campo "Tipo de Movimento Armazenagem", a opção "Quebras" estiver selecionada, sendo que estas devem ser o Tipo de Movimento "Saídas".
Observação: Ao realizar um faturamento de quebras com o parâmetro "Apurar Quebra Técnica sobre Pedido de Devolução - APURQTPEDOL" ativado, o sistema buscará primeiro os pedidos de devolução (Tipo de Movimento: 2 - Pedidos de Devolução) pendentes, em seguida as notas de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito) pendentes, nas notas de origem para referenciar a nota emitida. Já se o parâmetro estiver desligado, as notas de origem das quebras serão apenas as NF’s de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito), pois não haverá apuração de quebras sobre os pedidos.
Através desta opção, o sistema irá trazer as apurações referente às diferenças "físico x fiscais" geradas nas movimentações do contrato. Isso acontece quando a quantidade de estoque físico apurado na pesagem e registrado através de um romaneio com tipo de movimento "N - Entradas", é diferente da quantidade da nota fiscal de depósito escriturada, emitida pelo parceiro, e que acompanhou a entrega da carga.
Com essas informações, será possível providenciar a devida regularização fiscal, seja com a emissão da nota fiscal de devolução ou complemento (quando o produtor não for o responsável por essa emissão).
Para este tipo de apuração, a análise e faturamento é feita por contrato. Portanto, essa informação é obrigatória para que seja possível visualizar os dados.
As informações de Natureza, CR, Projeto, Tipo de Título e Tipo de Negociação do cabeçalho da nota, deverão considerar os dados do romaneio ou nota fiscal de depósito vinculados às notas de complemento ou devolução a serem faturadas, respectivamente.
As marcações "Devoluções" e "Complementos" serão exibidas na tela para que as notas com os status "Gerar NF Devolução" e "Gerar NF Complemento", respectivamente, sejam filtradas e apresentadas na tela. Assim, ao aplicar o filtros, serão exibidas as linhas apuradas e um totalizador, que será recalculado conforme os registros apresentados na grade.
Não será possível realizar nesta tela a emissão de apenas uma única nota fiscal consolidando todas as diferenças. Ou seja, será necessário a emissão de uma nota fiscal para Complemento e uma nota fiscal para Devolução.
Após selecionar as diferenças a serem regularizadas, acione o botão para visualizar o pop-up, configurar as parametrizações e gerar as notas fiscais que irão ser consolidadas no Portal Armazéns.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Status
Temos os seguintes "Status" de faturamento, para o Tipo de Apuração: Armazenagem e Expedição/Recepção com o Tipo de Cobrança igual a Valor:
- Aberto: quando o Vlr. Faturado = 0,00
- Parcial: quando o Vlr. Faturado > 0,00 e Vlr. Líquido > 0,00
- Fechado: quando o Vlr. Líquido = 0,00
Já em relação ao Tipo de Apuração: Expedição/Recepção com o Tipo de Cobrança igual a Percentual, temos os status:
- Aberto: quando o Total de Retenções (KG) > 0,00
- Fechado: quando o Total de Retenções (KG) = 0,00
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Botões do topo da tela
Os botões do topo da tela visam a realização do faturamento das apurações realizadas, a transferência de valores de serviços entre contratos e a concessão de descontos, conforme regras de cada tipo de apuração. Clique nos botões para saber mais sobre eles:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Esse botão será utilizado para realizar o faturamento das apurações realizadas no contrato.
Ao clicar sobre ele, será aberto um pop-up para que sejam informados o "Tipo de Operação", "Série", "Data de Emissão" e também para que possa ser definido se o faturamento será feito de forma agrupada por contrato ou não.
Este botão estará disponível a partir da versão 4.13.
Para visualizar este botão, você deverá ter o acesso especial "Permite Processar Quebra" concedido por meio da tela Acessos.
Ao acioná-lo, as informações referente as Quebras serão apuradas de acordo com o Tipo de Quebra aplicada nos contratos, observe abaixo:
- Quebra Técnica: A apuração será realizada por Data, Quantidade, Contrato, Cód. Parceiro, Cód. Produto e Tipo;
- Quebra de Transbordo: Esta quebra será apurada por Data de Movimentação, Quantidade, Contrato, Cód. Parceiro, Cód. Produto e Tipo;
- Quebra de Massa: Será realizada esta apuração por Data do Dia, Quantidade apurada de quebra de massa, Contrato, Cód. Parceiro, Cód. Produto e Tipo.
Além disso, ao lançar um documento com uma Data de Movimentação retroativa ou que atualiza estoque para um contrato com esses tipos de Quebra, sendo um Romaneio (Tipo de Movimento = N) ou Saída (Tipo de Movimento = 3) na Pesagem, ou mesmo uma NF de Depósito (Tipo de Movimento = 1) pelo Portal Armazéns ou Transferência de Propriedade, o sistema irá reprocessar automaticamente a apuração de quebras do respectivo contrato na confirmação da nota.
Esse botão será utilizado para os contratos que apresentarem as seguintes características:
- Tipo de Apuração: Expedição/Recepção com o Tipo de Cobrança igual a "Valor";
- Tipo de Apuração: Armazenagem com o Tipo de Cobrança igual a "Sobre a Entrada" ou "Sobre o Saldo";
- A linha de apuração selecionada, deve apresentar o Status de faturamento igual a Aberto ou Parcial.
Assim, ao informar um "Contrato" no Painel de Filtros e clicar no botão Transferir, será aberto o pop-up "Transferência de Valor" de acordo com o Tipo de Apuração e Tipo de cobrança informado:
Neste pop-up, você poderá gerar uma transferência, excluir ou consultar as transferências realizadas. Vejamos sobre os campos que são apresentados:
Transferência de Propriedade: buscará as transferências de propriedade realizadas a partir do contrato de origem. Se a marcação "Avulsa" estiver ligada, este campo será desabilitado.
Avulsa: com essa marcação habilitada será possível realizar uma transferência de serviços sem o vínculo com uma transferência de propriedade.
Peso Total: mostra a soma dos valores do campo "Peso Total" das linhas de apuração selecionadas.
Total Sacas: apresenta a soma dos valores da coluna "Total Sacas" das linhas e apuração indicadas.
Nota: Os campos Peso Total e Total Sacas, não estarão disponíveis para o Tipo de Apuração: Armazenagem com Tipo de Cobrança igual a Sobre o Saldo.
Vlr. Médio por SC (origem): exibe a soma dos valores das colunas "Valor do Serviço" / "Total Sacas" das linhas de apuração selecionadas.
Vlr. Serviço Pendente: mostra o resultado da soma dos valores da coluna “Valor Líquido" das linhas de apuração selecionadas.
Qtd. da Transferência (origem): apresenta a quantidade da transferência de propriedade vinculada, que será utilizada como base para transferir o valor do serviço. Se a marcação Avulsa estiver habilitada, você poderá inserir manualmente nesse campo a quantidade de referência para o cálculo do serviço a transferir.
Sacas da Transferência: mostra o resultado da "Qtd. da Transferência / Unidade de Conversão p/ SC" do respectivo contrato de armazenagem de origem.
Vlr. por SC (origem): exibe a soma dos valores das colunas "Valor do Serviço / Total Sacas" das linhas de apuração selecionadas.
Nota: A edição deste campo será permitida apenas para usuários que tenham acesso liberado através da opção "Permite alterar Vlr. por SC em Transf. Serviços" localizada no controle de acessos desta tela.
Vlr. do Serviço a Transferir: apresenta o resultado da operação "Sacas da Transferência * Vlr. por SC". Esse valor não poderá ser maior que o Vlr. Serviço Pendente.
Contrato Destino: buscará o contrato de destino da transferência de propriedade vinculada, e que servirá de base para a transferência de valores. Esse campo ficará disponível para ser preenchido quando a marcação Avulsa estiver habilitada.
Qtd. da Transferência (destino): mostra a informação inserida no campo Qtd. da Transferência (origem).
Sacas da Transferência (destino): apresenta o resultado do cálculo "Qtd. da Transferência / Unidade de Conversão p/ SC" do respectivo contrato de armazenagem de destino.
Vlr. por SC (destino): na transferência de valores de Expedição/Recepção, esse campo buscará o menor valor cadastrado entre as faixas de cobrança no campo "Valor por SC (R$)" da tabela de preços por unidade, informada na aba Serviços, sub-aba "Expedição/Recepção" da tela Contratos de Armazenagem.
Caso seja uma transferência de valores de Armazenagem, então a busca será feita de acordo com o valor da referência atual, considerando a data do dia, informada na aba Serviços, sub-aba "Armazenagem" do contrato de destino.
Nota: A edição deste campo será permitida apenas para usuários que tenham acesso liberado através da opção "Permite alterar Vlr. por SC em Transf. Serviços" localizada no controle de acessos desta tela.
Vlr. do Serviço a Transferir (destino): será o resultado da operação "Sacas da Transferência * Vlr. por SC".
Com os campos acima preenchidos, ao clicar em "Transferir" teremos as seguintes situações:
- Para o Contrato Origem: o valor preenchido no campo "Vlr. do Serviço a Transferir" será distribuído entre as linhas de apuração selecionadas, da mais antiga para a mais nova, preenchendo nessa distribuição o campo "Valor Transferido", limitando ao "Valor Líquido" em aberto até a transferência.
- Para o Contrato Destino: o painel Detalhes não apresentará informações. Será gerada uma linha de apuração, para o respectivo contrato com as seguintes informações:
Tipo de Cobrança: será preenchido com a informação inserida no campo "Transferência de Propriedade".
Periodicidade de Cobrança: apresentará a periodicidade configurada no contrato de destino (aba Serviços, sub-aba "Expedição/Recepção" da tela Contratos de Armazenagem).
Data Início (existente) e Data Final: Irá considerar a data da transferência como referência para definir em qual período o lançamento será feito, de acordo com a periodicidade configurada no contrato de destino, na aba Serviços, sub-aba Expedição/Recepção da tela Contratos de Armazenagem).
Peso Total: será apresentado com a quantidade da transferência.
Total Sacas: informará a quantidade de sacas da transferência.
Valor do Serviço: mostrará o valor do serviço transferido.
Você poderá realizar o estorno de uma transferência, através do botão "Excluir" apresentado no pop-up "Transferência de Valor" do botão "Transferir", desde que, não tenham movimentações de descontos, transferências ou faturamentos na movimentação gerada.
Nota: A inclusão e/ou exclusão de transferências de serviços será permitida apenas para usuários que tenham acesso liberado através da opção "Permite Incluir/Excluir transferências de serviços" localizada no controle de acessos desta tela.
O desconto poderá ser realizado para os Tipos de Apurações Armazenagem e Expedição/ Recepção do Tipo de Cobrança igual a Valor, e que apresente a linha de apuração com Status igual a Aberto ou Parcial.
Desse modo, ao clicar no botão "Desconto", será apresentado o pop-up de mesma nomenclatura, na qual você poderá informar o "Motivo" do respectivo desconto e um "Valor" que seja maior que "0" (zero) e o "Vlr. Líquido".
Ao salvar o registro, será gravado o "Cód. Usuário" e a "Data" em que o desconto foi registrado. Feito isso, o valor do desconto concedido poderá ser consultado na coluna "Vlr. Descontos" da linha de apuração selecionada.
Você poderá efetuar a exclusão do desconto concedido apenas para a linha de apuração com o Status diferente de Fechado. Do contrário, ao tentar realizar a exclusão, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Não é permitida a exclusão de descontos para apurações com Status de Faturamento = Fechado".
Nota: A inclusão e/ou exclusão deste tipo de desconto será permitida apenas para usuários que tenham acesso liberado através da opção "Permite Incluir/Excluir descontos de serviços" localizada no controle de acessos desta tela.
Botão Exportar grade para PDF
Por meio desse botão, você poderá exportar os relatórios conforme a opção selecionada, sendo elas "Exportar para PDF", "Exportar para planilha (xls)", "Exportar para planilha (xlsx)" ou "Exportar para cubo".
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Painel Apurações de Contrato
Na grade "Apurações do Contrato" do Tipo de Apuração Expedição/Recepção temos as seguintes colunas:
A coluna "Tipo de Apuração por Percentual" busca a informação do Contrato de Armazenagem, podendo ser por "Serviço" ou "Estoque".
A coluna "Total de Retenções (KG)" terá a soma dos valores da coluna "Retenções (KG)" da grade de "Detalhes".
Ao optar pelos Tipos de Apuração Armazenagem ou Expedição/Recepção com o Tipo de Cobrança igual a Valor, serão exibidas as colunas abaixo:
- Vlr. Faturado: apresentará os valores faturados referente à respectiva linha de apuração.
- Vlr. Descontos: exibirá os valores de descontos aplicados na própria tela.
- Vlr. Transferido: mostrará os valores transferidos referente à respectiva linha de apuração.
- Vlr. Líquido: será o resultado da operação: (Valor do Serviço - Vlr. Faturado - Vlr. Descontos - Vlr. Transferido).
- Vlr. Líquido a Faturar: apresentará o mesmo valor da coluna "Vlr. Líquido". Porém, você poderá editar essa informação com o valor que deseja faturar da linha de apuração, contanto que, esse valor não seja maior que o Vlr. Líquido.
Caso o "Vlr. Líquido a Faturar" seja editado para um valor menor do que o Vlr. Líquido e maior do que "0" (zero), após faturar a nota com este valor indicado, a coluna "Vlr. Faturado" da respectiva linha de apuração será populado com essa informação, somando ao valor já apresentado no campo antes do faturamento.
Além disso, no faturamento o valor que será informado na nota fiscal corresponde ao valor da coluna "Vlr. Líquido a Faturar". Para tanto, o cálculo da Quantidade será efetuado com base na fórmula:
((((Vlr. Líquido + Vlr. Descontos) / Valor do Serviço)* Peso Total )*(Vlr. Líquido a Faturar / Vlr. Líquido))
O objetivo dessa fórmula é calcular a proporção “Quantidade x Valor Líquido” do que está sendo faturado em relação ao Peso Total. Sendo que, para o Tipo de Apuração: Expedição/Recepção com o Tipo de Cobrança: Percentual essa memória de cálculo não se aplica.
Painel Detalhes
A coluna "Percentual (%)" indicará qual o percentual atribuído para aquela apuração, de acordo com a tabela de preços por umidade do Contrato de Armazenagem e do Laudo de Classificação.
A coluna Retenções (KG) exibe o valor retido daquela movimentação, conforme a tabela de preços por umidade do Contrato de Armazenagem e do Laudo de Classificação. Esse cálculo terá comportamentos diferentes de acordo com o Tipo de Apuração por Percentual.
Os itens serão compostos pelas informações contidas na aba Serviços, sub-aba "Expedição/Recepção" da tela Contratos de Armazenagem.
Com os contratos selecionados, ao clicar em "Faturar", será aberto um pop-up para que se possa gerar as notas fiscais de serviço que irão ser consolidadas no Portal Armazéns.
As TOP's disponíveis para faturamento desse tipo de apuração, serão aquelas que no campo "Tipo de Movimento Armazenagem", a opção "Expedição/Recepção" estiver selecionada, sendo que estas devem ser o Tipo de Movimento "Faturamento" ou o tipo "Saídas", desde que o "Tipo de Cobrança" selecionado no contrato seja por "Percentual" e o "Tipo de Apuração por Percentual" seja igual à "Estoque".
Parâmetros que influenciam esta rotina
Através do parâmetro "Arredondar valores de apuração de armazenagem - ARMARREDVAL" você poderá optar por arredondar ou truncar os valores apurados nesta rotina, de acordo com as seguintes opções:
- Nenhum;
- Arredondamento pra mais;
- Arredondamento padrão;
- Truncar.
Com o parâmetro "Apurar Quebra Técnica sobre Pedido de Devolução - APURQTPEDOL" ativado, ao realizar um faturamento de quebras, o sistema buscará primeiro os pedidos de devolução (Tipo de Movimento: 2 - Pedidos de Devolução) pendentes, em seguida as notas de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito) pendentes, nas notas de origem para referenciar a nota emitida. Já se o parâmetro estiver desligado, as notas de origem das quebras serão apenas as NF’s de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito), pois não haverá apuração de quebras sobre os pedidos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.