Esta tela está disponível para utilização a partir da versão 4.3
Armazéns Gerais > Cadastros
Toda a movimentação deve ter como premissa o registro do contrato realizado junto ao cliente. Esse contrato irá conter as diretrizes negociadas entre as partes e irá determinar o comportamento do sistema em relação ao controle e às ações pertinentes à operação.
Cabeçalho do Contrato Aba Propriedades
Cabeçalho do Contrato
O campo "Número do contrato" é preenchido automaticamente e de forma sequencial, para indicar o número do Contrato de Armazenagem.
Através do campo "Produto", você vincula um Produto a um Contrato de Armazenagem.
O campo "Empresa" é destinado à Empresa relacionada ao respectivo Contrato de Armazenagem.
Observação: É possível limitar o acesso dos usuários dessa tela para que estes possam visualizar apenas o(s) registro(s) da(s) empresa(s) desejadas. Para tal ação, é necessário criar uma regra na tela Central de Certificações e em seguida vincular esta no cadastro do(s) usuário(s) desejado(s) por meio da aba Validações.
No campo "Situação do contrato", você seleciona a situação atual do Contrato, podendo ser "Ativo", "Cancelado" ou "Finalizado".
O campo "Tipo de Armazenador" é apenas informativo, contendo as seguintes opções:
- Depositante: Quando o Parceiro é o próprio responsável pelo envio do produto para o armazém.
- Comprador: Quando o contrato origina-se de uma transferência de titularidade de estoque disponível no armazém em nome de outro parceiro.
Indique a "Safra" à qual o Contrato de Armazenagem pertence. Faça esse cadastro na tela Safras.
Informe o "Parceiro" do respectivo Contrato de Armazenagem.
O campo "Inscrição Estadual" é de preenchimento automático e exibe a Inscrição Estadual do Parceiro informado no Contrato.
O campo "Endereço" exibe o Endereço do Parceiro informado no Contrato, sendo também de preenchimento automático pelo sistema.
Aba Propriedades
No campo "Contrato Interno", você informa o número do contrato interno utilizado por cada empresa.
Os campos "Data do contrato" e "Data de término" são informativos, referente ao período de vigência do contrato.
Indique no campo "Padrão de Classificação" o Padrão de Classificação a ser aplicado no contrato. Este cadastro é feito previamente na tela Padrões de Classificação. Essa informação influenciará no laudo de classificação dos produtos recebidos no armazém.
Informe no campo "Unidade de Conversão p/ SC" o valor pelo qual o Peso em Kg deverá ser dividido para conversão da quantidade em SC.
O campo "Moeda" lista todos os valores de moedas cadastrados do Tipo igual à Valor e será utilizado na valorização do estoque disponível, considerando a cotação atual dos produtos.
A marcação "Valida pendência financeira x estoque disponível" define se, na emissão das notas de saída, o contrato estará sujeito à liberação caso o valor do estoque disponível seja menor do que a pendência financeira do parceiro.
Nota: Caso o parâmetro "Incluir na validação de pendências financeiras x estoque disponível valor serviços - VALPENFINEXPRECARM" esteja ligado, além do valor já faturado em aberto, o sistema considerará para esta validação, os valores já apurados e pendentes de faturamento para os serviços de Expedição/Recepção e Armazenagem na tela Apuração/Faturamento de Contratos.
Os campos "Tipo de Título" e "Tipo de Negociação" buscarão os tipos de títulos e tipos de negociação cadastrados previamente e serão utilizados no Cabeçalho das Notas de Movimentações.
Os campos "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto" são padrões de classificação do sistema e deverão ser utilizados no cabeçalho das notas de movimentações.
O campo "Contato" é obrigatório para indicação do contato do Parceiro responsável pelo Contrato de Armazenagem. Para tanto, esse contato necessita estar previamente configurado na tela Cadastro de Parceiros, aba Contatos.
O campo "CIF / FOB" é indicativo do tipo de transporte do Contrato de Armazenagem. As notas relacionadas às movimentações do contrato deverão utilizar essa informação para preenchimento do respectivo campo no lançamento.
Aba Quebras
O campo "Tipo de Quebra" é destinado à informação de qual tipo de quebra será aplicada ao contrato, que poderão ser:
- Quebra-Técnica: A fórmula é Saldo de Estoque do período x % Quebra Técnica informado no campo do Contrato. A Quebra Técnica visa corrigir o estoque do cliente, devido à perda de umidade no processo de armazenamento. Seus descontos são realizadas conforme periodicidade e percentual acordado em contrato.
- Quebra de Massa: A fórmula é ((Méd. Pond. Ui - Méd. Pond. UF) / (100 - Méd. Pond. Uf)) * 100, onde Méd. Pond. Ui = média ponderada da umidade inicial e Méd. Pond. Uf = média ponderada da umidade final.
Observação: A quebra de massa é calculada apenas sobre o valor líquido, após os descontos inerentes ao processo de qualidade.
- Quebra Real: A fórmula é a Diferença entre Entradas e Saídas.
- Quebra de Transbordo: A fórmula é Entradas x % informada no campo do contrato.
O campo "% Quebra Técnica" destina-se à informação do percentual a ser aplicado na Quebra Técnica.
Informe no campo "% Umidade Padrão" o percentual de umidade padrão a ser considerado na fórmula para cálculo da Quebra de Massa.
O campo "Dias de Carência" é destinado à informação do período de carência a ser considerado no cálculo da Quebra-Técnica.
No campo "Periodicidade de Desconto" temos as seguintes opções:
- Diária: Apuração diária.
- Quinzenal: 1º ao 15º dia e 16º ao último dia do mês, com apuração nos dias 16 e 1, respectivamente.
- Mensal: 1º ao último dia do mês, com apuração no dia 1 do mês subsequente.
A marcação "Cobrar Proporcional" é indicativa para aplicação promocional do percentual de Quebra-Técnica, considerando a data de entrada da movimentação e periodicidade de apuração.
O campo "% Quebra Transbordo" destina-se à informação do percentual a ser aplicado na Quebra de Transbordo.
O campo "Característica Analisável" será habilitado apenas quando o Tipo de Quebra for igual à "Quebra de Massa".
Aba Serviços
Sub-aba Expedição/Recepção
O campo "Tipo de Cobrança" pode ser "Por valor" ou "Percentual".
Em "Tipo de Apuração por Percentual", você poderá selecionar dentre as seguintes opções:
- Estoque: Por meio dessa opção, a retenção irá ocorrer em uma apuração posterior à entrada das notas, conforme definido no campo "Percentual (%)" da tela Tabela de Preços por Umidade, deduzindo a quantidade retida do saldo disponível no momento.
- Serviço: Se você optar por essa opção, a retenção será realizada diretamente na pesagem, seguindo o campo Percentual (%) da tela Tabela de Preços por Umidade, porém, de forma a considerar a quantidade retida na entrada do romaneio no estoque.
A "Tabela de Preços por Umidade" é destinado à informação da tabela de preços por umidade, sendo que, deverão ser cadastradas previamente na tela Tabela de Preços Por Umidade.
No campo "Periodicidade de Cobrança" temos as opções a seguir:
- Quinzenal: 1º ao 15º dia e 16º ao último dia do mês, com apuração nos dias 16 e 1, respectivamente.
- Mensal: 1º ao último dia do mês, com apuração no dia 1 do mês subsequente.
- Final do Contrato: Após finalizar as movimentações do contrato.
Os campos "Centro de Resultado" e "Natureza" são padrões de classificação do sistema e deverão ser utilizados no Cabeçalho das Notas de Faturamento de Serviço.
Os campos "Tipo de título" e "Tipo negociação" irão listar os tipos de títulos e tipos de negociação cadastrados no sistema e deverão ser utilizados no Cabeçalho das Notas de Faturamento de Serviço.
No campo "Serviço", informe o serviço que será utilizado no faturamento das notas de Expedição/Recepção.
A marcação "Apurar por peso líquido" indica se a apuração dos serviços deverá ser feita sobre o peso líquido (antes da aplicação dos descontos do laudo de classificação) ou sobre o peso corrigido apurado (considerando os descontos do laudo de classificação).
O campo "Data Referência Faturamento" será preenchido com a última referência faturada das notas de serviços de Expedição/Recepção do contrato.
Sub-aba Armazenagem
O campo "Tipo de Cobrança" possui as opções "Sobre a Entrada" e "Sobre o Saldo".
Observação: Quando a opção Sobre a Entrada for escolhida, desabilitará o campo "Períodos de Carência".
Nota: Se a cobrança for do tipo Sobre o Saldo, a "Periodicidade da Cobrança" só poderá ser "Quinzenal" ou "Mensal".
No campo Periodicidade de Cobrança temos as seguintes opções:
- Quinzenal: 1º ao 15º dia e 16° ao último dia do mês, com apuração nos dias 16 e 1, respectivamente.
- Mensal: 1º ao último dia do mês, com apuração no dia 1 do mês subsequente.
- Final do Contrato: Após finalizar as movimentações do contrato.
No campo "Períodos de Carência" teremos a informação do período de carência a ser considerado no cálculo da cobrança de armazenagem.
Os campos "Centro de Resultado" e "Natureza" são padrões de classificação do sistema e deverão ser utilizados no Cabeçalho das Notas de Faturamento de Serviço.
Os campos "Tipo de título" e "Tipo negociação" irão listar os tipos de títulos e tipos de negociação cadastrados no sistema e deverão ser utilizados no Cabeçalho das Notas de Faturamento de Serviço.
Informe no campo "Responsável pelo Pagamento" o código de um Parceiro, diferente daquele do contrato, que será responsável pelo pagamento de armazenagem, fazendo com que a emissão da nota de serviço também considere essa informação.
A marcação "Apurar por peso líquido" indica se a apuração dos serviços deverá ser feita sobre o peso líquido (antes da aplicação dos descontos do laudo de classificação) ou sobre o peso corrigido apurado (considerando os descontos do laudo de classificação).
O campo "Data Referência Faturamento" será preenchido com a última referência faturada das notas de serviços de armazenagem do contrato.
Na sub-aba "Preço", temos os seguintes campos:
Referência: Informe a data de referência que equivale o preço a ser considerado.
Valor: Informe o Preço por SC a ser cobrado a título de serviço de armazenagem.
Serviço: Serão listados nesse campo, os serviços que poderão ser utilizados no faturamento das notas de armazenagem.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.