Módulo: configurações > Cadastros
A tela de Cadastro de Vendedores/Compradores permite que você cadastre os Vendedores, Compradores, Gerentes, Representantes, Executantes de Serviços e Supervisores das Empresas e filiais, para controle que realizem o Pagamento de comissões, Acompanhamento de desempenho de vendas e de compras, entre outros.
Desse modo, pode-se conferir as funcionalidades dessa tela por meio dos links abaixo:
Configurações Iniciais
Para cadastrar um novo Vendedor/Comprador, acione o botão "Cadastrar Vendedor", e preencha, inicialmente, os campos abaixo:
O campo "Código" será definido ao salvar um novo cadastro, de forma automática.
Informe no campo "Apelido" o nome usual do Vendedor/Comprador.
A marcação "Ativo" definirá se o Vendedor/Comprador está ou não ativo para lançamentos.
Aba Geral
Na aba Geral, realize a inserção de informações nos campos a seguir:
No campo "Região" deve-se informar a região que o Vendedor/Comprador realizará suas vendas ou compras; lembrando que, esta deverá ser previamente cadastrada na tela Regiões.
Na "Comissão venda" informe o Percentual de Comissão a ser pago para o Vendedor nas vendas, independente do produto e das condições da venda.
Em relação à "Comissão gerência", aponte aqui o Percentual de Comissão a ser pago para o gerente, independente do produto e das condições da venda.
No campo "Valor hora p/ comissão de O.S." você definirá o Valor de Comissão a ser pago para o Vendedor por hora de Ordem de Serviço.
Informe no campo "Fórmula Comissão" a fórmula da comissão do vendedor e representante.
No campo "Carga Horária" descreva a carga horária correspondente a este Vendedor/Comprador, previamente cadastrada na tela Carga Horária.
O campo "Empresa" deve ser preenchido com a empresa que estará vinculada ao Vendedor/Comprador.
Observação: a informação deste campo é validada na Central de Certificações, para a instância Empresa. Deste modo, pode-se configurar por exemplo, para que usuários de uma determinada empresa não consigam visualizar os vendedores e suas respectivas comissões de vendedores de outra empresa.
Informe o gerente Vendedor/Comprador no campo "Gerente".
O campo "Parceiro" ligará o Vendedor/Comprador ao seu Parceiro, ou seja, se o vendedor ou comprador é um cliente ou fornecedor da empresa.
O campo "Funcionário" é preenchido para vincular o Vendedor/Comprador ao de Folha de Pagamento.
O "Centro de Resultado Padrão" informado, irá se tornar o centro de resultado padrão no lançamento de notas deste Vendedor/Comprador. Porém, se no lançamento da nota for utilizado um tipo de negociação que possui um Centro de Resultado vinculado, este será utilizado, ou seja, o Centro de Resultado informado no Tipo de Negociação tem precedência ao informado no Cadastro de Vendedor/Comprador.
Nota: o sistema somente buscará o Centro de Resultado Padrão se, no momento em que a nota for confirmada, o campo Centro de Resultado desta estiver vazio. Ou seja, independente dos padrões, o usuário poderá informar outro Centro de Resultado diretamente na nota.
O campo "% Custo Variável" é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho. Neste, incluem-se o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho. São exemplos de custos variáveis: insumos diretos, embalagens, comissão de vendas, impostos diretos de venda (ICMS/ SIMPLES / ISS / PIS / COFINS / IPI / IRPI / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL), fretes de vendas, mão de obra industrial, comissão de administradora de cartão de crédito, mão de obra terceirizada. Desta forma, este campo é utilizado para gerar o "Gráfico de Rentabilidade", existente em várias rotinas, inclusive no Gerente On-line - GOL.
Nota: para que o sistema considere o campo % Custo Variável nas análises de rentabilidade da nota dos vendedores, habilite o parâmetro "Usar % Custo Variável do cad.de Vendedores? - GOL-CVVEND".
Preencha no campo "Email" o endereço eletrônico do Vendedor/Comprador.
O campo "Usar valor p/ comissão de OS" define se o valor base da hora que entra na regra do cálculo da produtividade variará por Vendedor (campo Valor Hora p/ comissão de OS) ou por Negociação (Valor unitário do serviço no pedido).
No campo "Tipo" define-se o cargo ocupado pela pessoa na empresa, Vendedor, Gerente, Assessor, etc.
Observação: através do parâmetro "Parceiro utiliza executante ou assessor ? - PAREXECASSESSOR" você poderá selecionar as opções "Assessor" ou "Executante" que serão apresentadas neste campo.
A marcação "Atua também como comprador" estará disponível para ser efetuada apenas quando o campo Tipo encontrar-se com a opção "Gerente" selecionada. Uma vez marcado, este gerente será considerado como Gerente de Vendas e Compras, sendo possível sua escolha nos lançamentos nas notas tanto de venda, como de compra.
Aponte no campo "Pagamento de Comissão por data de" se o pagamento da comissão será referenciada pela data da "Negociação" ou da "Baixa".
O campo "Grupo Desc. Vendedor" estará disponível quando o parâmetro "Utiliza Descontos para grandes cargas? - USADESCGRDCAR" estiver habilitado. Este campo está relacionado a rotina de "Descontos de Grandes Cargas" que não está implementada no Sankhya Om.
Caso você acione a marcação "Recebe Comissão em CM", estará indicando que o vendedor recebe comissão referente ao contrato de manutenção. Veja o help do Cadastro de Contratos/Aba Produtos/Serviços/Sub-aba Comissões.
A marcação "Recebe Hora Dobrada" vem por padrão selecionada e a mesma define se o vendedor receberá comissão sobre a hora extra com valor dobrado; porém, existem casos em que a comissão sobre hora extra é paga como horas normais. Para isto, será necessário desabilitar esta marcação; assim, uma vez desmarcada, quando o sistema for realizar o cálculo do valor da hora, o "Vlr. Hora Extra Comissão" será igual ao "Vlr. Hora Comissão".
Nota: a desabilitação deste campo não influencia nos valores das horas para o faturamento.
Caso você deseje utilizar outra forma de pagamento, poderá selecionar uma das seguintes opções do campo "Tipo de fechamento de comissão":
- Nenhuma - Não será gerado nem financeiro e nem evento de folha de pagamento;
- Financeiro – Será gerado apenas movimento no financeiro;
- Folha de pagamento – Será gerado evento em folha de pagamento.
Dessa forma, o botão "Gerar comissão" da tela Fechamento de Comissão irá gerar a comissão de acordo com a opção selecionada.
Quando o parâmetro "Usar Fechamento de comissão conforme cad. Vendedor - FECHCOMVEN" estiver ligado, tem-se que o fechamento da comissão e geração do crédito, executados através do Fechamento de Comissão, passará a funcionar de acordo com o indicado no campo "Tipo de fechamento de comissão" desta aba e tela.
Aba Acréscimo/Desconto
Esta aba encontra-se relacionada ao Opcional "Conta Corrente Flex", rotina que aumenta a independência do vendedor e a segurança da empresa na negociação com o cliente. Trata-se de uma forma de conta corrente na qual a empresa poderá inserir um Saldo Disponível ao vendedor, dando a ele a possibilidade de conceder acréscimos e descontos nas negociações, em função de um preço base, gerando assim, crédito e/ou débito em sua conta. Para melhores informações sobre o funcionamento desta aba, acesse o Saldo Flex.
O campo "Saldo Disponível" é bloqueado para alteração e traz o valor do saldo disponível na Conta Flex. O valor do campo Saldo Disponível deverá ser inserido através das telas Ajuste de Saldo Flex de Vendedores e Adiantamento de Saldo Flex para Vendedores e confirmado na tela Atualizar Parcelas Pendentes de Adiantamentos de Saldo Flex para Atualizar o Saldo Disponível.
Em relação ao campo "Provisão de Acréscimo" este também é bloqueado para edição, e mostrará o valor acumulado das provisões de acréscimo que foram lançadas pelo vendedor nos seus pedidos de vendas, quando um pedido de venda que contém acréscimo é confirmado este campo é atualizado somando os valores dos acréscimos do pedido, e quando o pedido é faturado este campo é atualizado subtraindo a quantia de acréscimo que havia no pedido, esta quantia será somada ao campo Saldo disponível.
Informe no campo "Desconto Máximo" o desconto máximo (em porcentagem) permitido sobre o Preço Base que o vendedor em questão poderá distribuir por Item da Nota.
No campo "Acréscimo Máximo" é necessário indicar o Acréscimo máximo (em porcentagem) permitido sobre o Preço Base que o vendedor em questão poderá distribuir por Item da Nota.
O campo "Grupo de Retenção" será utilizado para a criação de relatórios gerenciais, onde define-se um grupo de retenção para o vendedor em questão. Este campo deverá estar preenchido para que o vendedor apareça na tela Ajuste de Saldo Flex de Vendedores.
Nota: o campo Tipo da aba Geral deverá ser igual a "Vendedor", o Grupo de Retenção deverá encontrar-se preenchido e o campo Saldo disponível deverá ser maior que zero para que o Vendedor possa utilizar descontos permitidos pelo processo de Crédito Flex.
Aba Validações
Observação: o opcional Central de Certificação precisará ser liberado para que essa rotina seja habilitada.
Para informações sobre "Regras", veja os artigos das telas Regras Gerais e Central de Certificação. Nestes documentos estão contidas informações sobre os conceitos de Regras e seus comportamentos no sistema. Preencha os campos da aba "Certificação da Regra" com as devidas informações relacionadas ao vendedor/comprador.
No campo "Regra" descreva a regra que será imposta nas ações realizadas pelo Vendedor/Comprador que está sendo cadastrado.
O campo "Sequência" comportará uma numeração por questão de controle, que padroniza a sequência das regras.
A marcação "Ativo" define se a regra encontra-se ativa ou não para validação dos lançamentos.
Aba Comissão por Grupo/Perfil
Nesta aba poderão ser definidas as Comissões por Perfil e/ou Grupo de Produtos. Por exemplo, um vendedor poderá receber comissão de 10% para venda de eletrodomésticos e 5% para venda de suprimentos para informática, ou ainda poderá ter estas definições para determinados perfis. Por exemplo, 10% de comissão em vendas no varejo, 5% no atacado, basta desconsiderar esta parte do cadastro caso a comissão não seja assim definida.
Selecione no campo "Perfil Principal Parceiro" os perfis de parceiros que são cadastrados previamente no sistema, como exemplo: "Perfil Código 1.101.07, Eletrodomésticos, Áudio, Vídeo".
Você pode organizar os produtos em "Grupo de Produtos", exemplo: "Grupo Código 10.10, Automação Comercial".
Defina no campo "Comissão do Vendedor" o valor em % que corresponde à comissão do vendedor.
Aba Grupo de Produtos
Utilize esta aba para especificar os produtos comercializados por este Vendedor/Comprador. As informações contidas aqui serão utilizadas na integração com dispositivos móveis e seu uso está documentado nestas rotinas.
Descreva no campo "Grupo de Produto" os Grupos de Produtos relacionados ao Vendedor/Comprador que está sendo incluído.
Aba Fórmulas de Comissão para Premiações
Certas empresas promovem campanhas comerciais para incentivar as vendas, gerando para seus vendedores uma premiação especial, fora a comissão de venda. Além do cálculo das comissões, o sistema realiza o cálculo destas premiações especiais, tendo assim, comissões e premiações sendo calculadas sobre o mesmo fato gerador.
Nota: nesta aba cadastram-se as várias fórmulas de comissão para o vendedor. As fórmulas são criadas através da tela Fórmulas de Comissão e selecionadas nesta aba. Esta rotina associará o vendedor à diversas fórmulas de comissão para premiação.
Observação: o fechamento da comissão será realizado por meio da tela Fechamento de Comissão.
Importante: o parâmetro "Habilita tratamento de premiações por campanha? - TRATAPREMIACAO" habilitará as funcionalidades para o cálculo de comissões de premiação. Sobre esse parâmetro, considere:
- Se ambos os parâmetros TRATAPREMIACAO e "Usar Fechamento de comissão conforme cad. vendedor - FECHCOMVEN" forem desligados, o tipo de integração no fechamento de comissão a ser utilizado será conforme o campo "Gerar comissão para" da tela Fechamento de Comissão;
- Porém, quando apenas o parâmetro TRATAPREMIACAO for habilitado, o tipo de integração a ser utilizado será o do campo "Tipo de Integração" localizado na aba Integração da tela Fórmulas de Comissão;
- Por fim, com o parâmetro FECHCOMVEN acionado, o sistema utilizará a informação do campo "Tipo de fechamento de comissão" dessa tela.
No campo "Fórmula" informe a(s) fórmula(s) que correspondem às comissões para premiações.
Aba Parceiros
Nesta aba tem-se a definição dos Parceiros relacionados ao cadastro deste Vendedor/Comprador. Os Parceiros contidos aqui serão apresentados na aba Sequência de Visita.
No campo "Parceiro" informa-se os Parceiros relacionados a este Vendedor/Comprador.
Nota: o parâmetro "Permitir relação 1xN entre parceiros e vendedores - PERMNVENDPARC" permitirá que um mesmo parceiro seja incluído à vários vendedores, tanto nesta tela quanto na tela Cadastro de Parceiros, aba Vendedor/Comprador (habilitada quando o Parceiro é marcado como "Vendedor" na aba Identificação da referida tela). Desta forma, quando este encontrar-se habilitado, não será realizada a validação no que diz respeito à existência de vendedor já vinculado ao parceiro escolhido.
Aba Sequência de Visita
Nesta aba será possível definir a sequência que as visitas aos clientes serão realizadas. Em algumas ocasiões, pode não estar visível para o usuário e, isto ocorre porque a Sequência de Visita pode ser definida através do Cadastro do Vendedor ou através do Cadastro de Regiões. Isto se deve, pois o parâmetro "Utiliza sequência de visitas por vendedor? - VISPORVENDEDOR" influencia esta aba. Assim, com este parâmetro ligado, a aba Seqüência de Visita ficará disponível na tela de Cadastro de Vendedores/Compradores. Por outro lado, caso o parâmetro esteja desligado, a aba aparecerá na tela Cadastro de Regiões.
Existem nesta aba as opções "Tipo" e "Dia". Nesta primeira opção, selecione a semana do mês, e na segunda opção, aponte o dia da semana, a qual a Sequência de Visita se referirá.
Quando o parâmetro "Utiliza visita semanal - VISSEMANAL" estiver habilitado, tem-se os seguintes comportamentos:
- O campo Tipo ficará desabilitado e aparecerá preenchida a opção "Semanal";
- O sistema buscará os "Parceiros a Classificar" no Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "Vend. Preferencial". Quando estiver desligado, tem-se a busca na aba Parceiros do Cadastro de Vendedores/Compradores.
Nota: quando este parâmetro estiver desabilitado será possível utilizar o mesmo Parceiro para mais de um Vendedor, desta forma, não necessitará de ter um único parceiro como preferencial.
E, por último, o parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro? - NOMERAZAOPARC" possibilita ao usuário escolher se na aba Sequência de Visita será apresentado o Nome ou a Razão Social do Parceiro junto com o Código do Parceiro.
Serão apresentados aqui, os Parceiros que em seu cadastro, na aba Identificação, possuírem o campo "Vend. Preferencial" definidos com o vendedor em questão. Esta aba apresenta os Parceiros "Classificados" e "A classificar". Os parceiros Classificados são os que irão compor a Sequência de Visitas; já os A classificar são aqueles que estão disponíveis para compor a Sequência de Visitas. Para selecionar os Parceiros a serem classificados, utilizam-se os botões de seleção entre as áreas de Parceiros.
Para ordenar os Parceiros Classificados utilize os botões de ordenação. Os Parceiros A classificar não irão interferir na sequência.
Botões para seleção e ordenação:
- Mover TODOS p/ Classificados – Transfere automaticamente todos os registros do painel esquerdo (A Classificar) para o painel direito (Classificados).
- Mover TODOS p/ A Classificar – Transfere automaticamente todos os registros do painel direito (Classificados) para o painel esquerdo (A Classificar) deve-se utilizar o botão.
- Mover Campo p/ Classificados – Move um registro do painel A para o B (do painel esquerdo para o direito).
- Mover Campo p/ A Classificar – Move um registro do painel B para o A (do painel direito para o esquerdo).
- Mover p/ Primeira Posição – Move o campo selecionado para a primeira posição.
- Mover p/ Cima – Move o campo selecionado para uma posição acima.
- Mover p/ Baixo – Move o campo selecionado para uma posição abaixo.
- Mover p/ Última Posição – Move o campo selecionado para a última posição.
Existem ainda mais dois botões: "Salvar" que confirma as alterações realizadas e o "Cancelar" que descarta as alterações.
É importante ressaltar que para que os registros apareçam na aba de sequência de visitas é preciso que existam informações complementares na aba de endereço na opção de endereço de entrega no Cadastro de Parceiros.
Quando o parâmetro "Utiliza data para filtrar visitas - FILTRADIAVIS" estiver habilitado, ao filtrar pelo dia "Indefinido", serão apresentados todos os Parceiros, porém, não será possível movê-los para o quadrante "Classificados...", sendo possível fazê-lo apenas quando filtrar-se pelos dias de forma específica, ou seja, para visualizar os Parceiros a serem visitados na quarta-feira, por exemplo, este dia deverá ser selecionado e apenas os Parceiros que possuírem em sua configuração (aba Identificação, campo "Dia Visita") este dia definido, serão exibidos.
Caso o referido parâmetro estiver desabilitado, independente da definição realizada no campo "Dia", ao aplicar-se o filtro serão apresentados todos os parceiros vinculados ao vendedor em questão, independente da definição realizada para este parceiro em seu cadastro (aba Identificação, campo "Dia Visita"), ficando a critério do usuário definir a sequência de visita que melhor lhe atender.
Importante: para que o parceiro seja apresentado, é necessário que na aba Identificação o campo Dia Visita se encontre configurado.
Botão Outras Opções...
Copiar Tabelas
Esta opção, quando selecionada, apresentará uma janela que possui dois painéis: "Vendedores disponíveis" e "Vendedores selecionados".
O funcionamento desta tela ocorre da seguinte maneira: o usuário seleciona no painel Vendedores disponíveis, aqueles que receberão as tabelas do Cadastro de Vendedores que esta sendo trabalhado. Os Vendedores selecionados passam a fazer parte do painel Vendedores selecionados e, para finalizar a operação, bastará acionar o botão "Confirmar"; caso o usuário queira desistir da operação, deverá clicar no botão "Cancelar".
Colocar os Parceiros ATIVOS desta região p/ este vendedor
Ao acionar esta opção, tem-se a exibição de um pop-up questionando a confirmação de passar os Parceiros de uma determinada região para o Vendedor que está sendo cadastrado.
Nota: apenas os ativos serão transferidos para o referido Vendedor.
Colocar os parceiros desta região p/ este vendedor
Semelhante à opção anterior, esta opção passará os Parceiros de uma determinada região para o Vendedor que está sendo cadastrado, independente se estão ativos ou inativos. Ao clicar nesta opção, surge uma mensagem confirmando a movimentação.
Copiar Grupo de Produtos
Esta opção permite copiar os itens da aba Grupos de Produtos de um Vendedor/Comprador e inseri-los na mesma aba do cadastro de outro Vendedor/Comprador. Essa opção facilita o cadastro de novos Vendedores/Compradores, ou até mesmo fazer alterações nos cadastros já existentes.
Copiar Parceiros
Ao selecionar esta opção, surge a mesma tela ilustrada acima. Esta opção permite copiar os dados da aba Parceiros de um Vendedor e copiá-los para a mesma aba do cadastro de outro Vendedor, facilitando assim, as alterações dos Cadastros dos Vendedores já existentes ou também o cadastro de novos.
Copiar Comissão por Grupo/Perfil
Esta opção também exibirá o mesmo pop-up que as opções "Copiar Grupo de Produtos" e "Copiar Parceiros", ou seja, permitirá copiar os dados da aba Comissão por Grupo/Perfil de um Vendedor e colá-los para a mesma aba do cadastro de outro Vendedor, facilitando assim as alterações dos Cadastros dos Vendedores já existentes ou também o cadastro de novos.
Parâmetros que influenciam esta tela
Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC: Este parâmetro afetará a forma de visualização dos Parceiros no Cadastro de Cidades, na rota de entrega e na aba Sequência de Visita do Cadastro de Vendedores/Compradores. Se estiver "Nome", os Parceiros serão apresentados pelos nomes na sequência. Se "Razão Social", serão apresentados por razão social de acordo com o cadastro de cada Parceiro.
Utiliza visita por vendedor - VISPORVENDEDOR: com este parâmetro "Ligado", o controle de visitas será especificado por "Vendedor", portanto, a aba Sequência de Visita será habilitada apenas nesta tela. Se o parâmetro estiver "Desligado", a aba Sequência de Visita será habilitada no Cadastro de Regiões, para controle de visitas por região.
Habilita tratamento de premiações por campanha? - TRATAPREMIACAO: quando este parâmetro estiver ligado, surge a opção "Fórmulas de premiações" na tela Cálculo de Comissão por Fórmula, para o cálculo de comissões de premiação. Ao acionar o botão "Calcular comissão" desta tela, o sistema calculará as fórmulas de comissão/premiação que estejam marcadas na opção em Fórmulas de premiações, e que também estejam vinculadas ao "Vendedor", através da aba Fórmulas de Comissão para Premiações desta tela.
- Máscara para o Grupo de Produtos - MASCGRUPOPROD.
- Máscara para Perfil - MASCTIPOPARC.
- Máscara para o Centro de Resultado - MASCCENCUS.
Usar máscara MASCCENCUS na geração do arquivo ECD - CTBUSAMASCCECD: com este parâmetro ligado, o código de centro de custo será apresentado conforme a máscara definida no parâmetro MASCCENCUS, exibindo apenas os números, sem qualquer formatação adicional.
Observação: caso o usuário tenha gerado o ECD do ano anterior sem a máscara (apenas utilizando os números), pode ocorrer erros de validação ao importar o ECD atual, utilizando a função de importação do ECD anterior disponível no PVA.
Comentários
2 comentários
Em minha versão de sistema essa tela de vendedor não está sendo apresentada em nova versão de Layout, mesmo configurando a tela para utilizar a nova versão.
Versão utilizada do Sankhya versão 4.1b366
Bom dia Alexandre,
Nesta tela a nova versão de layout está disponível a partir da versão 4.4 do nosso sistema.
Por favor, entre para comentar.