Nesse artigo trataremos dos seguintes pontos:
- Configurações iniciais
- Atualização de tabelas de preços
- Utilizando a fórmula interna do sistema para atualização de custo e preço de venda
- Atualização de preço de tabela quando produto utiliza unidade alternativa
Configurações Iniciais
Abaixo trataremos das configurações necessárias para que os custos sejam atualizados de forma correta:
Primeiramente, nas TOPs de Compra, no campo "Precifica" (aba Geral, seção "Preço/Custo") verifique se a opção "Atualizar custo e preço de venda" ou "Atualizar somente custo" esta selecionada.
Observações:
- A opção "Atualizar custo pelo agendador" será utilizada para fazer o cálculo de custos do produto apenas no Agendador para Recálculo de Custos.
- Usando outras opções, o botão Recalcular custos na Central de Compras, não estará habilitado para uso.
- Como é utilizado com o tarefas, no "Cadastro de Produtos", aba "Medidas e Estoque", sub-aba Estoque o campo "% Aviso Var.Custo" não deve ser preenchido.
Realizados os procedimentos acima, na tela Preferências configure os seguintes parâmetros:
- Percentual de custo fixo- PERCCUSFIXO
- Controla custo por local?- CUSTOPORLOC
- Percentual PIS/COFINS- PERCPISCOFINS
- Decimais para custo- CUSTODEC
- Custo por empresa?- CUSTOPOREMP
- Controla custo por controle?- CUSTOPORCONT
O parâmetro "Atualiza custo independente da data?- ATUALCUSINDEP", impede que ocorra atualizações de custo quando a data da nota é inferior a data da última atualização de custo ou a data do servidor. Ou seja, se ele estiver = 'N' o sistema só calculará o custo se a data informada for maior ou igual a maior data na tabela de custos, se estiver='S' ele sempre calculará.
Em relação ao parâmetro "Data para atualização de custos- DTPATUCUST", ao abrir a tela de Recálculo de Custos e ao confirmar uma nota que gere cálculo de custo (apresentada no painel de avisos) são apresentadas as seguintes mensagens:
- Se o parâmetro DTPATUCUST estiver configurado como "Negociação":
"Devido a regras fiscais o sistema foi ajustado para trabalhar com data para custos "Dt. Entrada/Saída" e caso ela não esteja preenchida usaremos "Dt. Negociação". Foi identificado que você está usando configuração diferente do que é atualmente permitido, entre em contato com a Sankhya para se informar sobre as consequências de usar esta configuração."
- E quando o parâmetro DTPATUCUST estiver configurado como "Movimentação" ou "Faturamento":
"Devido a regras fiscais o sistema foi ajustado para trabalhar com data para custos "Dt. Entrada/Saída" e caso ela não esteja preenchida usaremos "Dt. Negociação". Foi identificado que você possui configuração diferente de "Dt. Entrada/Saída", para não ver esta mensagem novamente, basta ajustar o parâmetro "Data para atualização de custo" (DTPATUCUST) colocando a opção "Entrada/Saída", quando o parâmetro "DTPATUCUST" está igual a "Negociação".
Para que as mensagens acima não sejam apresentadas, basta configurar o parâmetro DTPATUCUST para "Entrada/Saída".
Ao habilitar o parâmetro "Apresentar variação de preço na NF de compra?- APRVARPNFCOMPRA" e ao confirmar uma Nota de Compra que a TOP esteja configurada para precificar, o sistema apresentará a variação de preço de venda e a seguinte mensagem:
"Houve variação no preço de venda. Deseja visualizar os produtos com variação?"
Ao clicar em "Sim", é apresentada a variação do preço em relação à última data de vigor da tabela de preço ignorando o dia da confirmação da Nota de Compra.
Com os parâmetros configurados, na tela Cadastro de Produtos verifique se o campo "Fórmula de Custo/Preço" e "% Margem de Lucro" estão devidamente preenchidos.
Certifique-se também se a expressão matemática está correta no cadastro de "Formulas de Precificação". Quando o produto não possui fórmulas de precificação (Fórmulas de Custo/Preço), o sistema utiliza a fórmula interna para calcular os custos e preço do produto.
Importante: quando for utilizada tabela de preço por parceiro, o Produto não deverá ter preço cadastrado na tabela zero, pois não havendo o Cadastro do Produto na tabela do parceiro, o sistema buscará o preço do produto na tabela zero.
Atualização de tabelas de preços
O sistema possui várias formas de atualizar as tabelas de preço, assim trataremos abaixo das telas em que isso ocorre:
- Tela Tabela de preços.
Nesta opção, ao incluir uma tabela de preços, informa-se o produto com seus respectivos preços. Lembrando que estes produtos que são informados são exceções.
- Tela Central de Compras, botão Recalcular custos.
Quando você realiza a entrada de um produto no sistema, se o cadastro do sistema atender às especificações abaixo o sistema calcula o preço do produto, após confirmar a nota, clicando-se neste botão.
Nesta tela, temos as seguintes especificações para o recálculo:
Na TOPs de Compra, aba Geral, na seção "Precificação" selecione a opção "Atualizar custo e preço de venda".
Depois, no Cadastro de produto, aba Formação de Custo/Preço, é necessário que tenha uma fórmula de precificação cadastrada. Quando o produto não possui fórmulas de precificação (Fórmulas de custo/preço), o sistema utiliza a fórmula interna para calcular os custos e preço do produto.
Você pode utilizar a rotina de Atualização de Preço de Venda para gerenciamento de tabelas de preços. Nesta tela é possível atualizar todas as tabelas, ou apenas a que for selecionada por meio do campo "Tabela".
No Painel de Filtros desta tela temos a opção de personalizar os filtros, na qual pode-se atualizar somente um "Grupo de produtos", uma "Marca", "Matéria- prima", "Produto de revenda", entre outras.
Na seção "Opções", campo "Data de atualização", você pode informar a data em que esta tela foi utilizada para reajustar o preço de determinada tabela. Considerando que esta tela foi utilizada para reajustar alguma tabela, o campo "Data de vigor" mostra a data em que a tabela alterada entrará em vigor.
Clicando no botão "Outras opções" temos as seguintes alternativas:
- Reajustar por índice: esta opção atualiza o preço dos produtos filtrados na tela, através de um percentual de reajuste informado.
- Trazer todos os produtos: sistema mostra todos os produtos do filtro especificado.
- Incluir valor para todos: esta opção abre uma tela para o cliente informar o preço dos produtos filtrados, escolhidos na tela.
Abaixo da Grade de Produtos é apresentado um Painel com os seguintes campos:
Custo: Gerencial, Reposição e Variável do item selecionado na grade.
Margem s/ preço de tabela: a margem Gerencial, Reposição e Variável sobre o preço de tabela do item selecionado na grade.
- Tela Recálculo de custos.
Esta tela permite que você realize o recálculo de custos de produtos, a partir de Movimentações de Entrada, Notas de Compra, Produção etc. Tal funcionalidade é útil em casos de alterações em fórmulas de precificação (Fórmulas de Custo/Preço) necessárias devido a redefinições em políticas de custeio e precificação.
Nesta opção, você também tem acesso ao cálculo de custos médios.
Observação: no parâmetro "Tabela preços por-TIPTABPRECOS", ao indicar uma das opções abaixo é necessário realizar as seguintes configurações:
Se for selecionado a opção "Única", você deverá utilizar a tabela 0.
Quando indicada a opção "Região do vendedor" informe a tabela na tela Regiões, no campo "Tab. Básica p/ Calc. de Acréscimo". Além disso, defina a região do vendedor no campo "Região", na aba Geral do Cadastro de Vendedores/Compradores.
Com a opção "Região do Parceiro" indicada, informe a tabela na tela Regiões no campo Tab. Básica p/ Calc. de Acréscimo. Defina também a região do parceiro no campo "Região" do Cadastro de Parceiros, aba Endereço.
Se for selecionada a opção "Perfil do Parceiro", informe a tabela de preços na tela Perfil, no Painel Principal, campo "Tabela de Preço".
Quando informado a opção "Parceiro" indique a tabela de preços no Cadastro de parceiros, aba Crédito no campo "Tabela de Preço".
Ao indicar a opção "Tipo de Negociação" informe a tabela de preço no cadastro de "Tipo de Negociação", aba Características, no campo "Tabela Preço".
Com a opção "Local" selecionada, no cadastro de Locais informe a tabela de preço, no campo "Tabela de Preço".
Quando for indicado a opção "Tipo de Negociação/Vendedor" o sistema habilitará a aba "Vendedor/Tabela" no cadastro de Tipos de Negociação, na qual você poderá vincular os vendedores a diferentes Tabelas de Preços.
Utilizando a fórmula interna do sistema para atualização de custo e preço de venda
Primeiramente, na TOP marque a opção "Atualiza custo e preço de venda" (aba Geral, seção "Preço/Custo", campo "Precifica").
Depois conforme apresentado no gif abaixo, acesse a tela Cadastro de Produtos, aba Formação de Custo/ Preço, campo "% Margem de Lucro" e informe o valor percentual de lucro pretendido; o campo "Fórmula de precificação" não deve ser preenchido, pois será calculado através da fórmula interna do sistema. Na aba Venda, campo "Digitação na nota", selecione a opção "Quantidade", isto fará com que na hora de fazer o lançamento de um pedido nota de venda o usuário digite apenas a quantidade.
Realizada as configurações acima, efetue a compra do Produto e confirme a nota. Logo após, clique no botão "Recalcular Custos".
Feito isso, acesse a tela Atualização de Custos e verifique se o registro referente ao produto que foi efetuada a compra existe nesta tela.
Acesse também a tela Tabela de Preços e localize a tabela com a data de vigor igual a data da compra.
Por fim, você pode verificar de duas maneiras as configurações efetuadas:
- Realizando a venda deste mesmo produto e verificando se o valor dele está recalculado.
- Acessando a tela Atualização de Preço de Venda.
Observação: os passos são os mesmos para as outras opções do parâmetro TIPTABPRECOS.
Atualização de preço de tabela quando produto utiliza unidade alternativa
Quando o parâmetro "Armazenar preço tabela em unidade alternativa- MULTVLRPRC" estiver ligado, nos lançamentos utilizando unidade alternativa com multiplicador para valor, o valor de tabela armazenado para o item será convertido conforme a configuração do multiplicador da unidade alternativa utilizada no Cadastro do produto.
Considere o seguinte exemplo:
Produto: A
Preço de tabela na unidade principal (VLRCUS): 10,00
Unidade alternativa: CX
Multiplicador para valor: 0,80
Com o parâmetro desligado, o sistema armazena valores diferentes para o VLRUNIT e o VLRCUS, na tabela de itens da nota:
VLRCUS: 10,00
VLRUNIT: 8,00
Com o novo parâmetro igual a "Sim", o sistema armazenará também no VLRCUS o valor convertido na unidade alternativa.
VLRCUS: 8,00
VLRUNIT: 8,00
Neste caso, o programa não barra o desconto máximo do produto.
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