Módulo: WMS > Rotinas
Esta tela permite que sejam separados os produtos comprados sem que estes sejam armazenados em endereços de pulmão ou picking, mas sim em endereço de crossdocking, ou seja, a mercadoria é recebida e, logo em seguida, é preparada para o carregamento e distribuição/expedição, a fim de ser entregue ao cliente de forma imediata ou o mais rápida possível.
Configurações necessárias... | Filtros |
Grade Principal | Incluir Empenho de Produto |
Passo a Passo para utilização desta Rotina | Parâmetros que influenciam esta Rotina |
Configurações necessárias para utilizar esta Rotina
Para que esta rotina desempenhe seu procedimento de forma correta, faz-se necessário realizar algumas configurações em outras telas do sistema, conforme exposto a seguir:
Primeiramente, na tela Endereço de Armazenamento, aba Geral, a marcação "End. de Crossdocking" deverá ser selecionada, considerando que esta ficará disponível para seleção apenas se você realizar a marcação "Picking":
Após realizar a configuração acima, configure na tela Preferências da Empresa, aba WMS, o campo "Endereço CrossDocking" com o endereço marcado como Crossdocking na tela acima mencionada:
Por fim, na tela Docas, o campo Endereço Crossdocking também deverá ser marcado como Crossdocking:
Nota: caso não haja uma configuração de endereço na tela Docas, o sistema considerará o endereço configurado nas Preferências da Empresa.
Filtros
No canto esquerdo da tela, temos os seguintes campos nos Filtros Rápidos:
- Empresa;
- Transportadora;
- Nro. Recebimento;
- Dt. Recebimento;
- Chave NF-e;
- Dt. Negociação;
- Produto;
- Nro. Único (Compra);
- Nota/Pedido(Compra).
Observação: o campo "Empresa" é o único de preenchimento obrigatório, enquanto os outros são de preenchimento opcional; pode-se preencher qualquer um destes outros campos para facilitar a busca.
Além da opção de Filtros Rápidos, tem-se também a possibilidade de criar um "Filtro personalizado" através do ícone "Cadastrar Filtro".
Depois de definidos os filtros desejados e adequados à rotina, clica-se no botão "Aplicar" para apresentação dos produtos e suas demais informações na Grade Principal.
Grade Principal
Neste painel será possível visualizar os detalhes dos itens que foram exibidos após a aplicação do filtro de busca.
Pode-se observar os seguintes campos após dar um duplo clique sobre qualquer item:
- Cód. do Produto;
- Controle;
- Nro. Único Compra;
- Nro. Único Venda;
- Situação (Recebimento);
- Qtd. Empenhada;
- Unidade;
- Nro. Recebimento;
- Chave NFe;
- Data de Alteração;
- Cód. do Usuário;
- Tipo de Empenho;
- Pendente.
Incluir Empenho de Produto
Na parte superior da tela, tem-se o botão "Incluir Empenho de Produto". Ao acioná-lo, o usuário será encaminhado para outro painel, ainda dentro da tela principal Empenho de Produtos:
No canto esquerdo desta tela, tem-se o campo "Empresa" e as abas "Compra" e "Venda"; nestas possuem alguns campos que, quando configurados, filtrarão os itens para Empenho dos Produtos.
Ao aplicar o filtro, a grade "Itens de compra" será carregada com as informações referente aos produtos, conforme demonstrado acima.
A coluna "Qtd. Empenhar Compra" da grade Itens de compra é editável para que seja inserida a quantidade a ser empenhada. Já na grade "Itens de venda", a coluna "Qtd. Empenhar Venda" será preenchida com um valor máximo sugerido que poderá ser empenhado.
Nota: este valor será calculado sempre com o menor valor entre o pedido (coluna Qtd. Pedidos de Vendas) e o valor de compra (coluna Qtd. em Compras); caso o usuário insira um valor maior, ao tentar confirmar o empenho por meio do botão "Empenhar", o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"A quantidade requerida do produto X, (nro único: X) para realizar o Empenho não pode ser maior que a quantidade existente desse produto".
Por outro lado, caso não haja divergência nos valores, ao acionar o botão acima, será exibida uma mensagem informando que o empenho foi gerado com sucesso.
Observação: as notas não empenhadas serão conferidas normalmente e os produtos não serão enviados para o Picking Crossdocking.
Botão Agendamento de Tarefa
Ainda nesta tela, na parte superior, teremos o botão "Agendamento de Tarefa"; este botão tem a finalidade de realizar o empenho de forma automática.
Ao acioná-lo, uma sub-tela será aberta mostrando as tarefas que encontram-se agendadas:
O botão "Modo formulário" quando acionado, permitirá realizar a navegação entre as tarefas de agendamento, bem como editá-las, conforme demonstrado abaixo:
Os campos "Cód. Config." e "Data de alteração" serão preenchidos automaticamente.
São de preenchimento obrigatório os campos "Empresa" e "Tipo de Gatilho", tanto para criação quanto para edição de uma tarefa agendada.
O campo Tipo de Gatilho possui duas opções:
- Expressão CRON;
- Intervalo de Tempo.
Quando selecionada a opção "Expressão CRON", será exibido o campo "Expressão de Gatilho", que é de preenchimento obrigatório pelo fato de ter a função de complementar o Tipo de Gatilho.
Nota: ao lado deste campo possui o botão "Help" que, quando acionado, abrirá o pop-up "Ajuda Expressão Cron" para que seja escolhido o exemplo disponível para preenchimento do campo.
Ao selecionar uma opção e clicar em "Ok", o campo Expressão de Gatilho será alimentado.
Caso seja escolhida a opção "Intervalo de Tempo" surgirá os campos "Tipos de Intervalo" e "Valor", conforme pode-se notar na imagem acima.
No campo Tipos de Intervalo teremos as seguintes opções:
- Por Hora;
- Por Minuto;
- Por Segundo.
Desta forma, os dois campos possuem vínculos. Vejamos um exemplo:
Se no campo Valor for informado o valor 2 e o campo Tipo de Intervalo estiver com a opção "Por Minuto" selecionada, tem-se que, a cada 2 minutos será realizada uma "limpeza" para gerar novos empenhos.
Ainda tratando-se da sub-tela, tem-se o botão "Agendamentos ativos" que ao acioná-lo, serão carregados os registros marcados como ativos.
Observação: com a configuração de Agendamento de Tarefa ativa, o sistema fará a leitura desta configuração conforme o tempo de Tipo de Gatilho informado; caso ocorra o empenho automático através desta configuração, será lançado na tela Configurações > Avançado > Envio de Mensagens > Fila os dados que serão enviados ao e-mail cadastrado no pop-up acima.
Passo a Passo para utilização desta Rotina
Primeiramente, deve-se lançar na Central de Vendas um Pedido de Venda que contenha os produtos solicitados pelo cliente.
Nota: será necessário que a TOP de Pedido de Venda não atualize estoque.
Após isto, realize o lançamento de uma Nota de Compra na Central de Compras com os produtos que serão vendidos e foram lançados no Pedido de Venda.
Em seguida, na tela Empenho de Produtos filtre o documento de compras e acione o botão Aplicar; automaticamente o documento de compra será apresentado na grade "Itens de compras" e o documento de venda na grade "Itens de vendas". Após, utilize o botão Empenhar e, caso os dados estejam corretos, será apresentada a mensagem de Empenho gerado com sucesso.
Neste contexto, no Portal de Compras selecione a Nota de Compra anteriormente lançada e clique sobre o botão Outras Opções..., opção Enviar para o WMS (Recebimento); em seguida, faça o preenchimento dos campos do pop-up "Dados para Recebimento" e, ao clicar em confirmar, uma mensagem de que o recebimento foi gerado será exibida.
Deve-se verificar na tela Recebimento de Mercadorias o recebimento gerado, sendo que, a "Situação" da tarefa, neste momento, deverá ser "Aguardando Conferência".
Realizados os procedimentos acima, deve-se acessar o Coletor de Dados com o usuário responsável pela tarefa de "Conferência" e efetuar as seguintes configurações:
- Selecionar a função Conferência;
- Informar a Doca de entrada;
- Inserir a quantidade do produto que consta na nota;
- Informar o código de barras do produto;
- Repetir o procedimento de informar a doca, quantidade do produto e código de barras para todos os produtos do recebimento;
- Ao finalizar, clicar no botão "Enviar"; com isto, será apresentada uma mensagem de Conferência finalizada com sucesso.
Após realizar a configuração no Coletor, na tela Recebimento de Mercadorias, a Situação da tarefa será alterada para "Aguardando Armazenagem".
Ainda na tela acima mencionada, acione o botão "Gerar Tarefas" (localizado no topo da tela); assim, será aberta a tela Tarefas de Recebimento e nela realiza-se os procedimentos a seguir:
- Clique no botão "Pré-visualizar" e confirma se nas tarefas de armazenagem que serão geradas, algum dos endereços de destino é o Endereço Crossdocking criado inicialmente nas Configurações necessárias para utilizar esta Rotina.
- Após, clicar no botão Gerar Tarefas.
Assim, na tela Recebimento de Mercadorias, a Situação da tarefa será ajustada para "Enviado para Armazenagem".
Realizados os procedimentos acima, deve-se acessar o Coletor de Dados com o usuário responsável pela tarefa de "Armazenagem" e efetuar as seguintes configurações:
- Escolher o equipamento para armazenagem e clicar no botão "Tarefa";
- Informar no campo "Origem" o endereço referente a Doca de entrada já exibido no Coletor;
- Inserir o código de barras do produto;
- Após isto, a tela do Coletor será direcionada para informar-se o endereço de destino de Crossdocking (já exibido no Coletor); assim, informe o endereço de armazenamento;
- Repetir o procedimento para os produtos restantes.
Após realizar a configuração no Coletor, na tela Recebimento de Mercadorias a Situação da tarefa será modificada para "Armazenado" e deve-se realizar os seguintes procedimentos:
- Acionar o botão Outras Opções... e selecionar a opção "Liberação da Doca" para conclusão do recebimento e a liberação da Doca de entrada;
- Em seguida, verificar se a Situação foi alterada para "Concluído";
Realizadas todas as configurações acima, deve-se realizar a criação de uma nova Ordem de Carga na tela Ordens de Carga.
Logo após, faz-se necessário acessar a tela Formação de Carga, filtrar pelo número do Pedido de Venda lançado inicialmente e vinculá-lo à Ordem de Carga cadastrada; em seguida, clicar no botão "Outras Opções..." localizado no topo desta tela e selecionar a opção "Enviar para Expedição por OC"; realizar o preenchimento dos campos do pop-up "Dados para Separação".
Ainda na tela acima mencionada, será possível verificar as colunas "Situação WMS" e "Status WMS", que serão atualizadas para "Enviado para separação" e "Enviado totalmente", respectivamente.
Neste contexto, deve-se acessar a tela Expedição de Mercadorias para verificar a separação gerada; neste momento, a Situação da tarefa deverá ser "Enviado para separação".
Realizados os procedimentos acima, deve-se acessar o Coletor de Dados, escolher a função "Separação", definir o equipamento e acionar o botão Tarefa; após isto, efetuar as seguintes configurações:
- Informar no campo Origem o "Endereço de Crossdocking" e o "Produto";
- Clicar no botão "Destino" e inserir o endereço de Checkout ou Doca de saída, quando for o caso; assim, apresenta-se uma mensagem informando que não há tarefas em aberto ou adequadas para o usuário.
Feito isto, na tela Expedição de Mercadorias a Situação da tarefa deverá ser "Aguardando conferência".
Ao se encontrar com a situação acima mencionada, no Coletor de Dados deve-se escolher a função "Conferência por Pedido" e realizar o procedimento seguinte:
- Informar o Checkout ou a Doca de Saída onde encontram-se localizados os produtos, a quantidade e o código de barras;
- Repetir o procedimento caso existam mais produtos a serem conferidos;
- Ao finalizar a conferência, clicar no botão "Enviar" e, desta forma, será exibida a mensagem de conferência finalizada com sucesso.
Realizado o procedimento acima, na tela Expedição de Mercadorias a Situação da Tarefa será "Conferência Validada"; nesta tela ainda, clique no botão Outras Opções..., opção "Liberar Doca" e, assim, estará caracterizado o fim do processo de Separação por produto.
Para finalizar, no Portal de Vendas, realiza-se o Faturamento do Pedido de Venda, para que a saída dos produtos do estoque seja concretizada.
Parâmetros que influenciam esta Rotina
Quando o parâmetro "Armazenamento atômico picking crossdocking - ARMATOMPICKDOC" está ativado, a movimentação de estoque ocorre automaticamente do endereço da doca de origem para o endereço de Crossdocking, sem a necessidade de intervenção manual via coletor de dados. O sistema cria automaticamente um registro de estoque no endereço de Crossdocking por meio da movimentação atômica, eliminando a necessidade de uma transação adicional.
Observação: durante a geração de Tarefas de Recebimento, o sistema identifica o parâmetro habilitado e gera automaticamente a tarefa atômica para o Crossdocking, já finalizada. Caso existam outros endereços para armazenamento, esses seguirão o fluxo padrão de geração de tarefas.
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