Módulo: Comercial > Consulta
O botão "Outras Opções..." no Portal de Compras, representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela; de acordo com o tipo de movimento que está sendo analisado, temos diferentes opções disponibilizadas para uso, ou seja, para um Pedido de Compra são apresentadas funcionalidades diferentes de para uma Nota Cancelada por exemplo e assim sucessivamente. Porém, algumas opções são comuns para dois ou mais tipos de movimento. Trataremos abaixo sobre cada uma delas:
- Tipo de Movimento: Orçamento/Pedido de Compra
- Tipo de Movimento: Nota de Compra
- Tipo de Movimento: Devolução de Compra
- Tipo de Movimento: Notas Canceladas
Ao acessar as "Notas Canceladas", o botão "Outras Opções..." estará desabilitado para uso.
- Nenhum Tipo de Movimento selecionado
Ver acompanhamentos | Conheça as novidades | |
Novidades da NF-e/NFC-e versão 4.00 | Alter. para geração da NFS-e | |
Preferências |
Faturamento
No dia-a-dia relacionado ao nosso sistema, "Faturar" significa transformar um Pedido de Compra em Nota Fiscal de Compra, ou ainda, um Orçamento em um Pedido de Compra; porém, neste segundo, de modo geral, não ocorrem as mesmas validações internas no sistema (movimentações de estoque, atualizações de financeiro etc).
Visando um controle maior sobre quem pode ou não realizar faturamentos de pedidos de compra, temos o parâmetro "Controla acesso de faturamento para pedidos? - CONTROLAFATPED" que, quando habilitado, fará com que o acesso ao faturamento de pedidos de compra seja concedido através da marcação ou não do acesso especial Faturar, presente na tela Acessos, módulo Comercial > Rotinas > Portal de Compras > Pedidos. Podemos ter as seguintes situações:
- Caso você habilite o parâmetro mencionado, e desmarque o acesso especial Faturar, todas as opções de faturamento (explanadas a seguir), estarão desabilitadas;
- Se você habilitar o parâmetro e marcar o acesso especial Faturar, todas as opções de faturamento serão apresentadas para utilização;
- Caso você desabilite o parâmetro, as opções de Faturar estarão habilitadas, independente da marcação do acesso especial Faturar.
Com o parâmetro "Valida total dos financeiros da nota - VALTOTFINNOT" habilitado, o sistema irá impedir o faturamento de notas em que o valor do financeiro e o valor total da nota sejam divergentes e, ao tentar realizar o faturamento destas notas, será exibida a seguinte mensagem:
"Erro durante o processo de faturamento. Numero único XXX. processo: faturar. Nota com numero XXX, esta com total do financeiro (XXX) diferente do total da nota (XXX)."
Trataremos agora sobre as opções de faturamento disponíveis no Portal de Compras:
Faturar | Faturamento de Vários Pedidos | |
Faturar Direto (com emissão da nota) | Faturar Direto como DANFE de segurança |
Quando você seleciona esta opção, fará com que o sistema apresente o mesmo comportamento quando acionar o botão "Faturar" também localizado no alto da tela. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Faturar", onde você informará, inicialmente, a "Data do Faturamento":
Quando clicar em "Próximo", teremos os seguintes preenchimentos:
TOP: Informe aqui o Tipo de Operação - TOP responsável pela sequência do processo; a TOP configurada para realizar as validações de estoque, financeiro etc. É possível que este campo já seja apresentado preenchido; isso ocorre onde na configuração da TOP utilizada para o lançamento do Pedido de Compra, informou-se na aba Geral, o campo TOP p/Faturamento; nestes casos, o campo estará protegido e não será possível editá-lo.
Nota: Após faturar uma nota, se a TOP p/Faturamento estiver preenchida no parâmetro "TOPs recalculam financeiro no final do faturamento - TOPSRECFINFAT", o financeiro será recalculado e o sistema irá verificar se as datas de vencimento antes e depois do recálculo estão iguais. Caso estejam diferentes, serão adicionadas nos logs do sistema o passo a passo da atribuição da data de vencimento do financeiro.
Série: Visando controlar a numeração das notas fiscais, a Série é utilizada para destacar uma nova numeração que se inicia para diferenciar das outras de mesma numeração. Por exemplo, em notas numeradas com 6 dígitos (000.001 até 999.999), quando uma empresa esgotar a Série 1 com a nota fiscal número 999.999, será iniciada uma nova série que será a 2 começando do número 000.001.
Observação: O valor que você informar no parâmetro "Série Padrão para Faturamento/Venda - SERIEVNDPADRAO" é utilizado para preencher o campo Série no momento do faturamento, seja de compra ou de venda; o sistema preencherá automaticamente o campo Série da tela de faturamento. Apesar deste campo receber esse valor padrão, ele pode ser alterado, conforme a necessidade.
Data Ent./Saída: Informe a data de saída referente às mercadorias que irão compôr a nota.
Por meio do botão "Selecionar Itens", você pode definir quais itens serão faturados. Ao aciona-lo, teremos a exibição do pop-up "Seleção de itens para".
Neste pop-up serão apresentados os dados do cabeçalho e os produtos contidos na nota selecionada. Além disso, temos os botões "Remover selecionados" e "Remover não selecionados" que são responsáveis por manter ou retirar da grade os itens que serão ou não faturados. Para utilizá-los, basta que você selecione as linhas desejadas, mantendo pressionado no teclado o botão Ctrl; em seguida, clique em um dos botões.
Caso não seja necessário retirar nenhum item do pedido, basta não acionar o referido botão.
Após realizar o corte de itens no Portal de Compras, grade Itens, coluna "Qtd. corte" e selecionar o item neste pop-up, você poderá observar no rodapé os seguintes totalizadores:
- Total negociado: Neste será informado o total negociado no documento.
- Total pendente: Constará o total de itens que encontram-se pendentes.
- Total à faturar: Será disponibilizado o valor total dos itens a serem faturados.
Também existe a possibilidade de se efetuar a alteração da conta que será utilizada no faturamento da nota. Essa funcionalidade estará disponível através do botão "Próximo", em decorrência do Cadastro do Usuário na aba "Segurança" estar com a marcação "Pode Alterar conta no faturamento" acionada. Além deste fato, deverão ocorrer os seguintes procedimentos:
1) Ao se faturar apenas um pedido:
O Tipo de Operação - TOP utilizado para lançar o Pedido de Compra apresentar o campo "Financeiro" presente na aba "Geral" indicando a opção "Não atualizar";
O Tipo de Operação - TOP informado para o faturamento dos pedidos estar com o campo "Financeiro" configurado com a opção "Despesas".
2) Faturando-se acima de um pedido:
O Tipo de Operação - TOP utilizado para lançar os Pedidos de Compra estar com o campo "Financeiro" presente na aba "Geral" indicando a opção "Não atualizar";
A opção "Uma nota para cada" presente no pop-up "Faturar" deve estar selecionada;
O Tipo de Operação - TOP informado para o faturamento de um dos pedidos estar configurado com o campo "Financeiro" apontando a opção "Despesas".
Note que o campo "Conta 1" tem o seu preenchimento obrigatório, deste modo, o botão "Concluir" só será habilitado após a sua conclusão. O campo "Conta 2" é apresentado para atender as situações onde executa-se o faturamento gerando notas para duas empresas diferentes. Sendo que, nos casos em que não for informada a conta 2, todos os títulos serão gerados com a conta 1 mesmo se tratando de empresas distintas.
O botão Concluir caracteriza a finalização do processo de faturamento e abre a nota gerada na Central de Compras para que esta seja acrescida de alguma informação e, posteriormente, confirmada.
Caso você habilite o parâmetro "Recalcular vencimento dos títulos no faturamento? - RECALVENCFAT", fará com que o vencimento dos financeiros dos títulos possa ser recalculado no processo de faturamento; este comportamento ocorrerá nos seguintes casos:
- Se o título possuir apenas uma parcela, e a Data de Vencimento desta for menor que a data atual (Data do Faturamento), seu vencimento será recalculado;
- Caso o título possua duas ou mais parcelas, e a data destas parcelas seja menor que a data atual (Data do Faturamento), será feito a agrupamento em uma única parcela e seu correspondente vencimento recalculado.
Faturar Direto (com emissão da nota...)
Nota: Esta opção será apresentada para utilização no Tipo de Movimento de Pedido de Compra, caso você ative o parâmetro "Opção faturar direto no lançamento de pedidos - BTNFATURARDIRPE". Este parâmetro ao ser desligado, faz com que o recurso de faturamento direto com emissão da nota fique indisponível para o tipo de movimento citado.
Ao acionar a opção Faturar direto (com emissão da nota), teremos o mesmo comportamento da opção "Faturar" citada anteriormente, porém, esta opção irá diferenciar-se pela geração da Nota Fiscal já confirmada.
Quando você clicar nesta opção, depois de informar a "Data do Faturamento", será solicitado o preenchimento da "TOP", "Série" e "Data/Hora Saída"; nesta etapa também pode-se "Selecionar os Itens" que farão parte da nota. O botão "Concluir" transforma o Pedido de Compra em Nota Fiscal de Compra, confirma o documento e o encaminha direto para a impressão, não sendo possível a partir daqui, alterar os dados da mesma, que já deverão estar conferidos no Pedido de Compra.
A nota gerada não será diretamente aberta na Central de Compras para possíveis alterações de quantidades e/ou trocas de produtos, porém será apresentado o seguinte questionamento, caso você queira visualizar o documento:
"O processo de faturamento gerou o documento com número único: XXX. Deseja visualizá-lo?"
Observação: A opção Faturar direto utilizada com os parâmetros "Opção faturar direto no lançamento de pedidos - BTNFATURARDIR", "Apresenta botão de faturar direto p/ped. Compra? - BTNFATURARDIRC" e "Opção faturar direto no lançamento de pedidos - BTNFATURARDIRPE", não olhará para as regras de negócio.
Durante o processo de faturamento simultâneo de vários pedidos, pode ocorrer de, por qualquer motivo, um ou mais documentos não serem faturados. Nestas situações, é possível que os demais faturamentos, ou seja, aqueles que não impediram a conclusão do procedimento, sejam preservados para sequência do processo. Este comportamento irá ocorrer com base na seguinte configuração:
- A opção "Uma nota para cada" presente no pop-up "Faturar" deve estar selecionada.
Importante: Quando o parâmetro "Sempre usar uma nota por pedido? - OBRUMANOTAPED" estiver ligado, o faturamento dos pedidos só será permitido se a marcação Uma nota para cada estiver acionada.
Após clicar no botão "Concluir", será aberto o pop-up de nome "Resumo do Faturamento", com o resultado do procedimento:
Clicando no link "Ver documentos não faturados" localizado na parte inferior do pop-up "Resumo do faturamento", um resumo com todos os pedidos não faturados será exibido:
Clicando no pedido, você pode visualizar no campo "Mensagem de erro" o motivo pelo qual o mesmo não foi faturado, com um duplo clique automaticamente o pedido será aberto na Central de Compras, para visualização ou correção de erros.
Observação: Caso você tente faturar vários pedidos e um destes contenha um erro, o sistema não permitirá seu faturamento, pois irá faturar somente aqueles pedidos que não contenha erros. Sendo assim, fature o pedido separadamente.
Faturar Direto como DANFE de segurança
Ao se deparar com a SEFAZ fora do ar no momento em que for realizar o faturamento direto de um ou mais pedidos em aberto, utilize esta opção para faturar as notas e dessa forma, impedir que fiquem paradas por problemas de autorização. Assim, estas ficarão marcadas como DANFE de segurança.
Observação: Quando você for realizar o faturamento de um Pedido de Compra em que a Base de Numeração da TOP seja < > A e já sabendo que a Sefaz está fora do ar, ao selecionar um ou mais pedidos de compras, será possível que você efetue o faturamento e o sistema já marque as notas geradas como Danfe de Segurança.
Confirmar
Nota: Para habilitar essa opção, acesse a tela Acessos e pesquise por "Portal de Compras". Depois, selecione o usuário desejado e marque a opção "Alterar".
Através desta opção, é possível que você realize a confirmação de pedidos e notas em lote, ou seja, confirmar vários documentos de forma simultânea. Ao acioná-la, todos os documentos selecionados serão processados e, não existindo nenhum impedimento, serão confirmados.
Uma vez finalizado o processamento, será aberto o pop-up denominado "Resumo da Confirmação" contendo a síntese de cada pedido/nota selecionado. Este pop-up possui na sua parte superior, dois botões que irão exibir aspectos distintos a respeito dos documentos processados; a saber:
Resumo - Será visualizado o resumo do processamento de todos os documentos selecionados; será possível identificar por meio da numeração de cada pedido/nota, qual a causa de sua não confirmação:
Detalhes - Por meio deste botão, você visualiza o detalhamento de cada pedido/nota selecionado, de modo que, ao clicar na linha desejada, na grade logo abaixo, terá a Mensagem de erro que impossibilitou a confirmação do documento:
Ao habilitar o parâmetro "Garante NUMNOTA sequencial (confirmação de lote) - NOPROCNUMNOTA", a geração do número da nota não será executada de maneira simultânea por meio da opção "Confirmar" (localizado no botão "Outras Opções..." dos Portais). Esta funcionalidade irá garantir a numeração sequencial sem perdas destas para os pedidos selecionados.
Ver acompanhamentos
A opção Ver acompanhamentos tem o objetivo de registrar todas as ocorrências de um determinado documento, seja este Orçamento, Pedido de Compra, Nota Fiscal de Compra ou Devolução de Compra, podendo estas serem referentes ao próprio documento, ao Parceiro, à Transportadora, ao Produto, ao Contato, à Empresa, ao Vendedor, ao Veículo ou ao Frete. Esta tela tem a função de prover informações referentes ao andamento de uma negociação e à sua qualidade.
Para visualizá-la, selecione o documento desejado (pedido, nota etc) e, em seguida, acione esta opção. Através da tela que será aberta, você poderá incluir, alterar e remover ocorrências referentes à estes documentos.
Na grade superior, você poderá visualizar alguns detalhes da nota, tais como Número Único, Número Nota, Status NF-e, Status NFS-e, Número lote NF-e, Número lote NFS-e e as Observações NFS-e e Observações NF-e, sendo que estas duas últimas poderão ser visualizadas através do duplo clique na linha ou através do botão "Ver observação".
Na grade inferior são apresentadas as ocorrências relacionadas a cada documento, que poderão ser visualizadas, alteradas, incluídas ou excluídas.
A "Data", a "Hora do Acompanhamento" e a "Referência" devem ser obrigatoriamente preenchidas; esta última informação define o aspecto ao qual se refere a "Ocorrência", que é o último ponto a ser inserido na tela.
Nota: Ocorrências adicionadas manualmente poderão ser alteradas e/ou excluídas por qualquer pessoa (com acessos à consulta/alteração da tela). Já ocorrências adicionadas automaticamente pelo sistema não poderão ser alteradas ou excluídos por ninguém. Ocorrências de erros de validações de NF-e, são exemplos de informações adicionadas automaticamente.
Origem do documento
Quando você acionar esta opção, será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, dividida em duas grades; a superior exibe todos os documentos que deram origem ao documento selecionado (seleção feita no Portal de Compras). Já a grade inferior, apresenta todos os documentos de destino correspondentes ao documento selecionado na grade superior.
Ambas as grades possuem na coluna "Nro. Único" à frente da respectiva numeração, o símbolo ð que, ao ser acionado, terá o posicionamento no documento correspondente; este comportamento também irá ocorrer em casos de um duplo clique na linha referente ao documento desejado.
Propriedades do Envio de e-mail
Neste tópico, iremos debater a respeito das características do envio de e-mail's no Portal de Vendas, assim teremos os seguintes pontos:
Enviar / Reenviar e-mail | Confirmação de Leitura | |
Erros mais comuns |
Enviar / Reenviar e-mail
A opção Enviar / Reenviar e-mail, como sua descrição menciona, realiza o envio ou reenvio do documento que se encontra selecionado na grade, ou seja, um Pedido de Compra, Nota Fiscal de Compra ou uma Devolução de Compra.
Observação: Esta opção não trata-se de envio de XML/DANFE. Diante disto, caso seja necessário o envio de DANFE, você deve selecionar a marcação "Enviar DANFE por-email" (Cadastro de Parceiros, aba NF-e/NFS-e/CT-e).
Os destinatários que irão receber o e-mail enviado por esta opção (parceiro, usuário por exemplo), devem ser cadastrados previamente na tela Tipo de Operação - TOP, aba E-mails da TOP.
Além disso, para envio do e-mail, no Cadastro de Empresas, aba Endereço e no Cadastro de Usuários, aba Identificação, temos o campo "Email" que em ambos os locais, deve estar devidamente preenchido.
Depois de Consultar e-mails enviados, pode ser necessário reenviar algum e-mail; este procedimento também é realizado por esta opção.
O Sankhya-OM utiliza a configuração de SMTP para enviar e-mail; tal configuração é feita pela tela Servidor SMTP. Nesta tela temos também uma opção de "Teste" para envio de e-mail. Se o e-mail de teste chegar ao destino desejado, todo o resto funcionará.
Sobre o envio de e-mail's, o Sankhya-OM possui algumas particularidades:
- O remetente do e-mail será sempre o que estiver configurado na tela Servidor SMTP;
- Quando o tipo do e-mail for Parceiro ou qualquer outro "Parceiro da Nota" (Parceiro Matriz, Parceiro Consignado etc), o sistema enviará o e-mail para todos os contatos ativos do Parceiro que em seu cadastro, na aba "Contatos", estiverem com a marcação "Receber Nota por e-mail" realizada e que possuírem e-mail válido informado. Se nenhum dos contatos atenderem a esta condição, o e-mail será enviado para o e-mail do parceiro.
- Limitação de envio de e-mails: Com relação à fila de envio de e-mails cada provedor limita uma quantidade específica por dia para envio de e-mails, por isso, o sistema poderá encaminhar o e-mail e uma Cópia (cc), para os outros endereços.
Dois parâmetros influenciam na rotina de envio de e-mail's. São eles:
- Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP: Este parâmetro quando habilitado, indica o uso da descrição da TOP para envio de e-mail pelos Portais, levando como Assunto do E-mail a "Descrição da TOP".
- Utilizar o tipo de movimento no assunto do e-mail e no anexo - USATIPMOVEMAIL: Na ativação deste parâmetro, ao realizar o envio de documentos relacionados à todos os Tipos de Movimento disponíveis no sistema (Pedido de Venda, Pagamento, Compra etc) por e-mail, na descrição do assunto do e-mail e do anexo, serão apresentados acrescidos dos termos correspondentes ao que está sendo enviado, ou seja, se está sendo enviado um "Pedido de Requisição" ou uma nota de "Devolução de Compra", estes dizeres serão apresentados na descrição do assunto do e-mail e de seu anexo.
Caso o parâmetro acima mencionado esteja desabilitado, você tem a possibilidade de, na configuração do Tipo de Operação - TOP, aba Geral, determinar no campo "Descrição do e-mail" os dizeres do assunto/anexo que deseja-se que vá no e-mail.
Considerando os parâmetros de chave EMAILASSUNTTOP e USATIPMOVEMAIL e o campo "Descrição do e-mail", temos as seguintes possibilidade de comportamento:
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP ligado o assunto do e-mail será a descrição da TOP, o que faz com que o parâmetro USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail não sejam considerados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL ligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição de um dos tipos de movimentos acima mencionados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL desligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição cadastrada no campo Descrição do e-mail. Se o campo não possuir valor a descrição do e-mail/anexo será a descrição padrão nota.
Nota: O parâmetro EMAILASSUNTTOP prevalece sobre o parâmetro USATIPMOVEMAIL e sobre o campo Descrição do e-mail.
O procedimento de envio/reenvio de e-mail de pedido/nota pode ser realizado de modo à solicitar a confirmação de leitura do e-mail enviado. Para que ocorra o envio do e-mail e sua solicitação de confirmação de leitura, é necessário que você habilite os dois parâmetros abaixo:
- Solicitar confirmação de Email? - CONFIRMAEMAIL;
- Responder e-mail p/ usuário logado - RESPUSALOG.
Com estas configurações, o destinatário irá receber o e-mail contendo o pedido/nota, e será solicitado a ele a confirmação de leitura. Em consequência disso, o remetente do e-mail irá receber a mensagem de confirmação da leitura feita pelo destinatário.
A respeito da configuração de envio de e-mail's, alguns equívocos são comumente cometidos. São eles:
- Não configurar o SMTP ou ainda, depois de feita a configuração, a senha de SMTP ou endereço de servidor ser alterada e esta configuração não ser também modificada no Sankhya-OM;
- Tentar enviar e-mail para Parceiros ou Contatos que não possuem e-mail cadastrado ou não são válidos;
- Não conferir se o e-mail do Parceiro ou do Contato estão corretos, ou seja, se foram atualizados, se estão registrados corretamente sem erros de digitação etc;
- Alguns provedores de e-mail usam regras de segurança rígidas, de tal forma que e-mail's enviados pelo sistema podem ser direcionados em áreas de lixo eletrônico ou classificados como SPAM. Além disso, alguns provedores só permitem o recebimento de mensagens de remetentes para os quais já tenha-se enviado alguma mensagem; nestes casos o Parceiro ou Contato deve enviar uma mensagem para o e-mail do sistema para que, quando o sistema enviar uma mensagem para ele o provedor deste o aceite.
Enviar e-mail com seleção de destinatários
Esta opção, de maneira semelhante à funcionalidade anterior, realiza o envio e/ou reenvio dos e-mail's contendo o documento que se encontra selecionado na grade. A particularidade desta opção está na possibilidade de escolha dos destinatários no momento do envio do e-mail.
Quando você acioná-la, será aberta a seguinte tela para inserção dos e-mail's dos destinatários desejados:
Nesta tela, informe o e-mail no campo em destaque, e através do botão "Incluir", este é inserido na grade; este procedimento caracteriza o e-mail como um destinatário a receber o documento que será encaminhado.
Assim como na opção Enviar / Reenviar e-mail, para que este recurso funcione, é necessário que no cadastro do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do documento, a aba Emails da TOP esteja devidamente configurada.
Consultar e-mails enviados
Através da opção "Consultar e-mails enviados" realize a verificação dos e-mails que foram enviados a partir do documento selecionado na grade. Será possível visualizar os e-mail's de apenas um documento por vez; ao acionar a referida opção, será aberta a seguinte tela:
Quando você clicar no botão "Detalhes de e-mails" presente no rodapé da tela, será aberta a tela Fila para envio de email de nota/pedido, já filtrando os e-mail's que estavam selecionados na janela. Por meio de um duplo clique sobre alguma linha desejada, a referida tela também será aberta, porém filtrando apenas a linha que recebeu o duplo clique.
Marcar como não pendente
A opção "Marcar como não pendente", quando acionada, faz com que um pedido de compra ou de venda, não possa mais ser faturado, ou seja, a pendência de faturamento que existia a respeito do pedido, deixa de existir ao marcar esta opção; tal marcação pode ser realizada em todo o pedido, ou em apenas um ou alguns itens. Ao marcá-la, a coluna "Pendente" é alterada de "Sim" para "Não".
Esta opção também pode ser utilizada nos casos em que pedidos já tiveram uma parte de seus itens faturados, o restante não será faturado e, por isso, encontram-se pendentes. Nesta situação, a marcação também é encontrada no botão "Outras Opções..." presente na grade de itens. Os itens de um pedido que foram marcados como "não pendentes", não entrarão na nota gerada.
O parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND", quando habilitado, e em algum item de um pedido a opção Marcar como não pendente for acionada, será aberto um pop-up, para que seja informada uma justificativa para tal marcação. Trabalhando-se com esta funcionalidade, ao marcar um item como não pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório. Vale salientar que esta tela só é aberta através da grade Itens (parte inferior da tela de seleção de pedidos); a opção Marcar como não pendente localizada no botão Outras Opções... da grade Resultado da seleção não contempla esse comportamento.
Além disso, será possível acessar as justificativas já informadas através da opção Histórico Alteração Campo Pendente, que poderá ser acessada também através do botão Outras Opções... no cabeçalho da nota, na Central de Compras.
Quando você acessa esta opção, abre-se uma pequena tela contendo o histórico das justificativas cadastradas, onde você poderá visualizar a data em que esta foi inserida, o status em que a justificativa foi gerada, a justificativa propriamente dita e o usuário que a inseriu. Na visualização da justificativa, o número único da nota também será exibido para facilitar sua identificação, e dando-se um duplo clique na linha da grade inferior, a justificativa é apresentada em modo de expansão.
Caso seja selecionado mais de um item no Portal para ser marcado como não pendente, a mesma justificativa será utilizada para os dois itens.
Observação: Caso um pedido possua algum item marcado como não pendente, e tal pedido não tenha sido faturado, se necessário, será possível realizar a edição dos dados do cabeçalho do documento, por exemplo, Natureza, Tipo de Negociação etc. Vale informar que de acordo com o processo de cada empresa, um pedido pode ser marcado como não pendente, após a realização de um Corte de itens; alterações das informações do cabeçalho podem ser efetuadas também nessa situação.
- Ao selecionar apenas um pedido, será possível marcá-lo como não pendente, mesmo que este ainda não esteja confirmado;
- Você também pode realizar a seleção de vários pedidos de uma vez (mantendo-se pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e clicando nos pedidos desejados) porém, se nesta escolha existirem pedidos "confirmados" e "não confirmados", os pedidos não confirmados não serão marcados como não pendentes;
- Se a TOP que deu origem a algum dos pedidos estiver informada no parâmetro "Tops que NÃO podem alterar o campo pendente - TOPALTPENDEN", não será permitida a marcação do pedido em questão como "não pendente", onde também será emitida a seguinte mensagem:
"Movimento de número [ XXX ] tem Cód. TOP não permitido pelo parâmetro TOPALTPENDEN"
- Se o seu usuário for o mesmo que incluiu o pedido, a opção "Marcar como não pendente" será habilitada, caso contrário não será. Temos ainda, na aba Segurança do Cadastro de Usuários, a marcação Inibe 'Marcar como Não Pendente' nos portais; caso esta marcação esteja efetuada, a opção não será apresentada no menu, além disso, para que a opção fique habilitada é necessário que você tenha acesso de Inclusão nos Portais (tela Acessos, módulo Comercial > Consulta > Portal de Compras).
Enviar para o WMS (Recebimento)
A opção Enviar para o WMS (Recebimento) só estará disponível para os tipos de movimento: Pedido de Compra e Nota de Compra. Por meio desta opção, envia-se o pedido/nota em questão para a rotina de Recebimento de Mercadorias.
Ao clicar na referida opção é aberta uma tela para ser inserida a Data de Recebimento e a Doca para descarga.
Importante: No envio de um pedido/nota para o recebimento, serão apresentadas para seleção apenas as docas correspondentes à empresa do cabeçalho da nota.
O sistema conta com uma validação para o envio de notas de múltiplas empresas, onde ao tentar enviar notas de empresas diferentes a seguinte mensagem será exibida:
"Não permitido envio de Notas de empresas diferentes no mesmo Recebimento no WMS."
Gerar Nota de Remessa
Em linhas gerais, uma Nota de Remessa é aquela que acompanha o produto, sem ter a finalidade de venda ou compra. Pode-se ter esta situação em Remessa para conserto, envio de amostras, produtos para demonstração, envio para a garantia etc. São operações que se enquadram no grupo de CFOP 1900.
Pra emissão de uma nota nestas condições, você deve inserir o CFOP correto para a situação, inserir os dados do produto a ser enviado, inclusive os respectivos preços (pra efeito de seguro de transporte, deve-se ter valores); é válida a inserção de informações adicionais, por exemplo, "valores apenas para efeito de transporte".
Para utilização da opção "Gerar Nota de Remessa", atente-se para as configurações no Tipo de Operação - TOP, aba Validações, seção "Geração de Nota de Remessa na Confirmação". As marcações presentes nesta seção serão utilizadas para gerar movimentações conjuntas onde existe "Confirmação" de uma Venda ou Compra e gerará a "Nota de Remessa".
Se você efetuar a marcação "Gerar se parc. destinatário preenchido", fará com que a remessa seja gerada apenas se na nota de venda ou de compra estiver informado o "Parceiro Destinatário", ou seja, neste caso, este parceiro será utilizado como Parceiro da Nota de Remessa.
Observação: Não é permitido "Cancelar" diretamente a Nota de Remessa. Você deve cancelar a Nota de Venda ou Compra (Nota Principal) que gerou a remessa para que, a partir disso, possam ser canceladas as duas Notas, a nota principal e também a remessa. As Notas de Remessa serão identificadas pelo campo "Número Remessa" (NUREM) preenchido no cabeçalho da Nota (TGFCAB). A Nota Principal, que é a que poderá ser excluída, é reconhecida pela TOP que deve ter a marcação Gerar se parc. destinatário preenchido selecionada.
Documentos relacionados
O acionamento da opção Documentos relacionados abre o pop-up "Documentos relacionados à Nota". Este pop-up tem a mesma funcionalidade apresentada no pop-up "Documentos relacionados ao produto X" localizado na Grade Itens > botão Outras Opções, opção Documentos relacionados da Central de Compras. Visto que, são apresentadas as seguintes diferenciações:
- Não é possível efetuar a inclusão ou exclusão de um registro, apenas realizar a visualização;
- São apresentados os documentos relacionados a nota e todos os itens do documento em questão.
Visualizar Anexos de Itens Selecionados
Esta opção é uma consequência da utilização da funcionalidade seguinte (Anexar Documentos no Item Selecionado) pois, uma vez anexados documentos nos Orçamentos, Pedidos de Compra, Notas Fiscais de Compra ou Devoluções de Compra, será necessário em momento oportuno, visualizá-los; este procedimento é realizado por meio desta opção.
Sendo do mesmo tipo, você pode selecionar vários documentos de uma vez, ou seja, é possível visualizar os anexos de vários Pedidos de Compra por exemplo; para isso, clique sobre os documentos desejados, mantenha pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e, em seguida, acione a referida opção. Tem-se aberta a seguinte tela:
Nota: A separação dos anexos em diretório por data funciona apenas quando estes forem anexados através das Centrais.
A partir desta tela, você selecionar os arquivos que deseja visualizar, clicando nos anexos e mantendo pressionada a tecla "Ctrl" no teclado; em seguida, o acionamento do botão "Visualizar Selecionados" realiza o download do arquivo, possibilitando sua visualização. É possível também, utilizar os botões "Selecionar todos" ou "Deselecionar todos" os arquivos, ou seja, assinalar ou desmarcar todos os anexos de uma vez, respectivamente, de acordo com a necessidade.
Anexar Documentos no Item Selecionado
Podem ocorrer situações em que determinado documento (Orçamentos, Pedidos de Compra, Notas Fiscais de Compra ou Devoluções de Compra) tenha alguma particularidade diferenciando-a das demais; informações sobre o Parceiro lançado neste documento, algum detalhe sobre como se deu a negociação junto a ele, são exemplos de conteúdos que podem alimentar arquivos "além sistema".
A opção "Anexar Documentos no Item Selecionado" visa permitir que estes arquivos sejam anexados ao documento em questão. Para isso, selecione a linha referente ao documento desejado, e acione a referida opção (você pode selecionar um documento por vez); ao fazê-lo será aberta a seguinte tela para escolha do arquivo:
Imprimir Etiquetas
A opção "Imprimir etiquetas" é utilizada de acordo com o processo de cada empresa; é uma funcionalidade que pode ser empregada:
Em ambas as situações, é necessário que exista a configuração prévia do modelo de etiqueta feita na tela Modelos de Etiquetas.
Nota: a rotina de impressão das centrais aceita apenas o formato jrxml. O formato ZPL não é compatível.
Esta opção pode ser empregada nos casos em que a empresa trabalha com parceiros de diversos segmentos (Atacadista, Indústria, Comércio etc) e nos lançamentos realizados para cada um deles, se faz necessário o uso de etiquetas diferenciadas, que contenham dados distintos de um parceiro para outro. Ao acionar a referida opção, temos a seguinte tela:
Informe primeira e obrigatoriamente, o "Modelo de Etiqueta" que será utilizado; a "Quantidade" de etiquetas a serem impressas, irá depender da marcação "Qtd. de acordo com o volume por nota", que se realizada, serão impressas as quantidades de acordo com o campo "Qtd. volumes" presente na grade de itens da nota (este campo deve estar presente no layout do documento, configurado na tela Configurador de Layout da Nota).
A marcação "Atualizar quantidade de volume na nota" quando realizada, fará com que o campo Qtd. volumes dos itens da nota seja atualizado com o valor do campo "Qtd. Etiqueta", informado na grade inferior.
Por fim, o botão "Carregar Volumes" é utilizado para trazer os volumes informados nas notas para a grade inferior desta tela (Etiquetas por Parceiro).
Nota: No modelo padrão de etiquetas por parceiro temos a variável "SEQUENCIA"; sua aplicabilidade está relacionada à impressão de mais de uma nota. Por consequência, o campo "Sequência" seguirá a continuidade dos volumes e efetuará a quebra por nota. Este valor é sequencial da quantidade de volumes por nota. Deste modo, para cada volume a sequência terá o valor inicial 1 até o volume total da nota. Abaixo temos um exemplo:
Uma nota contendo 6 volumes, sua sequência terá os valores 1/6, 2/6, 3/6, 4/6, 5/6 e 6/6.
Para tanto, os modelos personalizados necessitam ser alterados manualmente. Esse procedimento é realizado através do iReport, modificando-se no XML a variável $V{PAGE_NUMBER} / $F{QTDVOL} para $F{SEQUENCIA} / $F{QTDVOL}.
Já a Etiqueta por Produto, pode ser utilizada de forma similar à etiqueta anterior porém, especificando a emissão de acordo com os itens lançados no documento.
Assim como no modelo "por Parceiro", determine primeiramente o "Modelo de Etiqueta" a ser utilizado na impressão; defina também a Tabela de Preço que será considerada para precificação dos itens impressos nas etiquetas.
A marcação "Versão Atual da Tabela de Preços" quando realizada, fará com que sejam apresentadas as tabelas com datas de vigor mais recentes e menores ou iguais a data atual, além disso, a pesquisa será feita pelo código da tabela. Caso a marcação esteja desabilitada, serão exibidas para escolha todas as tabelas de preço; neste caso a pesquisa será feita com base no número único da tabela.
A marcação "Qtd. de acordo com o volume por item" quando realizada, fará a impressão das etiquetas de acordo com o campo Qtd. volumes presente na grade de itens.
Diversos
A opção Diversos traz consigo duas opções com funcionalidades distintas, trataremos abaixo sobre cada uma delas:
Excluir Liberações/Negações Orçamentárias: Esta opção será habilitada caso o parâmetro "Pode excluir liberações/negações de orçamento? - EXCLIBORC" esteja ativado; além disso, você deverá habilitar a marcação "Pode excluir liberações/negações de orçamento", presente na aba Segurança do Cadastro de Usuários.
Selecionando um registro no Portal de Compras, desde que este não esteja baixado e possua liberações/negações orçamentárias, você poderá excluir as liberações e negações orçamentárias através do botão Outras Opções..., opção Diversos.
Algumas condições precisam ser atendidas para que seja feita a exclusão, são elas:
- Se o pedido/nota já foram liberados, mas não estiverem confirmados, será permitida a exclusão da liberação ou negação; porém, será solicitada uma nova liberação na tentativa de confirmação do pedido/nota;
- Se o pedido/nota estiverem confirmados, não será possível realizar a exclusão;
- Se o pedido estiver confirmado, foi faturado, a nota gerada foi confirmada e seu respectivo financeiro pago, não será permitida a exclusão;
- Sendo uma nota de "compra", mesmo que esta se encontre confirmada, e seu financeiro não tenha sido baixado, será permitido realizar a exclusão da liberação ou da negação orçamentária.
Observação: Ao excluir a liberação/negação orçamentária, você só poderá confirmar novamente o pedido/nota caso realize alguma alteração nos valores.
Fretes para múltiplas notas: Através desta opção, realize o rateio de frete para vários pedidos/notas de compras. Para isso, no lançamento das notas na Central de Compras, grade Rodapé, aba Transporte, se faz necessário preencher o campo Parceiro Transportadora, e nesta mesma aba configurar o campo Tipo do frete com a opção "Extra nota".
Observação: Para que seja realizado o rateio do valor do ICMS nas notas que compõem o CT-e e, na coluna "ICMS sobre o frete" (tela Portal de Compras, grade Resultado da seleção) seja efetuado o cálculo correto do custo dos produtos, o parâmetro "Ratear ICMS de frete nas notas associadas ao CT-e - RATICMSFRETCTE" deverá encontrar-se habilitado. Desta forma, o frete apenas será rateado quando este parâmetro estiver ligado.
Quando se tratar da tela Portal de importação de XML, apenas notas com frete extra nota poderão ser utilizadas, visto que, se o CT-e possuir alguma nota com frete incluso, o sistema gerará uma divergência, impossibilitando o prosseguimento desta importação.
Deste modo, ao acionar esta opção, temos a exibição do pop-up Conhecimento de frete para as devidas configurações:
Tendo sido informados os dados, ao confirmar o rateio de frete solicita-se que seja indicado se o mesmo será executado por Valor, Peso ou Volume (m³).
Será permitido o rateio por Valor ou Peso caso tenha sido informado peso na nota, e se tratando do Volume (m³) se faz necessário que a nota selecionada possua M³. Assim, ao selecionar a opção desejada, o sistema irá gerar o financeiro de frete, gravar no rodapé das notas o valor de frete e retornar a janela de alterações no rateio.
Você pode alterar o valor do frete diretamente na coluna Vlr. Do Frete, após digitar o valor do frete o sistema irá gravar no rodapé das notas de compras o valor dos fretes digitados para cada nota, finalizando assim a rotina de lançamento de frete para múltiplas notas.
O parâmetro "Recalcular Custos ao final de calc.de frete - RECALCCUSTOFRET" ao ser habilitado, calculará o custo de entrada da nota e o custo médio.
Caso o parâmetro "Permite Frete Extra Nota em nota com Frete Incluso? - RATEXTNOTAFRINC" se encontre ligado, o sistema permitirá o rateio do frete mesmo quando as notas já possuam o frete incluso.
Conferência
Um documento é disponibilizado para conferência, se no Tipo de Operação - TOP utilizado para seu lançamento, na aba Validações, o campo "Exige conferência" estiver assinalado, e algum de seus itens estejam pendentes e não estejam em seu cadastro, com o campo "Excluir do processo de conferência" marcado (Cadastro de Produtos, aba Geral).
Esta opção está diretamente relacionada às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência. Ela é composta por 5 (cinco) possibilidades que poderão ser acionadas de acordo com o processo adotado por cada empresa. São elas:
Liberar para conferência | Reprocessar conferência | |
Solicitar recontagem | Reaplicar corte | |
Excluir Conferência |
Na realização do lançamento de um documento, cujo Tipo de Operação - TOP está configurado para conferência e possui um produto que faz parte do processo de conferência, deve-se acessar esta opção para liberar o referido documento para conferência, ou seja, ela será apresentada na tela Fila de Conferência, e enquanto sua conferência não for realizada, não será possível confirmá-la.
Feita a liberação da solicitação, se não existirem mais solicitações de liberação para essa conferência, ao selecionar esta opção, o sistema irá refazer o corte e, caso não haja itens com quantidade maior ou produtos não constantes no pedido, será realizado o corte e finalizará a conferência como "OK".
Em casos onde você desejar alterar a quantidade negociada em notas ou pedidos, inserir ou remover itens, após a nota ter sido conferida e finalizada como "OK", o sistema irá marcar essa conferência como finalizada e divergente. Neste caso, também será necessário reprocessar a conferência, ou então fazer uma nova conferência para seguimento no processo.
De modo geral, uma recontagem se faz necessária, em situações de divergências nos produtos. Nos casos em que o campo "Recontagem" presente na aba Geral da tela Configuração de Conferência estiver definido como "Comandada", deve-se solicitar uma nova recontagem através desta opção. Esta recontagem pode acontecer de todos os produtos, mesmo os que não tiveram divergência, ou apenas os itens que apresentaram divergência; esta definição é feita no campo "Abrangência da recontagem" também presente na tela mencionada acima.
Pode ocorrer uma situação, onde um Pedido tenha sido conferido, gerando o corte de alguns itens e faturado normalmente; contudo, por algum motivo a Nota que foi gerada no faturamento foi excluída. Nesse caso, o sistema perde o que tinha sido cortado anteriormente. Quando ocorrer essa situação, será necessário utilizar a opção "Reaplicar corte", para que o sistema reaplique o corte no "Pedido" e possibilite que este seja faturado novamente.
Esta opção simplesmente realiza a exclusão da conferência e, juntamente a este procedimento, exclui a quantidade de corte dos produtos, retornando-a a zero.
Gerar EDI
A geração de EDI Comercial, é uma rotina que pode ser executada sempre na confirmação de um documento, seja pelo botão "Confirmar" na Central de Compras ou no próprio Portal de Compras através da opção Faturar Direto (com emissão de nota...).
Para isso, no Tipo de Operação - TOP, aba Impressão o campo "Modelo p/ geração de EDI na confirmação" deve estar preenchido com o modelo para criação do arquivo de EDI e nessa mesma aba, informe no campo "Caminho para geração de EDI na confirmação" o destino na máquina que o arquivo EDI será gerado. Além disso, na tela Configuração Arquivo Remessa, o campo "Arquivo de Destino" deve estar devidamente preenchido.
Nos casos da geração de EDI para Notas Fiscais Eletrônicas e/ou Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas, estas devem estar aprovadas; porém podem ocorrer situações que estas notas apresentaram algum erro de validação impedindo sua aprovação, de modo que é necessário algum tipo de correção no sistema, para a partir disso, solicitar uma nova aprovação; uma vez a nota aprovada, você poderá utilizar a opção "Gerar EDI" em destaque neste tópico.
Ao acionar esta opção, será aberta na parte inferior da tela, um pop-up de aviso contendo a mensagem resultante do procedimento, que pode ser de sucesso ou insucesso. Abaixo temos alguns exemplos:
Em caso de sucesso na geração:
"Arquivo EDI gerado com sucesso para o Nro Único XXX em: F:\\remessaYYY.txt"
Em caso de insucesso:
"Erro ao gerar arquivo EDI para o Nro Único XXX. Erro: TOP não está configurada para gerar arquivo EDI"
Histórico Alteração Campo Pendente
Esta opção será apresentada para utilização caso o parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" esteja habilitado. Este parâmetro faz com que, ao marcar o item de um pedido como "não pendente" seja aberto um pop-up para que seja informada uma justificativa para tal marcação, ou seja, o por que do item em questão ser marcado como não pendente.
Trabalhando com esta funcionalidade, ao marcar um item como "não pendente", o preenchimento de uma justificativa se fará obrigatório. Vale salientar que esta tela só é aberta através da grade de "Itens" (parte inferior da tela de seleção de pedidos); a opção Marcar como não pendente localizada no botão "Outras Opções..." da grade "Resultado da seleção" não irá apresentar este comportamento.
A opção Histórico Alteração Campo Pendente tem o objetivo de apresentar de forma agrupada os motivos pelos quais os itens dos pedidos estão sendo marcados como "não pendente"; esta informação auxilia os gestores de modo que estes obtenham um maior controle a respeito do faturamento de seus pedidos, ou seja, permite identificar, por que determinados itens não estão sendo faturados? qual a justificativa mais utilizada pelos funcionários ao marcar um item como não pendente? em uma equipe, qual dos funcionários efetua a referida marcação com maior frequência? entre outras possibilidades.
Esta opção, quando acionada, irá apresentar um pop-up que contém as informações pertinentes aos itens, tais como "Sequência", "Código" e "Descrição", e na grade inferior, os dados referentes às justificativas inseridas, ou seja, "Usuário", "Nome do Usuário", "Modificado em", "Status" e a "Justificativa" informada.
Devolv./Estor.
Esta opção apresenta o mesmo comportamento do botão localizado no alto da tela, quando selecionada uma nota de compra; é a opção responsável por iniciar uma Devolução de Compra.
Uma vez filtrada a Nota Fiscal de Compra (confirmada) a ser devolvida, ao clicar nesta opção ou no botão mencionado, será aberto o pop-up de preparação da nota de devolução, denominado "Devolv./Estor.":
Informe o Tipo de Operação - TOP correspondente ao processo de devolução de compra, a "Série" da nota, bem como a "Data Entrada/Saída" do documento.
Observação: É possível que o campo relacionado ao Tipo de Operação - TOP já seja apresentado preenchido na execução da devolução. Para isso, na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento da nota de compra, aba Geral, campo "TOP p/Devolução" informe a TOP de Devolução que automaticamente dará sequência ao processo.
Caso na nota de compra tenha itens que não serão devolvidos, por meio do botão você poderá retirá-los do documento, caracterizando uma "Devolução Parcial", em outras palavras, itens que não terão sua quantidade total devolvida, ou determinados itens de uma mesma nota não serão devolvidos, tem-se uma devolução parcial; quando se "retira" um item da nota de compra que está sendo devolvida, este não irá compôr a nota de devolução. O não acionamento do botão "Selecionar Itens", qualifica uma "Devolução Total" da compra.
Quando você clicar em , será aberta a Central de Compras com as informações pertinentes a nota de devolução de compra gerada. Depois de conferidos os dados, basta "Confirmar" a nota para encerrar o processo de devolução.
Nota: O parâmetro "Cortar itens não selecionados no faturamento? - FATCORTITNS", determine produtos que não forem selecionados no momento do faturamento/devolução de compras ou vendas (itens que não serão faturados e/ou não serão devolvidos, sendo mantidos em seus pedidos/notas de origem), terão suas quantidades registradas como zeradas na conclusão do procedimento. Por padrão, este parâmetro é apresentado ativado, ou seja, ao ser desligado, os itens não selecionados não serão apresentados em seus documentos de origem, como produtos cortados. Além disso, caso o parâmetro de chave FATCORTITNS seja desativado, o comportamento até aqui citado, irá ocorrer apenas se o parâmetro "Zerar Corte após faturamento? - ZERARQTDCONF" também estiver desligado.
Importante: Ao realizar a devolução de várias notas de compras, caso o parâmetro "Sempre usar uma nota por pedido? - OBRUMANOTAPED" se encontre ligado, a devolução só ocorrerá se a marcação Uma nota para cada estiver acionada.
Nota: Para que seja possível realizar múltiplas devoluções de notas, você deverá utilizar o parâmetro "Zerar Corte após devolução? - ZERARQTDCONFDEV" habilitado e o parâmetro de chave ZERARQTDCONF desligado para os faturamentos.
Observação: Quando você habilitar o parâmetro "Corte Automático de Lote WMS - CORTEAUTLOTEWMS", fará com que o sistema, automaticamente, realize o corte de produtos com base no estoque físico disponível, consideremos um exemplo:
Foi solicitada uma quantidade de 200 unidades do Produto X, sendo assim, observa-se:
- Possuímos 50 unidades do lote Y e;
- 50 unidades do lote Z.
Portanto, o sistema irá gerar um corte automático de 100 unidades do produto X.
Destacamos ainda que, para o correto funcionamento deste processo, é necessário que o parâmetro ZERARQTDCONF esteja desligado.
Observação: O botão Dev./Est. será substituído pelo botão "Faturar" quando uma TOP com a opção "Romaneio" do campo "Movimento Armazém" da aba Armazéns for utilizada em uma Nota de Compras.
Informações adicionais sobre a geração da tag <med>:
- Ao realizar a emissão de uma NF-e de Simples Faturamento de um produto medicamento com configurações de controle por lote e rastro, e o XML não tenha gerado dados de rastreabilidade, ao utilizar o botão Devolv./Estor. o Grupo Rastro não será gerado se o CFOP da nota de origem for igual a 5922/6922 (saídas) ou 1922/2922 (entradas);
- Dado que uma NF-e de Saída de um produto seja emitida com as configurações de controle por lote e rastro junto aos dados de rastreabilidade do XML, ao clicar no botão Devolv./Estor. da Nota Fiscal de origem, o sistema irá gerar o Grupo Rastro se o CFOP da Nota Fiscal for diferente de 5922/6922 (saídas) ou 1922/2922 (entradas).
Complemento...
A nota de complemento é utilizada nos casos em que uma nota tenha sido aprovada pela SEFAZ, porém contém algum dado errado, ou mesmo falte algum valor de imposto.
O objetivo desta opção é gerar uma Nota de Complemento, que nada mais é, do que efetuar uma cópia do cabeçalho da nota (que ficou com a informação errada), alterando a TOP, a observação, zerando a numeração da nota e as informações referentes a NF-e, para que se possa corrigir as informações necessárias.
Dica: Com o parâmetro "Gerar Nota Compl. para Múltiplas Notas de Compra-GERMULTNOTACOM" ligado, você poderá selecionar duas ou mais notas que possuem o mesmo parceiro e realizar a geração de um único Complemento para elas.
Ao clicar na opção, será aberto o pop-up "Nota de Complemento" para geração da nota em questão:
Informe aqui a TOP de Complemento; um Tipo de Operação - TOP de Complemento, é caracterizada em sua configuração na aba "Impressão", campo "NF-e" deve estar definido como "Complementar", assim como o campo "Tipo de Emissão", presente na aba Impostos também no cadastro de TOP's. Ainda na aba Impostos, o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS", deve ser obrigatoriamente definido como "Não calcula e digita". Com esta configuração, será permitido que sejam digitados os campos relacionados aos impostos nos itens da nota.
Na parte inferior desta tela, são apresentados os produtos da nota original, onde você pode escolher qual ou quais itens constarão na nota de complemento. Todos os itens que estiverem na grade, estarão presentes na nota de complemento, portanto se desejar-se remover algum item, você pode utilizar os botões "Remover selecionados" ou "Remover NÃO selecionados". O sistema transporta as informações de quantidade, valor unitário, impostos e local para a nota de complemento, onde deve-se alterar manualmente os impostos os quais deseja-se complementar.
Ao clicar em "Confirmar" o sistema gera a nota de complemento, abrindo-a na Central de Compras.
Não é possível lançar complemento de complemento, porém não existe restrição para lançar mais de uma nota de complemento para a mesma nota. Além disso, o parâmetro "Aceita quantidade zero em notas de complemento - QTDZEROCPL" influencia diretamente esta rotina. Quando este parâmetro estiver habilitado, e for utilizada uma TOP de complemento contendo as configurações citadas acima, será possível informar a quantidade "0" (zero) no item. Caso o parâmetro esteja desabilitado, mesmo que a TOP de complemento esteja seguindo a configuração mencionada, ao tentar preencher quantidade zero no item, esta informação não será aceita.
Também atuando neste processo, temos o parâmetro "Data para cálculo de custos de nota de complemento - DTCOMPCALCCUSTO", que irá influenciar no cálculo do custo de Nota de Complemento da seguinte forma:
- Quando o parâmetro for definido como "Data da Nota de Complemento" o cálculo do custo da Nota de Complemento será realizado como se fosse uma entrada normal utilizando como base a sua "Data de Negociação";
- Quando configurado com "Data da Nota de Origem", a Nota de Complemento será "anexada" com a sua respectiva "Nota de Origem" e o cálculo será feito somando as duas, com base na "Data de Entrada" da Nota de Origem. Contudo, para este tipo de configuração, se existir uma compra ou venda do produto entre a data da "Nota de Origem" e a data da "Nota de Complemento", o parâmetro não irá influenciar nos cálculos, pois os custos ficariam divergentes devido à diferença do saldo de estoque entre as datas.
Nota: A configuração efetuada no parâmetro de chave DTCOMPCALCCUSTO também será considerada na realização do cálculo de custos que ocorre na confirmação de notas nas Centrais.
Com o parâmetro "Totaliza nota complemento s/ considerar quantidade? - TOTCOMPLSEMQTDE" habilitado, você poderá realizar o lançamento de uma Nota de Complemento sem informar a sua quantidade, preenchendo-a apenas os valores de impostos.
NF-e Complementar de Produtor Rural
Mediante definições pré-estabelecidas pela SEFAZ por meio de Nota Técnica, a NF-e Complementar de Produtor Rural, deverá seguir as especificações abaixo, mesmo que possua características de complemento. Diante disso, pode-se emitir uma NF-e de Complemento "Modelo de Documento 55" que referencia uma NF de Produtor Rural utilizando os "Modelos de Documentos 04 ou 1B".
Observação: O sistema permitirá a emissão de NF-e Complementar de Produtor Rural onde o emissor da nota seja caracterizado como Pessoa Física (CPF).
Selecionando uma NF de Produtor Rural emitida no sistema e acionando a opção Complemento..., é necessário que você considere as seguintes configurações:
Em relação a NF de Origem temos:
- Ao ser emitida, é necessário que você selecione no campo "Modelo do Documento" as opções de tipos de modelos "04 - Nota Fiscal de Produtor" ou "1B - Nota Fiscal Avulsa" (tela Tipos de Operação - TOP, aba Livro Fiscal);
- Deve-se constar no campo empresa, um Produtor Rural com CPF informado.
- Na tela Tipos de Operação - TOP, proceder do seguinte modo:
- Ao considerar a aba Validações, a marcação "Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe" deverá estar habilitada;
- Em relação a aba Livro Fiscal, campo "Modelo do Documento" selecione a opção "55 - Nota Fiscal Eletrônica";
- Considerando a aba Impostos, campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" deverá constar neste, a opção "Não calcula e digita";
- No campo "Tipo de Emissão", selecione a opção "Complementar" (aba Impostos);
- Na aba Impressão, campo "NF-e" utilizee a opção "Complementar".
Nota: Sobre a TOP de Complemento utilizada, considere as demais marcações padrões pertinentes a emissão de uma NF-e Convencional, como por exemplo, calcular os impostos PIS e COFINS, numeração automática, dentre outros.
Após o lançamento da NF-e de Complemento, você deve confirmá-la e gerar seu respectivo lote. Assim, o XML desta NF-e será devidamente gerado mesmo que tenha como referência um modelo em que o emissor da nota de origem seja Pessoa Física (CPF). Portanto, mediante as informações mencionadas, pode-se realizar o procedimento de encaminhado do arquivo XML para a SEFAZ, contemplando assim, suas determinâncias.
Faturar Consignação
Esta opção apresenta o mesmo comportamento do botão localizado no alto da tela, quando selecionada uma nota de devolução compra. Este tipo de faturamento será utilizado em operações onde a empresa comercializa produtos de forma consignada. No caso de compra, a empresa recebe a mercadoria dos seus fornecedores e após um período acordado entre as partes para comercialização, aqueles itens que a empresa não conseguiu vender, serão devolvidos para o fornecedor. Os produtos de consignação que foram vendidos, deverão ser efetivamente faturados.
Habilite o parâmetro "TOP para consignação de compra - TOPCONSIGC" ou "TOP para consignação de venda - TOPCONSIGV" (conforme o caso) indicando nestes a TOP correspondente.
Como faturar um pedido "Consignado"?
A nota e os produtos serão recebidos pela empresa por uma nota de "Compra de Consignação". Os produtos de consignação que não foram vendidos serão devolvidos, ou seja, efetua-se o lançamento de uma Devolução de Compra, que neste caso será parcial, utilizando uma TOP normal de Devolução que referencie a nota de Compra de Consignação.
O restante da mercadoria corresponde ao que foi vendido, portanto, será efetivamente faturado através da opção "Faturar Consignação"; utilize aqui, uma TOP que estará configurada para gerar despesa e não atualizar estoque, uma vez que este último, já foi atualizado na "Compra de Consignação". No Faturamento de Consignação todos os itens da nota serão de terceiros, pois será feita a baixa no estoque próprio em poder de terceiros; neste caso, para que o financeiro seja gerado, é necessário que seja efetuada a marcação "Soma itens com/de Terceiros ao Financeiro" presente no cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Estoque de Terceiros.
Importante: Ao realizar o faturamento de várias notas de compras, caso o parâmetro "Sempre usar uma nota por pedido? - OBRUMANOTAPED" se encontre ligado, o faturamento só ocorrerá se a marcação Uma nota para cada estiver acionada.
Conheça as novidades
A opção "Conheça as novidades" apresenta os novos recursos disponibilizados no Portal de Compras. O detalhamento de tais funcionalidades, bem como o comportamento dos botões e marcações da tela, podem ser acessados através do link Portal de Compras - Atributos da Tela.
Conheça as novidades da NF-e e NFC-e versão 4.00
Esta opção expõe as atualizações pertinentes a NF-e e NFC-e versão 4.00. A descrição de todas as modificações e suas particularidades podem ser acessadas por meio do link Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Consumidor Eletrônica 4.00.
Conheça as novidades das alterações para geração da NFS-e
Foram realizadas algumas alterações na geração da natureza da operação e do regime especial de tributação, para que no XML ocorra de forma correta o envio dos códigos específicos de cada prefeitura.
Antes de ocorrerem as referidas alterações, devido ao desenvolvimento da integração com as primeiras prefeituras a suportarem a NFS-e, o sistema limitava-se no envio de alguns códigos na geração do XML da nota. Deste modo, o sistema se encontra apto a gerar os códigos de natureza da operação e regime especial de tributação no XML para todas as prefeituras implementadas no sistema.
Para a geração da natureza da operação, no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Livro Fiscal, no campo "Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e)" foram adicionadas duas opções que poderão ser utilizadas no município de São Paulo/SP. Sendo elas:
- Tributado Fora de São Paulo;
- Tributado em São Paulo.
Além disso, na emissão de uma NFS-e ocorrerá a validação da opção selecionada no campo Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e). Deste modo, se a opção configurada for diferente da opção admitida pela prefeitura, uma mensagem informativa será apresentada solicitando a correção e informando as opções disponíveis para à correta configuração.
Além disso, nas Preferências da Empresa também ocorreram alterações relacionadas a geração do regime especial de tributação. No campo "Regime esp. tributação ISS (NFS-e)", localizado na aba NFS-e, foram incluídas duas opções de aplicabilidade em alguns municípios. Consideremos sobre cada uma delas:
- Normal: Aplica-se à Caxias do Sul/RS;
- Isenção Parcial: Emprega-se em Petrópolis/RJ e Limeira/SP.
Temos aqui a mesma validação referente a configuração realizada, ou seja, se na emissão de uma NFS-e for identificado que a opção indicada for divergente da opção aceita pela prefeitura, uma mensagem informativa será exibida solicitando a correção e repassando as opções disponíveis para à configuração adequada.
Ainda nas Preferências da Empresa, aba NFS-e, foi incluído o campo "Campos a serem convertidos conforme manual da prefeitura" que definirá se serão realizadas as validações e alterações para Natureza da Operação e/ou Regime Especial de Tributação.
Preferências
Através desta opção, você poderá definir algumas particularidades acerca do Portal de Compras. Ao acioná-la, terá o seguinte pop-up:
Determine aqui os seguintes aspectos:
Intervalo de: Escolha neste campo, se no quadrante "Filtros" será alimentado priorizando-se a "Data de negociação" ou a "Data de movimento".
Valor utilizado: Acompanhando a informação anterior, esta marcação define o intervalo de datas propriamente dito a ser utilizado no filtro, por exemplo, determinando-se o campo Intervalo de como Data de negociação e o campo Valor utilizado como "Hoje", ao salvar a configuração das Preferências, o campo Data de negociação do quadrante Filtros será preenchido com o intervalo correspondente à data do dia.
Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?: Através dessa marcação, você tem a possibilidade de visualizar a totalização dos campos de valores nos Portais, não sendo necessário sempre exportar em XLS. Assim, caso ela esteja habilitada, quando você filtrar alguns documentos, visualizará na grade Resultados da Seleção os totalizadores dos campos.
Observação: A alteração da marcação acima será aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou na seleção de outro Tipo de Movimento.
Utiliza dados do filtro em novos docts: Efetuando o acionamento desta marcação, o parceiro informado no filtro único será utilizado como o parceiro padrão para os novos lançamentos.
Cores por tipo de movimento: Por esta opção, você pode diferenciar cada Tipo de Movimento analisado no Portal de Compras por cores, de modo a melhor identificar cada operação quando a grade "Resultado da seleção" é alimentada.
Documentação do tipo de Operação- TOP
Por meio desta opção, você poderá visualizar a descrição da TOP referente ao registro selecionado. Para isso, é necessário primeiramente preencher a aba Documentação localizada na tela Tipo de Operação-TOP com as informações relacionadas a TOP.
Caso não seja cadastrado nenhuma informação nesta aba, ao clicar na opção Documentação do tipo de Operação- TOP, o sistema apresentará a mensagem abaixo:
"TOP X não tem documentação cadastrada."
Nota: Se for selecionado mais de registro na grade, a opção Documentação do tipo de Operação- TOP não será apresentada.
Pesagem
Funcionalidade disponível para lançamentos realizados com o Tipo de Movimento: C-Compras e que estejam com o campo "Tipo de Movimento Armazenagem", da aba Armazéns da TOP, configurado com a opção Romaneio. Ao acioná-la, será aberta a tela de Pesagem contextualizada nos respectivos tickets aos quais as notas estão vinculadas. Caso não encontre um ticket para a referida nota, será exibida uma mensagem informando que não há Pesagem vinculada a ela.
Nota: Este é um recurso específico do módulo opcional 30935-Comercialização de Grãos/W.
Laudo
Funcionalidade disponível para lançamentos realizados com o Tipo de Movimento: C-Compras e que estejam com o campo Tipo de Movimento Armazenagem, da aba Armazéns da TOP, configurado com a opção Romaneio. Ao acioná-la, será aberta a tela de Laudo de Classificação contextualizada nos respectivos laudos aos quais as notas estão vinculadas. Caso não encontre um laudo para a referida nota, será exibida uma mensagem informando que não há Laudo vinculado a ela.
Nota: Este é um recurso específico do módulo opcional 30935-Comercialização de Grãos/W.
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