Vejamos aqui os parâmetros que influenciam na rotina Portal de importação de XML.
Visando a otimização do processo de validação do EFD Fiscal, no processo de compras, podemos optar em validar a chave de acesso da NF-e no momento da entrada da nota; esta medida tem a intenção de evitar possíveis problemas de validação no EDF Fiscal quanto a chave de acesso e os dados da nota.
Primeiramente, é feita a importação do XML por esta tela (Portal de importação de XML), em seguida, ao realizar o lançamento da nota no portal de compras, ocorre a validação da chave; esta validação depende da configuração do parâmetro "Validação da chave de acesso da NF-e de terceiros com os dados da nota - VALCHAVETERC", onde são possíveis três opções de marcação:
- Não valida
Quando o parâmetro estiver definido como Não valida (definição padrão), depois de importado o XML e, ao lançar a nota de compra na Central de Compras, mesmo que existam divergências entre a chave importada, e a chave lançada, a nota poderá ser confirmada sem que nenhuma mensagem seja apresentada.
- Valida e avisa
Definindo o parâmetro com esta opção, depois da importação do XML, ao confirmar a nota na Central de Compras, caso existam divergências entre as chaves, será exibida uma mensagem semelhante a apresentada a seguir (a mensagem muda de acordo com as divergências encontradas):
Mesmo com estas divergências, será possível realizar a confirmação da nota.
Nota: As Notas Fiscais Eletrônicas de Terceiros que são enviadas para o Recebimento, também passarão pela validação efetuada pelo referido parâmetro, ou seja, ao serem enviadas, caso existam divergências, uma mensagem semelhante à apresentada acima é exibida. Caso não seja dada a sequência na confirmação do procedimento (clicando em Não), o campo "Status WMS" correspondente à nota, irá permanecer como "Não enviado".
Caso exista divergência apenas no número aleatório da chave, será apresenta a seguinte mensagem:
"O número aleatório da chave de acesso digitada está divergente do número aleatório da NF-e. Favor verificar e corrigir a digitação da chave de acesso no sistema. Deseja continuar com a confirmação?".
Mesmo com esta divergência, será possível realizar a confirmação da nota.
- Valida e bloqueia
Definindo o parâmetro como Valida e bloqueia, ao confirmar a nota na Central de Compras, caso existam divergências entre as chaves, será exibida uma mensagem semelhante a apresentada a seguir (a mensagem muda de acordo com as divergências encontradas):
Diferentemente da configuração anterior, com esta definição no parâmetro, não será permitida que seja feita a confirmação da nota.
Encontrando divergência apenas no número aleatório, o sistema apresenta a seguinte mensagem:
"O número aleatório da chave de acesso digitada está divergente do número aleatório da NF-e. Favor verificar e corrigir a digitação da chave de acesso no sistema".
O parâmetro "Usa dhSaiEnt na import. do XML do portal de imp.? - DHSAIENTIMPXML" por padrão, é apresentado ativado. Quando desabilitado, serão desconsiderados os valores das tag's <dhSaiEnt> e a data e hora atual, serão preenchidos com os campos "Dt. Entrada/Saída" e "Hr. Entrada/Saída", respectivamente; assim como será desconsiderado o valor da tag <dhEmiss> e o campo "Dt. do Movimento" será preenchido com a data atual.
Durante o processo de importação de XML, é importante que o sistema verifique se as notas de compra bonificadas estão sendo ligadas somente a pedidos bonificados e notas de compra não bonificadas a pedidos bonificados. Para que o sistema faça tal validação, é necessário o acionamento do parâmetro "Somente ligação de pedido bonif. p/ compra bonif.? - VALBONIFPEDNOT" (que por padrão é desligado) esteja ativado.
Com o referido parâmetro ativado, na aba "Pedidos", grade "Itens importados", ao clicar no botão "Ligar pedidos mais antigos", as ligações só poderão ser feitas entre notas bonificadas e pedidos bonificados e vice versa. Já na grade "Pedidos disponíveis", ao clicar no botão "Buscar novos pedidos", caso a nota seja bonificada, só serão apresentados pedidos bonificados e vice versa.
Nota: O sistema também realiza as validações a respeito de pedidos e notas bonificadas, quando este procedimento é realizado na Central de Compras por meio do botão Outras Opções, opção "Importar XML de nota fiscal eletrônica" ou "Importar XML de nota fiscal eletrônica (substituindo itens)", e ainda pelo botão Outras Opções na grade de itens na opção "Documentos relacionados"; no pop-up que é aberto por meio desta opção, caso seja feita a tentativa de lidação de um pedido bonificado com alguma nota não bonificada e vice versa, será exibida uma mensagem de erro, impedindo tal ligação.
O parâmetro "Usar o mesmo CR/Projeto/Natureza da nota? - USACRPROJNATCAB" quando habilitado, fará com que os campos "Projeto", "Natureza" e "Centro de Resultado" do "Financeiro da Nota", estejam preenchidos com os mesmos dados apresentados nestes campos presentes no "Cabeçalho da Nota". Caso algum destes campos seja modificado no Cabeçalho da Nota, quando esta alteração é salva, o Financeiro da Nota também é modificado.
Com o parâmetro acima mencionado desativado, o Centro de Resultado, Natureza e Projeto do Financeiro da Nota, serão alimentados com esta informação correspondente, na aba Parcelas do "Tipo de Negociação". Caso estes campos não estejam preenchidos no Tipo de Negociação, os três campos no Financeiro da Nota serão alimentados com os mesmos informados no Cabeçalho da Nota.
Em específico para o Centro de Resultado, caso este não esteja informado no Tipo de Negociação, este será preenchido no Financeiro da Nota, com o valor informado no cadastro de "Vendedores/Compradores"; não sendo este informado, será pega a informação da aba Identificação no Cadastro de Usuários; caso este também não esteja informado, o Centro de Resultado do Financeiro da Nota irá seguir ao preenchimento realizado no Cabeçalho da Nota.
A utilização do parâmetro "TOP a ser utilizada no portal de importação de XML - TOPIMPORTXML" possibilita a utilização de duas opções, a saber:
- TOP de destino do pedido de compra;
- Modelo de importação.
Optando-se por uma destas duas alternativas, o sistema apresenta o seguinte comportamento:
Quando o parâmetro TOPIMPORTXML estiver igual a "TOP de destino do pedido de compra", o sistema sempre irá verificar o campo <xPed> do arquivo XML importado e tentar encontrar os pedidos de compra no sistema a partir do número encontrado.
- Se o XML importado não possuir a informação do campo <xPed>, o sistema não irá preencher a TOP para importação e ficará a seu cargo a informação da mesma.
- Se o XML importado possuir a informação do campo <xPed>, mas os pedidos de compra não forem encontrados no sistema, este não irá preencher a TOP para importação e ficará a seu cargo a informação da mesma.
- Se encontrar mais de um pedido, que tenham mais de uma TOP, o sistema não irá utilizar qualquer TOP para processar a importação do XML, ficando a seu cargo informar qual TOP deseja usar.
- Se encontrar um ou mais pedidos que possuam a mesma TOP, o sistema irá verificar qual a TOP de destino configurada em seu cadastro.
Quando o parâmetro TOPIMPORTXML estiver definido com a opção "Modelo de importação", o sistema sempre irá utilizar a TOP do modelo de importação para processar a importação do XML.
Vale salientar que, em ambos os casos, você poderá editar a TOP sugerida pelo sistema para realizar a importação.
O parâmetro "Permitir alterar TOP na importação de XML de nota já criada? - PERMALTTOPXML" quando ligado, na importação do XML de uma nota já criada, permite realizar a alteração do Tipo de Operação - TOP no Portal de Importação de XML. Sendo que, esta alteração só será permitida quando o campo "Status" estiver como Divergência ou Pendente.
Quando o parâmetro "Pode ligar nota ao pedido com o parceiro matriz? - LIGPEDPARCMAT" estiver ativado, na importação do XML se o Parceiro da Nota possuir um Parceiro Matriz, será apresentada uma janela para a escolha do Parceiro a ser utilizado na busca dos Pedidos para a ligação. Nesse caso, você pode escolher o Parceiro da Nota ou o Parceiro Matriz.
Observação: O parâmetro "Considerar Data Negociação no cálculo do ICMS ST - STPORDATA" determinará se a data de negociação da nota será considerada na busca do ICMS ST. Desta forma, quando este encontrar-se habilitado, ao realizar a importação de um XML onde o ICMS ST por pauta deverá ser calculado, a consulta será realizada utilizando a data de negociação. Por outro lado, caso este parâmetro esteja desabilitado, ao importar um XML, a data considerada para busca do imposto será a data atual.
Ao ligar o parâmetro "Considerar CNPJ/CPF e IE na importação do XML? - CONCNPJIEIMPXML", teremos que caso por meio do Portal de Importação de XML for encontrado mais de um CPF/CNPJ em uma mesma empresa e este não possuir informação de Inscrição Estadual no grupo de tag <dest>, o sistema emitirá uma mensagem o informando que há mais de uma empresa cadastrada com estas informações e que não foi possível realizar a definição da empresa.
Ao habilitar o parâmetro "Importar arquivos ZIP pelo modo Rápido? - IMPZIPMODFAST", o sistema irá executar o processo de importação rápida, e após a importação, os arquivos processados serão importados conforme as configurações realizadas na tela Agenda do Processamento de XML.
Você poderá informar nos parâmetros "Natureza padrão p/Importacao CTe Emiss. Prop.- NATPADIMPCTEP" e "CR padrão p/Importacao CTe Emiss. Prop.- CRPADIMPCTEP", o código da Natureza e do CR, respectivamente, que serão utilizados na importação do XML de CTe de Emissão Própria.
Você pode informar no parâmetro "CFOPs p/ ligar notas c/ tag finNFe 1 na imp XML - CFOPLIGNFEIXML", os CFOP's da nota de retorno, pois, dessa forma, quando a importação de um XML de retorno de industrialização for realizada, o sistema realizará o vínculo com a nota fiscal de remessa. Porém, se a chave de referência localizada na tag <refNFe>, não encontrar-se em nenhuma nota, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"A nota nro. xxxxxx é uma nota de retorno, mas não possui notas eletrônicas de remessa correspondentes na base, a importação não será realizada."
Portanto, na ausência da chave de referência, a marcação "Desconsidera Nfe de orig. referenciada? (Importação de XML)" da aba NF-e/NFC-e da TOP poderá ser acionada. Assim, a nota será importada, mas, o vínculo com a nota de origem não será realizado.
Para a importação do XML do CT-e, o sistema não considera o Tipo de Operação-TOP informado na aba Modelo de Importação de XML que foi vinculado nas Preferências da Empresa. Isto é, atualmente o sistema busca a TOP definida no campo "Tipo Operação" localizado no botão Outras Opções, opção Preferências de Importação do CT-e, seção "Movimentação Financeira". No entanto, quando o parâmetro "Preferir TOP digitada na importao de CT-e?- TOPDIGIMPXMLCTE" estiver ligado, na Central de Compras o sistema informará a TOP definida na grade do Portal de Importação.
Já quando o parâmetro Preferir TOP digitada na importao de CT-e?- TOPDIGIMPXMLCTE estiver desligado e a marcação "Importar CT-e com Cabeçalho" da seção "Nota de Compra" estiver marcada, o sistema informará no XML do Portal de Importação o Tipo Operação informado na seção Movimentação Financeira. E na Central de Compras, será apresentada a TOP informada na seção Nota de Compra.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.