Neste artigo, trataremos das etapas para a configuração do recebimento via Pix por meio do PDV Web e Sankhya Checkout.
Configuração das Credenciais Pix
Com as informações de credenciais Pix recebidas da instituição bancária (Itaú ou Banco do Brasil), o primeiro passo é configurá-las no Sankhya Om. Assim, acesse a tela Preferências da Empresa, selecione a empresa em que os recebimentos serão creditados e informe na aba PIX os seguintes campos:
- Chave da API Pix Checkout
- Senha do Cliente Pix Checkout
- ID do Cliente Pix Checkout
- Chave PIX
- URL PIX
Para o Pix do Banco Itaú é necessário entrar em contato com o Service Desk Sankhya, munido dos dados de credenciamento adquirido junto à instituição bancária para geração do certificado exigido.
Sendo que, para a geração do certificado digital é imprescindível que o Token temporário gerado pela instituição bancária tenha sido gerado em até três dias antes da abertura do chamado no Service Desk.
Portanto, fique atento quanto ao prazo de contato junto ao Service Desk, pois não será possível gerar certificado de tokens com prazo vencido, sendo necessário entrar em contato novamente com a instituição bancária para geração de um novo Token temporário.
PDV Web
Configurações para o Recebimento via Pix
Cadastro do Tipo de Título
Na tela Tipos de Título cadastre um novo Tipo de Título para as operações de Pix POS. Para isso, clique no botão "Cadastrar Tipo de Título" informe a "Descrição" do registro e selecione no campo "Subtipo", a opção "PIX POS".
Ainda nessa tela, acione na aba Geral a marcação "Utiliza POS".
As configurações da aba Preferências de Cartão da tela Tipos de Título também possuem influência nas operações de Pix POS.
Ainda na aba Geral, selecione no campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" a opção "17-Pagamento Instantâneo (PIX)".
Na aba Fast Service, ative a marcação "Utiliza no Fast Service?".
Tipo de Título para o Pix POS
Para o Pix POS, além dos passos de cadastro de Pix mencionados anteriormente, será necessário configurar as seguintes informações:
Na tela Tipos de Título cadastre um novo tipo de título para operações em Pix POS. Para isso, clique no botão "Cadastrar Tipo de Título", informe a "Descrição" do registro e selecione no campo "Subtipo" a opção "PIX POS".
Ainda nessa tela, acione na aba Geral a marcação "Utiliza POS".
E em seguida, informe na aba Preferências do Cartão o campo "Operação CTF" com a opção "Débito", uma ves que também poderão ser utilizadas em operações PIX POS.
Cadastro do Tipo de Negociação
Acesse a tela Tipos de Negociação, aba Parcelas e vincule no campo "Tipo de Título" o tipo de título cadastrado anteriormente.
Configurações adicionais para o Recebimento no PDV Web
O recebimento dos valores das mercadorias será realizado com o acionamento do botão "Receber", no entanto, algumas configurações serão necessárias para que esse processo ocorra de forma correta. Iremos abordar cada um delas:
Nas Preferências da Empresa, sub-aba NFC-e (sub-aba NF-e/NFC-e da aba Documentos Fiscais Eletrônicos), "Seção NFC-e", habilite a marcação "Utiliza troco no PDV Web";
Observação: ao ser realizada uma venda por Tipo de Negociação que contenha troco, será apresentado um pop-up "Recebimento em dinheiro", não havendo possibilidade de receber por meio de outras opções como ocorre no recebimento por Tipo de Título.
As formas de pagamento do PDV Web, sendo elas Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito e Cartão de Débito, devem estar devidamente configuradas e associadas a um tipo de título. Esta associação é feita no cadastro de Tipos de Título, por meio dos campos "Tipo de pgto para NFC-e/NF-e/CF-e" (aba Geral) e "Operação CTF" (aba Preferências de Cartão).
Além disso, habilite o parâmetro "Usa recebimento com carto (CTFClient)? - USARECEBCARTCTF" para que a comunicação entre o Sankhya Om e o TEF-SiTef seja realizada.
Na tela Configurador de Layout da Nota, indique através do campo "Tipo Recebimento" qual será a forma de recebimento a ser utilizada.
Desse modo, ao solicitar o recebimento, o sistema estará pronto e levará em consideração o Tipo de Recebimento selecionado. Sendo que, ao optar pela opção Ambos será necessário indicar um dos tipos para dar continuidade no processo:
Recebimento com Pix no PDV Web
Na tela PDV Web, após a efetuar uma venda, na tela de recebimento, pode-se receber por Pix o tipo de título e o tipo de negociação configurado nas etapas anteriores.
No recebimento com Tipo de Título, o tipo de título configurado estará disponível na opção "E - Pix". Assim, ao informar o "Valor à Receber" e clicar no tipo de título da opção E - Pix, o QR Code será exibido na tela para leitura no aplicativo do banco do cliente pagador.
No recebimento com Tipo de Negociação, o tipo de negociação configurado deverá ser informado no pop-up "[F2] Identificar". Depois, na tela de recebimento, clique no botão "Receber", assim, o QR Code será exibido na tela para leitura no aplicativo do banco do cliente pagador.
Observações:
- No Sankhya Om, os recebimentos realizados por Pix irão constar na Conta Caixa PDV do usuário logado. Os valores recebidos serão creditados diretamente na conta Pix configurada para a Empresa. Além disso, as transferências entre as contas no Sankhya Om não serão feitas de forma automática, devendo o usuário realizar essa operação para futura conciliação bancária.
- O pagamento realizado por "PIX" no PDV Web, não será registrado na tabela TGFPIX. De forma que, quando o financeiro da transação for aprovado, a marcação "Recebido" da aba Geral da Movimentação Financeira será automaticamente habilitada.
- Ao gerar o Qr Code para pagamento via PIX, o sistema ficará validando de tempo em tempo, o retorno de confirmação de pagamento retornado pela API. Quando o pagamento for confirmado, a marcação Recebido do financeiro vinculado ao ID da transação será habilitada. Lembrando que, a baixa ocorrerá após a confirmação da nota, ao finalizar a venda no Pdv Web. Para conferir, basta filtrar a Empresa vinculada à nota, o código do Usuário logado no sistema e a Conta selecionada no processo de baixa por tipo de título. Importante ressaltar, que essa conta deve estar parametrizada no campo "Número da conta padrão na baixa" das Configurações do Usuário na tela Usuários.
Recebimento com Pix POS no PDV Web
No recebimento com Tipo de Título, o tipo de título configurado estará disponível na opção "E - Pix". Assim, ao informar o "Valor à Receber" e clicar no tipo de título da opção E - Pix, na modalidade Pix POS, o pop-up de recebimento em Pix POS será exibido para que seja informado os seguintes dados da transação:
No campo "NSU" informe o número sequencial único.
Depois, indique a quantidade de parcelas no campo "Qtd. Parcelas". Em seguida, defina a data da transação no campo "Dt. Transação". Por fim, no campo "Vlr Transação" informe o valor da transação.
Feito isso, clique em "Confirmar".
Já no recebimento com Tipo de Negociação, o tipo de negociação configurado deverá ser informado no pop-up "[F2] Identificar". Depois, na tela de recebimento, clique no botão "Receber", assim o pop-up de recebimento em Pix POS será exibido para que seja informado o Número Sequencial Único-NSU identificador da transação realizada.
Nota: para realizar a exclusão de notas com recebimento no cartão POS, basta ligar o parâmetro "Permite excluir financeiros POS - PEREXCFINPOS".
Recebimento com Pix TEF no PDV Web
O uso dessa funcionalidade é exclusivo para a integração com a Sitef (SkyTEF).
Para receber um Tipo de Negociação ou um Tipo de Título com o Pix do tipo "TEF", realize as configurações de acordo com o tópico Configurações para o Recebimento via Pix.
Com as configurações acima previamente realizadas, na tela PDV Web, inclua um Novo documento no Portal, assim, na tela de recebimento, ao acionar o botão "Concluir" será apresentado um pop-up para confirmar o recebimento com Pix.
Observação: a conta da baixa ultilizada para o recebimento com Pix TEF será a informada na aba PIX das Preferências da Empresa.
Nota: no Portal do TEF Nuvem, é necessário cadastrar as credenciais do banco (PSP Recebedor). Após o cadastro, entre em contato com o Suporte SKYTEF para que seja habilitado o Pix na licença do TEF do estabelecimento.
Canais de Atendimento Suporte SKYTEF:
- 11-2175-9501 /2175- 9500 / 11- 4550-1450 / 0800-9797-625;
- E-mail suporte.tef@skytef.com.br;
- Para obter o suporte pelo chat, acesse o site www.skytef.com.br.
Observação: caso a comunicação seja realizada através do Clientmodular, será necessário incluir a configuração abaixo no arquivo "Clientetrn.ini.", localizado na pasta "c:/Client":
[BOTOES_HABILITADOS]
btCarteirasDigitais=1
Ressaltamos que antes de efetuar este procedimento, é necessário pausar o "clientSitef" e, em seguida, reiniciar para validação da configuração.
Cancelamento de recebimento via Pix TEF
Ao realizar uma venda com recebimento via Pix TEF, é possível efetuar o cancelamento do pagamento, caso o recebimento ainda não esteja finalizado.
Para isso, acione o botão "Cancelar" e no pop-up "Estornar Recebimento PIX TEF" clique no botão "Estornar".
Ao clicar no botão Estornar, o sistema fará o chamado ao client SITEF. Nele, selecione a carteira digital "Pix" e clique em "Confirmar". Em seguida, informe a "Data da Transação" e o "Número do documento". Clique em "Confirmar", para que o cancelamento seja efetivado.
Observação: após a confirmação do cancelamento pela SITEF, na Movimentação Financeira será criado um movimento de Receita e outro de Despesa e o primeiro lançamento financeiro gerado no recebimento será excluído automaticamente.
Sankhya Checkout
Configurações para o recebimento Pix TEF
O uso dessa funcionalidade é exclusivo para a integração com a Sitef (SkyTEF).
Para realizar o recebimento Pix TEF no Sankhya Checkout, primeiramente, é preciso configurar os Tipos de Títulos no Sankhya Om.
Depois, na tela Preferências da Empresa, acesse a aba Geral e selecione no campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" a opção "17 - Pagamento Instantâneo (PIX)".
Desse modo, o sistema estará apto para realizar o recebimento com Pix TEF no Sankhya Checkout.
Agora, acesse o Sankhya Checkout e informe no menu Preferências, aba Integrações o "Tipo de Título para recebimento em PIX TEF" conforme os Tipos de Títulos criados anteriormente no Sankhya Om.
Depois, no Cadastro de Perfis do Sankhya Checkout, habilite a marcação "Receber em PIX TEF" (aba "Venda") ao cadastrar/configurar um perfil Caixa.
Essa marcação ficará disponível apenas quando o campo "Gateway de recebimento com cartão (TEF)" do "Cadastro de Checkouts" (aba "TEF") for definido com a opção "SiTeF".
Nota: ao ativar as marcações Receber em PIX POS e Receber em PIX TEF juntas, ou a marcação "Marcar todos" o sistema exibirá uma mensagem o informando que as marcações Receber em PIX POS e Receber em PIX TEF são exclusivas, isto é, deve-se acionar somente uma delas.
Dessa forma, ao realizar o recebimento de uma nota, o QRCode será gerado e ao efetuar o pagamento, o comprovante da transação será impresso.
Cancelamento de recebimento em Pix TEF
Ao realizar uma venda com recebimento parcial no Pix TEF, é possível efetuar o cancelamento do pagamento, caso o recebimento ainda não esteja finalizado. Considere o seguinte exemplo desse processo:
Na tela "Vendas" do Sankhya Checkout foi incluído um produto que terá uma parte do seu valor pago via Pix TEF.
Assim, após o Recebimento via Pix TEF, caso seja necessário efetuar o cancelamento desse valor, acione o atalho -N, desse modo, será apresentado um pop-up com o Número Sequencial Único-NSU, copie o valor informado.
Depois, no "Módulo SITEF" selecione a carteira digital "Pix" e clique em "Confirmar". Em seguida, em informações adicionais, selecione a opção "QR code do Estabelecimento" e clique em "Confirmar". Agora, informe o "Valor" que deseja cancelar, a "Data da Transação" e no campo "Número do documento" informe o NSU copiado anteriormente. Clique em "Confirmar", para que o cancelamento seja efetivado.
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