Módulo: Configurações > Consultas Versão disponível: A partir da 4.29
O objetivo dessa tela é possibilitar a governança de registros sem origem identificadas, podendo abranger: transações financeiras, dados de compras e de vendas que não podem ser rastreados de uma origem específica.
Cumpre salientar que esses registros não serão bloqueados ou restringidos de qualquer forma, na verdade, eles serão exibidos e processados normalmente no Sankhya Om.
Serão classificados como registros não identificados os documentos, como, notas ou financeiros, que forem inseridos diretamente no banco de dados do Sankhya.
O usuário pode inserir documentos assim por meio de integrações externas que não utilizam o Gateway ou por customizações como extensões (addons), botão de ação ou qualquer outra customização que utilize native SQL ou objetos de banco de dados como procedures e triggers para inserir os registros.
A identificação da origem dos registros é importante para a integridade do Sankhya Om, bem como para manter a rastreabilidade e segurança.
Essa tela possui as seguintes funcionalidades:
Funcionalidades da tela |
Apresentação dos Alertas de Registros Sem Identificação de Origem |
Apresentação dos Alertas de Registros Sem Identificação de Origem
Os alertas referentes aos registros sem identificação de origem serão apresentados no cabeçalho das rotinas: Movimentação Financeira, Portal de Compras, Portal de Pedidos, Portal de Caixa, Portal de Mov. Internas, Portal Armazéns, Antecipação de Recebíveis e Portal de Vendas quando um registro sem origem identificada for detectado, com o propósito de auxiliar o usuário na identificação eficiente desses registros.
A mensagem aparecerá no topo das respectivas telas, da seguinte forma:
"Registros sem origem identificada foram adicionados ao SankhyaOm. Para assegurar a integridade dos seus dados, saiba como prevenir essa situação no futuro. Saiba Mais"
Observação: a mensagem de alerta, no cabeçalho das telas citadas anteriormente, será apresentada apenas para novos clientes Sankhya. Mas não se preocupe, a tela Registros não Identificados, que relaciona todas as notas ou documentos financeiros que não tiverem a origem reconhecida, está disponível para todos os nossos clientes a partir da versão 4.29 do Sankhya Om.
Motivos para Alertas
Os alertas, acima mencionados, podem surgir por vários motivos, incluindo:
Inserção Direta de Dados: quando um usuário insere manualmente no banco de dados informações financeiras, registros de vendas ou compras no sistema, eles podem não ser associados a uma fonte específica;
Integrações Externas via Banco de Dados: integrações com outras plataformas ou sistemas podem gerar registros que não passam diretamente pelo API Gateway, tornando a origem menos clara, como, por exemplo: importações de arquivos realizados fora do Sankhya Om ou aplicativos mobile.
Customizações sem boas práticas: customizações que não seguem as boas práticas, ou seja, que não utilizam de serviços nativos do Sankhya Om, pois inserem registros diretamente nas tabelas Cabeçalho da Nota e Financeiro. Este tipo de prática pode ser prejudicial à integridade do sistema e gerar os seguintes impactos:
- Violação de Regras de Negócio: inserções diretas podem ignorar regras de negócio implementadas para garantir a coerência e a integridade dos dados. Isso pode levar a inconsistências e a dados incorretos que afetam a operação do sistema.
- Falta de Validações: os serviços nativos do Sankhya Om realizam várias validações antes de permitir a inserção ou atualização de dados. Quando registros são inseridos diretamente, essas validações não ocorrem, o que pode resultar em dados inválidos ou corrompidos.
- Cálculos Nativos: muitos processos no Sankhya Om dependem de cálculos automáticos realizados durante a inserção ou atualização de registros. Inserções diretas podem evitar esses cálculos, resultando em valores incorretos ou em falta de dados importantes.
- Impacto na Manutenção e Atualização: customizações fora das boas práticas podem dificultar a manutenção do sistema e a aplicação de atualizações futuras. Isso porque as atualizações podem não considerar essas customizações não padrão, levando a falhas e incompatibilidades.
- Desempenho: existe a possibilidade de as inserções diretas não serem otimizadas da mesma forma que as operações realizadas através dos serviços nativos. Isso pode levar a problemas de desempenho, especialmente em sistemas com grandes volumes de dados.
- Suporte e Diagnóstico: problemas decorrentes de customizações inadequadas são mais difíceis de diagnosticar e resolver. O suporte técnico pode ter dificuldades em entender e corrigir problemas que surgem devido a essas práticas.
Benefícios para adequação
A adequação para identificação dos registros oferece benefícios significativos, incluindo:
- Rastreabilidade: melhora a capacidade de rastrear e verificar a origem de todas as transações e dados. O registro correto e completo de informações é essencial para rastrear o histórico das operações, sua completude transacional e garantir a transparência em suas atividades;
- Segurança Financeira: reduz o risco de registros fraudulentos ou não autorizados. Inserir registros diretamente no banco de dados ou por API não autenticada pode criar vulnerabilidades de segurança, expondo seus dados a riscos de acessos não autorizados ou manipulação indevida;
- Integridade de Dados: contribui para a integridade e precisão dos dados no sistema. A integridade dos dados é fundamental quando se trata de lidar com as complexas regras de negócio, transações, registros contábeis e fiscais, além do correto controle do estoque em sua organização. Manter a integridade dos dados significa que suas informações estão completas, precisas e seguras, garantindo a confiabilidade de todos os aspectos de suas operações.
Ação Recomendada
Caso receba um alerta devido a registros sem identificação de origem, é importante tomar as seguintes ações:
Revisão dos Registros: analise os registros em questão para determinar sua validade e correção. Esta revisão poderá ser realizada através dessa tela.
Se os registros parecerem corretos, nenhuma ação adicional é necessária, no entanto, ao identificar registros suspeitos, contate sua equipe de TI para análise e ajustes internos.
Atribuição de Origem: se possível, solicite ao seu fornecedor da solução integrada do Sankhya o ajuste da integração para adequação da aplicação para utilizar o Gateway Sankhya.
Customizações: tais como addons, botão de ação, ação agendada, regra personalizada, por exemplo, devem utilizar serviços nativos do Sankhya Om, para serem utilizadas as regras de negócios, validações e cálculos nativos. Assim, o desenvolvimento de customizações devem utilizar as seguintes boas práticas:
- Utilização de APIs e Serviços Nativos: utilize as APIs e serviços nativos disponíveis no Sankhya Om para realizar inserções e atualizações de registros de notas e financeiros. Esses serviços já incluem todas as validações e regras de negócio necessárias. Além disso, possibilita a identificação correta de origem destes registros;
- Customizações através dos padrões do framework: utilize os padrões de governança e desenvolvimento do framework de customização recomendados pelo Sankhya Om. Estes padrões foram projetados para permitir customizações sem comprometer a integridade do sistema e a identificação da origem de registros gerados por customizações.
Grade Pedidos e Notas
Nesta grade serão apresentados a lista de registros sem origem conhecida para movimentos dos tipos:
1-NF Depósito | B-Movimento bancário | J-Pedido de Requisição |
2-PD Devol. | C-Compra | K-Pedido de Transferência |
Procuração | D-Devolução de venda | L-Devolução de Requisição |
Warrant | E-Devolução de compra | M-Devolução de Transf. |
3-Saídas | F-Produção | N-Entradas |
4-Faturamento | G-Pagamento | O-Pedido de compra |
8-RD8 | I-Financeiro | P-Pedido de venda |
Q-Requisição |
R-Recebimento |
T-Transferência |
V-Venda |
O botão "Atualizar" recarrega a tela para que novos registros sejam exibidos.
O botão "Exportar grade para PDF" permite gerar relatórios em PDF, planilha XLS ou XLSX e cubo de dados.
Grade Financeiros
Aqui são apresentadas a lista de registros sem origem conhecida e títulos financeiros.
Para obter detalhes de algum registro específico, basta dar um duplo clique nele que a tela será redirecionada para a Central de Compras, Central de Vendas ou Movimentação Financeira.
Para saber mais sobre as boas práticas de integração estabelecidas pela Sankhya, e delimitar os riscos informados acima, explore nossos recursos detalhados:
Integração:
Sala da comunidade para dúvidas
Recursos de Capacitação Técnica
Addons (Customização):
Sala da comunidade para dúvidas
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