Módulo: Comercial > Consulta Versão disponível: A partir da 4.13
O Portal de Caixa é uma tela semelhante ao Portal de Vendas, tanto em relação ao seu layout, quanto nas suas funcionalidades. Através dessa tela você poderá gerenciar suas vendas para efetivar o recebimento e realizar novas vendas em seu PDV.
Para ter acesso à essa rotina é necessário que você tenha o opcional "30783 - OPERAÇÕES DE CAIXA/ W".
Essa documentação aborda os seguintes tópicos:
Tipo de Movimento | Filtro Personalizado | |
Filtros rápidos | Status Documentos | |
Itens | Liberações | |
Parceiros | Vendedores | |
Grade - Resultado da seleção | Grade - Itens | |
Painel de acesso rápido |
Tipo de Movimento
Ao acessar o Portal de Caixa, você deve primeiramente definir o "Tipo de Movimento" a ser trabalhado. Diferente do Portal de Vendas, nessa tela temos disponíveis apenas os tipos "Pedido de venda", "Nota de venda", "Canceladas" e "Todos (exceto canceladas)".
É importante citar que as movimentações do tipo Orçamento, serão apresentadas juntamente com os "Pedidos de Venda" (caso nenhum filtro que os diferencie, seja configurado).
Através do botão "Filtrar Top(s)", localizado à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, você pode selecionar o Tipo de Operação - TOP desejado, de acordo com o tipo de movimento definido, por exemplo, sendo escolhido o tipo de movimento Nota de Venda, serão exibidas apenas as TOP's cadastradas que correspondem à esse tipo de movimento.
Filtro Personalizado
A seção "Filtro Personalizado" é destinada à construção de filtros específicos de cada processo e/ou pessoa.
O acionamento do botão "Filtro" abre uma nova tela para que você crie, edite ou delete um filtro.
Filtros rápidos
Na aba "Filtros rápidos" temos os campos que irão auxiliar na localização de pedidos e notas, de maneira direcionada, rápida e singular.
Inicialmente, é possível que você determine a apresentação dos documentos considerando o período em que eles foram negociados ou movimentados, através dos campos "Data da negociação" ou "Data do movimento", respectivamente. Além da possibilidade de configuração manual, essas duas datas podem ter sua definição previamente estabelecida por meio do botão "Outras Opções...", opção "Preferências".
Observação: Selecionando o Tipo de Movimento Canceladas, será possível trabalhar com o "Período de Cancelamento" das notas.
O "Número do documento" se refere ao número do pedido ou nota. Aqui você poderá buscar por apenas um documento, informando o mesmo número em ambos os espaços, ou pesquisar por lançamentos efetuados dentro de um determinado intervalo de numerações.
Na tentativa de localizar apenas um documento, você pode fazê-lo através do "Número único" da nota; essa é uma numeração gerada interna e exclusivamente para cada documento no sistema.
É possível filtrar os documentos desejados, informando aquele que gerou a nota e/ou aquele para o qual a nota foi gerada, ou seja, "Empresa" e "Parceiro", respectivamente.
Status Documentos
Essa aba permite que você pesquise os documentos de acordo com o seu "Status NF-e", "Status NFS-e" e/ou "Status CF-e".
Itens
Nessa aba você poderá pesquisar pelos documentos desejados, considerando o "Produto/Serviço" que foram inseridos nos mesmos.
Além disso, na "Situação do item" é possível definir se serão apresentados os documentos que contenham item "Pendente", "Não Pendente" ou em "Todas" as situações.
Liberações
A aba de "Liberações" está diretamente ligada à rotina de Liberação de Limites e a coluna Liberação apresentada na grade Resultado da seleção, pois essa última exibe a situação do documento em relação à rotina mencionada. Nessa aba temos as seguintes opções:
- Sem pendência: Essa situação diz respeito a um documento que não possui liberações a serem feitas pra ele, ou seja, ele segue o fluxo de processos na empresa, sem a necessidade de nenhuma autorização vinda de outros usuários (gestores);
- Reprovado: Aqui temos um documento que passou pela avaliação de um liberador e ele não autorizou a solicitação realizada. Por exemplo, um vendedor solicita um determinado percentual de desconto em uma nota e o gerente de vendas decide por não conceder o desconto requerido.
- Pendente: Um documento se encontra nessa situação quando alguma solicitação de liberação foi feita pra ele, porém o usuário liberador ainda não avaliou sua concessão.
- Aprovado: Ao solicitar alguma liberação para um documento qualquer e o usuário liberador o concede, teremos o documento com este status.
Parceiros
A aba "Parceiros" permite a escolha dos parceiros para os quais foi efetuado o lançamento de documentos, de modo a serem filtrados na grade Resultado da seleção.
Ao clicar no botão "Adicionar" será aberto o pop-up "Pesquisando 'Parceiro'" para buscar os parceiros que terão seus pedidos e notas verificados.
O botão "Remover" retira o(s) parceiro(s) marcados na caixa da listagem construída.
Por fim, o botão "Limpar" apaga todos os parceiros presentes na listagem, marcados ou não.
Vendedores
Através dessa aba você poderá adicionar, remover ou limpar vendedor(es).
Grade - Resultado da seleção
A grade Resultado da seleção é alimentada com os documentos resultantes da configuração previamente realizada nos filtros. Um duplo clique sobre qualquer linha da grade, abrirá a tela PDV Web para visualização detalhada do documento.
Podemos observar no alto da grade Resultado da seleção alguns botões que são essenciais para as rotinas possíveis de serem executadas no PDV Web. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Configuração da Grade: Quando esse botão for acionado, abrirá um pop-up com esse mesmo nome, onde você seleciona as colunas que irão compor a grade Resultado da seleção.
Novo documento: Esse botão abre a tela PDV Web posicionando-a para inserção de um novo documento correspondente ao Tipo de Movimento que se encontra selecionado. Você pode também escolher previamente o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, ou ainda o Layout que servirá de base para o novo lançamento.
Se houver um layout do PDV Web antigo com a marcação "Usar novo PDV Web" desligada, e acionar o botão de Novo documento, será apresentada a mensagem:
"Não foi encontrado layout PDV Web configurado".
Duplicar: Através desse botão, você pode efetuar a duplicação (cópia) de um documento selecionado na grade. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Duplicar/Copiar Documento", para informar a TOP, Série, Data de saída, determinar se o documento em questão irá atualizar preço, além de ser possível Selecionar Itens que irão compor o futuro documento.
Remover: Esse botão faz a exclusão do documento selecionado na grade, porém, atente-se para as condições de remoção de um documento do sistema, por exemplo, uma NF-e não pode ser excluída, apenas cancelada; um pedido de venda que possui uma nota a ele vinculado, não pode ser excluído sem primeiramente remover a nota do sistema, dentre outras situações.
Observação: após o recebimento da nota não será permitida a sua exclusão caso a Empresa informada esteja configurada com a opção "TEF" no campo "Tipo de PIX" (tela de Preferências da Empresa, aba PIX). {disponível na versão ≥ 4.20}
Imprimir: Por meio desse botão, você pode imprimir os dados apresentados na grade, ou definir a opção de impressão de acordo com o documento e/ou processo que está sendo executado. Temos as seguintes opções:
- Imprimir Nota;
- Imprimir Pix/Boleto;
- Imprimir Expedição;
- Imprimir Nota Adicional;
- Imprimir Danfe Simplificado;
- Desvincular Impressoras Substitutas;
Cancelar Nota: O acionamento desse botão invalida o documento.
Para cancelar o CFe (SAT/MFE), o usuário caixa deve ter a marcação "Gerente dos portais" acionada na tela Usuários, aba Segurança, seção “Controle”. Caso a mesma não seja configurada, após acionar o botão de cancelamento será apresentada a mensagem:
"A nota XXXX possui movimentações de caixa. Pode ser excluída somente pelo gerente".
Observação: após o recebimento da nota não será permitido o seu cancelamento caso a Empresa informada esteja configurada com a opção "TEF" no campo "Tipo de PIX" (tela de Preferências da Empresa, aba PIX). {disponível na versão ≥ 4.20}
Opções para Nota Fiscal Eletrônica: Através desse botão temos todas as opções acerca das Notas Fiscais Eletrônicas. No uso do Tipo de Movimento "Canceladas", esse botão é habilitado caso algum documento seja selecionado na grade Resultado da seleção.
Nesse botão, temos a opção "Consulta Inutilização de Numeração" onde será possível consultar as notas emitidas em contingência e que, por algum motivo, não foram canceladas, o campo "Motivo" será preenchido com o seguinte texto:
"PROCESSAMENTO AUTOMATICO DO NRO. PERDIDO AGUARDANDO POR ENVIO"
Porém, se houver uma inutilização da nota no Checkout, o seguinte texto será exibido no campo Motivo:
"Inutilização de numero de NFC-e em decorrência de problemas técnicos no Checkout."
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Por meio desse botão teremos acesso às opções que podem ser utilizadas quando for feito o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Opções para Nota Fiscal Consumidor Eletrônica: Através desse botão teremos acesso às opções utilizadas ao lançar uma NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
Cupom Fiscal Eletrônico: As opções apresentadas nesse botão permitem a verificação da comunicação e o funcionamento dos aparelhos SAT e MFE. Para isso, é necessário que esses equipamentos estejam vinculados ao usuário através do campo "Equipamento fiscal", da aba PDV Web, localizado na tela Usuários.
Nota: As funcionalidades abaixo estão disponíveis para o equipamento MFE, em decorrência da Dll de comunicação e da licença "30365 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO (MFE) / W" ativa.
Com essa configuração realizada, podemos utilizar as seguintes opções:
- Consultar SAT: Essa opção realiza testes de comunicação entre a Aplicação do Comercial (AC) e o Equipamento SAT.
- Consultar Status Operacional: Essa opção é responsável por verificar a situação de funcionamento do Equipamento SAT, sendo que, a consulta da AC para o Equipamento SAT deverá ser realizada através desta opção.
Observação: Para utilizar a opção acima, é necessário que a associação da assinatura tenha sido executada na tela Cadastro de Equipamentos Fiscais - ECF/SAT/MFE, botão "Outras Opções", através da opção "Associar Assinatura SAT".
- Teste Fim a Fim: Essa opção consiste em um teste de comunicação entre a AC, o Equipamento SAT e a SEFAZ.
- Gerar XML de envio para conferência CF-e: Você pode utilizar essa opção antes do envio e aprovação da nota para gerar o XML da nota e realizar a conferência das informações registradas.
- Gerar lote: Selecionando essa opção, será enviado o documento fiscal conforme o modelo 59 - Cupom Fiscal Eletrônico.
- Gerar Arquivo XML do CF-e: Utilize essa opção para obter o arquivo XML que já foi gerado, referente à nota selecionada.
- Consultar Ultima Sessão fiscal SAT: Essa opção permite que você consulte o último retorno fiscal.
Após o envio da nota, você poderá acompanhar o status do CF-e por meio da coluna "Status CF-e". Nela poderá ser apresentada os resultados abaixo:
- Aprovada: Esse status será exibido quando a nota possuir a autorização e for retornada a CF-e.
- Com erro de Validação: Será apresentado quando estiver com alguma falha na tentativa de autorização, ou seja, com rejeição.
- Enviada: Esse status será exibido quando a nota estiver em processo de aprovação, ou seja, a nota foi confirmada e enviada, porém ainda não foi retornada com autorização.
- Não é CF-e: Caso o documento de venda esteja com TOP que não é CF-e.
- Não enviada: Será indicado quando a venda foi confirmada, mas ainda não foi enviada.
Atenção! |
Para você conseguir utilizar os botões Duplicar/Copiar, Imprimir, NF-e, NFS-e, NFC-e e CF-e é necessário que as permissões de liberação sejam feitas previamente na tela de Acessos; caso contrário será apresentada a mensagem "Usuário não possui permissão". |
Grade - Itens
Na grade "Itens" serão apresentados os itens correspondentes ao documento selecionado na grade Resultado da seleção.
No alto da grade Itens temos alguns botões ligados ao tratamento dos itens pertencentes aos documentos selecionados. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Apresentado quando o Tipo de Movimento é um Pedido de Venda, esse botão possui as marcações Fica Pendente e Marcar como não pendente.
A opção Fica Pendente ao ser marcada, mantém o item pendente com base nas opções de Faturamento utilizadas; em casos de faturamento parcial do item.
Observação: Sobre a opção Fica Pendente, temos os seguintes detalhes:
- Ao ser assinalada, realizando-se alguma alteração na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna denominada Fica Pendente, será preenchida como Sim;
- Se desmarcada, e sendo executada alguma modificação na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna Fica Pendente, será apresentada como Não;
- A opção de marcar/desmarcar Fica Pendente é configurada por usuário.
Já a opção Marcar como não pendente quando acionada, faz com que o item não possa mais ser faturado, ou seja, a pendência que faturamento que existia a respeito do item, deixa de existir. Ao marcá-la, a coluna "Qtd. pendente" tem seu valor zerado, ou seja, não existirá mais quantidades pendentes.
O parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" influencia diretamente nestas marcações; quando habilitado, e em algum item de um pedido a opção "Marcar como não pendente" for acionada, será aberto um pop-up, para que seja informada uma justificativa para tal marcação. Trabalhando-se com esta funcionalidade, ao marcar um item como não pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório.
Ainda nesse botão, existe a opção "Gerar produção".
Será possível ainda, encontrar a opção "Faturamento", que ao ser pressionada apresentará as mesmas opções de faturamento existentes já na tela do Portal de Vendas:
- Faturar;
- Faturar pelo Estoque;
- Faturar pelo Estoque deixando pendente;
- Faturar Direto como DANFE de segurança.
Acesse o artigo Portal de Vendas, opção Faturamento e saiba mais.
Corte: Esse botão trabalha com o corte de itens em um pedido selecionado e será apresentado para uso quando selecionados os Tipos de Movimento "Pedido de Venda" ou "Nota de Venda"; ele é composto pelas seguintes opções:
- Cortar tudo: Retira todos os itens do pedido em questão;
- Cortar selecionados: Corta a quantidade total dos itens selecionados;
- Cortar não selecionados: Elimina a quantidade total dos itens que não estão selecionados;
- Limpar corte: Essa opção desfaz o corte realizado.
Nota: A seleção de itens ao utilizar as opções "Cortar selecionados" e "Cortar não selecionados" é feita mantendo-se pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e clicando sobre os itens desejados.
Nessa grade, temos a coluna "Qtd. corte", onde informa a quantidade a ser cortada do item selecionado, caso você não queira cortar o total de todos os itens de acordo com as opções do referido botão.
Visualizar itens agrupados: Para que seja realizado o agrupamento dos itens, o sistema verificará a "Empresa", "Código de Produto", "Local", "Controle", "Volume", "Pendente" e "Reserva"; se os mesmos forem iguais, o agrupamento será efetuado. Caso contrário, os registros serão exibidos em linhas separadas.
Painel de acesso rápido
O Painel de acesso rápido localiza-se no canto direito da tela e é caracterizado pela variedade de botões que podem ser disponibilizados para uso.
A configuração do painel é acessada através do botão "Configurar painel de acesso rápido" também localizado na região direita da tela, porém na parte superior. Ao pressionar o referido botão é aberto o pop-up "Configuração do painel de acesso rápido", onde serão disponibilizadas as opções correspondentes ao botão "Outras Opções...":
A intenção do Painel de acesso rápido é agilizar o acesso às funcionalidades mais utilizadas pelos usuários referentes ao botão Outras Opções.... É importante mencionar que todas as opções estão disponibilizadas para todos os Tipos de Movimento, porém, o sistema internamente controla a apresentação de cada opção em seu Tipo de Movimento correspondente, por exemplo, na operação de Nota de Venda, mesmo que todas as opções sejam selecionadas serão exibidas no painel apenas as opções condizentes com a operação de Nota de Venda.
Comentários
4 comentários
Olá,
Estamos utilizando o novo PDV Web
E vimos o aviso sobre o portal de caixa, porque surgiu a necessidade de ter esse portal de caixa e não usar o mesmo portal de vendas mesmo
OBS: uma dúvida que ficamos
Boa tarde, Ewerton! Como vai?
Apenas o Portal de Caixa será utilizado para as vendas com o PDV Web, dessa forma ele tem licenças e rotinas separadas para melhorar cada vez mais o produto a fim de oferecer a melhor experiência para os usuários do varejo.
Tudo bem, espero que você também
Só para entender melhor, no caso a tela que vemos do PDV Web (por exemplo quando vou faturar), no caso essa tela vai ser outra forma no caso par outros clientes. Ou ainda terá uma tela de recebimento diferente?
Bom dia, Ewerton!
Você pode realizar os pedidos no Portal de Vendas e Pedidos normalmente e importá-los para o PDV Web para executar o faturamento e recebimento.
Caso queira saber ainda mais sobre o PDV Web, nosso pessoal realizou um workshop bem completo sobre o tema, você pode assisti-lo por meio do link Workshop - Novidades e Atualizações do PDV Web.
Quaisquer dúvidas remanescentes, estamos à disposição.
Por favor, entre para comentar.