Módulo: Comercial > Consulta
Trataremos aqui dos aspectos que fundamentam a tela Portal de Compras; seus campos com seus respectivos preenchimentos e os botões e as situações que estes podem e/ou devem ser acionados.
Observação: O parâmetro "Utilizar novo layout para portais - USANOVOSPORTAIS" quando ativado, na utilização dos Portais de Compra, Venda ou Movimentação Interna, estes serão carregados em novos layouts; tem-se a geração dos dados na tela de acordo com Tipo de movimento escolhido. Com o parâmetro desativado, os portais serão exibidos em seu layout habitual. As imagens exibidas nesta documentação, foram capturadas com o parâmetro em questão acionado.
Importante: A partir da versão 3.24 do Sankhya-Om, a funcionalidade gerada pela ativação do parâmetro USANOVOSPORTAIS será um padrão no sistema, ou seja, mesmo que este se encontre desativado, os portais serão apresentados em novos layouts e não será possível utilizá-los na versão antiga.
Tipo de Movimento Filtro Personalizado
Filtros rápidos Status Documentos
Grade - Resultado da seleção Grade - Itens
Tipo de Movimento
A primeira medida a ser tomada ao acessar o Portal de Compras, é a definição do "Tipo de Movimento" a ser trabalhado; você poderá fazê-lo selecionando uma das seguintes opções:
- Pedido de Compra;
- Nota de Compra;
- Devolução de Compra;
- Conhecimento de Transporte;
- Canceladas;
- Todos (exceto canceladas).
É importante citar que as movimentações do tipo Orçamento, serão apresentadas juntamente com os Pedidos de Compra (caso nenhum filtro que os diferencie, seja configurado).
O botão localizado à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, é denominado "Filtrar Top(s)"; através dele, pode-se selecionar o Tipo de Operação - TOP desejado, de acordo com o tipo de movimento definido, por exemplo, sendo escolhido o tipo de movimento Nota de Compra, serão exibidas para escolha, as TOP's cadastradas correspondentes ao tipo de movimento Nota de Compra.
Observação: Quando o Tipo de Movimento estiver filtrando as Notas Canceladas, o Sankhya Om aplicará as regras por Empresa cadastradas na Central de Certificações e vinculadas aos usuários (Cadastro de Usuários, aba Validações), de forma a não permitir que estes visualizem informações da Empresa que foi associada à regra (campo "Permissão" = "Proibido") ou visualize apenas desta Empresa (campo Permissão = "Permitido").
Filtro Personalizado
A seção "Filtro Personalizado" é destinada à construção de filtros específicos de cada processo e/ou usuário.
O acionamento do botão "Filtro" abre a tela Filtros, onde é possível:
- Criar um novo filtro;
- Editar um filtro existente;
- Deletar filtros existentes;
- Editar filtro padrão - o filtro padrão é aplicado a todos que utilizam o sistema e, somente o usuário SUP pode alterá-lo.
Uma vez um filtro criado e selecionado para uso, ao lado da marcação "Filtro Personalizado" é apresentado a quantidade de filtros que estão sendo utilizados, o que facilita a percepção de que existem filtros personalizados que foram elaborados e encontram-se ativos.
Já o botão "Aplicar" faz a junção de todos os filtros criados (personalizados ou não) e apresenta os resultados correspondentes na grade Resultado da seleção.
Filtros rápidos
No quadrante "Filtros rápidos" temos os campos que irão auxiliar na localização de pedidos, notas etc, de maneira direcionada, rápida e singular.
O botão "Limpa o filtro" selecionado, ou seja, retorna a seção "Filtro Rápidos" para
o estado inicial "Sem filtro".
Inicialmente, é possível determinar a apresentação dos documentos considerando o período em que estes foram negociados ou movimentados, através dos campos "Data da negociação" ou "Data do movimento", respectivamente. Além da possibilidade de configuração manual, estas duas datas podem ter sua definição previamente estabelecida por meio do botão "Outras Opções...", opção Preferências.
Ao selecionar o Tipo de Movimento "Canceladas", será possível trabalhar com o "Período de Cancelamento" das notas.
O "Número do documento" se refere ao número do pedido, nota etc; você poderá buscar por apenas um documento, informando o mesmo número em ambos os espaços, ou pesquisar por lançamentos efetuados dentro um determinado intervalo de numerações.
Na tentativa de localizar apenas um documento, pode-se fazê-lo através do "Número único" da nota; esta é uma numeração gerada interna e exclusivamente para cada documento no sistema.
É possível filtrar os documentos desejados, informando aquele que gerou a nota e/ou aquele para o qual a nota foi gerada, ou seja, "Empresa" e "Parceiro", respectivamente.
Para consultar os lançamentos realizados por contrato, busque o registro no campo "Contrato". Nele, serão apresentados para seleção os Contratos de serviços que tenham o "Tipo de Financeiro" igual à "Despesa" e os Contratos de Armazenagem de Comercialização de Grãos do tipo "Compra Fixada" (configuração realizada na aba Comercialização, campo "Tipo de Contrato").
Observação: os contratos da modalidade "Armazenagem", serão apresentados para seleção apenas se o parâmetro "Visualizar contratos armazém no módulo serviços? - VISCONTARMSERV" estiver ligado.
Caso a empresa trabalhe com "Ordem de Carga", pode-se também localizar os documentos que a compõem, informando sua devida numeração.
Visando refinar ainda mais a busca, a marcação "Somente com carta de correção" quando realizada, exibe com base também nos demais filtros, os documentos que possuem carta de correção a eles vinculada.
Por fim, o quadrante Filtros conta com a marcação "Notas com diferença na geração do Livro" que leva em consideração o que é realizado na Geração ICMS/IPI, ou seja, as notas que apresentarem alguma divergência quanto a base de ICMS/IPI na execução da referida rotina, serão apresentadas na grade Resultado da seleção, com base também nos demais filtros.
Através do parâmetro "Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS" pode-se configurar no Portal de Vendas/Portal de Compras/Portal de Mov. Internas um intervalo em dias para se executar as pesquisas por Data da negociação e/ou Data do movimento. Caso não seja preenchido o filtro por Parceiro, Nº único ou Nº de documento, o prazo configurado neste parâmetro será respeitado. Valores menores que 0 não tem funcionalidade.
Ao executar uma consulta sem informar um prazo nos filtros de Data da negociação e/ou Data do movimento com o parâmetro configurado, a seguinte mensagem será exibida:
"Informe um período de até X dia(s) para "Data da negociação" e/ou "Data do movimento" ou informe um filtro por Parceiro, Número único ou Nro. documento."
É possível ainda configurar essa mesma funcionalidade de forma específica para o Portal de Compras, através do parâmetro "Máximo dias sem filtro parceiro Portal de compras - MAXDIASPORTCOMP".
Nota: quando o parâmetro "Máximo dias sem filtro parceiro Portal de compras - MAXDIASPORTCOMP" estiver configurado, este terá preferência sobre o parâmetro "Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais - MAXDIASPORTAIS".
Status Documentos
Este quadrante permite que você pesquise os documentos de acordo com o seu status; tem-se aqui, as seguintes opções:
- Status NF-e,
- Status NFS-e,
- Status CT-e.
Itens
Por meio do quadrante "Itens", podemos pesquisar pelos documentos desejados, considerando os "Produtos" ou "Serviços" que foram inseridos nos mesmos.
Além disso, na "Situação do item" definiremos se serão apresentados os documentos que contenham itens "Pendentes", "Não Pendentes" ou em "Ambas" as situações.
Liberações
O quadrante "Liberações" está diretamente ligado à rotina Liberação de Limites e a coluna Liberação apresentada na grade Resultado da seleção, pois esta última exibe a situação do documento, em relação à rotina mencionada; pode-se observar as seguintes opções de marcação:
- Sem pendência: Esta situação diz respeito a um documento que não possui liberações a serem feitas pra ele, ou seja, ele segue o fluxo de processos na empresa, sem a necessidade de nenhuma autorização vinda de outros usuários (gestores);
- Reprovado: Tem-se neste caso, um documento que passou pela avaliação de um usuário liberador e este não autorizou a solicitação realizada. Por exemplo, um funcionário solicita um determinado produto e o gerente de compras decide por não conceder o pedido requerido.
- Pendente: Um documento se encontra nessa situação, quando alguma solicitação de liberação foi feita pra ele, porém o usuário liberador ainda não avaliou sua concessão.
- Aprovado: Ao solicitar alguma liberação para um documento qualquer e o usuário liberador o concede, tem-se o documento com este status.
Parceiros
O quadrante "Parceiros" permite a escolha dos parceiros para os quais efetuou-se o lançamento de documentos, de modo a serem filtrados na grade Resultado da seleção.
Ao clicar no botão "Adicionar" será aberto o pop-up "Pesquisando 'Parceiro'" onde pode-se buscar os parceiros que terão seus pedidos, notas etc verificados.
O botão "Remover" retira o(s) parceiro(s) marcados na caixa da listagem construída.
Por fim, o botão "Limpar" apaga todos os parceiros presentes na listagem, marcados ou não.
WMS
Último local disponível no Portal de Compras para ser utilizado como filtro, o quadrante "WMS" trabalha com opções ligadas às rotinas de Conferência e o módulo WMS.
O "Status WMS" possui vínculo com os processos de Expedição; pode-se defini-lo para filtragem dos documentos, dentre as seguintes alternativas:
- Todos;
- Pedido parcialmente cortado;
- Enviado totalmente;
- Enviado parcialmente;
- Não enviado;
- Não controlado pelo WMS;
- Pedido totalmente cortado.
Já a "Situação WMS", também relacionada aos processos de Expedição, possui as seguintes opções de definição:
- Todos;
- Aguardando separação;
- Enviado para separação;
- Em processo separação;
- Aguardando conferência;
- Em processo conferência;
- Prob./Erro confirmação nota;
- Aguardando recontagem;
- Conferência validada;
- Aguardando conferência (separação);
- Conferência com divergência;
- Parcialmente conferido;
- Aguardando armazenagem;
- Enviado par armazenagem;
- Concluído;
- Aguardando confer. vol.;
- Armazenado parcial;
- Armazenado.
Observação: Para que o quadrante WMS seja apresentado, é necessário que a empresa possua em sua licença o Módulo WMS. Além disso, para sua correta utilização, é necessário que o filtro correspondente a este status esteja dentro das seguintes regras:
- No Tipo de Operação - TOP utilizado para o lançamento, o campo "Configuração p/ conferência" presente na aba Geral deve estar informado;
- No Cadastro do Produtos, a marcação "Excluir do processo de conferência" localizada na aba Geral, não deve estar assinalada; além disso, no lançamento efetuado o item precisa estar Pendente;
- Se na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" estiver definida como Antes de Faturar, será necessário que o lançamento na Central de Compras esteja confirmado;
- Caso na Configuração da Conferência, a marcação "Momento da conferência" esteja definida como Antes da Confirmação, é necessário que o lançamento na Central de Compras esteja liberado para conferência;
- O status da conferência deve estar em concordância ao que for selecionado pelo usuário pelo Portal de Compras.
Grade - Resultado da seleção
A grade "Resultado da seleção" é alimentada com os documentos resultantes da configuração previamente realizada nos Filtros Personalizados ou dos Filtros. Um duplo clique sobre qualquer linha da grade, abre a Central de Compras para visualização detalhada do documento.
Pode-se observar no alto da grade Resultado da seleção alguns botões que são essenciais para as rotinas possíveis de serem executadas no Portal de Compras. Consideremos sobre cada um deles:
Configuração da Grade: Este botão quando acionado, abre um pop-up com este mesmo nome, onde seleciona-se as colunas que irão compor a grade Resultado da seleção.
Exportar grade para PDF: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Novo documento: Este botão abre a Central de Compras posicionando-a para inserção de um novo documento correspondente ao Tipo de Movimento que se encontra selecionado. Pode-se também escolher previamente o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, ou ainda o Layout que servirá de base para o novo lançamento.
Duplicar: Por esta opção, efetua-se a duplicação (cópia) de um documento selecionado na grade. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Duplicar/Copiar Documento", onde informa-se a TOP, Série, Data de saída, e determinará se o documento em questão irá atualizar preço, além de ser possível Selecionar Itens que irão compor o futuro documento.
Importante: Para que a opção Duplicar se encontre disponível para utilização, o parâmetro "Permite duplicar pedidos/notas? - PODEDUPNF" necessita estar habilitado.
Observação: Ao realizar a duplicação de um documento, caso o parâmetro "Zerar descontos dos itens na duplicação da Nota? - ZERARDESDPNOTA" esteja ativado, e existam descontos informados nos itens ou no rodapé do documento duplicado, ao assinalar a opção Atualiza Preço e concluir o processo de duplicação, o desconto no novo documento gerado será zerado. Trabalhando-se com Descontos Promocionais, este comportamento não se repete, ou seja, mesmo como parâmetro citado habilitado, os descontos serão replicados de um documento para outro.
Nota: O parâmetro "Atualizar Preço na Duplicação de Pedido - ATUALPRECOPVEN" quando ligado, realiza a marcação automática da opção "Atualiza Preço", sendo possível desmarcá-la manualmente.
Ao duplicar um pedido/nota com o campo "Recalcular preço prod. ao faturar" (Tipo de Operação - TOP, aba Geral) assinalado, o sistema atualizará o preço mesmo que a opção Atualiza Preço se encontre marcada; quando o campo Recalcular preço prod. ao faturar estiver desmarcado, o preço será atualizado somente se a opção Atualiza Preço estiver selecionada.
Ainda neste contexto, é relevante ressaltar que não há relação entre o comportamento descrito acima e as configurações do campo "Digitação da Nota" localizado no Cadastro de Produtos, aba Venda.
Remover: Este botão procede com a exclusão do documento selecionado na grade, porém, deve-se atentar para as condições de remoção de um documento do sistema, por exemplo, um pedido de compra que possui uma nota a ele vinculado, não pode ser excluído sem primeiramente remover-se a nota do sistema, dentre outras situações.
Observação: Apenas será possível cancelar notas e/ou pedidos de compras que tenham um controle orçamentário através do usuário SUP ou do liberador. Após o cancelamento desta, deve-se acessar a tela Atualização do Realizado e desfazer o valor anteriormente alocado à esta nota.
Nota: O sistema não permitirá a exclusão/alteração de uma nota fiscal de compras que tenha gerado atualização de custo para um ou mais produtos em determinado período, se a data de alteração for inferior à data informada no parâmetro "Dias limite para excluir custos - DIASLIMALTCUSTO".
Observação: caso realize a exclusão de uma nota de complemento ou nota de devolução que façam parte de um processo de fixação, o sistema automaticamente excluirá a nota de fixação vinculada a ele. Consequentemente, ao excluir a nota de fixação, serão excluídas as notas de complemento e de devolução que estiverem a ela vinculadas.
Imprimir: Por meio deste botão, realiza-se a impressão dos dados apresentados na grade, ou define-se a opção de impressão de acordo com o documento e/ou processo que está sendo executado. Tem-se as seguintes opções:
- Imprimir Nota;
- Imprimir Boleto;
- Imprimir Expedição;
- Imprimir Nota Adicional;
- Desvincular Impressoras Substitutas;
- Visualizar Boleto;
- Relatórios Formatados.
Cancelar Nota: O acionamento deste botão invalida o documento. Pode-se obter mais informações acerca deste processo, acionando-se os link's O que é Cancelar uma Nota Fiscal? e Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?.
Mostrar rentabilidade: A funcionalidade deste botão, não está disponibilizada para o Portal de Compras.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica: Tem-se através deste botão, todas as opções acerca das Notas Fiscais Eletrônicas. No uso do Tipo de Movimento "Canceladas", este botão é habilitado caso algum documento seja selecionado na grade Resultado da seleção.
Nota: Ao selecionar uma nota que esteja com o "Status NF-e" = "Aguardando Correção" e clicando na opção "Gerar lote" disponível neste botão, caso a data e/ou hora estejam diferentes da data e/ou hora do servidor, o parâmetro "Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor? - DTNEGSERV" terá o seguinte comportamento:
- Encontrando-se habilitado, será realizada a alteração da data e/ou hora do documento de forma automática.
- Caso encontre-se desabilitado, será apresentado um pop-up questionando se você deseja manter a data e/ou hora do documento ou se deseja ajustar estas informações para que estejam de acordo com as informações do servidor.
Desta forma, será possível alterar as datas de negociação, faturamento e entrada/saída de acordo com o mesmo comportamento da Central de Vendas ao realizar a confirmação de uma nota com data diferente do servidor.
Importante: Deve-se realizar a atualização destas datas e horas pois, se um boleto estiver vinculado à estas datas e for efetuado a correção do cadastro dias depois, a nota e o boleto serão recebidos com datas de saídas incorretas, ocasionando a perda do prazo negociado.
Ao clicar na opção "Pendente de Retorno" será apresentada a opção "Marcar como Pendente de Retorno", que ao ser acionada, fará com que as informações da NF-e sejam encaminhadas para outro registro, e esta precisará ser Cancelada após sua aprovação. Dessa forma, uma nova NF-e poderá ser gerada para este lançamento.
Na opção "DANFE de segurança" a alternativa "Marcar como DANFE de segurança" deve ser utilizada apenas em contingência. Ao selecionar esta opção, o DANFE precisará ser impresso em Formulário de Segurança (FS-DA).
Quando a opção "Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail" for selecionada, será enviado ao e-mail cadastrado o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e, também, o PDF da "Carta de Correção", caso exista alguma gerada.
Observação: Caso utilize esta rotina sem um modelo de impressão de Carta de Correção inserido na tela "Preferências da Empresa", aba NF-e/NFC-e, campo "Relatório Carta de Correção", o sistema não encaminhará o PDF no e-mail e não emitirá qualquer mensagem de aviso.
Nota: Caso você tente realizar a impressão de um documento fiscal que esteja com status que não permite impressão, será apresentado um aviso, por exemplo:
“Documento XXX: Nota com status DENEGADA não pode ser impressa, favor verificar o documento. NFe ignorada na impressão.”
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Por meio deste botão, você terá acesso às opções que podem ser utilizadas quando realizado o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Opções para Conhecimento de Transporte Eletrônico: Este botão exibe as alternativas relacionadas ao CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico.
Faturar - Devolv./Estor. - Fat. Consig.: Este botão será modificado a medida que os diferentes Tipos de Movimento forem selecionados. Pode-se visualizar os detalhes sobre cada um dos comportamentos destes botões, acessando-se os link's Faturar, Devolver/Estornar e Faturar Consignação, respectivamente.
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Todas as alternativas de uso apresentadas ao acionar este botão, podem ser visualizadas através do link Portal de Compras - Outras Opções.
Sankhya Place: Este botão abre a tela "Sankhya Place", onde poderemos visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Mostrar lista de painéis: Localizada no lado superior direito da tela, esta opção exibe a listagem dos painéis que compõem a tela Portal de Compras. Clicando-se na opção desejada, o sistema direciona o foco para a mesma.
Mapa de atalhos: Além das opções até aqui citadas, que podem ser acessadas via botões, pode-se fazê-lo também via atalhos do teclado. Esta opção, assim como a anterior, se encontra no lado superior direito do Portal de Compras.
Nota: Através da coluna "Ambiente NFS-e (Nota/Pedido)" presente na grade Resultado da seleção, pode-se visualizar em qual ambiente NFS-e a nota foi gerada. Essa coluna é alimentada através da configuração efetuada nas Preferências da Empresa, aba NFS-e no campo "Ambiente NFS-e". Esta informação será utilizada apenas na emissão própria de notas fiscais de serviço eletrônica.
Observação: Ao ligar o parâmetro "Mostrar parceiros inativos nos portais - MOSTRARPARCINAT", o sistema irá exibir as notas de parceiros inativos no layout flex, sem a necessidade de criar filtros personalizados para tal ação.
Nota: Para que os valores dos principais campos (listados abaixo) sejam exibidos como totalizadores na grade Resultado de Seleção, é necessário que a marcação "Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?" do pop-up Preferências (botão Outras Opções...) esteja habilitada.
- Vlr. Nota
- Base da Substituição
- Base do ICMS
- Base do IPI
- Base Substituição Sem Redução
- Comissão
- Comissão Gerente
- Custo Total do Produto
- Desc. Total dos itens em Moeda
- Desconto total por item
- Metro Cúbico
- Peso
- Peso Bruto
- Peso liq. dos itens
- Qtd. volumes
- Total Líq. Itens em Moeda
- Valor DIFAL UF Destino
- Valor DIFAL UF Remet.
- Vlr. da Substituição
- Vlr. Destaque
- Vlr. do Frete
- Vlr. do ICMS
- Vlr. do IPI
- Vlr. do Juro
- Vlr. Moeda
- Vlr. ST FCP Interno
Observação: A alteração da marcação acima será aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou na seleção de outro Tipo de Movimento.
Grade - Itens
Na grade "Itens" serão apresentados os itens correspondentes ao documento selecionado na grade Resultado da seleção.
Pode-se observar no alto da grade Itens alguns botões ligados ao tratamento dos itens pertencentes aos documentos selecionados. Trataremos abaixo sobre cada um deles:
Ações: Através deste botão, tem-se a escolha das ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções: Apresentado quando o Tipo de Movimento é um Pedido de Compra, este botão possui as marcações Fica Pendente e Marcar como não pendente.
A opção Fica Pendente ao ser marcada, mantém o item pendente com base nas opções de Faturamento utilizadas; em casos de faturamento parcial do item.
Observação: Sobre a opção Fica Pendente, tem-se os seguintes detalhes:
- Ao ser assinalada, realizando-se alguma alteração na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna denominada Fica Pendente, será preenchida como Sim;
- Se desmarcada, e sendo executada alguma modificação na quantidade de corte, na grade Itens, a coluna Fica Pendente, será apresentada como Não;
Já a opção Marcar como não pendente, quando acionada, faz com que o item não possa mais ser faturado, ou seja, a pendência que faturamento que existia a respeito do item, deixa de existir. Ao marcá-la, a coluna "Qtd. pendente" tem seu valor zerado, ou seja, não existirá mais quantidades pendentes.
O parâmetro "Justificar quando marcar item como não pendente - JUSTMARCNAOPEND" influencia diretamente nestas marcações; quando habilitado, e em algum item de um pedido a opção Marcar como não pendente for acionada, será aberto um pop-up, para que seja informada uma justificativa para tal marcação. Trabalhando-se com esta funcionalidade, ao marcar um item como não pendente, o preenchimento de uma justificativa, se fará obrigatório.
Além disso, será possível visualizar as justificativas já informadas, através da opção Histórico Alteração Campo Pendente, que poderá ser acessada também através do botão "Outras Opções..." no cabeçalho da nota, na Central de Compras.
Corte: Este botão trabalha com o corte de itens em um pedido selecionado; este botão será apresentado para uso, quando selecionados os Tipos de Movimento "Pedido de Compra" e "Nota de Compra"; ele é composto pelas seguintes opções:
- Cortar tudo - Retira-se todos os itens do pedido em questão;
- Cortar selecionados - Corta-se a quantidade total dos itens selecionados;
- Cortar não selecionados - Elimina-se a quantidade total dos itens que não estão selecionados;
- Limpar corte - Esta opção desfaz o corte realizado.
Nota: A seleção de itens ao utilizar as opções "Cortar selecionados" e "Cortar não selecionados" é feita mantendo-se pressionado a tecla "Ctrl" no teclado e clicando sobre os itens desejados.
Nesta grade, tem-se a coluna "Qtd. corte", onde será informada a quantidade a ser cortada do item selecionado, caso não queira-se cortar o total de todos os itens de acordo com as opções do referido botão.
Nessa grade temos alguns campos referente ao FUST e ao FUNTTEL, são eles:
Base FUST: Esse campo trará a base de cálculo conforme descrevemos logo abaixo.
Alíquota FUST: Esse campo terá a informação do campo Alíquota FUST das Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais.
Valor FUST: Será apresentado de acordo com o cálculo que mostraremos abaixo.
Base FUNTTEL: Esse campo trará a base de cálculo conforme descrevemos logo abaixo.
Alíquota FUNTTEL: Esse campo terá a informação do campo Alíquota FUNTTEL das Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais.
Valor FUNTTEL: Será apresentado de acordo com o cálculo que mostraremos abaixo.
O cálculo da contribuição será o seguinte:
- FUST: 1% sobre a receita bruta de prestação de serviços de telecomunicações, excluindo o valor do ICMS, PIS e COFINS da operação.
- FUNTTEL: 0,5% sobre a receita bruta das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, excluindo o valor do ICMS, PIS e COFINS da operação.
Com a fórmula: FUST ou FUNTTEL = [(Base de Cálculo - Descontos Concedidos) Valor do ICMS do item - Valor do PIS do item - Valor da COFINS do item] x %contribuição
Onde, a Base de Cálculo será:
- Se a TOP estiver marcada como "Sim", será considerada a soma dos itens lançados na grade de Itens, mesmo se a marcação no Cadastro de Produtos não estiver realizada;
- Se a TOP estiver marcada como "Não", o sistema não efetuará o cálculo, mesmo se a marcação no Cadastro de Produtos estiver realizada;
- Se a TOP estiver marcada como "Usar do Cadastro de Produto", a base de cálculo será a soma dos itens que estiverem com a marcação realizada no Cadastro de Produtos.
Observação: Os descontos que forem concedidos serão subtraídos da Receita Bruta.
Exportar grade para PDF: Por meio deste botão, você pode realizar a visualização dos dados gerados na grade em relatório rápido, ou ainda, poderá "Exportar como PDF", "Exportar como planilha" ou "Visualizar em cubo...".
Observação: com o parâmetro "Verifica se tem milhar e no tem decimal - TEMMILHARNTDEC" ligado, ao exportar o relatório no formato planilha, os dados não serão apresentados com casa decimal, mas terão o ponto separador de milhar.
Painel de acesso rápido
O "Painel de acesso rápido" localiza-se no canto direito da tela e é caracterizado pela variedade de botões que podem ser disponibilizados para uso.
A configuração do painel é acessada através do botão "Configurar painel de acesso rápido" também localizado na região direita da tela, porém na parte superior. Ao pressionar o referido botão, é aberto o pop-up "Configuração do painel de acesso rápido", onde tem-se disponibilizadas as opções correspondentes ao botão Outras Opções...:
A intenção do "Painel de acesso rápido" é agilizar o acesso às funcionalidades mais utilizadas pelos usuários referentes ao botão Outras Opções.... É importante mencionar que todas as opções estão disponibilizadas para todos os Tipos de Movimento, porém, o sistema internamente controla a apresentação de cada opção em seu Tipo de Movimento correspondente, por exemplo, na operação de Nota de Compra, mesmo que todas as opções sejam selecionadas, serão exibidas no painel apenas as opções condizentes com a operação de Nota de Compra.
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