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Além do botão "Outras Opções..." presente na Central de Compras, representado pelo ícone e descrito através do link Central de Compras | Botão Outras Opções, nesta mesma tela, na Grade Itens teremos este mesmo botão, porém com outras funcionalidades; Aqui, iremos expor cada uma delas:
Inclusão contínua Mostrar grade e formulário
Documentos relacionados Outros Impostos
Informações de Controle Adicional Provisionar Entrega...
Opções p/ controlar Pesquisas Bens
Declaração de Importação e Adições Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item...
Lançar por Cód. Barra Substituir Componentes do Kit
Outras Ações Desmembrar item por lote
Inclusão contínua
Ao marcar a opção Inclusão contínua, e salvar ao finalizar o acréscimo de um item, o sistema reposiciona o formulário em modo de inserção automaticamente, caracterizando e possibilitando assim a adição consecutiva de novos produtos na grade.
Mostrar grade e formulário
Referente a opção Mostrar grade e formulário, as duas formas de visualização da grade Itens, formulário e grade, serão exibidas simultaneamente; desta forma, teremos o formulário na vertical e na parte superior, e a grade na horizontal na parte inferior da tela.
Esta é uma opção configurada por usuário, ou seja, caso você acesse o sistema e marcar esta opção, sempre que acessar essa tela e executar a inclusão de itens, a grade será exibida conforme esta configuração, sendo modificada apenas caso a opção seja desmarcada.
Nota: Quando for feita a configuração para apresentar grade e formulário e você estiver realizando alguma inclusão de produtos, se for selecionado algum item na grade, o modo de inclusão não será perdido; pode-se prosseguir com a inclusão normalmente.
Documentos relacionados
O acionamento da opção Documentos relacionados abre o pop-up "Documentos relacionados ao produto X"; nele podemos visualizar os documentos já lançados no sistema e que são ligados a um ou a todos os produtos do documento em questão. Assim, considera-se o exemplo:
Ao acessar esta opção estando-se posicionado em uma Nota de Venda que foi originada de um Pedido de Venda, este pedido de Pedido de Venda será apresentado neste pop-up na seção Documento de Origem. Imaginemos agora, que a Nota de Venda teve alguns de seus itens devolvidos; neste mesmo pop-up, na seção Documento de Destino será exibida a nota referente a esta devolução.
Pode-se ainda, estabelecer um vínculo entre o item selecionado e outro documento manualmente, para isso, clique em "Novo" no pop-up de Documentos relacionados e utilize o botão de pesquisa do campo "Nro. Único" para localização do documento a ser vinculado.
Se a opção "Somente pedidos do parceiro para help" estiver marcada, serão exibidos somente itens do mesmo parceiro da nota na pesquisa do campo "Nro. Único".
Importante: A consulta de documentos relacionados, é realizada com base nas seguintes condições:
- Local do Item igual, entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Controle do Item igual entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Tipo de Movimento igual a "P" (Pedido de Venda), pois a nota é do Tipo de Movimento "V" (Venda);
- Código do Parceiro deve ser igual entre nota e pedido que está sendo procurado, caso a marcação Somente pedidos do parceiro para help esteja realizada;
- O pedido que está sendo buscado, deve ter o item de mesmo Cód. Produto que a nota;
- O item do pedido deve estar pendente;
- O pedido que está sendo procurado também deve estar pendente.
Observação: quando o parâmetro "Ao adicionar Doc. Relac. consid. Doc. confirmado? - CONSDOCCONFIRM" estiver ligado, apenas os documentos confirmados poderão ser vinculados. Caso contrário, os documentos não confirmados também serão vinculados.
O parâmetro "Liga prod. a ped. de compra vinculados na nota de compra? - LIGAUTORIG" influencia a opção Documentos relacionados, de modo que ao ser ativado, será mantido o vínculo entre os itens do Pedido/Nota e o Pedido de Origem mesmo quando o Lote for alterado ou for incluído ao Pedido/Nota outro item correspondente ao mesmo produto. Para manter esta ligação, a quantidade do Pedido de Origem deve ser respeitada. Além disso, este parâmetro atua na Central, quando existir um item que já foi lançado e ligado a um pedido; nesta situação, tem-se o seguinte comportamento:
Se ligado, ao incluir um item que possua o mesmo Código do Produto que o item lançado anteriormente, onde este foi ligado a um pedido, ou seja, a nota já possui uma ligação com um pedido, que é feito manualmente, todos os produtos incluídos posteriormente serão ligados automaticamente àquele pedido, havendo o mesmo quantidade disponível.
Observação: No pop-up de Documentos relacionados, as casas decimais apresentadas na coluna Quantidade atendida serão geradas de acordo com a configuração realizada para cada produto em seu respectivo cadastro (Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, campo Decimais para quantidade).
Habilitando o parâmetro "Controla alteração documentos relacionados - CONTRALTDOCREL", será disponibilizada a marcação "Altera ligação entre documentos" na tela Controle de Acessos. Esta marcação está vinculada às funcionalidades que permitem incluir e/ou excluir qualquer item da opção Documentos Relacionados e seu respectivo pop-up, desde que, o parâmetro esteja habilitado e a marcação selecionada. De outra forma, quando o parâmetro Controla alteração documentos relacionados - CONTRALTDOCREL estiver ligado e a marcação desabilitada, não será possível realizar estas configurações. Sendo assim, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Não é possível inserir um registro. Verifique as permissões de acesso".
Nota: Quando o parâmetro estiver desligado, será mantido o comportamento atual do sistema, ou seja, não será concedido o acesso para realizar qualquer inclusão e/ou exclusão de itens.
Observação: No pop-up Documentos relacionados, quando selecionamos a opção "Somente esse item" e a ligação não é exibida, é porque não existe ligação na TGFVAR com o item que está selecionado, ou seja, essa opção buscará na tabela de ligação (TGFVAR) uma sequência diferente de zero para trazer os resultados.
Ao selecionarmos a opção "Todos os itens", o sistema procura todas as ligações da TGFVAR considerando o número único, ou seja, independente do item selecionado, o sistema trará todas as sequências pertinentes à nota selecionada na Central.
Outros Impostos
Ao acionar a opção Outros Impostos, será aberto o pop-up "Outros Impostos Item da Nota" onde serão apresentados os impostos previamente configurados na tela Impostos. Este pop-up poderá ser alimentado automaticamente, de acordo com as conformações realizadas na tela mencionada, ou você poderá informar os impostos manualmente. No caso da inserção manual, os impostos disponíveis para lançamento, serão também àqueles cadastrados anteriormente na tela Impostos.
Considere ainda que, se o campo "Cód. Receita" presente nesse pop-up estiver preenchido e o imposto da receita informada for recalculado, será preciso conferir os dados do campo Cód. Receita, pois, este será alterado com o recálculo, caso tenha sido incluído manualmente.
Informações de Controle Adicional
Quando efetuamos o lançamento de itens em que na sua configuração informou-se "Data de Fabricação", "Data de Validade" e "Informações Adicionais", os parâmetros "Usar data de Fabricação junto com Lote? - LOTEDTFAB", "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" e "Informações adicionais para Lotes? - LOTEINFO" deverão estar ativados; com isso, temos a opção Informações de Controle Adicional habilitada para uso. Através dela é possível inserir e consultar os dados pertinentes a estes controles adicionais dos produtos.
Nota: Quando o parâmetro "Usar data val. fab. junto com Lote, por produto? - LOTEDTVALFABPRO" estiver ligado, o sistema exigirá o acionamento das marcações "Utiliza data de Fabricação" e "Utiliza data de Validade" presentes na aba Geral do Cadastro de Produto. Se estiver desligado, essa validação ocorrerá exclusivamente de acordo ao parâmetro Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL.
Ressalta-se que os campos Data de Fabricação e Data de Validade estarão disponíveis para edição apenas quando o lançamento for uma nota de compra. No entanto, esse comportamento se aplica somente ao layout HTML5. No layout FLEX, os campos estarão disponíveis para edição em qualquer tipo de lançamento.
Observação: quando o parâmetro "Usar datas de validade e fabricação somente na compra? - DTVALSOCOMPRA" estiver desligado, será possível editar os campos Data de Fabricação e Data de Validade em tipos de movimentos diferentes de compra. Contudo, com ele ligado será permitida a edição somente para notas de compra.
Também sob influência da ativação do parâmetro de chave LOTEINFO, incluindo-se em uma nota de compra um produto que possua Controle Adicional por Número de Lote, cuja configuração da estrutura do lote foi devidamente realizada (Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, aba Controle Adicional, botão "Estrutura"), será aberto um pop-up para inclusão dos dados pertinentes ao lote do item, bem como do Parceiro correspondente à operação.
Neste contexto, considerando que os referidos parâmetros estejam habilitados, é necessário mencionar que ao inserir as informações de controle adicional e executar o comando "Salvar" o sistema efetuará este procedimento independente da marcação do campo "Atualização do Estoque" (Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Geral), ou seja, mesmo que não haja atualização de estoque os registros inseridos serão salvos pelo sistema. Diante disso, destacamos:
- Quando não houver um registro de estoque próprio, ele será criado pelo sistema constando: informações do lote e estoque zero;
- Nos casos em que tratar-se de estoque de terceiros, as informações serão salvas somente quando o Tipo de Operação estiver com o campo "Estoque com/de Terceiros" e a opção "Somar ao Estoque de terceiros em poder da empresa" selecionados (Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Estoque de Terceiros).
Nota: essa rotina não é afetada pelas marcações "Altera registros confirmados" e "Permite editar data de validade na aba estoque", localizadas na aba Segurança da tela Usuários. Portanto, é possível realizar alterações nos campos Data de Validade e Data de Fabricação mesmo em notas já confirmadas.
Provisionar Entrega
A opção Provisionar Entrega em "Outras Opções" sobre os itens da nota/pedido, só ficará habilitada para utilização se no Tipo de Operação - TOP > Aba Validações empregado no lançamento do documento, a marcação "Exige Provisão de Entregas" estiver realizada.
Se você clicar nesta opção e estiver posicionado em cada item, é aberto o pop-up "Provisionar Entrega" para realização das previsões das Datas e Quantidades a serem entregues. No preenchimento deste pop-up, é feita a validação pelo sistema das quantidades negociadas e das quantidades provisionadas.
Para que o sistema possa confirmar o documento, é necessário que todos os itens estejam com provisões de entrega.
Depois de confirmado, podemos alterar ou não as provisões de acordo com a marcação no Tipo de Operação - TOP presente na Aba Geral, "Permite Alteração após confirmar?".
Quando excluímos uma nota gerada, o sistema desfaz no pedido a atualização da provisão de entrega referente àquela nota descartada.
Opções p/ Controlar Pesquisas
Esta opção leva à marcação Pesquisar por Cód.Barra do Estoque/Unid.Alternativa que quando selecionada, trabalha em concordância com o parâmetro "Código e/ou referência nos ítens? - CODPROREF", que se estiver definido com a opção "Referência", será possível no lançamento dos itens utilizar os códigos de barra previamente cadastrados para estes respectivos Produtos (aba Código de Barras).
Importante: Quando o parâmetro "Código e/ou referência nos ítens? - CODPROREF" estiver definido com a opção "Referência", se fará necessária a ativação do parâmetro "Mostrar qual o tipo de referência - MOSTRARQUALREF", pois este será o responsável por definir se a referência apresentada na grade Itens será tanto "Referência do produto e Referência do fornecedor" ou cada uma unitariamente.
Bens
Esta opção é habilitada de acordo com o Produto que está sendo lançado e o Tipo de Operação - TOP que está sendo utilizada. O item que está sendo inserido no documento, em sua configuração deve estar definido como Imobilizado (aba Geral > campo "Usado como") e o Tipo de Operação - TOP na aba Geral, o campo "Atualização do Bem" deve estar diferente da opção "Não Atualizar" e assinalado com uma opção compatível com a operação na qual a TOP será empregada.
No Tipo de Operação - TOP, aba Geral, o campo Atualização do Bem possui as seguintes opções:
- Não Atualizar;
- Compra;
- Baixa/Venda;
- Dev. Venda de Bens;
- Trans.Saída/Remessa;
- Trans.Entrada/Retorno.
A opção Bens, possui 5 (cinco) alternativas, são elas:
- Compra de Bens;
- Baixa de Bens;
- Transferência de Bens;
- Retorno de Bens;
- Devolução de Venda de Bens.
Logo, considerando um produto Imobilizado, você deverá aliar estes dois aspectos. Por exemplo, utilizando-se uma TOP definida no campo Atualização do Bem como "Baixa/Venda", indica-se a utilização da opção Baixa de Bens; ao lançar o produto e acionar esta opção, será aberto um pop-up com este mesmo nome, onde efetua-se a associação do item em questão a um bem; no nosso exemplo, para que um item seja vendido e seja feita sua baixa, é necessário que primeiramente ele seja adquirido, portanto é necessário que uma TOP que atualize o bem na compra seja devidamente utilizada na Central de Compras.
Nota: Ao lançar um item de um produto imobilizado nas Centrais de Notas, desde que este contenha a TOP que atualiza bem, será apresentada a tela de bens automaticamente ao confirmar o item, ou ainda, esta poderá ser acessada através desta opção na grade de "Itens" das Centrais.
Na janela de registro de bens que se abre, a opção "Inserção contínua" localizada no botão "Outras Opções..." servirá para que, ao utilizar o leitor de código de barras e capturar o código do bem, o sistema salve o registro atual e abra uma nova linha para receber uma nova leitura, ou seja, com esta opção selecionada, inserimos de forma contínua os códigos dos bens, salvando a linha atual e abrindo logo em seguida a próxima linha para receber os novos dados. A nova linha criada utilizará a informação do "Departamento" usado na linha anterior.
Observação: a "Numeração Sequencial" da opção "Gerar bens Automaticamente" busca a sequência na tabela TCIBEM e atende somente ao Tipo de movimento Compra.
Declaração de Importação e Adições
Ao acionar esta opção, será aberto o pop-up "Declaração de Importação e Adições" para que sejam informados os dados relativos à NF-e de importação. Esta é uma opção que estará visível se o Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento for do Tipo de Movimento O - Pedido de Compra ou C - Compra; além disso, na configuração desta mesma TOP, aba Validações, a marcação "Digitar informações sobre Importação" deve estar assinalada.
Esta tela tem o objetivo de gerar a NF-e de Importação, atendendo assim a necessidade das empresas que trabalham com o Sankhya Om Comércio Exterior (Importação). Estas informações não são automatizadas, logo, deve-se digitá-las para que a NF-e seja gerada com os dados da importação.
Importante: Registre as informações da importação por item.
Cabeçalho
Os dados informados aqui, são apresentados no Documento de Importação; este documento é disponibilizado pelo local onde a mercadoria encontra-se alocada, como portos e aeroportos.
Aba Declaração de Importação
Para inclusão os dados nesta aba, clica-se no botão de inclusão "+", e logo em seguida serão habilitadas as abas "Geral" e "Adições de Importação - AD" para preenchimento.
Os campos que contém asterisco (*), são de preenchimento obrigatório. O campo "Seq.DI" (Sequência de Declaração de Importação) será auto incremento.
Aba Geral
Nota: Para inserção dos dados nesta grade, é necessário que se tenha inserido primeiramente o cabeçalho.
Os campos "Dt. Pagto. PIS" e "Dt. Pgto. COFINS", serão utilizados na geração do registro A120 do EFD PIS/COFINS:
05-DT_PAG_PIS > TGFIDI.DTPGPIS
06-DT_PAG_COFINS > TGFIDI.DTPGCOFINS
Observação: Na geração dos registros do EFD para quando for "Nota de Entrada" e a TOP estiver com a opção "Digitar informações sobre Importação" marcada, o sistema irá gerar os registros C120 com os dados informados nos campos abaixo:
- Tipo: Com as opções do tipo de importação, se é "Normal", "Simplificada" ou "Única";
- Vlr.PIS Importação: Para indicar o valor pago de PIS na importação;
- Vlr. COFINS Importação: Para indicar o valor pago de COFINS na importação;
- Nro Ato Conc.Regime DrawBack: Para indicar o "Número do Ato Concessório do regime DRAWback".
O XML da NF-e conta com a tag <vAFRMM>, que recebe como informação, o valor do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante. No sistema, este valor é inserido através do campo "Vlr AFRMM". Quando este campo não possuir nenhuma informação, no XML da nota, sua respectiva tag será preenchida com "0.00".
Importante: Caso o parâmetro "Importação, tag vOutro do item sem valor do ICMS - VOUTITEMSEMICMS" esteja ativado, em notas de importação, quanto a geração da tag <vOutro> correspondente aos itens da nota, o valor do ICMS não será considerado. O valor será composto pelo:
"Valor das Despesas Aduaneiras + Vlr.PIS Importação + Vlr.COFINS Importação" do item
Estas informações estarão disponíveis nos campos "Valor das Despesas Aduaneiras" (tabela TGFIII), "Vlr. PIS Importação" (tabela TGFIDI) e "Vlr. COFINS Importação" (tabela TGFIDI). Caso o valor do ICMS dos itens seja informado no campo de Destaque, este valor não será gerado na tag <vOutro>; porém, será somado ao total da nota.
Preencha o campo "CNPJ/CPF do Adquirente" com o CNPJ ou CPF do adquirente, para que a tag <CPF> ou <CNPJ> no Grupo I01 seja preenchida corretamente. Vale ressaltar que, para o CNPJ, deve-se informar 14 posições numéricas e, para o CPF, 11 posições numéricas.
Aba Adições de Importação - AD
O preenchimento desta grade será obrigatório, quando as informações da "Aba Geral" estiverem preenchidas.
Para cada informação da "Aba Geral" deve existir pelo menos uma informação nesta grade. Se não forem informadas as "Declarações de Importação - AD" para cada registro da "Aba Geral" o sistema fará a validação na confirmação da nota.
Nota: Todas as informações da tela de Declaração de Importação incluindo Adições de Importação – AD serão enviadas à SEFAZ.
Quando for necessária a emissão de uma Nota de Complemento de uma Nota de Importação, o sistema irá copiar automaticamente as informações referentes à importação, deixando zerados os valores que são referentes apenas ao item da "Nota Original".
Tanto a TOP da "Nota de Origem" quanto a TOP da "Nota de Complemento" devem ter a marcação "Digitar informações sobre Importação" informada inicialmente neste tópico, realizada.
Ao gerar a Nota de Complemento de uma "Nota de Importação", as informações da importação registradas nas tabelas TGFIDI e TGFADI serão copiadas da Nota de Origem para a Nota de Complemento. Estas informações são acessadas a partir desta tela, da seguinte forma:
- Na grade "Declaração de Importação - DI" (TGFIDI), apenas os valores de "Vlr COFINS Importação" e "Vlr. PIS Importação" não serão copiados para a Nota de Complemento.
- Na grade "Adições de Importação - AD" (TGFIAD), apenas o valor do "Desconto" não será copiado para a "Nota de Complemento".
Nota de Nacionalização
Em relação as notas de nacionalização, ponderamos que estas estão vinculadas às funcionalidades pertinentes a marcação "Digitar informações sobre Importação" (Tipo de Operação - TOP, aba Validações). Posto isto, tem-se que serão mantidos os valores de impostos que possuem tags próprias exclusivamente em tags específicas, sem incluir estes valores em outras tags apenas para totalizar o valor dos itens ou da nota.
Diante disso, podemos mencionar que o parâmetro "Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC" terá influência direta no processo a ser detalhado abaixo.
Observação: Utilizando o parâmetro mencionado tem-se que os valores de impostos não serão inseridos em outros campos de valor para compor o total das notas de nacionalização. Diante disso, os valores dos impostos ficarão apenas em seus campos e tags exclusivas, compondo assim, o total da NFe.
Ainda referente ao parâmetro citado, tem-se que, quando o parâmetro "Utiliza MGE Import para nota de importação? - USAMGEIMPORT" estiver habilitado, na geração do XML será identificado que a chave de parâmetro IMPTAGEXCNOTNAC já foi utilizada no MGE Importação, sendo assim, os impostos da tag <vOutros> não serão subtraídos novamente.
Quando se tratar de uma nota cuja TOP é Compra ou Devolução, o "Valor de Imposto da Importação" poderá ser somado ao valor total da nota através da utilização do parâmetro "Tratar II em NF-e Nacionalização - SUMVLRIIOUTNOTA", que poderá assumir os seguintes comportamentos:
- Ao selecionar a opção "Não se aplica", o sistema mantém seu comportamento atual, ou seja, não fará o processamento das notas que possuem Imposto de Importação junto ao vNF e/ou vOutro gerado no XML.
- Com a opção "Soma II ao vOutro do item no XML", o sistema somará o Valor de Imposto da Importação da Declaração de Importações e Adições na tag <vOutro> do item no XML. Nesse caso, se o "Vlr. Destaque" não estiver somado com o Imposto de Importação (II), o sistema exibirá um aviso de erro com a divergência entre a tag <vOutro> do item e <vOutro> do total da nota.
"Nota de importação: o <v0utro> da nota está MENOR que a soma do <v0utro> dos itens."
Para corrigir esse erro, basta preencher o valor do Imposto de Importação (II) no campo Vlr. Destaque e gerar o lote novamente. Lembrando que nesta situação, o II está sendo considerado como Despesa Acessória.
- Ao escolher a opção "Soma II ao Vlr Nota", o sistema adicionará o Valor de Imposto da Importação ao campo "Vlr. Nota" na Central de Compras e consequentemente na tag <vNF> do XML. Neste caso, o Imposto de Importação (II) não irá compor o Vlr Destaque, portanto, não será considerado como Despesa Acessória. Vale ressaltar, que nessa situação, a tag <vOutro> do Item e a tag <vOutro> da nota serão geradas desconsiderando o Valor de Imposto de Importação.
Observações importantes:
Caso os impostos na tabela TGFITE sejam preenchidos e posteriormente o Imposto de Importação (II) seja lançado na Declaração de Importações e Adições, será preciso digitar novamente qualquer informação nos itens da nota e Salvar, sendo assim realizado o recálculo e o Imposto de Importação considerado.
Se o XML estiver sido importado e a opção Soma II ao Vlr Nota previamente selecionada, o sistema irá somar o Imposto de Importação (II) ao valor total da nota sem que haja necessidade de digitar novamente qualquer informação. Dessa forma, tanto na Central de Notas (Vlr. Nota) quanto no XML (<vNF>), o valor total da nota será composto de Imposto de Importação (II).
Quando o parâmetro Tratar II em NF-e Nacionalização - SUMVLRIIOUTNOTA estiver selecionado com alguma das opções diferente de Não se aplica, os parâmetros "Separar <vII> do <vProd> no XML da NFE? - SEPVIIVPRODNFE" e "Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC" devem estar desligados. Caso a configuração seja feita contrária ao exposto acima, o sistema exibirá uma mensagem de alerta no momento da confirmação da nota e não realizará a aprovação da mesma:
"O parâmetro "SEPVIIVPRODNFE" não pode ser usado quando o parâmetro "SUMVLRIIOUTNOTA" for diferente de "Não se Aplica"."
"O parâmetro "IMPTAGEXCNOTNAC" não pode ser usado quando o parâmetro "SUMVLRIIOUTNOTA" for diferente de "Não se aplica"."
O parâmetro Tratar II em NF-e Nacionalização - SUMVLRIIOUTNOTA é prioritário aos demais se a opção for diferente de Não se aplica. Se selecionada esta opção, valerá a configuração dos demais parâmetros relacionados a esta operação.
O parâmetro "Tratar ICMS em NF-e Nacionalização - SOMAICMSNFENAC", irá tratar o destaque do ICMS em operações de Nacionalização/Importação na Central de Compras. O parâmetro pode ter três comportamentos conforme a opção selecionada. Observe:
- Ao selecionar a opção "Não se aplica", o sistema mantém seu comportamento atual, ou seja, não realizará o processamento das notas que possuem ICMS junto ao vNFe e/ou vOutro gerado no XML de forma automática, de maneira que, você irá efetuar os devidos destaques manualmente;
-
Com a opção "Soma ICMS ao vOutro do item no XML" definida, o sistema somará o valor do ICMS ao vOutro do item automaticamente quando este for acrescido ao campo "Vlr. Destaque" do rodapé da nota. Nesse caso, se o Vlr. Destaque não estiver com o valor ICMS somado ao seu total, o sistema exibirá um aviso com a divergência de valor entre a tag <vOutro> do item e a tag <vOutro> do total da nota, conforme abaixo:
"Nota de Importação: o <vOutro> da nota está MENOR que a soma do <vOutro> dos itens."
Para corrigir esse erro, preencha o valor do ICMS no campo Vlr. Destaque e realize a geração do lote novamente. Destacamos ainda que, nessa situação, o ICMS está sendo considerado como Despesa Acessória.
- Quando a opção "Soma ICMS ao Vlr Nota" estiver selecionada, o valor do ICMS será automaticamente somado ao campo "Vlr. Nota" da Central de Compras e consequentemente, à tag <vNF> do XML. Dessa forma, o ICMS não será considerado como Despesa Acessória, pois não estará compondo o total do campo Vlr. Destaque. Vale ressaltar ainda que, a tag <vOutro> do Item e a tag <vOutro> da nota serão geradas líquidas de ICMS.
O parâmetro "Tratar Despesa Aduaneira em NF-e Nacionalização - SOMDESADUNFENAC" define como o sistema irá considerar o valor da despesa aduaneira no total da nota de nacionalização. Existem duas opções de configuração:
- Não se aplica: quando esta opção está selecionada, o sistema segue o comportamento padrão, e o valor da despesa aduaneira não é adicionado ao total do documento. Caso seja necessário incluir esse valor no total, ele deve ser destacado em um campo de despesa.
- Soma Desp. Aduaneira ao Vlr Nota: com essa configuração, o sistema soma o valor da despesa aduaneira ao total do documento, sem a necessidade de destacá-la separadamente em um campo de despesa.
Notas:
Quando o parâmetro Tratar ICMS em NF-e Nacionalização - SOMAICMSNFENAC for definido com alguma das opções diferentes de Não se aplica, os parâmetros "Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC", "Importação, tag vOutro da nota sem valor do ICMS e - VOUTNOTASEMICMS" e "Somar impostos no total da NF-e de nacionalizao e SOMAIMPNFNAC" não poderão estar ligados; do contrário, o sistema exibirá mensagens ao confirmar a nota e não realizará a aprovação da mesma:
"O parâmetro "VOUTNOTASEMICMS" não pode ser usado quando o parâmetro "SOMAICMSNFENAC" for diferente de "Não se Aplica""
"O parâmetro "IMPTAGEXCNOTNAC" não pode ser usado quando o parâmetro "SOMAICMSNFENAC" for diferente de "Não se Aplica""
"O parâmetro "SOMAIMPNFNAC" não pode ser usado quando o parâmetro "SOMAICMSNFENAC" for diferente de "Não se Aplica"
O parâmetro Tratar ICMS em NF-e Nacionalização - SOMAICMSNFENAC é prioritário aos demais, ou seja, se a opção definida for diferente de Não se aplica, a configuração dos demais parâmetros relacionados a essa operação serão considerados.
O parâmetro "Tratar PIS e COFINS em NF-e Nacionalização - SOMPISCOFNFENAC", irá ajustar a apresentação do destaque do PIS e COFINS em operações de Nacionalização/Importação na Central de Compras. Você poderá selecionar a opção conforme seus respectivos comportamentos:
- Sabendo que a opção "Soma PIS e COFINS ao vOutro do item no XML" é o default do parâmetro, considere que, quando ela estiver selecionada, o valor de PIS e COFINS Importação devem ser somados ao vOutros, sendo este do item e nota, e consequentemente, ao valor total da nota, sem a necessidade de ser declarado manualmente no campo "Vlr de Destaque" no rodapé da nota;
- Quando a opção "Soma PIS e COFINS ao Vlr Nota" for definida, o valor de PIS e COFINS Importação não serão somados ao vOutros do item e nem da nota, mas serão somados ao valor total da nota compondo a tag <vNF> do XML. Nessa situação também não há necessidade de compor esses valores no campo Vlr. de Destaque.
Observação: Quando o parâmetro Tratar PIS e COFINS em NF-e Nacionalização - SOMPISCOFNFENAC estiver selecionado com alguma das opções acima, o parâmetro "Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC" não poderá estar ligado. Caso a configuração seja feita contrária ao exposto acima, o sistema exibirá uma mensagem no momento da confirmação da nota e não realizará a aprovação da mesma:
"O parâmetro "IMPTAGEXCNOTNAC" não pode ser usado quando o parâmetro "SOMPISCOFNFENAC" for diferente de "Soma PIS e COFINS ao vOutro do item no XML""
- Emissão da NFe de Nacionalização
Quando o parâmetro Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC estiver habilitado e realizamos a geração do arquivo XML, tem-se que a tag <vOutro> será composta apenas pelas informações correspondentes a Despesa Alfandegária do item, desconsiderando assim, a inclusão dos impostos (PIS, COFINS e ICMS). Deste modo, o valor do produto será subtraído do valor referente ao imposto de importação.
Nota: Uma vez que este parâmetro esteja acionado, é relevante mencionar que os valores dos itens e da nota não seguirão as configurações padrões do sistema. Sendo assim, as fórmulas de composição, precificação, contabilização e quaisquer outras que utilizarem valores dos itens deverão ser ajustadas, uma vez que nem todos os valores que compõem o total da nota estarão nos campos convencionais dos itens.
Observação: Para emitir uma NF-e de Nacionalização com destaque de impostos em tags próprias, é necessário que se habilite os parâmetros Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC e Utiliza MGE Import para nota de importao? - USAMGEIMPORT.
Nota: Para emitir uma NF-e de Nacionalização com o total da nota considerando impostos destacados em tag's próprias, você deve habilitar o parâmetro "Somar impostos no total da NF-e de nacionalização - SOMAIMPNFNAC"; desta forma, ao gerar a nota, o sistema considerará os impostos (ICMS, PIS, COFINS, II) no total da nota e irá inseri-lo na tag <vNF>.
Por outro lado, ao desligar a chave de parâmetro Imposto só em tag exclusiva em nota nacionalização - IMPTAGEXCNOTNAC e proceder com a geração do arquivo XML, tem-se que será respeitado o comportamento padrão, incluindo assim, os valores dos impostos na tag <vOutro> da nota e do item, além de adicionar o imposto de importação na tag <vProd> que refere-se ao valor do produto.
- Geração do Livro de NFe de Nacionalização
Ao gerar o livro fiscal da nota de nacionalização com o parâmetro habilitado, tem-se que o valor contábil do produto será acrescido do valor do imposto de importação. Ainda nesse contexto, consideramos que o sistema possui como base para o cálculo padrão apenas o valor do produto, frete e impostos, tais como: PIS, COFINS E ICMS.
Observação: O sistema validará se a nota de nacionalização foi emitida com o parâmetro referido anteriormente habilitado ou desabilitado, para que desse modo, proceda adequadamente com o preenchimento do livro fiscal.
Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item
Quando utilizamos esta opção, será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, onde serão apresentados os dados dos impostos calculados para o item em questão. Para visualizar estes dados sobre cada item, clique sobre sua linha correspondente, e em seguida acesse a referida opção, ou seja, o pop-up é aberto por item. A tela dará a possibilidade de inclusão, exclusão e alteração das informações sobre os impostos.
O pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item também possui um botão "Outras Opções...", que traz duas opções, "Copiar Impostos da NF Origem (Todos os Itens)" e "Copiar Impostos da NF Origem (Do item)". Estas marcações quando realizadas, fazem a cópia dos impostos da nota de origem para a nota que está aberta, para todos os itens, ou para um único item (isso quando a nota aberta possuir nota de origem, e nesta tiverem sido feitos os cálculos de impostos).
Nota: O parâmetro "Momento do cálculo do diferencial de alíquota - MOMCALCDIFALIQ" possui influência no cálculo de diferencial de alíquota uma vez que este relaciona-se ao processo de apuração de impostos; posto isto, você deverá configurar na tela Preferências, o campo "Valor" do seguinte modo:
- Utilizando a opção "No livro" o cálculo será realizado somente na geração do livro registrando-o no campo "Diferença ICMS" (Cadastro Livro ICMS/IPI, aba ICMS/IPI/ST);
- Ao selecionar a opção "Na Central" o cálculo se dará na confirmação do item, e as despesas acessórias na confirmação da nota (Cadastro de Tipos de Operações - TOP, aba Despesas Acessórias);
- Ao utilizar a opção "Na Central e Recálculo no livro" o cálculo ocorrerá na confirmação do item, e as despesas acessórias na confirmação da nota, sendo que esta, será recalculada ao gerar o livro.
É relevante mencionar que o cálculo do diferencial de alíquota está diretamente relacionado ao cálculo do ICMS da nota de entrada. Deste modo, quando o cálculo é realizado Na Central poderá ser visualizado no campo "Valor de Diferencial".
Observação: As configurações realizadas na tela Empresa (aba Geração ICMS/IPI, campo "Método para Calcular Diferencial de Alíquota") influenciam neste processo.
Através do campo "Cst/Csosn" será possível realizar a importação do XML emitido pelo despachante aduaneiro para emissão da NF-e de nacionalização por empresa tributada pelo Simples Nacional para inserção da informação de ICMS com CSOSN 102 no Item da Nota.
Nota: Quando lançado item com CST 20 ou CST 70 serão verificados os campos Base de Cálculo e Base de Cálculo Reduzida da seguinte forma:
- Se os campos apresentarem valores diferentes, será mantido o processo atual de geração do registro C190 (EFD Fiscal), ou seja, a diferença desses campos que será levada ao campo 10 do registro C190.
- Se os campos apresentarem valores iguais, o registro C190 será gerado com base nos valores escriturados no livro fiscal. Então, o cálculo será (Vlr. Contábil) - (Base ICMS) e assim teremos o valor de Redução de Base. Se o campo Base ICMS estiver zerado, não será possível efetuar esse cálculo, devido não existir crédito de imposto.
O campo "Código Alíquota" será preenchido de forma automática quando os impostos de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e CSLL forem configurados nas suas respectivas telas de cadastro. Além disso, quando a marcação "Digitado" do pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item... for acionada, o campo Código Alíquota será limpo.
Na tela Auditória de Modificações, pode-se conferir por meio da tabela "CODALIQICMS", se houve alteração no campo Código Alíquota.
Lançar por Cód. de Barra
Através desta opção, o sistema irá realizar o lançamento de itens por meio do Código de Barras. Tem-se duas maneiras de acessar a referida opção:
- Botão "Outras Opções > Lançar por Cód.Barra" na grade de Itens;
- Pelas teclas de atalho no teclado "Ctrl + B".
Por meio de uma das opções descritas acima, o sistema abre o pop-up "Lançamento por Código de Barras", que contém as seguintes informações:
Código de Barras: Esse será o campo no qual pode-se ser feita a digitação manual do "código de barras do produto", ou bipa-lo através de um leitor.
Ao ser informado o código de barras do produto no campo Código de Barras e posteriormente clicar-se no botão "Incluir", o sistema irá inserir o produto na grade disponível mais abaixo no pop-up. Informando-se o "código de barras" no campo citado e pressionando-se a tecla <Enter>, o sistema também incluirá o Produto na grade de itens, bem como se o usuário bipar o "código de barras" do Produto, o sistema irá preencher o código de barras e já incluir o item na grade de itens.
A grade possui as seguintes colunas:
Código de barras: Códigos de barras que já foram incluídos na tela.
Quantidade: Quantidade do Produto com determinado "código de barras", por exemplo, se o usuário bipar o "código de barras" 789123456 duas vezes, a grade de itens possuirá o código de barras 789123456 com a quantidade 2.
Se for feita a tentativa de exclusão de um item, o sistema excluirá a linha do Produto na grade, mesmo que este tenha mais de uma quantidade incluída.
O botão "OK" confirma os itens que foram incluídos pelo "código de barras", abarcando os mesmos, efetivamente, na Negociação (Pedido/Nota) na grade de itens, salvando-os e validando-os, assim como ocorre na inserção normal de um item pela grade.
O botão "Cancelar" suspende a inserção as informações, não acrescentando os itens pelo "código de barras".
A grade apresenta um totalizador de quantidades, fazendo um somatório do campo "Quantidade" da grade de todos os itens inseridos.
Ao tentar incluir um "código de barras" para o qual o sistema não o encontre cadastrado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto inexistente."
No lançamento dos itens por "Códigos de barras", o sistema busca esta informação nos cadastros realizados, na seguinte ordem:
- Campo "Cód. de Barras" da aba Estoque do Cadastro de Produtos - TGFEST;
- Campo "Código de Barras" da aba Unidades Alternativas do Cadastro de Produtos - TGFVOA;
- Campo "Referência" ou "Código de Barras" da aba Geral do Cadastro de Produtos - TGFPRO;
- Campo "Cód. Barras" da aba Código de Barras do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Algumas empresas trabalham com código de barras em seus produtos, iniciados com o número 2. Nesta situação, pode-se ter três caminhos. A saber:
- Código de barras iniciado com "2":
Será verificado se o parâmetro "CODBARDECOMP2 - Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2" está acionado.
Em seguida, como está a configuração do parâmetro "FORMABARRASQTD - Formatação código de barras", e fará a leitura do código de barras conforme a definição deste. Vejamos um exemplo da configuração do referido parâmetro:
POSCODPROD=2
TAMCODPROD=6
POSQTD=8
TAMQTD=5
DECQTD=3
Feito isso, será verificado se o campo "Cód.Barras com quantidade" na tela Configurações > Cadastros > Produtos > aba Medidas e estoque > aba Estoque, está marcado.
Confirmados estes pontos, o sistema irá localizar o produto e o código de barras, e o incluirá na tela de Lançamento por "Código de Barras" normalmente.
- Caso o "Código de Barras" comece com "2" e tenha "Código de Produto" e "Valor Total":
Neste caso a quantidade será obtida através da divisão entre o "Valor total" e o "Preço de Venda".
Para se chegar ao "Preço de Venda" a configuração do parâmetro "CODTABVAREJO - Código Tabela Preços Varejo" será levada em consideração. Se igual a zero, será utilizado o preço configurado na "Tabela Zero" de preços (Comercial > Arquivo > Tabelas de Preço), caso contrário, será o preço da tabela configurada pelo parâmetro. Em ambos os casos a data de referência para o preço será a "Data de Negociação" do "Cabeçalho da Nota".
- O campo "Utilizar Balança" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", deve estar marcado.
- O campo "Decimais para quantidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Medidas", deve estar marcado.
- O "Código do Produto" será cinco caracteres iniciando na posição dois e o "Valor Total" será cinco caracteres iniciando na posição oito.
O "Código de Barras" no sistema será obtido utilizando o campo "Referência" da "Aba Geral" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos" ou o campo "Código de Barras" da "Aba Unidades Alternativas".
Caso o campo "Cód. Barras Balança por Unidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", esteja marcado, o valor informado no "Código de Barras" será considerado "Unidade".
- Código de Barras NÃO iniciado com "2":
O "Código de Barras" no sistema será resolvido conforme já informado anteriormente, utilizando a seguinte sequência:
- Campo Cód. de Barras da aba estoque do cadastro de produtos - TGFEST. Caso o parâmetro USACODEMPCODBAR esteja ligado, o "Código da Empresa" da Nota será utilizado como critério adicional. Será usado o "Local" e o "Controle" na inclusão do item.
- Campo "Código de Barras" da aba "Unidades alternativas" do Cadastro de Produtos - TGFVOA. Será utilizado o "Controle" e a "Unidade" na inclusão do item.
- Campo "Referência" da aba propriedades do cadastro de produtos - TGFPRO.
- Campo "Cód. Barras" da aba "Código de Barras" do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Feitas estas verificações, O sistema irá localizar o "Produto" e o "Código de Barras" e os incluirá na tela de "Lançamento por Código de Barras".
Substituir Componentes do Kit
Na Central de Compras | Vendas | Mov. Internas tem-se a funcionalidade Substituir Componentes do Kit, que realiza a substituição de componentes. Na inserção de um Kit, de acordo com o arranjo estabelecido na tela Configuração de Kit, os valores de preço, custo, desconto, ICMS e impostos dos Kit's e componentes podem sofrer alterações sendo necessário substituir algum componente do kit. Neste caso, temos o exemplo:
Na venda de uma cesta (Kit padrão) que contenha um pacote do produto "A - Marca X" e outro do produto "B - Marca X"; percebe-se que não há mais do produto "A - Marca X", pode-se realizar a substituição dos componentes de uma cesta Kit de composição padrão, para uma cesta Kit de composição personalizada, onde pode-se incluir outros produtos, como neste caso, um produto "A - Marca Z".
Observação: Neste procedimento de substituição, não é permitido substituir para uma quantidade menor ou igual a zero, ou ainda maior que a quantidade do kit de origem.
Outras Ações
A opção Outras Ações será apresentada, se for configurada previamente alguma ação relacionada à tabela de itens (TGFITE) na tela Dicionário de Dados; esta ação será acionada através desta opção, sendo exibida na disposição, "Outras Ações > Nome da ação criada no Dicionário de Dados".
Desmembrar item por lote
Após realizar as configurações descritas no tópico Declaração de Importação e Adições, você poderá ratear os valores referentes ao custo de importação, através da opção "Desmembrar item por lote". Sendo que, o rateio deverá ser realizado de forma proporcional aos valores e quantidades informadas em cada lote gerado.
Para que essa rotina funcione corretamente, verifique se as seguintes configurações foram efetuadas no sistema:
- Na tela Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Controle adicional, o campo "Controlar Por" deve estar com a opção "Número Lote" selecionada.
- É necessário que a nota possua informações de despesas aduaneiras.
- Na tela Tipo de Operação-TOP, aba Geral, a marcação "Digitar informações sobre Importação" deve estar indicada.
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